terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BBB13 * Ivan é eliminado com 48% dos votos!

O professor Ivan Marcondes (26) foi eliminado hoje (19/02) obtendo 48% dos votos no paredão contra Elieser (28 anos, 44%) e Kamilla (25 anos, 8%)!

 http://www.portaldoholanda.com/sites/all/sites/default/files/images/ivan(1).jpg

 http://2.bp.blogspot.com/-Nc8oIxLuxn4/UQvEX9iRR7I/AAAAAAAAwiA/lSvxW7G_3R8/s1600/Ivan-ensebadinho-bbb13.jpg

Lembrando que ele reside em Rio Claro, no interior do estado de São Paulo.
Coisa mais maluca: Ficou 2 dias sem tomar banho!
Confissão: Não vai a uma praia tem 8 anos!

  1. Ivan Marcondes Antônio (26 anos, Rio Claro [SP)], 48%)
  2. Elieser José Ambrósio (28 anos, Goioerê [PR], 44%)
  3. Kamilla Ghabrise (25 anos, Belém [PA], 8%)
 Fiquem de olho no BBB!

Revista britânica 'The Economist' chama políticos brasileiros de 'zumbis'




Na abertura do ano legislativo, no último dia 4, estudante protesta contra o presidente do Senado. Manifestações via internet também se multiplicam. 'Brasileiros ainda têm esperança de que os zumbis políticos sejam postos para dormir', diz a revista  (REUTERS/Ueslei Marcelino )
Na abertura do ano legislativo, no último dia 4, estudante protesta contra o presidente do Senado. Manifestações via internet também se multiplicam. "Brasileiros ainda têm esperança de que os zumbis políticos sejam postos para dormir", diz a revista

A revista britânica The Economist classificou os políticos brasileiros, citando como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), de "zumbis". O artigo publicado no último sábado (16) analisou a manutenção do poder político de figuras públicas envolvidas em corrupção, em alguns casos já até condenadas. "Apesar de sérias alegações de corrupção, a velha guarda continua voltando", escreveu o semanário no subtítulo do artigo.

A análise relembra a última eleição de Renan à presidência do Senado em 2007, quando foi obrigado a renunciar por ter sido acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de construtora. O texto enfatiza também o fato de a presidente Dilma Rousseff ter aceitado a candidatura de Renan depois de ter sido rígida na punição de ministros enredados em episódios de corrupção.

No artigo, Renan é também tido como um "novo exemplo bem estabelecido de fenômeno brasileiro": do político que não é atingido por denúncias. "O Senhor Calheiros é o mais novo exemplo de um bem estabelecido fenômeno brasileiro: o político que consegue sobreviver a qualquer número de pancadas aparentemente fatais", resume o semanário.

Outros casos são relembrados pela The Economist. Cita o julgamento do mensalão e também outros políticos condenados por corrupção como os deputado Paulo Maluf (PP) e José Genoino (PT), com críticas de que eles ainda assim continuam exercendo seus mandatos no Congresso.

"Um terço dos legisladores do Brasil ou foram condenados ou estão sendo investigados por crimes que vão de compra de votos a roubo e exploração da escravidão", diz o texto.

Apesar disso, a revista mostra que a população se mobilizou em protesto contra mais um exemplo de manutenção de políticos acusados de corrupção no poder público. Uma petição foi aberta na internet pedindo o impeachment de Renan Calheiros, atingindo 1,36 milhão de assinaturas, o suficiente para levar a demanda ao Congresso.

"Brasileiros ainda têm esperança de que os zumbis políticos sejam postos para dormir", termina o texto. 
 
Fonte: Em.com.br

Filho de Michael Jackson estreia na televisão como repórter

A prole do rei do Pop Michael Jackson realmente resolveu seguir os passos do pai. Ou pelo menos um deles. Prince Michael, filho mais velho do astro falecido em 2009, integrará o time de repórteres do Entertainment Tonight – ET, informou  o programa de variedades americano na última segunda-feira, 18.


'Primeiro emprego' - primogênito de Michael Jackson tenta sua chance como repórter televisivo (Reprodução / ET)

O jovem, que tem 16 anos, fará participações especiais no canal. Segundo o ETonline.com, Prince Michael estreia na televisão com a cobertura do longa da Disney 'Oz: Mágico e poderoso', que incluirá entrevistas com o diretor Sam Raimi, Sach Braff e o ator James Franco.

“Quero me tornar [um profissional] versátil como produtor, diretor, roteirista e ator” afirmou o novo reporter em sua primeira aparição no canal, na noite de segunda-feira.

Fonte: Divirta-se.Uai

Romance de Rihanna e Chris Brown pode ter chegado ao fim

O romance de Rihanna e Chris Brown pode ter chegado ao fim após um desentendimento durante a cerimônia do Grammy, quando o astro flagrou a namorada enviando mensagens para o ex, Drake - com quem Chris não mantém bom relacionamento.
Segundo o site Terra, uma fonte próxima ao casal revelou para o jornal The Sun o seguinte: “Chris e Rihanna tiveram uma grande briga, e o motivo foi o Drake. Ela estava trocando mensagens com ele, e o Chris viu. As coisas não acabaram muito bem”.
”Desde então, eles mal se falam e estão concentrados em seus compromissos. No momento, eles estão terminados, mas é provável que logo façam as pazes e reatem o namoro”, contou.

rihanna-e-chris-brown-1521

Irmãos Cravinhos cumprirão pena em regime semiaberto

Os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva vão cumprir o restante da pena, a que foram condenados pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, em regime semiaberto, segundo decisão da Justiça divulgada nesta terça-feira e datada do último dia 15. Daniel foi condenado a 39 anos e Cristian, a 38 anos. Eles estão presos desde 2002. Com o regime semiaberto, os irmãos podem trabalhar ou estudar durante o dia e retornar ao presídio de Taubaté (SP) à noite.
À época do crime, Daniel era namorado de Suzanne. Os pais de dela, Manfred e Marísia Richthofen, eram contra o namoro. O crime aconteceu na casa da família de Suzane, na zona sul de São Paulo. Após o assassinato, os três foram presos e levados a júri popular em 2006. Suzanne continua em regime fechado e já teve pedidos de progressão de regime negados.


Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva vão passar para o regime semiaberto (AGLIBERTO LIMA/AE  )

A decisão que encaminha os irmãos ao regime semiaberto foi tomada pela juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, após parecer favorável do Ministério Público. Para justificar a decisão, a juíza afirmou que Daniel e Cristian apresentaram bom comportamento na prisão, e que eles já cumpriram tempo suficiente de pena para receber o benefício.

Fonte: Em.com.br

Irã protesta contra prêmio do Festival de Berlim a cineasta banido

By Marcus George
DUBAI, 19 Fev (Reuters) - O Irã se queixou aos organizadores do Festival de Cinema de Berlim por dar ao diretor iraniano Jafar Panahi um prêmio por um filme feito desafiando uma proibição estatal de 20 anos.
Panahi dividiu o prêmio de melhor roteiro em Berlim no sábado por "Closed Curtain" com o codiretor Kamboziya Partovi por um filme feito em segredo, que reflete os aspectos da vida de Panahi na prisão domiciliar na República Islâmica.
"Nós protestamos junto ao Festival de Cinema de Berlim. Suas autoridades devem consertar o seu comportamento, porque na troca cultural e cinematográfica, isso não é correto", disse Javad Shamaqdari, chefe da organização nacional de cinema do Irã, relatou a agência iraniana de notícias estudantil (ISNA) na segunda-feira.
O filme segue a história de duas pessoas em fuga de seguranças do Estado e é considerado por críticos como um retrato de múltiplas camadas de como as restrições ao trabalho e movimentação do cineasta o deixaram em depressão e fizeram até mesmo pensar em suicídio.
O Irã proibiu Panahi de fazer filmes por 20 anos em 2010 e ele foi condenado a 6 anos de prisão sob a acusação de "propaganda contra o Estado" após a eleição presidencial disputada de 2009.
Enquanto permanece em casa sob prisão domiciliar, Panahi anteriormente se descreveu como vítima de uma injustiça e uma declaração da Anistia Internacional publicada na época de sua condenação afirmou que ele pode ser forçado a ir a prisão a qualquer momento.
Panahi não pôde participar do festival de Berlim.

Fonte: Reuters

Yoani Sánchez classifica protesto como “piquete de extremistas”

Blogueira Yonai Sánchez (Divulgação)
Blogueira Yonai Sánchez (Divulgação)


Após ser alvo de protestos em Recife e na Bahia no dia de sua chegada ao Brasil, a blogueira cubana Yoani Sánchez foi impedida de assistir a projeção do documentário “Conexão Cuba Honduras “ do cineasta brasileiro Dado Galvão, que seria exibido em Feira de Santana na noite desta segunda-feira (18). O filme, em que Yoani é uma das entrevistadas, um dos principais motivos da vinda da blogueira ao Brasil em sua primeira viagem internacional após receber o passaporte, além do lançamento de seu livro “De Cuba, com Carinho”.
A manifestação foi organizada pela União da Juventude Socialistas (UJS) com a participação de cerca de 30 entidades que apóiam o governo cubano. Yoani classificou o a manifestação como um “piquete de extremistas” em postagem feita feita em seu blogue nesta terça-feira.
“Repetiam um roteiro idêntico e banal, em ter a menor intenção de escutar a réplica que eu poderia dar. Gritavam, interrompiam, em um momento ficaram violentos e de vez em quando lançavam um coro de slogans dessas que já não se dizem nem em Cuba”, escreveu.
Com a impossibilidade de realizar a exibição do documentário, o senador Eduardo Suplicy propôs a realização de um debate entre manifestantes e a blogueira no Parque do Saber, mas devido à exaltação dos presentes, Yoani teve de deixar o local escoltada pela polícia.
“Ao final da noite me sentia como depois de uma batalha contra os demônios do mesmo extremismo que atiçou os atos de repúdio daquele ano de 80 em Cuba. A diferença é que esta vez eu conhecia o mecanismo que fomenta estas atitudes, e podia ver o longo braço que os move desde a Praça da Revolução em Havana”, escreveu.

Nota de esclarecimento
Em um comunicado divulgado em sua página na internet, a União de Juventude Socialista nega que tenham havido agressões à blogueira e que o cancelamento da exibição do documentário tenha ocorrido devido à manifestação.
“A manifestação de Feira de Santana não impediu a exibição do filme nem cerceou de qualquer modo o direito de Yoani se pronunciar. A UJS organizou uma manifestação democrática no local, Yoani chegou bastante atrasada e, ao entrar foi recebida apenas com palavras de ordem de protesto, nenhuma agressão verbal, muito menos física”, diz a nota. A UJS afirma que o cancelamento da exibição do filme partiu dos organizadores do evento “com o argumento do atraso nos horários”.
Ao final da nota a UJS acrescenta “Os atos, portanto, vão continuar”. Yoani Sánchez tem um debate  agendado para as 19h desta terça-feira (19) no centro cultural de Feira de Santana e deve viajar para São Paulo nesta quarta-feira.

Com informações da Agência Brasil

Capital tem 90% dos 4 mil médicos do Amazonas

MANAUS - O número de médicos em atividade no Amazonas chegou a 4.016 em outubro de 2012. Com taxa de 1,12 profissional por mil habitantes, o Estado está abaixo da média nacional, ocupando o 18º lugar em números absolutos de médicos registrados no País – número que ultrapassa 380 mil.
Apesar disso, 93% destes profissionais concentram-se na capital e 70,1% deles atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), embora cerca de 48,66 milhões de brasileiros tenham acesso a planos de assistência médico-hospitalar, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No Amazonas, também destaca-se a desigualdade percebida entre a capital e os municípios do interior. Os 1,6 milhão de amazonenses moradores das 61 cidades interioranas são assistidos por apenas 277 médicos. A disparidade entre os números deixa a razão médico/habitante em 0,16. Por outro lado, a população de Manaus tem um índice de 2,04 médicos por mil habitantes.

Leia mais: 
“Importação” de médicos estrangeiros prejudicará o Amazonas, diz Sindicato
Falta de médicos e telefonia precária preocupam interior do Amazonas

As informações são da pesquisa Demografia Médica no Brasil: Cenários e Indicadores de Distribuição, desenvolvida em parceria entre Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Para reverter o quadro refletido nos números do levantamento, os conselhos de medicina entendem que novas medidas estruturantes devem ser adotadas com urgência. Entre elas, políticas de valorização dos profissionais de saúde e implementação de planos de carreira, cargos e vencimentos.

Confira o número de médicos por especialidade segundo o CRM/AM:
ACUPUNTURA – 18
ALERGIA E IMUNOLOGIA – 4
ANESTESIOLOGIA – 164
ANGIOLOGIA – 7
CANCEROLOGIA/CANCEROLOGIA CIRÚRGICA – 11
CANCEROLOGIA/CANCEROLOGIA CLÍNICA – 12
CANCEROLOGIA/CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA – 1
CARDIOLOGIA – 70
CIRURGIA CARDIOVASCULAR – 11
CIRURGIA DA MÃO – 2
CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO – 6
CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO – 8
CIRURGIA GERAL – 249
CIRURGIA PEDIÁTRICA – 17
CIRURGIA PLÁSTICA – 34
CIRURGIA TORÁCICA – 10
CIRURGIA VASCULAR – 25
CITOPATOLOGIA – 4
CLÍNICA MÉDICA – 171
COLOPROCTOLOGIA – 6
DERMATOLOGIA – 75
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – 14
ENDOCRINOLOGIA – 3
ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA – 19
ENDOSCOPIA – 7
ENDOSCOPIA DIGESTIVA – 7
GASTROENTEROLOGIA – 26
GENÉTICA MÉDICA – 0
GERIATRIA – 3
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA – 275
HANSENOLOGIA – 5
HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA – 13
HEPATOLOGIA – 1
HOMEOPATIA – 6
INFECTOLOGIA – 41
MASTOLOGIA – 9
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – 25
MEDICINA DE TRÁFEGO – 14
MEDICINA DO TRABALHO – 175
MEDICINA ESPORTIVA – 05
MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO – 04
MEDICINA INTENSIVA v23
MEDICINA LEGAL E PERÍCIA MÉDICA – 4
MEDICINA NUCLEAR – 2
MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL – 5
MÉDICO DO TRABALHO – 6
NEFROLOGIA – 22
NEUROCIRURGIA – 21
NEUROLOGIA – 29
NUTROLOGIA – 8
OFTALMOLOGIA – 102
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – 111
OTORRINOLARINGOLOGIA – 43
PATOLOGIA – 11
PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL – 3
PEDIATRIA – 328
PNEUMOLOGIA – 16
PSIQUIATRIA – 39
RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – 29
RADIOTERAPIA – 5
REUMATOLOGIA – 11
UROLOGIA – 34

Portal Amazônia

'Queriam me linchar e eu, conversar', diz Yoani em 1º post no Brasil

A blogueira cubana Yoani Sánchez criticou em seu blog Generación Y os protestos que impediram a exibição de um documentário na noite de segunda-feira em Feira de Santana, na Bahia. Em sua primeira postagem desde que chegou ao Brasil, Yoani disse nesta terça-feira que enquanto os manifestantes queriam linchá-la, ela queria conversar. “Gritavam, interrompiam, em determinado momento ficaram violentos e, de vez em quando, lançavam um coro de frases dessas que já não se diz nem em Cuba”, escreveu.
Blogueira publicou sua primeira postagem no Brasil
Blogueira publicou sua primeira postagem no Brasil
Famosa por ser uma das principais críticas do regime socialista dos irmãos Fidel e Raúl Castro, Yoani saiu da ilha pela primeira vez após reformas promovidas pelo governo cubano que permitem que os cidadãos saiam do país. Ela enfrentou protestos desde que chegou ao Brasil. No aeroporto do Recife, foi recepcionada por vaias. Em Feira de Santana, um grupo de integrantes da União da Juventude Socialista exibia cartazes e gritava palavras de ordem enquanto o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) tentava acalmar os ânimos. No final, a exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras no Museu Parque do Saber foi suspensa.
Na postagem, ela conta que está acostumada a viver “como vítima, observadora ou jornalista” atos de repúdio e cita um caso ocorrido em Cuba, quando diz ter sido agredida junto com o movimento das Damas de Branco.  “O piquete de extremistas que impediu a exibição do filme de Dado Galvão era mais que um grupo de adeptos incondicionais do governo cubano. Todos tinham, por exemplo, o mesmo documento – impresso em cores – com uma série de mentiras sobre a minha pessoa (...) Repetiam um roteiro idêntico e raivoso, sem ter a menor intenção de escutar a réplica que eu poderia dar-lhes”, disse.
Yoani relatou que, com a ajuda de Suplicy, conseguiu começar a falar, mas os manifestantes continuavam gritando e repetindo “as mesmas frases, como autômatos programados”. “Dessa forma, a reunião foi muito interessante! Eles tinham as veias do pescoço inchadas, eu esboçava um sorriso. Eles faziam ataques pessoais contra mim, eu levava a discussão ao plano de Cuba que sempre será mais importante que esta humilde servidora. Eles queriam me linchar, eu conversar. Eles respondiam a ordens, eu sou uma alma livre”, publicou.

Fonte: Jornal do Brasil

Fergie espera seu primeiro filho \o/

A musa Fergie, do The Black Eyed Peas contou aos fãs por meio do Twitter que espera seu primeiro bebê. O pai de primeira viagem é seu marido Josh Duhamel.
A cantora buscou uma forma criativa de dar a boa notícia: ela apresentou aos fãs uma foto do casal quando criança (uma montagem) dizendo que agora eles eram três.
Fergie e Josh namoram desde 2004 e estão casados desde 2009. Ambos sempre disseram que gostariam de começar a própria família. O bebê deve nascer ainda no fim desse ano.

 Fergie espera seu primeiro filho

Há algumas semanas, a cantora havia desmentido gravidez, dizendo que havia engordado um pouco, mas que não estava grávida. Ela se irritou com uma publicação que colocou até a data prevista do parto, dizendo que quando estivesse esperando um bebê de verdade ninguém iria saber se era fato ou mentira.
Na época, uma revista chamada Star insistiu que eles estariam esperando o bebê, mas aguardavam passar os primeiros três meses e anunciar apenas depois, de acordo com os costumes locais.
Josh Duhamel é ator e neste momento grava o filme You’re not you, ao lado de Hillary Swank. A história é baseada em um livro que conta a história de uma moça que sofre de uma doença terminal. Ela tem uma relação com outra garota que cuida dela até o fim.

Fonte: Notícias BR

Grupo realiza roubo milionário de diamantes na Bélgica

Estados Unidos -  Um grupo de ladrões levou um carregamento de diamantes avaliado em milhões de euros do aeroporto  de Bruxelas, na Bélgica. O bando rompeu uma grade para ter acesso à pista, rendeu os funcionários que levavam as pedras para dentro de uma aeronave e tomaram o material. O valor por ter chegado a cerca de R$ 920 milhões.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
"Os homens estavam armados e mascarados. Não houve tiroteio e ninguém ficou ferido", disse um porta-voz da promotoria de Bruxelas durante coletiva. De acordo com autoridades, todos os diamantes estavam em estado bruto e eram de Amberes, cidade belga considerada a capital mundial do diamante.
Testemunhas descreveram o assalto como sendo "cena de filme". Oito homens em ao menos dois veículos participaram da ação, segundo autoridades. Eles fugiram pela abertura de onde entraram. A polícia foi chamada e após procurar os criminosos encontrou um veículo queimado nas proximidades do aeroporto.

Fonte: O Dia

Carne de cavalo detetada em lasanhas da Nestlé em Portugal

Portugal comercializa uma lasanha pré-cozinhada da Nestle que utiliza carne do mesmo fornecedor das massas recheadas Buitoni, retiradas dos supermercados espanhóis e italianos por conterem vestígios de carne de cavalo, avança o jornal Público.

O produto em questão não está disponível nos supermercados, é de venda exclusiva para hotelaria e restauração.




Nestlé retira do mercado produtos com vestígios de carne de cavalo (foto AP)

A Nestlé Portugal não dispõe, para já, de informação sobre em que locais poderiam estar a ser servidas estas refeições, e sublinha que já estão a ser retiradas do mercado.

«Não se trata de um problema de segurança alimentar», sublinha o gabinete de comunicação da empresa de produtos alimentares. «Aqui a questão é de fraude, tanto quanto se sabe à escala europeia. E a Nestlé faz a sua investigação aos seus produtos.»


Fonte: A Bola (PT)

Rihanna e Chris Brown brigam após festa do Grammy 2013 por causa de Drake

Por mais que parecessem bastante apaixonados na noite do Grammy 2013, Rihanna e Chris Brown tiveram uma briga durante uma festa depois da premiação musical. A cantora ficou mandando mensagens para o ex-affair Drake e isto não agradou seu namorado, segundo o tabloide britânico "The Sun" desta terça-feira (19).
"Ela estava mandando mensagens para Drake e o Chris viu. Ele não gostou nem um pouco", disse uma fonte da publicação. Na semana passada, Drake foi impedido de entrar em uma boate onde a cantora barbadiana e Chris Brown estavam. Ele foi embora do local sem nenhum tipo de rejeição.

 Rihanna envia mensagens para o celular de Drake e irrita Chris Brown, em 19 de fevereiro de 2013

Os rapazes já protagonizaram uma briga em uma boate no meio do ano passado e o motivo não poderia ter sido outro: Rihanna. A estrela teve um breve relacionamento com Drake, o suficiente para deixar Chris Brown enciumado até hoje.
No último sábado, Rihanna estreou como estilista na Semana de Moda de Londres e foi muito aplaudida. A popstar desenhou peças para a marca de roupas River Island.

Fonte: Pure de People

BBB13: Andressa ganha R$ 10 mil e dá Poder do Não para Nasser

Reprodução/Rede Globo
Andressa ganhou R$ 10 mil e deu o Poder do Não para Nasser
Andressa ganhou R$ 10 mil e deu o Poder do Não para Nasser

O Jogo da Discórdia da noite desta segunda-feira (18) no Big Brother Brasil 13 rendeu um bom prêmio para Andressa. Em uma disputa que começou entre grupos, a sister ganhou R$ 10 mil e ainda deu o Poder do Não para Nasser, com quem tem um relacionamento dentro da casa.

Desta vez os grupos tinham que escolher o cabeça e pau mandado do grupo oposto. A xepa indicou Elieser como cabeça e André como pau mandado, já a casa-grande elegeu Nasser e Andressa respectivamente.

Na sequência os escolhidos de cada grupo escolheram entre si quem continuava no jogo. Com isso, Andressa e Elieser entraram na disputa de um prêmio surpresa.

"Eu vou meter a cara e arriscar. Estou aí para encarar", alegou Elieser. Pedro Bial questionou: "Você concorda, Andressa?". "Não concordo, também estou aqui para encarar, você já participou de um monte de coisa", respondeu a sister. Por fim, Elieser abriu mão e a paranaense acabou ganhando o prêmio de R$ 10 mil, que os brothers desconheciam, e indicando alguém para ter o Poder do Não, Nasser. "Deixa ele fazer a história aqui no BBB", justificou a sister.

Fonte: cONTIGO

Regime cubano agora quer matar minha imagem, diz Yoani no Brasil

A dissidente cubana Yoani Sánchez, que foi recebida no Brasil esta semana com protestos de militantes pró-Cuba acusando-a de ser agente da CIA, disse nesta terça-feira que a estratégia do regime comunista contra ela agora é denegrir sua imagem, para desqualificar as críticas que faz ao governo em seu blog.
Yoani, a mais conhecida ativista de oposição da ilha comunista, finalmente recebeu autorização para sair de Cuba e escolheu o Brasil como a primeira parada de uma viagem que a levará a diversos países.
A blogueira, no entanto, foi recebida com protestos nos aeroportos de Recife e Salvador, na segunda-feira, e a exibição em Feira de Santana (BA) de um documentário em que ela é entrevistada teve de ser suspensa, na noite de segunda, por causa dos protestos. A polícia precisou ser chamada ao local.
"Não temo pela minha vida. Não temo pela minha vida porque acredito que a estratégia do governo cubano agora contra mim não é matar meu corpo, mas sim minha imagem", disse Yoani em entrevista coletiva organizada pelo cineasta Dado Galvão, diretor do documentário "Conexão Cuba x Honduras".
O documentário será exibido em São Paulo com a presença de Yoani esta semana, segundo Dado.
Yoani, de 37 anos, recebeu seu passaporte há apenas duas semanas, graças a uma reforma de imigração cubana que entrou em vigor neste ano, depois de ter seu pedido para viajar negado mais de 20 vezes nos últimos cinco anos.
A blogueira, que ganhou uma série de prêmios internacionais por seu blog "Geração Y", mas não conseguiu permissão para viajar e recebê-los, disse que vai fazer isso agora e que pretende usar parte do dinheiro dos prêmios para fundar uma imprensa livre em Cuba.

 A mais conhecida dissidente cubana, a blogueira Yoani Sánchez, fala em coletiva de imprensa em Feira de Santana. 19/02/2013 Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

"Quero que seja um veículo de imprensa responsável com a realidade e com o futuro do meu país, não um meio de imprensa que alimenta a vingança nem o ressentimento nem o ódio, um meio de imprensa que analisa objetivamente a realidade, de informações aos cubanos e proponha soluções", disse Yoani.
A visita da dissidente ao Brasil levou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) a apresentar requerimentos ao Senado solicitando a presença dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e do embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, para esclarecer denúncia feita pela revista Veja, no fim de semana, sobre um possível plano de Cuba para espionar Yoani no Brasil.
(Reportagem de Sérgio Queiroz)

Fonte: Terra

Governo confirma reunião de servidor com Embaixada cubana

Rio -  A Secretaria-Geral da Presidência confirmou nesta segunda-feira que um servidor do Palácio do Planalto esteve em uma reunião na Embaixada de Cuba. No encontro, teria sido entregue a militantes um dossiê contra a blogueira Yoani Sánchez, que visita o Brasil esta semana. Tucanos querem explicações.
Blogueira cubana tentava acompanhar o julgamento de Ángel Carromero, , acusado de homicídio doloso no acidente que matou o opositor Oswaldo Payá. | Foto: EFE
Blogueira cubanaYoani Sánchez | Foto: EFE
Segundo o governo, Ricardo Poppi Martins, coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria, esteve na embaixada cubana no mesmo dia da reunião, 6 de fevereiro. “Na reunião, o servidor recebeu um CD com informações sobre Yoani Sánches, do qual não fez qualquer uso”, disse a nota.
Mas a razão da visita, no entanto, era a obtenção de um visto para que Martins participasse, em Cuba, de um seminário sobre redes sociais e política, de acordo com as informações oficiais.
“Após a concessão do visto, o servidor foi convidado por um funcionário da embaixada a participar de reunião na qual foi abordada a política migratória de Cuba e a vinda da blogueira Yoani Sánches ao Brasil“, afirmou o Planalto.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, quer que o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral, e Antônio Patriota, de Relações Exteriores, compareçam à Casa para dar explicações sobre o material que serviria para criticar a atuação da ativista que é contra o regime dos irmãos Castro.

Dissidente cubana Yoani Sánchez, autora do blog Geração Y está no Brasil

Chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (18/02) a dissidente cubana Yoani Sánchez, que lançou o blog Geração Y. Esta é a primeira vez que ela sai sem qualquer problemas de seu país. A viagem será de 80 dias em que ela visitará uma dezena de países da América e da Europa. Vários simpatizantes do trabalho de Yoani esperavam ela no Recife, entre eles, o cineasta Dado Galvão, seu anfitrião no Brasil.
Yaoni, de 37 anos, chegou depois de 0h30 desta segunda-feira em um voo procedente de Cidade do Panamá ao aeroporto internacional Guararapes, da cidade de Recife.
A blogueira cumprimentou os jornalistas que a esperavam e prometeu que mais tarde daria declarações no mesmo aeroporto. Esta noite, Yaoni será a convidada especial de uma sessão na qual será projetado o documentário Conexão Cuba-Honduras, produzido por Galvão e no qual ela é uma das entrevistadas.
A projeção acontece em Feira de Santana, na Bahia, para onde Yaoni irá nas próximas horas. Yaoni seguirá inicialmente em avião para Salvador, e de lá irá de carro até Feira de Santana, cidade de 557 mil habitantes, situada a 116 quilômetros da capital baiana.

 Dissidente cubana Yoani Sánchez, autora do blog Geração Y está no Brasil

A viagem de Yaoni, uma das vozes mais críticas da ilha, foi possível devido à reforma migratória vigente desde o dia 14 de janeiro em Cuba e após ter recebido negativas durante os últimos cinco anos do Governo de Havana para sair do país.
No ano passado Yaoni tentou visitar o Brasil para participar da apresentação do documentário, mas apesar de receber o visto, as autoridades cubanas voltaram a negar-lhe a permissão de saída.
A blogueira terá no Brasil uma intensa agenda que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos, mas ela também quer “conhecer os brasileiros e seu modo de vida”.
Além de assistir à exibição do documentário, Yaoni dará na terça-feira uma entrevista coletiva em Feira de Santana, terá uma sessão de autógrafos de seu livro “De Cuba, com Carinho” e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos.
Na quarta-feira fará turismo em Salvador e depois partirá rumo a São Paulo, onde suas atividades se prolongarão até sábado.
A viagem de Yaoni também inclui México, Peru, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha, onde entre outros eventos participará na cidade de Burgos de um congresso sobre internet entre 6 e 8 de março.

Revista revela que PT, do PC do B e filiados à CUT teriam montado esquema para monitorar presença de cubana no país
Após a revelação, feita por VEJA, de que a Embaixada de Cuba no Brasil recrutou militantes do PT e do PC do B e filiados à CUT para monitorar a passagem da blogueira cubana Yoani Sánchez pelo Brasil, o governo brasileiro informou neste sábado que vai investigar a participação do coordenador-geral de Novas Mídias da Secretaria-geral da Presidência, Ricardo Poppi Martins, no encontro.
Conforme informou VEJA, durante uma reunião orquestrada pelo conselheiro político da embaixada de Cuba em Brasília, Rafael Hidalgo, o embaixador cubano Carlos Zamora Rodríguez apresentou no dia 6 de fevereiro a Poppi Martins, assessor do ministro Gilberto Carvalho, e aos militantes partidários um projeto de desqualificação da blogueira Yoani Sanchez. A proposta incluía um dossiê com informações distorcidas sobre o que seria uma vida de luxo da ativista. Para o governo de Raúl Castro, fotos comprovariam que Sanchez teria se rendido ao dinheiro porque bebe cerveja, come banana e vai à praia.
Em nota, a Secretaria-Geral, coordenada pelo ministro Gilberto Carvalho, informou neste sábado que “não tratou, nem autorizou nenhum servidor a tratar, da visita da cubana Yoani Sánchez ao Brasil”. O ministério disse ainda que, assim que Poppi Martins retornar ao Brasil – ele está em viagem justamente a Cuba – sua conduta será apurada.
“A suposta participação do servidor Ricardo Augusto Poppi Martins será devidamente apurada quando de seu retorno ao Brasil”, disse a nota do governo.
Neste sábado (16), os partidos oposicionistas PPS, PSDB e DEM já haviam anunciado que, a partir das revelações trazidas por VEJA, vão apresentar requerimentos de convocação dos ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para que os dois expliquem a participação do corpo diplomático, de dirigentes partidários e de funcionários do governo na distribuição do dossiê contra a blogueira cubana Yoani Sánchez. Também será protocolado pedido de informações para que o embaixador Carlos Zamora Rodríguez esclareça a perseguição à ativista cubana.
(*) Com informações do Terra e Agências

Rádio Itaperuna

Primeiro dia do júri de Gil Rugai termina com três testemunhas ouvidas

Primeiro dia do Julgamento de Gil Rugai ´foto: TJ SP
Primeiro dia do Julgamento de Gil Rugai ´foto: TJ SP

No primeiro dia de julgamento do ex-seminarista Gil Rugai, três testemunhas arroladas pela acusação foram ouvidas. O réu é acusado de matar seu pai e sua madrasta em março de 2004.
Os trabalhos foram iniciados por volta das 13 horas, com o depoimento de uma testemunha protegida, seguido do médico legista Daniel Romero Munhoz e do perito criminal Adriano Yssamu Yonanime. Restam ainda duas testemunhas de acusação que serão ouvidas, além de nove de defesa e uma do juízo, antes de o réu ser interrogado.
O depoimento mais esperado foi dado no início da tarde desta segunda-feira, o vigia afirmou ter ouvido os tiros que mataram Luiz Carlos Rugai, 40 anos, e Alessandra de Fátima Troitiño, 33 anos, por volta das 21h do dia 28 de março de 2004. Após os disparos, a testemunha de acusação disse que viu Gil Rugai e outro homem fugindo da residência, que fica em um bairro nobre da zona oeste da capital paulista.
A defesa tentou desqualificar o depoimento do vigia, usando fotografias noturnas da rua onde ficava a residência do casal e um mapa, em uma tentativa de demonstrar que Andrade não teria sido capaz de identificar Gil Rugai por estar muito escuro. Os advogados do réu também questionaram a capacidade intelectual da testemunha, que disse não ter completado o ensino fundamental e afirmou não saber ler e escrever muito
Ao encerrar o primeiro dia de julgamento, o juiz Adilson Paukoski Simoni determinou que o júri será retomado às 9h30 desta terça-feira (19).
Com informações da Comunicação Social TJSP e noticias.terra.com.br

Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Cientistas brasileiros exumaram pela primeira vez para pesquisa os restos mortais de D. Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, além de suas duas mulheres, as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia.
A exumação fez parte do trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, que defendeu nesta segunda-feira (18) sua dissertação no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Valdirene, os exames foram realizados em 2012 – entre fevereiro e setembro. Ela afirma que obteve em 2010 autorização de descendentes da família real brasileira para exumar os restos mortais. No entanto, negociações para que isto ocorresse iniciaram anos antes. “De forma oficial, esse trabalho começou a acontecer em 2010, mas ele se iniciou mesmo há oito anos”, explicou Valdirene ao G1.

Exumação de D. Pedro I - Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz
Exumação de D. Pedro I - Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz
Os exames foram realizados no Hospital das Clínicas de São Paulo e contaram com a ajuda de especialistas da Faculdade de Medicina da USP.

Transporte feito de madrugada
Segundo informações do site do jornal “O Estado de S. Paulo”, um esquema de segurança foi montado para transportar as urnas funerárias de madrugada desde a cripta imperial, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, até o local dos exames, em Cerqueira César, onde, sob sigilo, os esqueletos foram submetidos a ultrassonografias e tomografias.
O site do jornal informa ainda que as análises revelaram que D. Pedro I fraturou ao longo de sua vida quatro costelas do lado esquerdo, consequência de dois acidentes — uma queda de cavalo e quebra de carruagem. Isso teria prejudicado um de seus pulmões e, consequentemente, agravado uma tuberculose que causou sua morte aos 36 anos, em 1834. Ele media entre 1,66 m e 1,73 m e foi enterrado com roupas de general.
O “Estado” informa aponta que a exumação dos restos mortais de Dona Leopoldina contradiz a história de que a então imperatriz do Brasil teria fraturado o fêmur após Dom Pedro I tê-la empurrado de uma escada do palácio Quinta da Boa Vista, então residência da família real, localizada no Rio de Janeiro. No exame, não foram encontradas fraturas.
No caso da segunda mulher do primeiro imperador do país, Dona Amélia, segundo noticia o “Estado”, os cientistas se surpreenderam ao ver que a imperatriz foi mumificada e tinha partes do seu corpo preservados, como cabelos, unhas e cílios. Um crucifixo de madeira e metal foi enterrado com ela.

Relevância
De acordo com Astolfo Gomes de Mello de Araújo, professor de Arqueologia do MAE/USP e um dos orientadores do trabalho de Valdirene, a exumação dos corpos de parte da família real brasileira é importante para entender melhor o período imperial que o país viveu, que, segundo ele, é tratado com relativamente pouca relevância.
“O Brasil, de uma maneira geral, tem uma memória histórica curta (…) O trabalho mostrou que havia ali dados importantes, além de derrubar a dúvida de que ali pudessem não estar enterrados os restos mortais”, disse Araújo, referindo-se ao Monumento da Independência, cripta imperial localizada em São Paulo, onde estão as urnas funerárias.
Ele disse que medalhas e comendas que foram enterradas com D. Pedro I foram recuperadas durante a análise das urnas funerárias. Segundo o professor, esses materiais passam por restauração e estão atualmente em posse do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo. “Esse material foi recolhido e deve ser exposto”, explica.
O orientador ressaltou ainda a importância da obtenção das autorizações para a exumação, tanto de integrantes da família real brasileira, quanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Que isto sirva de exemplo até para outros países, onde há cada vez mais tabu em relação ao estudo de restos humanos (…) As pessoas acham que os restos mortais não podem ser manipulados. Isso é um retrocesso total, porque ali há informações importantes. Os restos humanos são tratados com respeito”, disse.

Fonte: Agora Ms