Chique agora é andar de
ônibus. Pelo menos é essa a ideia da BHTrans ao lançar o sistema
executivo de transporte urbano, que começa a operar já na segunda-feira,
inicialmente com as linhas Savassi-Buritis e Savassi-Cidade
Administrativa. Pagando até R$ 5, quase 90% a mais que os R$ 2,65
cobrados dos ônibus bairro a bairro em Belo Horizonte, sem direito a
gratuidade, o passageiro vai viajar em poltronas de veludo, com
ar-condicionado, internet sem fio e TV. Mas o melhor de tudo é que serão
43 passageiros assentados, cada qual com seu cinto de segurança, em
todo o trajeto. “Se insistirem muito, vão poder entrar seis passageiros
em pé. Por lei, não serão aceitos mais do que isso”, garantiu ontem
Daniel Marx, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da
BHTrans.

O novo sistema de
transporte urbano da capital já recebeu o apelido de frescão porque, ao
contrário dos fresquinhos do passado, que usavam micro-ônibus, trará
ônibus de maior porte, em modelo executivo. “Nossa intenção é que as
pessoas façam opção pelo ônibus, mas cada um terá de analisar o seu
custo-benefício. O que podemos dizer é que o passageiro vai economizar
em estacionamento, talões de rotativo e tempo, podendo trabalhar no
notebook enquanto está no ônibus”, compara Marx.
As duas novas linhas
servem como teste para a BHTrans e também para as empresas de ônibus.
Dependendo da aceitação, outros itinerários podem ser criados. Se o
serviço passar no teste, já está acertado para o ano que vem o
atendimento a três novos itinerários: Belvedere-região hospitalar;
Sion-região hospitalar e Avenida do Contorno (circular). “Mas podem ser
criadas uma sexta, uma sétima linha. Vai depender de esse tipo de
serviço ‘pegar’ em BH”, afirma o diretor da BHTrans, que também cogita
uma rota turística.
Segundo Marx, os
primeiros itinerários foram escolhidos com base em pesquisa de opinião,
que identificou o maior número de pessoas dispostas a deixar o carro em
casa nesses trajetos, talvez em função dos graves problemas de
congestionamento. É o caso, por exemplo, da via de acesso ao Bairro
Buritis na volta para casa. “Tem dia que levo uma hora de carro do BH
Shopping até em casa, em função do trânsito. Depois das 17h, ninguém
mais anda”, desabafa a engenheira ambiental Márcia Maria dos Santos, de
34 anos, moradora do Estoril. Se ela trocaria o volante do carro pelo
frescão? “Sim, se isso ajudasse a desafogar o trânsito e a reduzir o
estresse ao volante. Está muito complicado conseguir vaga na Savassi. Ou
paro no estacionamento ou pago o triplo do preço de um rotativo a um
flanelinha.”
O empresário João
Gualberto Gonçalves, de 57, aceitaria a troca, se fosse um serviço de
primeira qualidade. “Hoje, o maior problema é ficar duas horas no ponto
de ônibus esperando”, compara. Segundo o morador do Buritis, dependendo
da ocasião, o ônibus poderia representar economia ao considerar gastos
com gasolina e estacionamento.
Só durante a semana
O novo serviço está
programado para operar somente em dias úteis, das 6h às 19h. Até
terminarem as obras para implantação do transporte rápido por ônibus
(BRT) na Avenida Cristiano Machado, os frescões que levam da Savassi à
Cidade Administrativa devem fazer o trajeto gastando de 40 minutos a uma
hora. Já a linha Savassi-Buritis deve gastar de 25 a 40 minutos no
itinerário (veja quadro).
Além de itens como vidro
escuro, cortina e bagageiro, o novo ônibus executivo traz equipamentos
que já são obrigatórios, mas nem sempre estão presentes nas linhas
regulares: todos os veículos têm elevador, espaço para acomodar cadeiras
de rodas e assentos preferenciais demarcados com cores diferentes,
exclusivos para deficientes, gestantes, idosos e mães com crianças no
colo. Apesar de ser totalmente adaptado, o frescão não estará coberto
pela regra da gratuidade, pois, segundo a BHTrans, trata-se de uma
tarifa especial, que escapa ao direito à passagem gratuita reservada ao
transporte coletivo convencional.
Para o engenheiro civil
Silvestre de Andrade Puty Filho, consultor e mestre na área de
transportes e trânsito, a implantação das duas linhas pode trazer bons
resultados. “Sou favorável à busca de alternativas em sistemas de
transporte coletivo. As pessoas têm gostos variados, interesses
distintos. Por isso é importante um serviço diferenciado, com melhor
padrão de conforto, para atrair um novo público, que não está sendo bem
atendido pelo sistema atual, ou que opta pelo carro próprio e táxi”,
sugere. Para o engenheiro, a implantação das duas linhas será apenas o
começo do serviço, que deverá ser ampliado a partir de estudos de
viabilidade e demanda de público. (Com Landercy Hemerson e Bruno
Freitas)
A versão que não decolou
Arnaldo Viana
Mineiro é muito “seguro”
com dinheiro. Talvez, por isso, os fresquinhos (microônibus) entre as
décadas de 1970 e 80, que faziam itinerários passando por avenidas como
Contorno e Getúlio Vargas e pelo Bairro Santo Antônio, não tenham
decolado. Eram bem mais caros que o coletivo convencional, apenas pela
refrigeração. A proposta era oferecer um serviço executivo. Só que na
época a demanda na cidade não era tão grande. E como ônibus não é táxi,
não levava o cidadão aonde ele queria. Além disso, BH ainda não estava
asfixiada pelo tráfego. Como gato escaldado tem medo de água fria, estão
reativando o frescão com passagem um pouquinho acima da cobrada pelo
ônibus convencional e ainda TV e internet sem fio a bordo, o que a
tecnologia na época não permitia. O itinerário vai servir mais a quem
trabalha na Cidade Administrativa ou a quem precisa resolver pendências
com o governo. Assim, pode até vingar.
Confira os trajetos
Os trajetos
Linha Cidade Administrativa/Savassi
Ponto de partida na Rua Alagoas (Savassi), em frente ao número 1.485. Ponto final na Cidade Administrativa.
Itinerário: Avenida
Cristóvão Colombo, Praça da Liberdade, Rua Gonçalves Dias; avenidas João
Pinheiro, Álvares Cabral, Afonso Pena; Rua Espírito Santo, Avenida do
Contorno, Viaduto Leste, Túnel da Lagoinha, Avenida Cristiano Machado
(pista exclusiva), MG-010, com acesso ao túnel e às vias internas da
Cidade Administrativa.
Retorno: Cidade
Administrativa, MG-010, Avenida Cristiano Machado (pista exclusiva),
Túnel da Lagoinha, Viaduto Leste, Avenida Oiapoque, Rua São Paulo;
avenidas Afonso Pena, Álvares Cabral e João Pinheiro;
Rua Gonçalves Dias,
Praça da Liberdade, Avenida Cristóvão Colombo, Avenida do Contorno e Rua
Alagoas, com ponto final em frente ao nº 1.485.
Pontos na Área Central
Rua São Paulo, 190, entre Rua dos Guaicurus e Av. Santos Dumont;
Rua São Paulo, 366, entre Rua dos Caetés e Av. Afonso Pena (SESC - São Paulo);
Av. Afonso Pena, 776, entre Av. Amazonas e Rua dos Tamoios (Praça Sete – Banco da Lavoura);
Av. Afonso Pena, 1270, entre Rua da Bahia e Av. Álvares Cabral (Correios);
Av. João Pinheiro, 140, entre Av. Álvares Cabral e Rua dos Guajajaras (Praça Afonso Arinos);
Av. João Pinheiro, 450, entre Rua dos Aimorés e Rua Bernardo Guimarães (Escola Estadual Afonso Pena);
Praça da Liberdade, entre Rua Gonçalves Dias e Av. Brasil (Circuito Cultural – Praça da Liberdade 1);
Av. Cristóvão Colombo, 629, entre Praça da Liberdade e Rua Sergipe (SERVAS),
Av. Cristóvão Colombo, 135, entre Av. Getúlio Vargas e Rua Fernandes Tourinho (Savassi - Pátio Savassi 1);
Rua Alagoas, 1463, entre Avenida do Contorno e Av. Getúlio Vargas (Ponto Final);
Av. Cristóvão Colombo, 480, entre Rua Alagoas e Rua dos Inconfidentes;
Praça da Liberdade, 153, entre Av. Brasil e Rua Gonçalves Dias (Circuito Cultural – Praça da Liberdade 2);
Av. João Pinheiro, 613, entre Rua Gonçalves Dias e Rua Bernardo Guimarães (Xodó);
Av. João Pinheiro, 195, entre Rua dos Timbiras e Rua dos Guajajaras (Associação Médica);
Av. Afonso Pena, s/nº, entre Av. Álvares Cabral e Rua da Bahia (Teatro Francisco Nunes);
Linha Buritis/Savassi
Itinerário circular:
Partida da Avenida Professor Mário Werneck em frente ao nº 3.015,
seguindo elas Rua José Rodrigues Pereira, avenidas Raja Gabaglia e
Álvares Cabral; Rua Rodrigues Caldas, Rua Antônio Aleixo, Avenida
Brasil, Praça da Liberdade; avenidas Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas,
Contorno e Olegário Maciel; Rua Santos Barreto, Avenida Álvares Cabral,
Raja Gabaglia, Rua José Rodrigues Pereira, avenidas Engenheiro Carlos
Goulart e Mário Werneck; ruas Maria Heilbuth Surette, Eli Seabra Filho e
Henrique Badaró Portugal; Avenida Mário Werneck, com ponto final em
frente ao nº 3.015.
Pontos na Área Central
Av. Álvares Cabral, 1881, entre Av. do Contorno e Rua Santos Barreto (Ministério Público de Minas Gerais 1);
Rua Prof. Antônio Aleixo, 601, entre Rua Santa Catarina e Rua Curitiba (Antônio Aleixo c/Santa Catarina);
Rua Prof. Antônio Aleixo, entre Rua Espírito Santo e Rua da Bahia (Minas 2);
Av. Cristóvão Colombo, 629, entre Praça da Liberdade e Rua Sergipe (SERVAS), (PED 323A);
Av. Getúlio Vargas, 1460, entre Av. Cristóvão Colombo e Rua Alagoas (Savassi - Galeria Savassi);
Av. Getúlio Vargas, 1620, entre Rua Fernandes Tourinho e Av. do Contorno (Hotel Boulevard Plaza);
Av. do Contorno, 6608, entre Rua Levindo Lopes e Rua da Bahia (URBEL 1);
Av. do Contorno, 7060, entre Rua Rio de Janeiro e Rua Fernandes Tourinho (Estadual Central 1);
Av. do Contorno, 7510, entre Rua Santa Catarina e Av. Olegário Maciel;
Av. Álvares Cabral, 1884, entre Rua Matias Cardoso e Rua Araguari (Ministério Público de Minas Gerais 2).