sábado, 7 de julho de 2012

Gabriela (Resumo dos capítulos de 10 à 13 de julho)

 
Terça-feira, 10/07/2012 - capítulo 14
Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno

Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Tonico mente para Nacib, dizendo que não tem interesse por Gabriela. Mundinho tenta se aproximar de Gerusa, mas ela o evita, obedecendo às orientações de seu avô. O transporte em que Alceu, Zulmira e Rita viajavam colide com um caminhão na estrada. Florzinha avisa a Lindinalva que seus pais morreram em um acidente de trânsito.

Gerusa pergunta para Ramiro por que não gosta de Mundinho. Ramiro fica furioso ao saber que o acidente com a marinete foi causado por um buraco na estrada, e culpa Alfredo por não ter conseguido verba com o governo. Mundinho manda Douglas denunciar a incompetência de Ramiro no jornal. Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno.

Quarta-feira, 11/07/2012 - capítulo 15
Tonico aconselha Nacib pedir Gabriela em casamento

Jesuíno faz impor sua vontade e se deita com Sinhazinha. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao ver seus fregueses olhando para ela. Ramiro percebe o interesse de Gerusa por Mundinho e ameaça colocar a neta em um convento. Mundinho avisa a Douglas que tentará conseguir verba com o governo para melhorar Ilhéus. Doroteia aconselha Lindinalva a morar com Zulmira por causa de seu casamento.

Maria Machadão contrata Anabela e Príncipe Sandra para se apresentarem no Bataclã. Berto convida Juvenal para ir ao Bataclã. Lindinalva é avisada pelo proprietário da casa e do armarinho que ela terá de deixar os imóveis, por falta de pagamento. Malvina pede um beijo para Josué e estranha a recusa do professor. Tonico diz a Nacib que a única forma de os homens não olharem Gabriela é pedi-la em casamento.


Quinta-feira, 12/07/2012 - capítulo 16
Nacib pede Gabriela em casamento

Tonico tenta seduzir Fabiana, mas é interrompido por Olga. Gerusa olha Mundinho pela janela. Berto implica com Juvenal porque o irmão não mostra entusiasmo para ir ao Bataclã. Berto encontra Lindinalva chorando e promete cuidar dela. Glória conversa com Josué e aconselha o professor a ser mais firme com Malvina. Maria Machadão anuncia a estreia do Príncipe Sandra e Anabela no Bataclã. Tonico dá dinheiro para Lupicínia fingir que está doente e Olga desiste de ir ao cartório. Sinhazinha mente para Jesuíno e procura Osmundo.

Tonico avisa a Mara que Nacib está apaixonado. Juvenal confessa a Teodora que ainda não se deitou com uma mulher. Teodora finge para Amâncio que deitou com Juvenal e faz elogios à performance do rapaz. Lindinalva diz que vai cuidar do armarinho, e Berto não aprova. Zulmira alerta Lindinalva sobre o comportamento de Berto e aconselha a menina a procurar um lugar para ficar. Doroteia pergunta por que Sinhazinha não tem se confessado na igreja. Nacib pede Gabriela em casamento.


Sexta-feira, 13/07/2012 - capítulo 17
Berto faz Lindinalva passar a noite com ele

Gabriela demonstra indiferença com o pedido de casamento de Nacib. Osmundo conta para Mundinho que está apaixonado por Sinhazinha. Tonico se oferece para conversar com Gabriela sobre o pedido de casamento de Nacib, e o comerciante não percebe a má intenção do filho de Ramiro. Fagundes se sente atraído por Lindinalva. Mundinho diz a Ezequiel que vai se candidatar a intendente. Tonico aconselha Nacib a dar um presente a Gabriela. Lindinalva pede ajuda a Quinquina e Florzinha para pagar o aluguel da casa e do armarinho.

As irmãs reagem de forma negativa ao pedido de empréstimo, mas oferecem um quarto como moradia para Lindinalva e Zulmira. Sinhazinha conta a Osmundo que Jesuíno ficará fora da cidade por alguns dias. Mundinho tenta conversar com Gerusa, mas ela o evita. Gerusa diz a Malvina que Mundinho a fez pensar sobre sua postura de obediência diante das proibições. Berto destrata Zulmira e faz Lindinalva se deitar com ele. Nacib presenteia Gabriela com um sapato de seda.

Nenhum comentário: