sábado, 13 de agosto de 2011

Vai encarar? Com 2,04m, Fábio Santos é o maior zagueiro do Brasil


Fábio Santos, de 2,04m, brinca com pequenino Pantico, de 1,63m, em treino
Tamanho pode até não ser documento, mas que impõe respeito, impõe. Que o diga Fábio Santos. Com 2,04m de altura, o jogador do Caxias (RS) optou pelo esporte como forma de ganhar a vida. A estatura faria dele uma grande promessa para equipes de vôlei ou basquete, mas a opção foi pelo caminho mais improvável: o futebol. E se, aos 30 anos, a carreira não é marcada por passagens em grandes clubes ou conquistas, um título ninguém tira desse fluminense de Itaboraí: o de zagueiro mais alto do Brasil.
Revelado pelo América e com breve passagem pelo Vasco, em 2002, antes de rodar o Oriente Médio por sete anos até chegar ao clube de Caxias do Sul, ele foi perseverante na infância para ter a bola nos pés e não nas mãos e de cor laranja. Acostumado a ser o maior da turma desde pequeno, o Bambu, ou Vareta, como era chamado, era alvo da cobiça de treinadores de basquete, esporte que nunca o seduziu.
- Já tentaram me levar para o basquete quando eu tinha uns 14 anos, mas não tinha como. Nunca levei jeito para isso. Nem tentei. Gosto mesmo é do futebol. Já cogitaram me usar no gol, mas nunca aconteceu. Comecei com 12 anos em uma escolinha em São Gonçalo e estou aí.
Sem jeito para ser goleiro, a função de defensor era o caminho natural para o jovem que sonhava com o mundo da bola. Na trajetória, no entanto, a altura nem sempre foi uma aliada. Cada vez mais distante dos amigos nas avaliações anuais, Fábio Santos temeu não parar de crescer, mas hoje agradece os 2,04m, medidos cuidadosamente na chegada ao Caxias (quando veio do Linense (SP), seu último clube, a ficha técnica apontava 2,02m).

Fonte: Globo.Com

Nenhum comentário: