sábado, 17 de março de 2012

Mau uso dos pontos de coleta prejudica reciclagem do lixo

Otacílio de Oliveira, da Cooperpaz, cobra mais estrutura para serviço de coleta
A advogada Luana Gomes Rodrigues Horiuchi,  29 anos, costuma separar o lixo e levar para pontos de coleta seletiva em supermercados da Pituba desde que chegou ao bairro há três anos. Ainda não é prática generalizada, mas há projetos, segundo a Associação Baiana de Supermercados (Abase), de estender a ação para toda a rede presente na capital baiana.
Mas os projetos em vigor  enfrentam, dentre outros problemas, o mau uso dos pontos. Os usuários terminam jogando também lixo comum nos pontos de coleta seletiva. Luana Horiuchi costumava depositar o lixo no Bompreço do Itaigara e no Hiper Ideal do bairro onde mora – hoje apenas este último continua recebendo o lixo, uma vez que a unidade do Bompreço está desativada para manutenção.
“Todo sábado eu procuro um desses pontos para recolher o lixo. Eu morei um tempo na Federação e lá o próprio pessoal da cooperativa do bairro recolhia nos condomínios. Hoje eu ainda encontro dificuldade para reciclar o óleo de cozinha. Não achamos lugar para reciclar”, diz a advogada.
Atualmente operam em Salvador 23 cooperativas de catadores, que, individualmente, firmam parcerias com condomínios, lojas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais – alguns realizam também coleta nas ruas. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), ligada à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), coordena as atividades no município, mas não informou quantos postos de coleta seletiva há na cidade, nem a quantidade de material mensalmente reciclado.
O presidente da Abase e proprietário do Atakarejo, Teobaldo Luís da Costa, diz não haver também, por parte da associação que preside, dados gerais sobre a reciclagem de lixo promovida por supermercados. “Cada supermercado faz a reciclagem de forma individual, não há uma ação coordenada. Por isso é difícil ter números”, aponta.
Teobaldo da Costa, entretanto, diz entender que a reciclagem é importante para a cidade. “Vamos discutir uma campanha para colocar na frente de todos os supermercados pontos de coleta seletiva. Disponibilizaremos tanto as áreas quanto as caixas coletoras”, disse o presidente da Abase. Ele afirma que no seu empreendimento ainda não há espaço reservado para que clientes depositem o lixo reciclável.
A assessoria de imprensa da Walmart, que administra as lojas Bompreço e Hiper Bompreço, informou que a estação de reciclagem da loja da Pituba, bem como a da Manoel Dias, foram retiradas para manutenção. Mas a rede mantém outras 28 estações, cujos resíduos são coletados pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), instituição que tem em seus quadros, aproximadamente, 300 trabalhadores cooperados.

Fonte: Jornal A Tarde

Pássaros comercializados em feira livre são apreendidos

Os animais eram mantidos em gaiolas insalubres

A Polícia Militar da cidade de São Gonçalo do Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana (a 117 km de Salvador), apreendeu na manhã deste sábado, 17, mais de 100 pássaros silvestres comercializados na feira livre do município.
Na operação Pássaro Livre/2012, a PM apreendeu espécies como maitaca, jandaia, canário da terra, sabiá, azulão, curió, caboclinho, cardeal, tico-tico e pássaro preto.
Após a revista e apreensão na feira livre, a polícia recolheu em duas residências, no centro da cidade, dezenas de pássaros mantidos sem água, comida e em um ambiente insalubre.
Os animais estavam com dois idosos que foram encaminhados para a delegacia da cidade, onde prestaram depoimento, e as aves foram soltas em uma Área de Proteção Ambiental (APP).
Crime - A Lei Federal 9.605 prevê prisão de três meses a um ano para quem aprisiona, comercializa, mantém em cativeiro, transporta ou captura animais silvestres. A multa para cada animal é de R$ 500 reais.
Por ser considerado um crime de baixo teor ofensivo, o acusado é conduzido à delegacia e liberado para responder o processo em liberdade.

Fonte: Jornal A Tarde

Materiais alternativos ajudam no tratamento fisioterápico em Araxá, MG

Alongamentos melhoram a mobilidade e a flexibilidade (Foto: Reprodução/Tv Integração)

Uma unidade de saúde em Araxá, no Alto Paranaíba, conseguiu diminuir a demanda de pessoas que necessitam de atendimento fisioterápico utilizando materiais alternativos  nas atividades.
O feito foi conquistado com sessões de alongamento realizadas na Associação de Moradores do bairro. As aulas são oferecidas às terças e sextas-feiras, das 8h às 9h.
Os exercícios físicos ajudam os participantes a melhorarem a mobilidade e a flexibilidade. Garrafas pet, bolas e cabos de vassouras auxiliam nas atividades. A fisioterapeuta Lorena Trindade Silva acredita nos resultados. “Procuramos trabalhar de maneira preventiva, pois são pessoas mais idosas e alguns já têm patologias. A forma preventiva vai ajudá-los futuramente”, explicou.
Para a autônoma Dirlene Maria Soares, todos deviam fazer atividades físicas. “As dores melhoram muito. Basta querer e ter força de vontade”, disse. Os interessados em conhecer o projeto podem ir à Rua José Alberto Fontes, nº90, no Bairro Urciano Lemos.

Fonte: G1

Batida entre ônibus e carreta deixa 15 mortos na BR-040, diz PRF em Minas

 Acidente deixa ao menos 15 mortos em MG, diz PRF (Foto: Reprodução/TV Globo)


Um grave acidente na tarde deste sábado (17) entre um ônibus e uma carreta deixou ao menos 15 mortos na BR-040, entre Curvelo e Felixlândia, na Região Central de Minas Gerais, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um helicóptero do Corpo de Bombeiros e viaturas foram acionados para ajudar no resgate. O Batalhão de Operações Aéreas informou que aeronaves das polícias Militar e Civil também foram deslocadas para o local do acidente.
De acordo com a Polícia Militar (PM), uma carreta larga, acompanhada de batedores, seguia no sentido Brasília, quando o ônibus, que ia no sentido contrário fez uma ultrapassagem. O motorista de um dos batedores disse à polícia que alertou pelos faróis, mas o ônibus não teve como parar e esbarrou em uma das pontas da carreta, tombando.

As vítimas foram encaminhadas para um hospital de Curvelo e para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. De acordo com o Batalhão de Operações Aéreas, por volta das 18h00, uma pessoa gravemente ferida, ainda não identificada, chegou de helicóptero à unidade de saúde na capital.

O Corpo de Bombeiros informou que 54 pessoas estavam no ônibus, incluindo o motorista e o auxiliar. Segundo a PRF, o veículo seguia de Paracatu para Ipatinga, cidade sede da empresa proprietária do ônibus acidentado. O G1 tentou entrar em contato com a empresa, mas até as 18h45 ninguém foi encontrado.

Por causa da batida, o tráfego chegou a ser totalmente interrompido no local, deixando o trânsito lento na BR-040. Por volta das 20h40, a polícia informou que a pista foi liberada.

BR-135
Outro acidente, ocorrido  próximo a Curvelo, provocou a morte de duas pessoas na tarde deste sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, dois carros bateram na BR-135. Ainda segundo a PRF, as vítimas são os motoristas dos veículos.

Fonte: G1

João Carvalho ou Monique: Quem sai do 'BBB12'?

Eles estão no 'Paredão'...e agora?!
Quem merece sair?!
Quem deve ficar?!
Dê a sua opinião!!!

Dois feridos em colisão na Avenida Garibaldi

Um colisão entre um carro e uma motocicleta, no cruzamento que liga as Avenidas Garibaldi e Lucaia, deixou duas pessoas feridas no final da tarde deste sábado, 17.
Segundo uma testemunha, que preferiu não se identificar, um motociclista atingiu um veículo, modelo corsa, e ficou desacordado no chão. No momento da queda, a moto acabou parando embaixo de um caminhão que passava ao lado.
Uma acompanhante do motoclista, que seguia na garupa, também ficou ferida. As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram atendidas por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade não informou o estado de saúde das vítimas e o hospital para onde foram encaminhadas.
De acordo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o fluxo de veículos ficou na lento na região, até o final da tarde. O órgão registrou, desde a manhã deste sábado, três acidentes com três feridos na capital baiana.
| Serviço |
Em caso de emergência ou acidente com vítimas, a Transalvador pode ser acionada pelo número de urgência 118. A ligação é gratuita.

Fonte: Jornal A Tarde

Caminhão tomba e moradores tentam roubar carga

O motorista transportava 21 toneladas de farinha de trigo
Um caminhão com 21 toneladas de farinha de trigo tombou na tarde deste sábado, 17, na Avenida da França, no bairro do Comércio. Após o acidente, a carga ficou espalhada pelo chão e moradores tentaram levar para casa.
O motorista do automóvel, Rogério Alves, não se feriu após o tombamento. O produto transportado no caminhão seria encaminhado a empresa Intermarítima, no município de Simões Filho (Grande Salvador).
De acordo com a Superintendência das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o condutor do veículo ligou para o órgão, por volta 15h30, informando que perdeu o controle do veículo e acabou capotando, próximo ao Terminal de São Joaquim.
Saque - Preocupado com a carga transportada, o condutor pediu auxílio policial para evitar os saques. Antes da chegada da polícia, uma pequena parte do material chegou a ser roubada.
Entretanto, mesmo com a chegada de agentes da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a reportagem de A TARDE flagrou um grupo de seis menores de idade levando pacotes da carga espalhada pelo chão da via e correndo em direção à favela de Santo Antônio.
Trânsito - Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o fluxo de veículo na região ficou na lento na região, até o final desta tarde, mas não houve grandes retenções.
De acordo com a Stelecom, foram registrados, desde a manhã deste sábado, dois acidente com um ferido na capital baiana.
| Serviço |
Em caso de emergência ou acidente com vítimas, a Transalvador pode ser acionada pelo número de urgência 118. A ligação é gratuita.

Fonte: Jornal A Tarde

Pesquisa mostra penúria de municípios

A mistura de despesas elevadas com funcionalismo, receita própria reduzida e investimentos escassos ou até inexistentes leva duas em cada três cidades brasileiras (63,5%) a viver situação financeira difícil ou crítica. O retrato está no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Rio com dados de 2010 para medir a qualidade da administração financeira das cidades. Só 95 (1,8%) das 5.266 prefeituras avaliadas tiveram a gestão das contas considerada de excelência, com conceito A.

O levantamento, que ajuda a explicar a desproporção entre a qualidade dos serviços públicos e a elevada carga tributária brasileira, mostra que Sul e Sudeste abrigam 81 das 100 municipalidades com melhor desempenho nas finanças. Na ponta inversa, as 93 piores administrações estavam no Norte e no Nordeste - em correlação forte, mas não automática, com a renda.

Dez anos após a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a média dos municípios levou a um IFGF Brasil de 0,5321 em 2010, 1,9% a mais do que o resultado de 2006, base de comparação estabelecida no trabalho. O resultado de 2010 coloca o IFGF nacional no nível de "gestão em dificuldade" e foi negativamente influenciado pelos gastos com pessoal das cidades, cujo indicador caiu de 0,6811 para 0,5773 - menos 15,2%.

Estabilidade no custo da dívida (piora de 0,3%) e avanço modesto na receita própria (6,9%) completaram o quadro ruim. A reduzida melhora foi garantida pelo avanço nos investimentos (9,5%) e na administração dos restos a pagar (16,3%), sob a influência do crescimento recorde de 7,5% da economia em 2010.

"A cultura da responsabilidade fiscal ainda não se consolidou no País", avalia Guilherme Mercês, gerente de Estudos Econômicos da Firjan. "A característica em comum dos poucos municípios com gestão de excelência é o baixo gasto com pessoal e o alto investimento. Esse é o binômio do sucesso."

O economista lembra que os municípios com contas saneadas têm maior capacidade de investir. "Quem tem melhor infraestrutura é quem atrai mais empresas e gera mais impostos locais, por isso as prefeituras precisam investir", afirmou.

Capitais. Apenas três capitais - Porto Velho (RO), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS) - estão entre os municípios com administração financeira excelente em 2010. A capital de Rondônia foi beneficiada pelo boom econômico causado pela construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A lista geral é encabeçada por Santa Isabel (GO), cujo IFGF chegou a 0,9747. Na lanterna, Ilha Grande (PI) ficou com apenas 0,0778. São Paulo, quarta capital em melhor situação, teve conceito B, o que é considerado "boa gestão".

Avanços. Apesar do quadro financeiro majoritariamente difícil ou crítico, alguns dados obtidos na pesquisa mostram avanços que, presumivelmente, são efeitos da LRF. Apenas 384 (7,3%) das 5.266 cidades gastavam com pessoal, em 2010, mais de 60% da Receita Corrente Líquida (soma da arrecadação tributária de um governo, deduzidas as transferências constitucionais) - limite estabelecido no artigo 19 da Lei 101/00.

Fonte: Jornal A Tarde

Batida entre ônibus e carreta mata 15 em MG

Um grave acidente envolvendo uma carreta e um ônibus provocou a morte de pelo menos 15 pessoas na tarde deste sábado, na BR-040, entre os municípios de Curvelo e Felixlândia, região central do Estado de Minas Gerais, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

Informações preliminares dão conta de que ainda há vítimas presas às ferragens. O resgate está sendo feito por dois helicópteros. Feridos estão sendo levados para hospitais em Felixlândia e Sete Lagoas, município próximo. A causa da batida ainda não foi esclarecida. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus teria batido na lateral da carreta.

Fonte: Jornal A Tarde

Justiça proíbe que executivos da Chevron saiam do País

Os 17 executivos e funcionários estrangeiros da empresa norte-americana Chevron e da Transocean investigados pelos vazamentos de petróleo na Bacia de Campos estão impedidos pela Justiça Federal de sair do Brasil. Entre eles, está o presidente da petroleira no Brasil, George Buck. A 4ª Vara Federal Criminal do Rio concedeu no plantão de sexta-feira à noite a liminar pedida pelo Procurador da República em Campos Eduardo Santos de Oliveira.

Na decisão, o juiz Vlamir Costa Magalhães destacou o interesse público diante da gravidade dos fatos graves e supostamente ilícitos apurados. Segundo ele, a possível saída dos executivos do Brasil geraria sério risco à investigação. "Tais indivíduos possuem, aparentemente, nacionalidade estrangeira ou condições econômicas e palpáveis motivos para querer deixar o País", diz o documento.

Além do americano Buck, estão na lista quatro brasileiros e outros 11 estrangeiros (de nacionalidade americana, francesa, inglesa e australiana) entre funcionários da Chevron e da Transocean, que operava a plataforma de onde originaram os vazamentos. Eles serão denunciados por delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

A preocupação do Ministério Público Federal é que, com a solicitação da interrupção das atividades de exploração da Chevron no Brasil, essas pessoas aproveitem para voltar aos seus países de origem para não responderem às acusações no processo criminal.

A denúncia que a Procuradoria da República apresentará à Justiça foi elaborada a partir do inquérito da Polícia Federal sobre o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo em novembro de 2011. O novo incidente, detectado no início do mês e anunciado pela Chevron na última quinta-feira, pode resultar no indiciamento e responsabilização de outros funcionários da petroleira.

"Esse novo vazamento e o pedido para suspender as atividades no Brasil demonstram o grau de envolvimento e negligência da empresa. A alegação de que querem fazer novos estudos geológicos no local é brincadeira", disse o procurador da República em Campos Eduardo Santos de Oliveira, autor da denúncia.

Para o procurador, a iniciativa da Chevron de pedir à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a suspensão de suas atividades de exploração no Brasil equivale à renúncia de mandato de um político envolvido em denúncias de corrupção. Oliveira disse que também pretende cobrar explicações da ANP, caso seja aprovado o pedido de interrupção de atividades feito pela petroleira.

"Não há tecnologia para parar esses vazamentos. Eles provocaram uma fissura no solo marinho. Podemos testemunhar daqui a um ou dois anos o maior acidente ambiental da história brasileira", disse o procurador. "Creio que o R$ 20 bilhões de solicitamos não serão suficientes para cobrir o prejuízo provocado pela empresa", afirmou Oliveira, referindo-se ao valor da indenização pedido na ação civil pública iniciada em dezembro.

Mancha - A Marinha informou, em nota, ter identificado uma mancha de cerca de um quilômetro de extensão na região próxima ao novo vazamento, na Bacia de Campos. Ela foi avistada por um inspetor naval da Capitania dos Portos na última sexta-feira, durante um sobrevoo na área.

Desde novembro de 2011, quando ocorreu o primeiro vazamento no Campo do Frade, o "Grupo de Acompanhamento e Avaliação" formado por Marinha, Ibama e Agência Nacional do Petróleo (ANP) segue verificando as ações de resposta da Chevron ao acidente. Agora, as autoridades prometem fiscalizar os procedimentos adotados pela empresa para dispersão desta mancha. Na próxima semana haverá uma reunião para discutir o caso, após a realização de novos sobrevoos.

Procurada, a Chevron afirmou não ter sido notificada da decisão do Ministério Público Federal.

Fonte: Jornal A Tarde

Israel é cão que ladra e não morde,diz Parlamento do Irã

O Estado de Israel foi comparado a um cachorro que ladra e não morde pelo porta-voz do Parlamento do Irã, Ali Larijani, neste sábado, em relação às críticas ao programa nuclear iraniano. "Israel faz muito barulho sobre este assunto, mas não se atreve a atacar o Irã", disse ele. Larijani disse que "Israel se comporta como cães que ficam latindo, mas não atacam".

O porta-voz disse que Israel não cometeria o erro de atacar o Irã porque o país não estaria preparado para brincar com o próprio destino. Larijani foi o principal negociador nuclear do Irã e é extremamente leal ao regime do país. As informações são da Associated Press.

Fonte: Jornal A Tarde

Japão estuda interceptar foguete da Coreia do Norte

O Japão está estudando se adotará medidas preventivas para a possível destruição de um foguete que a Coreia do Norte pretende lançar em abril para pôr um satélite em órbita, afirmou neste sábado o ministro da defesa japonês, Naoki Tanaka.

"Estamos fazendo um exercício mental para nos preparar (para o lançamento), usando o incidente anterior como referência", disse Tanaka, referindo-se à decisão do governo japonês à época do lançamento de mísseis de longo alcance por Pyongyang, em abril de 2009.

Um mês antes, em março de 2009, o Japão emitiu uma ordem às forças de defesa locais que destruíssem foguetes ou pedaços de projéteis norte-coreanos caso eles viessem a cair em território japonês.

O foguete que a Coreia do Norte pretende usar no mês que vem para lançar o satélite é do mesmo tipo empregado para mísseis de longo alcance.

Os Estados Unidos e o Japão alertaram os norte-coreanos que o lançamento representaria uma violação de um acordo que proíbe testes de mísseis ou nucleares. As informações são da Dow Jones e Associated Press.

Fonte: Jornal A Tarde

Chefe de inteligência de Kadafi é detido na Mauritânia

Autoridades da Mauritânia prenderam o ex-chefe de inteligência de Muamar Kadafi e seu braço direito, Abdullah al-Senussi, informou a agência de notícias da Mauritânia neste sábado.

Senussi, que foi preso ontem à noite no aeroporto do país portando um passaporte falso de Mali, era procurado pela Corte Penal Internacional de Haia sob a acusação de crimes contra a humanidade. Ele chegou à Nouakchott, capital da Mauritânia, num voo regular que partiu de Casablanca, no Marrocos.

A prisão de Senussi foi confirmada por um porta-voz do Conselho de Transição Nacional da Líbia. O governo de Trípoli vai reivindicar à Mauritânia a extradição de Senussi para que ele seja julgado na Líbia, afirmou o porta-voz.

Com a queda do regime de Kadafi no segundo semestre de 2011, após mais de quatro décadas no poder, muitos do círculo íntimo do ditador fugiram das forças rebeldes em direção ao Saara.

A Mauritânia não é signatária do tratado que governa a Corte Penal Internacional, mas o Conselho de Segurança da ONU pediu a todos os países membros da organização que cooperem com os esforços da corte de processar suspeitos indiciados na Líbia. As informações são da Associated Press.

Fonte: Jornal A Tarde

Ataque com carros-bomba em capital da Síria mata 27

Um atentado com dois carros-bomba atingiu neste sábado Damasco, capital da Síria, deixando pelo menos 27 mortos e 97 feridos, segundo a TV estatal síria. A explosão atingiu edifícios de segurança e inteligência do Estado sírio.

Outro atentado teria atingido um ônibus militar no campo de refugiados de Yarmouk, também em Damasco, mas não há maiores detalhes, segundo um oficial sírio que preferiu não se identificar.

Os ataques foram os últimos numa série de atentados suicidas, iniciada no final de dezembro, contra instalações militares do regime sírio.

Ninguém assumiu a autoria dos atentados, mas o governo culpa "forças terroristas" que estariam por trás do movimento popular contra o presidente Bashar Assad.

Oficiais da inteligência dos Estados Unidos acreditam que o grupo fundamentalista Al Qaeda estaria envolvido nos ataques. A oposição síria nega qualquer envolvimento com a Al Qaeda e acusa forças leais ao governo de terem tramado as explosões para desacreditar o levante contra Assad.

Mais de 8 mil pessoas teriam morrido na Síria desde que o movimento anti-Assad teve início em março do ano passado, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são da Associated Press.

Fonte: Jornal A Tarde

Mau uso dos pontos de coleta prejudica reciclagem do lixo

Meio ambiente: mau uso dos pontos de coleta  prejudica reciclagem do lixo (Raul Spinassé/Agência A TARDE)
A advogada Luana Gomes Rodrigues Horiuchi,  29 anos, costuma separar o lixo e levar para pontos de coleta seletiva em supermercados da Pituba desde que chegou ao bairro há três anos. Ainda não é prática generalizada, mas há projetos, segundo a Associação Baiana de Supermercados (Abase), de estender a ação para toda a rede presente na capital baiana.


Mas os projetos em vigor  enfrentam, dentre outros problemas, o mau uso dos pontos. Os usuários terminam jogando também lixo comum nos pontos de coleta seletiva. Luana Horiuchi costumava depositar o lixo no Bompreço do Itaigara e no Hiper Ideal do bairro onde mora – hoje apenas este último continua recebendo o lixo, uma vez que a unidade do Bompreço está desativada para manutenção.
“Todo sábado eu procuro um desses pontos para recolher o lixo. Eu morei um tempo na Federação e lá o próprio pessoal da cooperativa do bairro recolhia nos condomínios. Hoje eu ainda encontro dificuldade para reciclar o óleo de cozinha. Não achamos lugar para reciclar”, diz a advogada.
Atualmente operam em Salvador 23 cooperativas de catadores, que, individualmente, firmam parcerias com condomínios, lojas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais – alguns realizam também coleta nas ruas. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), ligada à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), coordena as atividades no município, mas não informou quantos postos de coleta seletiva há na cidade, nem a quantidade de material mensalmente reciclado.
O presidente da Abase e proprietário do Atakarejo, Teobaldo Luís da Costa, diz não haver também, por parte da associação que preside, dados gerais sobre a reciclagem de lixo promovida por supermercados. “Cada supermercado faz a reciclagem de forma individual, não há uma ação coordenada. Por isso é difícil ter números”, aponta.
Teobaldo da Costa, entretanto, diz entender que a reciclagem é importante para a cidade. “Vamos discutir uma campanha para colocar na frente de todos os supermercados pontos de coleta seletiva. Disponibilizaremos tanto as áreas quanto as caixas coletoras”, disse o presidente da Abase. Ele afirma que no seu empreendimento ainda não há espaço reservado para que clientes depositem o lixo reciclável.
A assessoria de imprensa da Walmart, que administra as lojas Bompreço e Hiper Bompreço, informou que a estação de reciclagem da loja da Pituba, bem como a da Manoel Dias, foram retiradas para manutenção. Mas a rede mantém outras 28 estações, cujos resíduos são coletados pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), instituição que tem em seus quadros, aproximadamente, 300 trabalhadores cooperados.

Fonte: Jornal A Tarde

Ingressos para Festival de Humor já estão à venda

Luís Miranda discute humor no Fhubá
Já estão à venda os ingressos para os espetáculos que integram a programação do Festival de Humor da Bahia (Fhubá), que acontece nos dias 31 de março e 1º de abril, no Teatro Castro Alves.
As entradas, que variam entre R$ 30 e R$ 10, podem ser compradas  na bilheteria do próprio Teatro Castro Alves e nos postos dos SACs dos Shoppings Barra e Iguatemi.
Além das encenações, o Fhubá contará com palestras e discussões sobre o humor realizado na Bahia. Entre os palestrantes, estarão Luis Miranda e Renato Piaba.
A programação completa do festival pode ser encontrada no site do evento.

Fonte: Jornal A Tarde

Magary Lord apoia projeto de lei antibaixaria

O cantor e compositor Magary Lord esteve, na noite desta terça-feira, 16, em um encontro de artistas e produtores culturais para declarar apoio ao projeto de lei antibaixaria, da deputada estadual Luiza Maia (PT).
No encontro, estavam presentes Edu Casanova, Gerônimo, Nara Costa, Alain Tavares, Bambam, André Macedo, Buque Jones, Jorge Papapá, Davi Salles, Arygyl e Davi Sales.
O projeto de lei pretende impedir a contratação, com dinheiro público, de artistas cujas músicas incentivam o preconceito contra a figura feminina.
Aniversário  - No dia 1º de abril, no Farol da Barra, Magary comandará o show de comemoração do aniversário de 463 anos de Salvador.
Na ocasião do anúncio do show, o cantor comentou que a apresentação será uma retribuição ao público pela aceitação do seu trabalho.
“Quero retribuir a aceitação da nossa música e o entendimento pela nossa preocupação em revitalizar os costumes e danças baianas”, ressaltou.

Fonte: Jornal A Tarde

Acervo da historiadora Katia Mattoso chega a Salvador

Acervo de Katia Mattoso é referência para o estudo da história moderna e da escravidão
Mesmo depois de sua morte, em janeiro do ano passado, a cientista política e historiadora greco-brasileira Katia de Queiroz Mattoso tem sua história tomada de acontecimentos que chegam a fazer jus às metáforas das jornadas mitológicas de seu berço. Nascida na cidade de Vólos, a mesma onde teria nascido Jasão, assim como ele e os argonautas, Katia Mattoso atravessou mares e desbravou territórios. Jasão e os argonautas viveram aventuras em busca da lã de ouro do carneiro alado Crisómalo para assumir o trono de Vólos.
Já Katia Mattoso percorreu meio mundo estudando e ensinando e depois atravessou o Atlântico para ajudar o brasileiro, notadamente o baiano, a entender sua própria história. Se vestiu até a alma de baiana, chegando a ser professora emérita da Universidade de Paris-Sorbonne, onde, com sua tese Bahia, Século XIX: uma Província no Império, desbravou a cadeira de História do Brasil, ocupada por ela de 1988 até sua aposentadoria em 1999. “Ela, que veio de um mundo branco, europeu, descobriu que aqui havia um povo fantástico e decidiu esmiuçar sua história”, atesta a colunista de A TARDE, Theresinha Cardoso, amiga da historiadora.
Sem que a jornada de suas investidas tenham trégua, mais um acontecimento trava a marca de sua imponência na Bahia: um acervo seu com mais de mil exemplares, referência para o estudo da história moderna e da escravidão, já está no meio do Atlântico e deve chegar ao porto de Salvador no próximo dia 26, vindo diretamente da Europa. “Mas não é só isso. Em meio a essas obras, vem também o ouro da Babilônia para os estudiosos da área”, comemora Hozana Maria de Azevedo, chefe da Biblioteca Universitária Isaías Alves, da Ufba, para onde irá o acervo. Ela se refere aos vários dossiês manuscritos, anotações, fichas de leituras e transcrições de documentos acumulados ao longo das décadas em que Katia Mattoso se dedicou ao estudo da história da Bahia e do Brasil.
Antes de sua morte, em janeiro do ano passado, ela doou grande parte de seu acervo particular ao arquivo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que guarnece mais de 1,3 mil exemplares vindos ao Brasil em 2010.
Já os quatro metros cúbicos de obras, que chegarão de navio, são uma doação da família de Katia Mattoso e de Jacqueline Donel, grande amiga da historiadora, em cuja casa, em Paris, se encontrava o acervo. “Esses são os livros dela que têm dedicatória dos autores. Decidimos que a biblioteca de minha mãe deve estar reunida e na Bahia”, disse a filha Teresa Cristina Mattoso Mendonça, 53, revelando que a Universidade Paris IV chegou a manifestar forte interesse em possuir os mais de mil volumes restantes da mulher que ajudou a mudar a visão acadêmica do Brasil na Europa.
“Espero, sinceramente, que não haja nenhum contratempo ou demora na retirada desse material do porto. As taxas de armazenamento são altas e terão que ser pagas pela Ufba, caso ocorra algum atraso no desembaraço alfandegário”, preocupa-se o historiador e último orientando de Katia Mattoso, Evergton Sales, um dos intermediários do envio da biblioteca.
Legado - A tamanha dedicação à academia, segundo a filha Teresa Cristina, fez parte de um princípio ensinado com muito rigor: “Não fazer nada pela metade. Bastante crítica e perfeccionista, ela nos dizia sempre que devemos ser responsáveis pelas escolhas que assumimos”, revela.
E por essa razão é comum lembrar a contribuição da historiadora para a construção de um conhecimento mais sólido sobre a escravidão com a obra Ser Escravo no Brasil (1982), traduzido em seis línguas. “A grande contribuição deste trabalho é sugerir uma visão das relações escravistas em toda sua complexidade, a complexidade que só quem estudou cuidadosamente as fontes primárias pode pretender alcançar e, com isso, evitar as fórmulas fáceis e muitas vezes grosseiras”, disse o historiador e ex-orientando João José Reis, que escreveu obras conceituadas com base nos estudos de Katia Mattoso.
Prêmio  - Dona de uma literatura obrigatória nos estudos de história do Brasil, Katia Mattoso também foi homenageada com um prêmio homônimo, da Fundação Pedro Calmon. O mentor foi o historiador e presidente da Fundação, Ubiratan Castro, que foi o primeiro orientando de Katia Mattoso na Sorbonne. “Podemos dizer que ela foi para a história da Bahia o que Jorge Amado foi para a literatura”, acentua. Ele afirma ainda que a historiadora representou a modernização, abertura e internacionalização da história da Bahia no mundo. Este ano, Castro garante que a homenagem será especial. No dia 8 de abril, quando Mattoso faria 81 anos, será lançada a segunda edição do Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia.

Fonte: Jornal A Tarde

Filhos de Gandhy fazem cortejo na Inglaterra

Filhos de Gandhy levam tapete da paz para Londres

O músico baiano Gilberto Gil vai levar o bloco afro Filhos de Gandhy para a Inglaterra.
Anfitrião do festival Back2Black - que depois de três edições no Brasil, acontece em Londres, de 29 de junho a 1º de julho - Gil terá no palco, ainda, os artistas Marcelo D2, Mart'nália, Luiz Melodia, Emicida e Criolo.
A versão londrina do festival terá quatro palcos, que receberão shows, conferências e mostras de arte contemporânea.
Nas edições brasileiras, realizadas entre 2009 e 2011, atrações como Erykah Badu, Dave Stewart, Macy Gray, Chaka Khan, Aloe Blacc e Youssou N'Dour se apresentaram.

Fonte: Jornal A Tarde

Nova música de Claudia Leitte chega às rádios

Claudia Leitte lança novo DVD em maio

A canção “Bem Vindo Amor”, que será faixa do novo DVD de Claudia Leitte, chega às rádios do Rio de Janeiro e São Paulo a partir deste sábado, 17. Na quarta-feira, dia 21, o lançamento acontece em Salvador.
Primeira música composta por Claudia para Marcio Pedreira, seu marido e empresário, há sete anos, “Bem Vindo Amor” foi gravada no show Negalora, em dezembro de 2011, no Teatro Castro Alves (TCA), na capital baiana.
“A história dessa música é real, é um prenúncio. O amor existe e é possível para qualquer um”, diz Claudia sobre a canção.
O novo DVD da cantora chegará às lojas de todo Brasil no mês de maio, no Dia da Mães.

Fonte: Jornal A Tarde

Salvador recebe 1º Brasileiro de Submission, modalidade "irmã" do MMA

Submission é uma espécia de Jiu-Jitsu sem quimono, base dos golpes de finalização do MMA

Neste final de semana, Salvador recebe o 1º Campeonato Brasileiro de Submission Fighting. O torneio acontece no sábado, 17, e no domingo, 18, no ginásio da Associação Atlética da Bahia, na Barra. Na esteira do crescimento do MMA (Artes Marciais Mistas, em inglês), a modalidade é uma das que mais crescem no mundo das lutas.
O Campeonato Brasileiro seguirá as regras estipuladas pela Abu Dhabi Combat Club, maior divisão do Submission no mundo, e que organiza o ADCC World Submission Fighting, principal torneio da modalidade. Lendas do esporte no Brasil, como Ricardo Arona, Renzo Gracie, Royler Gracie e José Mario Sperry já foram campeões do ADCC.
Ricardo Carvalho, presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu, comentou como foi trazer o evento, inédito no país, para a Bahia. “A FBJJ fez esse trabalho em parceria com o Comitê Sul-Americano do ADCC. Escolhemos a Bahia pelo nome que ela tem, além da fama e do histórico de grandes lutadores, desde o Waldemar Santana até o Minotauro, hoje em dia”, disse.
O sensei falou também da importância do título, inédito, para o cenário do esporte no Brasil. “É o primeiro campeonato brasileiro de Submission. Então, quem ganhar, vai ser o primeiro campeão brasileiro da modalidade! E pode ser convocado para disputar o ADCC mundial, cujas eliminatórias são no São Paulo e no Rio”, comentou.
O campeonato é aberto para atletas de todo o país, nas categorias Pré-juvenil (14 e 15 anos), Juvenil (16 e 17), Adulto (níveis Iniciante, Intermediário e Profissional, entre 18 e 29 anos) e Master (acima 29). O Profissional Adulto é a categoria mais importante do Submission, a mesma que é disputada em Abu Dhabi no campeonato mundial.
Para Ricardo, o favorito ao título brasileiro da categoria é justamente um baiano. “Acho que é o Grimaldo Oliveira, vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu e que disputou o ADCC uma vez. Não dá para dizer que vai ser o campeão, mas é um dos mais fortes aqui”, apontou. Além dele, apontou também outros grandes atletas da Bahia. “Emanuel Muzeto, terceiro lugar no Campeonato Mundial Juvenil; Rafael Góis, que lutou uma eliminatória na Suiça e ficou em terceiro lugar; Augusto César, que já lutou em várias competições internacionais... Tem muita gente boa”, citou.
O que é Submission - O Submission é uma espécie de Jiu-Jitsu sem quimono, onde vence o competidor que imobilizar primeiro o seu adversário. A ausência do traje típico exige maior precisão do lutador, pois dificulta a aplicação dos golpes. As técnicas utilizadas pelo Submission são a base para os golpes de finalização utilizados no MMA, principalmente no Ultimate Fighting Championship (UFC).

Fonte: Jornal A Tarde

Salvador sedia 1º Brasileiro de Submission Fighting


O 1º Campeonato Brasileiro de Submission Fighting, chancelado pelo mundialmente conhecido Abu Dhabi Combat Club, será realizado pela primeira vez no país e Salvador será a cidade-sede do evento. A capital baiana deverá receber nos dias 17 e 18 de março cerca de 100 atletas de todo o país que lutarão na Associação Atlética da Bahia em disputas de jiu-jitsu sem quimonos, à moda do evento de submission mais famoso do planeta.
 
O organizador do evento na cidade é o professor Ricado Carvalho, que dirige uma academia e também é presidente da Federação Baiana de Jiu Jitsu. Ele conta que para atrair o cobiçado apoio do ADCC e convencê-lo a dar sua bênção à versão nacional do campeonato precisou ralar muito. 
 
Para isto, foi fundamental a integração com o secretário-geral do comitê sul-americano do ADCC, o carioca Wagner Gomes. A partir de uma boa relação com o dirigente, Carvalho conseguiu contato com os lutadores árabes e a liberação foi dada. Mesmo com poucos recursos, o evento vai acontecer e a ideia é expandi-lo e tornar Salvador referência no assunto.
 
“É tudo no peito e na raça. Além disso, Salvador tem esta experiência de sediar grandes eventos, como o Carnaval, além de outros esportivos também, como campeonatos sul-americanos, pan-americanos de jiu-jitsu”, lista. O organizador prevê o sucesso do torneio e já projeta trazer outras versões maiores da competição, como o próprio sul-americano, para a capital. Para isto, porém, a ideia deverá ser “comprada” por patrocinadores.
 
“No evento em Abu Dhabi, os patrocinadores chegam a dar um prêmio de US$ 40 mil para o campeão da categoria principal. Aqui, nós só daremos medalhas, uma camisa oficial do evento e certificado de participação. Temos um apoiador privado que vai dar também aos atletas kits de suplementos alimentares, mas infelizmente não temos como dar dinheiro para ninguém. Mas espero que no futurop isto possa mudar. Ainda mais agora, que as lutas estão ficando cada vez mais famosas no Brasil”, torce o professor Carvalho.
 
O evento deveria ter acontecido no mês de janeiro mas, de acordo com o organizador, os custos foram fundamentais para adiar o campeonato por dois meses. A um mês do carnaval, tanto passagens quanto leitos de hotéis estavam muito mais caros que o normal. Após a festa, os preços se estabilizaram e, assim, muitos juizes, avaliadores e outros contatos importantes poderão ser trazidos a Salvador com o dinheiro da federação.
 
Inscrições – Os atletas interessados pagam R$ 70 para se inscrever no evento e lutarão no dia 18 em diversas categorias. Além das tradicionais mais pesadas, o Brasileiro de Submission Fighting terá disponíveis as categorias Juvenil, Júnior e Iniciante. As lutas só acontecerão no domingo (18), enquantoo sábado servirá para ministrar um curso de reciclagem de árbitros para que estes se familirizem com as regras do ADCC.
 
A entrada para o público será de R$ 10, o que dará direito a cada expectador de levar para casa uma camisa oficial do evento. O Brasileirod e Submission Fighting começa pela manhã, às 9h.
 
Fonte: 10 segundos

iPhone é baleado e impede que o dono tome um tiro no peito

http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2012/03/12/iphone-bullet.png


Um holandês de 49 anos teve sua vida salva por um iPhone. O homem foi atacado por um grupo de indivíduos armados, mas somente uma das cinco balas disparadas chegou a acertá-lo. Por sorte, seu smartphone estava no bolso da camisa, justamente onde ele foi atingido.
O holandês, que não quis se identificar, disse que estava sentado dentro da sua van quando desconhecidos o atacaram, disparando contra ele. O vidro do iPhone ficou estilhaçado, assim como a sua parte interna, mas o aparelho foi capaz de segurar o impacto da bala.
O homem afirmou que, após salvar sua vida, o iPhone ganhou um espaço de honra em sua casa, para lembrá-lo da frágil natureza da vida.

Fonte: Tech Tudo

Reta final: Deborah é eleita a Sereia do Pedaço

Deborah posa para fotos após vencer concurso de beleza (Foto: Fina Estampa/TV Globo)

A grande final do concurso Sereia do Pedaço movimenta a praia e as cinco finalistas são Jaquelaine (Janine Salles), Deusa (Michelle Martins), Rejane (Tatyane Mayer), Deborah (Ana Carolina Dias) e Marina. Cada uma delas faz seu desfile e o júri elege Deborah!
Insatisfeita com o segundo lugar, Jaquelaine aparece no palco aos gritos. “Marmelada! Roubalheira! Eu merecia ganhar”, afirma a garconete. Álvaro (Wolf Maya) acalma a galera e Nanda (Luma Costa) entrega a faixa para Deborah, que faz pose para os fotógrafos.

Fonte: Rede Globo

Reta final: Quinzé chora ao ver que Teodora o deixou mais uma vez

 Quinzé entra em desespero ao perceber que perdeu Teodora de novo (Foto: Fina Estampa / TV Globo)


Griselda (Lilia Cabral) aconselha o filho a perdoar Teodora (Carolina Dieckmann) e ir atrás de quem ele ama. Quinzé (Malvino Salvador) diz que não é tão fácil, pois a ex-mulher já o abandonou no passado. Vendo que o filho não quer ceder, a portuguesa permanece firme em sua opinião: “Passa uma borracha no passado! Posso te garantir que ela mudou! Teodora é a metade que lhe falta, Quinzé. Sem ela você nunca vai ser feliz por completo.”, afirma.
Quinzé se dá conta do que deve fazer e vai correndo para o aeroporto, já que a loira está a caminho de Nova York. Ele chega até a área de embarque, mas um funcionário não o deixa passar, já que o filho de Griselda não possui passagem. Mesmo assim, o rapaz tenta forçar sua entrada, mas acaba impedido por seguranças. “Me larguem!... Eu estou falando da mulher da minha vida, ela não pode me deixar outra vez!”, implora.
Ao avistar o avião levantando voo, Quinzé chora vendo Teodora ir embora mais uma vez. Não perca esta cena, que vai ao ar na segunda-feira, 19/03. Saiba mais sobre o capítulo!
Fonte: Rede Globo

Reta final: Álvaro revela o verdadeiro segredo de Tereza Cristina! 'Você é minha irmã'

Tereza Cristina (Christiane Torloni) descobriu que Íris (Eva Wilma) mentiu a respeito de seu passado, e vai tirar a história a limpo. A perua invade o quarto da chantagista enquanto ela dorme, e lhe dá um baita susto. Em vão, Íris e sua fiel escudeira, Alice (Thaís de Campos), tentam expulsar a dondoca. “Só estou aqui para que você me explique por que razão declarou que eu não sou mais filha de Carlota Valdez, e tudo não passou de uma farsa”, diz a perua.
“Tira essa louca daqui!”, grita Íris. Alice tenta segurar Tereza, que insiste: “Que nova história cabeluda é essa que você escondeu de mim esses anos todos?”. Íris diz que a informação tem um preço altíssimo. Eis que Álvaro (Wolf Maya) chega bem na hora. “Não precisa... Eu lhe dou essa informação de graça”, dispara. Íris tenta impedir o filho de contar o segredo: “Esse direito é meu e de mais ninguém. Só eu posso dizer que...”. Mas Álvaro interrompe e despeja na cara de Tereza: “Você é minha irmã!”.
Você não pode perder a cena, que vai ao ar a partir de sábado, 17 de março. Saiba mais sobre o capítulo.

Fonte: Rede Globo

Reta final: Dagmar e Wallace têm primeira noite de amor

O clima esquenta entre Wallace e Dagmar  (Foto: Fina Estampa/TV Globo)
Na volta do Tupinambar, Wallace (Dudu Azevedo) e Dagmar (Cris Vianna) pegam a maior chuva e chegam à casa da cozinheira ensopados. Ela se oferece para pegar umas toalhas para eles se enxugarem, mas os dois começam a se beijar e o clima esquenta.
Dagmar lembra que um de seus filhos pode acordar e flagrá-los ali. O lutador pergunta se a morena quer que ele vá embora. "Não, quero que a gente vá para o meu quarto", responde a cozinheira. Apaixonados, os dois seguem para o quarto.
Será que o romance de Wallace e Dagmar dará mesmo certo? Não perca esta cena, que vai ao ar sábado, dia 17 de março. Saiba mais sobre o capítulo!

Fonte: Rede Globo

Morre aos 77 anos no Rio de Janeiro locutor de turfe Ernani Pires Ferreira


O locutor de turfe Ernani Pires Ferreira morreu aos 77 anos na madrugada deste sábado (17) no Rio de Janeiro. Segundo seu filho, Luís Roberto Pires Ferreira, ele estava internado há dois dias no Hospital Espanhol, no centro do Rio, e teve uma parada cardiorrespiratória por volta das 2h30 da manhã. Ele era conhecido como "a Voz do Jockey Club" e narrou as corridas por 40 anos.
O filho de Ferreira disse ao G1 que o velório deve acontecer neste domingo (18) no Jockey Club a Gávea, na Zona Sul. O sepultamento será no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.
O filho contou, ainda, que o pai passou mal na última quinta-feira (15), em casa, e vinha sofrendo de depressão. “Ele passou mal em casa, teve uma arritmia cardíaca e a ambulância teve que levá-lo às pressas para o hospital. Ele vinha tentando curtir um pouco mais a vida, no último ano, mas a saúde dele ficou um pouco mais debilitada”, disse Luís Roberto.
Em 2008, ele gravou um vídeo para o "Fantástico" em que "narrou" a história de sua vida em 15 segundos.
Falar rápido era sua especialidade. Ele entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, por falar mais de 322 palavras por minuto no dia 17 de julho de 1983, quebrando o recorde do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.
De acordo com o site do Jockey Club Brasileiro, Ernani disputou 26 prêmios como jóquei amador, dos quais venceu 14. A sua história se confundia com a do turfe nacional. Durante quatro décadas, Ernani Pires Ferreira foi o maior narrador do Grande Prêmio Brasil e narrou alguns dos mais importantes provas de turfe na Inglaterra e na França para a rádio Jornal do Brasil.
Ernani trabalhou por 15 anos no quadro "Barbadas do Dia", no "Globo Esporte", da TV Globo. Nele, o locutor dava dicas de quem seriam as melhores apostas para as corridas.
Suas aparições na televisão eram marcadas pela tradicional irreverência e pelo humor característico.
Atualmente, Ernani estava aposentado e participava de matérias especiais.

Fonte: G1

Turista chileno morre após capotar com buggy em Búzios, no RJ


Um turista chileno morreu na sexta-feira (16) depois de sofrer um acidente com um buggy em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Outros dois chilenos ficaram feridos.
O acidente aconteceu durante a tarde, quando os chilenos passavam de buggy pelo Mirante de João Fernandes. De acordo com a polícia, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou.
Os três turistas foram socorridos pelos bombeiros e levado para o hospital da cidade. O motorista, porém, chegou morto a unidade. Segundo a polícia, ele não tinha autorização para dirigir no Brasil.
Os outros dois chilenos tiveram ferimentos na cabeça e pelo corpo e estão internados.

Fonte: G1

Briga entre alunos termina em tiros em faculdade particular no Rio


Uma discussão entre dois alunos - um policial militar e um ex-PM - terminou em tiros na noite de sexta-feira (17), na Faculdade Estácio de Sá, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio de Janeiro. As informações são da universidade e da Polícia Militar. Em nota, a instituição informou que a briga aconteceu por volta das 19h30, no pátio externo. Ninguém ficou ferido.
Ainda não há informações sobre os motivos da briga.
A reportagem do RJTV exibiu um vídeo que mostra o momento em que o policial militar, que estava à paisana, aponta a arma para o ex-policial no pátio. De acordo com testemunhas, pouco antes, ele chegou a fazer disparos para o alto. Depois de um tempo, o policial baixou a arma, mas a discussão continuou no portão da universidade. (Veja as imagens no vídeo acima)
Algumas pessoas que estavam na rua e no pátio se assustaram e correram na tentativa de se proteger dos tiros. No momento da confusão, segundo a faculdade, a maioria dos estudantes estava em sala de aula.

Policiais militares foram acionados para o local. Os dois estudantes foram levados para a delegacia, onde prestaram depoimento, e foram liberados em seguida.
Aulas transcorreram normalmente, diz faculdade
Ainda de acordo com nota, a Estácio esclarece que as aulas transcorreram normalmente após o incidente. A instituição enfatizou, ainda, que “está à disposição das autoridades competentes para contribuir com as investigações e que, após conclusão do inquérito policial, abrirá inquérito administrativo para garantir que as cláusulas que regem a conduta acadêmica sejam cumpridas.”
A Estácio considerou o incidente um fato isolado, e disse que repudia ações violentas como essa.

Fonte: G1