domingo, 20 de maio de 2012

Uma denúncia de negligência contra uma equipe médica da Maternidade Moura Tapajóz, na Zona Oeste de Manaus, foi registrada neste sábado (19), na Polícia Civil, após a morte da doméstica Neuciane Teixeira Marques, de 20 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai abrir sindicância, nesta segunda-feira (21), para apurar o caso. De acordo com familiares, a vítima teve hemorragia grave durante o parto normal do segundo filho, após ela ter ficado cerca de 24 horas fazendo força para ter o bebê, sob orientação do médico, que não foi identificado. No procedimento, o útero se deslocou do corpo, após excesso de força para expelir o feto. A mulher foi submetida uma cirurgia de emergência, em seguida levada à UTI da Maternidade Ana Braga, na Zona Leste, mas chegou morta ao local. Familiares exigiram explicações da direção da Maternidade Moura Tapajóz, mas um relatório sobre o caso será entregue em até 15 dias. A irmã de Neuciane, Aline Marques, 26, contou que ela estava no nono mês de gravidez e entrou na maternidade na quinta-feira (17h), por volta de 12h. Os médicos informaram à irmã da vítima que Neuciane estava com 3 cm de dilatação da placenta, o que ainda não permitia a realização do parto. O procedimento só foi realizado no dia seguinte, quase 24 horas depois. Durante esse período, segundo Aline, Neuciane ficou internada, fazendo força até a hora do parto normal. "Nós informamos ao médico que ela teve complicações no parto do primeiro filho e, por isso, o parto deveria ser cesariana. Mesmo assim, o parto foi normal e o médico submeteu minha irmã a um processo doloroso. A força que ela fez foi tanta que sangrou pelos ouvidos e nariz. O útero dela se deslocou com a saída do feto. O que fizeram com ela foi uma crueldade", lamentou Aline. De acordo com ela, o bebê continua internado, mas passa bem. O corpo de Neuciane foi velado em uma igreja evangélica no bairro Vila Marinho, na Zona Oeste. A direção da Maternidade Moura Tapajóz foi procurada pela reportagem do G1, mas não atendeu às ligações. A assessoria de imprensa da Semsa informou que uma sindicância vai ser aberta para investigar o suspeita de negligência.

Corinthians e Fluminense foram os melhores times da fase de grupos da Taça Libertadores da América. Além disso, são os últimos campeões brasileiros. Ingredientes suficientes para imaginar que o encontro deles na primeira rodada do Brasileirão 2012 fosse sinal de um bom jogo. Errado! De olho na competição sul-americana, paulistas e cariocas atuaram com reservas neste domingo, no Pacaembu, e fizeram um jogo insosso, vencido pelo Tricolor por 1 a 0, gol de Leandro Euzébio.
A maior experiência dos reservas do Timão fez a diferença no primeiro tempo, e a equipe de Tite dominou a maior parte da etapa. Só que não foi suficientemente eficiente para balançar as redes. No segundo tempo, o cenário mudou de figura e prevaleceu a ousadia maior dos jovens jogadores do Fluminense. A equipe de Abel Braga, que, suspenso, acompanhou das tribunas, surpreendeu o adversário.
Muito embora o jogo não tivesse tantos atrativos, a torcida do Timão compareceu em bom número para a primeira rodada. Foram 14.791 pagantes para uma renda de R$ 419.729.
Passada a estreia no Brasileirão, as duas equipes se concentram totalmente na Libertadores da América. Ambos decidem vaga nas semifinais na quarta-feira. Às 19h30m, o Fluminense recebe o Boca Juniors no Engenhão, no Rio de Janeiro. E às 21h50m, o Corinthians encara o Vasco no Pacaembu, em São Paulo.
Na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, às 16h de domingo, no estádio Independência. O Fluminense, por sua vez, recebe o Figueirense, no Engenhão, às 18h30m.
Experiência x juventude
No Corinthians, o técnico Tite optou pelo titular Cássio no gol e por dez reservas na linha. Já o Fluminense, de Abel Braga, poupou todos os titulares e apostou numa equipe totalmente formada por suplentes. O Timão reserva poderia até se considerar mais experiente, com jogadores como Douglas, Liedson e Willian. O trio, aliás, já chegou a ser titular.
O Tricolor, por sua vez, apostou nesta partida em atletas que têm poucas chances na equipe principal. Esse cenário ficou evidente no primeiro tempo do duelo. Os donos da casa encurralaream os visitantes no campo de defesa. Só que pouco fizeram para transformar a superioridade em gol. Faltaram pontaria e criatividade.
Mas as melhores chances de gol da etapa inicial, curiosamente, foram da equipe carioca. Primeiro, aos 15 minutos, quando Lanzini achou Matheus Carvalho livre na entrada da área. O garoto formado na base do Flu bateu forte e viu Cássio executar bela defesa. Depois, aos 21, Carleto tentou em cobrança de falta e deu trabalho ao goleiro corintiano, que rebateu para o meio da área. A zaga tirou. O troco alvinegro veio com investidas de Gilsinho e Willian.
Flu arrisca mais e vence
No retorno para o segundo tempo, Tite não fez nenhuma alteração no Timão. Mas Abel Braga mudou o Flu: sacou Lanzini e apostou em Jean. Apesar de o jogo continuar morno, assim como no primeiro tempo, o Fluminense passou a se arriscar mais no campo de ataque e tentar alguns chutes.

Ao sair mais para o jogo, o time carioca abriu espaços para o Corinthians, que por pouco não abriu o marcador aos nove minutos, quando Douglas acertou a trave. No rebote, a bola bateu em Berna que dominou o lance.

Com mais espaços, os paulistas passaram a jogar na pressão. E o Fluminense, que antes tinha conseguido chegar mais à frente, ficou esperando um erro do adversário para encaixar um contra-ataque. Ambos ainda pecavam muito na pontaria.

Foi preciso um zagueiro deixar o campo de defesa para abrir o placar no Pacaembu. Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, Leandro Euzébio cabeceou para a rede. Foi o primeiro gol sofrido por Cássio em cinco jogos como titular.
- O Abel tinha alertado que o Corinthians entraria com uma equipe baixa. Era para caprichar na bola aérea. O Marcos Júnior caprichou, e eu pude ajudar o Fluminense - disse Leandro Euzébio.
Após o gol, o Timão ficou sem reação.
- Valeu o esforço. Sabíamos que era importante estrear com vitória, mas não foi possível. Temos muita coisa pela frente ainda - completou o corintiano Liedson.

Fonte: Globo Esporte

Grávida morre após ter útero expelido e Semsa investiga negligência, no AM

 Corpo de Neuciane, de 20 anos, foi velado em igreja evangélica na Zona Oeste (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Uma denúncia de negligência contra uma equipe médica da Maternidade Moura Tapajóz, na Zona Oeste de Manaus, foi registrada neste sábado (19), na Polícia Civil, após a morte da doméstica Neuciane Teixeira Marques, de 20 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai abrir sindicância, nesta segunda-feira (21), para apurar o caso.
De acordo com familiares, a vítima teve hemorragia grave durante o parto normal do segundo filho, após ela ter ficado cerca de 24 horas fazendo força para ter o bebê, sob orientação do médico, que não foi identificado. No procedimento, o útero se deslocou do corpo, após excesso de força para expelir o feto. A mulher foi submetida uma cirurgia de emergência, em seguida levada à UTI da Maternidade Ana Braga, na Zona Leste, mas chegou morta ao local.
Familiares exigiram explicações da direção da Maternidade Moura Tapajóz, mas um relatório sobre o caso será entregue em até 15 dias.
A irmã de Neuciane, Aline Marques, 26, contou que ela estava no nono mês de gravidez e entrou na maternidade na quinta-feira (17h), por volta de 12h. Os médicos informaram à irmã da vítima que Neuciane estava com 3 cm de dilatação da placenta, o que ainda não permitia a realização do parto. O procedimento só foi realizado no dia seguinte, quase 24 horas depois. Durante esse período, segundo Aline, Neuciane ficou internada, fazendo força até a hora do parto normal.
"Nós informamos ao médico que ela teve complicações no parto do primeiro filho e, por isso, o parto deveria ser cesariana. Mesmo assim, o parto foi normal e o médico submeteu minha irmã a um processo doloroso. A força que ela fez foi tanta que sangrou pelos ouvidos e nariz. O útero dela se deslocou com a saída do feto. O que fizeram com ela foi uma crueldade", lamentou Aline. De acordo com ela, o bebê continua internado, mas passa bem.
O corpo de Neuciane foi velado em uma igreja evangélica no bairro Vila Marinho, na Zona Oeste. A direção da Maternidade Moura Tapajóz foi procurada pela reportagem do G1, mas não atendeu às ligações. A assessoria de imprensa da Semsa informou que uma sindicância vai ser aberta para investigar o suspeita de negligência.

Fonte: G1

Tempo deve permanecer chuvoso em Salvador

Inmet prevê tempo nublado nesta segunda-feira

O tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva em Salvador, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura deverá variar entre 22ºC a 26º na capital. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, segundo boletim enviado à imprensa, até as 19h49, 84 solicitações de emergência. Foram 13 alagamentos de área, 10 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, quatro ameaças de deslizamento de terra, três ameaças de queda de árvore, duas árvores caídas, oito avaliação de imóvel alagado, um desamaneto de imóvel, três desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 33 deslizamentos de terra e três infiltrações. Duas crianças ficaram feridas. A Codesal informa que permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Fonte: Jornal A Tarde

Chuva provoca desabamentos e alagamentos em Salvador

Chuva alaga campo do estádio Pituaçu

A chuva que atinge Salvador neste domingo (20) provoca desabamento de imóveis e alagamentos. A ocorrência mais grave até o momento foi de duas crianças feridas após um muro de um imóvel cair em cima de duas casas na localidade de Saramandaia, em Pernambués. Essa foi uma das 84 ocorrências registradas pela Codesal até as 19h49 de hoje.
A chuva também forma pontos de alagamentos em vários pontos da cidade. De acordo com agentes da Transalvador - Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador -, a situação atinge toda a extensão da Avenida Paralela, na área da Baixa do Fiscal, em diversos pontos da Avenida ACM e na Cidade Baixa, na Calçada, no Largo do Tanque e Retiro.
Redes sociais - No Twitter, internautas comentam sobre o tempo na hashtag #chuvasalvador. De acordo com @YuriAlmeida, a chuva atrapalha o trânsito na Avenida Paralela. O aguaceiro também atinge o bairro de São Cristóvão, segundo @FabloOutelero.

Torcedores do Bahia também disseram que a chuva alagou o estádio de Pituaçu, onde o tricolor enfrenta o Santos na estreia da Série A do Brasileirão.

Mar revolto - O tempo chuvoso também afetou a travessia de lancha entre Salvador e Mar Grande, que foi suspensa por conta dos fortes ventos e mar agitado.

Não há registro de falta de energia atingindo vários consumidores em Salvador, mas houve queda no fornecimento no Hospital Teresa de Lisieux neste domingo.

Fonte: Jornal A Tarde

Manifestação fecha BR-101 no sul da Bahia

Manifestantes reclamam das condições da BR-251

Moradores de Ilhéus e Buerarema, cidades do sul da Bahia (a 462 e 450 km de Salvador, respectivamente) voltaram a interditar no final da manhã desse domingo (20) um trecho da BR=101 para protestar contra as condições da BR 251 – uma estrada de terra de cerca de 60 km que liga os dois municípios e que segundo os manifestantes encontra-se intransitável.

O protesto durou cerca de três horas e contou com a presença de cerca de 500 pessoas que seguravam faixas enquanto em um carro de som os líderes do movimento discursavam. A Policia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para tentar a desobstrução da pista, mas os manifestantes só estavam permitindo a passagem de ambulâncias ou veículos cujos ocupantes estivessem passando mal. Um princípio de tumulto chegou a ser registrado quando um motorista tentou furar o bloqueio.

Para Otávio Azevedo, 66, morador do assentamento Repartimento, uma das comunidades onde a rodovia passa, a situação da estrada é muito crítica. “O Derba [Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia] fez um serviço de recuperação na estrada onde só colocaram barro e com esse período de chuvas, os carros atolam e as comunidades ficam isoladas”, informa.

O motorista José Carlos Santos, 33, ficou irritado com o protesto. “são um bando de desocupados. Eles poderiam fazer a manifestação, mas não podem interferir no direito de ir e vir dos cidadãos”, diz.

Ação - Numa ação proposta Ministério Público Federal (MPF), o juiz Federal Pedro Alberto Calmon Holliday determinou através de liminar que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciasse o reparo emergencial da rodovia.

O Dnit recorreu da decisão alegando que a estrada trata-se de uma rodovia estadual coincidente com traçado de rodovia federal planejada, ou seja, é a BAT-251, conhecida "BA Transitória". E nesse caso, o órgão não tem responsabilidade sobre a rodovia. “Essa é a terceira vez que protestamos e queremos o julgamento do processo que obriga o Dnit a pavimentar a estrada”, informa Jorge Anunciação, um dos lideres do protesto.

Em nota a assessoria do Derba informa que “já está com equipes trabalhando no trecho Ilhéus/ Buerarema, com serviços de revestimento primário e drenagem superficial ao longo de todo o trecho de 60 km”.

Fonte: Jornal A Tarde

Desabamento deixa duas crianças feridas em Saramandaia

Duas crianças, uma de seis e a outra de dois anos, ficaram feridas em um desabamento de imóvel na manhã deste domingo (20), na localidade de Saramandaia, no bairro de Pernambués.
De acordo com vizinhos, um muro de um imóvel caiu por conta da chuva e atingiu duas casas. As vítimas estavam em uma das residências.
Elas, que não tiveram os nomes revelados, foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Ainda segundo a Defesa Civil, por se tratar de uma área de risco, a possibilidade de novos desabamentos não está descartada.
Essa foi a ocorrência mais grave das 61 registradas até as 17h50 pela Codesal. As outras foram nove  ameaças de desabamento, duas árvores que correm risco de cair – na Barra e na Graça, uma árvore caída na Vila Laura, oito avaliações de imóveis alagados, três desabamentos parciais de imóveis e  25 deslizamentos de terra, seis alagamentos, uma ameaça de desabamento de muro em Pirajá, uma ameaça de deslizamento na Federação, um desabamento de imóvel em castelo branco e um desabamento de muro em Sete de Abril.

Fonte: Jornal A Tarde

Forró Evalada mistura axé e sertanejo no Wet'n'Wild

Evalada leva clima junino para o Wet'n Wild

O Forró Evalada Fantasy leva o clima junino para o Wet'n'Wild, na Avenida Paralela, no próximo dia 2 de junho, às 17 horas. Na festa, o público vai deixar o abadá para usar caipira de São João.
O evento será animado pelo som das bandas Eva e Timbalada e os grupos de forró Cangaia de Jegue e Saia Rodada. Nos intervalos dos shows, terá apresentação da quadrilha "Arrasta Pé".
O que: Forró Evalada Fantasy
Quando: 02/06/2012 (sábado), às 17 horas
Onde: Wet'n Wild
Quanto: pista - R$ 60; camarote feminino - R$ 90 e masculino - R$ 110; camarote open bar feminino - R$ 150 e masculino - R$ 180.

Fonte: Jornal A Tarde

Neojibá se apresenta no Música do Parque

Orquestra Sinfônica se apresenta neste domingo (27)
O Projeto Músico no Parque leva o som da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojibá) para o Parque da Cidade no próximo domingo (27), às 11 horas.
O repertório vai do "Tico-Tico no Fubá" até a "5ª Sinfonia" de Beethoven. O grupo, que tem a regência do maestro Ricardo Castro, é formado por músicos de 13 a 25 anos, que já se apresentaram no Brasil e exterior.
A entrada para o evento é gratuita.
O que: Música no Parque com a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia
Onde: Parque da Cidade
Quando: 27/05, às 11 horas
Quanto: gratuito

Fonte: Jornal A Tarde

Cantor dos Bee Gees, Robin Gibb, morre aos 62 anos

Cantor lutava contra câncer de colo

Robin Gibb, cantor do grupo pop Bee Gees, morreu neste domingo aos 62 anos, após uma longa batalha contra o câncer, informaram seus familiares. Barry, Maurice e Robin Gibb alcançaram a fama nos anos 70 com sucessos como "How Deep Is Your Love", "Stayin' Alive" e "Night Fever". A banda atingiu um recorde de vendas de mais de 200 milhões de discos após seus primeiros sucessos, na década de 70. Robin Gibb estava hospitalizado há mais de um mês em Londres, após sofrer uma pneumonia. Os médicos já haviam diagnosticado um câncer de colo, e depois um tumor no fígado, após uma operação em 2010 para corrigir uma má formação intestinal hereditária.

Fonte: Jornal A Tarde

Se Você For Demitido Conheça Aqui Todos os Seus Direitos!

 
Já se perguntou o que acontece se você for demitido? Quais são os seus direitos? É diferente ser demitido de pedir demissão? Quais as diferenças? E se você tiver apenas Contrato de Trabalho Temporário e não Carteira assinada? Saiba aqui todas as respostas:

1) Em contrato temporário, o que eu ganho quando acaba o serviço? Só o dinheiro?

Não. Além do saldo de salário, o patrão deve pagar as férias vencidas (se houver), e férias e 13º salário proporcionais.

2) É diferente ser demitido e pedir demissão?

Se a demissão é a pedido do trabalhador, ele tem direito a receber o saldo de salário, o 13º salário e férias proporcionais. Deve também dar ao patrão um aviso prévio de 30 dias, ou seja, avisar que vai embora dentro de 30 dias ou pagar esses dias em valor de salário.Se é o patrão que demite, o trabalhador tem direito a receber o saldo de salário (se existente), o 13º salário proporcional, férias proporcionais e férias vencidas (se houver). Se o patrão não der o aviso prévio de 30 dias, deve pagar um salário a mais. O trabalhador pode sacar na Caixa Econômica a indenização de 40% do valor total dos depósitos do FGTS realizados durante o período do contrato. Se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o termo de rescisão contratual deverá ser aprovado pelo sindicato profissional, ou perante o órgão do Ministério do Trabalho.

3) Se eu fui demitido, tenho direito a alguma ajuda do governo?

Em caso de demissão involuntária ou de resgate pelo Grupo Móvel de Combate à Escravidão, o trabalhador tem direito a receber, pela Caixa Econômica Federal, um salário mínimo durante 3 meses, o seguro-desemprego.

4) O que é demissão por “justa causa”?

A demissão por justa causa é demitir alguém com uma justificativa, o que isenta o patrão de dar o aviso prévio e pagar alguns direitos trabalhistas. É a punição máxima que o empregador pode dar ao trabalhador por qualquer uma das faltas previstas em lei, que devem ser provadas.
Para que se considere um caso como “justa causa”, é necessário que o empregado tenha culpa, pois não é possível responsabilizá-lo se ele não agiu de má fé. O que caracteriza “justa causa” é: desobediência, roubo, abandono de emprego, violência (salvo em caso de legítima defesa), má conduta, negligência ou preguiça, negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador (como vender o produto fabricado paralelamente, sem o patrão saber), prisão do empregado, desacordo (por exemplo, se empregado e patrão nunca concordam na maneira de executar o trabalho), embriaguez, prática constante de jogos de azar.

É preciso ter atenção, pois muitas vezes o patrão alega “justa causa” quando não é. Em termos objetivos, é importante verificar: a gravidade da falta; o “espaço” entre a falta alegada pelo patrão e a demissão (ela deve ser imediata; por exemplo, se o patrão quer demitir por justa causa o funcionário que cometeu uma falta há quatro meses, o argumento já perdeu a validade, porque está longe demais); se existe relação de causa e efeito entre a justa causa e a dispensa do trabalhador (o empregador é obrigado a informar ao empregado, por escrito, o motivo da dispensa, e não pode alegar outro em juízo); a singularidade da punição (é proibida a dupla punição pela mesma falta); e, por fim, deve existir equivalência entre a falta e a punição dada (não se pode demitir por “justa causa” pelo roubo de um pedaço de pão).

 

5) E se eu for injustamente demitido por “justa causa”?

Neste caso, o trabalhador poderá mover uma ação judicial na Justiça do Trabalho contra o empregador, pedindo a anulação da justa causa aplicada e verbas que compensam o fato de ter sido dispensado sem explicação convincente. Conforme o caso, poderá ainda pedir indenização por danos morais, pela ofensa à sua integridade moral, se o empregador divulgar, no interior da empresa ou fora dela, que o empregado foi demitido, por exemplo, por estar roubando mercadorias.

6) Se eu receber um adiantamento antes de começar a trabalhar, depois viajar para a fazenda e, quando começar o serviço, perceber que o trabalho é muito ruim e quiser sair, tenho que pagar alguma multa ao empregador? Quanto ele deve descontar do adiantamento?

Não existe impedimento legal quanto ao adiantamento de salário. Entretanto, num contrato normal de trabalho, o salário, que é a contra-prestação do serviço, só será pago depois que o empregado tiver trabalhado.
Numa situação de trabalho regular, se o trabalhador, ao iniciar o serviço na fazenda, verificar que foi enganado, ou que as condições de trabalho são tão ruins que ele prefere ir embora, existe a rescisão indireta de contrato. Mas, para isso, ele terá que entrar com um processo na Justiça do Trabalho. Se o empregado não recorrer à decisão judicial, o patrão pode exigir que ele trabalhe um mês de aviso prévio, ou pague este valor, que equivale a um salário. Além dessa, a rescisão do contrato não exige nenhuma outra multa.

Entretanto, é preciso ter atenção, porque muitas vezes o adiantamento é um sinal de aliciamento para fins de trabalho escravo. Se o trabalhador quiser ir embora, o patrão poderá requerer de volta o adiantamento, mas deve considerar os dias trabalhados e não pode cobrar o transporte até a fazenda. É aí que está um dos truques da escravidão: o empregado, não tendo mais o dinheiro para devolver - porque deixou tudo com a família, na cidade de origem - fica refém do empregador até saldar sua dívida.

7) Eu quero sair da empresa onde trabalho e gostaria de ser demitida para receber os benefícios. Mas a empresa não quer me demitir ou fazer acordo. Existe alguma coisa que eu possa fazer para obrigar a empresa a fazer um acordo?

Para responder a pergunta, devem ser avaliadas duas situações:
1º) Se a empresa cometeu alguma das infrações previstas no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (por exemplo, exigir do empregado serviços superiores às suas forças, proibidos por lei, contrários aos bons costumes ou alheios ao contrato; tratá-lo com rigor excessivo; ofendê-lo fisicamente etc.), ocorrerá a chamada rescisão indireta do contrato de trabalho. Nesse caso, a rescisão ocorre independentemente da vontade do empregador, e o empregado terá o direito de receber todas as verbas trabalhistas devidas e, inclusive, as guias para o recebimento do seguro-desemprego.

2º) Se a empresa não cometeu nenhuma infração, e o desejo de rescindir o contrato do trabalho partir exclusivamente do empregado, restará a ele realizar o pedido de demissão. Entretanto, o trabalhador perderá o direito de receber o aviso-prévio (caso não o tenha trabalhado efetivamente); não receberá os 40% de acréscimo sobre o FGTS, nem terá sua liberação; e, ainda, não receberá as guias para o saque do seguro-desemprego.

É lógico que, nessa segunda situação, poderá o empregado buscar um acordo com o empregador, para que, formalmente, conste como motivo da rescisão a despedida sem justa causa (que, pelo menos, ensejará a liberação do FGTS e o direito de receber as parcelas do seguro-desemprego). Entretanto, como tal acordo não está previsto em lei, somente poderá ocorrer se houver interesse das duas partes.

8) Trabalhei por um ano sem carteira de trabalho, e fui demitido. Além de férias, FGTS e décimo terceiro, tenho direito a receber da empresa mais alguma coisa? Há alguma indenização extra que eu possa receber por não ter sido contratado com carteira assinada?

Além do direito às férias, FGTS e 13º salário mencionados na consulta, o
trabalhador tem direito a receber o aviso prévio e a multa de 40% sobre o
total do FGTS. A empresa deverá ainda anotar o período trabalhado na Carteira de Trabalho e liberar as guias do seguro-desemprego. Como trabalhou informalmente, o empregado terá de ingressar com reclamatória na Justiça do Trabalho para receber todos esses benefícios.

Quanto à indenização extra pela não assinatura da carteira de trabalho, a legislação é omissa, mas alguns juízes entendem que deve ser concedida uma indenização por dano moral, de acordo com as provas apresentadas.

9)Quanto tempo pode durar um contrato de experiência, sem carteira assinada? Se depois de trabalhar sob esse contrato, eu não for admitido na empresa, tenho direito a algum benefício, tal como férias e décimo terceiro proporcionais?

Todo contrato tem que ter carteira assinada, inclusive o de experiência. O prazo para assinatura de qualquer um deles é de 48 horas, segundo o art. 29 da CLT.Se após o término o empregado não for admitido na empresa, existe apenas o direito a férias e 13º proporcionais, além dos dias trabalhados.

10) Trabalho em uma empresa há 15 anos e falta 18 meses para que eu possa pedir aposentadoria por tempo de contribuição. Posso ser demitida sem justa causa? quais são meus direitos nesse caso?

A regra no Brasil é que o empregado pode ser dispensado sem justa causa, ou seja, sem que o empregador tenha que justificar sua decisão. A exceção da regra ocorre quando o trabalhador é detentor de algum tipo de estabilidade, situação em que a dispensa somente poderá ocorrer se o empregado cometer uma falta grave. É o que ocorre, por exemplo, com as empregadas grávidas, dirigentes sindicais ou trabalhadores portadores de doença profissional. Existem algumas convenções coletivas que concedem aos trabalhadores próximos da aposentadoria a garantia de emprego, mas é preciso verificar caso a caso.

11) Eu posso ser mandada embora por justa causa de meu emprego pelo fato de me recusar a realizar uma tarefa para a qual não estou nitidamente capacitada ou treinada para exercer?

Inicialmente, a recusa em cumprir ordem direta do empregador caracteriza em tese a justa causa prevista no artigo 482, da CLT. A ordem, porém, tem que ser lícita e não ofender ao ajuste feito pelas partes, quando da contratação. Assim, se a ordem obriga o empregado a executar tarefa para a qual ele não está habilitado ou treinado, o trabalhador pode recusar o seu cumprimento sem que isso caracterize uma insubordinação. Ao contrário, a própria CLT permite que o trabalhador ponha fim ao contrato de trabalho, com falta grave do empregador, se lhe forem exigidos serviços superiores às suas forças ou capacidade. Em tal caso, chamado de dispensa indireta, o trabalhador receberá todos os direitos devidos como se a rescisão do contrato tivesse partido da empresa (ou seja, deve haver aviso prévio, férias com 1/3 a mais, saldo de salário, multa sobre o FGTS, seguro desemprego, etc).

12) Se eu peço na empresa uma licença médica porque estou com depressão, posso ser despedida? E se for, tenho o direito de entrar com um processo contra a empresa?

Não, não pode ser despedida. É discriminação demitir trabalhador(a) por requerer licença médica. Ocorrendo a dispensa, você pode acionar a Justiça do Trabalho para que seja reintegrada no emprego ou indenizada (art. 9º da CLT e art. 4º da Lei 9029/95).
Apesar da Lei 9029/95 não falar de discriminação por motivo de saúde, a doutrina moderna e a jurisprudência costumam reconhecer sua aplicabilidade em casos como este. Além disso, mesmo juízes que se opõem à aplicação da Lei nesses casos reconhecem que a dispensa não deve ser dada o que existe o direito à indenização com base nos dispositivos constitucionais.

13) Gostaria de saber se solicitando o seguro-desemprego perco o direito à receber o FGTS referente ao mesmo contrato?

A conta vinculada em que são depositados os valores mensais do FGTS do trabalhador pode ser movimentada na hipótese de ele ser despedido sem justa causa (contra a sua vontade), inclusive a indireta (quando o empregado solicita judicialmente a dispensa do trabalho, alegando que o patrão não está cumprindo as disposições contratuais). O seguro-desemprego, por sua vez, tem também por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive indireta, sendo que o requerimento do benefício não prejudica o saque dos valores do FGTS depositados relativos ao mesmo contrato. Até porque o trabalhador deverá apresentar os documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos quando for pedir o Seguro-Desemprego.

Fonte: Opinião Web

14) A empresa tem um prazo pra devolver a rescisão de contrato? Precisa fazer a homologação no sindicato?

Não. A lei não estipula prazo para homologação da rescisão contratual, só prazo para o pagamento, que é de 10 dias a contar da dispensa (no caso de aviso prévio indenizado) ou no 1º dia útil após cumprimento de aviso. Entretanto, no caso de dispensa sem justa causa, em que o empregado tenha direito ao seguro-desemprego, o prazo é de 120 dias para ele requerer o seguro. Então, podemos entender que, antes de vencer o prazo de 120 dias, a empresa deverá fazer a homologação para que o empregado consiga sacar o FGTS e não perca o prazo para dar entrada ao seguro.
A lei determina que, para empregados com mais de um ano de registro, a empresa obrigatoriamente tem que homologar a rescisão contratual, que pode ser feita no sindicato da categoria ou órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ursinhos fazendo Trenzinho

Aluno é suspenso de escola nos Estados Unidos por usar saia para ir à aula

Um adolescente, morador de Maryland, nos Estados Unidos, está acusando a direção de sua escola de discriminação depois de ter sido suspenso por usar uma saia para ir à aula, revelou o jornal “Daily News” deste domingo. O incidente ocorreu no início do mês. Warren Evans - bissexual assumido - foi mandado para casa por estar vestido como uma garota.
- Eu me sinto irritado por eles terem criado um problema comigo só por estar vestindo uma saia - disse ele, em entrevista ao cabal “NBC 4”.
Os funcionários da escola não quisseram comentar a suspensão, mas a política do código de vestimenta do local informa que cabe aos professores decidir se as roupas dos alunos ou cortes de cabelo são adequados. Evans, que não quis revelar sua idade, disse que o manual não é específico o suficiente.
- Ele não diz em lugar algum que os meninos não podem se vestir como garotas - disse o garoto, que no dia da entrevista usava saia rosa, blusa preta e salto alto.

Fonte: Extra

Laércio tenta dopar Chayene, mas é Socorro que acaba dormindo

Socorro toma suco com calmante e cai no sono (Foto: Cheias de Charme / TV Globo)
 
Chayene (Cláudia Abreu) está enlouquecida com o sucesso das empreguetes. Tentando acalmar a fera, Laércio (Luiz Henrique Nogueira) prepara um suco de buriti com um toque especial: um pó calmante para dopar a diva. Socorro (Titina Medeiros) entra na cozinha e pega o suco para levar para Chayene.
Quando repara que o suco é de buriti, ela fica emocionada: “Arrmaria, chega arrupiei, é meu favorito também! Somos almas gêmeas, eu fui a encarnação de Chay nessa vida!”. A maluca resolve provar um pouco do suco e dá uma de "A Bela Adormecida": cai no sono na cama da rainha do forró, e ainda por cima, chupando o dedo! Mas que figura hein?!
Fique ligado em Cheias de Charme! Esta cena vai ao ar na segunda-feira, dia 21 de maio. Saiba mais sobre o capítulo.

Fonte: Rede Globo

Depois de ver o clipe das empreguetes, Sônia quer Cida no olho da rua

Sônia fica fula da vida com o videoclipe das empreguetes (Foto: Cheias de Charme / TV Globo)

O clipe das empreguetes está bombando na internet. Ainda sem ter visto o vídeo, Sônia (Alexandra Richter) mal sabe que sobrou até para ela no novo webhit! A perua fica chocadíssima quando assiste ao clipe e vê que é imitada por Cida (Isabelle Drummond). "Um punhal nas minhas costas", reclama.
Sarmento (Tato Gabus Mendes) tenta amenizar os ânimos da madame, mas ela roda a baiana. "Então é isso o que eu recebo? Eu criei essa ingrata dentro da minha casa, ao lado das minhas filhas, tratando como se fosse igual. Isso é que dá ser caridosa, ajudar", diz, como se fosse a melhor pessoa do mundo.
O advogado até tenta acalmar a mulher, mas ela está fula da vida. "Quero essa ingrata no olho da rua, Ernani. Com a roupa do corpo, que é o que ela tem! Eu não quero mais essa pequena naja morando dentro da minha casa!", ordena a perua.
E agora? Será que Cida vai ser demitida? Fique ligado em Cheias de Charme! A cena vai ao ar na segunda-feira, 21 de maio. Saiba mais sobre o capítulo.

Fonte: Rede Globo

Penha quase tem um treco ao ver o clipe das empreguetes na internet

Fama à vista? Penha descobre que virou hit na internet (Foto: Cheias de Charme / TV Globo)

Ih... vazou! Alana (Sylvia Nazareth) saiu doida pelo Borralho atrás de Penha (Taís Araújo) para mostrar a música que virou o hit do momento. Sem nem conseguir falar direito, arrasta a irmã para a lan house e dá o play no vídeo.
Na tela do computador, o clipe das empreguetes, que gravou ao lado de Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond), publicado na internet. "Juro que não, Penha! Eu não ia fazer isso contigo, com as meninas... O Elano não falou que podia pintar sujeira?", explica-se Kleiton (Fábio Nepo).
Sandro (Marcos Palmeira), Ruço (Nado Grimberg) e as irmãs também ficam em estado de choque. E enquanto isso, Elano (Humberto Carrrão) está na prova da OAB. Agora já era meu bem, assume a fama, que o sucesso lhe espera.

Fonte: Rede Globo

Louca de pedra! Socorro faz pose com eletrodomésticos de Chayene

Que maluca! Socorro faz pose com o micro-ondas. Só internando... (Foto: Cheias de Charme / TV Globo)

Deslumbrada que só, Socorro (Titina Medeiros) aproveita que não tem ninguém em casa e faz uma verdadeira sessão de fotos com os eletrodomésticos de Chayene (Cláudia Abreu). Com o próprio celular, a maluca faz pose com a geladeira, com o fogão... até que Laércio (Luiz Henrique Nogueira) chega e acaba com a festa.
“Quê que cê tá mexendo aí? Tirando foto, ainda por cima?”, pergunta ele, irritado. Sem pestanejar, Socorro explica que estava mostrando para seu celular como a casa é linda. Laércio não briga com ela, mas já vai avisando que Chay não vai contratá-la para trabalhar na casa. “Vai sim, seu Laé, pode apostar. Eu tenho um trunfo pra convencer Chayzinha. Deixe ela acordar, que eu mostro (...) A personal colega de Chayene tá de volta!”, avisa a empregada.
Será que Socorro vai conseguir o emprego dos sonhos? Não perca esta cena, que vai ao ar na segunda-feira, 21 de maio. Saiba mais sobre o capítulo.

Fonte: Rede Globo

Damião e Dagoberto marcam e Inter vence Coritiba na estreia do Brasileiro

 Oscar Willian e Nei Internacional x Coritiba (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)


O Inter começou bem a luta pelo tetracampeonato do Brasileirão. Na tarde deste domingo, o time venceu o Coritiba por 2 a 0.
Os gols saíram na primeira etapa. Leandro Damião abriu o placar em jogada individual e Dagoberto ampliou em triangulação com o centroavante e Dátolo.

Na próxima rodada, o Inter vai até o Rio de Janeiro. No sábado, às 18h30, pega o Flamengo no Engenhão. O Coritiba buscará a recuperação diante do Botafogo, no domingo, às 16h, no Couto Pereira. Antes, porém, na quarta-feira, recebe o Vitória pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Como a partida de ida foi 0 a 0, o Coxa precisa vencer para garantir a vaga. Novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Igualdade a partir de 1 a 1 coloca o time baiano nas semifinais.

Blitz inicial

O domingo ensolarado contagiou os colorados. Aproximadamente 22 mil torcedores foram ao Beira-Rio empurrar o time atrás da vitória na estreia no Brasileirão.

E foi o Inter que teve a primeira oportunidade de gol. Logo aos três minutos, Oscar tocou para Dátolo. O argentino arrancou pela esquerda e cruzou para Leandro Damião. O artilheiro preferiu passar para Dagoberto, mas a defesa do Coxa jogou para escanteio. Os donos da casa seguiram em cima. Quatro minutos depois, Oscar bateu falta direta, que obrigou o goleiro Vanderlei a afastar de soco.

A blitz colorada surtiu efeito. Aos oito minutos, o Inter marcou o seu primeiro gol no nacional. Oscar tocou para Damião. O camisa 9 arriscou e a bola explodiu na zaga, voltando para o centroavante. Aí apareceu a qualidade do goleador. Ele aplicou uma meia-lua em Gil e chutou forte, no ângulo esquerdo de Vanderlei, que nada pôde fazer.

O Inter seguia como dono das ações da partida, com ampla posse de bola. Aos 13, no entanto, um descuido da zaga gaúcha quase custou o empate. Anderson Aquino arrancou pela direita e cruzou. Renan Oliveira recebeu sozinho na área. O meia pegou embaixo da bola e chutou por cima do gol de Muriel.

O lance do Coxa não arrefeceu o ímpeto vermelho. Seis minutos depois, o Inter fez um bombardeio contra a meta de Vanderlei. Oscar bateu escanteio e Índio cabeceou. A zaga conseguiu afastar, mas Dátolo ficou com o rebote e arrematou. Na sobra, Dagoberto finalizou de primeira, mas para fora, à direita do gol paranaense.

Apesar da desvantagem no placar, o Coritiba seguia esperando o erro do Inter. Aos 27, Anderson Aquino encontrou Júnior Urso na esquerda. O volante chutou forte, mas Muriel segurou firme.
O Inter, que havia diminuído o ritmo, ampliou com um golaço aos 37, em bela jogada coletiva. Dátolo tabelou com Dagoberto. O camisa 20 tocou para Damião. O centroavante, em vez de arriscar, fez a parede e devolveu para Dagoberto, que mandou para o fundo das redes.

Dois minutos depois, um lance polêmico. O Coritiba marcou um gol com Everton Costa, mas o árbitro Pablo dos Santos Alves assinalou impedimento.

Segundo tempo
O Coritiba retornou modificado para o segundo tempo. Sérgio Manoel entrou no lugar de William e Everton Ribeiro substituiu Anderson Aquino. E foi o Coxa que arriscou primeiro na segunda etapa. Aos três minutos, Everton Ribeiro aproveitou erro da zaga do Inter e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Inter não se assustou e foi para frente. Aos seis minutos, Oscar arrancou pela direita e tocou para Damião. O centroavante estava marcado, mas se jogou na bola e desviou de Vanderlei. O goleiro do time paranaense só olhou e viu ela sair pela linha de fundo, tirando tinta da trave.
Com a necessidade de reverter o resultado, o Coritiba, se atirou para o ataque. Everton Costa arrancou pela direita, mas foi desarmado por Rodrigo Moledo, que tocou para Dátolo. O argentino carregou a bola e soltou para Oscar. O camisa 16 puxou para o meio e chutou forte para fora.
O lance animou o Inter. No minuto seguinte, os donos da casa avançaram pela direita com Nei. O lateral ajeitou para Dagoberto, que arriscou. Vanderlei segurou firme.
O Coritiba, todavia, seguiu na busca do primeiro gol. O time do técnico Marcelo Oliveira trocava passes dentro do campo colorado. Aos 18, Gil cruzou para Lincoln, que fez bela jogada individual e chutou. Muriel espalmou e salvou o Inter.
Os gaúchos, por sua vez, administravam a partida. Aos 31, quase marcaram o terceiro com Elton. Sete minutos depois, João Paulo, que entrou na vaga de Dátolo quase marcou um gol olímpico. O meia bateu escanteio fechado e a bola acertou o travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Damião acertar o travessão. O artilheiro recebeu passe de João Paulo e invadiu a área, mandando uma bomba.
E não houve tempo para mais nada. O Inter abre o Brasileirão com os três pontos, enquanto o Coritiba volta a pensar na Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte

Bomba explode perto de força de paz da ONU na Síria

Uma bomba explodiu neste domingo em um subúrbio da capital da Síria, Damasco, enquanto importantes observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) visitavam a região. A explosão destruiu a frente de um veículo que estava estacionado na área, mas não deixou vítimas. O chefe da força de paz da ONU, o major general Robert Mood, estava cerca de 150 metros distante do local, junto com jornalistas.

Ainda não está claro qual era o alvo do ataque, mas o carro atingido estava estacionado perto de um posto de segurança. Um oficial que trabalha ali disse aos observadores da ONU que um homem armado tinha atacado dois ônibus militares na mesma região, Douma, mais cedo hoje, ferindo mais de 30 agentes de segurança.

A equipe de observação da ONU, com mais de 200 membros, tem feito pouco para impedir os episódios de violência na Síria, e alguns deles na verdade viraram alvo de ataques. No começo deste mês, uma bomba que tinha como alvo um caminhão do Exército explodiu segundos após a passagem de um comboio no qual estava Mood, no sul do país.

Em Damasco, grupos de oposição reportaram conflitos na madrugada de sábado para domingo entre forças do governo e desertores, no distrito de Kfar Souseh. A zona é uma área de alta segurança, onde está o Ministério de Relações Exteriores e várias agências de segurança e inteligência do governo de Bashar al-Assad.

Em um comunicado na internet, rebeldes sírios afirmam que realizaram um sofisticado ataque que teria matado altos políticos e oficiais da área de segurança na capital. Segundo o comunicado, entre os mortos estaria o major general Assef Shawkat, vice-chefe da equipe de assuntos de segurança; o ministro da Defesa, Dwaoud Rajha; o ministro do Interior, Mohammad al-Shaar, e o ex-ministro da Defesa Hassan Turkmani.

Mas al-Shaar negou o ataque em uma coletiva de imprensa. E Turkmani foi entrevistado pela emissora estatal Syrian TV em seu escritório, dizendo que o comunicado era uma "mentira descarada". As autoridades sírias raramente respondem às notícias veiculadas pela oposição.

Desde o começo do levante contra Assad, mas de 9 mil pessoas já morreram na Síria, segundo a ONU. Um cessar-fogo, que deveria ter entrado em vigor no mês passado, na verdade nunca fui cumprido, minando o plano do enviado especial ao país, Kofi Annan, que tenta negociar um fim para a crise, que já dura 15 meses.

Também hoje, um clérigo contrário ao regime sírio e seu guarda-costas foram assassinados no vizinho Líbano, que começa a ser contagiado pelo conflito na Síria, reascendendo disputas sectárias. As circunstâncias da morte do xeque Ahmed Abdul-Wahid ainda não foram esclarecidas, mas segundo a agência de notícias National, ele e o guarda-costas parecem ter sido mortos por soldados após seu comboio não parar em um ponto de checagem do Exército.

As mortes podem gerar ainda mais tensão na região entre grupos pró e contra Assad, e existem receios de conflitos, já que os seguidores do clérigo bloquearam estradas colocando fogo em pneus. O Exército libanês divulgou um comunicado afirmando que lamenta profundamente o incidente e que uma comissão vai investigar o que ocorreu. As informações são da Associated Press.

Candidato presidencial adere à greve de fome no Egito

Centenas de egípcios, incluindo um candidato à presidência do país, começaram neste domingo uma greve de fome de 24 horas, para protestar contra a prisão de quase 300 pessoas detidas em uma manifestação e que correm o risco de um julgamento militar.

O protesto acontece dias antes da primeira eleição presidencial no Egito após a queda de Hosni Mubarak, na qual deve ser eleito o governo que substituirá a atual junta militar que lidera o país.

Os manifestantes temem que as forças armadas vão continuar usando os tribunais militares para julgar civis e, desta forma, atacar oponentes. Os militares afirmam que os tribunais são essenciais para manter a ordem depois do levante popular que levou à queda de Mubarak.

Neste domingo, manifestantes, ativistas, profissionais da imprensa e outros simpatizantes se reuniram no sindicato dos jornalistas no Cairo para mostrar apoio às 300 pessoas que foram presas no início deste mês, após um protesto na frente do Ministério da Defesa, durante o qual um soldado foi morto.

Ontem, o grupo Humamn Rights Watch disse que os manifestantes presos no início do mês foram agredidos e torturados. "As autoridades militares não têm noção de limites sobre o que podem fazer", afirmou a organização em comunicado.

Khaled Ali, de 40 anos, um candidato à presidência que representa para muitos o rosto do movimento jovem, disse que também vai participar das 24 horas de greve de fome. Ele é o mais novo dos 13 candidatos na disputa, que começa nos dias 23 e 24 deste mês. Entre os manifestantes também estão o legislador Ziad el-Oleimi e o apresentador de TV Reem Magued. As informações são da Associated Press.

Dezenas de moradores perambulam por Ferrara após terremoto

Socorristas prestam atendimento aos desabrigados

Dezenas de moradores perambulavam neste domingo pela cidade de Ferrara, uma das mais prósperas do nordeste da Itália, em meio ao cheiro de gás e aos destroços do terremoto que sacudiu de madrugada a região, deixando seis mortos. "Saí de casa quando senti que começava a tremer", contou o pensionista Claudio Bignami, 68, morador de San Carlo, nos arredores de Ferrara. Enquanto observa os escombros de uma loja e um restaurante, ele lembra o pânico que sentiu: "Pessoas corriam em todas as direções, estava um caos." O cheiro de gás se espalhou pela cidade, de 130 mil habitantes, o que indica vazamentos e o risco de explosões. Alda Bregoli, pensionista de 73 anos, perambula de pijama desde que fugiu de casa, para onde se nega a retornar. "Tenho muito medo", diz, enquanto tenta se proteger da chuva.

O epicentro do terremoto, de 6 graus, foi localizado em Finale Emilia, 36km ao norte de Bolonha. As réplicas continuavam sacudindo a região e assustando os moradores dessa zona próspera, repleta de fábricas e terrenos agrícolas, povoados medievais e cidades eficientes.

O terremoto danificou monumentos, e as rachaduras são visíveis. Pedaços de varandas caíram, janelas foram arrancadas, e galpões e fábricas foram destruídos.

Em casas antigas de camponeses, teme-se que haja pessoas presas ou que tenham sido atingidas por algum objeto. Em alguns lugares, ainda se ouve o barulho de ladrilhos e outros materiais caindo.

Empresários locais, conhecidos por seu dinamismo, símbolo das pequenas e médias empresas italianas, começaram a fazer um balanço dos danos.

"Onde estão os socorristas? O teto da minha casa caiu! Preciso de ajuda! Por que me ignoram?", gritava um idoso em sua residência, no campo.

Durante uma reportagem ao vivo, uma jornalista do canal de TV Sky testemunhou o desabamento de parte da fachada do prédio da prefeitura do povoado de San' Agostino, durante uma das réplicas mais fortes que aconteceram neste domingo.

A Defesa Civil decidiu dar prioridade à população, organizando a primeira noite fora de casa de cerca de 3 mil evacuados, enquanto helicópteros sobrevoavam as áreas mais afetadas, como o povoado de Finale Emilia, onde parte do campanário corre o risco de cair e o castelo sofreu graves danos.

As casas particulares, principalmente as mais modernas, resistiram ao terremoto, enquanto as construções antigas foram as mais prejudicadas.

Em San Carlo, o oratório da igreja do século XVI, que estava sendo restaurado, foi completamente destruído, e pedaços de anjos espalharam-se pelo chão. A tristeza do arquiteto responsável pela obra era visível: "Trabalhamos há oito anos na igreja. Agora, não resta nada", lamentou. "As pessoas haviam contribuído para recuperá-la, doando dinheiro pela internet", assinalou.

Fonte: Jornal A Tarde

Fundador do Facebook, Zuckerberg se casa em pequena cerimônia


Zuckerberg se casou com Priscilla, com quem namora há quase uma década

Um dia após a histórica abertura de capital do Facebook, o fundador da maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg, atualizou seu status no website para "casado".
Zuckerberg se casou neste sábado com Priscilla Chan, de 27 anos, com quem namora há quase uma década. A informação é de um convidado da cerimônia, autorizado a falar em nome do casal. Os dois se casaram em sua casa, na cidade de Palo Alto, na Califórnia (EUA), perante pouco menos de 100 convidados surpresos, que achavam que iriam participar de uma festa para celebrar a formatura de Priscilla em medicina.
Segundo o convidado que serviu de porta-voz, Zuckerberg deu à noiva uma anel "com um rubi muito simples". Deixando de lado seu tradicional modelito de blusa de moletom e tênis, o noivo usou uma terno azul marinho, enquanto Priscilla estava com um vestido branco, com véu e renda.
Zuckerberg conheceu Priscilla em Harvard, onde ele fundou o Facebook em um dormitório estudantil, em 2004. Eles estão juntos desde então. Ela se formou em Harvard em 2007, e depois deu aulas de ciência para o ensino fundamental por dois anos, antes de começar uma nova faculdade, de medicina, com especialização em pediatria.
O Facebook estreou nesta sexta-feira na bolsa Nasdaq, após sua Oferta Pública Inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), por meio da qual a empresa levantou US$ 18,4 bilhões, chegando a um valor de mercado de mais de US$ 100 bilhões. Com isso, a fortuna de Zuckerberg chegou a US$ 19,3 bilhões, tornando o jovem de apenas 28 anos o 29º homem mais rico do mundo. As informações são da Associated Press.

Fonte: Jornal A Tarde

S Voice, o 'app do siri' pro Galaxy S III vazou na web

O app com jeitão de Siri para Android, que ganhou nome de "S Voice", vazou na web nesse sábado (19). O apk exclusivo para o novo Samsung Galaxy S III aparece rodando em aparelhos com Android 4.0. O TechTudo já instalou e aprovou, confira os primeiros testes:

S Voice instalado no Galaxy Nexus (X), o app rodou sem problemas  (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

O apk rodou muito bem em tarefas e perguntas simples. Como no Siri do iPhone, o app também só reconhece comandos dados em inglês ao aparelho. Para buscar sites na web, abrir aplicativos como o Facebook e Twitter, ou usar Navegador com Google Maps para ir para algum lugar.
No primeiro teste de perguntas e respostas, uma perguntinha simples para o S Voice: "Quem é o presidente do Brasil?", em inglês "Who is the president of Brazil", olha a resposta certa abaixo:

S voice responde uma perguntinha simples (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Depois testamos se ele reconhece a localização do usuário, perguntando como está o tempo hoje: em inglês "How is the weather today?". Ele reconheceu sem problemas a localização, mas entregou a temperatura em Fahrenheit, ao invés do tradicional Celsius. Pela velocidade da localização, podemos dizer que foi um empate, já que o mesmo estava com o sinal GPS em modo desligado.

Consegui habilitar e desabilitar o Bluetooth do Galaxy X com um simples comando de voz: em inglês "Turn on Bluetooh", em seguida desligando, com outro comando: "Turn off Bluetooth".
Para terminar os primeiros testes, foi configurado o alarme sem problemas para às 6 horas da tarde com o comando em inglês: "Set alarm to 6PM".
O aplicativo para Android, que chamamos de "apk", vazou no principal fórum de desenvolvedores da plataforma Android, o XDA.

Fonte: Tech Tudo

Líder de organização gay é flagrado sendo agredido na Ucrânia


Agressores não identificados batem em Svyatoslav Sheremet, líder da organização Fórum Gay da Ucrânia, em Kiev, neste domingo (20) (Foto: Reuters) 
Agressores não identificados batem em Svyatoslav Sheremet, líder da organização Fórum Gay da Ucrânia, em Kiev, neste domingo (20) (Foto: Reuters)
 
Svyatoslav Sheremet foi agredido neste domingo, em Kiev (Foto: Reuters) 
Svyatoslav Sheremet limpa ferimentos após ter sido agredido, em Kiev (Foto: Reuters)
 
Sheremet foi agredido depois de se encontrar com jornalistas para informá-los de que a parada gay que ocorreria em Kiev havia sido cancelada. Os agressores fugiram quando perceberam que havia fotógrafos da mídia registrando o ataque (Foto: Reuters) 
Sheremet foi agredido depois de se encontrar com jornalistas para informá-los de que a parada gay que ocorreria em Kiev havia sido cancelada. Os agressores fugiram quando perceberam que havia fotógrafos da mídia registrando o ataque (Foto: Reuters)

'Xuxa' e o Pedido de Casamento de 'Michael Jackson' - do Blog Hipersessão

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20120520013206.jpg

O quadro “O que vi da vida”, que será exibido no “Fantástico” deste domingo (20) vem com revelações surpreendentes da apresentadora Xuxa.
A rainha dos baixinhos contou pela primeira vez que recebeu uma proposta de casamento do cantor Michael Jackson.
Segundo Xuxa, além de se casar, o astro do pop também queria ter filhos com ela.
Outro momento revelador do quadro foi quando a apresentadora confessou que se empenha tanto por projetos que ajudam crianças que foram abusadas porque ela também sofreu abuso quando criança e que entende a vergonha que elas sentem ao falar do assunto.
O “Fantástico” vai ao ar a partir das 20h45.
 

Roni assume ser Gay e Namora Irmão de Tessália

Suelen (Isis Valverde) foi a primeira pessoa a desconfiar da homossexualidade do jogador. Foto: TV Globo/Divulgação
Suelen (Isis Valverde) foi a primeira pessoa a desconfiar da homossexualidade do jogador


Que Roni (Daniel Rocha) tem um jeitinho sensível e uma quedinha por Leandro (Thiago Martins), todo mundo já percebeu em Avenida Brasil. De acordo com o jornal O Dia, o jogador de futebol vai assumir sua homossexualidade em breve e vai se interessar por outro rapaz: Sidney (Felipe Titto), o meio-irmão de Tessália (Débora Nascimento).
Antes de se enrolar com Roni, Sidney vai preocupar Leleco (Marcos Caruso), que morre de ciúmes dos chamegos do rapaz com Tessália. Apesar de a moça contar que o irmão é gay, Leleco vai continuar com suas desconfianças.

Ainda segundo o jornal, não vai ser nada fácil para Roni e Sidney ficarem juntos. Os dois devem enfrentar o preconceito de Diógenes (Otávio Augusto) e de Dolores (Paula Burlamaqui), pais do jogador de futebol.
 
Fonte: Hipersessão 

Livro de estreia de Davi Boaventura retrata dilemas da adolescência

Jornalista de formação, Davi Boaventura estreia na literatura

Uma turma de adolescentes, que enfrenta pela primeira vez os limites que definem a periferia, as classes sociais e o começo da vida adulta. Este é o elemento que forma "Talvez Não Tenha Criança no Céu", estreia do baiano Davi Boaventura na literatura, que terá seu lançamento às 19 horas desta segunda-feira, 21, na livraria Cultura do Salvador Shopping.
"Talvez Não Tenha Criança no Céu" funciona como uma espécie de diário, no qual o mundo parece tão real quanto próximo do leitor, em momentos em que surgem diversas referências, como a banda Legião Urbana e a famosa Macabéia.
Quem assina o prefácio do livro é o escritor Daniel Galera, que definiu a obra como "um relato sufocante dos estertores de uma adolescência sem rumo".
Jornalista de formação, Davi Boaventura é uma das apostas da editora Livros de Safra, que completou seu primeiro ano de mercado, em dezembro de 2011, com 22 livros publicados.

| Serviço |
Lançamento do livro “Talvez Não Tenha Criança no Céu”, de Davi Boaventura
Local: Livraria Cultura do Salvador Shopping
Quando: Segunda, 21, às 19 horas

Fonte: Jornal A Tarde

Troca de mensagens de textos por celular estimula sinceridade, diz estudo

Pessoas estariam mais propensas a revelar uma informação delicada por mensagem de texto

A troca de mensagens de textos por celular é uma boa maneira de obter respostas sinceras para perguntas delicadas, segundo um estudo divulgado da Universidade de Michigan (EUA).
“Os resultados preliminares indicam que as pessoas são mais propensas a revelar uma informação delicada por mensagens de texto do que nas conversas com voz”, explicou em comunicado Fred Conrad, diretor do Programa de Metodologia de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Social (ISR) da Universidade de Michigan.
O resultado foi uma surpresa para os pesquisadores, “já que muitas pessoas achavam que o envio de mensagens de texto diminuiria as probabilidades de revelar informações delicadas”.
Os analistas acreditavam que, ao se criar um “registro visual”, as pessoas desconfiariam, já que suas respostas podem ser vistas em seu telefone por outros.
“(No entanto), descobrimos que as respostas são mais precisas via texto porque não há a pressão de tempo que existe nas conversas telefônicas”, assinalou Conrad.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pessoas podem demorar um pouco mais para responder às mensagens, mas chegam a respostas mais sinceras.
Conrad realizou o estudo junto com Michael Schober, professor de psicologia e diretor da Nova Escola de Pesquisa Social de Nova York, e uma equipe multidisciplinar que incluiu psicólogos, psicolinguistas, analistas de pesquisas, especialistas em informática e colaboradores da companhia telefônica AT&T.
Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram, via texto e voz, cerca de 600 usuários do iPhone e analisaram as reações de quando as perguntas eram feitas por mensagens gravadas ou por uma pessoa, ou se o entrevistado estava sozinho ou na presença de alguém, entre outros.
Os participantes responderam a perguntas como quantos exercícios praticavam por semana e quanto álcool consumiram no último mês. Os especialistas confirmaram que as respostas de maior exatidão vieram por mensagem de texto.
Schober e Conrad explicam que realizaram o estudo para analisar as mudanças nos padrões de comunicação e seus impactos na indústria, pois aproximadamente uma em cada cinco famílias nos Estados Unidos usa somente telefone celular e já não possui mais linhas fixas.
Isso significa que mais pessoas usam mensagens de texto para se comunicar, uma prática que se estendeu sobretudo entre jovens, embora seja algo comum entre todos os grupos de idade.
O estudo, antecipado pela Universidade de Michigan, será apresentado nesta semana na reunião anual da Associação Americana de Pesquisas de Opinião Pública, que será realizada entre 17 e 20 de maio em Orlando, na Flórida.

Fonte: Jornal A Tarde

Festa do rock em Salvador reúne Titãs, Agridoce e Frejat


Grupo Titãs faz apresentação no dia 14 de julho no Rock Concha
Titãs, Frejat e o projeto musical formado pela cantora Pitty e o guitarrista Martin Mendezz, batizado de Agridoce, são algumas das atrações do projeto Rock Concha, que acontece entre os dias 13 e 15 de julho, na Conha Acústica do Teatro Castro Alves.
Pitty participa da festa no dia 13. No dia seguinte, é a vez dos integrantes do Titãs. O encerramento do projeto será ao som de Frejat.
Completando o line-up do evento, as bandas baianas Cascadura, Vivendo do Ócio e Maglore fazem apresentações nos dias, 13, 14 e 15, respectivemente.
Em edições anteriores, o Rock Concha trouxe para Salvador nomes como Marina, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso.
Segundo a organização do evento, a ideia é que, a partir desta edição, o projeto aconteça anualmente.

Fonte: Jornal A Tarde

Ivete Sangalo contagia paraguaios com show em Assunção

Turnê de Ivete pela América do Sul inclui 15 dançarinos e igual quantidade de músicos

 A cantora Ivete Sangalo lançou mão de todo seu carisma e sua energia para contagiar as 15 mil pessoas que foram ao Jóquei Clube Paraguaio, em Assunção, para vê-la no show que aconteceu na noite desta sexta-feira, 18.
'Boa noite, Paraguai. Hoje vou fazer um show incrível para vocês', disse a cantora no início de sua primeira e única apresentação na capital paraguaia.
Eufórica, carismática e com a beleza digna de uma rainha, a ex-integrante da Banda Eva contagiou os espectadores com ritmos africanos, brasileiros e caribenhos.
Além dos milhares de paraguaios, centenas de argentinos, brasileiros e de outras nacionalidades prestigiaram o show.
'Para mim é um sonho, a sigo há dez anos e não posso acreditar que hoje pude vê-la ao vivo', disse à Agência Efe a argentina Carolina Gutiérrez, que levava as bandeiras de Argentina e Brasil.
A apresentação incluiu temas famosos de sua prolífica trajetória, como 'Se Eu Não te Amasse Tanto Assim', 'A Lua que Eu te Dei', 'Beleza Rara', 'Eva' e 'Flor do Reggae'.
A turnê da artista brasileira, que chegou a Assunção proveniente da Argentina, inclui 15 dançarinos e igual quantidade de músicos, além de vários extras que totalizam 60 pessoas no palco.

Fonte: Jornal A Tarde

Mau Tempo suspende Travessia Salvador-Mar Grande também neste domingo

Fortes ventos e mar agitado tornaram impróprias as condições de navegação neste fim de semana

O sistema de travessia marítima que faz a ligação Salvador-Mar Grande continuará suspenso neste domingo, 20, devido ao mau tempo que faz neste fim de semana na capital baiana.
Segundo a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), os fortes ventos e o mar agitado na Baía de Todos os Santos tornaram as condições de navegação impróprias. Por este mesmo motivo, as atividades da Travessia Mar-Grande foram suspensas no último sábado, 19.
Também estão paralisadas as escunas que fazem o tradicional passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. A Astramab informa que as atividades serão retomadas na segunda-feira, 21, caso o tempo melhore.
Já a linha Salvador-Morro de São Paulo continua operando com conexão em Itaparica também devido ao mau tempo no percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé, com predominância de ventos fortes e mar agitado.
Os catamarãs estão saindo do Terminal Náutico com destino a Itaparica, onde os passageiros completam o percurso por rodovia até a Ponta do Curral, em Valença, onde seguem a travessia para o Morro de São Paulo.

Fonte: Jornal A Tarde

Acidente com ônibus deixa dois feridos na Paulo VI

Acidente envolveu ônibus e Clio

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na Avenida Paulo VI, na Pituba, neste domingo (20).
De acordo com agentes de trânsito da Transalvador - Superintendência de Trânsito e Transporte -, os motoristas do ônibus da empresa Praia Grande e de um veículo Clio tiveram lesões leves na colisão.
Eles foram atendidos por equipes da Samu.

Fonte: Jornal A Tarde

Tá rolando? Alinne Rosa e Rafael Almeida têm momento chega mais

Alinne Rosa e Rafael Almeida (Foto: Manuela Scarpa/Photorio News)

Parece que tá rolando algo a mais entre Rafael Almeida e a cantora Alinne Rosa. Pelo menos foi essa a impressão que a dupla passou no sábado, 19, durante a estreia do espetáculo "Enlace - A Loja do Ourives", que é inspirado no romance escrito pelo Papa João Paulo II.
Rafael, que está no elenco da peça, ficou conversando ao pé do ouvido com a cantora depois da aprensentação. E, pelo papo, a convenceu de ir para algum lugar com ele, já que a dupla saiu de mãos dadas e dividiu o mesmo táxi. Bonitinhos, não?

Fonte: EGO

10 órgãos abrem prazo para 1,6 mil vagas no começo da semana

Pelo menos 10 órgãos abrem inscrições no domingo (20), na segunda-feira (21) e na terça-feira (22) para 1.637 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só na Prefeitura de Sinop (MT) são 520 vagas. Os salários chegam R$ 7.947,50 na Polícia Militar do Distrito Federal.
A Polícia Militar do Distrito Federal abre inscrições para 285 vagas neste domingo (20).
Os órgãos que abrem as inscrições nesta segunda-feira (21) para 1.067 são os seguintes: Empresa Gerencial de Projetos Navais, Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (FunGota), Prefeitura de Artur Nogueira (SP), Prefeitura de Augusto de Lima (MG), Prefeitura de Curvelândia (MT), Prefeitura de Formoso do Araguaia (TO), Prefeitura de Jambeiro (SP) e Prefeitura de Sinop (MT).
Na terça-feira (15), a Prefeitura de Caratinga (MG) abrem inscrições para 285 vagas.

Dia 20
Polícia Militar do Distrito Federal

A Polícia Militar do Distrito Federal abriu concurso público para 285 vagas para o cargo de aspirante a oficial. São 41 vagas efetivas e 244 para formação de cadastro de reserva. O salário é de R$ 7.947,50 (veja aqui o edital).
Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior nas áreas médica, odontológica ou veterinária. Os profissionais vão realizar o Crso de Habilitação de Oficiais da Saúde - CHOS.
Os cargos são para a área médica nas especialidades de anestesia, angiologia/ cirurgia vascular, atividade médica em nível pré-hospitalar (médico socorrista), cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, medicina do trabalho, medicina intensiva adulto, medicina intensiva pediátrica, neurologia, nefrologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, penumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia e urologia, na área odontológica nas especialidades de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facil, dentística, endodontia, odontopediatria, periodontia, prótese e radiologia oral e imaginologia, e na área de veterinária na especialista de veterinária de pequeno porte (cães).
O processo seletivo é composto de 6 fases: exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, avaliação de títulos e de experiência profissional, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica e sindicância da vida pregressa e investigação social.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 20 de maio e 22 de junho pelo site www.iades.com.br. A taxa é de R$ 78,50.
Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na central de atendimento, localizada no SCS Quadra 8, bloco B-60, 4º andar, Shopping Venância 2000, Asa Sul, das 10h às 16h.
As provas objetivas estão previstas para o dia 2 de setembro e terão 4 horas de duração.
O curso será realizado na Academia de Polícia Militar. O candidato que concluir com aproveitamento o CHOS será nomeado ao posto de Segundo-Tenente do QOPMS.
Dia 21
Empresa Gerencial de Projetos Navais
A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) divulgou edital de concurso público para 120 vagas na Escola Técnica do Arsenal de Marinha (Etam) para os cursos de técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em estruturas navais e técnico em mecânica. As vagas para admissão na Emgepron serão destinadas aos 12 primeiros colocados em cada curso ao cargo de técnico de projetos navais, nas especialidades de técnico de eletrônica, de eletrotécnica, técnico industrial - estruturas e técnico de mecânica (veja aqui o edital).
As vagas são para a cidade do Rio de Janeiro.
Serão oferecidos aos alunos alimentação (café da manhã e almoço); uniforme e equipamento de proteção individual; seguro de acidentes pessoais e atendimento médico e odontológico.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 21 de maio a 10 de junho pelo site www.ibfc.org.br. A taxa é de R$ 35.
A prova objetiva será realizada no dia 1º de julho. O horário e os locais ainda serão divulgados pela organizadora.
Os cursos serão ministrados nas instalações da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (Etam), localizado na Ilha das Cobras, edifício 35, Centro do Rio, com duração de três semestres (18 meses), no horário das 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Para ingressar na Emgepron, o candidato deverá ter sido classificado, após o final dos cursos, dentro do número de vagas existentes para cada cargo; ter, pelo menos, 18 anos; e possuir como escolaridade mínima o ensino médio completo. O salário-base é de R$ 1.026.
Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (FunGota)
A Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (FunGota), em Araraquara (SP), ligada à prefeitura da cidade, divulgou edital de concurso público para 126 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários vão de R$ 850 a R$ 3.200 (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para analista administrativo, analista de sistema, contador, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro e médico horista nas especialidades de ginecologia obstetrícia, pediatria e neonatologia, UTI neonatal e UTI adulto.
As vagas de nível médio/ técnico são para auxiliar administrativo, auxiliar geral, reparador geral na área hospitalar, técnico em serviços na área hospitalar e administrativo, técnico de enfermagem na área hospitalar.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de maio a 14 de junho pelo site www.cetroconcursos.org..br. A taxa é de R$ 38 para nível médio e R$ 58 para nível superior.
A data, o horário e os locais de prova serão divulgados no edital de convocação para a prova objetiva.
Prefeitura de Artur Nogueira (SP)
A Prefeitura de Artur Nogueira (SP) divulgou edital de concurso público para 75 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 698,83 a R$ 7.556,61 (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para educador infantil, médico cardiologista, cirurgião, clínico geral, endocrinologista, gastroenterologista, generalista, neurologista, pediatra, pneumologista, proctologista, psiquiatra, psiquiatra, reumatologista, médico socorrista, ultrassonografista, médico urologista e professor de educação básica i de ensino especial.
As vagas de nível médio/ técnico são para agente de trânsito, almoxarife, auxiliar de departamento, fiscal de obras, fiscal de posturas, técnico em edificações, técnico em farmácia e técnico em imobilização ortopédica e técnico em laboratório.
Os postos de nível fundamental completo e incompleto são para agente comunitário da saúde, auxiliar odontológico, copeira, eletricista de autos, inspetor de alunos, vigia de patrimônio, ajudante geral, auxiliar de mecânico, borracheiro, carpinteiro, coveiro, cozinheira, encanador, gari, jardineiro, mecânico, motorista de ambulância, operador de maquinas, (pá carregadeira, rolo compactador, motoniveladora e retroescavadeira), operador do sistema viário, pedreiro, serralheiro, servente de limpeza e tratorista.
As inscrições podem ser feitas no período de 21 de maio a 3 de junho pelo site www.institutoindec.com.br. A taxa é de R$ 16 para nível fundamental, R$ 26 para nível médio e R$ 36 para nível superior.
A prova objetiva será aplicada no dia 17 de junho. O horário e os locais ainda serão divulgados.
Prefeitura de Augusto de Lima (MG)
A Prefeitura de Augusto de Lima (MG) divulgou edital de concurso público para 126 vagas em cargos de nível alfabetizado, fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 6.400 (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para assistente social, bioquímico, cirurgião-dentista, enfermeiro, especialista em educação - supervisor, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico clinico geral, ginecologista, pediatra, médico plantonista, pedagogo, professor de educação básica - PEB I, professor de educação básica - PEB II - anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de educação física, língua inglesa e matemática e psicólogo.
As vagas de nível médio são para agente administrativo, agente fiscal, almoxarife, auxiliar de contabilidade, auxiliar de secretaria e técnico em saúde bucal.
Os postos de nível alfabetizado e fundamental são para auxiliar administrativo, coveiro, eletricista, eletricista de veículo, lubrificador, motorista, multiplicador institucional de saúde, operador de máquinas pesadas, operador de serviços diversos e pedreiro.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de maio a 21 de junho pelo site www.flavioandrade.com.br. A taxa vai de R$ 35 a R$ 70.
Os candidatos também podem se inscrever na prefeitura, localizada na Avenida Coronel Pedro Pedras, 200, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Haverá prova prática para os cargos de motorista e operador de máquinas pesadas.
As provas objetivas estão previstas para o dia 15 de julho, a partir das 9h e terá três horas de duração.
Prefeitura de Curvelândia (MT)
A Prefeitura de Curvelândia (MT) divulgou edital de processo seletivo para 23 vagas em cargos de nível superior. Os salários variam de R$ 980,66 a R$ 2.136. O extrato do edital foi divulgado nesta sexta-feira (18) no Jornal Oficial Eletrônico dos municípios do estado do Mato Grosso (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para assistente social – PAIF, bioquímico, psicólogo – PAIF, professor I – pedagogia, professor II – matemática, professor II – língua portuguesa, professor II – história e professor II – geografia.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de maio a 1º de junho pelo site www.acpi.inf.br. O valor da taxa de inscrição não foi divulgado.
A prova objetiva está prevista par ao dia 17 de junho. Os locais de provas serão divulgados no site da prefeitura e da organizadora.
Prefeitura de Formoso do Araguaia (TO)
A Prefeitura de Formoso do Araguaia (TO) abriu concurso público para 67 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. São 40 vagas efetivas e 27 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 622 a R$ 4.650 (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para médico clínico geral, médico ortopedista, médico cardiologista, médico obstetra/ginecologista, farmacêutico, enfermeiro, biomédico, analista técnico jurídico com especialização em direito público ou direito do estado e psicólogo.
A vaga de nível médio é para técnico em enfermagem.
Os postos de nível fundamental são para agente de coleta de lixo, jardineiro, agente de serviços braçais, operador de máquinas leves e operador de máquinas pesadas.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.ebraconconcursos.com.br entre os dias 21 de maio e 1º de junho. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.
A data, o horário e os locais de prova ainda serão divulgados pela organizadora.
Prefeitura de Jambeiro (SP)
A Prefeitura de Jambeiro (SP) divulgou edital de concurso para 10 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 1.894,32 (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para nutricionista, professor fundamental II de artes.
As vagas de nível médio são para agente comunitário de saúde e atendente.
Os postos de nível fundamental são para monitor escolar, tratorista I, motorista, vigilante e braçal.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 e 25 de maio pelo site na secretaria da Câmara Municipal, localizada na Rua Coronel João Franco de Camargo, 80, das 10h às 15h. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental e médio e R$ 50 para nível superior.
Os candidatos devem levar original e cópia autenticada do documento de identidade e do CPF.
A prova objetiva será aplicada no dia 3 de junho, a partir das 10h, na E.M. Ensino Fundamental Professor Maria Olímpia Vieira, localizada na Rua Coronel Batista, 267.
Prefeitura de Sinop (MT)
A Prefeitura de Sinop (MT) divulgou edital de processo seletivo para 520 vagas de agente comunitário de saúde. São 70 vagas imediatas e 450 para formação de cadastro de reserva. O salário é de R$ 889,30. O edital foi divulgado nesta sexta-feira (18) no Jornal Oficial Eletrônico dos municípios do estado do Mato Grosso (veja aqui o edital).
Para participar da seleção os candidatos devem nível de fundamental. A carga horária é de 40 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de maio a 1º de junho nas unidades de saúde da família listadas no edital, das 13h às 16h30. Não há cobrança de taxa de inscrição.
No ato da inscrição os candidatos devem levar documento de identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência.
As provas serão aplicadas no dia 17 de junho na Universidade do Estado de Mato Grosso.
Dia 22
Prefeitura de Caratinga (MG)

A Prefeitura de Caratinga (MG) divulgou edital de concurso para 285 vagas em cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 4.038,25 (veja aqui o edital).
Os cargos de nível superior são para agente tributário, assistente administrativo I e II, assistente jurídico, assistente social, dentista da família, enfermeiro, enfermeiro da família, engenheiro-agrônomo, médico psiquiatra, médico-veterinário, nutricionista, professor de educação física, psicólogo, servente escolar e turismólogo.
As vagas de nível médio são para monitor, professor PRI, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em radiologia.
Os postos de nível fundamental são para auxiliar de campo, auxiliar de escritório, encarregado de serviços, operador de máquinas, operador de máquinas agrícolas e vigia.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de maio a 21 de junho pelo site www.examesconsultores.com.br. A taxa é de R$ 45 para nível fundamental completo e incompleto, R$ 60 para nível médio/técnico e R$ 80 para nível superior.
Os candidatos também podem se inscrever presencialmente no posto de inscrição no antigo prédio de PSIU, piso 1, localizado na Praça Cesário Alvim, 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.
A prova objetiva está prevista para o dia 29 de julho. O local de prova será divulgado no site da organizadora.

Fonte: G1