domingo, 28 de julho de 2013

Sistema que monitora tubarões no Recife estava sem funcionar

O sistema que monitora os tubarões no Recife está sem funcionar há sete meses por falta de verba. Em 21 anos, 59 pessoas foram atacadas e 24 morreram.
Pernambuco tem um comitê de monitoramento de incidentes com tubarão. Uma das principais atividades desse comitê é um barco que desde 2004 capturou 80 tubarões das espécies mais agressivas: tigre e cabeça-chata.
Essa captura não para matar, é para colocar um chip de monitoramento, que funciona como uma etiqueta de rastreamento. Depois, esse tubarão é libertado em uma área mais distante do contato com o banhista.
Segunda-feira (22) uma turista foi atacada e morta na Praia de Boa Viagem, ela estava tomando banho em uma área de risco.
Os especialistas acreditam que a pesquisa faz com que os ataques diminuam, porque afasta os tubarões. Desde dezembro o barco não ia para o mar por falta de verba, esse repasse não vinha sendo feita pelo Governo do Estado, o repasse foi retomado e a viagem recomeça nesta sexta-feira (26) e vai até a próxima terça-feira (30).

Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: