sábado, 15 de junho de 2013

E3 – 2013: Xbox 360 por Xbox One, uma troca que vale a pena


Novo Xbox One
Novo Xbox One (Nick Adams/Reuters)

O Xbox One, que foi anunciado no final de maio, é o sucessor do Xbox 360, console da Microsoft. O aparelho será lançado em 21 países, em novembro, e custará nos Estados Unidos 499 dólares. No Brasil, o videogame será vendido por 2.200 reais. A reportagem de VEJA testou o novo dispositivo.

Leia também:
E3 – 2013: VEJA testa o PlayStation 4
E3 - 2013: meta da Sony é oferecer PlayStation 4 a 399 dólares no Brasil, diz executivo


Diferente do PlayStation 4, que aposta nos games como seu principal diferencial, o Xbox One é assumidamente uma plataforma multimídia. Durante a E3, maior feira de games do mundo realizada em Los Angeles, não só os jogos para o aparelho foram exibidos, como também recursos para a reprodução de filmes e programas de TV.

O One será vendido com o Kinect, que recebeu muitos recursos nesta nova geração. O sensor de movimento está mais aguçado e capta as expressões faciais, a força aplicada ao dar um passo e até os batimentos cardíacos do jogador. A ideia é tornar a experiência dos usuários ainda mais realista, principalmente em jogos que incentivam a prática de exercícios físicos.

O joystick do One também ganhou nova roupagem nesta versão do console. O controle tem dois novos pontos de vibração, uma estratégia da Microsoft para aumentar a imersão do jogador. A companhia disponibilizou durante a feira testes técnicos no aparelho, que simularam o movimento de pneu, batimentos cardíacos e até tiros de uma arma.

O design do joystick agradou ao público, que chegou a elegê-lo pelos como melhor do que o tradicional DualShock da Sony. A razão está em seu design. O novo controle não possui mais o espaço traseiro para pilhas e bateria interna, e isso melhorou consideravelmente a sua ergonomia. Segurar o joystick da Microsoft ficou mais confortável para o jogador.

Alguns jogos para Xbox One podiam ser testados na E3; outros, contudo, eram exibidos apenas em salas fechadas, com a presença do produtor, que geralmente ficava disponível para tirar dúvidas sobre o game na sequência da apresentação. Uma das maiores promessas para o novo aparelho é o divertido Plants vs Zombies: Garden Warfare, considerado por muitos veículos especializados um dos melhores títulos da E3 2013.

Entre os games para Xbon One estão Ryse: Son of Rome, um jogo que recria combates romanos – e também imita sutilmente God of War, maior franquia da Sony -, Call of Duty: Ghosts, toda a série de esportes da Electronic Arts, Gran Turismo 6, entre outros.

Com todas essas melhorias, o Xbox One se tornou uma interessante plataforma para quem possui o Xbox 360 e deseja explorar a nova geração de consoles. Os donos de PlayStation 3, contudo, não precisam correr em direção às lojas para comprar o PS4. Por ora, os melhores jogos para o aparelho da Sony foram desenvolvidos para o sistema atual.

Fonte: VEJA

Nenhum comentário: