domingo, 10 de março de 2013

Lilian, a princesa secreta da Suécia, morreu

Nasceu britânica e o seu romance e casamento com um príncipe sueco manteve-se secreto durante 33 anos, até se transformar na história de amor favorita do reino do Norte da Europa.
Lilian, casada com o príncipe Bertil, morreu este domingo em Estocolmo, aos 97 anos. Bertil morrera em 1997; era tio do actual rei Carlos Gustavo.
O casal conheceu-se em Londres, durante a II Guerra Mundial, mas a relação foi mantida em segredo para evitar uma crise constitucional e preservar a monarquia - estava fresca na memória das casas reais o escândalo, e o abalo institucional, provocado pela abdicação do rei britânico Eduardo VIII, que se apaixonou por uma plebeia americana e divorciada.

 

O irmão mais velho de Bertil, o príncipe Gustavo Adolfo, morreu num acidente de avião, em 1947. O irmão seguinte, Sigvard, perdeu o direito à sucessão precisamente por ter casado com uma plebeia. Pelo que Bertil manteve o casamento em segredo para poder ser o regente até à maioridade do sobrinho, Carlos Gustavo, filho de Gustavo Adolfo, em 1973. 
Só quando o jovem rei casou, em 1976 - também com uma plebeia estrangeira; a rainha Silvia tinha pai alemão e mãe brasileira - Bertil e Lilian puderam assumir que eram um casal e aparecer juntos em público, em cerimónias oficiais e em actos privados. 
Eram outros tempos, com outros preconceitos e outras circunstâncias a poder ocasionar crises. A actual princesa herdeira da Suécia, Victoria, casou com o seu antigo personal trainer e a sua irmã Madalena tem casamento marcado para o Verão com um corretor da bolsa de Nova Iorque, e o irmão, Carlos Filipe, namora com uma modelo e actriz.
A casa real sueca emitiu um comunicado explicando que a princesa,  morreu de forma pacífica - dormia - na sua casa em Estocolmo. 

Fonte: Público

Ataque nuclear por parte da Coreia do Norte seria suicídio, diz especialista

Depois de várias ameaças, a Coreia do Norte deverá colocar em prática, de alguma forma, as suas intimidações contra a Coreia do Sul. Isso poderia ser em forma de disparos de artilharia ao longo da zona desmilitarizada entre os dois países, por exemplo.


Isso é o que afirma Christoph Pohlmann, diretor do escritório da Fundação Friedrich Ebert na capital sul-coreana, Seul. Em entrevista exclusiva à DW, ele disse ainda que, caso a Coreia do Norte realize um ataque nuclear, certamente haverá retaliação por parte dos Estados Unidos – o que seria, na opinião dele, "basicamente um suicídio".
Ao mesmo tempo, Pohlmann frisou que a China tem um papel fundamental na aplicação de sanções contra a Coreia do Norte, já que os norte-coreanos realizam 70% de seu comércio com o gigante chinês. Ao mesmo tempo, a China estaria "muito irritada com o comportamento da Coreia do Norte".

Fonte: DW.de

Imprensa internacional aposta em dom Odilo Scherer como próximo papa

Renata Giraldi
Enviada Especial da EBC/Agência Brasil
Vaticano – A missa celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, indicou hoje (10) que, para a imprensa estrangeira, ele está entre os mais cotados para suceder o papa Bento XVI. Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas italianos, espanhóis, portugueses, norte-americanos e canadenses lotaram neste domingo a Igreja de Sant'Andrea (Santo André, em português), no centro de Roma, para assistir à cerimônia.
Dom Odilo nasceu em uma família de 13 filhos, de pais descendentes de alemães radicados no interior do Rio Grande do Sul. Desde cedo, demonstrou vocacão para o sacerdócio, estudando no Seminário São José, em Toledo, no Paraná, no Seminário Menor São José, em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
O cardeal é formado em Teologia, no Studium Theologicum da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dom Odilo domina vários idiomas, entre eles alemão, italiano e latim.
Às vésperas do início do conclave (reunião de cardeais para eleição do papa), a imprensa italiana e internacional intensifica as apostas sobre quem será o sucessor de Bento XVI. Com o voto secreto, garantido por juramento dos cardeais e pela cédula queimada, as especulações em torno do nome aumentam.
Na relação dos cardeais com chance de suceder Bento XVI, há brasileiros, argentinos, colombianos, asiáticos, africanos, europeus, canadenses e norte-americanos. O nome de dom Odilo passou a ser citado com mais frequência, embora ainda ocorram menções a outros candidatos.

Eis a lista de cardeais citados com mais frequência entre os que têm possibilidade de vencer no conclave:

Peter Turkson, de 64 anos, ganense, chefe da Comissão de Justiça e Paz do Vaticano

Laurent Monsengwo Pasinya, de 74 anos, congalês, arcebispo de Kinshasa, no Congo

Luis Antonio Tagle, de 57 anos, filipino, arcebispo de Manila e membro do Colégio de Cardeais

Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, brasileiro, arcebispo de São Paulo

Dario Castrillón Hoyos, de 83 anos, colombiano, presidente emérito da  Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e prefeito da Congregação para o Clero

Jorge Bergolio, de 76 anos, argentino, arcebispo de Buenos Aires

Leonardo Sandri, de 69 anos, ex-núncio na Venezuela e no México

Óscar Rodrígues Maradiaga, de 70 anos, hondurenho, arcebispo de Tegucigalpa, e presidente da Cáritas Internacional, que reúne organizações humanitárias ligadas à Igreja Católica Apostólica Romana

Grianfanco Ravasi, de 70 anos, presidente do Conselho da Pontifícia de Cultura

Angelo Scola, de 71 anos, arcebispo de Milão, na Itália. É defensor do diálogo entre muçulmanos e católicos

Péter Erdo, de 60 anos, húngaro, arcepisto de Budapeste

Marc Ouellet, de 67 anos, canadense, ex-arcebispo de Quebec e prefeito da Congregação dos Bispos

Carlo Maria Virgano, de 72 anos, norte-americano, núncio apostólico nos Estados Unidos

Charles Chaput, de 68 anos, norte-americano, arcebispo da Filadélfia, nos Estados Unidos

Timothy Dolan, de 63 anos, norte-americano, arcebispo de Nova York, nos Estados Unidos
Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC

Ciclista atropelado na Paulista disse à mãe que estava na ciclofaixa

A empregada doméstica Antônia Ferreira dos Santos, de 51 anos, mãe do ciclista David Santos de Souza, atropelado na Avenida Paulista na manhã deste domingo (10), disse que ouviu do filho a afirmação de que ele estava na ciclofaixa quando foi atingido pelo automóvel.
O acidente ocorreu por volta das 5h30, quando o ciclista que trafegava no sentido Paraíso da Avenida Paulista foi atropelado próximo ao Metrô Brigadeiro. No acidente, o braço direito da vítima foi amputado. No horário em que ocorreu o acidente, a ciclofaixa de lazer ainda estava desativada. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada para o Hospital das Clínicas.
Antônia foi ao 78º Distrito Policial, dos Jardins, onde o motorista que atropelou seu filho presta esclarecimentos. Ao chegar, ela foi recebida com aplausos por cicloativistas que esperam do lado de fora.
"Ele está muito assustado. Ele acha que está com o braço, mas sabe que não está. Espero justiça. Vamos procurar um advogado e ver o que vai acontecer. Isso vai ser uma luta muito grande para ele. Ele trabalha escalando prédios e gosta de adrenalina. Vai ser uma coisa muito ruim", afirmou.
A mãe contou que o rapaz, que trabalha como limpador de vidros, saiu de Diadema, na Grande São Paulo, e se dirigia ao trabalho, em um prédio próximo ao Hospital das Clínicas.  De acordo com ela, o rapaz ia entrar às 6h no trabalho e deve ter saído de casa às 4h. Antônia afirmou que sugeria ao filho que fosse trabalhar de ônibus, mas ele preferia a bicicleta. David é o caçula dos cinco filhos de Antônia.
Pai do ciclista, o pintor Gerôncio Lopes de Souza, também afirmou que espera justiça. "A gente espera justiça. A gente vê muita gente que fica impune, mas a gente espera que a justiça seja feita."

O gerente da empresa onde o ciclista trabalha, Gustavo Mandina, também esteve na delegacia. Ele diz que o rapaz faria rapel para auxiliar a limpeza dos vidros do prédio do Instituto do Câncer.
O advogado do motorista Alex Siwek, de 22 anos, que atropelou o ciclista neste domingo disse que seu cliente não prestou socorro à vítima porque temeu a reação de pessoas no local do acidente. O condutor fugiu sem prestar socorro. Segundo a polícia, ele deixou o local com um braço da vítima, que foi amputado no acidente, e jogou o membro em um córrego na Rua Ricardo Jafet.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o estado de saúde do ciclista é estável. Ele está consciente e segue internado no Pronto-Socorro do Hospital.
De acordo com a Polícia Militar, o motorista deixou o local do acidente sem prestar socorro. Mais tarde, ele se apresentou na base do 3º Batalhão da PM, no bairro da Saúde, e foi conduzido ao 78º Distrito Policial.

Bicicleta de vítima chegou à delegacia nesta tarde (Foto: Lívia Machado/G1) 
Bicicleta de vítima chegou à delegacia nesta tarde
(Foto: Lívia Machado/G1)

As informações preliminares repassadas pela PM à Polícia Civil são de que o motorista, ao fugir, levou o braço amputado da vítima preso ao carro e o jogou o membro em um córrego na Rua Ricardo Jafet.
"Segundo ele, ele temia pela conduta dos que estavam ali presentes", disse o advogado, sobre o fato de o motorista não ter prestado socorro à vítima. Questionado sobre o motivo de o jovem ter se desfeito do braço da vítima, ele disse: "Eu não posso entender. Como ser humano eu estou absolutamente chocado com isso. Eu acredito que foi um lampejo de consciência que o levou à polícia", disse o advogado Cássio Paoletti.

Motorista que atropelou o ciclista na Av. Paulista chega com seu advogado ao 78º DP (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão Conteúdo) 
Motorista que atropelou o ciclista na Av. Paulista chega com seu advogado ao 78º DP
(Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão
Conteúdo)
 
Recebido sob protestos
Ao se apresentar no 78º Distrito Policial, na região dos Jardins, no início desta tarde, o motorista foi recebido com gritos de "assassino" por um grupo de cicloativistas que protestava em frente à delegacia. Cerca de dez ciclistas estavam no loca.
Mais cedo, o condutor já havia se apresentado no distrito policial, mas deixou a unidade para fazer o reconhecimento do local do acidente, segundo a Polícia Civil. Ele deve prestar depoimento nesta tarde. Além do motorista, quatro testemunhas serão ouvidas pela polícia. A bicicleta da vítima foi levada à delegacia e também pode ajudar a esclarecer o caso.
Daniel Guth, 29 anos, que é consultor da área de mobilidade, está na delegacia desde as 11h30 para protestar. "É um absurdo o que aconteceu. Não é um acidente, é mais uma tragédia envolvendo um ciclista", disse ao G1. Guth participou, no sábado (9), da sexta edição do World Naked Bike Ride, um protesto que reuniu centenas de ciclistas na Avenida Paulista contra a poluição causada pelos carros e a vulnerabilidade dos cidadãos que escolheram a bicicleta como meio de transporte.
"Essa tragédia é superlativo do que acontece todos os dias com os ciclistas. Isso não é acidente. Do que sabemos, o motorista foi visto em zigue-zague na Avenida Paulista. Que tipo de cidadão é esse que arranca um braço, não presta socorro e percorre 7 km com o braço dentro do carro?", questiona a cicloativista Renata Falzoni, que é a criadora do Night Bikers Club do Brasil.
"Viemos para marcar presença. É mais uma vítima, mais uma tragédia que diz respeito aos ciclistas. Poderia ser com qualquer um de nós. Não entendo como alguém é capaz de atropelar e não prestar socorro", afirmou Denise Markman.
Pela internet, cicloativistas planejam um protesto na Avenida Paulista, a partir das 16h deste domingo. "Não há um organizador. Isso está sendo feito pelas redes sociais", explicou Renata.

Três faixas foram bloqueadas na Avenida Paulista após o acidente (Foto: G1)Três faixas foram bloqueadas na Avenida Paulista após o acidente (Foto: G1)

Fonte: G1

Evento tem Massa com F-1 e tentativa de linchamento após acidente

A uma semana do início do Mundial-2013, o brasileiro Felipe Massa pilotou um carro de Fórmula 1 nas ruas do Rio de Janeiro. O evento deste domingo, organizado por uma cervejaria, teve um acidente protagonizado pelo motorista de um modelo esportivo da Ferrari, que correu risco de linchamento.

Único representante do Brasil na Fórmula 1, Massa se aproximou dos 300km/h no circuito armado no Aterro do Flamengo. No volante do carro de 2010, o brasileiro acenou para o público, empunhou uma bandeira do País e se disse ainda mais motivado para o começo do campeonato.

"Andar nas ruas do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, é a realização de um sonho. Não havia um lugar melhor para fazer uma demonstração como essa. Sem dúvida, a força da torcida brasileira me deixa mais motivado para começar o campeonato", declarou Massa à Rede Globo.

Além da exibição do piloto, o evento contou com um desfile de modelos de passeio da Ferrari. No final da parada, o motorista de um dos carros, de cor amarela, perdeu o controle e feriu alguns espectadores. As vítimas foram atendidas no local e removidas para o Hospital Souza Aguiar.Guardas municipais impediram uma confusão maior e o motorista do veículo foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia, em Copacabana. O Grupo Petrópolis, responsável pela promoção do evento, divulgou uma nota oficial para lamentar o acidente ocorrido no Rio de Janeiro.

"Ao final, depois do encerramento, fomos informados que um dos carros participantes se envolveu em um incidente ferindo três pessoas. Estamos acompanhando todos os acontecimentos e nossa principal preocupação é com a saúde e a integridade fisica de todos", diz parte do comunicado.

Fonte: Terra

RJ: acidente entre carro e 2 ônibus fere 5; homem tem pé amputado

Um acidente envolvendo três veículos - dois ônibus e um automóvel - deixou cinco pessoas feridas neste domingo, no km 245 da rodovia Presidente Dutra, na altura de Piraí (RJ), a 90 quilômetros do Rio de Janeiro. Um homem que ficou preso nas ferragens teve o pé amputado.

Os bombeiros de Volta Redonda foram chamados para auxiliar no resgate. Após cerca de 20 minutos, a vítima foi retirada e levada ao hospital São João Batista, em Volta Redonda. O estado de saúde dele não foi informado.

As outras quatro pessoas sofreram ferimentos sem gravidade. Elas foram resgatadas por agentes do Corpo de Bombeiros de Piraí e encaminhadas ao mesmo hospital.

Todas as vítimas estavam em um dos ônibus de excursão que levava torcedores ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, para o jogo entre Vasco e Botafogo.

O acidente provocou o bloqueio parcial da rodovia Presidente Dutra e causou congestionamento. Por volta das 14h, a faixa da direita e o acostamento no sentido Rio de Janeiro estavam bloqueadas, e havia quatro quilômetros de trânsito lento. Às 15h45, a via foi totalmente liberada e o fluxo foi normalizado.

Fonte: Terra

Mizael Bispo vai a júri popular nesta segunda

Depois do julgamento do Caso Bruno, que acabou com a condenação do ex-goleiro a uma pena de mais de 20 anos (relembre aqui), o Brasil se prepara para acompanhar mais um julgamento de grande repercussão. Nesta segunda-feira, começa o júri popular do advogado Mizael Bispo de Souza, de 43 anos, acusado de matar a ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima.
Na época, Mércia tinha 28 anos. A advogada desapareceu em maio de 2010, após sair da casa dos avós em Guarulhos, em São Paulo. Em junho, 19 dias após o desaparecimento, o corpo de Mércia foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista, cidade do interior do estado.

 Foto: Divulgação

Segundo a promotoria, os motivos do crime do qual Mizael é acusado seriam vingança e ciúme, por insatisfação com o fim de um relacionamento amoroso com a advogada, com duração de mais de 4 anos. O Ministério Público, responsável pela acusação, espera que o acusado seja condenado a cumprir 20 anos de prisão em regime fechado, pelo assassinato.
Durante o período em que ficou preso, o advogado escreveu de 56 páginas, em que se defendeu das acusações e alegou perseguição da imprensa e da promotoria, intitulado "Mizael Bispo de Souza - Na Cova dos Leões".
O julgamento acontecerá no Fórum Criminal de Guarulhos, em São Paulo, e está previsto para começar às 9h. A grande novidade do Tribunal de Justiça paulista será a transmissão ao vivo do júri, pela TV e pelo rádio.

Fonte: Sidney Resende

Corpo de quinta vítima de chacina é encontrado na Paraíba, diz Polícia

A Polícia Militar encontrou no início da tarde deste domingo (10) no município de Conde, Litoral Norte da Paraíba, mais um corpo nas proximidades da residência onde outras quatro pessoas, entre elas uma adolescente de 15 anos, foram assassinados a tiros neste sábado (9). De acordo com o Major Lucas da Polícia Militar o corpo encontrado foi o de um homem que provavelmente é o proprietário da residência onde os homicídios aconteceram.
O corpo do homem, de aproximadamente 40 anos encontrado pela polícia, estava sem identificação e com marcas de tiros pelo corpo, segundo o cabo Adilson Rodrigues que estava na equipe de policiais, informou que o homem foi baleado e tentou fugir mas não resistiu e morreu em um matagal que fica do outro lado da casa. O Policial informou ainda que o corpo foi encaminhado para Gerencia Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol). Segundo informações do Gemol, além do corpo encontrado neste domingo, mais um ainda permanece no instituto aguardando liberação, os outros três já foram liberados.

Fonte> G1

Problemas com a família antecedem o uso de drogas por crianças e adolescentes, diz pesquisadora

Os problemas com a família antecedem o uso de drogas por crianças e adolescentes, a conclusão é de Ana Regina Noto, professora do Departamento de Psicobiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenadora do Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, um estudo feito no ano de 2004, em 27 capitais.
Segundo Ana Regina, existem nas ruas crianças e adolescentes que trabalham, não se envolvem com drogas e têm consciência que elas causam problemas, pois têm uma base familiar que lhe serviu de exemplo.
— Temos o grupo de adolescentes que estão nas ruas, trabalhando, e que pegam esse dinheirinho e levam para suas casas e ajudam no sustento das famílias. Esses adolescentes estão usando o espaço das ruas, mas não se envolvem com o crack porque tiveram gerações anteriores que lhes serviram de exemplo. E eles sabem que se se envolverem com o crack, isso vai afetar o rendimento e o trabalho deles. Em geral, têm uma história de escola, alguns frequentam a escola, têm vínculos de família um pouco mais preservados. Já o menino que está na rua porque não teve mais condições de ficar com a família é o menino de rua.
Para a coordenadora, quando essas crianças e adolescentes passam a viver nas ruas, geralmente isso é resultado de sérios problemas na família. Durante o estudo que coordenou em todo o País, ela disse ter constatado que muitas vezes eles tentam voltar para o ambiente familiar.
— Eles estão bem na rua? Não. Eles tentam voltar constantemente para casa. Mas o que ocorre é que eles voltam para casa esperando por uma família diferente. Mas eles vão encontrar exatamente aquela família com quem um dia tiveram dificuldade de convivência. E aí acabam voltando para a rua.
De acordo com Ana Regina, elas então começam a viver nas ruas, de fato, e ficam mais vulneráveis ao uso de drogas, entre elas, o crack.
— A maior parte dessas histórias é muito triste, de relações com a família muito complicadas. Há desde os meninos cujos pais morreram, e ninguém quis ficar com eles, até aqueles que ficaram com a mãe, que assumiu outro relacionamento, e que não os aceita; e têm aqueles cujas famílias não conseguem dar conta por doenças relacionadas à saúde mental ou de violência. São histórias que variam bastante, mas o que têm em comum são casos severos de que a família não deu conta de cuidar dessas crianças ou adolescentes.
Com as relações com a família conturbadas, o espaço da rua acaba se tornando mais atrativo para a criança e o adolescente do que a própria, ressaltou a pesquisadora.
— Na casa falta comida, afeto, segurança e uma série de carências. Então ele vai buscar, na rua, um espaço de convivência com outras crianças e adolescentes que estão em situação parecida, o que não tem em casa. Lá ele não apanha e é acolhido pelo grupo [...] O menino de rua tem perspectivas mais limitadas, uma outra perspectiva de rua e, portanto, ele tem menos motivos para não usar [drogas]. E a rua convida para o uso.
Na avaliação da pesquisadora, um tratamento para essas crianças e adolescentes só teria sucesso se for acompanhado por um resgate de sua cidadania.
— Como tratar o crack se você não oferecer alguma coisa além? A base do problema desse menino não é o crack, são os vínculos com a família, com a escola. Não adianta um tratamento focado no crack. Deve-se fazer um trabalho que envolva a família ou que dê condições para ele se desenvolver.

Fonte: R7

Zé Ramalho tem alta do hospital e passa domingo em família

ze ramalho - poster 
Celso Akin/AgNews
Cantor Zé Ramalho recebeu alta do hospital após passar por uma cirurgia cardíaca no
Rio
O cantor paraibano Zé Ramalho comemorou passar este domingo (10) em casa, rodeado de seus familiares.

O músico recebeu alta do Hospital Samaritano, no Rio, neste sábado (9), onde estava internado desde a última segunda (4).

O artista sentiu fortes dores no peito e foi diagnosticado com um quadro de angina (dores provocadas por obstrução nas artérias).

Os médicos resolveram operá-lo. A cirurgia cardíaca foi realizada na terça-feira (5).

O cantor e compositor passou por uma revascularização do miocárdio e ficou em estado estável na Unidade Coronariana, em tratamento pós-operatório.

Forte, respirava sem ajuda de aparelhos.

Como não houve complicações, os médicos resolveram liberá-lo neste sábado. Quem assinou a alta foi o dr. Maurício Vaisman, segundo divulgou o próprio músico em sua página no Facebook.

Zé Ramalho é autor de canções de sucesso como Admirável Gado Novo, sucesso da novela O Rei do Gado (1996).

Zé Ramalho
     
Zé Ramalho ao lado de Dr. Maurício Vaisman, que lhe deu alta neste sábado (9)

Fã passa mal e precisa ser socorrida durante velório do cantor Chorão

Uma fã da banda Charlie Brown Jr. passou mal dentro do Ginásio Arena Santos, no litoral de São Paulo, enquanto acompanhava o velório do cantor Chorão, que morreu nesta quarta-feira (6) em São Paulo. Familiares e guardas municipais foram chamados, por volta das 10h35, e prestaram os primeiros socorros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da moça.
Família e amigos mais íntimos tiveram aproximadamente duas horas a sós com o vocalista da banda Charlie Brown Jr.. Depois, as portas foram abertas para as cerca de 2.000 pessoas que aguardavam desde cedo do lado de fora da Arena Santos, enfrentando sol e chuva. A pedido da família, a imprensa teve apenas 10 minutos para registrar imagens do interior do ginásio.

Corpo de Chorão chegou por volta das 21h30 no ginásio Arena Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)
Velório amanheceu praticamente vazio na manhã desta quinta-feira (7) (Foto: Mariane Rossi/G1)


O que se via na saída dos fãs era muita emoção. Alguns choravam, outros gritavam o nome da banda e de Chorão, enquanto alguns cantavam trechos dos sucessos do artista.
Os integrantes da banda estavam presentes ao velório, assim como membros do grupo NX Zero e o skatista Sandro Dias. O movimento foi grande até aproximadamente às 2h da manhã, quando a enorme fila que se formou começou a diminuir.

Fonte: G1

Fundação Zumbi libera lista de selecionados para o Pré-Vest

Cerca de 400 candidatos foram selecionados para o Pré-Vestibular Social (Pré-Vest) da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. A listagem com os nomes dos contemplados foi liberada nesta sexta-feira (1°/03) e ficará fixada no mural da sede da fundação, localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo (antiga Aquidaban),129, Centro.
A aula inaugural acontece na próxima sexta-feira (08/03), às 18h, no Auditório Amaro Prata Tavares, do Palácio da Cultura. O início do curso será na segunda-feira (11/03). Ao todo, 1.680 candidatos se inscreveram para as 500 vagas oferecidas. De acordo com o diretor Cultural da Fundação Zumbi, Jucelino Resende, os demais candidatos ficarão aguardando uma oportunidade na lista de espera. As inscrições terminaram nesta quinta-feira (28/02).

 Aula inaugural acontece na próxima sexta-feira (08/03) no Palácio da Cultura

O Pré-Vest, implantado desde 2009, contribuiu para o ingresso de mais de 3 mil alunos em universidades públicas. “Antes de serem selecionados os inscritos passam por uma avaliação socioeconômica. Muitos não têm condições de pagar um cursinho. Esta uma oportunidade que eles têm de se preparar para ingressar em uma universidade pública”, ressaltou o diretor.

Fonte: Ururau

Cometa PanStarrs pode ser visto a olho nu no Brasil até o dia 15 de março

Até o dia 15 de março, o cometa PanStarrs pode ser visto no Brasil a olho nu por volta das 18h, como um ponto brilhante à direita do sol. O corpo celeste foi descoberto em 2011 em Haleakala, no Hawai.
O pesquisador do Observatório Nacional Jorge Carvano explica que a visualização do PanStarrs começou há alguns dias no Rio de Janeiro, mas como ele está muito próximo do horizonte, só é possível vê-lo na hora do pôr do sol. Depois do dia 15, o cometa estará mais baixo e indo para o Norte, portanto pode ficar mais visível na Região Nordeste.

 

De acordo com Carvano, é a única  vez que o PanStarrs vai passar perto da Terra, pois a órbita dele não se fecha como uma elipse. “Geralmente os cometas têm órbitas elípticas, isso quer dizer que eles dão voltas em torno do sol, assim como os planetas. A diferença é que os planetas têm órbitas quase circulares e a dos cometas tendem a ser mais achatadas, mais alongadas. No caso do PanStarrs, a órbita é tão alongada que não é mais uma elipse, ela vira uma hipérbole. Isso quer dizer que ele não vai voltar novamente, ele vai embora, a menos que a órbita dele mude depois. Com a interação com outros planetas, isso pode acontecer”.
O pesquisador diz que os cometas são formações muito antigas do universo e a passagem deles é uma oportunidade para estudar a composição desse material. “Os cometas são objetos que se formaram perto de planetas gigantes, durante a formação desses planetas. Por causa da interação com esses planetas gigantes, eles foram jogados para muito longe e ficaram a distâncias muito grandes do sol. Eles representam material que se formou junto com os planetas e estão preservados pelas grandes distâncias e temperaturas muito baixas nesses bilhões de anos”.
Em novembro, mais um cometa poderá ser visto a olho nu, com expectativa de ter o brilho da lua cheia. De acordo com o pesquisador do Observatório Nacional, o Ison estará mais para o Norte, portanto, será mais difícil de ser visto no Rio. Como a órbita dele também está hiperbólica, será outra oportunidade única.
“É sempre difícil prever esse tipo de coisa com os cometas, mas este é um cometa que nunca passou antes por aqui. Quando um cometa começa a passar muitas vezes perto do sol ele vai perdendo gelo. Como esse nunca passou, então deve ser bastante volátil e ele vai passar muito perto do sol, quer dizer que ele vai se aquecer bastante, pode ser que nem sobreviva. A gente não sabe como vai ser a passagem, mas dá para imaginar que ele vai ser bastante visível”.
O Ison fará sua passagem mais próxima do sol no dia 28 de novembro.
Um cometa é um corpo celeste que tem órbita elíptica em torno do sol, com núcleo composto por gelo, poeira, fragmentos de rocha e gases. Quando se aproxima do sol, o cometa exibe uma atmosfera, chamada de coma e, muitas vezes, uma cauda na direção oposta ao sol, causadas pela radiação solar.

Fonte: Tribuna da Bahia

Eleições serão realizadas em 14 de abril na Venezuela

A Venezuela realizará eleições presidenciais em meados de abril, informou a comissão eleitoral do país neste sábado (9), em um momento no qual o presidente em exercício, Nicolas Maduro, tenta se beneficiar de um apelo sentimental de seu ex-mentor, Hugo Chávez, para ocupar o lugar dele.
Mais cedo, múltiplas fontes da oposição e da comissão eleitoral disseram que dia 14 de abril seria a data provável, embora alguns dentro do governo estejam pressionando para que o evento aconteça no aniversário simbólico de 13 de abril do retorno de Chávez ao poder, após o golpe de 2002 que durou pouco.
Maduro, que já foi ministro das Relações Exteriores e vice-presidente do governo de Chávez, fez um juramento de manter a revolução socialista pessoal de seu guia viva.
Espera-se que ele enfrente o líder da oposição Henrique Capriles, de 40 anos, o governador centrista do estado de Miranda que perdeu para Chávez nas últimas eleições de outubro.
Pesquisas de opinião mostraram Maduro como o provável ganhador, mas os oponentes de Chávez estavam impacientes e disseram que eles querem ter a chance de acabar com o "Chavismo" nas urnas.
Yesenia Herrera, 33, uma cozinheira de restaurante chinês em um bairro próspero de Caracas, disse que "nós queremos novas eleições agora. Nós queremos mudar. Estamos cansados da era Chávez. Já foram 14 anos".
Maduro prestou juramento no Congresso na sexta-feira (8) como presidente em exercício e recebeu a faixa presidencial vermelha, amarela e azul.
Chávez era imensamente popular entre os pobres e eles juraram apoiar Maduro. Milhões de pessoas fizeram fila em seu caixão para prestarem seus últimos respeitos e ainda estavam visitando o ex-líder neste sábado.
A Suprema Corte havia mais cedo decidido que Maduro não precisaria deixar o poder para conduzir sua campanha, mas a medida foi denunciada por oponentes como uma violação da Constituição e como "fraude".

Mandela passou noite num hospital de Pretória

Por Redação 

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela passou a noite num hospital de Pretória, indicou, este domingo, o porta-voz da presidência, Mac Maharaj.

Madiba, como é conhecido o herói da luta anti-apartheid, deu entrada na unidade hospitalar no sábado, para realizar exames médicos de rotina, segundo informou a Presidência, descartando motivos para alarme.



Nelson Mandela (foto AP)


«É preciso que os médicos me informem» do estado de saúde de Nelson Mandela, disse à «AFP» Mac Maharaj.

Ontem, a presidência informou que o «antigo presidente Nelson Mandela foi admitido num hospital em Pretória (...) para exames médicos de rotina devido à sua idade e ao seu estado de saúde».


Fonte: A Bola Portugal

Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear preventivo

A Coreia do Norte ameaçou os Estados Unidos, nesta quinta-feira (7), com um ataque nuclear preventivo, elevando o nível da retórica belicosa num momento em que o Conselho de Segurança da ONU considera novas sanções contra o país.
 A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de usarem exercícios militares na Coreia do Sul como uma plataforma de lançamento para uma guerra nuclear, e disse que vai acabar com o armistício assinado com Washington que encerrou a guerra de 1950-53 entre as duas Coreias.

"Uma vez que os Estados Unidos estão prestes a acender uma guerra nuclear, estaremos exercendo nosso direito de ataque nuclear preventivo contra a sede do agressor a fim de proteger o nosso interesse supremo", disse um porta-voz da chancelaria do Norte em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias KCNA.

A Coreia do Norte realizou um terceiro teste nuclear em 12 de fevereiro, em desafio a resoluções da ONU, e declarou que tinha conseguido o progresso na obtenção de um arsenal atômico funcionando.

Acredita-se amplamente que o Norte não tem a capacidade de realizar um ataque nuclear contra o território dos Estados Unidos.


FONTE: PrimeiraHora | REUTERS

Acusado de matar Mércia Nakashima vai a júri nesta 2ª

Começa nesta segunda-feira, no Fórum Criminal de Guarulhos (Grande São Paulo), o júri popular do advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza, 43 anos, acusado de ter matado a ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima, 28 anos, no dia 23 de maio de 2010. O caso chocou o País, pois a vítima desapareceu naquele dia após deixar a casa dos avós, em Guarulhos, e foi encontrada morta 19 dias depois, em 11 de junho, em uma represa no município de Nazaré Paulista (interior do Estado).




O julgamento de Mizael será transmitido ao vivo pela TV e pelo rádio, em uma iniciativa inédita do Tribunal de Justiça paulista. Este é o terceiro julgamento de um caso de grande repercussão e comoção popular em menos de um mês: na última sexta-feira (8), o goleiro Bruno Fernandes de Souza foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio; já no dia 22 de fevereiro, o publicitário Gil Rugai pegou 33 anos de prisão pela morte do pai, o empresário Luiz Carlos Rugai, e da madrasta, Alessandra de Fátima Troitiño.

 O advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza é acusado de matar a ex-namorada Mércia Nakashima Foto: Vagner Campos / Futura Press


De acordo com a promotoria, Mizael e Mércia namoraram durante quatro anos, mas o réu não se conformava com o fim do relacionamento amoroso e a matou por vingança e ciúmes. Ele, que ficou foragido por mais de um ano, se entregou em fevereiro de 2012, mas sempre negou a acusação e chegou a afirmar que a tratava como "uma rainha".

A defesa sustenta que as provas contra ele são falhas e a Polícia Civil não seguiu outras linhas de investigação, e tentará comprovar sua inocência.  Durante o período em que ficou preso, o réu escreveu um livro, de 56 páginas, em que se defende das acusações e diz ter sido vítima de perseguição da Promotoria e da imprensa: intitulado "Mizael Bispo de Souza – Na Cova dos Leões".

No entanto, o Ministério Público, responsável pela acusação, diz não ter dúvidas da autoria do crime espera que ele seja condenado a, no mínimo, 20 anos de prisão pelo assassinato - a pena para assassinato varia de 12 a 30 anos em regime fechado.

Para provar que Mizael é culpado, a acusação se baseará em quatro elementos que incriminam o advogado: o motivo do crime, já que ela rejeitava manter um relacionamento sério com ele; as ligações telefônicas, que o colocam no "rastro" da vítima naquele dia; o rastreador do veículo dele, que aponta que o réu estaria na região onde o crime ocorreu; e os sapatos dele, cujo laudo da perícia encontrou vestígios de sangue, partículas ósseas, partículas do projétil de arma de fogo e restos de uma alga típica de áreas de represa.


O júri

Marcado para começar às 9h, o julgamento começará com a escolha dos sete jurados, que ao final do processo votarão pela condenação ou absolvição do réu. Neste período, os jurados escolhidos devem ficar isolados e sem notícias externas. Preso desde fevereiro do ano passado no Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo, Mizael retornará todas as noites para a prisão. O presidente do júri é o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano.

Ao todo, 11 testemunhas foram convocadas para depor, sendo cinco de defesa, cinco de acusação e uma de juízo. Entre as testemunhas convocadas estão o irmão da vítima, Márcio Nakashima, que falará sobre o relacionamento conturbado entre Mizael e Mércia; peritos que participaram da elaboração dos laudos técnicos; o delegado Antonio de Olim, que conduziu as investigações; entre outros.

Além de Mizael, o vigilante Evandro Bezerra da Silva também foi denunciado por participação no crime (ele teria o auxiliado na fuga), e seu julgamento ocorrerá em julho.

Fonte: Terra

Lançamento do CD 'Hot Hits 10' - Repostado

Lançamento oficial do CD Hot Hits 10, com sucessos como Sugar Baby Love (Alex Avenue), More Than Friends (Inna Feat. Mc Yankee), The Girl Your Lost (Sia), Why Don't You (Gramophonedzie), Sweat (Push It) (Simon From Deep Divas), e muito mais!!!

Estão incluídos na edição 3CDS com CD bônus com 17 faixas!

Capa da edição padrão





Título: HOT HITS 10

Ano de Lançamento: 2013

Período de Gravação: 1996-2012

Gravadora: Flatron Music Produções

Gêneros: Free Style, Pop Rock, Dance, House, Pop

Faixas: 78


CD1:
01. 45 (MICHAEL JACKSON IS NOT DEAD) Stars On 45 3'19
02. ONE LOOK (Axwell vs. Dimitri Vegas Radio Edit) David Tort Feat. Gosha 3'06
03. CALLING Tune Feat. Akon & P. Money 3'07
04. WAY TO RIO Tony T. 3'18
05. MOVES LIKE JAGGER 3'22
06. LOVESICK Emily Osment 3'23
07. MORE THAN FRIENDS Inna & Daddy Yankee
08. BOOMERANG DJ Felli Fel & Akon Feat. Pitbull & Jermaine Dupri 3'27
09. I DON'T LIKE YOU
10. DIAMONDS IN THE SKY Tv Rock & Hook 'n' Sling Feat. Rudy 6'31
11. SO IN LOVE Houseshaker 3'10
12. MAMBO ITALIANO High Definition 3'48
13. HURRICANE Mastiksoul Feat. David Anthony 3'25
14. AUTOMATIC Nari & Milani Present Pretty Pretty And Malik 3'13
15. STEREO LOVE Edward Maya Feat. Mia Martina 4'05
16. T.H.E (THE HARDEST EVER) Will.I.Am & J.LO Feat. Mick Jagger 4'06
17. SEPTEMBER House Republic 2'56
18. RADIOACTIVE Rita Ora 3'23
19. TURN IT Fedde Le Grand 3'41
20. VIVA LAS VEGAS Tony Sylla & Yves Larock 2'43

21. GET DOWN R3H4b & Addy Van 3'45
22. THE GIRL YOUR LOST Sia 3'01
 

CD2
01. SAY HELLO Deep Dish 3'45
02. SWEET NOTHING Calvin Harris Feat. Florence Welch 3'25
03. LET THE PARTY START Dj Tom Hopkins Feat. Samara 3'23
04. PUMP IT UP! Danzel 3'42
05. WHY DON'T YOU Gramophonedzie 3'15
06. WAITING 4 YOU Spyzer 3'52
07. SWEAT (PUSH IT) Simon From. Deep Divas 3'35
08. PIECE OF YOU Michael Gray Feat. Laura Kidd 3'03
09. HE'S A DREAM Delicious 3'27
10. GET CRUNK TONIGHT Eric Chase Feat. TC & Sison 3'18
11. THIS TIME Dj Antoine 3'11
12. MOONLIGHT SHADOW Paolo Ortelli 3'30
13. SCREAM & SHOUT Will.I.Am Feat. Britney Spears 4'42
14. DANCING QUEEN Shana Vanguarde
15. YOU ARE MY DIAMOND DJ Tiesto Feat. Kianna 4'10
16. NUGGETZ House Republic 2'45
17. ON THE RADIO Candy 3'20
18. CALL ON ME Eric Prydz 8'00

BONUS NACIONAL:
19. EU SOU NEGUINHA Vanessa da Mata 3'37


BONUS TRACK:
20. Princess Of China COLDPLAY 3'56 

CD3

  1. Y.M.C.A. WORLD Party People 3'27
  2. I WILL BE Stefano Pain Feat. Kaysee 3'24
  3. WHERE HAVE YOU BEEN Rihanna 4'03
  4. INTERNATIONAL STYLE Real El Canario 3'54
  5. YOU'RE NASTY Duck Sauce 4'03
  6. SUGAR BABY LOVE Alex Avenue 4'15
  7. 45 Stars On 45 2'40
  8. THE WAY WE ARE REMADY FEAT. MANU L 3'43
  9. BETTER MAN DJ Joe K 3'31
  10. HEY (NAH NEH NAH) Milk & Sugar) 3'01
  11. LEVELS Avicii 4'00
  12. THINK OF YOU (GABRY PONTE RADIO REMIX) Whigfield 2'52
  13. BRING IT ON Dj Tom Hopkins Feat. Samara 4'19
  14. STARSHIPS Nicki Minaj 3'28
  15. THINK ABOUT THE WAY Groove Coverage 3'20
  16. DO WHAT TO DO Klaas Feat. Carlprit 3'45
  17. HERE WE GO Hard Rock Sofa Vs. Swanky Tunes 3'54
  18. CINEMA Benny Benassi Feat. Gary Go 3'08
  19. WHEN YOU GOT LOVE Michael Canitrot & Ron Carrol 2'58
  20. PAYPHONE (Cutmore Remix) Maroon 5 3'12
  21. CANDYMAN Jason Nevins Feat. Greg Nice 3'25
  22. Bonus Flash: PLEASURE GROUND Carolina Marquez 3'58


CD4 (THE BEST OF HOUSE)
  1. Selfish Love (Pedro Cazanova) 3'28
  2. Video Killed The Radio Star (Outwork) 3'25
  3. Love Is Gonna Save Us (Benny Benassi) 5'05
  4. La Folia (DJ Frederick) 5'37
  5. Vogue (Paffendorf) 3'31
  6. Komodo (Mauro Picotto) 5'38
  7. 9 P.M. (Till I Come) (ATB) 3'15
  8. Para Sambar (Tiko's Groove Feat. MDR) 6'20
  9. White Horse (Wonderland Avenue) 3'54
  10. Wonderful World (Gold Star) 3'40
  11. My House Is Your House (Stefano Pain Vs. Marcel) 6'20 
  12. Put Your Hands Up In The Air (Danzel) 3'27
  13. Love Is Gone (David Guetta Vs. Chris Willis) 3'18
  14. Release Me (Angelina) 4'14
  15. Shake It! 2003 (Lee Cabrera) 3'30
  16. Fly With Me (Mad Mark & Ron Carrol) 3'45
  17. Feel It (Victory) 3'12
  18. Me Faz Amar (Tiko's Groove Feat. MDR) 6'19


DOWNLOAD AQUI:


http://www.4shared.com/rar/4qYQ9hai/CD_Hot_Hits_Vol_10__Disc_1_.html
http://www.4shared.com/rar/02W3hvJA/CD_Hot_Hits_Vol_10__Disc_2_.html
http://www.4shared.com/rar/Y8cEjb5A/CD_Hot_Hits_Vol_10__Disc_3_.html
http://www.4shared.com/rar/Toy8OrBI/CD_Hot_Hits_Vol_10__Disc_4_-_B.html