domingo, 9 de dezembro de 2012

Ossos das pernas salvam menina da morte

Rosie Davies era "basicamente uma bomba-relógio". A menina de Walsall, West Midlands, no Reino Unido, nasceu com disgenesia espinal segmental, uma deformação muito rara que, nela, consistiu numa falha de um segmento de cinco vértebras da coluna.
 

Ossos das pernas salvam menina da morte
Rosie estava condenada à morte por
 falência orgânica
 
Nunca antes os médicos tinham visto uma tão grande: aos cinco anos, atingia os dez centímetros e o peso da parte de cima do corpo, sem apoio, esmagava-lhe lentamente os órgãos internos. Estava a ficar sem espaço no peito, contra o qual tinha as pernas contorcidas, sem sensibilidade e, por isso, capacidade de movimento.
Uma equipa do hospital pediátrico de Birmingham viu nas pernas a salvação de Rosie, que estava condenada à morte por falência orgânica. Inúteis, iriam servir para repor os ossos em falta. Há dois meses, a menina foi amputada abaixo dos joelhos e teve a espinha reconstruída, com ajuda de dois suportes metálicos a ligar a espinha à anca, numa operação pioneira que demorou 13 horas. Hoje tem a esperança de vida de qualquer criança.
De acordo com o site da BBC News, é a primeira vez que se realiza uma cirurgia desta amplitude na Europa. A única experiência conhecida data de há uma década, na Nova Zelândia, adiantou ao site inglês um dos neurocirurgiões que participaram na operação, Guirish Solanki. "É apenas a segunda vez no Mundo que uma equipa tenta fixar a espinha torácica aos ossos laterais da anca numa situação tão rara como a de Rosie", um caso complicado pelo facto de, ao contrário de outras crianças, Rosie ter nervos espinais funcionais, o que obrigou a redobrado cuidado durante a cirurgia, de modo a evitar danos.
Desde a intervenção, a menina parece estar a recuperar alguma sensibilidade nas pernas, o que permite acreditar que poderá, no futuro, movimentar-se com a ajuda de próteses.
 
Fonte: Jornal de Notícias

O Fim do Mundo

Padre suspeito de pedofilia recebe visita do bispo em casa dos pais


O padre e vice-reitor do Seminário Menor do Fundão, suspeito de ter abusado sexualmente de menores internos da instituição, já está em prisão domiciliária em casa dos pais, em S. Romão, Seia. Este domingo, recebeu a visita do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, mas mais nenhuma posição pública sobre o caso saiu da diocese.
 
foto Rui da Cruz/Global Imagens
Padre suspeito de pedofilia recebe visita do bispo em casa dos pais
Prédio onde o padre está preso
 
Luís Mendes, 37 anos, foi denunciado, na passada quarta-feira, por alunos do seminário - que alberga, em regime de internato, 16 rapazes com idades entre os 11 e os 18 anos - e pelas respetivas famílias. A queixa foi apresentada na Polícia Judiciária da Guarda, cujos inspetores detiveram o pároco no dia seguinte, no cumprimento de mandados judiciais.
Tal como o JN noticiou, Luís Mendes, que morava no seminário, terá convencido menores a participar em atos sexuais. Não há relatos de violações ou de uso de violência física.
A chegada do vice-reitor a S. Romão foi discreta e aconteceu logo que foram reunidas as condições técnicas, na casa dos pais, para a instalação dos sistemas de controlo da pulseira eletrónica que lhe foi atribuída. Ao fim do dia, os seus familiares negavam que ele ali se encontrasse e mostravam-se agastados com a repercussão pública do caso. Carlos Mendes sublinha que o irmão é alvo de injustiça. "Estamos muito abalados. Um arguido tem de ser considerado inocente até que se prove o contrário, mas os órgãos de comunicação já o condenaram em praça pública", sustentou.
Visitado pelo bispo
Na tarde de domingo, por volta das 16.30 horas, o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e o padre de S. Romão, José Martinho, visitaram o padre Luís Mendes, mas sobre esta visita nada transpirou.

Fonte: Jornal de Notícias

Pirataria é crime!

Rihanna aparece em foto sem calcinha, fumando e bebendo

A cantora foi clicada em um momento de relax total

Rihanna aparece em foto sem calcinha, fumando e bebendo - Reprodução
Essa gosta mesmo de causar e provocar. Rihanna deixou-se fotografar em momento de pura intimidade, em sua casa.Nas imagens a cantora aparece só de sutiã, sem calcinha e usando o gorro de um casaco pesado de frio, num estilo bem selvagem.
Em uma das fotos, sentada no chão, Rihanna exibe suas belas curvas e as tatuagens enquanto toma uma taça de vinho e fuma. Já no outro clique a cantora nitidamente faz pose para foto, com o cigarro na boca e ajoelhada sobre as pernas, com ar prá lá de provocante.

Fonte: O Fuxico

'Após quase 20 anos, Guilherme di Pádua começa a falar'

 

Guilherme de Pádua, autor do assassinato da atriz Daniella Perez, disse em entrevista ao "Domingo Espetacular" que foi ele quem tramou o assassinato da atriz e que queria o perdão da mãe de Daniella, a autora Glória Perez.
"Eu me sinto extremamente culpado . Se fosse só a minha ex-mulher e a Daniela existiria crime", falou. Ele tampem contou que tinha interesse em se aproximar da atriz pelo interesse em ganhar mais espaço na novela "De Corpo e Alma".
Sobre o motivo do assassinato, Guilherme que o estopim teria sido vaidade: "Estava tentando cortar um pouco de contato, porque minha esposa estava grávida, mas queria estar perto dela. Aí passamos o dia juntos e ela me pediu para ir conversar em algum lugar, falar da vida dela". Pádua também contou que a mulher tinha ciúmes da atriz, mas não entrou em detalhes por temer enfrentar um processo.
"Eu não tenho condições de enfrentar um processo, minha família não tem condições também".
Segundo Guilherme, ele não entrou no carro da atriz e os dois seguiram para o local do crime sem ter brigado "Fomos até o estacionamento, lá na frente nos encontramos e vamos para algum lugar. Eu não queria que aquela conversa fosse demorada".
Nós descemos do carro, e começamos a conversar, ela me contou como estava infeliz. De repente ouvi um estalo e em uma fração de segundo eu ouvi a voz da Paula, que estava xingando ela. A Daniella virou o rosto para ouvir. A Paula estva brava, ela respondeu e a Paula foi para cima dela".
"Eu ia tentar dobrar a situação, mas uma foi para cima da outra. Eu me joguei no meio, eu segurei a Daniella e a Paula apanhava, menos na barriga. De repente no meio da briga que não acabava, eu caí no chão e a Paula caiu em cima de mim. Eu segurei a Paula e falava para ela 'Para, para, a Daniella', aí ela parou e percebeu que tinha alguma coisa estranha e viu que a Daniella estava toda torta".
"Eu achei que ela tinha quebrado o pescoço. A Paula começou a chorar
O ex-ator contou que tinha planos de suicidar. "Deus tem planos para você, não está na sua hora".
Questionado sobre o que falaria para Glória Perez se tivesse a oportunidade de falar com a autora: "Eu pediria perdão, só isso"
Desde 2010, quando deu uma entrevista no "Programa do Ratinho", no SBT, Pádua disse que gostaria de pedir perdão a Gloria Perez, mãe da vítima.

Relembre o caso
 Em 1992, Guilherme de Pádua e sua ex-mulher Paula Thomaz mataram Daniella Perez com 18 golpes de tesoura. Pádua e a atriz estavam no elenco de "De Corpo e Alma".
O casal emboscou Daniella, deferiram 18 golpes na atriz e atiraram seu corpo em um matagal no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O crime teria sido motivado por vingança. Segundo a ex-mulher do ator, Paula Thomaz (que hoje assina Paula Nogueira Peixoto), Guilherme tramou o assassinato.
Em 1995, Pádua escreveu o livro "A História que o Brasil desconhece", enquanto estava na cadeia e pretendia lançá-lo durante a Bienal do Livro do Rio daquele ano, mas uma liminar conseguida por Glória Perez suspendeu o lançamento.
Guilherme e Paula foram condenados, em 1997, por homicídio duplamente qualificado, com motivo torpe, a 19 anos e 6 meses de cadeia, mas o ex-ator cumpriu apenas 6 anos da pena, saindo da prisão em 1999.
 
Fonte: UOL 

Documento final destaca adesão da Bolívia e homenagem a Niemeyer

Brasília – O Comunicado Conjunto dos Estados Parte e Associados do Mercado Comum do Sul, assinado hoje (7), pelos participantes da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, tem 61 itens, entre eles, o acordo para ingresso da Bolívia no bloco, embora o ato seja ainda simbólico, pois depende de uma série de etapas e aprovação dos parlamentos dos países membros. Também são destaques o ingresso da Venezuela no grupo e a concessão do título de Cidadão Ilustre Post Mortem ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto há dois dias.
O texto final diz que os líderes políticos da região reiteram os esforços para o desenvolvimento integral, o combate à pobreza e à exclusão social em busca da consolidação da democracia. O documento cita ainda os impactos da crise internacional e ressalta que os países em desenvolvimento são propulsores do crescimento econômico.
Na primeira parte do documento, informa-se que os países do Mercosul devem se empenhar na formação de um pacto global em favor da recuperação econômica e do emprego. Para o bloco, é fundamental estimular a complementação produtiva das estruturas econômicas existentes.
Em resposta à disputa entre o governo argentino e a Justiça de Nova York sobre o pagamento de uma dívida aos fundos, o texto apela para a “necessidade de limitar as ações”. Segundo o documento final da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, a disputa não pode afetar, nem colocar em risco a estabilidade financeira dos países da região.
Além da presidenta Dilma Rousseff, assinaram o documento final os presidentes Cristina Kirchner, da Argentina; José Pepe Mujica, do Urugua; Rafael Correa, do Equador; Evo Morales, da Bolívia; Donald Ramotar, da Guiana; e Desi Bouterse, do Suriname; além da vice-presidenta do Peru, Marisol Cruz, e dos vice-chanceleres Alfonso Silva, do Chile; e Monica Lanzetta, da Colômbia; e do ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez.
O Mercosul é formado pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai, pela Venezuela e pelo Paraguai – que está suspenso do bloco até abril de 2013. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países  associados.Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população soma 275 milhões de habitantes.
Edição: Nádia Franco (Fonte: EBC)

Como ajudar os filhos que ficaram em recuperação escolar?

O quarto bimestre vem chegando ao fim, mas, para alguns alunos, as férias ainda são um sonho distante. Para aqueles estudantes que estão na corda bamba ou já perderam as chances de alcançar nota suficiente para passar de ano, a temida recuperação escolar pode se tornar realidade em breve. Como os pais devem agir ao constatar a situação? O primeiro passo é respirar fundo. “Nessa altura do campeonato, não é hora de brigar. É hora de ajudar”, diz a psicopedagoga Debora Corigliano.
Leia também:
Relação entre pais e escola pode afetar desempenho de alunos
Educadores vencem dificuldades e transformam processo de ensino
Pesquisadores da UFRJ desenvolvem método para diagnosticar a dislexia
Se seu filho não estudou o bastante durante o ano, deve-se mostrar a ele que o tempo dedicado aos estudos será maior dali para a frente. “É importante que isso não venha em forma de punição, porque nos primeiros dias a criança vai ficar brava, mas depois irá se acostumar e o objetivo não será atendido”, afirma a especialista. Não se deve fazer chantagem e também não é indicado dar total autonomia para que a criança estude sozinha. Em vez disso, os pais devem monitorar seus estudos, para que o aluno perceba que está havendo uma ação efetiva para ajudá-lo.
Em alguns casos, no entanto, mesmo com o esforço conjunto, a criança pode não alcançar a pontuação necessária nas avaliações de recuperação. É então que ela precisa enfrentar a repetência. Caso isso aconteça, também não adianta brigar ou pôr a criança de castigo. O mais indicado é conscientizá-la. “A retenção é a própria punição. Os pais devem mostrar que os amigos estão seguindo e o aluno não, que ele vai demorar mais um ano para se formar”, diz Debora. Algum tempo após essa conversa, é hora de um bate-papo mais ameno, para que a criança não perca o incentivo de estudar. “O lado bom é que a criança já sabe o conteúdo do ano anterior e às vezes até as provas são as mesmas. Deve-se mostrar que ela pode ganhar um número maior de amigos. Aqueles que já são amigos vão continuar, só vão ficar um pouco distantes”.
Segundo a especialista, o ideal é que os pais orientem e acompanhem a criança ao longo de todo o ano, para que não precisem correr atrás do prejuízo ao fim do período. Ela também aconselha aos pais que, ao observar alguma dificuldade nos estudos, procurem o quanto antes a coordenação pedagógica da escola para decidir qual é o melhor caminho. Algumas opções são as aulas de reforço ou a determinação de horas de estudo na companhia dos pais.
É importante ainda observar se a criança enxerga e escuta bem, pois às vezes uma agitação maior na escola ou desatenção se deve a problemas de visão ou audição. Também é possível que o estudante possua alguma dificuldade cognitiva. Nesse caso, ele deve passar por um psicopedagogo para uma avaliação e um possível encaminhamento a outro especialista.

Fonte: E.B.C

Presidente do Egito anula decreto que expandia poderes

Agência Brasil
Após a anulação do decreto que deu amplos poderes ao presidente egípcio, Mouhamed Mursi, os aliados do governo confiam no fim das manifestações no país. A Irmandade Muçulmana do Egito considera que "já não há motivos" para a oposição continuar os protestos.





“Já não há motivos para incentivar o povo a participar de manifestações nem para que haja mais contestações", disse o porta-voz do grupo, Mahmud Gozlan, em comunicado.

A anulação da medida adotada no dia 22 de novembro foi divulgada no sábado (8), depois de um reunião entre Mursi e representantes políticos do país. O decreto provocou fortes reações entre as lideranças egípcias. A oposição considerou a medida uma "manobra política".

Mesmo com a decisão de recuar em relação ao decreto, representantes da oposição no Egito disseram hoje (9) que vão manter as manifestações públicas e greves nesta semana. A força de oposição a Mursi também mantém a insatisfação diante do referendo convocado pelo presidente para aprovar uma nova Constituição. Os opositores consideram que o projeto pode provocar uma islamização da legislação do país, por manter lacunas em matéria de liberdades e garantias.

O porta-voz da Irmandade Muçulmana do Egito pediu que a oposição respeite a realização do referendo. Mas os adversários de Mursi tentam, ao menos, o adiamento da consulta,   programada para o dia 15 de dezembro.

Sob as ameaças de continuidade dos protestos, o Exército construiu um muro com blocos de concreto para proteger o Palácio Presidencial do Egito, um dos principais focos das manifestações.

Chávez anuncia que câncer voltou e indica sucessor


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltará para Cuba neste domingo (9) para fazer uma nova cirurgia contra o câncer nos próximos dias. Em um pronunciamento televisionado na noite de sábado, Chávez anunciou que a doença voltou, mesmo após duas operações anteriores e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. No discurso, o presidente venezuelano reconheceu a gravidade de sua situação e disse pela primeira vez que se houver complicações o vice-presidente do país, Nicolas Maduro, deverá assumir seu lugar como líder e dar sequência ao movimento socialista.

"Existem riscos. Quem pode negar isso?", disse Chávez, sentado ao lado de Maduro e outros aliados. "Em qualquer circunstância, devemos garantir o avanço da Revolução Bolivariana", acrescentou.

O presidente contou que os testes descobriram a volta de "algumas células malignas" na mesma área onde tumores foram removidos anteriormente, e que os médicos recomendaram cirurgia imediatamente, mas ele quis voltar à Venezuela primeiro.

Chávez afirmou que se houver complicações e novas eleições forem realizadas, seu candidato será Maduro, ex-ministro de Relações Exteriores, nomeado vice-presidente três dias depois da reeleição de Chávez, em outubro. "Nesse cenário, que, de acordo com a Constituição, exigirá que eleições presidenciais sejam realizadas novamente, vocês devem eleger Nicolas Maduro como presidente", disse. "Eu peço isso a vocês do fundo do meu coração", acrescentou.

Essa será a terceira operação de Chávez, de 58 anos, para remover tecidos cancerígenos. A primeira delas foi feita em junho de 2011.

Fonte: Jornal do Comércio

Corda bamba: 'Salve Jorge' amarga audiência digna de novela das 18h!

Neste sábado (8), 'Salve Jorge', trama do horário das 21h da TV Globo, alcançou somente 25 pontos de média no Ibope. O número deu a liderança do horário à emissora carioca, que ficou na frente da Record, com 7 pontos, e do SBT, com seus 4. Isso não quer dizer, entretanto, que a audiência conquistada pela novela de Gloria Perez  tenha sido satisfatória. Muito pelo contrário. Vinte e cinco pontos de média geralmente é uma marca de folhetins dos horários das 18h/19h.
Como já percebemos por meio dos dados oficiais, a situação das atuais novelas da Rede Globo não é das melhores em relação à audiência. E o desempenho  de 'Salve Jorge' é o que mais salta aos olhos, já que o folhetim ocupa a faixa nobre e, por esse motivo, é o mais importante da emissora. Vamos esperar para ver o que a história de Morena (Nanda Costa) ainda pode render à Globo.

De Heloísa Tolipan, para o Jornal do Brasil

Turnê de Madonna na América do Sul vende três vezes mais que a de Lady Gaga

Apenas cerca de trinta dias separaram os shows de Lady Gaga e os de Madonna  nos países da América do Sul - incluindo o Brasil. Portanto, não há conta bancária de fã que aguente, certo? E quem levou a pior nas bilheterias foi Gaga.
De acordo com o site  Examiner.com, a Rainha do Pop vendeu três vezes mais ingressos do que a Mother Monster na América do Sul. Aliás, parece que Gaga estava mascarando os números de seus shows para não encarar de frente as bilheterias com entradas sobrando. O show da 'Born this way ball tour' no Peru, por exemplo, foi feito para 50 mil pessoas de acordo com a assessoria da cantora, mas a venda real de ingressos foi de apenas 17 mil, segundo informações do site.
Shows de Lady Gaga não conseguiram superar a venda de ingressos dos de Madonna na América do Sul
Shows de Lady Gaga não conseguiram superar a venda de ingressos dos de Madonna na América do Sul
Enquanto isso, a média de público dos shows de Madge neste pedaço do continente é de 55 mil pessoas, com direito a apresentações com ingressos esgotados. Ah! Vale lembrar que Madonna faz seu último show em terras brasileiras hoje (9), em Porto Alegre.

Fonte: Jornal do Brasil (com Heloísa Tolipan)

Sem Cheias de charme e Avenida Brasil, Globo cai no Painel Nacional de Televisão

O público está sentindo que a Rede Globo se despediu de um ciclo de novelas muito boas em sua grade de programação e entrou de cabeça em produções com audiência problemática. E o impacto da mudança foi sentido pela emissora no Painel Nacional de Televisão (PNT).
O fim de 'Avenida Brasil' e 'Cheias de charme', incontestáveis sucessos de público e crítica, e a entrada de 'Guerra dos sexos' e 'Salve Jorge', ambas, até agora, com índices insatisfatórios, fizeram a Rede Globo perder audiência no PNT. Segundo o ranking do Ibope, a emissora dos Marinho fechou novembro com 15,6 pontos, contra o índice de 17,1 pontos alcançado em outubro, quando a trama de João Emanuel Carneiro estava em sua reta final.
Enquanto isso, Record e SBT estão empatadas no segundo lugar, ambas com 5,8 pontos alcançados em novembro.

Fonte: Jornal do Brasil (com Heloísa Tolipan)

Poderosa: Ivete Sangalo ganhará homenagem no Festival de Verão de Salvador!

Em 2013, o Festival de Verão de Salvador completa 15 anos de existência e a direção do evento  resolveu homenagear uma das figuras mais importantes na história da festa anual que agita o verão soteropolitano: Ivete Sangalo. A cantora, que participou de todas as edições do festival desde sua criação, em 1999, vai dar o seu nome à sala de imprensa da badalação.
De 16 a 19 de janeiro, os jornalistas que cobrirem o festival, serão acolhidos na Sala Ivete Sangalo. Chique, né? O espaço já homenageou nomes como Batatinha, Novos Baianos, João Gilberto, Neguinho do Samba, Saul Barbosa e Jorge Amado.
Veveta se apresenta no evento no dia 17 e vai levar para os foliões ansiosos o repertório de seu mais recente álbum, 'Real Fantasia', e o sucessos que fizeram dela a cantora de axé music mais aclamada dos últimos anos. Alguém tem dúvidas de que a a baiana vai levantar poeira? Homenagem mais do que merecida.
Ivete Sangalo vai ser homenageada no Festival de Verão de Salvador 2013
Ivete Sangalo vai ser homenageada no Festival de Verão de Salvador 2013

Fonte: Jornal do Brasil (com Heloísa Tolipan)

Fergie promete novo álbum solo


Isso mesmo, Fergie prometeu para os fãs seu segundo álbum solo. A cantora norte-americana diz que está aproveitando que não está em turnê para escrever suas canções. E também que está botando suas ideias em dia.
Ela disse que o sucessor de The Dutchess será lançado no ano que vem, e por coincidência, seu parceiro de banda, Will.i.am, no mesmo ano, lançará seu novo CD, o entitulado de #willpower.

FONTE: MUNDO BLACK EYED PEAS