quarta-feira, 20 de março de 2013

Rihanna: ônibus da turnê da cantora é parado e inspetores encontram maconha

O ônibus da turnê de Rihanna, "Diamonds World Tour", foi parado por uma blitz na fronteira do estado de Michigan, nos Estados Unidos, com o Canadá e os policiais encontraram maconha, informou o site "TMZ", nesta quarta-feira (20). No total, 10 ônibus foram parados na ponte Ambassador, que separa a cidade canadense Windsor de Detroid, nos EUA. Inspetores sentiram cheiro da erva em um dos veículos e começaram uma busca em todos, um por um. Cães farejadores foram usados e deram sinal para um dos passageiros, que portava uma pequena quantidade de maconha. O homem foi multado.

 O ônibus da turnê de Rihanna foi parado na frontera do Canadá e cães farejadores encontraram maconha com um dos passageiros, segundo informações do site 'TMZ', nesta quarta-feira, 20 de março de 2013

Rihanna, que não estava em nenhum dos ônibus, deixa explícito seu gosto pela plantinha em vários fotos que posta em seu Instagram, e até usando roupas com a folha da erva estampada. Recentemente, ela ganhou de Valentine's Day (Dia dos Namorados no hemisfério norte) um buquê de maconha, e fez questão de mostrar a seus seguidores na rede social: "Rosas são verdes".
A cantora caribenha também já foi flagrada fumando um cigarrinho suspeito em Barbados, ilha onde nasceu. Ela também ganhou um bolo com as cores da Jamaica em seu aniversário, que passou ao lado do namorado, Chris Brown. O país é conhecido por ser a terra natal de Bob Marley e da maconha. Rihanna fez até uma homenagem ao saudoso cantor de reggae no Grammy de 2013.
Juntos novamente depois do drama da agressão em 2009, Riri e Brown pretendem se casar em breve. A intérprete de "Stay" também revelou o desejo de ter um filho do cantor em breve. Eles já exibem aliança, e Rihanna declara que não tem medo de ser agredida novamente: "Ele (Chris Brown) não tem esse luxo".

Fonte: Puredepeople

Apresentador Luciano Huck dá chilique com repórter em coletiva

Apresentador Luciano Huck dá chilique com repórter em coletiva

Luciano Huck saiu do sério no evento de uma marca de creme dental, em São Paulo. O apresentador deu piti com um repórter, virou as costas e saiu andando, deixando jornalistas falando sozinhos.

A assessora da marca foi atrás dele e o fez voltar para terminar a entrevista coletiva, afinal ele estava contratado e ganhando para isso... A irritação era porque Huck queria escolher o veículo de comunicação que iria falar... 

Fonte: PB Agora

Me despeço depois de quatro anos de contrato, diz Ana Paula Padrão

Ana Paula Padrão, 47, se emocionou na sua despedida do "Jornal da Record".

Assista às quatro maiores gafes de Ana Paula Padrão na Record

A jornalista informou aos telespectadores que era a última vez que apresentava o telejornal e disse: "Me despeço depois de cumprir meus quatro anos de contrato".
"Vou me dedicar à causa que me apaixona agora, a causa da mulher", contou.
Ela agradeceu ainda o colega de bancada Celso Freitas, de quem recebeu um cartão. Nesse momento, ela se emocionou.
Nos agradecimentos, ela citou também a equipe e os telespectadores. Ela será substituída por Adriana Araújo, 37, a partir do dia 26.

Celso Freitas e Ana Paula Padrão
 
De acordo com a Record, a não renovação do contrato de Ana Paula foi decidida em comum acordo.
O motivo seria a vontade de Ana Paula de se dedicar mais a suas empresas, o site Tempo de Mulher, dentro do portal MSN, e a produtora Touareg.
A jornalista, que passou por Globo e SBT, sempre se gabou de trazer patrocinadores para seus programas. O faturamento do "Jornal da Record" teria crescido 30% na época em que ela foi admitida.
No Ibope, porém, ela nunca chegou a ser um sucesso. Sua passagem pela emissora foi mais marcada por gafes.
A mais famosa foi confundir Record com Globo durante a abertura da Olimpíada de Londres, principal evento esportivo já transmitido pelo canal.

Fonte: F5

No 'BBB13', Andressa define seu romance: "a santinha e o grilo"

O programa Big Brother Brasil 13 desta quarta-feira (20) mostrou a repercussão da saída de André da competição, que aconteceu na terça-feira (19). Na edição, foi mostrada uma conversa de Andressa e Natália, em que a esteticista afirmou que, desde o início do reality show no Brasil, não houve nenhum casal como ela e Nasser. “A santinha e o grilo”, descreveu a paranaense.

Após disputar o Paredão com o namorado – André saiu com 74,87% dos votos -, Fernanda ficou abalada durante a madrugada. “Um pedaço de mim foi embora”, desabafou a loira aos colegas.

Na sequência, a advogada conversou com Nasser no quarto do Líder, onde o gaúcho defendeu a namorada e garantiu que ela não teve culpa na formação da berlinda entre o casal. “Quem mandou você para o Paredão com o André foi o Nasser, e não a Andressa”, disse o vendedor. Fernanda, no entanto, não demostrou estar convencida pelo argumento do brother e rebateu: “eu estou sozinha”.

 A paranaense afirmou que em nenhuma edição houve um casal como ela e Nasser Foto: TV Globo / Divulgação


O clima de tensão na sede, por outro lado, teve uma trégua com a visita de MC Koringa, que aconteceu nesta tarde. O apresentador Vinicius Valverde, que acompanhou o cantor até a casa, anunciou ainda que todos ganharam um aparelho de som. Ao som do funk, os brothers dançaram e comemoraram.

O programa desta quarta mostrou uma edição dos melhores momentos na casa desde a eliminação de terça. Sem a intervenção de Pedro Bial, a atração foi encerrada com a canção Alvorecer, de Emílio Santiago, em homenagem ao músico, que morreu nesta manhã.

Fonte: Terra

Menina de 12 anos é espancada no DF por ser negra

Uma menina de 12 anos foi espancada próximo a um ponto de ônibus em Recanto das Emas, no Distrito Federal, na última segunda-feira (18). Ela teria sido agredida por quatro garotas, ainda desconhecidas, por ser negra.
O ataque ocorreu enquanto a jovem ia para a escola, no período da manhã. Após se confundir e pegar o ônibus errado, a menina desceu em uma parada e foi abordada pelo grupo pouco depois.

"As meninas disseram que não aceitavam negras no beco delas. Minha filha falou que tudo bem, que já estava indo embora, mas elas responderam que, como ela estava lá, ela teria que pagar pelo que fez", disse a empregada doméstica Márcia Pereira do Nascimento, mãe da jovem agredida, em entrevista ao G1.

Duas meninas encapuzadas imobilizaram a jovem enquanto as outras duas a insulturam e a agrediram. A adolescente diz não lembrar quanto tempo passou nas mãos do grupo e decidiu não reagir por medo das agressoras.

"É muito ruim mesmo, uma dor que nem tem como descrever, você ver um filho passando por isso. Ela só chora", diz. "Ela veio me perguntar se eu a amo de verdade, do jeito que ela é. E eu a amo e a amaria sempre, mesmo se não tivesse as duas pernas”, lamentou a mãe.

A garota passou por exames no Instituto Médico Legal (IML), onde foram constatadas as lesões. Em seguida foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devido à fortes dores no torzonelo.

O caso foi registrado pela 27ª DP. Em resposta à agressão, o governo do Distrito Federal criou o disque racismo, com número de 156. Por este canal a população poderá denunciar ataques ou desrespeito a cidadãos negros e indígenas.

Fonte: Yahoo

Atriz da Record, Bianca Rinaldi implora por papel na Rede Globo

A atriz Bianca Rinaldi, 38, que é contratada da Rede Record até julho de 2013, teria implorado por um papel na Rede Globo ao autor Aguinaldo Silva. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", a morena chegou a ficar de joelhos durante uma conversa com o roteirista em uma churrascaria do Rio de Janeiro.

 

Leia mais:
Bianca Rinaldi se exercita na praia
Bianca Rinaldi é causa da briga entre Walcyr Carrasco e Wolf Maya, diz jornal


Como conta a publicação, Bianca gostaria de um personagem na nova série assinada por Aguinaldo, "Doctor Pri", que estreia na emissora carioca em dezembro de 2013 - ou então em sua próxima novela das 21h, que chega às telinhas em 2014.
A atriz, recentemente, se meteu em uma confusão de contratos. A princípio, a Record queria uma renovação de cinco anos, mas ela se negou. Em seguida, Bianca voltou atrás, mas já seria tarde demais e a emissora do Bispo rejeitou a nova proposta. Ao procurar a Rede Globo, a morena teria ouvido que sua imagem está muito vinculada à Record, o que dificultaria uma nova contratação.

Fonte: Yahoo

Jovem posta "acho que vou morrer" e sofre acidente fatal

A jovem Kayleigh Lawrie de apenas 14 anos comoveu os internautas com uma mensagem "prevendo" a própria morte postada no Facebook. Minutos antes do carro em que ela estava se envolver em uma batida, a jovem atualizou seu status na rede social com a mensagem: "eu acho que vou morrer".




O carro estava sendo dirigido por Steven Hayter — melhor amigo do pai da garota — que estava dirigindo como se "estivesse num carro de Fórmula 1". De acordo com o The Sun, a garota teria pedido para o motorista diminuir a velocidade, mas seu pai (outro passageiro do carro) disse para Kayleigh "não ser tão estúpida".

Momentos depois, o carro de Hayter perder o controle. O carro entrou em uma vala e voou cerca de 20 metros antes de cair. A garota morreu na hora, enquanto um outro passageiro de 13 anos fraturou o crânio e teve o rosto machucado. Os outros passageiros tiveram ferimentos leves.

Fonte: Mídia News

Nasa nega que sonda Voyager 1 tenha saído do Sistema Solar

A agência espacial americana Nasa divulgou comunicado nesta quarta-feira (20) afirmando que a sonda Voyager 1, lançada em 1977, segundo sua equipe, não saiu do Sistema Solar. A agência se manifestou após afirmações de um astrônomo americano apontando que o equipamento havia alcançado o espaço interestelar, repercutidas pela imprensa internacional.
De acordo com a nota da Nasa, o cientista Edward Stone, do projeto Voyager, disse que “é consenso da equipe científica de que a Voyager 1 ainda não saiu do Sistema Solar ou alcançou o espaço interestelar”.
Mais cedo, o G1 reproduziu nota da britânica BBC noticiando que a Voyager 1 havia se tornado o primeiro objeto feito pelo homem a deixar o Sistema Solar. A informação é oriunda de um texto divulgado pela União Geofísica Americana (AGU, na sigla em inglês), mas o comunicado foi corrigido posteriormente, sem especificar o que exatamente foi alterado. A nota da AGU segue no ar afirmando que a Voyager 1 "parece ter viajado além da influência do Sol e saiu da heliosfera" (leia, em inglês).
O professor Bill Webber, acadêmico emérito de Astronomia da Universidade do Novo México, teve um artigo científico aceito pela revista científica “Geophysical Research Letters”, da AGU, e, na mencionada nota da união, dá declarações de que a sonda está "numa nova região", com base na intensidade dos raios cósmicos captados por ela.
Segundo a agência Reuters, o estudo do cientista diz que a sonda, que está agora a mais de 18 bilhões de quilômetros da Terra, detectou duas mudanças claras e relacionadas no seu ambiente em 25 de agosto de 2012. As mudanças dizem respeito aos níveis de dois tipos de radiação: uma que permanece dentro do Sistema Solar e outra que vem do espaço interestelar.
Ainda de acordo com Webber, o número de partículas característico do Sistema Solar no espaço, região chamada de heliosfera, diminuiu a menos de 1% dos níveis anteriormente detectados, ao passo que a radiação de fontes interestelares mais do que dobrou.

Ilustração da Nasa mostra a Voyager 1 na nova região do espaço em que agora se encontra (Foto: Nasa/Divulgação)Ilustração da Nasa mostra a Voyager 1 na nova região do espaço em que agora se encontra (Foto: Nasa/Divulgação)
 
Embaixadores silenciosos
A Voyager-1 foi lançada em 5 de setembro de 1977 e sua "sonda irmã", a Voyager-2, em agosto do mesmo ano. O objetivo inicial das duas sondas era investigar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - tarefa que completaram em 1989.
Em seguida, elas foram enviadas para mais além no espaço, na direção do centro da Via Láctea. No entanto, suas fontes de energia, feitas de plutônio, devem parar de produzir eletricidade em cerca de 10 a 15 anos, quando seus instrumentos e transmissores irão parar de funcionar.

As Voyagers se tornarão "embaixadores silenciosos" da Terra enquanto se movem pela galáxia. Ambas transportam discos de cobre banhados a ouro com gravações de saudações em 60 línguas, amostras de música de diferentes culturas e épocas, sons naturais da Terra e outros sons produzidos pelo homem.

Fonte: G1

Fósseis de pterossauro esperam dez anos para serem exibidos no Museu Nacional



Rio de Janeiro- O maior réptil voador pré-histórico da América do Sul esperou dez anos para ser apresentado ao público. Exibido hoje (20), os fósseis de um pterossauro – um dos exemplares mais completos já encontrados no mundo – ficaram engavetado no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) até que pesquisadores tivessem recursos para montá-lo.
Retirados da Chapada do Araripe, na divisa entre os estados de Ceará e de Pernambuco, os fósseis só foram desincrustados de uma grande pedra de calcário doada anonimamente ao Museu Nacional, estudados e remontados nos últimos dois anos por meio de um financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O trabalho, que inclui uma réplica em tamanho real do réptil, custou R$ 100 mil e será mostrado ao público a partir de sexta-feira (22).
Segundo o coordenador da pesquisa, Alexander Kellner, o pterossauro Tropeognathis cf. Mesembrinus chama a atenção pelo tamanho e o dinossauro tem 60% do corpo preservado. Ao analisar os fósseis, ele constatou que o animal media 8,5 metros de uma asa até a outra, pesava cerca de 70 quilos e tinha quase todo o esqueleto e crânio preservados.

“Eu sabia que o bicho era grande. Achávamos até que era uma espécie nova, só no final da pesquisa descobrimos que não era”, disse o paleontólogo. Para efeito de comparação, ele cita que o albatroz, a maior ave da atualidade, tem 3 metros de envergadura e pesa 20 quilos - um efeito da adaptação evolutiva.
Em 2011, a descoberta recente de um pterossauro na Chapada de Araripe confirmou que os fósseis doados ao museu pertenciam a espécie Tropeognathis cf. Mesembrinus. As escavações, feitas pelas equipes do Museu Nacional, da Universidade do Cariri e do Departamento Nacional de Produção Mineral, indicam que pterossauros maiores habitaram a mesma região.
"Durante escavações, encontramos fósseis de um exemplar da mesma espécie, de um animal de 5,5 metros. Como esses ossos estavam em formação, constatamos que os animais eram da mesma espécie, mas o de lá, mais jovem”, disse.
Na parte cearense da chapada, fósseis de pteressauros, de pássaros e de peixes variados foram encontrados por paleontólogos e por moradores. Os estudiosos acreditam que, há 110 milhões de anos, a região era um lago e, pelas condições naturais, de deposito de calcário, favoreceu a preservação dos ossos dos animais em nódulos.
“Sabemos porque os fósseis dessa região estão bem preservados, mas por que a Bacia do Araripe é um dos mais importantes depósitos desses fósseis no mundo, isso requer mais pesquisa”, disse o paleontólogo.
Na mesma situação em que estava o maior réptil voador pré-histórico do hemisfério sul, engavetado no Museu Nacional, estão milhares de fósseis doados ou encontrado pelos pesquisadores. Além da falta de recursos, os pesquisadores do órgão dizem que é necessário interesse científico profissional e a curiosidade do público.

Fonte: EBC

Pirataria não prejudica vendas legais pela internet, diz estudo

As vendas de música pela via legal na internet não são afetadas pelo compartilhamento de arquivos, diz um estudo do Centro Comum de Pesquisa da UE (União Europeia), divulgado hoje. A pesquisa, que monitorou os hábitos de 16 mil europeus durante um ano, também disse que serviços de "streaming", como Grooveshark e Spotify, impulsionam o comércio formal de música.
No estudo, intitulado "Consumo de música digital na internet: evidência dos dados de cliques" e assinado pelos pesquisadores Bertin Martens e Luis Aguiar, os autores dizem que, na ausência de opções gratuitas, as pessoas simplesmente não acessariam a música.

 Pirataria não prejudica vendas legais pela internet, diz estudo




"Apesar de haver infração de propriedade intelectual, é provável que haja muito dano ao faturamento das empresas de música digital", dizem os autores.
A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), representante das gravadoras, pronunciou-se sobre as conclusões, dizendo que o estudo é "enganador, tem falhas e é desconectado da realidade comercial."
"As conclusões sejam baseadas em uma visão limitada do mercado e se opõem a um grande volume de pesquisas independentes, que confirmam o impacto negativo da pirataria no mercado legítimo de música", diz o comunicado da organização.

Fonte: Correio do Estado (Imagem: Jornal Agora)

Romário quer ver presidente da CBF na cadeia

Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF e vive exilado em um condomínio de luxo em Miami, mas os escândalos envolvendo a entidade que comanda o futebol brasileiro não param de assombrar o País e seu sucessor, José Maria Marin.

Nesta quarta-feira (20), o ex-jogador e hoje deputado federal Romário teve acesso a um áudio em que o presidente da entidade comenta com um interlocutor não identificado o que pretende falar para os irmãos Balsinelli, donos da BWA (empresa que explora grande parte dos estádios brasileiros) a fim de desvincular seu nome de qualquer escândalo.

Após assistir ao vídeo, Romário explodiu nas redes sociais e pediu a ajuda da presidente da República Dilma Rousseff para colocar José Maria Marin e os outros envolvidos em sujeiras do futebol na cadeia.

Veja sete razões para Mano substituir Ney Franco no São Paulo


— Pelo amor de Deus, presidente Dilma, Ministério Público e ministro do Esporte, intervenham na CBF. As coisas estão cada vez piores. Este último vídeo do Marin comprova que a CBF está nas mãos de uma quadrilha. Prende esses caras. Está na hora de dar um exemplo para o Brasil.


Romário, 450

A revolta de Romário com o presidente da CBF é pela conversa explícita mostrando o envolvimento dele com os donos da BWA e com Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol. Em determinado trecho, o cartola se refere à dupla como "idiotas", e pede para não ser identificado.

— Vocês nunca mencionem, porque se vocês mencionarem meu nome eu vou pro Ministério Público. E você tá ouvindo – porque eu quero Marco Polo perto – você tá ouvindo Marco Polo? Porque do jeito que vocês estão fazendo, vocês vão meter até o Marco Polo na cadeia. Só que vocês são tão idiotas, tão idiotas, pra mostrar que vocês têm poder, vocês são tão idiotas, que amanhã vocês tão f... E vocês vão arrastar a ele, mas vocês não vão arrastar a mim, a mim vocês não vão arrastar.


Fonte: R7

Venezuela suspende contatos diplomáticos com os EUA

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, informou que o país vai cortar todo o contato diplomático com os EUA. A razão para o rompimento, segundo Jaua, é a intromissão de Washington em assuntos domésticos.          
O chanceler disse que encarregou o embaixador venezuelano na Organização de Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton - principal canal de comunicação com os americanos para regularizar as relações diplomáticas bilaterais, congeladas desde 2010 - de informar que a comunicação está suspensa até que haja "uma mensagem mais clara sobre qual o tipo de relação" que os EUA querem com a Venezuela.          
Ao anunciar a decisão, Jaua aludiu a declarações da secretária de Estado adjunta dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, sobre a situação do país, entre elas uma de 5 da março, dia da morte de Hugo Chávez. Na ocasião, Jacobson disse que o processo eleitoral no país deveria seguir "os mais altos padrões democráticos do hemisfério".          
Os governos da Venezuela e dos EUA confirmaram, em janeiro passado, que, desde o final de novembro de 2012, estavam dialogando para regularizar as relações diplomáticas entre os dois países.          
No dia 5 de março, poucas horas antes de anunciar a morte de Chávez, Nicolás Maduro, atual presidente interino, anunciou a expulsão de dois adidos militares americanos. A Venezuela acusou os dois de "propor projetos desestabilizadores" a militares. Seis dias depois, Washington anunciou a expulsão de dois funcionários venezuelanos do país - os dois foram condecorados por Jaua nesta quarta.          
Segundo o chanceler, "a única coisa que a Venezuela exige é respeito". "Quando [os EUA] entenderem que falam com um povo soberano, então podem voltar a nos chamar", disse Jaua. Segundo o chanceler, foi Jacobson que pediu o início das conversas em novembro de 2012. De acordo com fontes oficiais americanas, Jacobson conversou com o então vice-presidente Maduro, sobre tentativas para normalizar as relações diplomáticas.
Por Folhapress (retirado de Jornal Agora)

Outono será com pouca chuva em Salvador

O outono começou nesta quarta-feira, 20, com chuva fraca em Salvador, mas logo o sol voltou a aparecer na capital baiana. Esse é o cenário que deve se repetir por algum tempo, especialmente até meados de abril. Segundo a Climatempo, empresa especializada em meteorologia no país, a estação terá calor acima da média e chuva abaixo do normal na maior parte do território brasileiro. Na Bahia, a previsão é que a estação seja semelhante a do ano passado.
Apesar do período de chuva que marca o início do outono, o meteorologista Alexandre Nascimento diz que, infelizmente, não será suficiente para reverter o prejuízo causado pela seca no Oeste da Bahia, principalmente na agricultura. "Saímos de um clima extremamente seco, abaixo do padrão da normalidade. Não choveu na época que deveria chover e agora vamos entrar em um período de estiagem próprio da estação", conta.
O Outono marca a transição entre o período chuvoso e o seco e vai até o dia 21 de junho, quando começa o inverno. De acordo com o Climatempo, cada região terá um comportamento diferente na nova estação, já que as massas polares começam gradativamente a avançar pelo país.

 

Durante a primeira quinzena em abril, a chuva no Norte e no Nordeste diminuirá. Quatro frentes frias devem chegar ao país e há previsão de fortes pancadas na maior parte do Sul. A temperatura deve cair um pouco no centro-sul do país, em relação ao meses anteriores. Em Salvador, a temperatura deve variar entre mínima de 23ºC e máxima de 30ºC, com índice pluviométrico previsto de 150 a 200 ml. Em cidades mais quentes do interior do Estado a temperatura varia entre 20ºC e 33ºC.
Já em maio, massas polares devem provocar queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte, o frio na parte sul da região prevalecerá durante a primeira quinzena do mês e na maior parte do Nordeste. Na região Nordeste o calor é intenso, com pouca chuva. Salvador deve ter temperatura mínima de 22ºC e máxima de 29ºC, com mesmo índice pluviométrico previsto para abril.
Em junho, a previsão é que volte a ocorrer a presença de chuva no Nordeste, devido ao aumento das áreas de instabilidade na faixa Leste da região. A capital baiana terá temperaturas entre 22ºC e 27ºC, com índice pluviométrico de até 100 ml. Há possibilidade de não haver chuva em cidades no interior do Estado, onde a maioria apresenta índice de 20 a 50 ml.
No mesmo período, seis massas polares chegam ao país, mas apenas duas delas provocam queda de temperatura no Sul, Sudeste e o Centro-Oeste. Seis frentes frias avançam pelo Sul do Brasil, mas apenas duas delas provocam chuva no Sudeste.
No Brasil, não haverá a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, nos próximos meses. Segundo Nascimento, ele chegou mais cedo e teve fim no início do ano, sendo um dos responsáveis pela escassez de chuva durante o verão na região Nordeste.

Fonte: Portal A Tarde

Professor é afastado após chamar aluno de macaco em escola da UFMG

Um professor de português do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi afastado das atividades nesta quarta-feira depois de ter sido confirmado que ele chamou um aluno do oitavo ano do ensino fundamental da instituição de "macaco". De acordo com a diretora da escola, Tânia Lima Cost, a universidade abriu um processo administrativo para apurar o caso. Ela disse que o docente, que não teve o nome divulgado, pode sofrer desde uma advertência verbal até demissão dos quadros da UFMG.
Segundo Tânia, o fato ocorreu na segunda-feira, depois que o professor passou o filme À procura da felicidade, que tem o ator Will Smith como protagonista, aos alunos. "Ele disse que saiu da sala e quando retornou esse aluno estava fazendo muita bagunça, conversando e acabou chamando de macaco. O professor reconheceu que errou, mas disse que não quis ofender, que a sua fala foi tirada do contexto".

O aluno negro, de 14 anos, reclamou aos pais sobre a atitude do professor. Os pais foram até a escola na terça-feira para cobrar explicações. "Nós não sabíamos de nada e decidimos ouvir todos os envolvidos para depois tomar uma providência", disse a diretora. Segundo ela, tanto a escola como a UFMG não toleram qualquer tipo de discriminação.

A comissão, formada por três professores, terá um prazo de 60 dias para concluir a investigação. Durante esse período, o docente ficará afastado das atividades. A escola de ensino fundamental conta com mais de 600 alunos e é uma referência na educação em Minas Gerais.

Fonte: Terra

Maior réptil de pterossauro é encontrado no Nordeste

Maior réptil de pterossauro é encontrado no Nordeste

Foto:AFP
O fóssil do réptil voador mais importante do período pré-histórico foi encontrado no Nordeste do Brasil, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (20) por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pterossauro, que existiu há 110 milhões de anos, é o fóssil mais completo e conservado encontrado. A descoberta foi feita na Chapada do Araripe, região entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, que reúne um importante depósito de fósseis paleontológicos. De acordo com um dos descobridores, o pesquisador Alex Kellner,o aspecto mais interessante é o gigantismo do réptil de 8,5 metros de comprimento. “É o voador pré-histórico mais importante encontrado no Brasil e o maior descoberto no hemisfério Sul”, explica.Informações do UOL. 
 
Fonte: Bahia Notícias

Dos 347, apenas 19 gestores prestam conta no Amazonas

MANAUS – De um total de 347 gestores, apenas 19 encaminharam as contas anuais de 2012  ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Para facilitar as prestações de contas das prefeituras do interior, câmaras municipais e órgãos da administração indireta dos municípios do interior, o órgão disponibilizou no site o serviço E-Contas (http://econtas.tce.am.gov.br). O serviço é para que os gestores encaminhem a documentação eletronicamente ao tribunal.
Até esta terça-feira, apenas as Secretarias de Estado de Cultura e da Fazenda (SEC e Sefaz), o Processamento de Dados (Prodam), sete câmaras municipais (Apuí, Caapiranga, Canutama, Eirunepé, Humaitá, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo) e nove órgãos da administração indireta do interior.
O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, alerta para quem descumprir o prazo estabelecido serão considerados inadimplentes e poderão responder pelo crime de responsabilidade fiscal. No julgamento das prestações os gestores serão multados ainda pelo atraso da entrega no TCE.

Online
A ferramenta, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TCE (Ditin), vai agilizar a tramitação processual e facilitar a “vida do gestor”, além de contribuir com o processo de modernização e digitalização pelo qual passa o Tribunal. A partir de 2014, os demais gestores — Estado, Prefeitura de Manaus e órgãos vinculados — poderão encaminhar as prestações de contas pelo mesmo sistema.
O presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, explicou que o E-contas funcionará como um setor de protocolo para as prestações. A diferença é que o gestor — ou o responsável em entregar a documentação ao órgão — nem precisará comparecer ao TCE para protocolizar a documentação. Basta entrar no portal, acessar o sistema e preencher os dados solicitados.

 Prestação de Contas de gestores do Amazonas. Foto: Shutterstock

O sistema E-Contas irá gerar um protocolo digital ao gestor e as contas dele começarão a tramitar rapidamente, sem precisar que a Divisão de Expediente e Protocolo (Diepro) do TCE encaminhe o processo físico para ser digitalizado, no setor correspondente, e, posteriormente, siga para tramitação.
“Anualmente, dão entrada no TCE uma média 336 prestações de contas, além de outros processos, como recursos, aposentadorias, entre outros. A partir do novo procedimento, as prestações já entrarão no TCE em formato PDF e isso diminuirá o tempo. O E-Contas faz parte do processo de modernização do tribunal”, comentou.
Este ano a entrega da prestação eletrônica ainda não é obrigatória, mas o TCE-AM orienta os gestores a fazerem, para agilizar a remessa da documentação.

Fonte: Portal Amazônia

China quer ajudar na reconciliação entre as Coreias


"A China está disposta a ajudar a promover a reconciliação e a cooperação entre o Sul e o Norte da península coreana", disse o presidente em uma conversa telefônica.

De acordo com o site do ministério das Relações Exteriores, Xi chamou de compatriotas os coreanos que vivem dos dois lados do paralelo 38.

Tradicional aliado da Coreia do Norte, Pequim mantém há mais de 20 anos relações diplomáticas e comerciais com a Coreia do Sul.
 
China quer ajudar na reconciliação entre as Coreias

"A China deseja fazer esforços junto com as outras partes para chegar com elas a uma distensão e dar um giro nas relações entre as duas Coreias", disse Xi Jinping à presidente sul-coreana.

No mês passado, Pequim criticou o terceiro teste nuclear norte-coreano e votou a favor de um reforço das sanções contra Pyongyang no Conselho de Segurança da ONU.

   Fonte: noticias.terra.com.br


Retirada de Marataízes

Domésticas mais valorizadas

Há cinco anos, a empregada doméstica Vanusa Batista Xavier Silva, 33, trabalha na casa da mesma família em Goiânia. No entanto, sua experiência no segmento é muito maior. Ela conta que trabalha como doméstica há quase 15 anos e começou na profissão quando tinha apenas 20 anos de idade. Hoje, no trabalho, ela diz fazer de tudo. “Estou aqui de segunda-feira a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde”, conta a respeito de sua carga horária.
Vanusa conta que nasceu em Anicuns, no interior do Estado, e veio para Goiânia quando se casou. Segundo ela, a vida nunca foi fácil e, como estudou até a oitava série do ensino fundamental – hoje correspondente ao nono ano –, não teve outras oportunidades. Mas ela não se queixa, diz que gosta do serviço e não acha que seja pesado. “Eu gosto do que faço e das pessoas que eu trabalho. Mas isso não impede de que eu tenha outros sonhos, como ser cabeleireira, que é uma profissão mais valorizada.”
Estatísticas recentes mostram que, como Vanusa, existem outras 6,6 milhões de brasileiras desempenhando serviços domésticos de vários tipos: babás, cozinheiras, faxineiras, governantas, lavadeiras, vigias, motoristas particulares, jardineiros, acompanhantes de idosos, caseiros de propriedades rurais, entre outros. Conforme os dados, a maioria formada por mulheres, chegando ao índice de 6,2 milhões.
Para mudar essa realidade e formalizar de vez essa categoria de trabalhadores, o Senado Federal aprovou, em primeira instância, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta os direitos de empregados domésticos. A PEC das Domésticas, como ficou conhecida, passou pelo plenário na última terça-feira, 19, e será votada novamente no dia 26. Se aprovada, a proposta será promulgada pelo Congresso Nacional.
Conforme divulgado, a PEC passou pela primeira votação com 70 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta prevê que todos os empregados tidos como domésticos tenham assegurados mais 16 direitos, similares aos dos trabalhadores urbanos e rurais. Dentre as inovações, estão: obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (SGTS); pagamento de hora extra, adicional noturno; aviso prévio de 30 dias em caso de demissões sem justa causa e pedido de demissão. (Acompanhe os demais pontos propostos na PEC no box da matéria).
Em entrevista ao portal G1, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), relatora da PEC na Câmara, disse que o Brasil está se modernizando e criando uma nova cultura a partir da eminente aprovação do texto. “Nos acostumamos, desde a casa grande e da senzala, que era fácil nós termos uma pessoa trabalhando em nossa casa, que era alguém da família, mas que não podia dispor de todas as liberdades que nós temos como donos da casa. Agora, não. É uma relação de trabalho, uma relação respeitosa e uma relação carinhosa”, afirmou.

Repercussão
Representante da classe nessa reportagem, a doméstica Vanusa diz que a aprovação da PEC será positiva para o segmento. Ela diz que, inúmeras vezes o trabalho doméstico é marginalizado e visto com um serviço inferiorizado. “Acho que a formalização é uma oportunidade de sermos enxergados como trabalhadores de verdade. Ter direitos é muito importante, especialmente, porque trabalhamos do mesmo jeito que qualquer outra profissão exige que as outras pessoas trabalhem.”
Para o empresário Júlio César Pimenta Chagas – sócio-proprietário de uma agência de seleção e encaminhamento de empregados domésticos –, a iniciativa é válida e dará mais dignidade aos trabalhadores da categoria. No entanto, ele diz que não há dúvidas de que os empregadores ficarão mais exigentes na hora da contratação. “Com a alteração na lei, as pessoas que contratam também vão ser mais exigidos e isso deve refletir de alguma forma. Eu acredito que eles comecem questionando os valores salariais”, comenta.
Segundo ele, uma crise na contratação pode ser evitada se os empregados domésticos pensarem em formas de reverter a situação. Júlio César aposta que a qualificação é uma ótima maneira de fazer de se manter competitivo no mercado e prender a atenção dos contratantes. “Aqui em Goiás, como tenho notado, o problema não é a falta de emprego e sim a falta de mão-de-obra qualificada. Poucas pessoas oferecem conhecimentos diferenciais e, às vezes, acham até absurdo esse aspecto ser requerido na hora da contratação.”

Giro econômico
De acordo com presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon) de Goiás, Álen Rodrigues, a PEC das Domésticas tem dois pontos: social, tido como positivo; e econômico, nem tão positivo assim. Ele explica que a valorização dos empregados da classe é bem-vinda e chegou até tarde, se comparado à formalização de outras profissões no País. “Acredito que a obrigatoriedade do FGTS seja uma das maiores vitórias para esses trabalhadores, pois garante tranquilidade no futuro.”
Nesse sentido, há ainda o crescimento no poder de compra da categoria. Com um salário garantido e regularizado, o presidente do Corecon prevê que haja maior movimentação econômica no Brasil.
No entanto, Álen pontua que pode haver um forte impacto no orçamento de muitas famílias. Ele comenta que, com as alterações, a contratação de trabalhadores domésticos pode se tornar muito cara para ser mantida e as pessoas passem a investir apenas nos diaristas. “Mais para frente, pode ser que isso seja enfrentado como uma dificuldade para encontrar emprego.”
O Diário da Manhã procurou a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (SRTE) no Estado para ouvir o posicionamento de um de seus representantes sobre o assunto. No entanto, a Assessoria de Comunicação do órgão informou, por meio de nota, que a SRTE “só vai se pronunciar sobre a PEC do trabalho doméstico depois de sua aprovação definitiva no Senado”.

Fonte: DM.com.br

Presidente de Chipre quer decisão final sobre resgate esta quinta-feira


O presidente cipriota, Nicos Anastasiades, exigiu que uma decisão final sobre o plano de resgate europeu, para evitar o colapso do país, seja tomada até esta quinta-feira, avançou a agência de notícias CNA, citada pela congénere AFP.

Presidente de Chipre quer decisão final sobre resgate esta quinta-feira
 
foto Yorgos Karahalis/REUTERS
Nicos Anastasiades reunido com membros do governo cipriota
 
"Uma decisão sobre um plano de resgate para o Chipre deve ser tomada no máximo até quinta-feira", afirmou Nicos Anastasiades à saída do palácio presidencial em Nicósia.
O presidente cipriota presidiu a uma reunião do seu Governo e deverá apresentar, esta quinta-feira, um "Plano B" aos dirigentes dos partidos políticos, após a rejeição terça-feira, pelo parlamento, de um primeiro plano de resgate, avançou a televisão pública local.
Este segundo plano poderá incluir uma taxa sobre os depósitos bancários superiores a 100 mil euros e caso seja aceite pelos chefes dos partidos, será apresentado quinta-feira ao parlamento.

Fonte: Jornal de Notícias

Regime e oposição sírios pedem ação internacional ante uso de armas químicas

O regime e a oposição sírios pediram nesta quarta-feira à comunidade internacional que atue para proibir a utilização de armas químicas na Síria, uma ação pela qual os dois grupos se acusam mutuamente.
"Os apelos feitos por países europeus e pela Liga Árabe para armar os grupos terroristas encorajaram estes grupos a seguir adiante e cometer seu crime atroz na terça-feira", escreveu o ministério das Relações Exteriores sírio em uma mensagem dirigida à ONU "sobre a utilização de armas químicas pelos rebeldes".
O ministério "reitera os compromissos da Síria de não utilizar armas químicas, se existirem, contra seu povo" e afirma que "continuará perseguindo os terroristas e os que os apoiam por compromisso com a segurança de seu povo".
Nesta carta, a Síria "pediu à comunidade internacional que atue com seriedade e firmeza para proibir estes grupos terroristas de continuar com seus perigosos crimes contra o povo sírio".
Por sua vez, o Conselho Nacional Sírio (CNS), o grupo mais importante anti-Assad, acusa o regime de "prosseguir com seus crimes contra o povo sírio" e pede "uma investigação internacional completa e o envio de uma equipe ao local".
"O governo interino (que deve ser colocado em andamento pelos rebeldes) está pronto para receber uma delegação deste tipo e conduzi-la aos locais afetados para determinar quem são os responsáveis por estes crimes e levá-los à justiça", afirmou em um comunicado.
A oposição acusa o regime de ter recorrido às armas químicas em Khan al-Assal, em Aleppo (norte), e em Atayba, no leste de Damasco. "Embora as armas químicas estejam proibidas internacionalmente, cada vez há mais provas de que o regime as utiliza".
Já a Coalizão Nacional síria, a plataforma formada pelos principais grupos opositores ao regime de Damasco, sofreu um revés nesta quarta-feira com a suspensão da participação de 12 personalidades importantes no grupo.
Entre estas pessoas, figuram o porta-voz da coalizão, Walid al-Bunni, e sua vice-presidente, Soheir Atasi.
Esta suspensão ocorre após divergências pela eleição de Ghassan Hitto como primeiro-ministro interino para os territórios nas mãos dos rebeldes, na madrugada de terça-feira durante uma reunião em Istambul.
Membros influentes da Coalizão, como Kamal Labwani, Marwan Hajj Rifai, Yehia al-Kurdi e Ahmad al-Assi Jarba, também declararam terem congelado sua participação. Algumas fontes indicaram que são esperados mais anúncios.
Os críticos afirmaram que seu ato era motivado por várias razões, mas alguns manifestaram sua desaprovação pela eleição de Hitto como primeiro-ministro e pelo procedimento seguido para designá-lo.
"A Coalizão é um organismo que não foi eleito e, por isso, não tem o direito de eleger um primeiro-ministro com base em um voto majoritário. Deveria ter sido realizado por consenso", declarou Labwani à AFP.
O presidente sírio, Bashar al-Assad, fez nesta quarta-feira a sua primeira aparição pública desde janeiro com uma visita surpresa a um centro de formação de Belas Artes no leste de Damasco, indicou a Presidência em sua página no Facebook.
Também nesta quarta, as forças sírias bombardearam o sul de Damasco, incluindo o campo de refugiados palestinos de Yarmouk, e a aviação realizou bombardeios sobre o norte e o centro do país, afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
"As forças do regime bombardearam as localidades de Hajar al-Aswad e Daraya, nos subúrbios do sudoeste de Damasco", afirmou esta ONG, que informou que Yarmouk e Qadam (sul) "foram palco de violentos combates entre rebeldes e forças governamentais durante a noite".

Governo sírio acusa rebeldes de ataque com armas químicas
Imagem: Mídiacon News

Por outro lado, as tropas bombardearam Beit Khan, nas Colinas de Golã, no sul da Síria, segundo o OSDH, que se apoia em uma ampla rede de militantes e médicos no local.
Além disso, a aviação do regime bombardeou a província de Hama (centro) e Raqa (norte), cuja capital de província homônima caiu nas mãos dos rebeldes. Também ocorreram confrontos em Homs (centro).
Um primeiro registro provisório do OSDH indica pelo menos 23 mortos nesta quarta em todo o país.
Segundo a ONU, mais de 70.000 pessoas morreram em dois anos de um conflito no qual nenhuma das partes consegue alcançar uma vitória decisiva.

Fonte: Terra

“Os ventos de mudança” que trouxeram Obama a Israel

Durante o primeiro mandato, Barack Obama não se deslocou a Israel sob o argumento de que não tinha propostas concretas para apresentar. Mas isso não inflama as expetativas em torno desta sua primeira visita oficial ao país.
Recebido calorosamente por Shimon Peres e Benjamin Netanyahu, nada indica que Obama traga consigo um novo plano para relançar o processo de paz israelo-palestiniano. Trouxe, sim, palavras conciliadoras: “os ventos de mudança sopram nesta região, transportando promessas e perigos. Encaro esta visita como uma oportunidade. (…) Estamos unidos porque a Terra Santa tem de alcançar a paz. Estamos conscientes das dificuldades, mas não perdemos de vista o horizonte da paz com os vizinhos de Israel.”
A visita de três dias, vista por muitos como uma operação de charme destinada a apurar as frias relações entre Obama e Netanyahu, o que, num primeiro momento, parece estar num bom caminho, passa também por reuniões com o presidente palestiniano, na Cisjordânia. O novo governo israelita, um puzzle político que deixou de fora os ultra-ortodoxos, é, no entanto, tendencialmente favorável a expansão dos colonatos. O conflito sírio e o programa nuclear do Irão são outros dossiês incontornáveis.

Fonte: Euronews

Kassab diz que PSD é independente do Planalto mesmo com ministério


O presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, reforçou nesta quarta-feira (20) que o partido manterá postura de independência em relação ao governo Dilma Rousseff mesmo que a presidente nomeie Guilherme Afif Domingos, vice-governador de SP e filiado à legenda, para o recém-criado ministério da Micro e Pequena Empresa, ainda sem titular definido.

No início da reunião com integrantes da Executiva do partido, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (20), Kassab disse que o partido deveria manter sua postura de independência em relação ao governo "independentemente de qualquer indicação".

Câmara deve apresentar projeto que cria novos cargos para PSD
Câmara dos Deputados cria novas comissões para acomodar PSD
Maia muda cargo no comando da Câmara para evitar desgaste do PSD

Márcio Neves-27.fev.13/Folhapress

Gilberto Kassab, presidente Nacional do PSD
Depois, em entrevista, voltou a afirmar que uma eventual indicação de Afif representará uma opção pessoal de Dilma, que não vinculará o partido à base de apoio do governo. Mesmo formalmente independente, o PSD tem acompanhado o Palácio do Planalto na maioria das votações no Congresso, onde tem uma bancada de 48 deputados (a 4ª maior da Casa) e dois senadores.

Em relação às eleições de 2014, o discurso é outro. Embora ainda falte mais de um ano para as convenções que oficializarão as coligações para a disputa presidencial, em que Dilma deverá concorrer à reeleição, o PSD vem fazendo reuniões por etapas com representantes do partido nos Estados para definir apoio à candidatura de Dilma.

Nesta quarta-feira, mais três Estados (Ceará, Pará e Mato Grosso) aderiram a uma união com Dilma para as eleições. Com isso, já são seis Estados que afirmam que apoiarão Dilma. Nenhum se posicionou de forma contrária, até aqui. Segundo Kassab, se a maioria dos Estados decidir pelo apoio à reeleição da presidente, essa será a posição formal do PSD. Outras reuniões serão realizadas ao longo dos próximos meses, mas sem data definida.

Embora tenha afirmado que essa posição ainda precisará ser ratificada em convenção nacional, no ano que vem, Gilberto Kassab disse que "dificilmente" haverá mudança de opinião até lá.

"No momento em que você exterioriza suas posições, é muito difícil reverter. As posições assumidas politicamente são dificilmente revertidas. O processo político é muito complexo", disse o ex-prefeito de São Paulo, reforçando que "minha posição pessoal é de apoio [à reeleição de Dilma]".

Fonte: Jornal Floripa

'Ele achava sua voz cada vez melhor', diz amigo de Emílio Santiago

Emílio Santiago

Amigo do cantor Emílio Santiago há mais de 30 anos, o artista plástico e estilista Evandro Junior, de 57, resumiu a dor da perda com uma pergunta: "O que a gente faz quando tem mais de 50 anos e perde o melhor amigo?", disse, chorando.
O estilista conta que, durante 13 anos, foi responsável pela produção dos figurinos do cantor, que sempre gostou de estar impecável nos palcos. Depois desse tempo, Evandro decidiu trabalhar com artes plásticas e se mudou para Itaipava, na Região Serrana, mas a distância, segundo ele, não o afastou do amigo.
"Ele tinha uma casa em Petrópolis e sempre ia comer na minha casa porque a empregada fazia o feijão do jeito que ele gostava: com caldo grosso", disse Evandro.
Segundo o estilista, Emílio dizia que sua voz estava cada vez melhor com o passar dos anos e fazia planos para a velhice.

 Evandro e Emílio eram amigos há mais de 30 anos (Foto: Gabriel Barreira/G1)

"Ele pensava em viver muito e nós planejávamos ficar velhos juntos para um aturar o outro. A nossa ideia era construir várias casas num mesmo terreno, que tivesse uma área de convivência comum. Sim, porque na mesma casa a gente não ia se aguentar. Nós ríamos disso. O Emílio era uma pessoa muito simples e divertida. Ele era como um irmão mais velho, sempre cuidou de mim", contou o amigo.
A última vez que Evandro esteve com Emílio foi uma semana antes do ator ser internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. A notícia de que o artista havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) surpreendeu os amigos e a morte os deixou inconsoláveis.
"Ele é um ícone, um rei. Estava fazendo muitos shows e feliz com último CD. Ele ganhou o Grammy. Além de um grande artista, ele era uma pessoa incrível. Chegou a usar meu nome para fazer caridade. Pedia para eu ajudar doentes no hospital e me dava  o dinheiro. Nunca quis aparecer", lembrou o amigo do cantor.

Fonte: G1

Trilhas sonoras do blog 'Antenados'

Caros leitores, só queria mesmo anunciar aqui as coletâneas que eu andei fazendo divididas em 3 nomes: Hot Hits (de março de 2012 até março de 2013), Greatest Hits (2012-2013) e Super Hits (2013 - até hoje)! Espero que gostem! Tem hits atuais e os hits dos anos que passaram!

Link de Download:
http://www.4shared.com/folder/cho9Zpt7/_online.html

Médica acusada de provocar mortes em UTI sai de prisão

Médica acusada de provocar mortes em UTI sai de prisão

Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo
A prisão preventiva da médica Virgínia Soares de Souza foi revogada pela Justiça nesta quarta-feira (20). Ela é acusada de provocar mortes dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico, em Curitiba. De acordo com o advogado da médica, Elias Mattar Assad, ela responderá ao processo em liberdade. Virginia e mais sete pessoas foram acusadas pelo Ministério Público de homicídio com duas qualificações e formação de quadrilha. O processo foi baseado em investigação do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) que provocou uma série de denúncias ex-funcionários do hospital e de familiares de pacientes. 
 
Fonte: Bahia Notícias

Morre o cantor Emílio Santiago

Emílio Santiago morreu na manhã desta quarta-feira, 20. O cantor - que estava internado no CTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, desde o dia 7 deste mês - veio a óbito às 6h30, vítima de complicações no quadro de AVC isquêmico, segundo nota assinada pelo médico Márcio Ananias, enviada pela assessoria de imprensa do hospital. Ele tinha 66 anos.
Procurada pelo EGO, a assessora do cantor não soube dar detalhes sobre a morte, mas disse que foi surpreendida pela notícia. "Ele tinha tido um AVC, né? Foi uma consequência disso. Mas ainda não sabemos o motivo específico da morte. Fui pega de supresa, como todo mundo. Ele estava doente, mas estava se recuperando", lamentou.
A jornalista Leda Nagle, que esteve no hospital onde Emílio estava internado nesta terça, 19, para visitar outra pessoa, e procurou saber notícias do amigo, recebeu a notícia através de uma mensagem de texto esta manhã. "Eu não cheguei a vê-lo, só falei com os amigos dele que estavam lá na recepção. Me disseram que ele estava estável. Hoje de manhã acordei com a notícia da morte dele, me mandaram um SMS. É péssimo, né? Eu adorava o Emílio, era amiga dele. Mas vamos fazer o quê?", declarou.

 Emílio Santiago (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)

Na época de sua internação, o otimismo quanto à sua recuperação era bom, já que o AVC foi confirmado como leve pelos médicos. A assessora do cantor chegou a declarar até que "o susto foi grande, mas o pior já passou". No dia 11, no entanto, o boletim médico liberado já mostrava uma piora em seu estado de saúde, que foi denominado como "inspira cuidados". Emílio havia sido encontrado desmaiado em casa pela empregada e encaminhado para o hospital na ambulância do Corpo de Bombeiros.
O intérprete é vencedor de diversos festivais de música. Ele iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa. O último CD e DVD de Emílio Santiago foi "Só Danço Samba (Ao Vivo)", lançado em 2012. Ele não deixa herdeiros, já que sua mãe já é falecida, ele não tem irmãos e não teve filhos.

Velório será na Câmara dos Vereadores
O corpo de Emílio Santiago será velado a partir de 12h na Câmara dos Vereadores do Rio. O enterro às 11h desta quinta, 21, no Memorial do Carmo, onde dona Ercília, mãe do cantor, também está enterrada.

Fonte: EGO