domingo, 7 de abril de 2013

Começa tentativa de retomada das negociações de paz entre Israel e Autoridade Palestina

Da Agência Lusa
Ramallah – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou hoje a Israel para ouvir os dirigentes do país e palestinos sobre a possibilidade de reabertura das negociações de paz paralisadas desde setembro de 2010. Kerry tem um encontro agendado hoje à noite com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.
O secretário de Estado norte-americano pressionou Israel e Turquia para acelerar a normalização das suas relações, insistindo no “papel chave” que Ancara poderia desempenhar na eventual reabertura do processo de paz. A ministra da Justiça do governo israelense, Tzipi Livni, encarregada das negociações com os palestinos, disse que a Turquia tem papel ativo na reabertura do diálogo entre israelenses e palestinos.
“O processo político deve ocorrer de modo direto entre nós e os palestinos”, disse Livni à rádio pública de Israel, em resposta a uma pergunta sobre o papel que a Turquia poderia ter no relançamento do processo de paz.
Já o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu comentou o andamento do programa nuclear conduzido pelo governo de Teerã. Ele disse que Israel não pode "deixar o seu destino nas mãos de outros países", mesmo nas dos "melhores amigos", quando o assunto é o programa nuclear iraniano.
Benjamin Netanyahu fez a declaração na abertura das cerimônias anuais do aniversário do Holocausto (Shoah). "Apreciamos os esforços da comunidade internacional para deter o programa nuclear do Irã, mas em nenhuma fase deixaremos o nosso destino nas mãos de outros países", declarou Netanyahu.
Na mesma cerimônia, o presidente de Israel, Shimon Perez, denunciou os dirigentes iranianos que "negam abertamente a existência do Holocausto". Numa referência ao antissemitismo dos países europeus, Perez acrescentou que "para grande vergonha, alguns nada aprenderam". Segundo ele "as crises são de novo exploradas para criar novamente partidos nazis, ridículos, mas perigosos", sublinhou.
 
Fonte: Agência Brasil

Copacabana tem ato contra Marco Feliciano


Band Notícias - A Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebeu neste domingo uma passeata em prol dos direitos humanos. Diversos manifestantes foram ao evento e protestaram contra a permanência do deputado e pastor Marco Feliciano na presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias) da Câmara.

Lideranças religiosas, parlamentares, artistas e movimentos sociais apoiaram a passeata contra Feliciano. Entre os nomes conhecidos estavam os deputados Jean Wyllys e Marcelo Freixo, ambos do PSOL, além da atriz Luana Piovani e o se marido, o surfista Pedro Scooby.

Muitos cartazes de repúdio ao deputado foram expostos. Entre eles, os que tinham as inscrições “Fora Feliciano” e “Feliciano não nos representa” dominaram o cenário.

Pará

Em Belém, manifestantes realizaram outro protesto contra Feliciano. Alguns ativista levaram faixas e cartazes e promoveram um "beijaço" diante do Teatro da Paz, um dos principais cartões postais da capital paraense.

Protesto contra Feliciano no Par¿¿Manifestante protesta contra Feliciano em Belém. Foto: Tarso Sarraf/Folhapress

Lançamento do CD Party People - Night Hits

Chegou pra vocês baixarem o CD Party People - Night Hits! Com melhores e grandes hits da música house!

  1. Ilan Tenenbaum Feat. Shena - Don't Stop Me Now 5'00
  2. Alex Avenue - Sugar Baby Love 4'36
  3. Spyzer - I Feel So Free 3'41
  4. Angelina - Release Me 4'40
  5. Alice Deejay - Better Off Alone 4'12
  6. Fight Club Feat. Laurent Konrad - Spread Love 5'58
  7. DJ Antoine Feat. Mish - One Day, One Night 5'23
  8. DJ Deeon - Sex Part 1 3'16
  9. Candy Girls - Bom Da De 4'40
  10. Anaklein - I've Got The Music 4'10
  11. DJ Tom Hopkins Feat. Samara - Destiny 3'28
  12. Vanguarde - Dancing Queen 4'23
  13. Benny Benassi - Satisfaction 3'15
  14. Chuckie and LMFAO - Let The Bass Kick In Miami Beach 5'00
  15. Bob Sinclar Feat. Rafaella Carrà - A Far L'amoure Comincia Tu 3'56
  16. Steve Forest Feat. Marilyn Monroe - I Wanna Be Loved By You 4'00
  17. Yolanda Be Cool - Retro Dream 3'18
  18. Radio Killer - Lonely Heart 3'16
  19. Nause - Made Of 2'39
Link de Download do CD:

Daniela Mercury revela que já teve outros romances com mulheres

Daniela Mercury revela que já teve outros romances com mulheres - Reprodução/Instagram

Em tempos de Marco Feliciano e Joelma, envolvidos em polêmicas de preconceito e homofobia, Daniela Mercury assumiu seu casamento com uma mulher esta semana. A cantora publicou uma montagem de fotos ao lado da jornalista Malu Verçosa, em seu Instagram com a legenda: “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar". O fato gerou muita repercussão na mídia e virou capa da revista VEJA desta semana.
Daniela, que é mãe de cinco filhos dos seus casamentos heteros anteriores, disse na entrevista, entre outras coisas, que Malu não foi sua primeira relação homossexual e que ainda não casou no papel com a namorada. A cantora, que na noite deste domingo (7) também dará entrevista ao Fantástico, da Globo, revelou ainda como deu a notícia sobre seu relacionamento com o pai e seus filhos e que não divulgoua publicamente para chocar as pessoas: “Eu não quero chocar, não quero agredir. Estou feliz, estou amando", justificou.

Confira as principais citações de Daniela Mercury à publicação:

Decisão de sair do armário
“O único jeito de não ficar escondida, com medo das fofocas, foi tratar isso como uma coisa natural – que, de fato, é.”, falou quando questionada dos motivos para tornar o romance público.
“Eu quero ajudar a fazer com que o a mor entre duas pessoas – no caso, duas mulheres - também seja encarado por todo mundo como algo normal.”

Revelação a pai e filhos
"Para o meu pai, eu telefonei, e disse que tinha me apaixonado por Malu. Ele me perguntou: 'Minha filha, não é um pouco cedo para você viver essa relação?'. Eu disse que não, e queria levar Malu para ele conhecer. Claro que não foi fácil. No fim da ligação, ele disse que não conseguia entender direito, mas que me amava."
“Depois que eu e Malu colocamos as fotos na internet, ela [a filha de 15 anos] me mandou a mensagem: ‘vocês estão fazendo a maior confusão’. E, logo depois, mandou outra: ‘Vocês estão lindas nas fotos’.”

Outras relações com mulheres
“A primeira vez que me apaxonei por uma mulher foi em 1991. Depois, namorei outras. A relação mais séria foi com quem fiquei antes de me casar com o Marco. Com ela, não assumi publicamente a relação. E foi muito ruim. Vivia com medo do que a imprensa e os paparazzi pudessem fazer conosco.”
“Eu me apaixono por pessoas. Não separo por gênero. Se houvesse uns ETs charmosos por aí, eu ia querer conhecer também. Sou curiosa, sou aberta. Amora não escolhe o sexo. Acho que as pessoas se apaixonam, se amam e pronto.”

Casamento simbólico
“Nosso casamento foi assim: dias atrás, passamos por Paris e, naquela cidade romântica, compramos as alianças e trocamos os anéis. Imagine: fizemos isso em meio àquela enorme passeata que houve lá, de pessoas que são contra o casamento gay! Colocamos as alianças e fomos à Sacré-Coeur, já que somos as duas católicas. Fomos fazer nossas orações e pedir proteção. Logo em seguida, ligamos para a nossa família para contar a novidade.”

Nova paixão
“O que me encanta na Malu é o caráter firme e ético dela. A personalidade forte. A segurança dela.”

Mensagem
“Eu não quero chocar, não quero agredir. Estou feliz, estou amando e não abro mão dessa condição. Minha mensagem é de amor.”

Fonte: O Fuxico

Thammy Miranda vira mulherão em 'Salve Jorge' e faz dança sensual

Atriz passa por transformação | Foto: Divulgação
Atriz passa por transformação | Foto: Divulgação
Inspirada no filme ‘Miss Simpatia’ (Sandra Bullock), Jô se disfarçará de dançarina para se infiltrar e desbaratar a quadrilha de Lívia Marini (Claudia Raia), na Turquia. A policial vira a provocante Silmara, e no palco, a sensual Lohana (nome de guerra). Ao som de ‘Conga Conga Conga’, de Gretchen, Jô vai dançar e despertar a cobiça de Russo (Adriano Garib). O traficante ficará caidinho por ela. Na primeira gravação, a atriz repetiu a cena cinco vezes.
Para ficar tão sedutora quanto as traficadas, Thammy foi ‘mulher macho, sim senhor!’. Encarou o desafio de usar peruca, unhas postiças, cinta para esconder a barriguinha, salto alto, espartilho, vestidos justos e curtos. Modelou as sobrancelhas e só exigiu uma coisa: meia-calça. A produção durou uma hora e meia. “Foi normal, fiz o que qualquer ator faria. Quem é assim é a Lohana, não é a Thammy nem a Jô”, garante.
A ‘Já É! Domingo’ mostra o passo a passo da transformação que deixou Thammy a cara da mãe. “Dancei e me inspirei nela com certeza. Fico feliz de poder fazer essa homenagem à mulher guerreira e artista que ela é”, conta. A atriz passou uma mensagem para Gretchen, que está em Paris, assim que terminou de gravar. “Que bom que estou podendo te homenagear numa novela das oito”, escreveu.
A intenção de Gloria foi exatamente essa, tanto que o maquiador Rubens Liborio e a figurinista Karla Monteiro, responsáveis pela caracterização da atriz, se inspiraram nos áureos tempos da Rainha do Bumbum. “Fizemos uma pesquisa sobre a Gretchen e suas coreografias. Uma das roupas foi baseada em um clipe dela. O cabelão é bem feminino e remete ao que a mãe usava”, explica Karla.
No make up, Rubens fez uma verdadeira revolução na aparência da atriz. “Usei uma base escura, fiz correção nas olheiras e esfumacei os olhos para não ficar pesado demais. Coloquei um pedaço de cílios postiços. Uma designer de sobrancelhas deu uma desenhada e ela gostou tanto do resultado que vai passar a fazer”, detalha Rubens.
Gretchen está radiante com o sucesso da filha no horário nobre. “Ela está em êxtase e extremamente agradecida, por mim e por ela”, diz Thammy. Realizada, ela justifica o crescimento da personagem: “Acredito que seja mérito meu, graças à confiança da Gloria”.

Fonte: Jornal O Dia

Fergie e o marido vão a restaurante paulista

Jornal O Dia

São Paulo -  Fergie está hospedada em um hotel de São Paulo com seu marido, Josh Duhamel, desde a semana passada. Neste domingo, a cantora saiu com o esposo para almoçar num restaurante paulista, mas, na saída do hotel, vários fãs a esperavam para tirar fotos e tietar. Carinhosa e simpática, Fergie atendeu a todos os pedidos.
Neste sábado, a americana postou uma foto em sua conta no Instagram, onde, novamente, aparecia na porta do hotel, rodeada por uma multidão de fãs. "Amor esse lugar", disse ela, se referindo ao Brasil. A cantora está grávida de gêmeos de Josh.

Cantora almoçou em restaurante na capital paulista | Foto: Thiago Duran / Ag. News
Cantora almoçou em restaurante na capital paulista | Foto: Thiago Duran / Ag. News
Fergie e o marido tiram foto com fã | Foto: Thiago Duran / Ag. News
Fergie e o marido tiram foto com fã | Foto: Thiago Duran / Ag. News
Fergie e o marido registram multidão de fãs em porta de hotel onde estão hospedados em São Paulo | Foto: Reprodução Internet
Fergie e o marido registram multidão de fãs em porta de hotel onde estão hospedados em São Paulo | Foto: Reprodução Internet

Papa Francisco é empossado como bispo de Roma


"Para Deus, nós não somos números, somos importantes. Aliás, somos o que há de mais importante para Ele, mesmo se pecadores", pregou o Pontífice.

"Para Deus, nós não somos números, somos importantes. Aliás, somos o que há de mais importante para Ele, mesmo se pecadores", pregou o Pontífice.
O papa Francisco foi nomeado neste domingo (7) oficialmente como bispo de Roma em uma cerimônia na Basílica de São João de Latrão, na capital da Itália. Antes de sua nomeação, o Pontífice participou da inauguração da praça São João, em frente à Basílica, que será uma homenagem ao papa João Paulo II.
Durante a celebração, Francisco fez uma pregação e falou sobre a paciência de Deus. “[Ele] não é impaciente como nós, que muitas vezes queremos tudo no momento, mesmo com as pessoas". "Esse é o estilo de Deus", afirmou o Papa.
Francisco também tratou das tentações mundanas que nos cercam, e defendeu que devemos entender as propostas de Deus, ressaltando que cada um tem sua importância. “Para Deus, nós não somos números, somos importantes. Aliás, somos o que há de mais importante para Ele, mesmo se pecadores”, ressaltou.
No fim da cerimônia, o Pontífice aproveitou para agradecer os presentes em sua primeira missa na Basílica romana. “Com alegria que celebro pela primeira vez a Eucaristia nessa Basílica”, disse o Papa, que agradeceu ao cardeal Agostino Vallini, os religiosos presentes, o prefeito de Roma e todas as autoridades presentes.

Fonte: Panorama Brasil

Preocupada com a saúde da mãe, Xuxa pede que fãs rezem por ela

A apresentadora Xuxa, 50, está preocupada com o estado de saúde de sua mãe, Alda. Após voltar de uma passeata no Rio, Xuxa pediu que seus fãs rezem por sua mãe.

"Oi, gente, já estou em casa. Desculpe não ter falado com vocês esses dias. Minha mãe está dodói demais. Por favor, rezem por ela (está difícil de respirar)", escreveu.

Após o pedido, os fãs responderam a apresentadora com várias mensagem  de apoio e Xuxa se disse emocionada.

"Gente, li 152 recados e estou me debulhando em lágrimas. Como vocês são especiais! Muito obrigada, vou ler tudo para mãe. Ela vai gostar de saber que vocês estão orando por ela. Que Deus dê em dobro para vocês. Apenas peço de coração que rezem por ela , ela quer tanto ver a Sasha fazer 15 anos, ver eu feliz (meus irmãos), só isso! (é um anjo)", completou Xuxa.

Xuxa se despediu e reafirmou que irá ler todas as mensagens para sua mãe.
 
Fonte: Aquidauana News

"Evil Dead" deixa dinossauros para trás e ganha na bilheteria

7 Abr (Reuters) - "Evil Dead", o remake ensanguentado do clássico de horror de 1981, assustou e faturou 26 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana de exibição, deixando para trás nas bilheterias uma outra história conhecida do público, o relançamento em 3D do blockbuster de Steven Spielberg, o "Parque dos Dinossauros", de 1993.
Com roteiro sobre-natural de cinco jovens amigos que enfrentam demônios em uma cabana abandonada, "Evil Dead" superou em muito as projeções da indústria de cerca de 20 milhões de dólares depois de um alto número de exibições à meia-noite da quinta-feira.
O líder de bilheteria na semana passada, "G. I. Joe: A Retaliação", brigou por seu lugar ao ficar virtualmente empatado com a animação da idade da pedra "Os Croods", em sua tercera semana de exibição, faturando cada cerca de 21 milhões de dólares, segundo estimativas de Hollywood.
O relançamento de Jurassic Park foi o quarto, com 18,2 milhões em ingressos vendidos.
(Reportagem de Ronald Grover e Chris Michaud)

Fonte: Reuters

Menor suspeito de participar de estupro de turista é apreendido no Rio

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) apreendeu neste sábado (6) um jovem suspeito de atacar um casal de turistas estrangeiros no sábado (30), segundo informações da Polícia Civil. Outros três homens que participaram do crime já estão presos. O casal ficou em poder dos criminosos por seis horas; o rapaz foi espancado com a chave a roda do veículo e a mulher foi estuprada. De acordo com os agentes, o crime ocorreu logo depois que os estrangeiros embarcaram na van em Copacabana, na Zona Sul, para ir à Lapa, no Centro.
O adolescente, que é suspeito de ter participado do roubo e estupro, estava em um abrigo na Central do Brasil, no Centro da cidade. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) repassou as informações sobre o menor durante a semana à DPCA e ele foi identificado. O jovem foi encaminhado para o centro de triagem na Ilha do Governador.

 Van utilizada pelos criminosos para estuprar a estrangeira neste sábado (Foto: Lívia Torres/G1)

Os três suspeitos presos, Jonathan Froudakis de Souza, de 19 anos, o "Gordinho", Wallace Aparecido Souza Silva, de 21, o "Cachorrão" ou "Tarugo", e Carlos Armando Costa dos Santos, também de 21, o "Baby", foram indiciados por estupro, corrupção de menores e roubo.

Fonte: G1

Atentado mata diplomata norte-americana no Afeganistão

Foto: Reprodução/GloboNews
O jornal Washington Post identificou a diplomata como sendo Anne Smedinghoff, de 25 anos

Agência Brasil - Um atentado a bomba no Afeganistão matou neste sábado (6) uma diplomata do Estados Unidos, além de três soldados e um civil norte-americanos. O atentado ocorreu na cidade de Zabul e foi reivindicado pelos talibãs, em sua página na internet Voz da Jihad. O ataque aconteceu no dia em que o general Martin Dempsey, chefe do Estado Maior das Forças Armadas Norte-Americanas, chegou ao país.
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, lamentou as mortes no fim da noite de ontem. Kerry, que viajou para viajou para a Turquia, sublinhou que tinha encontrado a diplomata na semana passada em Cabul, capital afegã. "Inteligente, competente, ávida de servir e profundamente empenhada pelo nosso país", destacou o secretário sobre o perfil da servidora.
John Kerry explicou que os norte-americanos e afegãos estavam a caminho de uma escola para oferecer livros a estudantes, em Qalat, capital da província de Zabul, no sul do país, quando foram alvos deste "ataque ignóbil". Ele enviou condolências aos familiares da diplomata e acrescentou que quatro outros funcionários do departamento de Estado ficaram feridos no atentado de Zabul.
"Conhecemos muito bem os riscos que correm, nos nossos dias, os funcionários do Departamento de Estado, em casa e em todo o mundo", indicou Kerry, em comunicado. Ele acrescentou que está em contato com Chuck Hagel, Secretário da Defesa, com a Casa Branca e outros responsáveis devido aos atentados no Afeganistão.
Outros dois ataques no sul e no leste do Afeganistão mataram seis membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), incluindo cinco norte-americanos.

Fonte: Correio da Bahia

Ex de Kim Kardashian provoca socialite e Kanye West em música

SÃO PAULO – Kanye West pode ter uma crise de ciúmes em breve. Isso porque o ex-namorado de Kim Kardashian, Ray J, está prestes a provocá-lo com sua nova música.
A canção, intitulada “I Hit it First”, tradução livre para “Eu Ataquei Primeiro”, contém trechos nada sutis. Um exemplo é a frase: “Ela pode passar por rappers e jogadores de beisebol, mas todos sabem que eu ataquei primeiro”.
Para quem não sabe, foi com Ray J, em 2003, que Kim Kardashian fez a sua polêmica sex tape.

 FAMOSIDADES

O rapper ainda dá a entender na letra que vai ter Kim de volta: “Não importa onde ela vai ou o que ela sabe, ela ainda pertence à minha cama”.
A capa do álbum também fez burburinho, já que indica ser Kim saindo do mar em uma imagem pixelizada. Fora isso, o artista planeja um vídeo  para a música, usando uma sósia da morena.
Vale ressaltar que a socialite está grávida de cinco meses de seu primeiro filho, fruto de seu relacionamento com Kanye.

Fonte: Boa Informação

Huuuuuuuummmmmmmmm isso não vai prestar, querem ver?

Educação é obrigatória a partir dos 4 anos de idade

Entrou em vigor ontem a Lei Federal 12.796, que obriga pais ou responsáveis a matricular as crianças na escola a partir dos 4 anos. Estados e municípios têm o dever de garantir o atendimento da demanda, com prazo para se adequar até 2016.
Hoje, 1.422 crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola por falta de vagas na região. Diadema é o município com o maior deficit para esta faixa etária, com fila de espera de 929 pequenos. Em São Bernardo, são 333, e em Ribeirão Pires,160. Santo André, São Caetano e Mauá afirmaram que atendem 100% dos interessados. Rio Grande da Serra não respondeu.
Conforme explica a presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, há expectativa de que aumente a demanda por vagas. Isso devido à obrigatoriedade de os pais matricularem os filhos e ao aumento da população. "É preciso pensar não só na criação de escolas como também de cargos na Educação. Será necessário contratar mais professores", destaca.
De acordo com Cleuza, o ingresso da criança mais cedo na escola traz benefícios a médio e longo prazos. "Vários estudos mostram que há melhor desempenho na vida acadêmica e no mercado de trabalho", justifica.
Na avaliação da coordenadora do curso de Pedagogia da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Maria Estela Graciani, a população não teve tempo de fazer discussão aprofundada sobre o tema antes da aprovação da lei. No entanto, a mudança atende à nova tendência de sociedade, na qual crianças estão adaptadas às novas tecnologias cada vez mais cedo.
Segundo Maria Estela, a sociedade moderna proporcionou uma "adultização precoce nas crianças" e a educação formal precisa acompanhar. "O atendimento especializado mais cedo ajuda desde o desenvolvimento motor, de criatividade, até da maturidade da criança", observa.
Nesta fase do aprendizado, o ensino deve atender exigências físicas das crianças e, por isso, ser feito de maneira lúdica, na visão da especialista. "Todas as atividades nesta etapa são encaradas como brincadeiras", esclarece Maria Estela.

Outras mudanças
A Lei 12.796 incorpora à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) emenda constitucional aprovada em 2009, que tornou obrigatório ao governo oferecer Educação Básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
A nova lei ainda estabelece que a Educação Infantil - assim como os ensinos Fundamental e Médio - tenha carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criança deve ser, no mínimo, de quatro horas por dia para o turno parcial e de sete para o integral. Além disso, a pré-escola também deve fazer controle de presença dos alunos, exigindo a frequência mínima de 60% do total de horas.
A lei em vigor desde ontem também torna mais específico o atendimento que os governos devem prestar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Eles devem, preferencialmente, ser matriculados na rede regular de ensino, "independentemente do apoio às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial."
O texto ainda explicita que o conteúdo exposto em sala de aula deve considerar e valorizar diversidade étnico-racial.

Pais podem ser responsabilizados por não buscarem vagas
O presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Ariel de Castro Alves, explica que a nova legislação aponta o dever dos pais de matricular filhos a partir dos 4 anos na escola. "Caso não o façam, podem ser responsabilizados."
Se não houver vagas na rede, os municípios devem justificar por escrito o motivo e qual o prazo para que isso ocorra, incluindo a criança em lista de espera. "Como a Emenda Constitucional trata da implementação progressiva, é possível que as prefeituras sejam questionadas pelos conselhos tutelares e pelas promotorias da Infância e Juventude e terão que provar que estão ampliando as vagas e a rede de ensino", diz Alves.
Na visão do advogado, outras mudanças na legislação, como a garantia de acesso a pessoas com deficiência e o respeito à diversidade étnico-racial, também serão desafios para o poder público. (Camila Galvez)

Fonte: Diário do Grande ABC

EUA adiam teste de míssil para reduzir tensão com a Coreia do Norte

AFP
 
Imagem tirada ontem pela agência norte-coreana (KCNA) e distribuída hoje mostra soldados do país em exercício militar apontando para uma placa com a imagem do ministro de defesa sul-coreano, Kim Kwan-Jin 06.04.2013/ KCNA / AFP

O governo dos Estados Unidos adiou um teste de míssil balístico intercontinental, em uma tentativa de reduzir a tensão com a Coreia do Norte, que instalou dois mísseis capazes de atingir o Japão e uma ilha norte-americana no Pacífico, mas que, segundo Londres, não mobilizou tropas.
Washington anunciou o adiamento de um teste do Minuteman 3, míssil balístico intercontinental de ogivas nucleares, que seria disparado na próxima semana da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.
Segundo uma fonte do governo americano, o secretário da Defesa Chuck Hagel decidiu remarcar o teste até o mês que vem, devido a preocupações de que o lançamento "pudesse ser mal interpretado por alguns como uma intenção de exacerbar a crise atual com a Coreia do Norte".
"Queremos evitar uma má interpretação ou manipulação", disse a fonte, antes de completar, no entanto, que Washington está decidido a testar seus mísseis balísticos intercontinentais "para garantir um arsenal nuclear seguro e eficaz".


Além disso, Seul e Washington anularam uma importante reunião prevista para 16 de abril entre o general Martin Dempsey, comandante do Estado-Maior Conjunto americano, e seu colega sul-coreano, o general Jung Seung-Jo.
A agência sul-coreana Yonhap destacou que o Sul temia uma possível provocação norte-coreana na ausência do comandante das Forças Armadas.
A Coreia do Norte, alegando as sanções da ONU e os exercícios militares americanos e sul-coreanos, fez uma série de ameaças de uma guerra nuclear nas últimas semanas.
O anúncio do Pentágono ocorre depois da informação de que Pyongyang tinha carregado dois mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu em instalações subterrâneas da costa leste.
Os mísseis, tipo Musudan, teriam um alcance de 3.000 km, com o que poderiam atingir qualquer alvo na Coreia do Sul e no Japão, e possivelmente as bases militares americanas situadas no Pacífico norte.
Apesar das ameaças, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, afirmou neste domingo (7) que a Coreia do Norte não deu sinais de deslocamento de tropas.
"Não vimos um reposicionamento de tropas nem um deslocamento de forças terrestres", declarou Hague à BBC.
— Por este motivo, é importante permanecer tranquilos, mas também firmes e unidos.

Fonte: R7