sexta-feira, 1 de março de 2013

Multimilionário oferece viagem a Marte a um casal

Um multimilionário diz estar disposto a oferecer uma viagem à volta de Marte a um casal de meia-idade. O projeto sem fins lucrativos chama-se «Inspiration Mars» (Inspiração Marte). A justificação é a de que só uma tripulação com grande cumplicidade conseguirá suportar 501 dias dentro de uma nave. Dennis Tito, que foi o primeiro turista espacial, aponta o dia 5 de janeiro de 2018 como data de partida de um projeto que custará à volta de mil milhões de dólares.

Dennis Tito, que é também presidente da fundação «Inspiration Mars», explica que qa escolha de um casal de meia-idade para seguir a bordo da nave é explicada com estudos que apontam que uma pessoa mais velha sofre menos com as radiações solares: uma mulher pode mesmo deixar de ser fecunda depois de uma viagem como aquela.

Dennis Tito foi o primeiro turista espacial a ser projetado atmosfera terrestre dentro, após seis dias passados na Estação Espacial Internacional, em troca de 20 milhões de euros.

Desta vez o voo será mais alto. O objetivo é sobrevoar Marte a menos de 160 quilómetros de altitude, só possível devido a um alinhamento planetário raro que colocará a Terra e Marte à mais curta distância.

O valor estimado do projeto é de mil milhões de dólares. Dennis Tito diz que o projeto e o seu financiamento serão exclusivamente privados e totalmente inspiradores para as gerações futuras, como outras partidas foram no passado.

Fonte: TVI24

Dilma inaugura fábrica de submarino nuclear

A presidente Dilma Rousseff destacou a capacidade do país ao inaugurar uma fábrica para a produção de submarino de propulsão nuclear nesta sexta-feira (1º), em Itaguaí, no Rio de Janeiro. "O mais importante é que o Brasil é capaz. O Brasil pode e faz", afirmou Dilma.

A presidente também falou da importância do projeto para a defesa do país, com previsão de investimentos da ordem de R$ 7,8 bilhões até 2017. O primeiro de quatro submarinos convencionais será entregue para operação em 2017, e o veículo com propulsão nuclear estará pronto em 2023.

"Ser um país pacífico não nos livra de termos uma indústria da defesa que vai colaborar na garantia da nossa soberania", destacou.

Com isso, o país entra para o grupo de países capazes de construir submarinos nucleares, entre eles estão: China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia. Até hoje, apenas os países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU tem acesso à tecnologia.


 

A construção dos submarinos é uma parceria estratégica firmada entre Brasil e França em 2008, que inclui transferência de tecnologia.

O projeto do submarino de propulsão nuclear está sendo desenvolvido desde junho do ano passado no CTMSP (Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo). Engenheiros navais da Marinha realizaram cursos para o desenvolvimento dos navios de guerra na França entre agosto de 2010 e maio de 2012. Todo o projeto é de responsabilidade da Marinha do Brasil.

O complexo de fabricação, estaleiro e Base Naval deve gerar 9 mil empregos diretos e 32 mil indiretos.

Fonte: Jornale

Presidente do Chade confirma morte de líder da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico

Por Redação

Abdelhamid Abou Zeid, número dois da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), foi morto pelas forças chadianas no Mali, informou esta sexta-feira o presidente do Chade, Idriss Deby.

A notícia havia sido avançada por uma televisão argelina, mas o governo francês, que tem tropas no Mali, respondera de seguida, dizendo que não havia confirmação da morte de Abou Zeid.



Abou Zeid (foto D.R.)
Zeid


«As forças do Chade mataram dois líderes jihadistas, incluindo Abou Zeid», afirmou o presidente, depois das cerimónias fúnebres dos soldados mortos no Mali.

Entretanto, a televisão argelina dá conta de que as autoridades tiraram duas amostras de ADN de parentes de Abou Zeid para comparar com o corpo do presumível líder da AQMI.

Abou Zeid, de cerca de 40 anos, é natural da Argélia e foi visto em público pela última vez nas cidades de Tumbiktu e de Gao, no Mali.


Fonte: A Bola.pt

'Big Brother Brasil' terá paredão surpresa hoje à noite

A Rede Globo veiculou uma chamada na manhã desta sexta-feira (1º), anunciando que haverá um paredão surpresa no programa que vai ao ar na noite de hoje.
Recentemente, o diretor Boninho afirmou, em seu Twitter, que o Big Fone irá tocar durante o programa de hoje. Quem atender terá o direito de indicar alguém para o paredão. Em seguida, ele deve se dirigir à despensa e abrir uma caixa surpresa. O conteúdo da caixa não foi divulgado.


Credito:

O resultado da eliminação deve ser divulgado no sábado (2) e outra berlinda será formada no domingo (3).

Fonte: UOL/T.N. Online

Estados Unidos à beira dos cortes automáticos de orçamento

O presidente norte-americano, Barack Obama, recebeu os líderes do Congresso na Casa Branca, com poucas esperanças de evitar o início automático de cortes orçamentários que ameaçam afetar o crescimento da primeira economia mundial a partir desta sexta-feira.
Os políticos da Câmara de Deputados, dominada pelos opositores republicanos de Obama, e os do Senado, dominado por seus aliados democratas, chegaram à sede da presidência às 10H05 (12H05 de Brasília), em seu primeiro encontro desde o começo desta última crise política orçamentária.
Desde 2011, quando os conservadores tomaram o controle de uma parte do poder legislativo, Obama e seus adversários se enfrentam pela forma de buscar o equilíbrio das contas públicas tendo como pano de fundo uma alta vertiginosa do endividamento da primeira economia mundial, atualmente de mais de 1,6 trilhão de dólares.
Na falta de um acordo, as duas partes encontraram soluções temporárias. A ideia, emitida em meados de 2011 pela Casa Branca e aceita pelos republicanos, foi a de colocar em andamento cortes automáticos nos gastos e que foram considerados muito dolorosos para incentivar a negociação de uma solução.
Isto foi, sem dúvida, a prova de um excessivo otimismo diante da persistente intransigência de cada lado: Obama aceitou o princípio dos cortes nos gastos, mas exige que os mais ricos paguem maiores impostos.
Mas isto representa uma bandeira vermelha para os republicanos, que já haviam aceitado esta medida em janeiro passado, durante uma negociação anterior, e uma maior pressão fiscal sobre os americanos com maior renda.
"Prometemos aos norte-americanos que reduziríamos os gastos de Washington, e o presidente promulgou os cortes. Os republicanos ofereceram muitas soluções ao presidente", disse esta manhã o líder da minoria republicana do Senado, Mitch McConnell, um dos participantes na reunião na manhã desta sexta-feira.
"Contudo, não haverá um acordo de última hora, assinado entre bastidores, e absolutamente nenhuma luz verde a uma alta de impostos", alertou. Além disso, os membros do Congresso já se retiraram para o fim de semana e voltarão a se encontrar na segunda-feira em Washington.
A presidência democrata alerta há vários dias sobre as consequências concretas de um corte de gastos de 85 bilhões de dólares nos sete últimos meses do ano fiscal, ou seja, 8% para defesa e 5% para outros setores, falando de desemprego parcial de funcionários e impactos aos serviços públicos.
Contudo, Obama assumiu o risco de atacar seus adversários na noite de quinta-feira ao descrevê-los como os únicos responsáveis pelo bloqueio. Eles se declararam a favor de "ameaçar nossa economia com um conjunto de cortes do orçamento automáticos e arbitrários que vão custar empregos e desacelerar a recuperação", acusou o presidente.
Mitt Romney, o senador republicano que perdeu para Obama nas eleições do ano passado, respondeu às acusações do presidente em sua primeira entrevista desde a derrota eleitoral.
"(Obama) não pensou que o sequestro aconteceria. Está acontecendo", disse Romney. "Contudo, até a data, o que vimos é o presidente fazendo campanha (...), comícios por todo o país, voando por todo o país e repreendendo os republicanos", acrescentou.
Na véspera, o presidente tinha explicado, contudo, que os cortes não teriam necessariamente um efeito brutal imediato, mas que aumentaria ao longo das semanas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou em 0,5 ponto percentual o efeito negativo desta medida sobre o crescimento da economia, que ainda se recupera.
O dispositivo que prevê esta medida de austeridade estipula que será Obama que deverá comunicar formalmente a sua administração antes das 23H59 da noite desta sexta-feira (01H59 de Brasília, de sábado) o começo da redução de gastos. O governo começará a enviar cartas a milhares de funcionários para preveni-los de possíveis licenças não-remunerados.
Esta crise deve se somar muito em breve a outra, ainda mais ameaçadora: o financiamento do Estado federal para os últimos meses do exercício 2013, que deverá ser objeto de um voto no Congresso antes de 27 de março e sem o qual os serviços públicos deverão fechar pura e simplesmente.
O chefe dos democratas no Senado, Harry Reid, espera que esta nova alta nas apostas no jogo político e econômico sirva para que finalmente ambos os lados cheguem a um acordo.

Fonte: R7

Motoristas e cobradores de ônibus fazem greve no Rio

No dia em que a cidade do Rio de Janeiro completa 448 anos, uma greve de motoristas e cobradores de ônibus paralisa, desde a meia-noite desta sexta-feira, a maior parte do sistema de transporte coletivo da cidade. Apenas cerca de 20% dos coletivos - meio de transporte usado por pelo menos 75% das viagens no município - estão circulando, segundo sindicalistas.
Os trabalhadores exigem aumento salarial de 15%, o fim da dupla função (quando o mesmo funcionário atua como motorista e cobrador), vale-alimentação, cesta básica e plano de saúde. A Rio-Ônibus, entidade patronal, oferece apenas 8% de reajuste e anunciou que pedirá à Justiça a decretação da ilegalidade da greve.
A paralisação é mais forte nas zonas oeste, sul e centro, mas atinge toda a cidade. Pontos de ônibus lotados, vans com passageiros viajando em pé e multidões fazendo longos percursos a pé formam o cenário carioca desta sexta. Táxis fazem viagens lotados, cobrando às vezes R$ 20 por passageiro. A paralisação deve durar pelo menos até o início da tarde, porque está marcada para o meio-dia uma assembleia dos trabalhadores.

Fonte: DM.com.br

Policiais que arrastaram homem até a morte são presos na África do Sul

O episódio foi gravado pelo celular de um observador e divulgado pela imprensa sul-africana, causando comoção no país e no mundo.
O taxista moçambicano Mido Macia, 27, morreu na delegacia, por conta dos ferimentos na cabeça e de hemorragia interna, segundo indicam resultados preliminares da autópsia.
Acredita-se que sua detenção - e punição - tenha sido causada por estacionar seu táxi de forma a bloquear uma via movimentada de Daveyton, no leste de Johanesburgo.
O vídeo mostra homens uniformizados amarrando Macia à van policial e arrastando-o com o carro em movimento, diante de uma multidão de passantes.

 Macia preso ao carro policial (AFP)

'Inaceitável'

O comissário de polícia Riah Phiyega agradeceu a população por revelar um "comportamento insensível e inaceitável" e anunciou que oito policiais suspeitos de participação no episódio foram suspensos. O comandante da delegacia onde eles trabalham foi removido de seu posto.
Pouco depois, a polícia informou que os oito suspeitos também foram detidos e comparecerão perante a Justiça sul-africana na segunda-feira.
Um comunicado da polícia diz que o vídeo deixa claro que "os direitos de Mido Macia foram violados da forma mais extrema" e que o "comportamento mostrado deve ser reprimido, quando cometido por uma polícia cujo papel é servir e proteger".
A corporação disse que vai apoiar uma investigação independente do caso.
O presidente sul-africano, Jacob Zuma, qualificou o ocorrido de "horrível" e "inaceitável".
A oposição, por sua vez, pediu que se combatam "as causas da brutalidade policial, e não apenas os sintomas".
Nesta sexta, um pequeno grupo de manifestantes se reuniu diante da delegacia de polícia onde Macia morreu para protestar contra a violência policial. Uma das manifestantes disse à BBC que a polícia está perdendo a confiança da comunidade.
A polícia sul-africana já estava sob críticas por conta da morte a tiros de 34 mineiros grevistas, em agosto de 2012.
Outro golpe à credibilidade da corporação aconteceu quando o principal detetive do caso Oscar Pistorius é, ele próprio, acusado de tentativa de assassinato.
O presidente da associação de taxistas locais, Justin Ndlovu, disse à BBC que Macia tinha um filho na África do Sul e cuidava da mulher e dos três filhos de seu irmão, morto no ano passado.

Fonte: BBC

'Deixem quieto quem está quieto', pede ministro venezuelano

CARACAS - O ministro para a Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, pediu nesta sexta-feira que os setores interessados em "criar transtornos" no país aproveitando o estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, "deixem quieto quem está quieto".
- O presidente está em processo de recuperação. O povo está de pé com seu presidente. Deixem o povo venezuelano quieto - afirmou Villegas, em rede nacional de rádio e televisão.
Também falando em cadeia nacional, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chamou de "fascista" o jornal espanhol "ABC", segundo o qual Chávez sofreria com um novo tumor no pulmão e teria sido levado à residência presidencial na ilha de La Orchila, com o objetivo passar a fase final de sua doença acompanhado da família. O vice garantiu que Chávez está em um hospital militar de Caracas.
- Chávez decidiu ir para o hospital militar - disse Maduro. - O comandante segue concentrado em recuperar sua saúde.
Chávez, de 58 anos, passou pela quarta cirurgia para tratamento de um câncer em 11 de dezembro do ano passado, em Havana. No último dia 18, segundo o governo da Venezuela, o presidente voltou ao país, sendo levado para o hospital militar. Além da divulgação de quatro fotos tiradas em Havana, o governante não foi visto ou ouvido em público desde a véspera da operação.

Fonte: Yahoo

Vaticano convoca reuniões preparatórias para conclave

O Vaticano convocou para segunda-feira, a primeira reunião preparatória do Conclave que vai escolher o próximo Papa. Com a oficialização da renúncia de Bento 16 nesta quinta-feira, a Igreja Católica entra agora em um período conhecido como Sé Vacante.

O decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, enviou cartas a todos os caldeais eleitores e não eleitores para pedir que assistam à primeira “congregação geral”, a partir das 8h30 da manhã, no horário local (4h30 da manhã no horário de Brasília), na “Aula nuova del sínodo”, onde acontecem as assembléias e conferências organizadas pela Santa Sé.


Benedito 16 com o cardeal Angelo Sodano deixa o Vaticano nesta quinta-feira (28).
Benedito 16 com o cardeal Angelo Sodano deixa o Vaticano nesta quinta-feira (28).
Reuters

As “congregações gerais” têm o objetivo de definir o perfil do papa e também podem ser uma oportunidade para discutir possíveis reformas na Santa Sé, abalada por disputas internas, escândalos de pedofilia e revelações da imprensa italiana sobre um lobby gay na igreja.
Na carta, Sodano indica que as congregações continuarão até que todos os cardeais eleitores estejam em Roma para fixar a data do Conclave, que ainda não foi escolhida. Segundo a Constituição apostólica, a reunião deve começar entre quinze e vinte dias após a renúncia oficial. Mas este período é previsto para respeitar o luto em caso de morte do Papa. Bento 16 reformou os textos para antecipar a data. O Vaticano quer que o novo papa para seja eleito em meados de março e assuma a liderança da igreja antes de 24 de março, a tempo de presidir as cerimônias da Semana Santa.
Durante este fim de semana, os cardeais que podem participar da eleição, devem se reunir de maneira extra-oficial para tentar conhecer melhor os candidatos. Até a eleição do novo Papa, quem comanda de maneira interina o Vaticano é o controverso cardeal Tarcisio Bertone, braço-direito do papa e atual secretário de Estado. Ele está no centro do caso Vatileaks, o escândalo que expôs disputas internas na Santa Sé e que poderia ser uma das razões de renúncia de Bento XVI.

Fonte: RFI Português

Susan Boyle estreia-se no cinema

A cantora Susan Boyle, que se tornou famosa depois de interpretar o tema «I Dreamed a Dream» no programa «Britain´s Got Talent», vai estrear-se no cinema com «The Christmas Candle», actualmente a ser filmado.

A escocesa de 51 anos vai ter um pequeno papel no filme, onde interpreta a mulher de um guarda de uma igreja que está envolvido num «Natal mágico».
Na narrativa, existe um anjo que, de 25 em 25 anos, visita a vila (fictícia) de Gladbury no Natal.
A obra começou a ser filmada esta semana em Cotswolds, no sul de Inglaterra, e Boyle vai interpretar um tema composto por si própria durante uma cena na igreja.
O elenco vai contar também com Samantha Barks («Les Miserables»), Lesley Manville, Hans Matheson, Sylvester McCoy e John Hannah, segundo o jornal Daily Mail.

Fonte: Diário Digital

Stock Car acontece neste domingo em Interlagos; ingressos estão no fim

Com Rubens Barrichello entre as atrações, a primeira etapa da corrida Stock Car São Paulo acontece neste domingo (3) no Autódromo Internacional de Interlagos (zona sul de São Paulo) a partir das 10h25. Os ingressos custam R$ 40 (arquibancada), R$ 120 (credencial para visita aos boxes dos pilotos) e R$ 250 (camarote plus com bufê e visita aos boxes) e estão disponíveis no site Tickets for Fun. Restam poucos convites.

Rubens Barrichello é uma das atrações da Stock Car, que acontece neste domingo (3) em Interlagos | Miguel Costa Jr./Divulgação/MF2
Entre os pilotos confirmados estão também o pentacampeão Cacá Bueno, Daniel Serra, Thiago Camilo, Galid Osman, Ricardo Maurício, Max Wilson, David Muffato e Marcos Gomes.

Stock Car 2013 - Autódromo de Interlagos - av. Senador Teotônio Vilela, 261 Interlagos, zona sul, São Paulo, SP. Dom. (3/3): a partir das 10h25. Ingr.: R$ 40 a R$ 250.

Fonte: Circuito MT

Ibovespa recua mais de 1% em linha com o exterior

O principal índice acionário da BM&FBovespa, o Ibovespa, opera em queda, refletindo os dados desanimadores da economia global. Há pouco, o índice, desvalorizava 1,13%, aos 56.775 pontos. O giro financeiro da bolsa marcava R$ 2.533 bilhões.
Segundo relatório diário da Lerosa Investimentos, a esperança de que dias melhores virão para a Vale garantiu a recuperação do ativo e fez com que o Ibovespa registrasse variação positiva no dia de ontem. Porém, a situação para hoje não é nada animadora. Pressão no euro e fraco crescimento chinês deixam as commodities pressionadas e o petróleo atinge a mínima do ano, em US$ 91,00. A confirmação do baixo crescimento do PIB brasileiro não assusta, uma vez que se trata de uma fotografia passada e já esperada. O que fica é a dúvida na capacidade de recuperação e de investimento da economia. Isso sim tem merecido destaque é motivo para reprecificação dos ativos na bolsa local. Setores ligados ao mercado externo devem ter desempenho especialmente negativo no dia de hoje. O investidor estrangeiro continua aumentando a proteção contra a queda local. Já são 124 mil contratos vendidos no índice futuro, contra 118 mil ontem.
No gigante asiático, o índice PMI mostrou leve queda em fevereiro, chegando a 50,1 pontos ante 50,4 pontos registrados em janeiro, ficando abaixo do esperado (50,5).    Na agenda do Velho Continente foi divulgado que o resultado final do índice PMI da indústria de transformação da Área do Euro ficou praticamente estável em relação à divulgação preliminar, ao passar de 47,8 para 47,9 pontos.        
Além disso, a inflação na zona do euro ficou em 1,8% em fevereiro, 0,2 ponto a menos do que em janeiro, quando a taxa atingiu a marca dos 2%. Em um ano, a inflação de fevereiro teve baixa de quase um ponto. A estimativa foi feita nesta sexta-feira, 01, pelo escritório europeu de estatística Eurostat.      
Por outro lado, o desemprego na Eurozona atingiu o índice de 11,9% em janeiro (quase 19 milhões de pessoas), provocado pelo péssimo resultado na Espanha, onde a taxa de pessoas sem trabalho chegou a 26,2%, anunciou o bloco.      
Contudo, o índice das vendas no varejo da Alemanha subiu 3,1% em janeiro de 2013, se comparado ao mês anterior, já com ajustes sazonais, de acordo com o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis). Já o PMI da Alemanha manteve o nível de 50,3 pontos atingido na prévia de fevereiro.      
Já nos Estados Unidos foi publicado que o índice dos gerentes de compras (PMI,na sigla em inglês) do setor manufatureiro norte-americano recuou para 54,3 pontos em fevereiro, ante 55,8 pontos atingidos no mês precedente, segundo os dados divulgados hoje, 01, pelo Instituto de Pesquisas Markit Economics. Vale lembrar que a leitura acima de 50 pontos indica expansão da atividade.
Entretanto, a renda pessoal dos norte-americanos recuou 3,6%, uma queda de US$ 505,5 bilhões, em janeiro na comparação com o mês anterior, de acordo com informações divulgadas hoje, 01, pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Já os gastos com consumo pessoal aumentou US$ 18,2 bilhões no primeiro mês do ano.
Por aqui, o Ibovespa recua em linha com o cenário externo. Há pouco, a bolsa brasileira caía 1,13%.Entre os indicadores da agenda brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) do 4º trimestre teve variação positiva de 0,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2012.
Por último, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) referente a semana de 28 de fevereiro de 2013 apresentou variação de 0,33%, 0,07 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da Brasil (ON) que avançavam 2,01% e o Santander (UNT) que apresentavam alta de 1,39%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da Marfrig (ON), que recuavam 4,77% e a MMX (ON) que apresentavam revés de 3,29%.

Fonte: Jornal do Brasil

Paraguaio é preso em MS atuando com tráfico internacional de mulheres

Um paraguaio, identificado como Bernardo Gregorio Cardozo Gaona de 31anos, foi preso em Navirai acusado de trafico de mulheres no ou para o Brasil. O fato ocorreu na madrugada desta quinta-feira (28), onde sete mulheres paraguaias com idade entre 20 e 30 anos, foram resgatadas em um bar de Naviraí, onde funcionava como uma casa de prostituição e até estariam vivendo em cárcere privado. O trafico pode ser caracterizado porque ao menos três mulheres haviam sido aliciadas do Paraguai por Gaona, proprietário do local e estavam vivendo irregularmente no país.
O caso, apesar de estar na fronteira, onde há o acesso e livre transito entre brasileiros e paraguaios, nos dois países, será tratado como tal pela gravidade do fato e quantia de pessoas envolvidas. O local foi descoberto após três das mulheres comparecerem no 1º DP (Delegacia de Policia Civil) de Naviraí, por volta de 1h da madrugada, informando terem sidas agredidas pelo proprietário do local onde  trabalhavam denominado “Bar das Paraguaias”.
O plantonista da Policia Civil acionou a Policia Militar que compareceu até o referido bar, localizado na Avenida Mato Grosso, onde foi constatado que as três mulheres haviam sido aliciadas do Paraguai e as mesmas estariam vivendo sem documento e autorização no Brasil, caso da irregularidade nacional.

Caso Federal
Por se tratar de assuntos de esfera nacional: trafico e ‘invasão’ de território, o caso, as três mulheres juntamente com proprietário do Bar forma levados para a Delegacia da Polícia Federal de Naviraí.
Na delegacia, após uma entrevista com as três mulheres, a Polícia Federal chegou a uma casa onde havia mais quatro mulheres, todas também em situação irregular para estarem residindo no Brasil, e que estavam vivendo em cárcere privado, onde segundo os Policias Federais, elas também haviam sido traficadas do Paraguai para o Brasil a fim de serem usadas em exploração sexual.
Diante dos fatos o Delegado da Policia Federal autuou em flagrante o paraguaio Gaona, que foi enquadrado nos artigos 149, 229, 230, 231, do Código Penal Brasileiro, predominando “Trafico Internacional de Pessoa para fim de Exploração Sexual”.
O paraguaio deve cumprir sua pena no Brasil onde irá ficar preso, já as seis mulheres Paraguaias, receberam uma notificação onde elas terão cinco dias para deixar o Brasil, após o vencimento deste prazo caso elas permanecem em território Brasileiro elas serão deportadas.

Fonte: A Crítica

Manifestação contra perfuração do Muro de Berlim

Manifestantes conseguiram deter nesta sexta-feira obras de perfuração da seção mais longa que resta do Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria ameaçado por um projeto imobiliário.
Um guindaste retirou nesta sexta-feira um pedaço do muro, a fim de abrir uma seção nesta parte de mais de um quilômetro de extensão decorada com afrescos.
Dezenas de policiais tentaram conter os 200 manifestantes que protestaram exibindo cartazes.
"Berlim está vendendo a si e a sua própria história", afirmava um cartaz, enquanto um manifestante gritava: "Queremos nosso Muro!".
Para reduzir a tensão, a polícia anunciou a suspensão das obras por ora e até nova ordem.
Uma imobiliária quer abrir um acesso a uma torre de apartamentos de luxo que será construída às margens do rio Spree e o município de Berlim quer permitir que pedestres e ciclistas tenham acesso a uma ponte que será construída sobre o rio, com inauguração prevista para 2015.

Fonte: TERRA

Desemprego na Europa: Grécia e Espanha lideram crise

O Eurostat, órgão estatístico da União Europeia- UE, divulgou nesta sexta-feira, dia 01º de março,  novas informações sobre a taxa de desocupação entre os países que compõem o bloco. Os principais destaques negativos ficaram por conta da Grécia e Espanha, que apresentaram números acima de 50% entre os jovens (pessoas com menos de 25 anos) .
De acordo com o Eurostat, o índice de desemprego dos jovens espanhóis atingiu a marca de 55,5% no mês de janeiro. Esta elevação é um décimo maior do que o registrado em dezembro. Os dados da Grécia estão atrasados em dois meses, mesmo assim, são mais preocupantes: 59,4%. O índice também é elevado na Itália (38,7%) e Portugal (38,6%). O país em melhor situação nesse critério é a Alemanha: 7,9%.
Em todos os países que compõem a Zona Euro (17 dos 27 membros da União Europeia), a taxa geral de desemprego chegou a 11,9%. Já a UE possui um percentual ligeiramente melhor (10,8% contra 10,7%em dezembro). Esses números representam 26,217 milhões de desempregados em toda a população do bloco (222 mil a mais do que há um mês).
Entre os países-membros, os menores índices de desemprego são da Áustria (4,9%), Alemanha e Luxemburgo (ambos com 5,3%) e a Holanda (6%). Os piores são da Grécia (27% em novembro), Espanha (26,2%) e Portugal 17,6%), justamente os mais afetados pela crise da dívida pública que atingiu o continente no ano de 2010.
Comparados com os índices gerais do ano passado, sete nações do bloco obtiveram queda significativa do desemprego, especialmente a Estônia (9,9%), Letônia (14,4%), Romênia (6,6%) e Reino unido (7,7%).
Informações de Opera Mundi

Mantega estima crescimento do PIB de 3% a 4% para este ano

Mesmo com o fraco crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2012, divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mantém o otimismo para 2013. O titular da pasta prevê crescimento entre 3% e 4% para este ano. Ele argumenta com base no melhor desempenho da economia no último trimestre.
“Nossa perspectiva é crescimento entre 3% e 4% para 2013. O primeiro trimestre está se configurando bom, o crescimento observado no quarto trimestre do ano passado está sendo consolidado. Tivemos um PIB mais fraco, abaixo das nossas expectativas, mas em uma trajetória positiva de aceleração. Mas o governo está criando condições para que o crescimento volte a patamares de 4%”, comentou.
Na avaliação do ministro, a recuperação da economia internacional será fundamental para um melhor resultado do crescimento econômico brasileiro. “Para 2013, o cenário internacional é mais benigno, a crise europeia está em parte superada, do ponto de vista financeiro. A economia mundial deve crescer mais e teremos mais mercados para exportar”, destacou.

Para Mantega, a economia mundial deve crescer mais e teremos mais mercados para exportar (Foto: Agência Brasil)
Para Mantega, a economia mundial deve crescer mais e teremos mais mercados para exportar (Foto: Agência Brasil)
Mantega disse ainda que as medidas de estímulo à economia do país adotadas pelo governo no ano passado, como diminuição de tributos da folha de pagamentos e redução da taxa de juros, precisam de algum tempo para serem sentidas. “Tomamos muitas medidas cujo efeito demora algum tempo para acontecer. Agora é que empresas e consumidores estão começando a se beneficiar com essas medidas”, comentou.
Quanto aos investimentos, o ministro lembrou que o programa de concessões lançado pelo governo é uma grande oportunidade de investidores aumentarem a rentabilidade. Na avaliação de Mantega, estão sendo oferecidos investimentos com demanda garantida e ambiente favorável.
“Oferecemos investimentos onde temos carência como portos, ferrovias, portos e aeroportos. Não taxamos investimentos externos diretos e remessa de lucros e dividendos. Além disso, nós criamos debêntures especiais para infraestutura, que não pagam imposto de renda e não têm tributação”, disse.

Fonte: Diário do Litoral

Presidente da Itália descarta nova eleição para resolver impasse

ROMA e BERLIM - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, descartou nesta sexta-feira um retorno antecipado às urnas, num momento em que os partidos discutem como romper o impasse político e formar um novo governo. Líder da coalizão mais votada, Pier Luigi Bersani disse nesta sexta-feira que uma aliança com a centro-direita do ex-premier Silvio Berlusconi para formar o novo governo está completamente fora de questão.
Durante uma visita a Berlim, Napolitano disse que a Itália precisa de um governo estável e que não é possível realizar imediatamente uma nova eleição. O mandato de Napolitano termina em meados de maio, mas ele disse que seu sucessor seria igualmente relutante em convocar uma nova votação.
- Duvido que um novo presidente estará pensando apenas em novas eleições. Temos que ver como dar à Itália um governo - afirmou Napolitano.
Os comentários do presidente vêm no momento em que nenhum dos três principais blocos no Parlamento obteve uma maioria viável, o que reacendeu temores de um retorno da crise da dívida à zona euro. Dados econômicos nesta sexta-feira enfatizaram os problemas que o novo governo terá de enfrentar, com o desemprego entre os jovens chegando a quase 39% e a dívida pública em 127% do Produto Interno Bruto.
A coalizão de centro-esquerda de Bersani tem maioria na Câmara, mas embora tenha sido a mais votada para o Senado não possui cadeiras suficientes para controlá-lo. Ele hoje voltou a descartar uma coalizão com Berlusconi.
- Eu quero soletrar claramente: a ideia de uma grande coalizão não existe e nunca vai existir - disse.
Nesta sexta-feira, Berlusconi compareceu ao tribunal em um dos três julgamentos que enfrenta atualmente e negou as acusações de fraude fiscal. Ele também rejeitou as acusações de que pagou propina para derrubar o governo de centro-esquerda em 2006.
O Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, que se tornou a terceira força política, descartou a possibilidade de dar um voto de confiança a outro partido, mas diz que pode apoiar leis individuais.
Em um sinal das tensões, o comediante e blogueiro acusou o PD de tentar convencer alguns membros do 5 Estrelas a apoiar um governo de centro-esquerda.
"O Movimento 5 Estrelas, os seus deputados, seus militantes e eleitores não estão à venda. Bersani já acabou e ele não percebeu isso", declarou ele em um post no blog.
Sem apoio da maioria em ambas as Casas do Parlamento, um governo não consegue aprovar leis ou ganhar um voto de confiança, e o impasse entre os partidos tornou completamente incerto como um novo governo poderia ser formado.
 
Fonte: Yahoo

Genro de Chávez ironiza rumores sobre morte de líder venezuelano

O genro do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ironiza os crescentes rumores desta semana de que o líder venezuelano pode estar morto ou morrendo do câncer que vem tratando desde meados de 2011.

"O lançamento de rumores absurdos e bizarros pela direita, simplesmente os desacredita e os isola ainda mais das pessoas", escreveu Jorge Arreaza, que também é ministro de Ciência da Venezuela, em seu Twitter na noite de quinta-feira.
As especulações sobre Chávez, 58 anos, viraram uma febre esta semana, alimentada em parte por afirmações do ex-embaixador do Panamá junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Guillermo Cochez, para a mídia de que o líder venezuelano tinha morrido.

Na imagem, Hugo Chávez aparece ao lados das filhas, lendo um exemplar do jornal cubano. Foto: Reprodução
Na imagem, Hugo Chávez aparece ao lados das filhas, lendo um exemplar do jornal cubano.
Foto: Reprodução
​Além de algumas fotos que mostram Chávez em uma cama de hospital, ele não foi visto ou ouvido em público desde a cirurgia de câncer de 11 de dezembro em Cuba, sua quarta operação desse tipo. Ele voltou para um hospital militar em Caracas na semana passada.

O vice-presidente Nicolas Maduro, agora líder de fato da Venezuela e sucessor preferido de Chávez, repetiu várias vezes durante a semana que o presidente estava "lutando por sua vida", e pediu aos venezuelanos que fossem pacientes com a situação.

Políticos da oposição dizem que o governo está sendo enganoso sobre a condição real do presidente.

Na rua, os venezuelanos estão extremamente ansiosos, sem parar de especular sobre o estado de Chávez e se perguntando o que o potencial fim de seu governo de 14 anos pode significar para eles.

Fonte: Terra