quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Poluição influencia peso de recém-nascidos, diz estudo

As mulheres grávidas mais expostas à poluição provocada pela emissão de gases dos escapamentos de carros e às centrais de carvão correm mais riscos de desenvolver bebês com peso bem abaixo da média. É que revela uma pesquisa publica hoje nos Estados Unidos, a mais extensa já realizada no mundo.

A pesquisa foi publicada na revista médica Health Perspectives. O cientista Tracey Woodruff, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, constatou que quanto maior o índice de poluição, mais chances os bebês tinham de nascer abaixo do peso. O estudo se baseia em três milhões de nascimentos ocorridos em nove países e em 14 cidades na América do Norte, na África do Sul, na Europa, na Ásia e na Austrália. A maior parte dos dados foram coletados nos anos 90 e no fim dos anos 2000.


As grávidas mais expostas a poluição devido a gases de automóveis ou centrais de carvão têm um risco mais elevado de ter bebés mais menores.
As grávidas mais expostas a poluição devido a gases de automóveis ou centrais de carvão têm um risco mais elevado de ter bebés mais menores.
Flickr

Crianças que nascem com menos de 2,5 quilos têm mais chances de desenvolver doenças crônicas. "Na verdade, todo mundo está exposto a esses níveis de poluição", diz Payam Davdand, do centro de pesquisa em epidemiologia mental, em Barcelona, na Espanha. "Essas partículas microscópicas, que são dez vezes menores que um fio de cabelo humano, estão no ar que todos respiramos."
De acordo com o autor do estudo, os países que possuem uma regulamentação mais rígida para limitar a poluição dos automóveis e das centrais de caborno tem tido resultados satisfatórios. "Nos Estados Unidos, temos demonstrado durante várias décadas que os benefícios da diminuição da poluição para a saúde e o bem-estar são maiores do que os custos", diz.

Fonte: RFI Português

Oscar 2013: Elenco de Os Vingadores vai apresentar o prêmio

Os Vingadores no Oscar 2013

Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) e Mark Ruffalo (Hulk) subirão juntos ao palco da 85ª edição do Oscar para apresentar um dos prêmios do evento. O anuncio foi feito pelos produtores Craig Zadan e Neil Meron.
"Estamos felizes por reunir o elenco de Os Vingadores para apresentar nosso show", disseram os produtores. "As pessoas que gostaram do filme de maior bilheteria do ano ficarão animados ao verem esses grandes atores juntos novamente."
Os Vingadores está concorrendo somente em uma categoria: efeitos visuais. Lincoln foi o filme que mais teve indicações no Oscar 2013, são 12, no total. As Aventuras de Pi, de Ang Lee, disputa 11 estatuetas; Argo, dirigido e estrelado por Ben Affleck, tem sete indicações, enquanto Django Livre, de Quentin Tarantino, tem cinco.
 
A premiação ocorrerá em 24 de fevereiro de 2013. Seth MacFarlane, diretor de Ted (2012), será o apresentador da cerimônia.
  
Fonte: Cinema 10

Nokia deve lançar Lumias com câmera de 41MP e estabilizador ótico


Nokia Lumia 920
Há um ano atrás a Nokia apresentou o PureView 808, um celular com Symbian que tinha como destaque a sua câmera de 41MP capaz de filmar em Full HD e utilizar zoom de até 5x sem perda alguma de qualidade. Com o tempo e muita pesquisa,a companhia desenvolveu logo em seguida o Lumia 920, um aparelho Windows Phone com câmera de 8MP capaz de criar fotografias em ambientes bastante escuros (alto ISO) e ainda estabilizar vídeos graças ao recurso ótico.
O rumor da vez é que a fabricante finlandesa vai anunciar nos próximos meses novos aparelhos Lumia com Windows Phone 8, só que dessa vez, com câmeras de 41MP (ou algum valor semelhante, alto). O conjunto do sensor poderoso e a estabilização de imagem ótica certamente ganhará destaque no mercado. Câmeras são uma parte bastante importante de um celular hoje, e a Nokia tem trabalhado bastante para tomar o primeiro lugar na categoria.
Um dos rumores que vazaram na internet mostra a sigla EOS nos aparelhos com a super câmera e Windows Phone. Esta sigla é também utilizada pela Canon, companhia que desenvolve algumas das melhores câmeras digitais profissionais do mercado, na linha de DSLRs. Ainda é incerto se há alguma relação entre as duas empresas.

Fonte: Conteúdo Nerd

Criança de 9 anos dá à luz a uma menina no México

México -  Uma menina mexicana de apenas nove anos deu à luz no fim de janeiro e está em bom estado de saúde, informou nesta quarta-feira a direção do hospital no oeste do México no qual ela foi atendida. Não foi possível verificar independentemente a idade da menina, cuja identidade não foi divulgada pelas autoridades pois ela pode ter sofrido abuso sexual. Segundo Enrique Rábago Osorio, diretor do Hospital Geral do Ocidente, de Guadalajara, a garota, que vive na cidade de Ixtlahuacán, engravidou aos oito anos.

Menina nasceu com 2,690 kg e está aparentemente bem de saúde | Foto: Reprodução Internet
Menina nasceu com 2,690 kg e está aparentemente bem de saúde | Foto: Reprodução Internet
Ela foi atendida em 27 de janeiro pelos médicos, que fizeram uma cesárea, disse Rábago Solorio em entrevista coletiva. "Por sua idade, seu corpo não está apto e nas melhores condições para ter um bebê", por isso a criança nasceu "via cesárea", explicou o médico aos jornalistas, acrescentando que mãe e filho receberam alta no fim de semana passado em bom estado de saúde.
Rábago Solorio declarou que a menina recebeu atendimento psicológico antes e depois do parto, e que receberá acompanhamento nas próximas semanas para avaliação de possíveis transtornos emocionais. A menina também recebeu um implante subcutâneo para evitar outra possível gravidez, procedimento que foi aprovado pela mãe, revelou o chefe do serviço de ginecologia do hospital, Raymundo Serrano.
Aconselhada pela equipe médica do hospital, a mãe da menina compareceu à agência especializada em abuso de menores da procuradoria estadual para denunciar o caso. Uma fonte da procuradoria informou hoje que foi iniciada uma investigação para buscar o suposto pai, corroborar sua idade (17 anos) e fazê-lo declarar sua relação com a pequena.
De acordo com a mãe da menina, que tem outros dez filhos, quando percebeu a gravidez da filha, aos sete meses de gestação, ela procurou o suposto pai para pedir que assumisse sua responsabilidade. Segundo sua versão, o menino aceitou que a menor vivesse com ele, o que a mãe da garota descartou, e este decidiu então sair do estado para buscar trabalho, sem que até agora se saiba de seu paradeiro.
A procuradoria está em busca do jovem, que pode ser acusado de abuso sexual infantil, cuja pena vai de um a 20 anos de prisão, de acordo com as circunstâncias.

As informações são da EFE

RS: sócio da Boate Kiss recebe alta e é encaminhado a presídio

O empresário Elissandro Spohr, o Kiko, um dos sócios da Boate Kiss, recebeu alta do Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta, a 130 quilômetros de Santa Maria, no fim da tarde desta terça-feira. De acordo com a Brigada Militar, ele deixou a instituição de saúde por volta das 19h20 e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde prestou depoimento.

Elissandro Spohr, o Kiko, estava internado no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta, a 130 quilômetros de Santa Maria - Foto: Facebook / Reprodução
Elissandro Spohr, o Kiko, estava internado no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta, a 130 quilômetros de Santa Maria - Foto: Facebook / Reprodução
Em seguida, Kiko foi levado a uma penitenciária da região. Ele estava internado no hospital desde o dia 27 de janeiro, quando um incêndio na casa noturna, localizada em Santa Maria, matou mais de 230 pessoas. O empresário estava no local no momento da tragédia e foi hospitalizado após inalar a fumaça tóxica.
O advogado de Kiko, Jader Marques, entrou com um pedido na Justiça para que seu cliente não fosse levado para a Penitenciária de Santa Maria, alegando que o empresário poderia sofrer represálias. Durante a tarde, o Ministério Público se manifestou contra a solicitação.
“Sua remoção para outra comarca demandaria tempo para seu transporte e realização das diligências necessárias (acareações, etc), o que é totalmente desnecessário”, justificaram os promotores Joel Dutra e André Fernando Rigo. Segundo o MP, outros três acusados estão detidos no presídio do município “sem qualquer notícia de que estejam de alguma forma sob risco”.

Incêndio na Boate Kiss
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada do dia 27 de janeiro, em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo tenha iniciado com um artefato pirotécnico lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. “Na hora que o fogo começou, foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate, e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair”, contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos. A tragédia gerou uma onda de solidariedade tanto no Brasil quanto no exterior.
Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.
Na segunda-feira, quatro pessoas foram presas temporariamente – dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Sphor, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffman, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investigava documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergiam sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.
A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.

Baleia salta, atinge canoa e assusta tripulantes de passeio no Havaí

Quatro amigos navegavam em uma canoa na costa de Maui, no Havaí, quando uma baleia saltou da água e levantou a parte da frente da embarcação, assustando os tripulantes. De acordo com a emissora “CBS”, o choque causado pelo animal não danificou a embarcação, e todos escaparam sem ferimentos.
 Um dos tripulantes da canoa afirmou que a baleia, que faz parte de um grupo de mais de 10 mil que habitam a região, teria apenas “cumprimentado amigavelmente” a embarcação.

Fonte: Tribuna Hoje

Reino Unido: cientistas encontram esqueleto do rei Ricardo III



Ricardo III, sepultura, esqueleto, rei da Inglaterra

© ru.wikipedia.org

Os cientistas britânicos confirmaram que um esqueleto humano com sinais de ferimentos em combate, descoberto durante escavações no centro da cidade de Leicester, é do rei Ricardo III.

Os arqueólogos desenterraram os restos mortais do rei, que governou no século XV, em setembro do ano passado, em um estacionamento da cidade.
William Shakespeare imortalizou Ricardo III como um tirano corcunda que matou os dois sobrinhos que impediam seu acesso ao trono da Inglaterra. Os historiadores modernos acreditam que o dramaturgo carregou as tintas ao caracterizar o rei.
O rei Ricardo III foi morto na batalha de Bosworth em 1485. Durante vários séculos, o seu local de sepultamento permanecia desconhecido.

Fonte: Voz da Rússia

Presidente do Senado diz que FPE será uma das prioridades após votação do Orçamento

A aprovação das novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) será uma das prioridades da agenda parlamentar. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, no entanto, que a “prioridade absoluta” do Congresso é apreciar o Orçamento da União de 2013, com sessão marcada para terça-feira (19).
“É importante mobilizar todos os esforços para votarmos as novas regras do FPE”, disse Calheiros. Quanto ao Orçamento, ele tornou a repetir que o parecer emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Fux, não impede a análise de matérias que não estão vinculadas aos vetos presidenciais.
“O óbice não foi esse. O óbice foi que a oposição não queria votar. E a votação orçamentária em final de semana geralmente se faz por acordo, pelo consenso, pelo entendimento”, disse o presidente do Senado.

 "É importante mobilizar todos os esforços para votarmos as novas regras do FPE", disse Calheiros.

Parlamentares da oposição e da base aliada deixaram a reunião de líderes, ontem (5), com o argumento de que não poderiam votar o Orçamento antes dos vetos presidenciais. Segundo eles, o despacho do ministro Fux trancava toda a agenda legislativa e obrigava o Congresso a votar os mais de 3 mil vetos antes de analisar qualquer outra matéria.

Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços

Agroindústria tem queda de 1,6% em 2012, aponta IBGE

A agroindústria brasileira registrou uma queda de 1,6% em 2012, o segundo ano consecutivo de perdas. Em 2011, a agroindústria tinha registrado redução de 2,2%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os setores vinculados à agricultura, com maior peso no total da agroindústria, recuaram 2,4% no ano passado, enquanto os setores relacionados à pecuária tiveram retração de 5,4%.



Edu Lyra

O grupo dos inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário cresceram 25,5%, em 2012, enquanto o segmento de madeira avançou 3,5%. Segundo o IBGE, a queda na produção da agroindústria em 2012 foi puxada pelo recuo nos subgrupos derivados da pecuária e derivados da agricultura.

A produção dos derivados da pecuária caiu 4,3%, por conta de aves (-6,0%), bovinos e suínos (-4,2%). Os derivados da agricultura tiveram queda de 3,0%, pela menor produção dos derivados fumo (-13,4%), laranja (-12,9%), soja (-4,3%) e cana-de-açúcar (-2,4%). O subgrupo de máquinas e equipamentos utilizados pela agricultura foi destaque de alta: 3,1%.

Fonte: Globo Rural

Família diz que casa onde criança morreu não estava interditada

Corpo do menino Caio Teixeira, de 6 anos, ainda estava no Instituto Médico Legal (IML) por volta das 13h desta quarta-feira

Rio -  O corpo do menino Caio Teixeira, de 6 anos, ainda estava no Instituto Médico Legal (IML) por volta das 13h desta quarta-feira. Ele morreu na noite desta terça em desabamento na Rua Clarimundo de Melo, 570, em Piedade, na Zona Norte. Um grupo de seis pessoas estava no imóvel assistindo televisão quando, por volta das 20h, o muro de contenção ao lado casa cedeu e caiu sobre casa. Duas crianças e uma mulher conseguiram escapar, mas três crianças foram feridas.
Caio morreu no local. Maria Eduarda Teixera da Silva, de 4, foi levada com alguns ferimentos para o Hospital Salgado Filho e Kailane Teixeira da Silva, de 5, foi atendida no local e liberada. Elas passam bem. A mulher identificada como Natália é mãe do pequeno Caio.
Ela informou a casa não estava interditada, apenas as residências vizinhas. Já o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, afirmou que o local já havia sido interditado em 28 de agosto do ano passado, mas os moradores se recusaram a sair de casa. Ainda segundo Motta, a chuva não era muito forte no momento do incidente (medida de 13.4 mm contabilizando as últimas 24 horas).
Segundo a diarista Cristina de Jesus da Silva, 32, tia da vítima, a família vai cobrar explicações da Defesa Civil. O auxiliar de serviços gerais Carlos Diego dos Santos Mota, de 25 anos, mora acima do local do desabamento e ajudou na tentativa de resgate aos menores.
"Tinha acabado de chegar do trabalho quando ouvi um barulho. Cheguei a ajudar a resgatar a menina ferida e tentei socorrer o Caio, mas uma madeira estava em cima de sua cabeça. Ele já não respirava mais. A mãe do Caio gritava muito, foi uma cena triste que nunca mais vou esquecer. Minha casa também foi interditada e vou dormir na casa de parentes", descreveu.
Os vizinhos contaram que a mãe do menino sofre de hipertensão e problemas cardíacos. Mesmo antes de saber sobre a notícia da morte do filho ela repetia, desnorteada: "E agora, e agora...".

Fonte: O Dia