domingo, 27 de outubro de 2013

Exposição mostra a terra vista do céu

Foto: Yann Arthus-Bertrand
Tempestade na floresta amazônica
Tempestade na floresta amazônica

São Paulo recebe a exposição itinerante “A Terra vista do céu” do fotógrafo e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand. A mostra ocupa a área livre do MASP e as grades do Parque do Trianon com 130 imagens impressas e fica em cartaz até 15 de dezembro, com visitação gratuita.
A ideia de Yann Arthus-Bertrand de registrar a beleza do planeta Terra e a fragilidade da natureza por um novo ângulo, surgiu no Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a "Eco 92". Foi a partir desse evento que Yann decidiu iniciar o projeto “A Terra Vista do céu”, com fotos tiradas do alto de helicópteros e balões. As fotografias foram reunidas em um livro de sucesso internacional com mais de 3 milhões de exemplares vendidos em todo mundo.
As 130 fotografias  revelam um planeta incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, frágil diante da degradação causada pelas ações do homem.
"Em 20 anos, os sinais alarmantes se multiplicam. A partir de agora, cada um deve assumir as consequências disso. Com minhas fotografias (...) tento sensibilizar o maior número de pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Espero que você, ao observar essas fotos, as mais fortes que tirei em 20 anos, deixe-se transformar pela beleza do mundo como eu fui transformado, e que também tenha o desejo de contribuir para a preservação do planeta. Todo mundo pode fazer alguma coisa. Cabe a você descobrir o quê." diz o fotógrafo.
 
Paisagem agrícola perto de Cognac, na França Paisagem agrícola perto de Cognac, na França
Barcos de pescadores de areia, no Mali
Barcos de "pescadores de areia", no Mali
Fardos de algodão na Costa do Marfim
Fardos de algodão na Costa do Marfim

Nenhum comentário: