quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Steven Spielberg vai presidir o júri do Festival de Cannes 2013

O cineasta Steven Spielberg (“Lincoln”) foi escolhido pela organização do Festival de Cannes para presidir o júri da próxima edição do evento. O anúncio foi feito pelo Twitter oficial do festival francês, na manhã desta quinta-feira (28/2).
Considerado o símbolo máximo do cinema comercial hollywoodiano, graças à sua fórmula bem-sucedida de filmes de aventura e ficção científica que, nos anos 1980, ajudou a diminuir a faixa etária do público frequentador de cinema e estabelecer o verão americano como temporada de blockbusters, Spielberg não é alheio ao cinema adulto, tendo já conquistado dois Oscars de Melhor Diretor, por “A Lista de Schindler” (1993) e “O Resgate do Soldado Ryan” (1998) – o terceiro lhe escapou das mãos no domingo (24/2), quando perdeu para Ang Lee (“As Aventuras de Pi”).
O namoro entre o cineasta e o festival é antigo. Na verdade, Cannes tem papel importante na trajetória vencedora de Spielberg. Ele foi indicado à Palma de Ouro em 1974, por “Louca Escapada”, seu primeiro filme para cinema, e levou naquele ano o prêmio de Melhor Roteirista, a primeira das muitas conquistas de sua carreira.
Além disso, vários de seus clássicos ganharam homenagens no festival francês, como “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981) e “Tubarão” (1975), que tiveram suas cópias restauradas exibidas na programação do evento.
S.S


De todo modo, trata-se de uma opção bem diferente do italiano Nanni Moretti (“Habemus Papam”), que presidiu o júri do ano passado, responsável por dar a Palma de Ouro a “Amor”, de Michael Haneke, o filme europeu mais aclamado de 2012. Caberá ao júri de Spielberg suceder acerto tão perfeito.
Ainda não foram divulgados os filmes que participarão da mostra competitiva, mas rumores sugerem que “Her”, de Spike Jonze, “Inside Llewyn Davis”, dos irmãos Coen, e “The Bling Ring”, de Sofia Coppola, devem fazer sua estreia mundial no evento.
A 66ª edição do Festival de Cannes acontecerá na Riviera Francesa entre 15 e 26 de maio.

Nenhum comentário: