quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

'BBB 13': "pisaram nos nossos rostos", diz ativista do Femen

As ativistas em frente ao IML, onde fizeram exame de corpo de delito nesta quarta-feira (9) Foto: Vitor Nassar / Divulgação As ativistas em frente ao IML, onde fizeram exame de corpo de delito nesta quarta-feira (9)
Foto: Vitor Nassar / Divulgação
Marina Azaredo

Comentar 391
Após o protesto realizado na noite de terça-feira (8) no Santana Parque Shopping, onde está instalada a Casa de Vidro do Big Brother Brasil 13, as ativistas do Femen Brazil alegam que os seguranças do shopping foram "extremamente truculentos" na tentativa de contê-las. "Eles agiram com extrema brutalidade, nos jogaram numa sala escura, pisaram nos nossos rostos, nos chamaram de p... e vagabundas, disseram que morreríamos na cadeia", disse Sara Winter em entrevista por telefone ao Terra logo após fazer o exame de corpo de delito na tarde desta quarta-feira (9).
A ativista alega que sofreu uma contratura na região lombar, além de ter vários arranhões e hematomas espalhados pelo corpo. Segundo Sara, sua colega Anna Steel também sofreu uma contratura, mas na região do ilíaco, um osso localizado perto do quadril. A terceira participante do protesto, Amanda Roseo-Alba, sofreu apenas lesões mais leves. Do IML, elas pretendiam ir diretamente a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
Em entrevista ao Terra antes do protesto, Sara Winter chegou a dizer que a Casa de Vidro "parece um zoológico". "Há uma mobilização nacional para esse tipo de programa, mas precisamos chamar a atenção para o povo brasileiro reagir a problemas muito mais relevantes, como os sistemas de saúde e educação, que estão falidos, além da fome e da miséria", disse. O Femen é um movimento feminista criado na Ucrânia que se manifesta exibindo os seios.
Procurada, a assessoria de imprensa do shopping alegou que não aconteceu nenhum tipo de agressão nas dependências do estabelecimento comercial. Segundo as informações, elas foram apenas cobertas e retiradas de circulação para que não ficassem em público sem roupas.

Fonte: Terra

Opinião do blog:
Olha, eu não tenho nada pra dizer, mas eu acho que se elas largassem a vida que tem como feminista, isso não teria acontecido. Foi pisoteada, foi violentada, e não foi a toa não! Acho que a Femen deveria ser um grupo feminista para protestar contra a 'corrupção' que está consumindo o mundo, a 'falta de atendimentos nos hospitais públicos', ou seja, está acontecendo muito descaso nos hospitais... Vai lá fazer protestos em Brasília contra a corrupção! Vai! Ninguém toma iniciativa pra isso... Mas contra um programa banal, que tem a iniciativa de ajudar até a algumas pessoas que estão precisando de dinheiro! Tem gente ali que precisa pagar as dívidas, ajudar na família, pelo menos não são todos que gastam dinheiro com lazer.  

Polícia quer acelerar investigação sobre morte de estagiária de direito

Ana Cláudia Barros, do R7
Reprodução/Record 
Jovem morreu após cair do sétimo andar do prédio onde morava
A polícia mudou a técnica de investigação do caso envolvendo a estudante de direito Viviane Alves Guimarães, de 21 anos, que, em dezembro do ano passado, morreu ao cair da sacada do sétimo andar do prédio onde morava, no Morumbi, zona sul da capital paulista. Ela era estagiária de um dos maiores escritórios de advocacia do País e teria apresentado alteração brusca de humor poucos dias após a festa de fim de ano da firma.
Desde o início da semana, o inquérito passou a ser presidido por três delegados. A ideia é acelerar o trabalho. As informações serão centralizadas por um dos delegados.
Uma das frentes de investigação será focada na questão dos fármacos e drogas que podem ter influenciado o comportamento da universitária, incluindo o medicamento prescrito pela médica que atendeu a jovem em um hospital da capital, dias depois da confraternização do escritório. O remédio costuma ser indicado em casos de epilepsia e mudança de humor.
A outra parte da investigação será focada no aspecto da sexualidade. Entre os enfoques está o suposto estupro que Viviane relatou à mãe.  No boletim de ocorrência, a mãe disse que a filha declarou ter sido violentada na noite da festa da firma, em 24 de novembro – nove dias antes do suicídio. Revelou ainda que Viviane contou ter bebido duas taças de champanhe e que tinha apenas flashes de memória da festa.
Leia mais notícias de São Paulo
O terceiro delegado ficará responsável por apurar, entre outros, se houve assédio moral e sexual em relação a Viviane. À polícia, a mãe da estudante de direito relatou que a estagiária reclamava “por estar sofrendo um intenso assédio do chefe no trabalho”.
Em nota, divulgada na semana passada, o escritório afirmou que não há indícios de qualquer relação direta ou indireta entre o evento comemorativo e a morte da jovem. Acrescentou que sempre proporcionou um ambiente ético e negou qualquer fato que tenha fugido a essa conduta.

Novos depoimentos
Nesta terça-feira (8), a polícia ouviu três funcionários do buffet onde a confraternização do escritório de advocacia foi realizada; a médica que prescreveu o remédio poucos dias antes de Viviane morrer; a farmacêutica que deu assistência para o balconista vender o medicamento, além do próprio funcionário.
Até agora, aproximadamente 35 pessoas prestaram depoimentos, entre elas, amigos de infância de Viviane, colegas de trabalho e de faculdade, além de familiares da universitária.

Fonte: R7

DESCASO – Criança de 5 anos com suspeita de fratura na perna dorme em maca sem colchão no corredor do Huerb

Acre 24hrs - O descaso no Pronto Socorro de Rio Branco continua causando indignação dos usuários do sistema público de saúde do Estado do Acre. No início da tarde desta quarta-feira, 09, uma mãe desesperada pela falta de atendimento médico, denunciou mais uma situação degradante no PS.
Segundo Jaqueline, uma produtora rural, ela estaria esperando atendimento médico para seu filho, que está com suspeita de fratura na perna, desde às 7h. O menino de apenas cinco anos, dormia em uma maca sem colchão, num dos corredores do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
A mãe da criança relata que teria sido trazida hoje pela manhã do hospital da cidade de Sena Madureira, que não dispõe de um aparelho de Raio X.
“Fui atendida ali e pediram para bater um Raio X. Eu bati e até agora [13:20h] o médico saiu e não voltou… meu filho está com bastante dor”, diz.
Questionada se teriam sido os funcionários do PS que colocaram a criança na maca sem colchão, a mãe afirmou que sim. “Ele está há horas jogado ai.Fazer o que, né? Nós somos da zona rural e o tratamento recebido é este. Em Sena Madureira a situação está bem pior. Lá não tem nem Raio X”, enfatiza.
A reportagem perguntou ainda, qual seria o sentimento de Jaqueline, como mãe, ao ver seu filho jogado em uma maca no corredor de um hospital público.
“O sentimento é de revolta, né. Eu vim de tão longe, mas sou obrigada a esta esperara que me causa desespero. Não tenho dinheiro, só resta esperar”, lamenta.
A reportagem permaneceu no local por aproximadamente 1h e 20min, mas nenhum médico apareceu para atender o filho de Jaqueline.
No mesmo corredor, vários pacientes do setor de ortopedia também esperavam atendimento. Eles relatam que estariam no local, desde as primeiras horas da manhã.

População pede banheiros químicos

Foto: Reginaldo Ipê
Há poucos banheiros, e os que existem estão sujos
Há poucos banheiros, e os que existem estão sujos
“Já está virando tradição.” É assim que os moradores, turistas e comerciantes do Centro Histórico de Salvador e da orla definem o ato de urinar nas ruas da cidade. Isso tudo pela pouca quantidade de banheiros químicos em locais turísticos, como o Pelourinho.
De acordo com as pessoas que utilizam os banheiros frequentemente, os que estão disponíveis são muito sujos. “Ninguém tem coragem de entrar nesses banheiros imundos, além de não ter papel higiênico, tem que ter estômago para usar eles.”, reclama o vendedor de picolés, Antônio Carlos da Silva, que trabalha há mais de 30 anos no Pelourinho.
Compartilhando da mesma opinião, o pedreiro Álvaro Sousa revela que já urinou nas ruas por não encontrar nenhum banheiro químico próximo a ele. “Quando dá aquele aperto, não tem como segurar, não é mesmo? Sei que é errado, mas não temos muita opção.”, conta.
Prezando pela consciência e educação, o vendedor de água Roberto Silva, acredita que a falta de educação é o maior motivo do mau cheiro nas ruas de Salvador. “Não é só a falta de banheiros químicos que deixam as ruas do Centro Histórico com um forte odor de urina, o povo precisa aprender que lugar de fazer necessidades básicas é no banheiro. Sei que os banheiros passam por limpeza diariamente, mas o povo não cuida.”, diz.
A mesma situação acontece na praia da Barra, próximo ao Forte São Diogo, onde existem apenas dois banheiros químicos e que estão completamente sujos por conta do descaso das pessoas. “Esses dois banheiros vivem sujos, mas são limpos diariamente. Como eles estão em situação precária, as pessoas acabam urinando nas pedras que ficam próximas ao mar. Entretanto, é preciso ser colocados mais banheiros químicos na orla e no Pelourinho”, relata o comerciante Carlos Nascimento.
O turista paulista Clóvis Bittencourt acredita que a falta de banheiros não justifica a atitude de urinar nas ruas. “As pessoas que fazem esse tipo de coisa já são adultas e sabem que isso é errado. Existem várias outras formas, como utilizar os banheiros de restaurantes ou lanchonetes”, sugeriu.
Clarindo Silva, empresário dono do restaurante Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus, relata que já é costume os turistas pedirem para utilizar o banheiro de seu estabelecimento. “Não cobro nada por isso, mas existem alguns restaurantes aqui no Pelourinho que cobram até R$ 3 dos turistas. Só no último sábado, 114 pessoas que não estavam consumindo na Cantina da Lua utilizaram o banheiro do meu restaurante. É preciso aproveitar os prédios públicos e transformá-los em grandes sanitários, com fraldários, por exemplo. A necessidade por banheiros é cada vez mais extrema em toda cidade.”, reivindica.
Segundo a Limpurb, responsável pelos banheiros químicos de Salvador, existe equipamentos instalados na Praça do Regue (2), Praça Tereza Batista(2), Berro d’Agua(2), Praça Pedro Arcanjo (2), Terreiro de Jesus ( 2). Nas terças-feiras, quando há realização da bênção são instalados mais seis sanitários químicos.
Ainda de acordo com o órgão, a limpeza com lavagem, sucção e higienização é efetuada diariamente, no início da manhã. “Novos projetos estão em análise através da nova diretoria da SEOP/Limpurb. Além disso, diversas campanhas educativas já foram realizadas no Pelourinho e na Orla Marítima.”, diz a nota, enviada pela assessoria de comunicação da Limpurb.

Fonte: Tribuna da Bahia

Prefeitura de Salvador anuncia a suspensão de gastos com convênios

Além do corte de 25% no orçamento, cuja economia deve atingir R$ 160 milhões dos recursos do Tesouro municipal, a Prefeitura de Salvador anunciou nessa terça-feira (8/1) que vai haver a suspensão temporária de todas as dotações de recursos provenientes de convênio.
De acordo com o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a medida serve para evitar o que a pasta classifica como despesas por expectativa. “Só vamos assumir compromissos após efetivamente contarmos os recursos no caixa da Prefeitura”, afirmou Costa. O montante nessa rubrica é de cerca de R$ 142,8 milhões, segundo o secretário.
A redução de 25% do total de R$ 637 milhões exclui áreas como educação, saúde, despesas com pessoal, a dívida da prefeitura e o percentual reservado para a Câmara de Vereadores.
“Para preservarmos essas áreas, tivemos que ser mais rígidos com as demais, resultando no corte linear de 25%. Caso contrário, o contingenciamento seria de apenas 9,15%, mas teríamos que afetar serviços essenciais como saúde e educação, ou mesmo pessoal”, afirmou o titular da secretaria da Fazenda.
A expectativa é que a economia atinja R$ 160 milhões dos recursos do Tesouro municipal, adequando receitas e despesas dos órgãos à realidade financeira da capital baiana. “O remédio é amargo, mas o paciente fica curado”, assegurou Costa. “Nossa expectativa para esse contingenciamento é que os secretários cortem a ‘gordura’. As prioridades serão definidas pelos secretários com o prefeito. Como o próprio prefeito fala, temos que gastar menos com a máquina e mais com as pessoas”, explicou o secretário, que admite ter que cortar na própria carne, na secretaria.
“Eu ainda não sei, mas vamos ter que cortar na Fazenda também. Ninguém está livre de ‘gordura’, inclusive a Fazenda. O que temos que fazer é evitar o desperdício. Nós estamos orientando onde os secretários podem reduzir as despesas para gastar com a população”, completa Costa, citando a realocação de recursos dentro das próprias pastas para atender as demandas internas.
Sobre o orçamento 2013, o secretário foi ainda mais duro que o prefeito na sua avaliação. “Não tem nenhuma explicação lógica para os valores adotados no orçamento. Por isso diversas contas da última administração foram rejeitadas”, conjecturou Costa. “A lei de responsabilidade fiscal não deveria permitir que isso acontecesse. Nós tivemos modificações na lei penal que permitem que as pessoas sejam apenadas, mas isso não acontece. E não é só aqui. Acontece também em outras cidades e alguém é chamado para consertar a situação”, criticou, taxando a realidade financeira da cidade como “lamentável”.
Para ele, um dos grandes problemas a ser enfrentado pela administração de Neto é o orçamento 2013, aprovado com receitas superestimadas e despesas subestimadas. “O dinheiro está mal aplicado e o que queremos é que ele seja bem aplicado. É preciso adequar os contratos aos recursos da prefeitura”, salientou o titular da Fazenda.
De acordo com Costa, sob a rubrica despesas a pagar foram empenhados R$ 305 milhões sem a disponibilidade financeira, mas o valor total pode ultrapassar a cifra de R$ 400 milhões. “Ainda não temos como precisar. Esse é o trabalho que nós vamos fazer nesses próximos 30 dias”, apontou.
Apesar de não detalhar quais recomendações a Fazenda fez para outras secretarias, Costa deu pistas sobre quais pontos podem ser cortados. “A gente acha que tem gordura nos contratos dos terceirizados”, exemplificou o secretário em seu primeiro contato com a imprensa baiana. A partir de agora, os planejamentos estratégicos sobre os cortes cabem a cada secretaria, incluindo a própria Fazenda.

Fonte: Tribuna da Bahia

Dominguinhos sofreu parada cardíaca, informa boletim médico

Do G1 PE
Dominguinhos (Foto: Divulgação) 
Dominguinhos (Foto: Divulgação)
O boletim médico divulgado nesta quarta-feira (9) informa que Dominguinhos teve uma parada cardíaca, "rapidamente tratada", na noite de terça (8). A nota afirma ainda que a pressão do músico encontra-se normal, com auxílio de medicações.

Dominguinhos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Recife desde o dia 17 de dezembro, em tratamento de infecção respiratória e arritmia cardíaca.
Segundo a equipe médica, o tratamento antimicrobiano e a ventilação mecânica continuam, assim como o uso do marca-passo temporário e as sessões de hemodiálise, iniciadas no dia 6 de janeiro. O quadro neurológico segue inalterado.

A sedação já foi retirada, mas o cantor e compositor permanece sem fazer contato. Dominguinhos é portador de diabetes e luta contra um câncer de pulmão há cerca de seis anos.

História
José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país.

Fonte: G1

Novela Salve Jorge: Capítulo de quarta-feira, resumo completo – 09 de janeiro

Novela Salve Jorge: Capítulo de quarta-feira, resumo completo – 09 de janeiro - Lucimar acha estranho o comportamento da filha. Morena chora ao saber do inquérito a que terá de responder. Helô comenta com Stenio sobre a doação que Mustafa fez a Lívia. Isaurinha avisa a Celso que Antonia foi embora de casa com Raíssa. Morena não reage às provocações de Vanúbia. Morena e Jéssica seguem Russo. Ayla fala para Sarila que um joalheiro do Grand Bazar está interessado nela. Bianca pede a Zyah para ir ao Brasil com ela. Morena acredita que Nunes faz parte da quadrilha de Wanda. Théo e Érica voltam a namorar. Morena se emociona quando Lucimar fala de Théo. Antonia descobre que terá que devolver Raíssa para Celso e resolve fugir. Jô reconhece Jéssica ao vê-la na delegacia.

Detetives? Morena e Jéssica caçam hotel de Lívia e conseguem uma pista valiosa
Morena (Nanda Costa) e Jéssica (Carolina Dieckmann) já sabem que a chefe da máfia é uma mulher, mas ainda não descobriram a identidade da bandida. Mas elas não vão desistir enquanto não tiverem o nome da traficante nas mãos! As duas tentam encontrar o hotel para o qual foram levadas assim que voltaram ao Brasil e acabam vendo Russo (Adriano Garib) entrar em um prédio.
Por precaução, Morena acha melhor não ir atrás enquanto não tiver certeza de que a chefona está naquele hotel. “Não podemos dar passo em falso!”, alerta. As duas ainda dão mais uma vez de cara com Wanda (Totia Meirelles) e Nunes (Oscar Magrini) juntos, e concluem que ele também faz parte da máfia. “O coronel! Não pode ser coincidência. Ele faz parte do bando!”, dispara Morena.
Será que as traficadas vão descobrir que Lívia (Claudia Raia) é a chefe da máfia? Não perca a cena, que vai ao ar na quarta-feira, dia 9 de janeiro. Saiba mais sobre o capítulo!

 jessica-e-morena novela salve jroge

O mundo dá voltas! Bianca sente ciúmes de Zyah com as turistas
Bianca (Cleo Pires) decidiu viver ao lado de Zyah (Domingos Montagner) e agora tem que se adequar cada vez mais à vida do turco. Mas a brasileira, sempre tão descolada e moderna, agora se pega contrariada ao ver o guia trabalhando e fazendo o maior sucesso com as turistas! Quem diria, hein?
Ésó a bela ficar a sós com o namorado para ir logo dando um puxão de orelha nele. Zyah se diverte com a situação, uma vez que está na cara que Bianca está com ciúmes! Mas a brasileira se recusa a admitir. Os dois acabam se beijando na caverna e ela lembra como era bom quando viviam ali sozinhos. A jovem pede para voltar a morar lá, mas Zyah não concorda. Como última cartada, Bianca o convida para viver no Brasil. “Vem comigo!”, propõe. “Um dia nós vamos passear lá”, rebate o guia.
Será que Bianca ainda vai conseguir se livrar da família de Zyah? Não perca a cena, que vai ao ar na quarta-feira, dia 9 de janeiro. Saiba mais sobre o capítulo!

Morena decide contar para Helô que foi traficada: ‘É para ela que vamos abrir!’
Jô (Thammy Miranda) ainda não é uma investigadora, mas tem faro para o negócio! É só Jéssica (Carolina Dieckmann) chegar à delegacia de Helô (Giovanna Antonelli) acompanhada de Morena (Nanda Costa) para a escrivã reconhecê-la como a moça que estava desaparecida na Turquia.
Helô fica surpresa e confirma se tratar da mesma mulher. Mas Jéssica prefere não falar nada e confirma que conversou com a mãe após o caso. Já Morena aproveita um momento em que Helô as deixam sozinhas e diz para a amiga que vai contar tudo para a delegada. “É para ela que vamos abrir! Nós vamos na casa dela contar tudo!”, decide.
O que será que Helô vai fazer após Morena e Jéssica revelarem que foram traficadas? Não perca a cena, que começa a ir ao ar na quarta-feira, dia 9 de janeiro. Saiba mais sobre o capítulo!

Fonte: Alagoinhas Notícias

BBB13: Resumo da manhã, 09 de janeiro, quarta-feira

BBB13: Resumo da manhã, 09 de janeiro, quarta-feira - O brother Nasser foi o último participante a abandonar a Prova da Imunidade – Mão no Carro, que começou no programa de terça-feira (08) e só terminou na tarde desta quarta-feira (09). Dhomini foi o brother que competiu até o final com o vendedor de Porto Alegre. Depois de ver o goiano desistindo, Nasser recebeu o cumprimento dos outros confinados, e foi para a piscina, juntar-se a Dhomini.
Mais cedo, Anamara, Bambam, Fernanda, Ivan e Marien deixaram a prova com o dia claro. Neste meio tempo, rolou de tudo um pouco: de choro a barraco na casa!

 bbb13 09 de janeiro




Anamara desistiu da prova, mas ficou satisfeita com a sua participação. “Pelo menos minhas amigas não vão poder dizer que eu fui a primeira a sair da prova”, diz. Já a fome tirou Bambam da disputa. Fernanda saiu, após mais de 11 horas de prova. “Bambam, vem cá me buscar? Acho que vou desistir”, pediu a advogada. O professor de inglês Ivan foi vencido pelo sol. “Por mim eu ficaria mais, mas o sol começou a pegar forte. Eu ia esturricar”, desabafa. Marien chorou muito, resistiu até onde pode, mas saiu, mesmo após ouvir palavras de apoio dos outros brothers.
Para driblar o cansaço durante a prova, Dhomini soltou o gogó e cantou junto com Marien. E as roupas foram descartadas pouco a pouco pelos brothers para minimizar o calor. Bambam conseguiu tirar a bermuda, e Dhomini, as calças. Anamara também ficou com o bumbum de fora, depois que sua saia subiu. “Eu também paguei cofrinho”, diz a a sister.
Natália, Fani, Aslan, Aline, Elieser, André e Andressa foram os primeiros a deixar o desafio. Com o passar das horas, alguns deles começaram a sair da casa para dar força aos que ainda estavam lutando contra o desgaste físico e mental da prova.
Dentro da casa, a galera tomou café da manhã e almoçou. Elieser e André se “enrolaram” com a máquina de lavar e o fogão também foi inaugurado.
No fim da manhã, quando tudo parecia calmo, Fani se estressou com Nasser e Dhomini, depois que eles perguntaram como era o programa de TV erótico que a sister fazia. A sister não gostou do tom dos brothers e se zangou. “Se for falar comigo, presta atenção. Um falou, todo mundo falou e eu não gosto de falar sobre isso”, disparou.

Fonte: Alagoinhas Notícias

Tchecos vão às urnas para eleger primeiro presidente por voto direto

Os tchecos vão às urnas nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) para participar no primeiro turno das eleições presidenciais com voto direto, algo inédito no país, e terão que escolher o sucessor de Vaclav Klaus entre nove candidatos.
Os presidenciáveis incluem dois ex-ministros e um artista que tem seu corpo coberto de tatuagens.
O segundo turno, previsto para os dias 25 e 26 de janeiro, apenas ocorrerá se nenhum dos candidatos obtiver neste sábado a maioria absoluta.
Propagada eleitoral é vista na cidade de Praga nesta segunda-feira (7) (Foto: AFP)Propagada eleitoral é vista na cidade de Praga nesta segunda-feira (7) (Foto: AFP)
Os dois favoritos na disputa são Milos Zeman, ex-primeiro-ministro entre 1998 e 2002, e Jan Fischer de centro que já dirigiu um gabinete provisório entre 2009 e 2010.
As últimas sondagens indicam entre 20% e 25% das intenções de votos para os dois candidatos com um ligeira vantagem para Zeman.
Embora a preferência de muitos jovens tchecos seja pelo compositor e pintor Vladimir Franz, que exibe várias tatuagens em seu corpo, para ocupar o Castelo de Praga, sede do governo.
"Quero mobilizar a sociedade civil para que as pessoas reflitam e saibam ler nas entrelinhas", afirmou o artista que oscila entre o terceiro e o sexto lugar nas pesquisas de intenção de votos.
"Não acredito que as pesquisas sejam absolutamente verdadeiras nesta primeira eleição presidencial através do sufrágio universal direto", declarou à AFP o cientista político Tomas Lebeda, da Universidade Carolina de Praga.
"Nas eleições legislativas, os eleitores escolhem de forma racional e de acordo com o programa econômico dos partidos. Mas tudo indica que esses fatores terão um papel menos importante nesta eleição presidencial", acrescentou.
Os partidos políticos são representados pelo vice-ministro dos social-democratas CSSD, Jiri Dientsbier; o ministro das Relações Exteriores Karel Schwartzenberg, do partido de direita TOP 09; e o vice-presidente da outra organização de direita ODS, Premysl Sobotka.
Vladimir Franz não possui experiência polícia, mas é doutor em direito (Foto: Divulgação)Vladimir Franz é um dos candidatos a presidente na República Tcheca (Foto: Divulgação)
Três mulheres aspiram ainda alcançar ao posto de chefes de Estado: a presidente do movimento eurocético "Soberania", Jana Bobosikova; a atriz e ex-deputada Tatana Fischerova; e a eurodeputada da democracia cristã Zuzana Roithova. Entretanto, as candidatas têm poucas possibilidades de serem eleitas.
A probabilidade maior é que Fischer e Zeman se enfrentem no segundo turno. Enquanto isso, o país discute sobre a possível adesão de Zeman ao Partido Comunista KSC antes da "Revolução de Veludo" de 1989.
Ele foi membro do KSC durante a "Primavera de Praga", em 1968, mas expulso dois anos depois durante os expurgos ocorridos na ocupação do país pelas tropas soviéticas.
O novo presidente será o terceiro a assumir o mandato depois da independência da República Tcheca em 1993, seguido do ex-dissidente Vaclav Havel, falecido em 2011, e do eurocético Vaclav Klaus, que tem seu segundo mandato de cinco anos prestes a terminar no dia 7 de março.
Ambos foram eleitos pelo parlamento em um procedimento questionado na ocasião. Em fevereiro de 2012, os deputados decidiram eleger, a partir dessa data, o novo presidente por meio do voto direto.
Embora o presidente tcheco não tenha amplos poderes como nos Estados Unidos ou na França, tem o poder de nomear ou destituir o primeiro-ministro e outros membros do governo, além de ratificar ou vetar leis aprovadas no parlamento.
O chefe de Estado também pode escolher membros para integrar o conselho de política monetária do banco central, nomear juízes e generais do exército.
A República Tcheca tem uma população de 10,5 milhões de habitantes e foi criada no dia 1ºde janeiro de 1993 da separação pacífica da então Tchecoslováquia em dois Estados independentes.
O país aderiu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 1999 e à União Europeia em 2004, mas não pertence à zona do euro.
Em 2011, a República Tcheca registrou um crescimento de sua economia de 1,7%, após ter crescido 2,7 em 2010. Em 2012, o país entrou em recessão devido à crise econômica.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.

Fonte: G1

Jogador de 28 anos morre após parada cardíaca

O meia Neto Maranhão, do Potiguar de Mossoró, morreu na manhã desta quarta-feira (09), após sofrer uma parada cardio-respiratória durante o treinamento realizado em um hotel de Mossoró, a 285 quilômetros de Natal. O jogador foi levado para o Hospital Tarcísio Maia, mas não recebeu o atendimento adequado e faleceu a caminho do Hospital Wilson Rosado, para onde seria transferido.
Neto Maranhão, 28 anos, era um dos principais reforços do Potiguar para o Campeonato Estadual 2013. O jogador tem passagens por Treze, Corintians-RN, Santa Cruz, Monte Azul, Petrolina, Campinense, Salgueiro, América-MG e Maranhão, onde foi campeão maranhense em 2007.
Roque Alves de Lima Neto, o Neto Maranhão, nasceu no dia 18 de janeiro de 1984, na cidade de São Domingos, no Maranhão. O corpo de Neto Maranhão será liberado na tarde desta quarta-feira e seguirá para Fortaleza, de onde será levado para a sua terra natal. O enterro ainda não tem data confirmada.

Fonte: Bem Paraná

Candangão: Falece 'Cintura', funcionário desde a fundação do Brasiliense

Brasília, DF, 09 (AFI) - A manhã da Capital do Brasil amanhã triste no meio esportivo candango. Faleceu Edvaldo Cintura, 59 anos, ele que atuava como massagista no Brasiliense desde a criação do clube em 2000. Cintura como era conhecido no meio esportivo candango tinha um ótimo relacionamento com todos no clube. Era uma referência para a imprensa esportiva do Distrito Federal.
Cintura exibia suas famosas pulseiras
Edvaldo Cintura lutava com a doença de diabetes, além de ter sofrido um AVC na semana passada. O massagista do Brasiliense faleceu nesta madrugada. Conforme o site oficial do Brasiliense, Edvaldo Cintura era natural de Rio Tinto-PB, tendo trabalhado com grandes estrelas do vôlei brasileiro como Leila e Tandy.

Fonte: Futebol Interior

Troca de seringas passa das farmácias para os centros de saúde

A revelação foi feita esta quarta-feira pelo diretor do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção VIH/Sida (PNVIH), António Diniz, na Comissão Parlamentar de Saúde.
Segundo o responsável, com esta medida, um terço do programa de troca de seringas (o que era feito nas farmácias) fica integralmente assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os restantes dois terços continuam a cargo de organizações governamentais e não governamentais, e pelos postos móveis (que asseguram atualmente 64% das trocas).
"O programa 'diga não a uma seringa em segunda mão' fica, assim, ancorado no SNS e a ele podem juntar-se todos os interessados em participar no programa", afirmou.
As unidades locais de saúde pública ficam responsáveis pela orientação deste programa nos cuidados de saúde primários, porque a elas "compete a participação em programas de saúde prioritários", explicou.

 

Segundo o responsável, o programa vai também ser aplicado nos centros de resposta integrada, na dependência das Administrações Regionais de Saúde (ARS) e serão reforçadas as parcerias em algumas zonas mais problemáticas, como é o caso do distrito de Setúbal.
Quem fica encarregado de gerir a aquisição e distribuição das seringas serão os serviços partilhados do Ministério da Saúde, mais concretamente a responsável pelo programa, Carla Caldeira.
Segundo António Diniz, a proposta foi já apresentada ao Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), que "a subscreveu".
O diretor do PNVIH adiantou ainda que o programa de troca de seringas vai ser alargado às autarquias e às juntas de freguesia, que já começaram a ser contactadas e mostraram interesse.
Segundo o responsável, o orçamento disponível para este ano para o programa da troca de seringas é de 1,6 milhões de euros.

Fonte: Correio da Manhã

António Joaquim Ferreira: Faleceu aos 85 anos

Um dos mais antigos autarcas do distrito de Bragança, António Joaquim Ferreira, morreu ontem, aos 85 anos, em Macedo de Cavaleiros, município que liderou durante 20 anos, entre 1975 e 1994. 
Fonte: Correio da Manhã

Menina de dois anos morre após ingerir pimenta como castigo

Foto: Reprodução
Video da KTLA News mostrou foto da garotinha
Video da KTLA News mostrou foto da garotinha


Uma menina de dois anos morreu no domingo (6) após ingerir pimenta em pó e ter uma convulsão na cidade de Apple Valley, na Califórnia (EUA).
A namorada do pai da garota, Amanda Sorensen, 21, é suspeita de ser responsável pela morte. Ela teria forçado a garota a comer pimenta em pó como castigo, mas a informação, publicada pela "KTLA News", não é confirmada pela polícia do condado de San Bernardino, que cuida do caso.
Amanda, porém, foi detida no dia 7 por suspeita de abuso de criança resultando em morte e levada para o centro de detenção de West Valley.
A polícia foi chamada por volta das 16h de domingo para ajudar uma criança com convulsão, que foi transferida para um hospital local, onde foi declarada morta.
Ainda segundo a polícia, a investigação ainda está em curso, e uma autópsia será feita para apontar com exatidão a causa da morte da garota.

Fonte: Tribuna Hoje

Ganhador de loteria nos EUA morre envenenado

A polícia da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, está investigando a morte de um ganhador de loteria depois de descobrir que ele foi morto por envenenamento - com cianeto - e não por causas naturais, como se supunha antes.

Foto divulgada pela Loteria de Illinois mostra Urooj Khan com seu bilhete vencedor
Foto divulgada pela Loteria de Illinois mostra Urooj Khan com seu bilhete vencedor


Urooj Khan, um empresário do ramo de lavanderias de 46 anos, foi anunciado em 26 de junho como ganhador de uma raspadinha no Estado de Illinois, ao norte do país, faturando um prêmio de US$ 1 milhão.
Descontados impostos, e devido ao fato de ter optado por receber o prêmio na íntegra de uma vez só, Khan receberia cerca de US$ 425 mil (R$ 861,8 mil).
No entanto, no dia 20 de julho, um dia depois do cheque com o prêmio ser emitido, Khan morreu, sem ter recolhido o dinheiro.
De acordo com o jornal Chicago Tribune , na época, a morte foi atribuída a causas naturais, com o endurecimento de suas artérias. Mas novos testes feitos posteriormente, a pedido de um membro de sua família, indicaram a presença de cianeto em uma dose letal no corpo de Khan.

Cinco minutos
Um documento da polícia obtido pelo jornal diz que, na noite de sua morte, Khan voltou para sua casa, onde morava com sua esposa e filha, jantou e foi dormir. Depois, começou a gritar e foi levado a um hospital, onde morreu.
Na época, os legistas locais não realizavam autopsias em pessoas com mais de 45 anos a menos que a morte fosse considerada suspeita. No caso, a princípio, foi realizado um exame simples de toxicologia no corpo de Khan, que não indicou nada anormal nesse sentido.
Os novos testes feitos depois confirmaram a presença de cianeto, um veneno que, em doses letais, pode matar em menos de cinco minutos. Agora, as autoridades de Chicago cogitam exumar o corpo para realizar mais exames.
A polícia não descartou a possibilidade de que a morte tenha sido motivada pelo prêmio da loteria. De acordo com a agência de notícias Associated Press , o dinheiro foi recolhido no dia 15 de agosto. Segundo um porta-voz da loteria de Illinois, se um ganhador morre, em geral, o dinheiro vai para seus herdeiros.

Fonte: Tribuna Hoje

Grávida de nove meses é baleada na cabeça durante assalto em São Paulo

Uma tentativa de assalto deixou os paulistanos ainda mais indignados com a violência na cidade. Em uma tentativa de assalto, uma jovem, que estava grávida de nove meses, levou um tiro no rosto quando chegava em casa, na noite de terça-feira (9). Ela está internada na UTI, em coma, com a bala ainda alojada na cabeça. Os médicos fizeram uma cirurgia de emergência para retirar o bebê.

 

Daniela Nogueira Oliveira, de 25 anos, está casada há quatro e curtia o finalzinho da gravidez. Ela estava chegando do trabalho e parou o carro do lado de fora do condomínio onde mora. Algumas pessoas viram quando uma moto amarela com dois homens apareceu. Não se sabe direito o que houve, mas segundos depois, ela levou um tiro no rosto.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Da sacada do apartamento, o marido de Daniela percebeu que algo sério estava acontecendo. Ele viu que, ao lado do carro da esposa, havia equipes de resgate. Logo imaginou que ela estava em trabalho de parto, mas quando chegou no local descobriu que a esposa tinha sido baleada. “Ele disse que ouviu o tiro, mas com os estalos das motos, ele ficou em dúvida se era realmente o tiro ou se era barulho de moto”, conta Roseli Moreira Alves, amiga da vítima.
O parto, que estava previsto para a próxima semana, foi feito de emergência. A criança, uma menina, está na UTI neonatal e passa bem. Já o estado de Daniela é gravíssimo. Segundo a família, os médicos ainda não retiraram a bala. “O médico achou melhor não tirar, porque está em uma região muito crítica da cabeça da cabeça. Ela está em coma, a bala atingiu o lado esquerdo do rosto, passou pelo nariz e se alojou na nuca”, relata Gilsemar Oliveira, cunhado de Daniela.

Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo)

Recém-nascida morre após esperar 28 horas por uma vaga na UTI no ES

Uma recém-nascida morreu após esperar 28 horas por uma vaga na UTI em hospitais da região metropolitana de Vitória no Espírito Santo. Isadora Caldeira nasceu no domingo (6), com problemas no pulmão.
Como não havia vaga nos hospitais da cidade, a família só encontrou um leito em um hospital de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo, a 140 km da maternidade. A bebê foi transferida de helicóptero. O problema é que a transferência demorou e quando a criança chegou à UTI, não resistiu.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
"Já era tarde, não tinha mais o que fazer. A menina não estava conseguindo respirar, porque a água foi para o pulmão dela", conta a tia da menina, Cláudia Caldeira.
O atestado de óbito indica que a menina morreu por insuficiência respiratória. O governo do estado admite a falta de UTI para atender à população. “O estado está fazendo uma série de investimento,  mas há falta de vagas tanto na rede pública, como na privada”, explica Fábio Benezath, subsecretário de Saúde do Espírito Santo.
Para a família da Isadora, é tarde. Durante o velório, os parentes protestaram.

Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo Official)

Casal encontrado em carro em São Gonçalo morreu asfixiado, conclui IML

O Dia |

Reprodução
Cartaz feito pela família após desaparecimento de casal em São Gonçalo
O casal Verônica Souza de Leão, de 21 anos, e Diogo Moreira Quadro, de 23, encontrado morto dentro de um carro na garagem de uma casa no bairro da Covanca, em São Gonçalo, na região metropolitana, morreu por asfixia. A informação foi confirmada após laudo do Instituto Médico Legal (IML) divulgado nesta quarta-feira.
O caso ocorreu em dezembro do ano passado, quando os dois ficaram desaparecidos por quase uma semana. O casal estaria namorando dentro do carro, com o ar-condicionado ligado. O veículo fechado e garagem pequena teriam colaborado para que uma grande quantidade de monóxido de carbono fosse inalada pelo casal.
Corpos de casal encontrado em São Gonçalo são enterrados juntos
O delegado responsável pelo caso, Wellington Vieira, titular da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, vai ouvir na tarde desta quarta-feira outras testemunhas. De acordo com ele, as investigações vão determinar se foi um acidente ou suicídio.
Os policiais chegaram aos corpos após uma vizinha ter notado um mau cheiro muito forte vindo da garagem da casa ao lado, que pertence à família de Verônica. Inicialmente, a polícia trabalhava com a hipótese de sequestro, logo descartado, já que não houve pedido de resgate ou saques em contas bancárias. Suposto assalto ao casal também não se confirmou após análise de imagens de câmeras de segurança.
Compras para o noivado no porta-malas
A morte do casal Diogo e Verônica chocou os moradores do bairro Covanca, em São Gonçalo. Apaixonados, no dia da morte eles haviam saído de um supermercado onde fizeram compras para a festa de noivado. As bebidas estavam no porta-malas do carro onde Diogo e Verônica foram achados.
Alessandro Costa / Agência O Dia
Corpos foram foi encontrados, dentro de carro, na garagem da casa onde morariam após o casamento
“Eles eram apaixonadíssimos, bem resolvidos, não tinham inimigos nem se misturavam com a bandidagem. O noivado seria no dia do meu aniversário, dia 24 agora. E morreram fazendo o que todo mundo gosta de fazer. Mas para que fazer num carro todo fechado?”, lamentou Cacildo Helião, avô de Verônica.

Fonte: Último Segundo

Bambam revela como foi marcar Neymar durante partida de futebol


Reprodução/Rede Globo
Do R7
Na noite desta terça-feira (8), durante a primeira prova do Big Brother Brasil 13, Bambam e Dhomini ficaram brincando um com o outro, relembrando momentos que já viveram juntos.
No meio do bate-papo, Dhomini comentou que Bambam é um ótimo jogador de futebol, o que fez Bambam recordar uma partida beneficente da qual participou.
Na ocasião, Bambam estava jogando como zagueiro e tinha a missão de marcar o craque Neymar, que jogava pelo time adversário.
Bambam reconheceu o imenso talento do atleta do Santos e ainda mandou um recado para ele, gritando para as câmeras.
— Abraço, Neymar, filho da mãe!
O BBB 13 estreou nesta terça-feira (8), revelando a participação de seis ex-BBBs: Fani (BBB 7), Dhomini (BBB 3), Natália (BBB 8), Eliéser (BBB 10), Bambam (BBB 1) e Anamara (BBB 10).
A prova
A primeira prova do Big Brother Brasil 13 é de resistência. Os confinados têm de ficar com as mãos sobre um carro, sem tirá-las do lugar. O participante que resistir por mais tempo com as mãos sobre o veículo vence a disputa, ganhado um automóvel zero-quilômetro e imunidade na primeira votação da temporada.

Fonte: R7

BBB: após 15h, Nasser vence prova e está imune no 1º paredão

Nasser é natural de Porto Alegre (RS) Foto: TV Globo / Divulgação
Nasser é natural de Porto Alegre (RS)
Foto: TV Globo / Divulgação
Após 15 horas, Nasser venceu a primeira prova do Big Brother Brasil 13 e conquistou a imunidade no primeiro paredão do programa, além de um carro. O gaúcho venceu Dhomini na disputa, em uma prova que começou na noite de terça-feira (8) e durou até o início da tarde desta quarta.
Os brothers tinham de ficar com as duas mãos encostadas em carros estacionandos no jardim da casa do reality show. O último a desencostar seria o grande vencedor.  Depois das desistências de Ivan e Marien no final da manhã, restaram apenas Nasser e Dhomini, que travaram uma disputa acirrada.
O goiano chegou a tirar a calça, o sapato e as meias para resistir ao calor. Já o gaúcho mostrou preocupação com o forte sol. "Sou muito branco, devo estar com queimaduras. Acho que a produção deveria permitir que a gente passasse protetor solar. E as minhas tatuagens vão desbotar mais rápido desse jeito", reclamou.
Ao fim da prova, todos cumprimentaram Nasser, que correu para dentro de um dos carros e buzinou. Em seguida, todos bateram palmas para o esforço do brother. Enquanto isso, Dhomini foi para o chuveiro e recebeu o apoio de Marien. Depois disso, ainda deu um pulo na piscina. Ele ficou sozinho na água e conversou com Nasser. "Eu nunca imaginei que você fosse desistir", disse o gaúcho para Dhomini, vencedor da terceira edição do reality show.

Fonte: TERRA

Big Brother Brasil tem seu primeiro 'barraco': Aline X Bambam

O Big Brother Brasil mal começou e a casa já teve seu primeiro barraco. A sister Aline já chegou mostrando que vai deixar o clima quente na casa. Durante a prova de imunidade, iniciada na primeira noite do reality, Aline e Kleber Bambam discutiram feio, sem motivo plausível.



Aline mostrou uma personalidade forte, enquanto Bambam avisou que não vai "comer de ninguém" na casa. "Não sabe brincar, não desce pro play", avisa a participante do reality. Depois de trocar farpas, a carioca de 31 anos não deixa barato e solta: "Meu corpo é blindado, tua praga não pega", diz durante a briga.

Depois de uma longa discussão com Bambam, Aline lembra que havia falado da ex-participante 'Cacau" e o brother Eliézer entrou e mandou seu recado. "Vivi aqui 60 dias, tive um relacionamento verdadeiro, certo? E assim, você chega no primeiro dia e fala assim pra mim. Como é que a Cacau aguenta?".

Fonte: O Povo

Famosos comentam volta de ex-BBBs ao ‘Big Brother Brasil 13’

Fani e Natália Casassola (Foto: Divulgação) 
Fani e Natália Casassola (foto de arquivo)
Anunciados os ex-BBBs que entraram no “Big Brother Brasil 13”, famosos usaram suas páginas no Twitter para comentar a volta dos ex-participantes do reality show: Fani Pacheco ("BBB 7"), Natália Casassola ("BBB 8") Anamara ("BBB 10"), Kleber Bambam ("BBB 1"), Eliéser ("BBB 10") e Dhomini ("BBB 3").
Preta Gil: “Adorei as rachas que voltaram, mas os boys, gostei não”; “Maroca minha nega, te amo!”; “Adoro Natália!”
Ex-BBB Paulinha: “Ae! Pega Fani! Amei, amei, amei!”; “Deus é mais! Cruz credo mil vezes! Eliéser não!”
Ex-BBB Priscila Pires: "Gente to mto feliz pela Fani... Eu sei o quanto ela queria entrar novamente. Meu voto é seu, Fani!"
Ex-BBB Diana: “Bafo! Bambam, Fani... (risos). Caraça!”
Panicat Carol Belli: “Torcida pro meu amigo Bambam! Merece muito! Vai, Bambam!”
Ex-BBB Marcelo Arantes: “Fani conseguiu. Isso é o que eu chamo de perseverança”; “Nat e Fani: isso não vai prestar (risos)!”
Ex-BBB Natália Castro: “Bambam chato!”
Tiago Leifert: “Team Natalia. Sempre.”
Monique Evans: “Gosto muito de Natália! Mas Elieser?”
Geisy Arruda: “O ex-namorado da Sabrina e a Anamara: adorei (risos)!”
Ex-BBB Emanuel: “Não acredito que o Bambam voltou. Eu e o Ralf estávamos na praia com ele um pouco antes do reveillon e ele não falou nada. E ainda por cima espalhou pra academia toda que eu quem ia entrar (risos)! Só tem maluco!”
Já Max Porto, vencedor da nona edição do “Big Brother Brasil” lamentou não voltar ao programa. “É Turma... Relaxa ... Não foi desta vez.... Não voltei par casa mais vigiada do Brasil”. O ex-BBB Jonas agradeceu a torcida de seus fãs para que ele voltasse ao reality show. “Obrigado pela torcida de todos! Tudo acontece na hora certa... então... Só alegria!”

Fonte: EGO

Opinião do Blog:
Gente, tudo que eu mais quero é também, um dia, poder entrar na casa, porque eu também desejo muito ficar milionário! Será que algum de vocês também deseja entrar no BBB? Eu iria adorar se nessa edição entrasse a Solange do BBB4, ou talvez a Diana do BBB11... E seria muito legal se a ex-BBB Paulinha também entrasse porque ela tentou 5 vezes e conseguiu na última, mas infelizmente não ganhou.