quinta-feira, 14 de março de 2013

Criança que morreu baleada na própria casa é sepultada em Feira de Santana



A criança foi baleada e socorrida para o Hospital Estadual da Criança (HEC), onde não resistiu aos ferimentos e morreu. Já Leandro foi baleado no peito e no braço, passou por duas cirurgias e segue internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

A PM diz ainda que a suspeita é de que o primo da jovem tem envolvimento com tráfico de droga, o que foi confirmado por familiares das vítimas à TV Bahia. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade.

O bairro Rua Nova será o segundo de Feira a receber uma Base Comunitária, conforme divulgado pelo governo do estado no Diário Oficial de janeiro deste ano.


A criança de 9 anos que foi morta a tiros dentro da própria casa em Feira de Santana, a 107 km de Salvador, foi enterrada às 16h desta quinta-feira (14) no cemitério São Jorge. De acordo com a TV Bahia, o corpo de Evelyn Silva Souza foi velado na casa da família durante toda esta manhã e sepultado no final da tarde. Uma multidão compareceu para se despedir da criança.

O crime aconteceu na rua 5 de maio, bairro Rua Nova, na tarde de ontem (13), quando Evelyn estava em casa com a avó se arrumando para ir à escola. O primo dela, Leandro Vicente da Silva, 23, entrou correndo na residência porque estava sendo perseguido por dois homens em uma moto. Os atiradores desceram em frente à casa e entraram na casa realizando diversos disparos. 


Fonte: Correio da Bahia

Obama diz que Irão está a um ano de ter armas nucleares


O presidente norte-americano, Barack Obama, alertou, esta quinta-feira, para o facto de o Irão estar a cerca de um ano para conseguir desenvolver uma bomba nuclear, afirmando que apesar de preferir a via diplomática, «todas as opções estão em aberto» para travar que tal aconteça.

«Achamos que o Irão precisa de pouco mais de um ano para desenvolver uma arma nuclear», disse Obama, numa entrevista ao Channel 2 TV, no âmbito da visita que o presidente dos Estados Unidos vai fazer a Israel, a partir de 20 de março.



Barack Obama vai visitar Israel pela primeira vez (foto AP)

Afirmando que prefere a via diplomática, Obama referiu que «todas as opções estão em aberto» para travar programa nuclear iraniano. «Se pudermos resolver diplomaticamente, será melhor. Mas se não, mantenho todas as opções sobre a mesa», disse o presidente norte-americano, que na próxima semana se vai reunir com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

«O nosso objetivo é garantir que o Irão não consiga desenvolver armas nucleares que possam ameaçar Israel ou que possam desencadear uma corrida às armas na região, o que seria extremadamente perigoso», sublinhou assegurou Obama, que vai visitar Israel pela primeira vez. 


Fonte: A Bola

Síria critica intenção de Paris e Londres em armar rebeldes

A intenção da França e do Reino Unido de armar os rebeldes na Síria para derrubar o regime do presidente Bashar al-Assad é "uma violação flagrante do direito internacional", afirmou nesta quinta-feira a agência oficial síria Sana.
Essa foi a reação síria ao fato de Paris expressar sua vontade de unir-se a Londres em sua decisão de entregar armas aos rebeldes sírios, sendo necessário pedir, para isso, a suspensão do embargo imposto pela União Europeia.
Essas declarações acontecem na véspera do segundo aniversário do início da rebelião síria, que, segundo a ONU, já deixou mais de 70.000 mortos.
"Em uma violação flagrante do direito internacional, o ministro francês das Relações Exteriores Laurent Fabius anunciou a vontade de seu país e da Grã-Bretanha de fornecer armas aos grupos terroristas", escreve a agência.
O regime usa o termo grupos terroristas para referir-se aos rebeldes.
Já o porta-voz da oposição síria afirmou que a vontade expressa pela França e Reino Unido de armar os rebeldes sírios é "um passo na boa direção para derrubar o regime".
"Bashar al-Assad não aceitará a solução política para o conflito até que saiba que diante dele tem uma força armada que vai derrubá-lo", afirmou o porta-voz Walid al Buni.
"E, enquanto os iranianos e os russos continuarem oferecendo seu apoio, Bashar al-Assad continuará convencido de que vai vencer a guerra", acrescentou.
Paris e Londres anunciaram que solicitarão a antecipação da próxima reunião da União Europeia (UE) sobre o embargo de armas à Síria e, sem uma posição unânime, decidirão fornecer armas unilateralmente aos rebeldes.
França e Grã-Bretanha pedem aos europeus "a suspensão do embargo para que a resistência tenha a possibilidade de defesa", declarou o chanceler francês, Laurent Fabius, à rádio France Info.
O objetivo, segundo altos funcionários franceses que não quiseram ser identificados, é entregar à oposição síria mísseis terra-ar para contra-atacar a ação dos aviões e helicópteros do exército sírio.
Até o momento, um embargo decidido pela União Europeia proíbe tais fornecimentos de armas e alguns dos países europeus, entre eles França e Grã-Bretanha, só fornecem aos rebeldes sírios material não letal, como meios de proteção ou de comunicação.
Vários membros da UE, em particular a Alemanha, são muito reticentes à ideia de uma suspensão do embargo sobre as armas, por considerar que tal medida só poderá agravar o conflito na Síria.
Sem a unanimidade necessária na UE para a suspensão da medida, Paris e Londres tomarão a decisão de entregar armas, já que a França "é uma nação soberana", completou o ministro.
Na terça-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, indicou que o país poderia tomar distância do embargo praticado pela UE e entregar armas à oposição síria que luta contra o presidente Bashar al-Assad.
A UE, por sua vez, afirmou nesta quinta que está aberta a discutir a ideia da suspensão do embargo sobre as armas se um dos 27 países membros assim pedir.
"Se um Estado quiser abrir uma discussão rapidamente, é possível. Cada qual pode pedir que se inclua qualquer tema na agenda de uma reunião", declarou Michael Mann, porta-voz de Catherine Ashton, chefe da diplomacia do bloco.
A próxima reunião da UE para analisar o embargo está prevista para o fim de maio, mas, de acordo com o chanceler francês, Paris e Londres querem uma análise antes deste prazo.
--- Relação de forças a favor dos rebeldes ---
No mesmo dia em que Paris e Londres expressaram sua intenção de ajudar os rebeldes sírios, um relatório do o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) alerta que a relação de forças na Síria pode inclinar-se no final a favor dos insurgentes e que uma guerra civil prolongada neste país pode desestabilizar a região.
"É provável que, pouco a pouco, o equilíbrio de forças se incline a favor dos rebeldes na Síria dado o crescimento de sua capacidade e do apoio exterior", afirma o informe.
"A não ser que utilize armas químicas contra os rebeldes, com o risco de intervenção internacional que isto implica, é difícil ver como Bashar al-Assad pode reverter a tendência".
Mas o IISS advertiu que o regime pode derrotar os rebeldes se estes "abandonarem as táticas de guerrilha e tentarem tomar as zonas urbanas".
"Se o presidente Bashar al-Assad não pode ganhar, os rebeldes ainda podem perder", afirma o instituto, que também aponta a possibilidade de confrontos entre facções da oposição com a ausência de uma direção política e militar forte.
"Isto pode afundar o país em uma guerra civil na qual o governo seria a facção mais importante entre outras, o que aumenta os riscos de desestabilização", completou o IISS, que compara o conflito com a situação no Afeganistão.
 
Fonte: Yahoo

Árvore interrompe circulação de trens na Linha 10-Turquesa

A circulação de trens entre as estações Tamanduateí e Mauá da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está paralisada devido a um eucalipto que caiu sobre os trilhos por volta de 19h30.
A árvore desabou entre as estações Prefeito Saladino e Utinga. Ainda não se sabe o motivo da queda da planta.
Segundo a CPTM, a operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foi acionada e fornecerá ônibus para que os passageiros  deem continuidade à viagem.
A Linha 10-Turquesa liga a estação do Brás, em São Paulo, a Rio Grande da Serra, no Grande ABC.

Fonte: Diário ABC

Facebook anuncia novas mudanças no perfil

IG Tecnologic - O Facebook anunciou nesta quarta-feira (13) algumas mudanças no perfil dos usuários da rede social. De acordo com a empresa, as novas ferramentas permitem que as pessoas organizem melhor os seus interesses na rede social e tenham maior facilidade para ver os conteúdos mais relevantes.

Veja também: Facebook muda visual das páginas de amizade

O layout, agora mais limpo, apresenta as mensagens postadas pelo usuário na coluna direita do seu perfil, enquanto as atividades recentes, os amigos e os interesses ficam na coluna da esquerda.

 

Com o novo visual, o usuário também pode adicionar os livros, filmes e músicas que mais gostou à sua linha do tempo, na mesma área em que ficam as fotos pessoais e os seus amigos. Na seção específica sobre cinema, por exemplo, é possível adicionar os filmes favoritos e compartilhar com os amigos o que está assistindo utilizando aplicativos como o Flixster e o Netflix.
O usuário também pode adicionar aplicativos à sua Linha do Tempo, como por exemplo o Instagram , e criar uma seção para fotos tiradas com o aplicativo.
Divulgação
Facebook apresenta novos recursos para linha do tempo do perfil

Decepção de internautas após anúncio de fim do Google Reader

Muitos internautas demonstraram sua decepção nesta quinta-feira com o fechamento do filtro de leitura RSS Google Reader, anunciado pelo gigante da internet para o começo de julho.
Um abaixo-assinado pela conservação do serviço, realizado através do site change.org, registrava 73.800 assinaturas por volta das 17H45 de Brasília.
"Nossa confiança em outros produtos do Google (Gmail, YouTube e até o Google+) requer que tenhamos confiança no fato de que seja respeitado como e porque utilizamos os seus serviços. Não se trata apenas de nossos dados no Reader", explica o autor da petição, o nova-iorquino Dan Lewis.
O Google Reader estava entre os temas mais discutidos no Twitter.
A função foi lançada pelo Google em 2005 para permitir aos internautas acompanhar as atualizações dos sites que lhes interessam utilizando o programa RSS.
O Twitter foi, em parte, responsável por torná-lo obsoleto, ao oferecer posts em tempo real no computador ou no celular.
"Enquanto os produtos têm seguidores leais, o uso ao longo dos anos caiu", afirmou Urs Holzle, vice-presidente da infraestrutura técnica do Google ao anunciar o fechamento do serviço em um post do blog do grupo.
Alguns defensores do Google Reader destacam que ele é utilizado para driblar a censura, por exemplo, em certos países do Oriente Médio como no Irã.
Os dados do Google Reader estão nos servidores do Google, o que significa que para bloqueá-los, os censores devem impedir o acesso a quase todos os sites do gigante da internet.

Fonte: Em.com.br

Incêndio mata família no Rio Grande do Sul

O incêndio de uma casa matou nesta quinta-feira (13) quatro pessoas de uma mesma família em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul.

Leia também: Incêndio mata mais de 240 pessoas em boate em Santa Maria

A tragédia ocorreu na comunidade de Ferreira, a dez quilômetros da sede do município. Avisados por vizinhos, os bombeiros foram ao local, mas encontraram a casa já destruída e os corpos nos escombros.
As vítimas foram um homem de 23 anos, uma mulher de 19 anos e duas crianças, ambas meninas, uma com idade de três anos e outra com sete meses. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: Último Segundo

Ministro da Educação critica dados sobre educação no Relatório de Desenvolvimento Humano 2013

O governo criticou o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 lançado nesta quinta-feira, dia 14, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud.
Apesar de o relatório ter destacado o Brasil como um dos 15 países que mais diminuíram o déficit de desenvolvimento humano, calculado pelo índice IDH,  o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apontou defasagem nos dados sobre educação. Ele disse que o país poderia ter subido 20 posições se o estudo tivesse considerado os dados mais recentes. O Brasil manteve a mesma posição no ranking (85º), entre os 187 países avaliados no relatório de 2012.
Mercadante criticou os dados do relatório relativos a escolaridade, um dos indicadores utilizados para medir o índice, classificando-os como de “defasagem inaceitável”. “Eles [os técnicos do Pnud] não atualizaram os dados referentes à escolaridade”, disse. “No caso do Brasil, os dados são de 2005, principalmente no que diz respeito aos anos de escolaridade esperados.”
Os números do relatório apontam, em 2012, que a escolaridade esperada para as crianças brasileiras é 14,2 anos, o mesmo índice registrado em 2000. “Nesse período, os anos de escolaridade esperados evoluíram de 14,2 para 16,7. Com isso, o Brasil subiria 20 posições no IDH.”

Diferença de 26 mil para 4,6 milhões

O ministro criticou o fato de o relatório registrar apenas 26 mil crianças a partir dos cinco anos na escola. “Hoje nos temos 4,6 milhões. Se o Pnud quiser, nós podemos informar o nome e a escola de cada uma delas”. Os números referentes à média de anos de escolaridade para a população com mais de 25 anos escolaridade, de acordo com Mercadante, também estão desatualizados. O relatório registra 7,2 anos, ante 7,4, na conta do ministro.
CONFIRMAÇÃO – Em entrevista coletiva, o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, confirmou a defasagem dos dados, atribuindo à metodologia utilizada para elaborar o relatório. “No relatório usamos dados universais e, em geral, são atrasados para tentar manter a mesma base de dados entre os países. Nem todos tem o mesmo ritmo de atualização do Brasil,” justificou.
Na avaliação de Chediek, o fundamental é que o IDH deve ser analisado em uma perspectiva mais ampla, levando em consideração a trajetória do país e as projeções em longo prazo. Chediek disse que não há a possibilidade de se rever o relatório.eds
Informações de Agência Brasil

Fonte: Novo Hamburgo

Quitação de precatórios pelo sistema de 2009 deve parar imediatamente, diz Fux

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (14) que estados e municípios devem se adequar imediatamente à decisão do Supremo que anulou o pagamento de precatórios segundo regras vigentes desde 2009. De acordo com o ministro, a suspensão deve ocorrer inclusive em relação a parcelas já acertadas.
“Eu tenho a impressão que, assim como a emenda queria pegar os parcelamentos já em curso, que era inconstitucional, é inconstitucional continuar fazendo isso”, disse Fux, ao deixar a sessão do STF esta noite. O ministro assumiu a posição de relator informal do processo desde a aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, em novembro do ano passado.
No final do julgamento, procuradores do estado do Pará e do município de São Paulo perguntaram aos ministros como fica a situação dos valores já acertados pelo regime recém-anulado. Ficou combinado que o caso voltará a plenário para que os efeitos da decisão sejam modulados.
Para Fux, essa discussão tem que ocorrer rapidamente, no prazo de semanas, se possível. O ministro acredita que estados e municípios devem ingressar com petições explicitando suas preocupações e a solução que esperam.
“Cada estado pode ter um pedido. Pode ter um que adotou uma única providência da emenda, pode ter um que usou a emenda toda”, exemplificou. A modulação de efeitos no STF só é possível com a concordância de oito ministros, e, segundo Fux, esse quórum deve ser conquistado em nome do bom-senso.
O ministro disse que a decisão de hoje foi “uma vitória do Estado Democrático de Direito”, e que agora os estados e municípios precisam se adequar à nova realidade, honrando seus compromissos. “Há estados que estão em dia, então tem algum meio de resolver isso”, disse, citando como exemplo a possibilidade de refinanciamento da dívida pela União.
Fux também fez uma analogia com a situação de pais que nunca pagam pensão aos filhos, mas que encontram uma forma de quitar a dívida quando são presos. “O sujeito nunca tem dinheiro, mas manda prender na vara de alimento, aí aparece o dinheiro. O dinheiro vai chegar”, disse.

Fonte: EBC

Mizael Bispo é condenado a 20 anos de prisão

XSP - CASO MÉRCIA/JULGAMENTO - CIDADES - O policial militar reformado Mizael Bispo chega para o quarto dia de julgamento, …
 
Os jurados condenaram o policial militar reformado Mizael Bispo por 20 anos pelo assassinato de Mércia Nakashima nesta quinta-feira (14) em julgamento no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. A vítima foi morta no dia 23 de maio de 2010 em uma represa na cidade de Nazaré Paulista.

Mizael foi condenado por um júri de cinco mulheres e dois homens em julgamento que durou quatro dias na cidade de Guarulhos. Este foi o primeiro julgamento transmitido por tempo real via rádio e internet.

Durante a leitura da sentença, o juiz Leandro Bittencourt Cano apresentou os agravantes do crime torpe. A acusação do caso afirmou que Mizael estava com um sentimento de humilhação com o fim do relacionamento. "Muitos crimes são cometidos em nome do amor, que mas que tipo de amor é esse?", indagou e depois completou: "Quando é amor o que se sente, não há o mínimo desejo de se livrar da pessoa amada", finalizou.

Além do policial reformado, também é acusado pelo assassinato de Mércia Nakhasima, o vigia Evandro Bezerra da Silva preso no presídio de Tremembé 2 e irá a júri popular em 29 de julho. Inicialmente, o segundo acusado deveria estar no Fórum de Guarulhos com o condenado, mas a defesa de Bezerra pediu para que os julgamentos fossem desmembrados.

Durante os quatro dias, os jurados ouviram os depoimentos de nove testemunhas (cinco da acusação e três de defesa - que dispensou duas), além do réu. Nesta quinta-feira, durante toda a manhã ocorreu o debate entre promotoria e advogados de Mizael. E no meio da tarde, os jurados foram levados para a sala secreta e definiram o futuro de Bispo.

Para condenar Mizael Bispo, os jurados responderam seis questões formuladas pelo juiz do caso.

1 - No dia 23 de maio de 2010, em horário precisamente ignorado, mas entre as 19 e 21h, no interior das águas do reservatório denominado por “Represa Atibainha”, próxima da Rodovia Juvenal Ponciano de Camargo, antigamente conhecida como Estrada Velha Guarulhos-Nazaré, altura do km 51, bairro Cuiabá, em Nazaré Paulista/SP, a vítima Mércia Mikie Nakashima veio a falecer por afogamento, conforme laudo de exame de corpo de delito?

2 – O réu Mizael Bispo de Souza concorreu para o crime acima descrito, na medida em que praticou todos os atos executórios descritos na denúncia?

3 – O jurado absolve o acusado?

4 – O crime foi cometido por motivo torpe, em razão da insatisfação com o rompimento do relacionamento amoroso?

5 – O crime foi cometido com emprego de meio cruel, decorrendo dos disparos efetuados em regiões não vitais do corpo humano, mormente com a nítida intenção de provocar na vítima sofrimento intenso e desnecessário?

6 – O crime foi cometido mediante a utilização de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, consistente na dissimulação?

Cronologia do Caso Mércia Nakashima

10 de junho de 2010 - Mércia Nakashima participa de almoço de família na casa de sua avó, em Guarulhos (SP), e desaparece após ir embora. Mais tarde seu carro é encontrado na represa de Nazaré Paulista, após denúncia feita à família

11 de junho de 2010 - Pescador encontra o corpo de Mércia na represa de Nazaré Paulsita e avisa a polícia

10 de julho de 2010 - Principal suspeito do crime, o ex-namorado Mizael Bispo de Souza tem prisão temporária decretada. Medida é suspensa quatro dias depois

18 de outubro de 2011 - Começa o julgamento em Guarulhos (SP). Além de Mizael e Evandro outras 21 testemunhas são ouvidas

7 de dezembro de 2011 - Justiça decreta prisão preventiva de Mizael e Evandro Bezeera da Silva, acusado de ser cúmplice, e decide levá-los ao júri. Os dois não se entregam

24 de fevereiro de 2012 - Após mais de um ano foragido, Mizael se entrega à polícia e é preso

23 de junho de 2012 - Evandro é preso em um povoado em Candú, Alagoas

14 de fevereiro de 2013 - Justiça desmembra o caso em dois julgamentos, fazendo com que Mizael e Evandro sejam julgados separadamente

11 de março de 2013 - Começa o julgamento de Mizael em Guarulhos (SP)

14 de março de 2013 - Mizael Bispo é condenado a 20 anos de prisão.

Fonte: Yahoo

Ibovespa fecha em queda pelo segundo dia seguido

Pressionado pelas ações da Vale e OGX, o principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou esta quarta-feira (13) em queda pelo segundo dia consecutivo.

O Ibovespa encerrou o dia com queda de 1,41%, a 57.385 pontos. Na véspera, a queda foi de 0,57%, com o índice chegando a 58.208 pontos.

Nas praças financeiras globais, o clima era de menor apetite por ativos de risco. Após rumores sobre um possível rebaixamento do rating de crédito soberano do Brasil, as negociações na bolsa paulista azedaram na tarde desta quarta, segundo a Reuters.

As principais baixas do dia foram as da Vale e das empresas de Eike Batista. Enquando os papéis da Vale fecharam com desvalorização de mais de 3%., os da MMX lideraram as quedas do dia, com desvalorização de mais de 10%. As ações da OGX e da LLX recuaram mais de 8%.

Fonte: Bem Paraná