sábado, 3 de novembro de 2012

'Rei Davi':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro




Segunda-feira, 05 a Sexta-feira, 09 de novembro -Ainoã interrompe para anunciar o nascimento de Mefibosete e a morte de Selima. Saul fica pesaroso, mas se recusa a falar com Jonatas. O soldado chega ao cortejo de Selima, sujo e aos trapos, chorando desolado. Ainoã conforta o filho. Itai recebe Davi e seus homens, que temem represária do povo de Ziclague. Davi agradece a Deus pelo abrigo e Itai fica curioso com a relação dele e sua fé. Tirsa vai pegar mais cobertas para aquecer o bebê e Jonatas a expulsa da tenda, porque não quer ver o filho. Tirsa sai com Mefibosete. Jonatas fica amargurado, consumido de dor e revolta. Merabe e Mical se encantam com a criança e Ainoã o leva para conhecer Saul, que também fica encantado.
O rei pergunta quando Rispa lhe dará herdeiros e Ainoã aproveita para contar que será difícil saber qual seria o pai, uma vez que ela o trai com Abner. Para o alívio de Rispa, Saul não acredita. Ainoã sai furiosa. Allat prepara poções para curar Doegue, que se revolta e diz que não tem mais esperanças. Pede que ela lhe dê um veneno. Ela nega e Doegue tenta cravar um punhal no próprio peito. Allat consegue evitar. Abner dá as ordens de Saul a seus homens. Davi conta a Itai que venceu Golias graças a Deus. O ferreiro fica impressionado com sua fé. Sem perceber, Bate-Seba fala com muita admiração sobre Davi e sua mãe a repreende. Ainoã manda Ziba fazer com que Saul veja Rispa e Abner juntos.
Paltiel encontra Allat por acaso. O soldado diz que poderia matá-la, mas não irá. Paltiel quer que ela lhe faça um favor. Abner diz para Eliã que deixou o exército de Saul. Adriel estranha, mas disfarça. Urias diz sem querer que Davi está em Ziclague. Eliã olha sério e ele entende que falou demais. O general dá a noticia para Saul. Rispa chega trazendo vinho e se assusta ao ver Abner. O rei aproveita para agarrar sua concubina e conta o que Ainoã disse para testá-lo. Abner engole seco e desmente. Allat dá um perfume para Paltiel e promete que a mulher amada ficará aos seus pés. Davi e Joabe, que estão acostumados com armas obtidas dos despojos de guerra, ficam impressionados com as espadas produzidas por Itai. Um grupo mal encarado olha para Davi. Ele diz a Joabe que eles têm de conquistar a confiança do povo filisteu.
Ziba se oferece para ajudar Abner a conquistar sua irmã. Mical usa o perfume e delira achando que Paltiel é Davi. Ela começa a acariciá-lo e quando ele percebe a confusão, grita inconformado. Mical desperta, assustada. Ziba convence Rispa de que Abner está disposto a deixar o exército para ficar com ela. Ela confirma um encontro com o comandante. Assim que sai, Ainoã chega e presenteia Ziba com objetos valiosos. Mefibosete chora e Jonatas fica sem saber o que fazer. Ele decide chamar Tirsa. Ainoã diz a Saul que Davi está no acampamento. Davi dorme e sonha com um homem encapuzado entrando em sua tenda para matá-lo. Ele faz barulho e Davi acorda. Eles lutam e o homem crava sua faca no peito de Davi, que agoniza e morre.

Joabe entra na tenda com a espada em punho. Davi acorda e conta o pesadelo ao amigo, que entende sua preocupação. Mical fica furiosa com Paltiel achando que ele estava se aproveitando e o expulsa da tenda. Rispa e Abner se beijam. O soldado vê Saul e sai correndo. O rei não os vê e ao chegar pergunta a Rispa onde está Davi. Mefibosete chora muito e, no impulso, Jonatas pega o bebê no colo pela primeira vez. Mefibosete para de chorar no mesmo instante. Toda a sua irritação vai embora quando a criança sorri para ele. Ele abraça o filho com amor e começa a chorar. Tirsa assiste à cena e sai sem ser vista, emocionada.
Eliã encontra Davi e se oferece para entrar em seu exército. Rispa escuta seu irmão tramando com Aionã e fica revoltada. Eles discutem e trocam tapas. Saul se emociona ao ver Jonatas brincando com seu filho, que já tem 5 anos. Jonatas pede perdão a Saul por tê-lo feito sofrer. Seu pai diz que ele é quem precisa ser perdoado. Mefibosete vai brincar com outras crianças e Saul diz que já está na hora de seu neto aprender a lutar, pois um dia será rei de Israel. Jonatas compartilha esse pensamento e sai, antes de iniciar uma nova discussão.
Merabe já é mãe. Ela amamenta seu filho e pergunta a Mical quando ela dará um herdeiro a Paltiel. Ela diz que seu filho será de Davi. Tirsa vê Ziba com uma mulher e fica chateada. Davi é recebido por Aquis, que, com o passar do tempo, já o trata como amigo. Ziclague cresce com a presença dos hebreus. Alguns soldados se casam com filisteias. Abner diz a Saul que apesar de estar ao lado dos filisteus, Davi continua amado pelo seu povo pois só batalha com inimigos comuns aos hebreus. Aquis diz que está na hora do reinado de Saul acabar e pede que Davi o mate. O hebreu fica chocado, pois, apesar de tudo, ainda tem muito apreço por Saul.
Davi e Joabe estão apreensivos, mas disfarçam e aceitam ir à guerra contra Saul. Ainoã manda Abner treinar Esbaal, pois pretende torná-lo rei. Davi pede que Joabe vá ao acampamento de Saul e avise Jonatas sobre o ataque filisteu. Abiatar conversa com Itai sobre como sua fé mudou depois de quase morrer no deserto e ter a visão da Arca da Aliança. Aquis conta a história de quando os filisteus roubaram a Arca e o povo teve tumores horríveis. Joabe observa a movimentação do acampamento de Saul e quase é visto por Adriel. Abner treina Esbaal com muita dificuldade. Ele duvida de suas próprias habilidades e não acredita que um dia possa chegar a ser rei. Jonatas brinca com Mefibosete que se afasta e acaba se aproximando de Joabe. Ele pede que o menino dê um recado ao pai. Doegue morre e Allat o enterra. Jonatas deixa seu filho com Tirsa e vai falar com Joabe. Mical faz um ritual pagão para Ishtar trazer Davi de volta. Joabe conta os planos de Davi para Jonatas e logo que se despedem, Abner aparece com a espada em punho. Eles lutam, mas Jonatas derruba Abner para Joabe fugir. Itai fala sobre as vantagens do exército filisteu sobre o hebreu e Davi o escuta, apreensivo. Abner diz que se o exército filisteu for tão grande como Joabe disse, os hebreus serão massacrados. Eliã e Urias se despedem de suas esposas. Bate-Seba quer ajudar a cuidar dos feridos e alimentar os homens. Seu pai, Eliã, não permite. Saul, Abner e Jonatas olham apavorados os milhares de soldados filisteus.

Saul dorme e tem um sono agitado. Rispa vela seu sono. Ele murmura e se revira até que acorda gritando, angustiado. Ziba diz a Rispa que vai fugir e a aconselha fazer o mesmo. Saul se revolta quando um sacerdote diz que Deus não tem nenhuma mensagem para ele. Davi diz a Joabe que teve a sensação de estar sendo vigiado. O sacerdote consulta Urim e Tumim, artefatos sagrados parecidos com pedras pelas quais Deus se comunica. Ele não obtém resposta e Saul fica ainda mais preocupado. O rei então resolve consultar uma feiticeira e Paltiel diz saber onde encontrar uma.
Saul se disfarça de mendigo para que ninguém perceba onde está indo. O rei diz a Jonatas que pretende falar com Deus evocando o espírito de Samuel. Ele se recusa acompanhar o pai. Ainoã insiste com Esbaal, tentando convencê-lo a se tornar o novo rei de Israel, posto que ele não tem interesse em ocupar. Ainoã vê Ziba saindo com sacolas e o detém. O servo diz que está se prevenindo, pois não crê que Saul vença a guerra. Ziba explica o que o rei pretende fazer para falar com Deus. Adriel agride violentamente Merabe por um motivo fútil.
Saul, Abner e Paltiel caminham à procura de Allat. Joabe e outros soldados se despedem de suas esposas em Ziclague e partem para se juntar ao exército filisteu. Saul acha Allat e finge ser pobre. Ela não percebe que é o rei. Ele pede que a feiticeira traga Samuel. Jonatas divide com Ainoã a preocupação com os atos de seu pai. Ela diz que é um grande erro ir contra as leis de Deus e Jonatas diz ser tarde demais. Abiatar caminha pela cidade que, de repente, é invadida por amalequitas. Jonatas pede que Tirsa cuide de Mefibosete caso algo aconteça com ele na batalha. Os amalequitas destroem a cidade e Itai luta contra eles. Ele e as esposas de Davi conseguem se salvar. A esposa de Joabe é levada por um dos soldados junto com outras mulheres.
Allat reconhece Saul e ele diz que não fará mal a ela. Surge o espírito de Samuel. Somente Saul consegue ver o profeta, que pergunta por que foi trazido ao mundo dos vivos. Samuel diz a Saul que tudo o que está acontecendo é culpa dos seus atos de desobediência e não há nada que ele possa fazer para mudar seu destino. Mical fica revoltada ao ver que a irmã foi espancada novamente. Samuel diz que Deus entregará Saul e Israel às mãos dos filisteus. Abner e Paltiel despertam Saul de uma espécie de transe e tentam alimentá-lo. Saul perde suas esperanças em vencer a batalha.
Mical confronta Adriel, que a humilha. Ele promete se vingar. Saul ignora Allat e vai embora. Mical procura Ziba e pede que ele arrume alguns homens para dar uma surra em Adriel. Allat deixa a caverna que se escondia. Homens encurralam Adriel e lhe dão uma surra. Mical observa o cunhado. Saul diz a Jonatas não há esperança para a batalha. Jonatas então diz que morrerá ao seu lado. Laís diz para sua filha, Bate-Seba, que já percebeu a forma com que ela fala de Davi. Bate-Seba admite seus sentimentos. Diz que casou obrigada e que se tivesse escolha preferia estar casada com Davi. Ela sai e Laís vai atrás dela, inconformada. Os príncipes tentam convencer Aquis que Davi os trairá.

Abner não tem absoluta certeza da aparição Samuel, pois somente o rei o vê. O comandante diz a Saul que ele pode ter sido dopado pela feiticeira. Merabe chora ao saber que Adriel apanhou e briga com Mical, que encomendou a surra. Jonatas se despede do filho. Ele não contém a emoção pois tem quase certeza de que esta será sua última batalha. Esbaal quer ir à guerra, mas Ainoã pede a Saul que não permita. O rei assim o faz pensando em garantir a continuidade de sua família. Ainoã pergunta o que a feiticeira disse e Saul se surpreende. Ele se irrita por ela estar sabendo. Abner vai dar um último adeus a Rispa. Ele afirma não ter certeza de que voltará da batalha. Ela fica abalada. Não resiste ao beijo e diz que também o ama.
Aquis se recusa acreditar que Davi o trairá na batalha. O rei filisteu conversa com Davi, que finge não entender o receio dos príncipes. Aquis não pode ir contra a vontade dos príncipes e dispensa Davi. Saul e seus soldados se despedem quando Jonatas chega e diz que não vai deixar seu pai sozinho no campo de batalha. Saul tenta impedir, mas percebe que não conseguirá. Jonatas se coloca ao lado do pai. Saul fica feliz com sua companhia. Eles montam seus cavalos e o exército parte. Davi conta aos seus companheiros que Aquis o dispensou, mas seu plano de ajudar o exército de Saul permanece. Nesta hora entra Itai, todo machucado. Ele conta sobre o ataque dos amalequitas a Ziclague.
Davi chega com Urias, Aitofel, Eliã, Itai e seus soldados à cidade que está completamente destruída. Umhomem velho diz que a culpa é toda de Davi e alguns filisteus sobreviventes começam a se aproximar com raiva. Sob pedras atiradas por eles, Davi, que pede para Joabe chamar Abiatar e foge a cavalo. Soldados filisteus e hebreus estão alinhados, prontos para a batalha. Davi diz a Abiatar que está preocupado com Saul e Jonatas. Ele pede que o sacerdote consulte Deus para dizer se ele deve perseguir os amalequitas que atacaram Ziclague. Deus se manifesta pelas pedras Urim e Tumin. Ele quer que Davi vá atrás dos amalequitas. Davi convoca seu exército para caçá-los. Urias e Eliã correm para alcançar Davi. Aitofel traz um egípcio ferido e diz a Davi que ele revelará a localização os amalequitas. Saul e seus homens estão temerosos enquanto Aquis e os príncipes estão certos da vitória. O egípcio reconhece Davi como o homem que matou Golias. Davi o alimenta e deixa claro que não irá matá-lo, mesmo sabendo que ele atacou Ziclague.
A batalha de hebreus e filisteus começa. O egípcio mostra o acampamento para Davi, que mantém sua palavra e o deixa fugir. Bate-Seba demonstra preocupação com Davi e Laís não gosta. Abiatar diz a Itai que Deus lhe pediu em um sonho que fizesse um colar com o pingente com as letras do nome de Davi em ouro. Davi ataca o acampamento, mas em meio à batalha, ele seus homens ficam cercados. Começa a relampejar, como seu um temporal fosse cair. Tirsa se prepara para fugir com Mefibosete. Davi e os homens voltam a atacar, mas ele é golpeado e cai no chão. Um amalequita se prepara para cravar sua espada no peito de Davi.


Davi desvia do golpe. Merabe diz a Adriel que não está feliz de vê-lo ferido, mesmo ele tendo virado um monstro depois do casamento. Adriel se sente culpado mas não a deixa perceber. Davi e os outros conseguem derrotar os amalequitas e resgatam suas mulheres. Jonatas perde sua arma lutando e tem o fio de uma espada prestes a cortar sua garganta. Saul vê e vai tentar salvar o filho, mas não consegue. Jonatas é morto.
Davi volta com seus soldados e tem uma sensação ruim. Saul segura seu filho sem vida e chora muito. Ele olha para o céu, diz a Deus que o trono de Israel está livre e se mata. Uma forte ventania começa no campo de batalha. O mesmo vento chega a Davi, que entende o que aconteceu. Instantes depois o céu se abre. Itai forja um pingente com as letras do nome de Davi, formando a estrela. Abner e Paltiel estão mais afastados e dão a guerra como perdida. Aquis e os príncipes se dirigem ao acampamento de Saul.
Davi é aclamado pelo povo ao retornar com as riquezas e prisioneiros. Ele e Bate-Seba trocam olhares à distância. Eliã vai até Laís e a distrai. Davi deixa seus homens e sai à procura de Bate-Seba. Ninguém percebe. Os dois conversam e se olham intensamente quando Urias chega, mas não percebe o clima. Davi descobre que Bate-Seba é esposa de Urias e fica arrasado. Abner dá a notícia sobre a morte de Saul e Jonatas. Ele avisa que os filisteus estão a caminho do acampamento. O comandante vai à procura de Rispa e Paltiel tenta achar Mical. Ainoã procura o ouro de Saul, mas não encontra. Ziba aparece, diz que o ouro de Saul agora é seu e mata Ainoã.
Filisteus atacam o acampamento e Abner tenta tirar Rispa de lá o mais rápido possível. Soldados invadem a tenda de Merabe. Eles a prendem e matam Adriel. Tirsa corre com Mefibosete, que está exausto e não aguenta seguir. Ela o pega no colo quando Ziba passa a cavalo e diz para ela deixar o menino para trás. Tirsa diz que não fará isso e seu irmão vai embora. Davi gosta muito do símbolo criado por Itai. Ele manda Joabe distribuir os despojos da batalha com os amalequitas entre todos os homens, inclusive os que não lutaram. Davi procura saber notícias de Saul e Jonatas. Com o filho de Jonatas no colo, Tirsa foge de um filisteu.
Ela tropeça e derruba a criança. O cavalo passa em cima das pernas de Mefibosete, que grita de dor. Eles se escondem antes que o soldado volte, fazendo de tudo para não serem ouvidos. O menino chora e desmaia de tanta dor. O soldado volta ao acampamento. Aitofel entrega a Davi a coroa e o bracelete de Saul. Ele conta que Jonatas e o rei estão mortos. Davi ordena que todos saiam de sua tenda. Ele cai de joelhos e chora. Ziba é roubado por egípcio e perde toda a riqueza que roubou. Aquis comemora a vitória sobre os hebreus com seus príncipes. Abner diz ao povo de Gibeá que Saul está morto por causa de Davi.
Mical é a única que não apoia Abner. Ele diz que Esbaal deve ser o novo rei, mas o povo não se manifesta. Tirsa está sozinha com Mefibosete desacordado, sem água e comida. Ela pede a ajuda de Deus e chora desesperada. Davi deixa Ziclague com seus homens sem se despedir de Aquis. Abner apresenta Judite, uma bela moça, a Rispa como sua esposa. Ela sai desconcertada e Abner parece não ligar.
Mical diz a Paltiel que nunca será dele. Abner diz a Rispa que seu casamento com Judite é uma aliança política. Rispa não acredita nele. Aquis se sente humilhado e traído ao saber que Davi deixou Ziclague sem avisá-lo. Abner discursa para a população defendendo que Esbaal assuma o trono. Davi chega e chama a atenção de todos. Aitofel afirma que Davi é o ungido de Deus e, por isso, deve ser o novo rei de Israel.

Fonte:Record

'Balacobaco':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro


Segunda-feira, 05 de novembro – Isabel escuta o desabafo de Taís e diz que vai conversar com Abigail. Cremilda se produz toda e Zé Maria desconfia que ela vai sair com Osório. Danilo estranha a ausência de Norberto na agência e fica desconfortável quando Mauro pergunta sobre seu trabalho no mercado financeiro. Seguindo o plano para derrubar Eduardo, Magno chega ao cativeiro e amarra Vitória. Cremilda confessa a Zé Maria que vai atrás do “coroa generoso”. Eduardo se surpreende ao saber que Vitória foi sequestrada e vai atrás de Magno. Norberto arma um flagrante para deixar o sócio mal. Diva e Dóris resolvem visitar Joana no trabalho e Celina não gosta. Irritada com o puxão de orelha de Isabel, Abigail diz que Taís é quem deve se adaptar ao seu estilo de vida. As gêmeas Paranhos enganam Joana, que entrega os contatos de Isabel. Assustada, Vitória pede para falar com sua mãe Fabiana, mas Magno não deixa. Eduardo encontra o capanga de Norberto, mas é surpreendido por garotas de programa. 


Terça-feira, 06 de novembro – as garotas de programa contratadas por Norberto dopam Eduardo e fazem fotos sensuais com ele. Após pedido de Norberto, Magno liberta Vitória. Josefina falta ao trabalho para encontrar com Plínio, que convida a vizinha para ser conselheira sentimental na rádio Ampola. Norberto comemora o sucesso de seu plano para arruinar Eduardo e pensa em maneiras de conquistar Isabel. Taís diz para a tia que preferia morar com ela. No trabalho, Josefina conta que sua avó morreu, mas Duílio não acredita. Assustado, Eduardo acorda com barulho do telefone e descobre que Fabiana já está com a filha. Norberto convida Danilo para jantar e consegue fazer com que Isabel também apareça. O curso de autoajuda de Violeta esvazia depois de mais um de seus ataques com os alunos. Diva e Dóris articulam para uma aproximação com Isabel. Vicente é ausente com Celina, que desconfia do interesse do marido. Dóris e Vinagre acreditam que Zé Maria tenha abandonado “Socorro Paquetá”, e reclamam. Lucas encontra fotos de Eduardo com as garotas na internet, e mostra para o irmão. Isabel e Danilo jantam com Norberto.


Quarta-feira, 07 de novembro – Norberto finge que sua prima passou mal, e tenta seduzir Isabel. Eduardo fica indignado ao ver as fotos forjadas por Norberto e acredita ter caído em uma armadilha. Taís sente saudades da mãe. Diva tenta falar com Norberto, que a ignora. Vicente sofre ao ver as imagens de Eduardo e diz a Celina que armaram pra cima de seu irmão. Norberto finge estar preocupado com o irmão e deixa Isabel comovida. Violeta bebe depois da briga com Plínio. Danilo passa a noite inteira jogando. Zé Maria, Dóris e Vinagre viajam para as gravações de “Socorro Paquetá”. Norberto diz a Isabel que Danilo estava estranho e consegue marcar um encontro a sós com ela.


Quinta-feira, 08 de novembro – Mirela incentiva Isabel a sair com Norberto. Zé Maria se empolga ao gravar suas criações cinematográficas. Duílio estranha as atitiudes de Josefina, que é a conselheira sentimental na rádio AMpola. Vicente diz ao sócio que se sente atraído por Mirela. Danilo foge das perguntas de André e se isola. Eduardo sofre com as novas acusações e Fabiana o apoia. Abigail se anima ao conhecer o português João Paulo. Breno afirma para Joana que Patrick vai ser famoso. Revoltada com a indiferença de Norberto, Diva decide ir ao apartamento do namorado e descobre que ele vai sair com outra. Lucas encontra Arthur e os dois brigam. Violeta fica furiosa ao saber que Plínio anunciou o programa de Marcelona na rádio. Com raiva, Diva se prepara para surpreender Norberto em seu encontro.


Sexta-feira, 09 de novembro – Marlene insiste em arrumar um marido rico para Luiza, e irrita a filha. Em conversa com Lígia, Arthur se revolta quando a história com Betina vem à tona. Plínio decide que Josefina deve gravar as chamadas do programa. Eduardo se preocupa com as denúncias de pedofilia após as fotos forjadas por Norberto circularem na internet. Marlene diz a Aragão que pretende colocar Luiza no curso de autoajuda de Violeta. Lucas desabafa com Eduardo e revela que não quer mais ver seu pai Arthur. Isabel se arruma para o encontro com Norberto enquanto Diva se prepara para apanhar o namorado no flagra. Aragão e Marlene decidem conhecer a pastelaria Stromboli com Duílio. Breno e Patrick conversam sobre o programa do Pinguim. Cremilda se irrita com as novas investidas de Osório. Furiosa, Diva vê o carro de Norberto na porta do restaurante e fica na espreita para pegá-lo de surpresa.


Fonte:Record

'Canavial de Paixões':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro




Segunda-feira, 05 de novembro – Clara conversa com João de Deus sobre acordo com Teresa e diz que terá que terminar seu namoro com Paulo. Clara diz a Paulo que ama João de Deus e o beija diante dele. Miguel pede para Carlota o contrato de Clara. Agenor zomba da paixão de Carlota por Miguel. Remédios diz para Agenor que Margareth será a perdição dele. Clara conta para Lourdes sobre briga com Paulo. Paulo fica contrariado e conta a Padre Antônio sobre o beijo entre Clara e João de Deus. 


Terça-feira, 06 de novembro – Guilherme atende telefonema de Raquel. Carlos escuta e pergunta a Maria se ela conhece alguém que se chama Raquel. Maria revela que é a esposa do Fausto. Teresa e Regina conversam sobre o fim do romance de Paulo e Clara. Carlos procura Raquel para saber o que ela tem com Guilherme. Paulo conta para Mirela sobre o relacionamento entre Clara e João de Deus. Margareth procura por João de Deus. Mirela briga com Clara por causa do suposto romance entre ela e João de Deus.


Quarta-feira, 07 de novembro – Teresa vai à casa de Padre Antônio conversar com João de Deus e tenta suborná-lo. Margareth chega e pede a Teresa que diga a João o motivo delas se conhecerem tão bem. Padre Antônio aconselha Miguel a aceitar o amor de Carlota. Teresa e Margareth trocam acusações e ameaças. Paulo demite Agenor. Fausto diz para Raquel que acha melhor que eles se separem. Regina tenta se reconciliar com Paula e Osvaldo vê os dois se beijando. Margareth conta para Agenor sobre o encontro com Teresa. João tenta convencer Clara a contar a verdade para Paulo e diz que não vai fazer parte dessa farsa.


Quinta-feira, 08 de novembro – Fausto conta para Clara que irá se separar de Raquel. Carlos pede para Teresa demitir Guilherme da usina. Guilherme procura Raquel, diz que a ama e pede para que ela volte para ele. Mirela pergunta a João sobre o suposto romance entre ele e Clara. João nega. Regina leva Paulo ao escritório, ao sair ela esquece sua bolsa na recepção. Clara procura por Paulo para conversar sobre o contrato de suas terras. Regina volta para pegar sua bolsa, encontra Clara e a ofende. Clara revida e dá um tapa em Regina. Mirela descobre alguns dados sobre a gravidez de Raquel no prontuário médico.


Sexta-feira, 09 de novembro – Mirela pede desculpas a Clara e conta que está namorando com João de Deus. Márcio entra com alguns relatórios no escritório e flagra Paulo e Regina ao beijos. Remédios resolve desmascarar Raquel e pede conselhos a Padre Antônio. Padre Antônio aconselha Remédios a refletir sobre as consequências dessa decisão. Fausto diz para Lourdes e Clara que elas ficarão com Miguel e que ele precisa ficar só. Remédios pede a João de Deus que não magoe sua neta. Raquel tenta convencer Fausto a não deixá-la e o seduz. João e Mirela contam para Paulo sobre a farsa de Clara. Fausto comunica a Miguel que não vai mais se separar.

Fonte:Record

'Maria Mercedes':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro


Segunda-feira, 05 de novembro – Malvina afirma que Mercedes não está bem psicologicamente e insiste com o filho para que a internem imediatamente. Magnólia pede a Rodolfo que a deixe ficar e ele concorda. Então, ela também pede uma grande quantia em dinheiro e ele promete atender seu pedido depois que voltar da viagem de trabalho. No consultório de Fabíola, Jorge Luiz comenta o que aconteceu na noite anterior e ela o aconselha a levar a esposa a um psiquiatra. Sebastião pede a Rodolfo que quando chegarem ao Vale Encantado, distraia Míriam para que ele possa seduzir Mercedes. Rosário comenta com Candinha que está feliz com a viagem que fará ao Vale Encantado e que pretende se divertir muito por lá. Candy lembra que ela está de luto e que Mercedes não permitirá que ela se comporte dessa maneira. Malvina aconselha Jorge Luiz a acompanhar Mercedes na viagem por que ela está sob sua responsabilidade. Mercedes vai até a prisão e avisa Guilherme que acompanhará Rosário numa viagem de trabalho. Malvina vai até o consultório de Fabíola e agradece a ela por ter cumprido sua parte no plano. Filó lê as cartas e se assusta ao ver Mercedes no manicômio. No aeroporto, Sebastião não consegue esconder sua irritação ao ver Mercedes chegar acompanhada pelo marido. 


Terça-feira, 06 de novembro – um amigo de Mercedes vai até a mansão para ter notícias dela e é humilhado por Malvina. Aurélio diz que ela viajou com o marido e pede a ele que se retire. No litoral, Mercedes e Rosário ficam encantadas ao ver o mar pela primeira vez e Jorge Luiz promete mostrar toda a cidade para elas. Míriam, se sente aborrecida e pede para que Jorge Luiz lhe faça companhia, mas ele nega. Maria Mercedes fica enciumada e os dois discutem. Sebastião, que não consegue resistir a um ‘rabo de saia’, conhece uma garota na praia e a convida para um passeio, deixando Míriam na companhia de Rodolfo. Fabíola telefona para Malvina e diz que já encontrou o manicômio para onde levarão a bilheteira. Maquiavélica, Malvina vai até o manicômio, conversa com o médico sobre o caso de sua nora e consegue convencê-lo de que Mercedes está completamente louca. Diante do relato convincente da megera, o médico diz que o caso é muito grave e ela deve ser internada imediatamente. Rosário se produz para assistir um espetáculo na praia, mas Mercedes não quer acompanhá-la e lembra a irmã que estão de luto pela morte do pai. Jorge Luiz insiste que elas são jovens e precisam se divertir, mas Mercedes pensa que ele quer se livrar dela para se encontrar com Míriam. 


Quarta-feira, 07 de novembro – no hotel onde estão hospedados, Jorge Luiz dança com Rosário e Míriam é o par de Rodolfo. Durante a dança ela promove a troca dos casais e aproveita para convidar Jorge Luiz para um encontro no dia seguinte. Mercedes, que ficou no quarto, pergunta à irmã como foi a festa e Rosário conta que Míriam não desgrudou de Jorge Luiz. Sebastião, um mulherengo inveterado, passeia pela praia com Íris, sua mais nova conquista e esta lhe pede uma joia valiosa de presente. Jorge Luiz sai com Míriam e ela sugere que voltem a ficar juntos. Jorge Luiz desconversa e volta para o hotel. Magnólia visita o filho na prisão. Guilherme agradece pela atenção. Magnólia pede para que ele não lhe veja como uma mãe. Ela se surpreende com a reação dele ao falar com desprezo da mãe. Magnólia volta para casa arrasada e diz a Paz que por pouco não revelou sua verdadeira identidade. No litoral, Rosário convence Maria Mercedes a dar um passeio pela praia. Elas conhecem alguns rapazes que as convidam para dar uma volta de lancha. Mercedes recusa o convite mas é obrigada a voltar atrás pois Rosário a obriga a subir na embarcação. Jorge Luiz procura por Mercedes e o funcionário do hotel informa que ela acaba de sair com Rosário e Danilo para um passeio de barco. Enciumado, ele volta para o quarto. Malvina vai até o escritório do Dr. Gonçalves a ameaça o advogado com um revólver.


Quinta-feira, 08 de novembro – no litoral, Jorge Luiz critica Mercedes por tê-lo deixado sozinho para passear de barco com desconhecidos. Ela tenta se explicar, diz que foi obrigada a acompanhar a irmã, mas Jorge Luiz não aceita suas desculpas e diz que vai se divorciar dela. Magnólia procura o advogado para saber quanto tempo seu filho ficará na prisão. Rodolfo comenta com Sebastião que pretende fazer uma estrada onde os apartamentos serão construídos e diz que levará sua esposa para viver ali. Depois de ameaçar o advogado e provocar um infarto, Malvina liga para o escritório do Dr. Gonçalves e Tomás, seu assistente, informa que ele está internado em estado grave. Malvina se surpreende com a notícia de que ele ainda está vivo. Ele se dirige ao hospital, imediatamente entra no quarto onde está o advogado e arranca a máscara de oxigênio para eliminar o inimigo. Jorge Luiz volta a dizer para Mercedes que assim que voltarem para a capital pedirá o divórcio.


Sexta-feira, 09 de novembro – no litoral, Rosário e Mercedes discutem com Jorge Luiz por causa do passeio de lancha. Revoltada com a atitude do marido, Mercedes diz a Jorge Luiz que assim que voltarem para a capital vai devolver a ele todo dinheiro que usou da herança de Santiago e afirma que não se importa em voltar a ser pobre. Rosário não pensa como a irmã e insiste para que não abra mão do que lhe pertence. Jorge Luiz telefona para a mãe e conta que decidiu se divorciar de Maria Mercedes. Feliz com a notícia, Malvina conta para a filha que Jorge Luiz decidiu se separar de Mercedes. Dina não compartilha a alegria da mãe e afirma que seu irmão não pode abandonar a esposa já que ela espera um filho dele. Míriam manda um recado a Jorge Luiz marcando um encontro na praia. Ele lê o bilhete e se pergunta qual será a intenção de sua ex-namorada. Sem dinheiro para libertar o filho, Magnólia decide vender suas joias. Jorge Luiz se encontra com Míriam e conta que decidiu se divorciar. De volta á capital, Jorge Luiz se surpreende ao encontrar a mãe no aeroporto e Mercedes comunica à sogra que assim que se divorciar devolverá a herança de Santiago. Assim que voltam para a mansão, Jorge Luiz diz para a mãe que só aceitará que Mercedes lhes devolva a casa, pois o dinheiro ela precisa para sustentar sua família. Furiosa, Malvina chama o filho de louco e afirma que precisam aproveitar que a bilheteira está disposta a devolver tudo.


Fonte:SBT

'Gotinha de Amor':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro


Segunda-feira, 05 de novembro – por coincidência, a cidade é a mesma onde está o orfanato Santa Úrsula, de onde Isabel fugiu. Ao saber para onde será levada, Isabel entra em desespero e tem medo de ser descoberta e mandada de volta ao orfanato. Célia ouve a conversa entre Jesus e Maria Fernanda, descobre para onde a menina será levada e imediatamente avisa Desdemona. Quando Jesus e Isabel estão prestes a entrar na caminhonete, chega a polícia e prende Jesus. Desdemona leva Isabel para a Casa de Custódia. No dia seguinte a menina é levada para um orfanato. Célia vai visitar Jesus na prisão para dizer que esse será o preço que ele pagará por tê-la desprezado. Maria Fernanda diz a Desdemona que finalmente conseguiu o que queria, mas garante que ela fará de tudo para livrar Jesus da prisão e tirar Isabel do orfanato. Veja o resumo atualizado de outras novelas da TV Brasileira. 


Terça-feira, 06 de novembro – Desdemona garante que vai ser muito difícil conseguir a liberdade para Jesus Garcia. Ela diz que é impossível tirar a menina do orfanato, que isso só seria possível caso ela casa-se para poder adota-la . As meninas do orfanato assustam Isabel dizendo que o lugar está cheio de fantasmas. À noite, Isabel já está deitada quando entra no quarto alguém coberto com um lençol e grita. As meninas querem assustar Isabel e conseguem. Ao ver o vulto no quarto, a menina se apavora e grita. O advogado diz a Maria Fernanda que já conseguiu o habeas corpus para libertar Jesus e Paizão.


Quarta-feira, 07 de novembro – Clemente se recupera e já consegue falar, mas perde a memória. Ricardo dá a notícia a Maria Fernanda, que fica desolada. Célia conta a Desdemona que Jesus já está em liberdade. Ela, imediatamente, dá ordens ao orfanato para que não permitam que ele veja Isabel. Jesus, furioso, pede a Desdemona que chame o Dr. Guilherme para que ele confirme que tudo não passou de um engano e que Isabel, é sim, sua filha. Desdemona demonstra todo seu rancor e diz a Jesus que está se vingando por ele a ter desprezado. Maria Fernanda entra e diz a Desdemona que ouviu tudo o que ela acaba de dizer.


Quinta-feira, 08 de novembro – Maria Fernanda, depois de ouvir a conversa entre Jesus e Desdemona, diz que vai informar as autoridades sobre as propostas que a assistente social anda fazendo e a megera suplica a ela que não diga nada. Guilherme, inconformado com o desprezo de Célia, se entrega ao vício. Ao vê-lo nesse estado tão deplorável, Florência pede ao Dr. Constantino que faça alguma coisa para que o rapaz se reconcilie com Célia pois só assim ele poderá se livrar do vício. Maria Fernanda vai até o orfanato para contar a Isabel que Jesus já está em liberdade. Isabel pede que a leve até seu pai, mas Maria Fernanda diz que ainda não é possível. Isabel fica muito triste e diz a Maria Fernanda que já não gosta mais dela. Florência pede ajuda a Prudência para se reaproximar de Célia e Guilherme. Ricardo insiste com Maria Fernanda para que corresponda ao seu amor e a beija à força. Ela não gosta do atrevimento do rapaz, lhe dá uma bofetada e pede a ele que não a procure mais.


Sexta-feira, 09 de novembro – Guilherme e Célia se reconciliam. Ela pede para que Guilherme lhe ajude a esquecer Jesus. Ricardo, por despeito, decide aceitar o amor de Lucrécia e pede para que ela seja sua namorada. Isabel, Genoveva e Hugo vão até o jardim da vizinha colher maçãs e são surpreendidos. Isabel e seus amigos ficam muito assustados, pois acham que Leocádia vai bater neles. Mas, ao contrário, ela convida os garotos para entrar e tomar um suco com ela. Jesus culpa Maria Fernanda por ter perdido Isabel, pois se ela tivesse partido imediatamente para o interior nada disso teria acontecido. Maria Fernanda culpa Célia pelo que aconteceu e conta que foi ela que avisou Desdemona sobre o paradeiro da menina. Guilherme leva Célia para jantar em sua casa. Prudência comenta com Sócrates que se conseguir que sua filha se case com Guilherme vai melhorar sua condição social.


Fonte:SBT

'Carrossel':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro


Segunda-feira, 5 de novembro – a professora Matilde entra na sala de Olívia e se depara com a diretora completamente despenteada, nervosa e fazendo encomendas de artigos de segurança através do telefone. Matilde pergunta o que está acontecendo. Olívia diz que Helena irá sair da escola e que, por mais que quisesse isso, não havia parado para pensar que os alunos do terceiro ano são muito piores sem Helena. Matilde fica tensa só de imaginar como eles podem voltar a ser arteiros e também resolve fazer encomendas de artigos de proteção, como ratoeiras e arame farpado. Enquanto isso, Graça acompanha Daniel e Cirilo até a casa de Valéria. Rosa avisa Valéria que dois de seus amigos da escola vieram saber como ela está. A menina se recusa a receber os garotos e diz que nunca mais voltará para a escola. Rosa diz para Daniel e Cirilo que Valéria não está indo para a escola por conta de caprichos. Mais tarde, Rosa decide visitar Helena na escola para falar sobre o que está acontecendo com Valéria. Rosa diz para a professora que a filha está muito triste, que não quer mais ver Helena e que lhe confidenciou que acredita que a professora não sabe dar valor ao amor que recebe de seus alunos. Helena fica chateada e decide visitar Valéria. No quarto de Valéria, Helena consegue convencer a menina a conversar com ela. A professora explica que também está sofrendo e que não tomou essa decisão por vontade, mas sim por necessidade. Helena diz ainda que as duas podem continuar com a amizade e que só está saindo da escola para cuidar de sua mãe e avó. Valéria compreende e aceita voltar a ir para escola. Enquanto isso, Jaime diz para Davi que teve a ideia de fazer um cartaz com dizeres de carinho para Helena e assim, tentar sensibilizar a professora a não sair da escola. Os dois convocam os meninos para preparar o cartaz na casa abandonada. Valéria diz para sua mãe que entende Helena, mas que acredita em alguma solução para o problema. Na casa abandonada, os meninos chegam a conclusão que precisam da ajuda das meninas para fazer um cartaz mais bonito. Eles chamam elas para ajudar a desenhar e escrever as mensagens. 


Terça-feira, 6 de novembro – chega o último dia de aula da professora Helena. Todos na escola estão muito tristes. Os pais dos alunos vão até a escola para se despedir de Helena e dizer o quanto são gratos por tudo que ela fez por seus filhos. Helena entra na sala de aula e se depara com um lindo cartaz e um desenho dela, onde aparece segurando na mão dos alunos. Ela fica emocionada, agradece muito aos alunos, mas diz que isso não fará ela mudar de ideia. Suzana vai até a sala da diretora Olívia e se oferece para ficar no lugar de Helena após as férias do meio do ano. Helena entrega o boletim semestral para os alunos. Ela chama um por um e aproveita para se despedir e agradecer ao carinho deles. Todos choram muito. No final da aula, Laura tenta ler uma carta de despedida, mas fica com a voz embargada de emoção e não consegue passar da primeira frase. As meninas se oferecem para ajudar Helena a arrumar suas coisas no período da tarde. A professora diz que irá manter contato com todos. Os alunos se levantam e abraçam Helena. Mais tarde, Cirilo visita Maria Joaquina para se oferecer para ajudar as meninas com a mudança de Helena. A patricinha volta a maltratar Cirilo, mas seu pai observa tudo e chama sua atenção. Mais tarde, as meninas chegam no colégio para ajudar Helena. Valéria conta que teve uma ideia que fará a professora desistir de ir embora. A menina diz que Morales é um homem muito rico e que conseguirá ajudar Helena a ficar na escola.


Quarta-feira, 7 de novembro – entra escondida na sala da diretora Olívia para pegar o endereço do escritório de Morales. A diretora entra na sala e quase flagra a menina, mas Valéria consegue se esconder atrás de uma cômoda. Mais tarde, Valéria liga para Davi e pede para que ele a acompanhe até o escritório de Morales. Davi desconversa e deixa Valéria brava. Valéria resolve ir até a casa de Jaime para pedir sua companhia. Ela conta seu plano para o menino, que aceita acompanhá-la. Os dois conversam para planejar como farão para ir até o escritório. Eloisa fica curiosa para saber o que Valéria está conversando com Jaime.


Quinta-feira, 8 de novembro – Valéria e Jaime chegam no escritório de Morales, mas não conseguem falar com o empresário. A secretária mais nova dele diz que é preciso agendar um horário por telefone. As crianças insistem e a secretária pede para que eles vão embora, caso contrário, chamará os segurança. Os dois saem. Minutos depois, a secretária mais antiga de Morales pergunta o que estava acontecendo. Assim que ela entende que se tratavam de alunos da Helena, imediatamente ela pede para a secretária novata ir correndo atrás de Valéria e Jaime. Ela diz que Morales tem uma queda por Helena e que uma vez a professora esteve lá, não pode entrar na sala do chefe e isso quase fez com que todas fossem mandadas embora. A novata consegue alcançar as crianças e diz que Morales irá atender eles. Na sala do empresário, Valéria e Jaime contam tudo o que está acontecendo com a professora Helena. Valéria pede para Morales dobrar a carga horária da professora para que ela não vá embora da escola. O empresário lamenta e diz que não pode fazer nada, afinal, a escola Mundial não possui turno da tarde. As crianças ficam tristes e vão embora. As férias já começaram, mesmo assim Suzana vai até o colégio para visitar Olívia. Na sala da diretora, Suzana tenta convencer que é a melhor opção para substituir Helena, lembra que conduziu os alunos do terceiro ano com mais disciplina do que a amada professora. Olívia acaba sendo convencida e diz que permitirá que ela assuma as aula da classe de Helena. Morales aparece de surpresa na casa de Helena e diz que possui um projeto e que ela é a pessoa indicada para participar dele. Helena fica curiosa.


Sexta-feira, 9 de novembro – Morales diz que quer abrir uma escola para seus funcionários não alfabetizados, assim eles poderão ganhar a chance de aprender e de ter mais oportunidades na vida. Helena diz que acha essa uma atitude muito bonita. Ele diz que gostaria que Helena fosse a coordenadora desse projeto. A professora fica surpresa e muito feliz. Morales diz que ela poderá permanecer com as aulas na escola Mundial e que cuidará do projeto no período da tarde, na própria escola. Helena diz que está feliz, mas que existe um agravante: já está efetivamente fora da escola. Morales diz que paga para Helena a mesma quantia que ela iria receber na nova escola e que ainda lhe dará mais alguns benefícios, caso aceite. Helana agradece e concorda em pensar melhor sobre a proposta. Eufórica, a professora conta a notícia para sua mãe e diz que aconteceu um milagre. Enquanto isso, Eloisa e Rafael interrogam Jaime para saber onde o menino foi com Valéria. Pressionado, o menino acaba contando que foi até o escritório de Morales pedir ajuda para a professora Helena. Rafael acha a atitude bonita e parabeniza o menino com alguns trocados para ele gaste com o que quiser. No dia seguinte, Helena vai ao escritório de Morales, diz que aceita a proposta e fica agradecida pela confiança em seu trabalho. Ao sair do escritório do empresário, a secretária de Morales afirma que ela e seus alunos são privilegiados com o empresário, que no dia anterior dois de seus alunos foram até lá sem hora marcada e mesmo assim foram atendidos. Helena fica pensativa com a revelação e percebe que as crianças foram até lá para pedir que Morales lhe ajuda-se. Inconformada, a professora entra na sala, diz que não quer mais o emprego e exige explicações. Morales revela que Jaime e Valéria estiveram lá para dizer que não podem viver sem ela. O empresário tenta argumentar com Helena, pede para que ela deixe o orgulho de lado e diz que jamais contrataria alguém sem capacidade para integrar sua equipe. Mais calma, Helena senta e os dois conversam. Enquanto isso, Miguel diz para Clara que Alberto e Rosana vão ser seus novos vizinhos. Clara fica feliz e lembra que eles possuem um filho muito educado. Miguel concorda, diz que conhece bem o Jorge e que ele está com a mesma idade de Maria Joaquina. Para Clara, Jorge pode ser uma excelente companhia para sua filha. Miguel lembra que a patricinha já tem vários amigos, mas Clara diz que ele pode até não concordar, mas acredita que é melhor para Maria Joaquina ter amigos da mesma classe social. Miguel descorda. Mais tarde, Miguel, Clara e Maria Joaquina vão visitar os novos vizinhos, que estão terminado de organizar a mudança. Clara pergunta para Alberto onde está Jorge e confessa que a patricinha está ansiosa para conhecer o menino. Alberto diz que o filho está dando uma volta para conhecer o novo bairro. Na rua de casa, Jorge surge pilotando seu carro, um buggy amarelo. O garoto estaciona na porta e entra em casa. Alberto apresenta o filho para a família de Maria Joaquina. Jorge cumprimenta um a um, beija a mão da patricinha e diz que é um prazer conhecê-la. Clara elogia o menino mais uma vez e fala que ele é muito educado. Miguel convida os antigos amigos e agora, vizinhos, para irem jantar em sua casa. Jorge entra no embalo e convida Maria Joaquina para dar uma volta em seu carro mais tarde. A patricinha fica toda encantada. Após algumas horas, as meninas vão até a casa de Maria Joaquina. Na porta da casa da patricinha, o assunto é só um: o novo menino que fica andando pelo bairro dirigindo um carro. Maria Joaquina se gaba e diz que ele se chama Jorge, é filho dos amigos de sua família e que é seu novo vizinho. Valéria comenta que a patricinha tem muita sorte. Jorge passa na rua e quase atropela Daniel, que se distraiu com sua bicicleta. Os dois conversam e Daniel convida o novo menino do bairro para conhecer o clube. Ao chegar na casa abandonada, Jorge menospreza o local e diz que achou que se tratava de um clube de verdade, com pscinas e quadras. Daniel explica que se trata de um clube diferente, só para meninos e com o nome de Patrulha Salvadora. Mário, Paulo e Davi estão na casa abandonada. Daniel apresenta Jorge. Logo de cara as diferenças de ponto de vista entre os meninos e o mauricinho ficam bem evidentes. Helena chega em casa e conta como foi a conversa com Morales. Cristina descorda da postura da filha e diz que ela deveria aceitar o trabalho. Para Cristina, Helena possui um trabalho que é reconhecido por todos, inclusive por seus alunos.


Fonte:SBT

'Da Cor do Pecado':Resumo dos Capítulos de 5 a 9 de Novembro




Segunda, 05/11: Paco avisa a Ulisses que descobriu que Otávio não é seu filho. Afonso compra um colar caro e manda que Felipe dê a Preta. Edilásia ameaça afundar o barco se Ulisses e Paco não voltarem a morar com ela.

Paco pula no mar e sai nadando. Kaike e Olívia namoram. Paco observa Raí de longe. Bárbara pede que Otávio nunca mais fale com Kaike. Febrônio se recusa a sair do corpo de Helinho. Afonso dá um presente caro a Raí.

Bárbara avisa a Dodô que ele vai ser pai. Germana vê Paco. Germana segue, de carro, a moto de Paco. Dodô exige que Tony e Bárbara lhe dêem dinheiro adiantado e o hospedem num hotel chique.

Germana segue Paco até a casa de Edilásia, que o apresenta como Apolo. Paco fica muito perturbado ao ver Germana. Edilásia pede que Germana não volte mais à sua casa. Germana pede que Edilásia não a impeça de ver Paco. Bárbara fica possessa ao saber que Kaike levou Otávio.

Paco afirma para Ulisses que precisa descobrir se Raí é mesmo seu filho. Bárbara leva Otávio da casa de Kaike. Preta teme que Afonso esteja mimando Raí demais. Afonso leva Raí para uma aula de esgrima. Raí conversa com Paco.



Terça, 6/11: Paco afirma para Ulisses que acha que Raí é seu filho e avisa que, se for verdade, terá que assumir sua identidade. Bárbara prepara uma festa de aniversário para Otávio na casa de Afonso. Edilásia fica decepcionada ao descobrir que Abelardo estava maquiando as três mulheres. Bárbara se irrita ao ver Raí e Otávio brincando juntos. Germana vai até o barco procurar por Paco, que fica paralisado ao vê-la. Ítalo leva para Afonso o resultado do exame de DNA.

Um homem arrasado. Afonso lê o resultado do exame e fica em estado de choque. Bárbara acusa Raí de ser um mentiroso. Raí tenta falar com Afonso, que se tranca no quarto. Germana vai embora e Paco chora. Edilásia o consola, sem entender.

Afonso não acredita. Preta consola Raí e lhe garante que ele é filho de Paco. Febrônio seduz Tancinha. Germana aconselha Afonso a conversar com Preta. Edilásia fica chocada ao saber que o exame deu negativo e afirma para Paco que Preta é uma interesseira.


Quarta, 7/11: Preta afirma para Afonso que o exame está errado e vai embora furiosa.

Raí chora, pois acha que Afonso não vai mais gostar dele. Paco fica arrasado por acreditar que Preta mentiu. Felipe garante a Preta que vai convencer Afonso a fazer outro teste. Paco enche a cara e destrata Ulisses.

Tina tenta seduzir Paco, que dorme bêbado. Afonso avisa que quer se despedir de Raí. Tony manda que Dodô entre em ação. Paco avisa a Ulisses que vai embora. Dodô, diante de Afonso, pergunta a Preta onde está o filho deles. Todos desconfiam de Preta.

Dodô afirma que é pai de Raí e marido de Preta. Afonso vai embora horrorizado, para desespero de Preta. Germana garante a Afonso que Preta está sendo vítima de uma armação. Thor revela a Edilásia que vai lutar com Paco por causa de Tina.

Edilásia avisa a Thor que jamais vai perdoá-lo se o filho for embora de novo. Paco afirma para Ulisses que vai enlouquecer se continuar no Rio. Sal descobre que Kika é irmã de Brad.

Ulisses e Paco se despedem. Raí afirma para Preta que não sabe mais se pode acreditar nela. Paco se despede de Edilásia e garante que vai voltar. Felipe consola Preta. Dodô avisa a Bárbara e Tony que não vai deixá-los em paz.


Quinta, 8/11: Tony revela a Afonso que pediu Bárbara em casamento.Dodô avisa a Bárbara e Tony que não pretende voltar para o Maranhão. Afonso manda que Germana tire as coisas de Raí de sua casa. Bárbara ameaça Olívia com uma faca, deixando-a horrorizada.

Verinha fica indignada ao encontrar Beki em sua casa. Afonso pede que Felipe se afaste de Preta, deixando-o furioso. Thor é desafiado por um misterioso Mister X. Sal pede que Kika não fuja mais dele. Bárbara manda Tony se afastar dela. Sal pergunta a Moa se Kika pode morar com eles.

Moa concorda. Paco pede uma chance a Moa. Tony revela a Afonso que pediu Bárbara em casamento. Paco e Moa começam um romance. Moa pede que Paco vá embora, mas ele avisa que não vai desistir dela.

Paco proíbe Ulisses de mexer no ouro. Mister X pede que Tina roube a sopa para ele e promete tratá-la melhor do que Thor. Paco dá um beijo em Moa, mas ela foge. Felipe vê Tony e Dodô conversando.

Tancinha ajuda Febrônio a escapar de Gaudêncio. Tina rouba a sopa de Edilásia e substitui por cachaça. Paco beija Moa, que se entrega. Thor vence Mister X. Tina toma a sopa, luta com Thor e ganha. Bárbara pede que Tony dê o dinheiro a Dodô. Preta se confronta com Dodô.


Sexta, 9/11: Tina anuncia que está grávida de Thor.Preta pede que Dodô converse com ela. Kaike pede que Olívia não se afaste dele por causa de Bárbara. Preta pede que Dodô a ajude. Paco e Moa combinam não falar do passado.

Edilásia jura se vingar de Tina. Dodô avisa a Preta que vai pensar no que ela disse. Germana pede que Afonso se reaproxime de Raí, mas ele se recusa. Edilásia luta com Tina e vence.

Nívea impede Kika de sair de casa. Preta tenta dizer a Afonso que Bárbara contratou Dodô, mas ele se recusa a ouvi-la. Edilásia expulsa Tina de sua casa. Afonso vai visitar Raí.

Afonso fica furioso com Preta. Dodô exige que Bárbara e Tony lhe dêem logo o dinheiro. Raí chora de saudades de Afonso e acaba ficando com febre. Tony avisa a Bárbara que ela precisa marcar a data do casamento se quiser que ele a ajude com Dodô.

Germana garante a Afonso que Bárbara não ama Tony. Ulisses avisa a Paco que quer comprar um apartamento e Paco pede que ele espere mais um pouco.

Kaike avisa a Bárbara que não vai deixar Otávio sob o mesmo teto que Tony. Tony entrega o dinheiro a Dodô. Edilásia obriga todos a paparicarem Tina. Afonso vai visitar Raí.


Fonte:Globo, Resumo das Novelas.com

Malhação: capítulos de 05 a 09 de novembro de 2012

http://upload.linkatual.com/2012/08/malha%C3%A7%C3%A3o-2012-2013-elenco.jpg
LOGGO

Capítulo 060 (segunda-feira)
Dinho pede para ficar com Lia e ela pede para ficar sozinha. Gil se irrita por Orelha divulgar uma foto de Lia de biquíni e exibir fotos de Marcela na TV Orelha. Fatinha incentiva Lia a ficar com Dinho. Ju decide anunciar em seu blog o sumiço de Lia. Dinho pensa em Lia. Lorenzo afirma a Raquel que não ficará com ela. Dinho volta e beija Lia, e os dois combinam uma fuga. Orelha aparece no hostel e pensa que Dinho e Fatinha estão juntos. Gil se enfurece ao ver Orelha, e Marcela tenta conter o filho. Lia conta para Fatinha que vai fugir com Dinho e diz que vai ligar para a família quando estiver longe. Orelha reclama por Dinho não confiar nele. Tico vê o irmão arrumar a mochila de viagem. Paulina se preocupa com Lia. Dinho pede dinheiro para Mário, que desconfia. Gil discute com Marcela. Lorenzo aconselha Raquel a ir para um hotel. Lia se preocupa com a demora de Dinho. Dinho engana Alice para sair de casa. Marcela encontra o quarto de Gil vazio. Dinho e Lia se surpreendem com Gil em meio a sua fuga.

Capítulo 061 (terça-feira)
Lia pede para Gil avisar a Lorenzo que ela está bem. Dinho e Lia pedem carona na estrada. Gil avisa a Marcela que viu Lia e Dinho fugindo e pede que ela fale com Lorenzo. Raquel recrimina Lorenzo por culpá-la pela fuga de Lia. Marcela vai até a casa de Lia dar notícias suas para Lorenzo. Ju impede a briga entre Gil e Orelha. Leandro garante para Isabela que repreenderá Orelha por ter usado as fotos de Marcela. Lorenzo avisa a Alice sobre a fuga de Dinho e Lia. Mathias pede para conversar com Ju e ela se revolta ao saber que Dinho e Lia fugiram juntos. Cezar chama Marcela para viajar. Mathias interroga todos os alunos sobre o sumiço de Lia e Dinho. Fatinha questiona Orelha sobre seus sentimentos por ela. Dinho e Lia chegam ao local do acampamento. Ju e Gil se sentem enganados por Dinho e Lia e se aproximam. Paulina fica com ciúmes de Raquel com Tatá. Bruno se diz preocupado com a irmã e Rita se compromete a ficar próxima de Ju. Rita estimula Ju a fazer alguma coisa que a faça se sentir melhor e a imrã de Bruno tem uma ideia. Dinho e Lia dormem juntos pela primeira vez.

Capítulo 062 (quarta-feira)
Lia e Dinho namoram, apaixonados,  na barraca. Gil fica furioso com os comentários que ouve na TV Orelha. Ju vai à casa de Gil. Raquel faz companhia para Tatá. Ju se inspira em Marcela para divulgar seu blog e fala para a professora que vai se ocupar com a página na internet. Lia resolve ligar para casa, mas se recusa a falar com Raquel. Todos no colégio elogiam o blog de Ju. Vaguinho e Valdete encontram Lia no acampamento e a mantêm como refém. Dinho encontra uma algema quebrada na mata e desconfia. Mário decide voltar a morar com Alice. Ju agradece Rita por tê-la ajudado. Valdete e Vaguinho temem que a polícia os encontrem. Raquel tenta conversar com Lorenzo, mas ele insiste no divórcio. Marcela comenta com Isabela sobre o interesse de Nando por ela. Vaguinho espera Dinho no acampamento e Lia fica nervosa. Morgana sugere que Ju faça um blog para divulgar as roupas de Tizinha. Ju fala para Gil que quer se unir a ele para separar Dinho e Lia. Vaguinho procura Dinho, mas o adolescente engana os bandidos e foge com Lia.

Capítulo 063 (quinta-feira)
Dinho e Lia conseguem se esconder dos bandidos. Bruno elogia o trabalho de Ju com o blog, mas pede pra ela mudar o figurino do ensaio de moda. Lia lembra de uma música que sua mãe cantava para ela dormir e se acalma. Lorenzo e Marcela colocam fim na esperança de terem um relacionamento. Tizinha conforta Lorenzo, e Gil cuida de Marcela. Ju divulga dicas de maquiagem em blog. Dinho e Lia pegam carona com Aurélio na estrada. Morgana comenta com Ju que Tizinha quer que ela faça a divulgação de suas roupas em um blog. Aurélio avista Vaguinho e Valdete e para o carro para eles, deixando Dinho e Lia apavorados. Eles chegam a uma clareira e Vaguinho procura um dinheiro enterrado. Mário anuncia o aluguel de seu apartamento no Misturama. Orelha implica com Ju durante a aula. Bárbara fica indignada com a notícia de que Mário e Alice vão morar juntos novamente. Orelha e Fatinha comentam o namoro de Morgana e Dinho. Ju se entristece por não parar de pensar em Dinho e Lia. Vaguinho encontra o dinheiro e desiste de libertar Dinho e Lia. Raquel tenta se desculpar com Tatá. Alice tem um mau pressentimento com o filho. Dinho e Lia se apavoram com a ameaça de Vaguinho.

Capítulo 064 (sexta-feira)
Dinho e Lia são salvos pela polícia. Ju sugere que Morgana e Rafael posem com as roupas de Tizinha para o blog. Alice e Mário ficam aliviados por Dinho ter sido encontrado. Lorenzo sai para buscar Lia e não permite que Raquel vá junto. Ju pede para Gil fotografar a produção de moda que fará para Tizinha. Lia chega com Lorenzo e Ju fica nervosa. Mário e Alice proíbem Dinho de ver Lia. Lorenzo repreende Lia, a proíbe de encontrar Dinho e não deixa Raquel opinar. Ju fala para Gil que está com medo de encontrar com Dinho e Lia no colégio. Raquel conversa com Lia. Morgana fica frustrada por Rafael não gostar da ideia de fugir com ela. Lia conta para Tatá o que aconteceu em sua fuga. Fatinha se oferece para ajudar Dinho a falar com Lia. Fatinha entrega um bilhete de Dinho para Tatá entregar a Lia. De sua casa, Dinho faz uma declaração de amor a Lia e a pede em namoro. Fatinha, Bruno e Ju assistem a tudo. Ju se entristece com a cena.

Fonte: REDE GLOBO

'Guerra dos Sexos': resumo dos capítulos entre 5 e 10 de novembro


TV Globo/Divulgação
TV Globo/Divulgação

Segunda-feira (5)
Vânia tem medo das ameaças de Carolina. Dino desiste de falar com Veruska sobre o colar de esmeraldas. Kiko estranha o comportamento de Roberta. Nando sente saudades de Juliana. Vânia exige que Carolina lhe entregue a gravação que fez de seus momentos com Felipe. Dino não conta para Roberta o que descobriu sobre Vitório. Felipe fica radiante com o plano de Otávio. Analú vai à casa de Nando. Charlô tenta convencer Otávio a readmitir Nando. Fábio fala para Felipe e Juliana que não quer mais trabalhar na Charlo’s. Otávio fica arrasado com os comentários que Charlô faz sobre ele. Vânia pensa em promover Carolina, mas resolve conversar com Felipe antes. Fábio pergunta a Carolina o que aconteceu entre ela e Manoela. Dino exige que Veruska conte o que sabe sobre o desvio do dinheiro da fábrica. Roberta conta para Charlô que está apaixonada por Nando.

Terça-feira (6)
Charlô tenta tranquilizar Roberta. Dino é obrigado a se afastar de Veruska. Carolina deixa Fábio intrigado com Manoela. Felipe afirma a Vânia que vai resolver o problema com Carolina. Analú cisma que Nando e Juliana têm um caso. Veruska foge da Positano e Dino pensa em contar tudo para a cunhada. Roberta não gosta da hipótese de Nando voltar a trabalhar para Otávio. Otávio vai até a casa de Ulisses para falar com Nando. Carolina chora na frente de Felipe e ele fica com pena dela. Nenê arruma uma entrevista para Ulisses com um empresário famoso. Carolina consegue convencer Felipe a ficar contra Vânia. Otávio pede para Nando voltar a trabalhar para ele. Juliana reencontra Ronaldo na loja e fica feliz de voltar a trabalhar com ele. Fábio mexe em uma foto de Juliana e Manoela chega a seu lado. Veruska entrega a joia que ganhou de Vitório para Dino. Felipe decide promover Carolina.

Quarta-feira (7)
Lucilene fica assustada com o jeito de Carolina. Fábio desliga o computador sem que Manoela veja a foto. Veruska mente para Dino sobre seu envolvimento com Vitório. Nando aceita voltar a trabalhar para Otávio. Lucilene fica impressionada com Ronaldo. Vânia termina com Felipe. Ronaldo se interessa por Juliana. Fábio promete a Manoela que vai tentar salvar seu casamento. Ulisses conta para Carolina que vai conversar com um empresário famoso. Vânia sofre por causa de Felipe. Felipe conversa com Fábio sobre Vânia. Roberta se reúne com os diretores da Positano. Veruska vai até o setor de moldes da fábrica. Charlô conversa com a decoradora sobre ideias para a festa que pretende dar para Roberta. Nando vê Juliana com Ronaldo e fica intrigado. Zitorino, o empresário, humilha Ulisses. Roberta flagra Veruska com os moldes em sua mesa.

Quinta-feira (8)
Veruska consegue enganar Roberta. Nenê repreende Zitorino pela forma como falou com Ulisses. Roberta pensa em Nando e perde a direção. Juliana não dá atenção para Nando. Manoela vê Fábio conversando com Ciça. Ulisses arruma uma briga na rua. Roberta reage à notícia de que Nando voltou a trabalhar com Otávio. Nando fica com ciúmes de Juliana com Ronaldo. Analú comenta com Charlô que acredita que Nando esteja gostando de uma mulher mais velha. Nieta afirma a Dino que Veruska mentiu sobre seu envolvimento com Vitório. Ulisses se lamenta com Nenê. Olívia favorece Charlô em uma aposta com Otávio. Veruska coloca o molde adulterado no meio dos perfeitos. Ulisses fica chocado com o fora que leva de Carolina. Fábio vê Juliana e Ronaldo no restaurante. Vânia expulsa Felipe de sua casa e Roberta o vê.

Sexta-feira (9)
Vânia fica nervosa ao ver Roberta na frente de Felipe. Lucilene fica com pena de Ulisses e Carolina não dá atenção. Roberta enfrenta Felipe para ajudar Vânia. Charlô pede para falar com Nando, antes de ele sair com Otávio. Fábio se envergonha do comportamento de Manoela. Charlô fala para Nando que pode ajudá-lo a conquistar a mulher por quem está apaixonado. Carolina é rude com Ulisses e termina o namoro. Vânia desabafa com Roberta. Manoela passa mal na pista de dança e Fábio vai embora constrangido. Charlô vê Otávio sair com o bigode pintado e fica intrigada. Nando vê Juliana e Ronaldo se beijando. Charlô afirma a Roberta que Nando está apaixonado por ela.

Sábado (10)
Charlô incentiva Roberta a se declarar para Nando. Analú pede para Juliana namorar Ronaldo. Carolina destrata Ulisses e Nando tenta consolá-lo. Veruska avisa Otávio que conseguiu sabotar a produção da Positano. Vânia afirma a Juliana que não volta com Felipe. Carolina fala mal de Lucilene para Juliana. Vânia vai à casa de Felipe e confunde Fábio com ele. Charlô pensa como Roberta pode se declarar para Nando. Nieta humilha Ulisses. Roberta encontra Nando na vila, mas tenta se esconder da família. Felipe e Vânia se encontram no corredor e discutem para a satisfação de Charlô. Ulisses implora que Frô peça a Carolina para falar com ele. Nieta dá um ultimato em Veruska. Nando e Roberta encontram Analú no estúdio de Fábio. Ulisses ouve Carolina dizer que é apaixonada por Zenon.


Fonte: E+ Estadão

'Lado a Lado': resumo dos capítulos entre 5 e 10 de novembro


TV Globo/Divulgação
TV Globo/Divulgação

Segunda-feira (5)
Catarina faz Laura acreditar que Edgar se envolveu com ela. Eulália, Teresa e Sandra ficam indignadas ao ver Praxedes no jornal com Dorleac e Diva. Constância é rude com Luiza. Neusinha deixa o jornal aberto com a foto de Diva no teatro. Umberto reclama das roupas que Dorleac usou na praia. Isabel se oferece para ir com Dorleac a Paris. Laura pede o divórcio a Edgar. Berenice implica com Isabel ao ouvir que ela pode ir para Paris. Berenice conta para Constância que Isabel não viajará com Dorleac por falta de dinheiro. Laura diz a Isabel que vai se divorciar de Edgar. Fernando descobre que tem uma sobrinha ilegítima. Constância dá dinheiro para Dorleac levar Isabel para Paris. Padre Olegário pede para Eulália dar uma palestra para os fiéis sobre os livros. Umberto fica constrangido ao ver Dorleac vestida como homem. Fernando conta para Bonifácio que Edgar teve uma filha fora do casamento. Laura avisa a Constância que vai se divorciar de Edgar.

Terça-feira (6)

Constância não aceita o divórcio de Laura. Dorleac ameaça deixar Umberto. Edgar discute com Bonifácio. Diva apoia a viagem de Isabel. Os homens esperam Diva na porta do teatro e Neusinha reage com despeito. Dorleac avisa a Isabel que elas viajarão juntas. Laura lembra-se de momentos de Edgar com Catarina e fica comovida. Umberto não consegue beijar Dorleac vestida com roupas de homem. Constância pede a ajuda de suas irmãs para falar com Laura. Edgar não consegue se entender com a esposa. Isabel conta para Jurema que vai para Paris. Constância tenta convencer Laura a desistir de se divorciar. Berenice fica com inveja de Isabel. Edgar afirma a Guerra que não vai se afastar de Melissa. Afonso repreende Isabel ao vê-la chegar à barbearia. Constância convence Laura a se afastar do Rio de Janeiro. Afonso não aceita a viagem de Isabel. Laura apresenta seu advogado a Edgar.

Quarta-feira (7)

Edgar é obrigado a aceitar as exigências de Laura. Neusinha muda seu nome e Mário aprova. Laura sofre ao pensar em seu casamento. Isabel se despede de Diva. Catarina faz Edgar acreditar que não é responsável por sua separação. Umberto se entristece com a partida de Dorleac. Assunção se despede de Laura. Edgar chora com falta da esposa. Isabel visita o cemitério antes de viajar. Constância conta para Assunção a notícia que mandou para os jornais sobre a filha. Isabel e Laura se despedem no porto. Constância fica orgulhosa de Elias. Passam-se seis anos. Olavo estranha que Zenaide saia sozinha com Elias. Mário teme que o espetáculo escolhido por Diva seja um novo fracasso. Guerra tenta convencer Edgar a ficar com Catarina. Elias questiona Zenaide sobre Constância. Zé Maria não concorda que Chico desista de lutar por seus direitos.

Quinta-feira (8)

O capitão do navio repreende Zé Maria e Chico. Zenaide fica tensa com a proximidade entre Afonso e Elias. Zé Maria fica animado com a notícia que recebe de Chico. Berenice reclama com Zenaide por ter ficado com seus sobrinhos. Constância se vangloria por conseguir manter a mentira sobre o paradeiro de Laura para a sociedade. Berenice se encontra com Caniço. Catarina fica aliviada quando Edgar diz que colocará Melissa na escola. Constância diz a Carlota que responde as correspondências de Laura. Zé Maria é castigado no lugar de Chico. Constância vibra com os preparativos para a festa de Assunção. Margarida convence Bonifácio a ir para a festa de Assunção. Albertinho atropela Afonso na frente de Guerra e Neto. Bonifácio contém a irritação ao falar com Constância e Assunção. Mário pensa em reapresentar um antigo espetáculo para conseguir dinheiro. Bonifácio tenta se aproximar de Constância, mas ela o rechaça. Caniço entrega uma bolsa roubada para Berenice. Chico ajuda Zé Maria. Praxedes invade a festa de Assunção para prender Albertinho.

Sexta-feira (9)

Constância fica furiosa por Assunção deixar Albertinho ser preso. Catarina reclama de suas roupas. Fernando desacata Praxedes e acaba preso. Bonifácio não acompanha Margarida à delegacia para ficar com Fernando. Neusinha avisa a Mário que quer o lugar de Diva na peça que irão remontar. Margarida implora que Praxedes liberte Fernando. Assunção e Constância falam que Albertinho terá que trabalhar e se casar. Jurema reage ao saber que Albertinho atropelou Afonso. Zé Maria pensa em Isabel. Fernando enfrenta Bonifácio. Constância afirma que vai encontrar uma noiva para Edgar. Mario avisa a Frederico que Diva pode perder o papel principal na peça. O empresário rejeita Catarina e ela culpa sua gravidez. Fernando se desculpa com Praxedes e fica intrigado com Eulália.

Sábado (10)

Eulália percebe o cinismo de Fernando ao falar com Praxedes e faz com que ele se arrependa de suas atitudes. Neusinha sai com um de seus fãs e Quequé a critica. Catarina briga com Melissa. Edgar consegue uma vaga para a filha em um colégio de freiras. Carlota pensa em quem vai se casar com Alice. Assunção tenta se desculpar com Afonso e leva um fora do barbeiro. Constância se preocupa por não encontrar alguém para se casar com o filho. Jurema se anima ao receber uma carta de Isabel. Diva não aceita que Mário altere seu papel na peça. Guerra provoca Edgar ao lembrar-se de Laura. Catarina se desculpa com Melissa e pede que a filha não conte nada para Edgar. Zé Maria fica animado para iniciar sua luta ao lado de João Cândido. Berenice fala mal de Isabel. Afonso guarda o dinheiro que recebe da filha. Edgar empresta dinheiro para Catarina. Quequé não consegue impedir Neusinha de entrar no teatro. Carlota se incomoda com vários marinheiros negros na cidade. Chico avisa a Zé Maria que o movimento com João Cândido acontecerá na data prevista.


Fonte: E+ Estadão

'Salve Jorge': Resumo dos capítulos de 05 a 10 de novembro

Logotipo

Resumo próximos capítulos "Salve Jorge", dia 05/11/2012, segunda-feira: Jéssica tenta fugir. Lívia ordena a Irina que não a procurem no hotel. Morena e Lucimar chegam para o jantar na casa de Theo. Nilcéia reclama para Diva por não ter sido convidada para o jantar. Clovis aceita a sociedade com Miro. Waleska e Rosângela ajudam Jéssica a se arrumar. Áurea não gosta de ouvir Lucimar falar sobre o pai de Morena. Jéssica entra na boate com Waleska e Rosângela. Theo dá uma aliança para Morena. Julinha conta para Érica sobre o noivado de seu ex-namorado. Murat e Fatma estranham o jeito de Pepeu e Drica. Berna ouve Aisha falar que precisa conhecer sua mãe biológica. Mustafá procura Pepeu. Russo finge ser o motorista de Lívia para Haroldo. Stênio chama Bianca para viajar com ele para Istambul. Helô repreende Jô por iniciar um interrogatório sem ela. Stênio instala Débora na sala de Haroldo. Vanúbia troca olhares com Pescoço e Morena percebe. Lurdinha acusa Diva de oprimir Clovis. Lívia repreende Irina e a ameaça. Arturo tenta descobrir se Antônia recebeu dinheiro de Lívia. Wanda chama Sheila para fazer um teste de dança. Rachel declara guerra contra Aída. Sarila afirma que não quer que Ayla e Tamar se envolvam com os homens da família de Esma. Érica parabeniza Theo pelo noivado. Sheila chama Morena para ir com ela para o Exterior.

Resumo próximos capítulos "Salve Jorge", dia 06/11/2012, terça-feira: Morena recusa a proposta de Sheila por causa do noivo. Theo pensa em vender um terreno e comprar uma casa para viver com Morena. Julinha deixa um recado para Érica. Haroldo fala para Lívia que seu cliente da Polícia Federal está vindo para Madri. Jéssica diz a Waleska que Rosângela contou para Russo sobre a ameaça de Irina. Morena se emociona com seu vestido de noiva. Lívia sugere ir com Haroldo até a boate que está sendo investigada. Farid confunde Demir e o expulsa de casa. Ayla se machuca e Zyah a leva para casa. Demir atira contra a garrafa de Tamar, mas acerta a de Ayla sem querer. Leonor pede a Maitê que reforme joias para Emily. Thompson recebe uma casa de herança de sua tia. Carlos conta que Celso e Arturo continuam apostando nos cavalos. Russo desconfia de Lívia. Sidney e Lurdinha ensaiam alguns passos com Sheila. Lívia manda Russo tirar Irina da boate. Mustafá entrega a Aisha uma pulseira de recém-nascido. Thompson descobre que a casa que ele herdou é de Morena. Lívia e Haroldo seguem para a boate.

Resumo próximos capítulos "Salve Jorge", dia 07/11/2012, quarta-feira: Lívia ordena que Irina saia da boate. Thompson fica horrorizado com a localização da casa e decide vender o imóvel. Leonor elogia Raquel, que se surpreende. Haroldo chega com Lívia à boate. Jéssica vê Irina se movimentar para fugir e tem uma ideia. Antônia fica frustrada com o comportamento de Celso. Rosângela e Jéssica veem Lívia na boate. Theo diz a Áurea que registrará Júnior como seu filho. Mustafá tenta falar com Aisha. Rosângela e Jéssica falam com Lívia, mas ela despista as moças. Demir acredita que quebrou a garrafa de Tamar. Drica reclama de Fatma para Helô. Russo e os seguranças seguem Lívia e Haroldo. Helô se aproxima de Santiago. Stênio avisa a Bianca que Zyah será seu guia em Istambul. Helô consegue o número do telefone de Santiago. Haroldo é atingido por Russo.

Resumo próximos capítulos "Salve Jorge", dia 08/11/2012, quinta-feira: Lívia socorre Haroldo. Rosângela repreende Jéssica por ter atrapalhado sua aproximação com Lívia. Russo leva Lívia ao alojamento para conversar quando Rosângela, Jéssica e Waleska chegam. Berna fala para Mustafá que pediu para Stênio não encontrar a família de Aisha. Antônia flagra Celso e Deborah almoçando juntos. Lívia chega ao hotel e vê os porteiros acompanhados por dois policiais. Stênio vai à casa de Helô, e os dois descobrem que Haroldo foi atingido. Thompson conversa com Carlos sobre a venda de sua casa no Alemão. Theo pede para Júnior chamá-lo de pai e Morena se emociona. Stênio fala com o cliente envolvido na investigação do tráfico de mulheres e Lívia ouve a conversa. Sarila tenta consolar Tamar. Ayla pede para Cyla ler sua sorte na borra de café. Berna se recusa a responder às perguntas de Aisha sobre sua adoção. Junior chama Theo de pai. Barros leva Santiago para Helô tomar seu depoimento e ele liga para Stênio. Beto vai à casa de Morena. Lívia é surpreendida por um policial.

Resumo próximos capítulos "Salve Jorge", dia 09/11/2012, sexta-feira: Lívia entrega o número de telefone de Russo para o policial e finge que ele era seu motorista. Waleska consegue abrir a fechadura da porta de onde ela e as meninas estão presas. Os policiais levam Russo para a delegacia. Lívia manda Wanda pegar uma caixa escondida em seu quarto e guardar com ela. Farid abre os presentes que Demir comprou para sua noiva. Pescoço admira Vanúbia. Helô tenta falar com Stênio. Márcia conta para Érica que Morena está esperando Theo na porta do regimento. Theo não fala com Morena. Carol vê Aída esconder alguns documentos embaixo do colchão. Raquel se oferece para levar as joias de Emily para o joalheiro. Carol pega os documentos escondidos de Aída e os entrega para Leonor. Caique discute com Amanda por causa de Yolanda. Irina procura Lívia. Wanda abre a caixa que pegou no quarto de Lívia. Demir tenta explicar o engano para Sarila, que fica irritada. Zoe avisa a Mustafá que Pepeu está embriagado em uma boate. Waleska, Rosângela, Jéssica e as outras meninas fogem do apartamento. Theo termina seu noivado com Morena.

Resumo próximos capítulos "Salve Jorge", dia 10/11/2012, sábado: Morena e Theo discutem. Áurea conta para Érica que seu filho terminou o noivado. Jéssica pede ajuda a um policial. Sheila fala para Morena que Wanda marcou uma audição com ela. Lucimar consola a filha. Sarila diz que só permitirá que Demir se case com Tamar se Zyah se casar com Ayla. Lívia chega ao Brasil e manda Wanda levar a caixa que pediu para ela esconder. Helô espera Stênio no escritório. Morena afirma a Lena que devolverá a aliança a Theo. Élcio se desculpa com Theo. Mustafá leva Pepeu machucado para casa. Berna fica emocionada quando Aisha vê uma notícia sobre brasileiros traficados para serem adotados por estrangeiros. Lívia desconfia de que Wanda tenha aberto sua caixa. Antônia fica envergonhada ao ser abordada pelo síndico do prédio onde mora. Amanda pede para Leonor impedir a entrada de Yolanda em sua casa. Aída se encontra com Yolanda. Raquel manda o joalheiro copiar as joias de Leonor. Maitê encontra uma sacola de compras de Helô. Stênio combina sua viagem com Bianca. Zyah explica para Tartan por que não quer se envolver com nenhuma mulher. Érica encontra a aliança que Morena descartou. 


Fonte: Resumo (Novelas Brasileiras)

Integrantes do MST não pretendem deixar Usina Cambaíba

Integrantes do MST chegando na Usina (Foto: Arquivo Silvana Rust)
Após ocuparem a Usina de Cambaíba, aproximadamente duzentas famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) dizem que irão permanecer no local por tempo indeterminado.
 
Erguendo barracos de madeiras e lonas, os militantes invadiram a usina por volta das 5h de sexta-feira (2 de novembro). O local, próximo às ruínas da antiga usina, está abandonado.
 
É a segunda vez, nesse ano, que o MST ocupa parte da área da usina. A primeira tentativa foi em agosto, quando representantes do movimento e de outras organizações fizeram uma manifestação no local, com o objetivo de homenagear as dez pessoas supostamente incineradas na usina, na época da ditadura militar.
 
Segundo a ocupante Graciete Santana, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) considerou as terras improdutivas e passíveis de desapropriação para fins de reforma agrária há 14 anos, mas o processo de desapropriação está paralisado. “Este é um espaço que é nosso. Portanto, a justiça tem que olhar com mais atenção para este fato que, infelizmente, entrou para a história da cidade. As terras da Usina Cambaíba precisam de distribuição e de aproveitamento mais justo”, desabafou.
 
A diretora estadual do MST, Marina dos Santos, destacou que a área e a data escolhidas, o Dia de Finados, foi uma homenagem aos militantes que supostamente foram incinerados nos fornos da usina, na época da ditadura. “Pessoas que entregaram a vida em defesa da sociedade brasileira” disse Mariana dos Santos.
 
Corpos incinerados
 
A denúncia de que os fornos da usina foram usados para incinerar corpos de militantes políticos durante a ditadura tornou-se pública no livro "Memórias da uma guerra suja", do ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Cláudio Guerra, lançado em maio.
 
À época, o Ministério Público Federal chegou a instaurar uma investigação para apurar a veracidade das declarações de Guerra. O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira determinou que fossem expedidos ofícios à Comissão Nacional da Verdade e à Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos, pedindo informações e documentos relacionados ao caso.

Fonte: Terçeira Via

Vettel é punido e larga em último no GP de Abu Dhabi

AFP / Vettel foi punido por não ter voltado aos boxex com 1 litro de combustível ao final da sessão
Vettel foi punido por não ter voltado aos boxex com 1 litro de combustível ao final da sessão

A três etapas do final da temporada de 2012 da Fórmula 1, o campeonato ganhou muitas emoções neste sábado. Na definição do grid de largada para o GP de Abu Dabi, que acontecerá neste domingo no circuito Yas Marina, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, conseguiu a terceira colocação, logo atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e do australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe.
No entanto, cinco horas depois do final do treino oficial de classificação, o líder do Mundial de Pilotos foi punido pelos comissários da prova e terá de largar agora da 24.ª e última colocação. A punição, justificada primeiramente aos integrantes da Red Bull, aconteceu porque Vettel infringiu uma norma do regulamento em que tem de voltar aos boxes, após o final da sessão, com no mínimo um litro de combustível. O carro do alemão tinha somente 850 mililitros e, assim, perdeu inúmeras posições.
A notícia de última hora não poderia ter sido melhor para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, o seu concorrente direto pelo título. Com 13 pontos a mais (240 a 227), Vettel terá de fazer uma corrida de recuperação em Abu Dabi, neste domingo. Alonso, com a punição do piloto da Red Bull, ganha uma posição e agora largará em sexto.
Os outros pilotos beneficiados pela pena a Vettel, entre os seis primeiros colocados, são o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, que agora sairá em terceiro lugar; o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, que começará a corrida em quarto; e o inglês Jenson Button, da McLaren, agora o quinto no grid.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, começará a prova agora na oitava colocação e Bruno Senna, da Williams, será o 14.º no grid de largada.

Enem 2012: correção das provas de Ciências Humanas e da Natureza

GAZETA DO POVO - Confira abaixo a correção das provas de Ciências Humanas e da Natureza deste sábado (3), do Enem 2012, feita pelos professores do Curso e Colégio Acesso.
No domingo (4), serão as provas de Matemática, Redação e Linguagens, que incluem questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). Nesse dia, os candidatos terão uma hora a mais para responder as questões, até as 18h30.

Walter Alves / Gazeta do Povo / Professores do Curso e Colégio Acesso também farão um vídeo para comentar as provas
Professores do Curso e Colégio Acesso também farão um vídeo para comentar as provas


As questões estão sendo cadastradas conforme os professores liberam as respostas.
O gabarito oficial do Enem sairá na quarta-feira (7).
Leia também: MEC elimina candidatos que postaram foto do Enem em rede social.