domingo, 11 de novembro de 2012

Grupo visita pela primeira vez o mirante do Maracanã


Dezenas de visitantes conferiram neste sábado (10 de novembro), as obras no Maracanã de um local privilegiado. Foi a primeira vez que um grupo de turistas visitaram o mirante no terceiro e último andar da Torre de Vidro do estádio. Do local é possível ter uma visão panorâmica das obras em curso. A previsão é de que a reforma termine até 28 de fevereiro de 2013.

A visita começou no showroom do estádio, ao lado do portão 19, onde estão expostas amostras de cinco cadeiras que comporão o Maracanã, imagens das obras, além de uma maquete do estádio. De lá, os visitantes seguiram para a Torre de Vidro, no 3º andar. O espaço abriga, além do mirante, a Calçada da Fama, com pés e mãos de craques brasileiros, e algumas estátuas de grandes nomes do futebol.

Estudante de arquitetura, a carioca Priscila Assad, fez parte do primeiro grupo de visitantes do mirante. Animada, ela prestava atenção a cada explicação dos engenheiros responsáveis e do guia.

"Vai ser um legado muito importante para o Rio. Pelo que estou vendo, o Maracanã está empregando tecnologia suficiente para despontar e ser respeitado no mundo todo", disse ela.

Já o estudante de engenharia Pedro da Motta, pegou um ônibus de Itaperuna, no Noroeste  do Estado, com mais 29 colegas de faculdade, para participar da visita guiada. Aficionado por futebol, ele disse que não vê a hora de voltar à cidade, para acompanhar os jogos da Copa de 2014.

"Aqui é tudo muito organizado, com segurança, e as máquinas utilizadas são monumentais. Nunca vi equipamentos tão grandes assim na minha cidade", afirmou Pedro.

Com 75% das obras concluídas, o Maracanã terá 79.378 assentos retráteis - sendo 839 destinados a pessoas com deficiências - e 110 camarotes. Nos 203.462,60 metros quadrados de área construída, haverá 231 banheiros, 6 rampas de acesso, quatro novos placares eletrônicos, 17 elevadores e 12 escadas rolantes. Os primeiros assentos da arquibancada ficarão a 14 metros do gramado.

Até hoje, já foram realizadas pelo menos sete visitas guiadas. Os interessados em se cadastrar para visitas podem escrever para visitamaracana@suderj.gov.br. De acordo com os organizadores, ainda há vagas para janeiro de 2013.

Fonte: Redação com Ascom Governo do Estado

Nenhum comentário: