quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Incêndio-RS 2: Polícia pede lista de fiscais que vistoriaram boate em Santa Maria


PORTO ALEGRE, RS, 14 de fevereiro (Folhapress) - A Polícia Civil se reuniu hoje com a Prefeitura de Santa Maria (RS) para pedir uma lista dos fiscais que atuaram em vistorias na boate Kiss, onde houve o incêndio no último dia 27 que matou 239 pessoas.

Os policiais querem colher depoimentos desses funcionários dentro do inquérito que apura as responsabilidades pela tragédia.

Um ofício foi encaminhado ontem ao município cobrando a lista. Hoje, em uma reunião com o delegado Sandro Meinerz, foi pedida ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB) agilidade na elaboração dessa relação.

"Queremos entender toda a mecânica: quem esteve lá viu [as condições da boate]? Quem esteve lá pode ter visto algum detalhe, queremos saber", diz Meinerz.

A prefeitura informou à polícia ter cerca de 140 fiscais que atuam em diversas áreas. Mas não se sabe quantos tiveram alguma relação com o caso.

Os depoimentos de fiscais e secretários municipais devem ser a última fase da investigação. Nas primeiras etapas, foram ouvidos sobreviventes do incêndio e bombeiros. Mais de 200 pessoas já prestaram depoimento.

A reportagem não conseguiu localizar representantes da prefeitura na noite de hoje para comentar o assunto.

A Polícia Civil segue com a meta de encerrar o inquérito antes de a tragédia completar um mês. Até lá, deve ser promovida uma reconstituição da tragédia com sobreviventes dentro da casa noturna.

Ontem, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou pedidos de habeas corpus de duas das quatro pessoas presas após o incêndio: o sócio da boate Mauro Hoffmann e o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo Santos.

Fonte: Jornal A Cidade

Devido a ataques, ônibus vão parar de circular às 19h em Florianópolis

Uma assembleia de motoristas e cobradores decidiu nesta quinta (14) suspender o transporte coletivo em Florianópolis (SC) às 19h, temendo os ataques incendiários da onda de violência iniciada em 30 de janeiro. Os horários normais só serão retomados quando houver segurança, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Urbanos (Sintraturb).
Ao todo, 64 ônibus já foram atacados em todo Estado, nas duas ondas de violência --37 desde 30 de janeiro deste ano, e 27, entre 12 e 18 de novembro, na primeira onda.
O secretário municipal de Transportes, Valmir Piacentini, acusou o sindicato de "falta de parceria com a comunidade" ao tomar a decisão que, segundo ele, seria "unilateral".
"O governo não consegue oferecer segurança, nosso pessoal fica exposto, a redução é a única medida ao nosso alcance", disse o diretor do sindicato, Dionísio Linder.
A Prefeitura afirma que alugou 40 carros, a R$ 120 por dia cada um, para que a Guarda Municipal e a Polícia Militar realizem a escolta dos ônibus entre 20h e 23h, horário em que a maioria dos ataques acontece.
Segundo a Secretaria de Segurança, a PM não tem carros nem pessoal para cobrir toda malha de transportes. Como alternativa, o sindicato dos trabalhadores sugeriu o uso de guardas armados nos ônibus, mas a secretaria não aceitou porque teme que uma possível reação cause vítimas entre passageiros.
A decisão dos cobradores e motoristas é apenas da capital. Cidades como Joinville, maior do que Florianópolis e Blumenau, também vítimas de ataques, não aderiram à paralisação.


(foto: Reprodução)

 Fonte: Bem Paraná

Divulgadas imagens de Claudia Leitte em 'A Turma da Mônica'

O produção do quadrinho ' A Turma da Mônica' divulgou nesta quinta-feira, 14, as primeiras imagens da cantora Claudia Leitte como Claudinha, personagem integrante da turma. O personagem foi criado em comemoração aos 50 anos da Turma da Mônica, tema escolhido por Claudia Leite para ser homenageado durante um dos dias de Carnaval.
 

Segundo Maurício de Souza, criador dos personagens, a cantora procurou a produção do quadrinho com a ideia de levá-lo para o Carnaval, convite que Maurício considerou irrecusável. "Afinal a personagem Mônica faz 50 anos em março e tinha que "rodar a baiana" onde temos a maior festa de Momo nas ruas do Brasil." disse o cartunista.
De acordo com a cantora, Claudinha vai ser amiga de Mônica, e  as duas meninas vão ajudar as crianças a realizarem sonhos.  "Estou muito feliz em começar as comemorações dos 50 anos da Turma da Mônica aqui na Bahia, no seu trio diante dessa multidão", afirmou o cartunista. "São 50 anos que celebram a infância. Um show de cultura e arte, muito obrigada por ajudar na educação dos pequenos", acrescentou Claudia.

Fonte: Portal A Tarde

Asteroide vai passar a 27 mil quilômetros de distância da Terra nesta sexta


Nasa
Ilustração mostra aproximação do asteroide 2012 DA14 com a Terra
Astrônomos de todo o mundo estarão atentos amanhã (15) à passagem do 2012 DA14, que às 17h30 poderá ser observado a apenas 27,7 mil quilômetros da crosta terrestre. Isso equivale a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A distância mínima será atingida quando o corpo celeste, de 130 mil toneladas, estiver na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África.
O visitante celestial, chamado 2012 DA14, foi descoberto no ano passado por um grupo de astrônomos amadores da Espanha. Com tamanho aproximado de uma piscina olímpica, com 46 metros de diâmetro, esta será a maior aproximação de um asteroide deste porte desde que cientistas começaram a monitorar rotineiramente os asteroides, 15 anos atrás.
Astrônomos afirmam que não há chance de o asteroide colidir com a Terra, mas caso isto acontecesse, liberaria cerca de 2,5 megatoneladas de energia na atmosfera. “Seria algo comparável ao impacto causado por outro objeto em Tuguska na Sibéria em 1908”, disse Donald Yeomans administrador do Programa de Objetos Próximos a Terra, da Nasa. O choque na Sibéria resultou em grande devastação em uma área de 1.200 quilômetros quadrados.

Leia mais:
Asteroide Apophis passa 'perto' da Terra
Sondas Grail revelam que asteroides danificaram crosta lunar
Nasa: grandes asteroides representam ameaça remota à Terra
Pequeno asteroide passa próximo da Terra sem causar perigo
Asteroide passa perto da Terra
Empresa quer extrair metais preciosos de asteroides

Por passar tão perto da Terra, no entanto, o 2012 DA14 entrará no Anel Geoestacionário, área em que orbitam os satélites e a Estação Espacial Internacional, que também não devem ser atingidos pelo asteroide. De acordo com Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, a passagem não causará interferência nos meios de comunicação, pois o corpo celeste é uma rocha pequena que não emite qualquer tipo de radiação. Entretanto, as gravidades da Terra e da Lua mudarão a órbita do asteroide, que reduzirá sua translação (órbita em torno do Sol) de aproximadamente 366 dias para menos de 320, o que deixará os encontros com o planeta mais raros.
O asteroide pode ter US$ 195 bilhões em metais e propulsores, afirmou a Deep Space Industries (DSI), empresa que pretende perfurar asteroides. Porém, a empresa afirma que a perfuração só seria possível caso ele estivesse em uma órbita diferente. Como a trajetória do asteroide 2012 DA14 é inclinada em relação à Terra, isto exigiria muita energia para persegui-lo e conseguir minerá-lo.

Leia também:  Empresa anuncia planos de exploração comercial de asteroides
O envio de combustível, água e materiais de construção acima da órbita da Terra custa pelo menos 10 milhões dólares por tonelada, mesmo usando novos veículos de menor custo de lançamento.
"Conseguir esses suprimentos para usar em satélites de comunicações e missões presidente da DSI. "Embora o visitante desta semana não esteja indo no caminho certo para que possamos colher metais, haverá outros que são, e nós queremos estar prontos quando eles chegarem."
tripuladas próximas a Marte em fontes como asteroides é fundamental ", disse Rick Tumlinson, presidente da DSI.
(Com informações da Agência Brasil e Reuters)

Brasil está entre os dez países do mundo onde a liberdade de imprensa mais corre perigo

Ao lado do Equador, o Brasil faz parte de uma reduzida lista de dez países do mundo, elaborada pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, em inglês), onde a liberdade de imprensa corre perigo.
O CPJ divulgou nesta quinta-feira (14) em Nova York seu relatório anual "Ataques à Imprensa" no qual denuncia "um aumento sem precedentes no número de jornalistas assassinados e presos no último ano" e uma "legislação restritiva e censura estatal" que colocam em risco o jornalismo independente.
Quanto à lista de "Países em Risco", que identifica os dez Estados do mundo onde a liberdade de imprensa enfrentou maiores perigos em 2012, o Comitê incluiu Equador, Brasil, Síria, Somália, Irã, Vietnã, Etiópia, Turquia, Paquistão e Rússia.
Para produzir a lista, o CPJ examinou seis indicadores de liberdade de imprensa: mortes, prisões, legislação restritiva, censura estatal, impunidade nos ataques contra a imprensa e quantidade de jornalistas exilados.
No caso do Brasil, o Comitê denunciou os "altos índices de assassinatos e impunidade" arraigados no país, assim como um "padrão de censura judicial". O relatório destaca ainda a cadeia de comunicação que funciona no Brasil.
— Os obstáculos no Brasil são, em particular, alarmantes, dada a sua condição de líder regional e sede de uma vasta e diversa rede de meios de comunicação.
Em dezembro passado, o Comitê havia constatado a "preocupante alta" dos casos de jornalistas mortos de maneira violenta no Brasil, que registrou em 2012 quatro casos, seu maior número em mais de uma década.
Sobre o Equador, o outro país latino-americano incluído na lista, o CPJ denunciou o "uso de leis restritivas para silenciar a dissidência" por parte do governo do presidente Rafael Correa.
O relatório lembra o caso dos jornalistas Christian Zurita e Juan Carlos Calderón, autores do livro El gran hermano sobre o suposto enriquecimento da família de Correa e considerados culpados de difamar o presidente, o que lhes custou uma milionária condenação por perdas e danos.
Embora Correa tenha posteriormente os indultado, o CPJ afirmou que o presidente equatoriano cumpriu "com sua meta de intimidar a imprensa nacional".
O CPJ é uma organização independente baseada em Nova York e que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todo o mundo.

Fonte: R7

Chávez faz tratamentos complementares 'duros e complexos', diz vice

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez , passa por tratamentos "extremamente complexos e duros" após a cirurgia para a retirada de um câncer, disse o vice-presidente do país, Nicolás Maduro , na noite de quarta-feira (13).

Análise: Há dois meses sem Chávez, incerteza e vazio prevalecem na Venezuela
Mensagem: Em carta, Chávez pede que venezuelanos mantenham espírito de combate
AP
Vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deu últimas atualizações sobre estado de saúde de Chávez (foto de arquivo)
Estado de saúde: 'Ele está com um sorriso e tem um olhar cheio de luz', diz vice
Essa foi a primeira vez que o governo descreveu nesses termos o tratamento de Chávez após sua mais recente operação . O governo não deu detalhes sobre o tipo de tratamento ao qual Chávez está sendo submetido em Havana mais de dois meses após sua quarta operação desde meados de 2011, depois da descoberta de uma terceira recorrência de câncer .
"Todos vocês sabem que passamos por momentos extremamente complexos em dezembro, vocês se lembram, e em janeiro. Depois, todo o ciclo pós-operatório foi concluído. E hoje nosso comandante está recebendo tratamentos complementares, como dissemos, extremamente complexos e duros", afirmou Maduro em transmissão em cadeia nacional.

"Ele está levando, vamos dizer, assimilando, como ele mesmo diria, o espírito da batalha, mas os tratamentos são complexos... isso deve em algum ponto começar a fechar o ciclo de tratamento de sua doença", afirmou Maduro. "Nós passamos para ele toda essa força e todo amor do povo venezuelano."
Maduro fez o pronunciamento depois de ter voltado na quarta de uma viagem a Cuba, onde Chávez continua a receber cuidados médicos. Maduro disse que tivera uma reunião com os médicos e parentes do presidente. Segundo ele, o irmão mais velho de Chávez, Adan, também retornou de Cuba para Venezuela na quarta-feira.

Brasil: Lula ouve de médicos que Chávez se recupera bem de cirurgia
Mídia: Jornal El País retira 'foto falsa' de Chávez e pede desculpas por erro
Chávez não é visto publicamente desde o dia 10 de dezembro, quando viajou para Havana para realizar a cirurgia.
Venezuelanos que apoiam o governo ou a oposição têm especulado sobre a condição de saúde do líder socialista, uma vez que o governo dá informações vagas o  estado de Chávez.
Nas últimas semanas, as autoridades do governo se mostraram esperançosas pelo retorno de Chávez à Venezuela. Nos seus últimos comentários, entretanto, Maduro não fez nenhuma menção à volta do presidente.

Ameaça: Governo venezuelano denuncia plano para matar vice e chefe da Assembleia
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse em 22 de janeiro que Chávez estava "fazendo uma terapia física" para que pudesse retornar à Venezuela. Morales também afirmou na ocasião que ele esperava ver seu amigo e aliado participando em breve de "eventos internacionais".
O ministro da Informação Ernesto Villegas disse em 26 de janeiro que durante a cirurgia uma "lesão maligna" foi removida de Chávez e que sua recuperação era favorável. Villegas falou que Chávez havia começado um "tratamento médico sistêmico para sua doença".

Fonte: Último Segundo

Três suspeitos são presos por escândalo da carne de cavalo na Europa

A polícia do Reino Unido prendeu três suspeitos ligados ao escândalo gerado pela constatação de que carne de cavalo era vendida como se fosse bovina em diversos países europeus.
Os homens foram detidos em duas fábricas de processamento de carne suspeitas de ligação com a fraude.
Mais cedo, uma empresa francesa acusada de vender 700 toneladas de carne de cavalo como se fosse carne bovina, teve sua licença suspensa por autoridades da França.
A companhia, a Spanghero, afirmou não ter conhecimento do uso de carne de cavalo em seus produtos cujas embalagens indicavam carne bovina.
Supermercados na Alemanha começaram a remover refeições congeladas de suas prateleiras.
A União Europeia estuda fazer testes aleatórios para investigar a fraude em todos os países do bloco.
 
Fonte: BBC

Lançamento do CD 'Greatest Hits 9'

Já chegou o novo CD no 4shared: HOT HITS 9! Incluindo Gangnam Style, Where Ya Wanna Go, The Submarine, Everybody's Grooving, In The Music, Destiny entre outros!






Greatest Hits 9
2013
14'02'2013
Flatron Music
Dance, House, Pop, K-Pop


  1. The Submarine I 3'21 (Nemo)
  2. Gangnam Style 4'08 (PSY)
  3. Where Ya Wanna Go 5'08 (Black Eyed Peas)
  4. Can You Feel 3'17 (SQ-1)
  5. Everybody's Grooving 3'34 (House Boulevard)
  6. Pound The Alarm 3'25 (Nicki Minaj)
  7. Que Pasa Contigo 3'19 (Alex Gaudino Feat. Sam Obernik)
  8. Show Me Love 2008 3'08 (Michael Mind)
  9. Better Off Alone - Instrumental 6'35 (Alice Deejay)
  10. Gouryella 3'33 (Gouryella)
  11. Paso 3'19 (Sak Noel)
  12. Hear The Wind 3'42 (Blue Sky)
  13. In The Music 3'47 (Deep Swing)
  14. Can't Get You Out Of My Head 3'48 (Kylie Minogue)
  15. Destiny 3'31 (DJ Tom Hopkins Feat. Samara)
  16. Stay In Love 8'25 (Mon-A-Q)
  17. Bonus Track: The Lonely One 3'48 (Alice DJ)
  18. Bonus Track: A Higher Love 3'03 (DJ Jurgen)