segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fergie atinge 8 milhões de curtidas no Facebook


 Fergie acabou de atingir a marca de oito milhões de curtidas em sua página oficial no Facebook. Ela postou uma foto agradecendo veja:


 Enquanto isso no Twitter oficial da cantora ela segue com mais de 500.000 seguidores!

Garoto de 15 anos na... UNIVERSIDADE?

Eu não estou a fim de lamentar, mas depois de ver o meu fracasso em comparação à um gasroto de 15 anos, cearense, e que passou na Universidade... Vocês vejam a sorte que eu queria ter... Estou querendo infartar aos 15 com essa notícia... Não posso colocar no FACEBOOK porque ninguém sabe minha idade verdadeira.
Nós temos a mesma idade. Nós somos inteligentes. Mas eu que me dediquei mais do que ele nos estudos não evoluí de série. Estou no 1º ano do ensino médio. Mas esse diabo? Porque ele, e não eu? Gente, está comprovado que é nada mais nada menos do que uma manipulação!
Eu me lembro de uma ex-colega minha chamada Maria Helena (13). Ela vai fazer 14 em 10 de abril. Porque estamos na mesma sala? Que injustiça. Ela só foi 'empurrada' de série porque estava 2 anos em um hospital. Hahahah! Mentirooosa... Se fosse assim, eu também teria passado, porque eu engoli uma moeda de 10 centavos aos 7. Mas não foi desse jeito.
Está na cara que isso tudo é muita manipulação. Por isso que eu falo: não vamos dar IBOPE à um cocô de pombo desse. Eu falei isso com minha mãe e ela simplesmente falou: "ele era cabeça". E eu que sempre fui cabeça? Porque não passei de série? Estou na merda gente. Na pura merda! Nasci em um ano péssimo, no mês horroroso, já o dia... poderia ser 28, 29, e não 25! Falam o tempo todo do médico, do empresário, do engenheiro, mas não falam do gari (pobre coitado), do pedreiro... infelizmente a vida é muito injusta comigo.

 http://i2.r7.com/tiago-saraiva-hg-20130118.jpg

Essa foto acima representa a pouca vergonha da sociedade!
O nome desse vagabundo é Tiago Saraiva, e fez 15 anos esse ano.

Neve prejudica operação dos principais aeroportos da Europa


As fortes nevascas que atingem desde a semana passada a Europa Ocidental continuam a afetar a operação dos principais aeroportos do continente nesta segunda-feira. O tempo ruim na Europa, no entanto, não afeta voos vindos ou destinados ao Brasil.

O aeroporto de Heathrow, que serve Londres e é um dos maiores do mundo, foi afetado pelo quarto dia consecutivo. Cerca de 10% dos voos foram cancelados no período, sendo 130 apenas nesta segunda.

Nevasca obrigou o aeroporto londrino de Heathrow, o principal da Europa, cancelar 10% de seus voos
Os terminais de Gatwick, Stanstead e Luton, que servem o Reino Unido e a Europa, funcionam normalmente, mas com baixa visibilidade.

Em Paris, os aeroportos de Orly e Charles de Gaulle tiveram 40% das frequências canceladas ou suspensas. A empresa que controla os aeroportos da cidade pede aos usuários confiram a situação de cada voo antes de saírem de casa.

No aeroporto de Frankfurt, maior da Alemanha e o terceiro da Europa, mais de 200 voos foram cancelados nesta segunda-feira por causa da neve e do gelo. No domingo, 445 voos haviam sido cancelados e o tráfego aéreo teve de ser interrompido durante horas. Os aviões foram direcionados para outros aeroportos da região.

Fonte: Jornal Floripa

Nasa encontra indícios de antigo lago em Marte

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou neste domingo (20), ter encontrado evidências, em uma cratera, da existência de um antigo lago com águas subterrâneas em Marte. A informação reforça teorias de que o planeta vermelho pode ter abrigado vida.
 
A descoberta foi feita através da análise de imagens coletadas pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que orbita o planeta vermelho. A partir dos dados coletados, os pesquisadores puderam identificar camadas de rocha no fundo da cratera com carbonato e minerais de argila, que geralmente são formados na presença de água.
 
 Nasa encontra indícios de antigo lago em Marte
 
De acordo com os pesquisadores da Nasa,  a gigante cratera, batizada de McLaughlin, e que possui aproximadamente 92 quilômetros de diâmetro e 2 quilômetros de profundidade, não apresenta canais de grande afluência, o que leva a crer que o lago era provavelmente alimentado por águas subterrâneas
 
"Estas novas observações sugerem a formação de carbonatos e argila em um lago alimentado por águas subterrâneas na bacia fechada da cratera", afirmou a equipe da NASA através da publicação. A descoberta foi publicada na edição eletrônica da revista “Nature Geoscience”.
 
Fonte: Horizonte MS

Analistas preveem menor índice de crescimento e mais inflação

Analistas e investidores ouvidos pelo boletim Focus, do Banco Central, voltaram a reduzir suas estimativas para o crescimento da economia brasileira e aumentaram sua projeção para a inflação em 2013, informa a Agência Brasil.
A nova projeção para o PIB deste ano teve leve queda, de 3,20% para 3,19%. E a estimativa dos analistas para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial) subiu de 5,53% para 5,65%.
O Focus reflete as expectativas do mercado financeiro a respeito da economia.
Os analistas ouvidos creem que a taxa básica de juros (Selic) será mantida em 2013 no atual patamar de 7,25% ao ano.

Fonte: BBC Brasil

Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos

O Governo do Estado deu início à internação involuntária para dependentes químicos em São Paulo. Em 10 de janeiro, foi firmada uma parceria entre o Executivo paulista, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para implantar o programa. Para entender melhor o que é a internação compulsória e qual objetivo da ação do Governo, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania preparou um guia com perguntas e respostas.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

1) A internação compulsória está prevista em lei?
Sim. Quando a pessoa não quer se internar voluntariamente, pode-se recorrer às internações involuntária ou compulsória, definidas pela Lei Federal de Psiquiatria (Nº 10.216, de 2001).

§ Internação involuntária: de acordo com a lei (10.216/01), o familiar pode solicitar a internação involuntária, desde que o pedido seja feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra. A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelecimento de saúde têm prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público da comarca sobre a internação e seus motivos. O objetivo é evitar a possibilidade de esse tipo de internação ser utilizado para a prática de cárcere privado.

§ Internação compulsória: neste caso não é necessária a autorização familiar. O artigo 9º da lei 10.216/01 estabelece a possibilidade da internação compulsória, sendo esta sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física.

2) Se já está previsto por lei, qual é a novidade no que o Governo do Estado está fazendo?

O governo criou medidas para o cumprimento mais eficiente da lei. No dia 11 de janeiro de 2013, o Estado de São Paulo viabilizou uma parceria inédita no Brasil entre o Judiciário e o Executivo, entre médicos, juízes e advogados, com o objetivo de tornar a tramitação do processo de internação compulsória (já previsto em lei) mais célere, para proteger as vidas daqueles que mais precisam. As famílias com recursos econômicos já utilizam esse mecanismo (internação involuntária) para resgatar os seus parentes das drogas. O que o Estado está fazendo, em parceria com o Judiciário, é aplicar a lei para salvar pessoas que não têm recursos e perderam totalmente os laços familiares. Essas pessoas estão abandonadas, e é obrigação do Estado tirá-las do abandono. A presença do Judiciário vai aumentar as garantias aos direitos dos dependentes químicos.
3) Quem são os parceiros do Estado e qual será a participação deles?

Foram assinados três termos de cooperação técnica: um com Tribunal de Justiça de SP para a instalação de um anexo do tribunal no CRATOD, em regime de plantão (9h às 13h, de segunda a sexta-feira), com o objetivo de atender as medidas de urgência relacionadas aos dependentes químicos em hipóteses de internação compulsória ou involuntária, com a presença inclusive de integrantes da Defensoria Pública; outro termo com o Ministério Público, com o objetivo de permitir que promotores permaneçam acompanhando o plantão do Judiciário. E um terceiro, com a OAB, para que a entidade coloque, de forma gratuita e voluntária, profissionais para fazer o atendimento e os pedidos nos casos necessários.

4) O que vai mudar agora com a parceria entre Estado e Judiciário?

Verificou-se que, se a indicação médica for pela internação compulsória, em muitos casos a demora na emissão da ordem judicial impede a equipe médica de manter o paciente no local. O processo continuará a ser iniciado pelos agentes de saúde, da mesma maneira como ocorria antes. A diferença é que, agora, representantes do Judiciário farão plantão em um equipamento médico (CRATOD). Consequentemente, a determinação judicial será mais célere. Após receber o primeiro atendimento (quando o paciente é levado de maneira voluntária ao CRATOD por um assistente social), o dependente químico será avaliado por médicos que vão oferecer o tratamento adequado. Caso a pessoa não queira ser internada, o juiz poderá determinar a internação imediata (desde que os médicos considerem que a pessoa corra risco e atestem que ela não tem domínio sobre sua condição física e psicológica).

5) Antes desta parceria entre o Estado e o Judiciário, a prefeitura já realizava internações compulsórias na cidade de São Paulo?

Sim. Dados da Secretaria Municipal de Saúde demonstram que a internação compulsória já é praticada desde que a prefeitura começou, em 2009, a Operação Centro Legal. Das cerca de 2.800 internações realizadas em equipamentos exclusivamente municipais neste período (2009/2012), a prefeitura confirma mais de 300 casos de internação compulsória (cerca de 11% do total). O processo começava com a abordagem dos agentes de saúde. Se o dependente concordasse, ele era enviado a um equipamento – no caso do município, CATS ou Complexo Prates, no caso do Estado, CRATOD –,onde médicos e uma equipe multidisciplinar decidiam qual deveria ser o processo terapêutico adotado para aquela pessoa. Em casos específicos, sempre com laudo médico, optava-se pela internação compulsória para proteger a integridade física e mental do paciente.

6) A internação compulsória será a regra a partir de agora?

Não. Casos de internação compulsória continuarão a ser exceção e não regra. A política prioritária continua sendo a internação voluntária, através do convencimento do dependente por agentes de saúde, assistentes sociais da prefeitura e integrantes da Missão Belém (ver item 16), além de outras formas de tratamento.

7) A PM terá alguma participação no processo de internação compulsória de usuários de drogas?

Não. A PM não vai recolher pessoas nas ruas para tratamento. Durante esse processo serão seguidos todos os protocolos vigentes na área de saúde e na garantia dos direitos humanos e individuais dos usuários.

8) Em caso de resistência do dependente químico, qual será o protocolo?

Nesses casos específicos, vão atuar médicos e enfermeiros treinados para essas situações.

9) Médicos especialistas em dependência química são favoráveis à internação compulsória?

Sim. Veja o que dizem alguns dos maiores especialistas do Brasil sobre o assunto:

Para Arthur Guerra, psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina (FM) e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas: “De forma geral, a internação involuntária é um procedimento médico realizada no mundo todo há muitos anos, que obedece a critérios superobjetivos. A visão médica não vai deixar esse paciente se matar. O médico, no mundo todo, não acha que é um direito do ser humano se matar, pois entende que esse paciente está doente e tem de ser internado. Depois daquele momento de fissura e excesso, quando estiver recuperado, o paciente vai dizer: ‘Obrigado, doutor’”. http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/381210/internacao-involuntaria-para-dependentes-quimicos-divide-opinioes/

Ronaldo Laranjeira, professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, diretor do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas) do CNPq e coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas): “Nos casos mais graves, a internação é a alternativa mais segura. O ideal seria que ninguém precisasse disso, mas a dependência química é uma doença que faz com que a pessoa perca o controle”. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI255395-15257,00-INTERNAR+A+FORCA+RESOLVE.html

Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor. Foi voluntário na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) por treze anos e hoje atende na Penitenciária Feminina da Capital: “A internação compulsória é um recurso extremo, e não podemos ser ingênuos e dizer que o cara fica internado três meses e vira um cidadão acima de qualquer suspeita. Muitos vão retornar ao crack. Mas, pelo menos, eles têm uma chance”. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI255395-15257,00-INTERNAR+A+FORCA+RESOLVE.html

10) Qual a posição da população brasileira quanto à internação compulsória?

Pesquisa do Datafolha divulgada no dia 25 de janeiro de 2012 aponta que 90% dos brasileiros apoiam a internação involuntária de dependentes de crack. http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1175

11) O tratamento feito mediante internação involuntária ou compulsória funciona?

Sim. Segundo o National Institute on Drug Abuse (EUA), uma das instituições mais respeitadas do mundo nessa questão, funciona tanto quanto o tratamento feito quando o paciente se interna voluntariamente. Na publicação Principles of Drug Addiction Treatment: A Research-Based Guide (Princípios do Tratamento do Vício em Drogas: Um Guia Baseado em Pesquisa), o instituto apresenta quais são os princípios de um tratamento eficaz. O texto diz “o tratamento não precisa ser voluntária para ser eficaz. Sanções ou incentivos impostos pela família, ambiente de trabalho ou pelo sistema judicial podem aumentar significativamente a taxa de internação e de permanência – e finalmente o sucesso das intervenções de tratamento”.http://www.drugabuse.gov/publications/principles-drug-addiction-treatment-research-based-guide-third-edition/principles-effective-treatment

12) A internação compulsória para dependentes de drogas é utilizada em outros países?

Sim. Doze estados norte-americanos, dentre eles a Califórnia, possuem leis específicas sobre a internação compulsória ou involuntária. A Flórida, por exemplo, tem o Marchman Act, aprovado em 1993. O Canadá tem legislação que permite o tratamento forçado de viciados em heroína. O Heroin Treatment Act foi aprovado na província de British Columbia em 1978. A lei foi contestada na Justiça, mas foi mantida posteriormente pela Suprema Corte. A Austrália possui legislação que permite aos juízes condenar ao tratamento compulsório dependentes de drogas que cometeram crimes. A Nova Zelândia também tem legislação que permite à Justiça ou à família internar um dependente compulsoriamente. A Suécia possui o Act on the Forced Treatment of Abusers, que permite a internação compulsória de dependentes que representem risco para si próprios ou para terceiros; a lei é utilizada principalmente para menores de idade.

13) A Organização Mundial de Saúde reconhece a internação compulsória como opção de tratamento?

Sim. No documento “Principles of Drug Dependence Treatment”, de 2008, a OMS considera que o tratamento de dependência de drogas, como qualquer procedimento médico, não deve ser forçado. Admite, porém, que “em situações de crise de alto risco para a pessoa ou outros, o tratamento compulsório deve ser determinado sob condições específicas e período especificado por lei”. http://www.unodc.org/documents/drug-treatment/UNODC-WHO-Principles-of-Drug-Dependence-Treatment-March08.pdf

14) O governo do Estado está ampliando a oferta de leitos públicos para internação, seja voluntária ou compulsória?

Sim. Atualmente a Secretaria de Estadual de Saúde mantém 691 leitos públicos para dependentes químicos, dos quais 209 foram implantados na atual gestão (aumento de 43%). Outros 488 novos leitos estão em processo de implantação e devem estar disponíveis até o final de 2014, quando o Estado contará com 1.179 leitos. O Governo de São Paulo foi o primeiro do Brasil a criar clínicas com leitos públicos para internação de dependentes, processo que começou em 2010. Todos estes leitos são financiados com recursos exclusivos do governo do Estado, sem a participação do governo federal.

15) O Governo do Estado tem ampliado a oferta de abordagem social?

Desde o dia 3 de dezembro de 2012, o trabalho de abordagem social para auxiliar os dependentes a largar as drogas está sendo realizado com o apoio de 56 agentes da Associação Missão Belém. Os agentes são pessoas que já estiveram em situação de rua e dependência química e foram reinseridos socialmente pelo trabalho da própria Missão. Até o momento mais de 400 dependentes foram retirados do centro e levados para as casas de triagem da Missão. Diariamente, de 10 a 15 pessoas têm concordado em ir para as casas de triagem. Depois de passar pelas casas de triagem e por tratamento de saúde, os usuários podem ser recebidos em moradias assistidas, onde se iniciará a reinserção social. Nesta etapa, o processo conta com atividades de educação, trabalho, lazer, esporte e cultura, além de incentivo para o retorno ao convívio familiar.

Fonte: São Paulo (SP)

Solteira, Selena Gomez manda recado para Justin Bieber em canção

Coincidência ou não, Selena Gomez, que se separou recentemente de Justin Bieber, escolheu a música de Justin Timberlake "Cry Me a River", para se apresentar na noite de sábado, 19, em Nova York, no concerto do UNICEF. "Eu passei por muita coisa últimos meses. Tenho estado estranha, triste e fria. Essa música definitivamente fala por mim", disse Selena, antes de começar a cantar. Assista ao vídeo.

A música, cujo título é "Chore um rio por mim", fala sobre o término de um relacionamento: "Você era o meu sol. Você era a minha terra... Você disse que me amava. Por quê você me deixou, sozinho? O estrago foi feito. Então eu acho que estou indo embora". Seria uma indireta para Bieber?


Selena Gomez (Foto: Grosby)

O ídolo teen, aliás, fez uma versão da mesma canção em novembro, depois que eles se separaram pela primeira vez.

Selena teria confirmado para um amigo o fim do namoro - que já havia sido especulado - na festa da premiação do Globo de Ouro, no domingo, 13, de acordo com a revista "US Magazine".

Fonte: EGO

Dhomini x Anamara: quem deixa a disputa?

Neste segundo paredão, dois ex-BBBs estão disputando o direito de ficar mais uma semana dentro da casa.
Então né... creio eu que esse Dhomini tem que deixar a disputa, porque ele é muito perverso. Ele já ganhou o BBB3, não soube aproveitar o dinheiro, o que mais ele quer?
Só pra lembrar, a escolha de Anamara para o paredão foi do líder da semana Ivan. Ele não soube nem escolher... Escolheu muito mal...

 Anamara e Dhomini, que estão no segundo paredão do BBB 13 (Foto: Divulgação/TV Globo)

Mas e você? Quem você quer que perca as esperanças?
Cadê a torcida do Dhominiiii???
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/ 
Cadê a torcida da Anamaraaaa?????
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

kkkkkk' fiquem de olho no Big Brother Brasil!

Perturbações nos aeroportos europeus por causa da neve

AFP

As nevascas registradas em grande parte da Europa perturbaram nesta segunda-feira vários aeroportos, como os parisienses Orly e Roissy, onde 40% dos voos foram cancelados pelo segundo dia consecutivo.
A Direção de Aviação Civil francesa (DGAC) manteve nesta segunda-feira cancelamento de 40% dos voos como medida preventiva em função das fortes tempestades de neve.
A companhia francesa Air France indicou que prevê a volta à normalidade dos aeroportos de Paris-Orly e Paris-Roissy.
No aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha e o terceiro da Europa, mais de 200 voos foram cancelados por causa da neve e do gelo.
No domingo, 445 voos já haviam sido anulados em Frankfurt por causa da formação de camadas de gelo nos aviões. O tráfego aéreo chegou a ficar totalmente interrompido durante algumas horas.
Inúmeros aviões que deviam aterrissar em Frankfurt foram dirigidos par outros aeroportos.
Na Grã-Bretanha, o aeroporto londrino de Heathrow cancelou nesta segunda-feia 175 voos.
Pelo quarto dia consecutivo, Heathrow, o maior aeroporto do mundo em tráfego internacional de passageiros, reduziu seu número de voos.
"No domingo, tomamos de decisão de cancelar 10% dos voos nesta segunda, o que significa aproximadamente 130 voos", indicou um porta-voz.
No domingo, já havia sido cancelados 260 voos em Heathrow-Londres.
Em compensação, o funcionamento dos aeroportos de Moscou não foi afetado, apesar de que, nos últimos quatro dias, tenha sido registrado 50 cm de neve na capital russa, segundo as autoridades municipais.

Fonte: ISTOÉ

Colisão de trens em Viena deixa dezenas de feridos

A colisão entre dois trens em Viena deixou dezenas de feridos nesta segunda-feira, dos quais cinco com gravidade. Funcionários da empresa OBB disseram que o acidente aconteceu no distrito de Penzing, na periferia da capital austríaca, onde os dois trens, que viajavam em direções opostas, estavam nos mesmos trilhos.
Equipes de resgate chegaram ao local logo após o acidente, ocorrido às 8h45 (horário local, 5h45 em Brasília). A porta-voz da OBB, Sarah Nettel, disse que as causas do acidente serão investigadas. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Planalto coloca Gleisi na vitrine para 2014


Felipe Bryan Sampaio/ iG
Gleisi terá maior exposição no governo para viabilizar candidatura ao governo do Paraná
Principal aposta do Planalto e do PT para desalojar o PSDB de um dos seus mais importantes núcleos de poder - o governo do Paraná -, a ministra Gleisi Hoffmann começa a ganhar mais visibilidade à frente da Casa Civil. "A Loura", como é chamada pela presidente Dilma Rousseff , viu, no fim do ano passado, sua futura candidatura ao governo paranaense ser turbinada, com maior exposição na mídia ao ser escalada para anunciar medidas para o enfrentamento aos efeitos da seca no semiárido.
Leia mais: Dilma cobra metas e resultados de ministros do PT
Também coube a Gleisi detalhar os vetos ao projeto que redistribui os royalties do petróleo e, na véspera do Natal, o novo valor do salário mínimo. Além disso, Gleisi virou a estrela dos planos de infraestrutura do governo, conseguiu emplacar o último ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o paranaense Sérgio Luiz Kukina, e firmou seu nome na condução da pasta.
Poder Online: Dilma no quintal de Eduardo Campos
A presidente Dilma está apoiando a estratégia, liberando a ministra para frequentes viagens estaduais. Agora, Gleisi irá ao Paraná, ao lado da presidente Dilma. Será no dia 4 de fevereiro, quando a ministra desembarca em Cascavel, para anunciar investimentos federais no Estado.
O Paraná é um dos últimos focos de resistência ao petismo. A própria Dilma perdeu ali para José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições de 2010 - o tucano obteve 55,44% dos votos válidos.

Fonte: Último Segundo

Internação compulsória de viciados não usará força policial, diz secretária

As internações involuntárias ou compulsórias de dependentes químicos que tiveram início na manhã desta segunda-feira (21), em São Paulo, não contarão com o uso da força policial, segundo a secretária estadual de Justiça, Eloisa Arruda. Segundo ela, o resgate será feito por equipes médicas. Até as 10h, nenhum dependente químico havia sido internado compulsoriamente na capital.
“A força policial está descartada para essas abordagens e para a condução dos doentes para os pronto-socorros, porque há equipes especializadas médicas para essa intervenção”, afirmou Eloisa. Ela destacou que, em primeiro lugar, serão usadas todas as alternativas pela internação compulsória, com a ajuda dos abordadores de ruas, que são voluntários da missão Belém.

“Os abordadores de rua vão indicar a necessidade da intervenção médica e será chamado em primeiro lugar o resgate”, disse a secretária. Os dependentes químicos que apresentarem doenças graves como Aids, tuberculose, hepatite, e as grávidas serão encaminhadas para o Hospital do Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo. Após o tratamento da doença, eles serão perguntados se desejam ou não ser internados.
A internação compulsória ou involuntária será decidida por juízes e promotores que atenderão no Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), no Centro. O plantão será das 9h às 13h, para atender medidas de urgência em casos de necessidade de internação involuntária ou compulsória. Nesta manhã, um grupo protestou em frente ao Cratod contra a medida.
Cinquenta agentes farão abordagens nas ruas. Os dependentes passarão por uma consulta médica para fazer uma avalição de seu estado de saúde. Se for atestado que o viciado não tem domínio da sua própria saúde e condição física e este se negar a receber tratamento, o juiz poderá determinar sua internação imediata.
As famílias dos dependentes também poderão pedir ajuda. Nesses casos, serão feitas internações involuntárias. Atualmente, existem 700 vagas abertas em todo o estado para internação de dependentes de álcool e drogas. Durante a internação, eles terão um acompanhamento de um programa de reinserção.
mapa_cracolandias_sao_paulo_300 (Foto: Editoria de Arte / G1)
Operação
Em 3 de janeiro de 2012 foi intensificada a Operação Integrada Centro Legal, com objetivo de combater o tráfico e dar tratamento aos usuários com ações de agentes de saúde, sociais e da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.
Depois de a operação começar, o número de vias da região frequentadas por usuários saltou de 17 para 33. O levantamento é da Coordenadoria de Atenção às Drogas, órgão ligado à Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura. Agentes da pasta tiveram de ampliar o monitoramento das vias no Bom Retiro, Santa Cecília e República. Os craqueiros se espalharam após forças policiais tentarem expulsá-los da Luz.

Alegando que os dados são irrelevantes diante de toda a ação, a administração pública não forneceu à equipe de reportagem o mapa atualizado com os nomes das ruas e avenidas.

A Operação Integrada Centro Legal existe desde 2009, mas, no início do ano passado, quando passou a contar com policiais militares e guardas-civis, parte dos viciados da cracolândia começou a migrar para outras regiões da cidade, numa fuga chamada por eles de "procissão do crack". De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, já foram identificados grupos de viciados em entorpecentes em dez bairros: Sé, Santa Cecília, República e Bela Vista (no Centro); Cambuci e Itaim Bibi (Zona Sul); Pari (Zona Norte); Mooca e Belém (Zona Leste); e Barra Funda (Zona Oeste).
Segundo o governo, desde janeiro de 2012 a Operação Centro Legal realizou mais de 150 mil abordagens sociais e de saúde, que resultaram na internação voluntária de 1.363 dependentes químicos e mais de 13 mil encaminhamentos para abrigos e albergues.
Policiais ocupam Rua Helvétia, que foi tomada por viciados (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)Ação policial gera tumulto na Rua Helvétia, no início de 2012 (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)
Para ler mais notícias do G1 SP, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP no Twitter e por RSS.

Mercado eleva previsão de inflação pela 3ª semana

A mediana das projeções do mercado financeiro para o IPCA deste ano voltou a subir, de acordo com o levantamento Focus, realizado pelo Banco Central com instituições financeiras. A estimativa para a inflação oficial do País passou de 5,53% para 5,65%, conforme o relatório, divulgado na manhã desta segunda-feira. Esta é a terceira semana consecutiva de alta, de acordo com o documento.

Há um mês, a mediana das previsões estava em 5,47%. Com a escalada, o mercado revela que espera que o IPCA esteja cada vez mais longe do centro da meta de 4,5% estipulado para o período pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para 2014, no entanto, não houve alterações. A mediana das projeções segue em 5,00% há 10 semanas.

O mercado financeiro também voltou a elevar suas projeções para a inflação no curto prazo. A mediana das estimativas para o IPCA de janeiro subiu de 0,78% para 0,81%. Esta é a segunda semana consecutiva de alta. Há um mês, a taxa aguardada era de 0,73%.

Editora Globo



Para fevereiro, os analistas não mexeram nas previsões, e a mediana para o IPCA segue em 0,45%. Vale lembrar, no entanto, que há um mês, essa taxa estava em 0,40%, conforme a Focus.

Também foi observada na pesquisa mais uma alta das estimativas para o IPCA suavizado para os próximos 12 meses. Pela Focus, a mediana passou de 5,53% na semana passada para 5,56% agora, registrando a segunda elevação consecutiva. Há um mês, a mediana para esse indicador estava em 5,55%.

Selic

O mercado financeiro também manteve congeladas suas expectativas para a taxa básica de juros, a Selic, neste e no próximo ano, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu que não mexeria nesse indicador na reunião realizada na semana passada. O colegiado manteve a Selic em 7,25% ao ano e é essa taxa a aguardada pelos analistas para o fim de 2013. As projeções estão estacionadas neste patamar há 10 semanas, de acordo com a Focus. Para 2014, a previsão de que a taxa básica de juros fechará o ano em 8,25% aparece na pesquisa há quatro semanas.

PIB

As projeções de analistas do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2013 voltaram a recuar. A mediana das estimativas para a atividade passou de 3,20% para 3,19%.

Apesar de ser um ajuste modesto, a tendência de esfriamento da economia é aguardada pelos economistas há três semanas seguidas. Há um mês, a mediana para este indicador estava em 3,30%.

Para 2014, a taxa mediana se manteve em 3,60% para o crescimento do País. Esta é a primeira vez no curto prazo que o mercado não altera suas projeções para o PIB, que estavam em 3,80% há quatro semanas.

Câmbio

Já a estimativa para o câmbio foi alterada tanto para este quanto para o próximo ano - nos dois casos para cima. Para o final de 2013, a mediana das previsões passou de R$ 2,07 para R$ 2,08, exatamente o valor em que a previsão para o dólar se encontrava há um mês. No caso de 2014, a mediana passou de R$ 2,05, patamar em que estava quatro semanas atrás, para R$ 2,09.

A estimativa para o câmbio médio ao longo do ano ficou inalterada em R$ 2,06 para 2013 - há um mês estava em R$ 2,08. Para 2014, porém, subiu de R$ 2,04 - taxa vista um mês atrás - para R$ 2,06.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

400 vagas para diplomata

O concurso de admissão à carreira de diplomata é requisitado anualmente pelo Instituto Rio Branco. Em 2012, foram ofertadas 30 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência. Em março do ano passado, o Governo Federal autorizou o preenchimento de mais 400 vagas.

O organizador do concurso este ano é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos de Brasília (Cespe/UnB). O edital deve ser publicado este mês, se seguir a constância de publicação dos editais anteriores: 17 de janeiro em 2011 e 19 de janeiro em 2012.

Para concorrer às vagas basta ter o ensino superior em qualquer área. O concurso é dividido em quatro fases. Na primeira, o candidato faz uma prova objetiva com 65 questões de português, história do Brasil, mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional político.



A segunda fase consta de uma prova escrita de português. A terceira fase, também escrita, exige conhecimento em política internacional, português, direito, economia e áreas afins. A última fase é de caráter classificatório e compreende provas de espanhol e francês.

A carreira

O candidato aprovado inicia a carreira como Terceiro secretário, recebendo R$ 12.962,12, e passa por um curso de formação que ocorre no Instituto Rio Branco durante 18 meses.

A escala na carreira é a seguinte: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador). Os proventos podem chegar a R$ 18.478,45.

Cursos

Para se preparar os candidatos podem fazer cursos específicos para o concurso. É o caso do curso Clio. Para Tanguy Baghdadi, coordenador pedagógico do curso, o candidato...

Números:
- 30 vagas foram ofertadas no último concurso para a carreira de diplomata
- Terceiro ministro é a função inicial do aprovado no concurso de diplomata. A remuneração pode chegar a mais de R$ 18 mil
- 400 oportunidades ainda devem ser ofertadas para o cargo, conforme sanção presidencial em 2012
- 12 mil reais é a remuneração inicial do aprovado para terceiro ministro

Saiba Mais:
- O concurso possui quatro fases, onde são avaliados os conhecimentos em política, história, economia e idiomas
- "400 vagas serão preenchidas com o decorrer dos concursos para diplomata. A lei que abria as vagas foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em março de 2012".

Fonte: Concursos e Empregos

Homicídios cometidos por situações banais são resultado da impunidade

A criminalidade vem dando fim a vidas de forma trágica e muitas vezes banal. Levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estima que apenas do dia 1º deste ano até a última sexta-feira,  27 pessoas morreram no Distrito Federal  vítimas de criminosos. No entanto, a imprensa local calcula 32 mortes até a noite de sábado. Os números superam a margem de um homicídio por dia. Diante de uma realidade cada vez mais violenta, uma pergunta vem à tona: quanto vale uma vida?

Em muitos dos crimes, os motivos  se referem a situações de banalidade, como desentendimentos, reclamações e roubos por pouco dinheiro. Em apenas uma semana,  dois casos no Distrito Federal e na Região Metropolitana do DF chocaram os brasilienses.  O comerciante Josafá Pereira da Silva, 46 anos,   morreu por ter cobrado R$ 2,99 de clientes que deixaram comida no prato, em seu restaurante. Já a empresária Cleonice Marinho de Araújo, 44 anos,   perdeu a vida em razão de quatro pneus.

O professor e pesquisador de segurança pública da Universidade Católica de Brasília (UCB) Nelson Gonçalves aponta que a razão para o aumento  dos crimes banais se refere às leis que não levam os indivíduos a terem certeza de que serão punidos. “A partir do momento em que se tem a convicção de que nada acontecerá, devido a um conjunto de leis que proporcionam uma série de medidas permissivas, na cabeça dos meliantes, tudo começa a ser possível”, aponta.

Impunidade
Segundo Gonçalves, nessa perspectiva, matar o outro passa a ser algo trivial. Ele conta que o responsável por um homicídio, que tenha cometido o crime pela primeira vez, tem chance de responder  em liberdade. “O primeiro homicídio de um indivíduo vira cortesia do Estado, porque os artifícios legais que o autor tem para se safar são maiores do que a lei para mantê-lo preso”.

Para o professor, uma das formas de diminuir este quadro  seriam leis  mais restritivas, que eliminassem subterfúgios que os autores dos crimes pudessem protelar a prisão.

“O acusado teria que ter certeza do cumprimento da pena em sua totalidade. A sociedade está refém das suas próprias maneiras de enxergar o mundo”, destaca Nelson Gonçalves.

 

Retrato da sociedade
O secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), coronel Jooziel Freire, avalia que os crimes banais representam um retrato de uma sociedade que se apresenta cada vez mais violenta. Segundo ele, cultivar o pensamento de que a sociedade é um produto de pertencimento próprio contribui na propagação da violência.

“Existem variadas formas de violência e a sociedade atual mata tão somente por matar. É uma banalização da vida e das coisas que estão tendo mais valor do que as pessoas”, ressalta.

O coronel aponta que os indivíduos que cometem crimes estão, muitos casos, afetados pelo vício do consumo de drogas. Segundo o secretário-adjunto, a pasta está com um projeto para  trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação (SEDF), promovendo palestras nas escolas da rede pública do Distrito Federal.

“A intenção é fazer um trabalho para uma grande quantidade de público, como pais, alunos e professores. O objetivo é conscientizar que a vida é mais importante do que qualquer coisa”, destaca. O projeto deve ter início neste ano.

Fonte: Clica Brasília

Obama toma posse de seu 2º mandato presidencial

Nesta segunda-feira, Barack Obama vai repetir, para centenas de milhares de pessoas, sua promessa de proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos, um dia depois de ter oficialmente declarado suas funções como presidente numa cerimônia privada na Casa Branca.

O dia de festividades, paradas e bailes marcará o início do segundo mandato de quatro anos de Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. O político que começou sua carreiro como líder comunitário em Chicago e professor de direito constitucional e se tornou o político mais importante do mundo enfrenta um país marcado pelas diversidades partidárias, uma economia ainda fraca e uma série de desafios no exterior.

Em cerimônias breves no domingo, com a família reunida na Casa Branca, Obama fez seu juramento de posse pouco antes do meio-dia, como exigido pela lei. Com sua mão esquerda sobre a bíblia da família, segurada pela primeira-dama Michelle Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos ergueu sua mão direita e repetiu as mesmas palavras lidas em voz alta pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts.

A posse íntima atendeu a uma exigência legal de que os presidentes assumam o cargo, oficialmente, no dia 20 de janeiro. Como a data caiu no domingo neste ano, as cerimônias púbicas que cercam o início do mandato presidencial foram transferidas para segunda-feira, o que, neste ano, coincide com o aniversário de Martin Luther King, líder na luta pelos direitos civis.

Os eventos desta segunda-feira não devem ter a mesma efervescência de quatro anos atrás, quando 1,8 milhão de pessoas estiveram no centro de Washington para a posse de Obama. As autoridades esperam uma multidão entre 500 mil e 700 mil nesta segunda-feira.

As informações são da Associated Press.

Bahia goleia o Grêmio e vai à semifinal da Copinha

  • Célio Messias | Estadão Conteúdo
    Se passar pelo Goiás, o Bahia chegará à final da Copinha pela segunda vez na sua história
Fonte: Portal A Tarde - Em um duelo de tricolores invictos na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Bahia  levou a melhor na tarde deste domingo, 20, sobre o Grêmio e classificou-se para a semifinal da competição.
Os gaúchos conseguiram vazar pela primeira vez a meta do goleiro Renan, que ficou 507 minutos (sem os descontos) sem levar gol na Copinha, mas o Esquadrãozinho foi mais eficiente e cravou 4 a 1.
Na próxima terça-feira, 22, às 3h da tarde, no mesmo Estádio Nicolau Alayon, o time baiano enfrenta o Goiás, que empatou com o São Paulo por 2 a 2 no tempo normal e garantiu a vaga nos pênaltis (5 a 3).
Em um campo completamente desnivelado, os jogadores de Bahia e Grêmio tiveram muito trabalho para conduzir a bola. Assim, as jogadas de bola parada poderiam fazer a diferença. E foi assim que o Bahia chegou ao primeiro gol, após escanteio cobrado por Caio César e o lateral Railan subiu bonito para fazer 1 a 0.
Mesmo com o gol sofrido, o Grêmio continuou com um maior volume de jogo. Só que a zaga do Bahia é a melhor da Copinha e tem no goleiro Renan um verdadeiro paredão. Em cobrança de falta na área do tricolor baiano, André raspou de cabeça e Renan catou com firmeza.
No final do primeiro tempo, o Esquadrãozinho quase faz o segundo. Novo escanteio cobrado por Caio César e a bola sobrou para o zagueiro Robson, que deixou escapar a boa oportunidade.
Conhecido por se fantasiar do mascote Superman nos jogos do time profissional, Railan mostrou felicidade pelo gol que marcou, mas alertou que o time precisava ficar mais ligado.
"Estou feliz por poder ajudar meu time a vencer. Mas a gente entrou um pouco desligado. A gente está batalhando pelo título e não vamos deixar cair agora", disse.
Na etapa final, o Grêmio voltou melhor. Aos 4 minutos, Fabian acertou o travessão do gol de Renan em cobrança de de falta. Nove minutos depois, não teve jeito. O time gaúchoi chegou ao empate num golaço do mesmo Fabian, que deu um chapéu em Maracás, driblou o outro zagueiro Robson e bateu de esquerda.
Só que o time gaúcho perdeu o lateral-esquerdo Jonathan, expulso. E o Esquadrãozinho aproveitou para explorar a inferioridade numérica do adversário. Logo aos 29 minutos, Caio César cobrou escanteio na pequena área e Maracás cabeceou para fazer 2 a 1. André exigiu outra boa defesa de Renan.
Mas, aos 35, Railan fez um lançamento perfeito para Zé Roberto entrar na área, driblar o goleiro Ygor e ampliar para 3 a 1. E, no contra-ataque, o Bahia matou o jogo. Aos 42, Ryder foi lançado na frente, chutou em cima da zaga, mas deu sorte de pegar a sobra e chutar para carimbar a goleada por 4 a 1.

Bahia 4x1 Grêmio - quartas de final da Copa São Paulo.

Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (SP).
Data: domingo, 20 de janeiro.
Horário: 13h (horário da Bahia).
Gols: Raylan (aos 23' do primeiro tempo), Maracás, Zé Roberto e Ryder (aos 29', aos 35' e aos 42' do segundo tempo, respectivamente) para o Bahia; Fabian (aos 13' do segundo tempo) para o Grêmio.
Cartões amarelos: Maracás e Zé Roberto (Bahia); Luan e Barbosa (Grêmio).
Cartão vermelho: Jonathan (Grêmio).
Bahia: Renan, Raylan, Robson, Maracás e Laércio; Amorim, Feijão, Carlos (Zé Roberto) e Caio César (Marcelo); Ryder e Matheus (Bruno Gamboa).  Técnico:  Sérgio Araújo.
Grêmio: Ygor; Santiago, Rafael Thyere, Camilo e Jonathan; Lucas Gabriel, Luan (Antônio Marcos), Fabian e Barbosa; Everton (Felipe) e André. Técnico:  Lucas Gonçalves.

Real Madrid arrasa com o Valencia em goleada de 5 a 0 fora de casa

VALENCIA, ESP (O REPÓRTER)  - Jogando  fora de casa, o Real Madrid goleou o Valencia por 5 a 0, na conclusão da 20ª rodada do Campeonato Espanhol. Cristiano Ronaldo e Dí María fizeram dois gols cada, enquanto Higuaín completou o placar
O Real Madrid tem 47 pontos e está na terceira posição, enquanto o Valencia é o quinto colocado, com 30.
A equipe comandada por José Mourinho busca alcançar o Atlético de Madrid, que segue na vice-liderança e subiu para 47 pontos após vencer o Levante por 2 a 0. Adrián e Koke fizeram os gols da vitória. A única má notícia é que Falcao García deixou o campo lesionado. 

 

Outros resultados
Osasuna 2 x 1 La Coruña
Valladolid 2 x 0 Zaragoza

Fonte: O Repórter