segunda-feira, 13 de maio de 2013

Irmãos do "monstro de Cleveland" dizem-se inocentes e perseguidos


Os dois irmãos de Ariel Castro, acusado do sequestro, cativeiro, violações e tortura de três jovens durante dez anos, em Cleveland, EUA, foram colocados em liberdade por falta de provas e agora clamam inocência. Apesar disso, dizem-se perseguidos e ameaçados de morte.

http://cdn.controlinveste.pt/Storage/JN/2013/big/ng2545246.jpg
Os irmãos Onil (esquerda), Pedro (centro) e Ariel (direita)

Dias depois da sua detenção, Pedro e Onil Castro, ambos de 50 anos, foram colocados em liberdade, pois não foram encontradas provas que os ligassem ao sequestro, cativeiro e violência de Amanda Berry, Gina DeJesus e Michelle Knight, que conseguiram escapar ao fim de dez anos de tortura.
Numa entrevista à CNN, os dois irmãos libertados dizem estar inocentes e encontram-se em paradeiro desconhecido, com outros membros da sua família, por, alegadamente, terem sido alvo de ameaças de morte. "Atiraram-nos pedras e partiram os vidros da nossa casa", contaram à cadeia televisiva norte-americana. A sua mãe, de 71 anos, também se encontra com eles.
Pedro e Onil Castro dizem estar felizes com a liberdade das três jovens, mas lamentam que tenham sido envolvidos no caso na fase inicial da investigação. "Temos receio que as pessoas continuem a achar que estamos ligados ao que aconteceu", afirmam.
"Quem me conhece sabe que não seria capaz de fazer algo assim", afirma Onil Castro. "Sou uma pessoa estimada. Não tenho inimigos", acrescenta.
"O mesmo acontece comigo", comenta Pedro Castro. "Nunca me lembraria de fazer algo assim. Se soubesse o que o meu irmão (Ariel) estava a fazer, tê-lo-ia denunciado à polícia", rematou.

Fonte: Jornal de Notícias

Dilma destaca cooperação como arma anticrise em reunião com presidente alemão

São Paulo, 13 mai (EFE).- A presidente Dilma Rousseff destacou nesta segunda-feira, durante um encontro com o chefe de Estado alemão, Joachim Gauck, a cooperação bilateral e as políticas de desenvolvimento e crescimento para enfrentar as crises econômicas.
"Ninguém está a salvo de seus efeitos nefastos, e por isso a crise só será superada por meio de mais cooperação e de políticas de desenvolvimento que enfatizam o crescimento com inclusão e o aumento da competitividade", declarou Dilma à imprensa durante o 31º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha.
A presidente citou como exemplo as alianças e a cooperação bilateral da "bem-sucedida integração" entre Brasil e Alemanha, cujo fluxo comercial em 2012 alcançou a barreira de R$ 21 bilhões, número que segundo a governante triplicou nos últimos dez anos.
"O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina, e a Alemanha o principal parceiro do Brasil dentro da União Europeia e o quarto em nível mundial", citou Dilma.
Mesmo assim, a governante lembrou que, apesar do fortalecimento das relações bilaterais, "não se pode ocultar os riscos resultantes da crise econômico financeira internacional".
Dilma e Gauck abriram hoje em São Paulo um encontro promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Federação Alemã da Indústria (BDI).
O encontro, que acontece até amanhã, conta com a participação de 2.000 empresários e ministros dos dois países.
"Essa proximidade é expressada neste encontro, que é o mais duradouro entre o Brasil e qualquer país do mundo", afirmou Rousseff.
Gauck, em sua primeira visita ao Brasil como presidente, ressaltou por sua vez a admiração e a "coragem" de Dilma em criar a Comissão da Verdade, que investiga casos de violações contra os direitos humanos.
Nesse assunto particular, Dilma pediu a Gauck o acesso aos arquivos sobre a ditadura brasileira que possam existir na Alemanha para somá-los aos trabalhos da comissão.
Gauck coordenou a comissão alemã que controlou a dissolução da polícia secreta da Alemanha Oriental depois da reunificação.
O presidente alemão falou também sobre a escolha do brasileiro Roberto Azevêdo como novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e lhe pediu que conduza "as metas ambiciosas para a política global de redução de emissões de gases".
Em seu discurso, Dilma citou também os "diálogos de comum acordo" com a chanceler alemã Ángela Merkel, em particular sobre a cooperação em programas de infraestrutura, energia e exploração petrolífera, e lembrou a votação no Congresso de uma nova lei para modernização dos portos brasileiros.
 

"Nós hoje estamos em um momento importante que é a votação da MP (Medida Provisória) dos Portos, que tem como objetivo abrir os portos brasileiros ao investimento privado gerando competição, maior eficiência e redução de custos", afirmou a presidente.
Segundo a chefe de Estado, Brasil e Alemanha precisam "aumentar o fluxo recíproco de comércio entre os dois países e ampliar o comércio de bens de maior valor agregado".
"É necessário estimular as alianças estratégicas, estimulando 'joint ventures', e damos também importância às alianças nas áreas de ciência e inovação", ressaltou.
De acordo com Dilma, 1.600 empresas alemãs estão instaladas no Brasil, e cerca de 50 brasileiras no país europeu.
O programa "Ciência sem Fronteiras", do governo federal, ressaltou Dilma, permitiu a viagem de 2.000 universitários brasileiros à Alemanha.
"Ao retornar ao Brasil, (os estudantes) vão incorporar a inovação de processos produtivos em companhias instaladas aqui", afirmou. EFE

Polícia paulista cria o primeiro cadastro de pedófilos do Brasil

A Polícia Civil de São Paulo está formando um banco de dados inédito de todos os pedófilos do Estado. O trabalho é feito pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, única no Brasil especializada nesse tipo de crime.
Desconhecida do público, a delegacia foi criada em novembro de 2011 e desde então tem cadastrado foto, nome, cor de pele, idade e histórico de crimes dos pedófilos.

Segundo a delegacia, 40% desses criminosos têm entre 18 e 40 anos, 25% estão acima dos 40 e 35% têm até 17 anos. 

Polícia paulista cria o primeiro cadastro de pedófilos do Brasil

O número de pedófilos com parentesco com a vítima chega a 40%. Dos outros 60%, grande parte tem alguma relação com a família da vítima ou são amigos ou vizinhos, segundo a delegada-assistente Ana Paula Rodrigues, 38.
A delegacia não foi autorizada a informar o número total de pedófilos cadastrados. Das vítimas, 80% são meninas, e 60% tem de 7 a 13 anos.

O sobrinho de dez anos da auxiliar de enfermagem Yneida Brito sofreu frequentes abusos de um vizinho, amigo da família.

"Ele falou para o menino: 'Vamos lá na minha casa. Tem uma bola de capotão super legal'. Ao chegar lá, fechou a porta, amarrou o menino e o estuprou", disse a tia.

Os abusos foram tantos que a criança, hoje aos 12, teve uma disfunção anorretal e, desde então, usa fraldas.

A tia descobriu que as mudanças de comportamento no sobrinnho tinham relação com algum tipo de abuso porque ela também foi abusada aos 9 anos.

"Voltando da escola, eu fui tomar algo numa lanchonete de um conhecido da família. Ele disse entra, abaixou a porta da lanchonete e abusou de mim". Yneida só conseguiu contar para mãe o que tinha sofrido aos 22 anos.

Em 2011, foram 2.814 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Estado. No ano passado, chegaram a 3.117, um aumento de 10%, segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No Brasil, o aumento foi de 20%.

A delegacia de pedofilia alerta: os pedófilos estão se proliferando pela internet.

CASO CHOCANTE
A delegada conta que o caso mais chocante que já investigou foi o de uma menina de 6 anos que vivia com a família em um cômodo pequeno.

"Mãe, filha e padrasto dormiam na mesma cama e nessa cama ele abusava da menina, com o consentimento da mãe."

A menina só conseguiu falar dos abusos quando encaminhada à brinquedoteca da delegacia.

"Ela pediu para que todas as luzes fossem apagadas porque assim ela tinha a sensação de que ninguém ouviria o que ela tinha para relatar", diz a delegada.

O homem foi preso, a criança, encaminhada ao Conselho Tutelar, e a mãe desapareceu.

O crime de pedofilia é punido com reclusão de oito a 15 anos. Praticar o crime pela internet tem pena de três a seis anos de reclusão.



Fonte: UOL notícias

Rihanna troca indiretas com Chris Brown e Miley Cyrus sofre ameaças no Twitter; entenda

Rihanna usou as redes sociais para desabafar após o fim do relacionamento com Chris Brown. Por outro lado, Miley Cyrus tem recebido ameaças de fãs de Taylor Swift e Selena Gomez, via Twitter. As redes de relacionamentos se tornaram ambiente para que todos possam se expressar, às vezes, sem limites.
A cantora de Barbados publicou imagem no Instagram que continha a seguinte frase: "Se eu troquei todas as minhas pessoas por você, e mesmo assim nós não demos certo, você me deve algumas pessoas". Com isso, Ri-Ri faz referência aos amigos de deixou de lado após voltar a namorar com o rapper, uma delas foi Katy Perry. Em resposta a isso, Chris Brown tuitou "ela não é minha se é de todo mundo", insinuando que a ex-namorada teria ficado com alguém, poucos dias após a separação. Antes de tudo isso, a intérprete de "Diamonds" já tinha dado suas indiretas quando publicou que "decidir não é uma opção! Nada menos do que 100% de lealdade, honestidade e respeito! Amor não é para crianças".
Miley Cyrus, que recentemente aderiu ao Instagram, tem sofrido ataques nas redes sociais. A loira disse no Twitter que "Todo dia alguém com Swift ou Gomez no nome deseja coisas terríveis a mim (morte é mais comum)", referindo-se aos fãs de Taylor Swift e Selena Gomez. A cantora ainda deu conselho aos seus fãs dizendo que "por favor, Smilers, não pensem que vocês estarão me apoiando sendo hostis com outros artistas. Meus fãs me fazem orgulhosa apoiando minha música e tudo o que faço".

Fonte: Pure Trend

Disney faz 'plástica' em princesa de 'Valente' e cria polêmica, diz revista

A "plástica" que a Disney fez recentemente na personagem Merida, de "Valente", gerou críticas da codiretora do longa e resultou numa petição com mais de 100 mil assinaturas de fãs que pedem de volta as "imperfeições" que caracterizaram a protagonista da animação ganhadora do Oscar. A informação é do site da revista "The Hollywood Reporter". Merida foi oficilizada como 11ª princesa da Disney em evento neste sábado (11).
"Eu acho que é atroz o que eles fizeram com Merida", escreveu Brenda Chapman, também autora do roteiro do longa, ao jornal "Marin Independent Journal". "Quando garotinhas dizem que gostam [da Merida remodelada] porque é ela mais radiante, está tudo bem, tudo bom, mas, subconscientemente, elas são sendo atraídas pelo visual sexy e pelo aspecto magro da nova versão. É horrível!"

No texto, Brenda acrescenta que "Merida foi criada para quebrar esse padrão – para dar às meninas um modelo melhor e mais forte, algo com substância, e não só um rostinho bonito que ficar esperando um romance".
A "Hollywood Reporter" cita ainda que um manifesto no site Change.org já conseguiu milhares assinaturas em protesto contra as alterações na aparência Merida. "O redesenho de Merida para que ela seja introduzida oficialmente na coleção de princesas da Disney é um tremendo desserviço para as milhões de crianças para as quais Merida é um modelo construtivo, que incentiva a capacidade das garotas de serem agentes de mudança no mundo em vez de serem apenas troféus para serem admirados." A carta é endereçada a Robert A. Iger, CEO da Disney.

Disney criticada por criar versão sexy da princesa de «Valente»
Foto: Diário Digital


Merida foi "coroada" como a nova princesa em cerimônia diante do castelo da Cinderela no parque Walt Disney World, segundo o site Inside the Magic, especializado em notícias sobre a companhia. Ela agora faz companhia a Branca de Neve, Cinderela, Aurora (Bela Adormecida), Ariel (de "A pequena sereia"), Jasmine (de "Aladdin"), Bela, Mulan, Pocahontas, Tiana (de "A princesa e o sapo") e Rapunzel.
Em comunicado ao blog Yahoo! Shine, a Disney comentou a controvérsia: "Merida exemplifica o que singifica ser uma princesa da Disney, por ser corajosa, apaixonada e confiante, e ela continua a mesma Merida forte e determinada do filme cujas qualidades inspiraram mães e filhas ao redor do mundo".
 
Fonte: G1

Thammy Miranda relembra dificuldades que teve ao assumir sua homossexualidade

Thammy Miranda contou, em entrevista para a revista A, o motivo de Gretchen ter recebido negativamente a notícia de que a filha era homossexual.

— O que mais mexeu com a minha mãe foi a expectativa que ela criou em cima de mim, de dar continuidade ao trabalho dela. Não foi nem tanto por ter uma filha homossexual, mas o fato de que o castelo de areia dela foi por água abaixo.

 Thammy Miranda

A atriz também sofreu dificuldades na hora de arrumar trabalho.

— Ninguém queria apostar em mim. O preconceito existe sim.

Atualmente, Thammy vive a policial Joyce em Salve Jorge. Suas cenas como Lohana e a performance de Melô do Piripiri deram o que falar entre os fãs da novela da Globo.

Fonte: R7

Novo CD da dupla Daft Punk vaza na internet

A dupla Daft Punk
A dupla Daft Punk (Getty Images)

Depois de Random Access Memories, o quarto álbum da dupla de DJs Daft Punk, ter vazado na internet, em uma versão de baixa qualidade sonora, o site iTunes disponibilizou, nesta segunda-feira, todas as 13 faixas para serem ouvidas em formato streaming. O lançamento oficial está marcado para o próximo dia 21, quando o disco vai poder ser baixado. As faixas também podem ser ouvidas em site de streaming gratuito.
Após nove anos sem lançar nada inédito, Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter voltaram com esse novo projeto, que resgata o som da dance music dos anos 70 e 80. A dupla demorou três anos para finalizar o trabalho que tem participações do guitarrista Nile Rodgers.
Get Lucky, primeiro single do novo álbum, lançado no mês passado, ficou duas semanas seguidas entre os 20 primeiros da lista da Billboard Hot 100 e conta com a participação de Pharrell Williams.

Fonte: Veja

Elenco comenta fim de 'Salve Jorge' e Thammy Miranda diz: 'Quero prender Russo'

Na última semana de "Salve Jorge", Giovanna Antonelli foi convidada pelo site da novela para entrevistar o elenco nos bastidores de gravação e tentar arrancar alguma novidade, além das expectativas dos colegas sobre as cenas finais. A intérprete de Helô colocou o microfone em punho e andou de um estúdio a outro pelo Projac abordando os atores da trama de Gloria Perez. Em entrevista publicada no final de semana, a novelista fez um balanço sobre a novela.
Giovanna pediu que Dani Moreno destacasse algum momento marcante da Aisha, e a atriz não pensou duas vezes: "Acho que a cena de maior emoção foi quando ela descobriu que a Berna a roubou da maternidade. Essa cena foi pesada", comentou a atriz.
Ao encontrar o colega Alexandre Nero, o seu par romântico na história, Giovanna fez festa: "Realmente fizemos uma dupla dinâmica e eu espero te encontrar em breve", disse a atriz. "Falar o quê? A Giovanna é a dona disso aqui tudo!", respondeu o ator, ganhando vários elogios em seguida. "O Alexandre é super parceiro, um ator super generoso. Helô não seria nada se não fosse o Stênio", desmanhou-se. Os atores se tornaram muito amigos e costumam trocar elogios um ao outro pelo grande sucesso dos personagens na novela.
Ao esbarrar com Antônio Calloni, a "repórter" perguntou qual é o final que ele deseja para Mustafa. E o ator revelou o desfecho inusitado que imaginou: "Isso eu sei, em primeira mão! Ele vai acabar sobrevoando o Istambul num tapete voador", brincou.
Totia Meirelles admitiu que a Wanda a deixou mais fragilizada. "Eu achava que era muito divertido fazer vilã, fazer maldade, já que a gente não exercita isso na vida, né? Mas eu estou muito sensível, se fala mais alto comigo eu choro", contou a atriz.
Bruna Marquezine revela que a Lurdinha foi muito especial na sua carreria. "Foi muito importante para mim, ainda mais nessa fase, sabe? Acho que um divisor de águas", explica a atriz de 17 anos, que iniciou na TV ainda criança e que já está reservada para a próxima novela de Manoel Carlos.
Num clima animado, Giovanna abordou Thammy Miranda e ainda se arriscou dançando e cantando a música "Melo do Piri Piri", sucesso da Gretchen. "Eu quero prender o Russo, eu tenho que dar uns pega no Russo e prender ele (risos)", respondeu Thammy, responsável por uma das cenas mais aguardadas da trama, quando se vestiu como a prostituta Lohana e dançou o hit da mãe, "Conga Conga Conga", com direito a elogios do público e da cantora.
"Será que a gente pode esperar surpresas finais, tipo um "Piri piri piri...", questionou Giovanna, dançando e rebolando, sob os olhares e risos de Thammy. "Pro Russo?", perguntou a filha de Gretchen para a colega: "Tomara! Estou torcendo muito!", respondeu Antonelli.

Fonte: Pure De People

Bruna Marquezine posta foto e se despede do Morro do Alemão

  • Instagram | Reprodução
    "Me despedindo do Alemão!!!! Ultimo dia gravando aqui... Foi incrível!", disse Bruna
A novela Salve Jorge, da Rede Globo, vai deixar saudade para Bruna Marquezine. Na tarde desta segunda-feira, 13, a atriz teve um momento nostálgico e postou uma foto em seu Instagram do Morro do Alemão, onde gravou a maioria de suas cenas para o folhetim. Salve Jorge chega ao fim nesta sexta-feira, 18.
"Me despedindo do Alemão!!!! Ultimo dia gravando aqui... Foi incrível!", disse Bruna, na legenda. Na imagem, ela está de costas, olhando para a comunidade.
Muitos fãs aproveitaram a postagem da atriz e também demonstraram tristeza com o fim da novela das 21 horas. Eles deixaram mensagens de carinho como comentários na foto de Bruna.

Fonte: Portal A Tarde

Netinho apresenta melhora e chupa picolé na UTI

  • Ag. Fred Pontes | Divulgação
    Netinho está internado desde o dia 10 no Hospital Sírio Libanês
O cantor Netinho mostra que está se recuperando a cada dia. Nesta segunda-feira, 13, o baiano, que está internado na Unidade de Tratemento Intenso (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, chupou quatro picolés de limão. Como ele não respira mais com a ajuda de aparelhos, e precisa se alimentar aos poucos,  pediu, e os médicos liberaram, a guloseima. Bem-humorado, Netinho já disse que terça-feira, 14, vai querer experimentar o picolé de abacaxi.
O hospital não liberou nenhum boletim médico nesta segunda. De acordo com a assessoria do cantor, os boletins só seriam emitidos pelo hospital quando houvesse alguma alteração relevante na saúde do paciente.
Netinho está internado desde 24 de abril. O cantor foi diagnosticado com tumores benignos no fígado. Durante a biópsia para a retirada de amostra do material para análise, uma artéria se rompeu, complicando o quadro de saúde do cantor. Na madrugada da sexta-feira, 10, ele foi transferido do Hospital Aliança, em Salvador, para o Sírio Libanês, em São Paulo.

Fonte: Portal A Tarde

Rússia condena atentados "bárbaros" na Turquia e pede investigação

A Rússia condenou nesta segunda-feira os atentados do fim de semana na Turquia perto da fronteira com a Síria, cuja autoria Ancara atribuiu a grupos ligados ao regime de Damasco.
"Condenamos com firmeza estes atos terroristas", afirma um comunicado do ministério russo das Relações Exteriores.
"Estes acontecimentos exigem uma minuciosa investigação. Os culpados devem ser punidos", completa a nota.
"Esperamos que estes acontecimentos trágicos não provoquem uma escalada da situação na região".
As explosões na cidade de fronteira de Reyhanli deixaram 48 mortos e mais de 100 feridos.
As autoridades turcas responsabilizaram o governo sírio e afirmaram que a "linha vermelha" foi ultrapassada, o que autoriza Ancara a adotar medidas de represália.
A Turquia apoia a rebelião síria no conflito com o regime de Damasco e recebeu 400.000 refugiados sírios em seu território.
A Rússia é um dos últimos aliados do regime sírio.

Fonte: R7

Menino de 12 anos acusado de matar a irmã mais nova está preso nos EUA

Nos Estados Unidos, um menino acusado de matar a irmã 4 anos mais nova do que ele poderá ficar preso até completar a maioridade, se for considerado culpado.
Durante duas semanas, a pequena comunidade de Valley Springs, na Califórnia, viveu sob o medo de que um assassino cruel estivesse à solta. Até que o xerife esclareceu o crime. "Hoje à noite vocês podem dormir mais tranquilos", disse.
E anunciou o suspeito de matar a menina Leila Fowley, de 8 anos. O irmão dela, de 12 anos, que aparece no canto das imagens, em uma vigília pela irmã.
No dia do crime, o menino havia contado à polícia que viu um homem alto, de cabelo longo grisalho, saindo da casa. E que logo depois encontrou a irmã esfaqueada. O menino então ligou para o pai e depois para o serviço de emergência. As crianças estavam em casa sozinhas naquele sábado à noite.
Na véspera do anúncio da prisão, a mãe falou sobre como ele e a irmã conviviam em harmonia. "Ele nunca sequer a empurrou. Ele nunca fez mal a ela", afirmou.

 Fowler.jpg

Em Nova York, a idade mínima para que um adolescente seja julgado como adulto em caso de homicídio é de 13 anos. Na Califórnia, onde o crime aconteceu, é de 14 anos. Como o menino tem 12 anos, ele vai responder pelo crime como menor de idade.
Se condenado, deve ficar preso até completar 21 anos. Na maioria dos estados americanos, não é assim. Qualquer criança pode ser julgada por assassinato como adulto.

 leila.jpg

Mesmo assim esses critérios variam. Um exemplo é o caso de Jordan Brown, de 11 anos, que matou a madrasta grávida em 2009, na Pensilvânia.
Ele começou a ser julgado por homicídio duplo como um adulto. Ganhou um recurso na Justiça e passou a ser julgado como menor. Deverá ser solto quando fizer 21 anos. Nenhum menor nos Estados Unidos pode ser condenado à morte. E a pena de prisão perpétua só pode ser aplicada ao menor em caso de assassinato.

Fonte: 180 Graus

Dono da Virgin vira comissária de bordo

Sir Richard Branson, dono da Virgin, pagou promessa feita – e um mico mundial – no último fim de semana. Ele se vestiu de comissária de bordo, com direito a tailleur vermelho, meia fina (com as pernas devidamente depiladas), maquiagem e cílios postiços, e trabalhou durante seis horas em um voo entre a cidade de Perth, na Austrália, e Kuala Lumpur.

+
O dia de trabalho inusitado para Branson foi resultado de uma aposta que ele fez com Tony Fernandes, seu amigo e CEO da AirAsia, em 2010. À época, o dono da Virgin apostou que sua equipe na F-1 acabaria a temporada na frente da equipe de Fernandes, então chamada Lotus, mas o resultado não foi o esperado. Quem vencesse teria de fazer o papel de comissária na companhia aérea do outro, sendo as empresas aéreas em questão a citada AirAsia e a Virgin Australia.

Demorou dois anos, mas Branson honrou a aposta assumida. Tony Fernandes, claro, esteve no voo da AirAsia para checar os serviços da “comissária” ilustre e “acidentalmente” teve uma bandeja de drinks despejada sobre ele durante o atendimento.

 Branson esbanja charme como

A brincadeira com o amigo Tony Fernandes, CEO da AirAsia, beneficiou a Starlight Foundation.
+ A brincadeira com o amigo Tony Fernandes, CEO da AirAsia, beneficiou a Starlight Foundation. Crédito: Reprodução
A brincadeira toda também rendeu US$ 300 mil à instituição de caridade Starlight Foundation, apoiada pelas duas companhias aéreas.

O próprio Richard Branson fez graça da situação e colocou imagens em seu blog na internet, sob o título “A dama de vermelho”.

Fonte: Meio E Mensagem

Polícia prende um dos fugitivos mais procurados

"Perigoso fugitivo" britânico detido em Espanha
 


Andrew Terence Moran, de 31 anos, foi capturado pela polícia da Espanha em uma mansão na Costa Blanca. Condenado por um assalto a mão armada, Moran era um dos fugitivos mais procurados pela Justiça britânica.



Originário de Manchester, Moran teria assaltado um carro-forte dos Correios em Lancashire, em 2005. Contudo, escapou durante seu julgamento, após agredir um guarda.

Fonte: Bem Paraná

EUA: Avião aterrou de emergência para expulsar mulher que não parava de cantar Whitney Houston

Um voo de Los Angeles para Nova Iorque, nos EUA, faz uma paragem imprevista para largar uma passageira que se recusava parar de cantar o tema «I Will Always Love You», de Whitney Houston.

O voo da American Airlines, que teve lugar na passada quinta-feira, arrancou de LA e só deveria parar no aeroporto JFK, na Big Apple.
Mas devido a uma passageira «irrequieta», o voo fez uma escala no Kansas City International Airport.

 EUA: Avião aterrou de emergência para expulsar mulher que não parava de cantar Whitney Houston

«A mulher estava a ser disruptiva e foi removida do avião por interferir com a tripulação», disse à KCTV o porta-voz do aeroporto, Joe McBride.
«Havia um federal air marshal no voo, que subjugou a mulher, colocou-lhe algemas e removeu-a do avião», explicou.
A «performance» da aspirante a cantora não inspirou aplausos dos passageiros, que viram o seu voo chegar bastante atrasado após uma longa escala no Kansas, segundo a SkyNews.
A mulher, que alegadamente é diabética, foi libertada sem acusações, e disse que agora tinha que se «desenvencilhar» sozinha para completar a viagem até Nova Iorque.


Fonte: Diário Digital

Cameron quer negociação completa para acordo comercial EUA-UE

WASHINGTON, Estados Unidos — O primeiro-ministro britânico, David Cameron, se disse partidário de uma negociação completa, que inclua todos os temas e produtos, para um acordo comercial entre EUA e a União Europeia, ao se reunir com o presidente norte-americano, Barack Obama.
As próximas cinco semanas serão "cruciais" para o acordo de livre comércio entre Estados Unidos e a União Europeia, cujas negociações podem começar durante a reunião do G8 no mês que vem, na Irlanda do Norte, disse Cameron em Washington.
"O presidente Obama e eu lutamos por um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os EUA", disse Cameron, após se reunir com o presidente norte-americano.
"Temos uma boa oportunidade de reduzir os direitos aduaneiros, abrir os mercados, criar empregos e tornar nossas economias mais competitivas", disse Obama.
As duas partes precisam aproveitar as oportunidades conjuntas "para garantir uma recuperação econômica sustentável", acrescentou Cameron.
"Se dar conta dos grandes benefícios que este acordo pode significar exigirá ambição e vontade política. Isso significa pôr tudo sobre a mesa, inclusive temas difíceis, sem exceções", comentou.
Esta é uma mensagem a outros participantes nas negociações para uma Associação de Comércio e Investimento Transatlântica. A França exige que o setor audiovisual seja excluído das negociações e já avisou "que não negociará" sobre esta questão.
O comissário europeu de Comércio, Karel de Gucht, garantiu que este tema "não seria negociado", antes de seu porta-voz esclarecer que isso não significa que o setor audiovisual seria excluído das conversas.
Este acordo, que busca reduzir os obstáculos para a Organização Mundial de Comércio (OMC), poderia encontrar sérias dificuldades no tema agrícola, particularmente em relação aos organismos geneticamente modificados.
Cultivados em grande escala nos EUA, estão estritamente regulamentados na Europa.
No final de abril, parlamentares europeus pediram em uma resolução que as negociações "não ameacem o 'princípio de precaução' europeu".
As negociações não começaram formalmente. O Parlamento europeu e os Estados membros da união devem aprovar o começo dos diálogos, ao mesmo tempo que nos EUA deve ser observado um prazo para procedimento no Congresso.
"Há uma possibilidade real" de que o processo seja lançado na reunião dos dias 17 e 18 de junho, disse Cameron a jornalistas na Casa Branca.
Cameron lembrou que um acordo deste tipo poderia significar 155 bilhões de dólares anuais adicionais para a economia britânica.
As relações comerciais entre Estados Unidos e União Europeia movimentam 2,7 bilhões de dólares a cada dia e representam 30% do comércio mundial.

Fonte: AFP Google

Polícia busca imagens de acidente com Ferrari de R$ 2 milhões em São Paulo

A polícia busca imagens de câmeras no trecho onde ocorreu um acidente com uma Ferrari avaliada em R$ 2 milhões na madrugada desta segunda-feira (13), no Cebolão, na zona oeste de São Paulo.

O acidente: Ferrari é destruída em acidente na Marginal Tietê, em São Paulo
O carro:  Saiba mais sobre a Ferrari 458 Spider

Na colisão, o veículo ficou destruído ao bater em um poste, em uma alça de acesso da Marginal Tietê à Rodovia Castello Branco.

Veja outros acidentes com carros de luxo:
Ferrari avaliada em R$ 1 milhão bate e é abandonada em Minas Gerais
Exibição: Ferrari atropela três pessoas no Aterro do Flamengo
Oito Ferraris: Acidente com 14 carros de luxo deixa 10 feridos no Japão

A PM informou que o casal que estava no carro de luxo já havia saído do local quando os agentes chegaram. Testemunhas disseram que os dois tinham ferimentos leves e foram levados por um pessoa que os buscou de carro.
O registro da ocorrência feito pelos policiais não indica a identidade do casal e quem estava dirigindo. A Ferrari, segundo a PM, está em nome de uma empresa.
De acordo com o porta-voz da PM, Sérgio Marques, as imagens foram solicitadas à concessionária ViaOeste. A ocorrência será levada a uma das delegacias da região para investigação.
"A priori, não houve vítima. Então não existe necessidade de vistoria no veículo", diz Marques. Segundo ele, a provável causa do acidente é falha humana ou excesso de velocidade.

Fonte: Último Segundo

Porta-aviões dos EUA chega à península coreana para manobras

Nuclear USS Nimitz atracou no porto de Busan neste sábado com 64 aviões a bordo Foto: Reuters
Nuclear USS Nimitz atracou no porto de Busan neste sábado com 64 aviões a bordo Foto: Reuters

Um grupo naval da marinha americana, liderado pelo porta-aviões USS Nimitz, chegou neste sábado à costa a Coreia do Sul para realizar novas manobras, dez dias depois de exercícios que provocaram a ira de Pyongyang, anunciaram fontes americanas. O grupo inclui destróieres e navios de patrulha, com 64 aviões a bordo, disse à imprensa o contra-almirante Mike S.White após a chegada do Nimitz ao porto de Busan (sul).
É de uma “importância vital” manter a inter-operatividade com sócios como a Coreia do Sul, acrescentou. White se negou a confirmar informações da imprensa segundo as quais as manobras irão ocorrer na próxima semana.
O deslocamento das forças navais americanas ocorre em um contexto de grande tensão na península coreana devido às ambições renovadas de Pyongyang sobre seu programa nuclear. A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram no dia 30 de abril manobras conjuntas que mobilizaram durante dois meses o exército sul-coreano e cerca de um terço dos 28,5 mil soldados americanos presentes na Coreia do Sul.
O governo da Coreia do Norte havia condenado estes exercícios anuais, que, segundo ele, se assemelham a uma invasão de seu território por parte de Seul com o apoio dos Estados Unidos.
A península coreana viveu um aumento de tensões após o disparo bem-sucedido em dezembro de um foguete considerado por Seul e por seus aliados como um míssil balístico, seguido de um terceiro teste nuclear em fevereiro e de sanções do Conselho de Segurança da ONU. Pyongyang ameaçou com ataques e com uma guerra nuclear e mobilizou mísseis de alcance variável ao longo de sua costa.

Samsung planeja comercializar tecnologia 5G em 2020

A Samsung Eletronics anunciou nesta segunda-feira (13) que avança no desenvolvimento de soluções de transferência de dados de próxima geração e que pretende iniciar a comercialização de equipamentos de 5G, evolução da tecnologia 4G LTE, em 2020. A nova solução permitirá um usuário de celular atingir velocidade de tráfego de dezenas de gigabits por segundo, muito superior à velocidade atingida pelo 4G LTE, de 75 megabits por segundo.

A gigante sul-coreana divulgou sua expectativa de lançamento de redes 5G após ter obtido sucesso no desenvolvimento do primeiro transceptor operando em banda de onda milimétrica Ka para comunicação celular, conforme divulgado em seu blog. O equipamento transmite dados na frequência de 28 GHz em uma velocidade de 1.056 Gbps em uma distância de até 2 km.

A companhia espera que sua mais recente inovação dinamize a pesquisa em comunicações 5G em todo o mundo, desencadeie a criação de alianças internacionais.

A Samsung Eletronics ficou praticamente fora da comercialização para equipamentos de redes 3G, mas começa a se reposicionar no mercado de radiotransmissão com o lançamento de redes LTE ao redor do mundo e já se prepara para estar na ponta de lança do 5G. (Da redação)

Fonte: Telesíntese

Carro-bomba mata 3 em frente a hospital de Benghazi, na Líbia

Um carro-bomba matou pelo menos três pessoas nesta segunda-feira em frente a um hospital de Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, disseram médicos, em mais um sinal da crescente desordem no país.
Centenas de pessoas indignadas se concentraram no local, atribuindo o atentado a milícias que ainda dominam as ruas de Benghazi, berço da rebelião que derrubou a ditadura de Muammar Gaddafi em 2011.
"Esta é a carne dos nossos filhos, é isso que as milícias nos deram", disse uma testemunha no local. "Só precisamos aqui da polícia e do Exército."
A explosão danificou pelo menos uma dúzia de veículos e estilhaçou vidraças em prédios próximos, criando uma nuvem de fumaça e espalhando destroços por vários quarteirões.
O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, disse em Trípoli que o ataque "não é um incidente isolado, e sim parte de uma série de incidentes que tem atingido a nação líbia".
Na noite de domingo, a polícia de Benghazi foi alvo de um novo atentado, o terceiro em quatro dias.
(Por Feras Bosalum, com reportagem adicional de Ghaith Shennib)

Fonte: Terra

Débora Duarte passa por cirurgia de emergência, diz jornal


Segundo colunista Leo Dias, a atriz, que estava com pedras nos rins, recebeu alta nesta segunda-feira (13)


Da Editoria Gente & Variedades
publicidade
Débora Duarte passou por um suto no final de semana. No último sábado (11) a atriz teve que passar por uma cirurgia de emergência. De acordo com informações do colunista Leo Dias, do jornal 'O Dia', a atriz sentiu fortes dores nas costas e foi levada às pressas à unidade médica da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Débora passou por uma operação para retirada de pedras nos rins.


Ainda de acordo com o jornal, o cirurgião Edison de Almeida e Silva, que operou a atriz de 63 anos, considerou a intervenção um sucesso e Débora se recupera bem. A atriz recebeu alta nesta segunda-feira (13).

Fonte; Ibahia

TAM demite pilotos que deixaram Latino entrar na cabine durante voo

TAM demitiu o comandante e o copiloto que deixaram o cantor Latino entrar na cabine de um Airbus durante um voo.

A companhia considerou como “falta grave” o desrespeito à norma que proíbe o ingresso de pessoas não autorizadas à cabine de comando e que é uma norma internacional após os atentados de 11 de Setembro de 2001, em que terroristas jogaram dois aviões contra o World Trade Center, nos Estados Unidos.

A empresa não informou se os pilotos foram demitidos por justa causa ou não. O G1 questionou a assessoria do cantor, mas ele não se posicionou sobre a demissão.

Latino postou no Instagram, em 29 de abril, quatro fotos em que aparece usando fone de ouvido e sentado na cadeira da esquerda da cabine de um voo da TAM, que seguia de Recife para o Rio de Janeiro em 28 de abril. A cabine aparece escura e os manetes de potência, além de outros instrumentos, aparecem acionados - o que indica que o avião estava em voo.

Alguns sites noticiaram o caso já em 29 de abril (veja a notícia no Ego: "Latino vibra com primeira experiência como copiloto: 'Amei!'").
Em seu perfil oficial no Facebook (facebook.com/latinofesta), Latino publicou um post no qual linkava para as fotos em seu perfil no Instagram. No post do Facebook, com data de 29 de abril, o cantor escreve: "Foi assim a minha primeira experiência ontem como co-piloto !! Ja comecei por cima num 737. Amei…". (Observação: o cantor menciona estar em um 737, um avião da Boeing; na verdade, ele tirou a foto dentro de um Airbus.)

A companhia informou em nota que identificou a situação em que as fotos foram tiradas e que “as devidas ações disciplinares e de prevenção para que ocorrências similares não voltem a acontecer foram tomadas”.

Segundo o diretor de segurança do Sindicato dos Aeronautas, Carlos Camacho, uma falha grave da tripulação é passível de até 29 dias de suspensão ou de demissão. A empresa tem alguns dias para notificar o sindicato para a homologação, caso não seja por justa causa. Se for por justa causa, o sindicato encaminha o caso para a Delegacia Regional do Trabalho, diz ele.

“A empresa vai usar as notícias publicadas pela imprensa e o manual geral de operações para comprovar que a medida tomada pelos pilotos foi uma violação grave de segurança, que é uma cláusula pétrea das operações aéreas”, argumenta Camacho.

“O copiloto foi demitido junto para mostrar que ele também tinha poder para impedir. As responsabilidades, na cabine, são divididas. A decisão dos dois (de autorizar Latino a entrar irregularmente na cabine) não foi um erro intencional, mas foi algo equivocado”, argumenta Camacho.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo administrativo para apurar fotos postadas em redes sociais pelo cantor e notificou a TAM a explicar o que ocorreu. Os pilotos que deixaram Latino entrar na cabine podem receber multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Já a TAM, pode ser multada em até R$ 20 mil. A investigação ainda está em andamento.



Veja a nota da TAM sobre o caso:
"A TAM informa que a situação em que as fotos foram tiradas foi totalmente identificada, e que as devidas ações disciplinares e de prevenção para que ocorrências similares não voltem a acontecer foram tomadas. A companhia reitera que veta o ingresso de pessoas não autorizadas à cabine de comando durante o voo e que considera falta grave o desrespeito a essa norma."

G1

Internacional – ONU diz que Insetos comestíveis são alternativa promissora à carne

As abelhas estão na lista dos mais consumidos. Foto: Banco Mundial.

As abelhas estão na lista dos mais consumidos. Foto: Banco Mundial.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, quer combater a fome com produtos retirados das florestas.
Um novo relatório da agência da ONU mostrou que os insetos podem representar uma fonte de nutrientes para tentar acabar com a fome e garantir a segurança alimentar.

Proteína
Segundo o documento, os insetos são nutritivos e ricos em proteínas. Calcula-se eles façam parte da dieta tradicional de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro.
A FAO diz que a criação de insetos pode ser uma fonte também de empregos e de renda. Nesse momento, ela representa mais uma operação caseira mas tem potencial para atingir escala industrial.

Florestas
Na abertura da Conferência Internacional sobre Florestas para a Nutrição e Segurança Alimentar, em Roma, o chefe da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, afirmou que as florestas contribuem para o sustento de mais de 1 bilhão de pessoas.

Segundo Graziano da Silva, elas fornecem alimentos, óleo para cozinhar, forragem para animais e renda. Ele disse ainda que insetos e animais selvagens são, geralmente, fonte de proteína para as pessoas que vivem na região.
O diretor-geral da FAO afirmou que as folhas, sementes, cogumelos, mel e frutas fornecem vitaminas e minerais, além de garantir uma dieta saudável.

Pesquisa
Com mais de 1 milhão de espécies catalogadas, os insetos representam mais da metade dos organismos vivos no planeta.
Uma pesquisa feita pela FAO em parceria com a universidade Wageningen, da Holanda, mostrou que mais de 1,9 mil insetos são consumidos por homens, mulheres e crianças no mundo.

Abelhas e Formigas
Os mais consumidos são os besouros, 31% das pessoas, seguidos da lagarta, abelhas, vespas e das formigas. Ainda na lista estão, gafanhotos e grilos.
Muitos insetos são ricos na chamada “gordura boa”, e também em cálcio, zinco e ferro. Nesse caso, um bife por exemplo, tem 6 mg de ferro em cada 100 gramas. Um gafanhoto tem até 20 mg de ferro, dependendo da espécie e do tipo de comida que os insetos consomem.
A diretora da Divisão Florestal da FAO, Eva Muller, alertou que a organização não está dizendo que as pessoas devem comer insetos, mas sim que eles representam uma fonte de alimentos das florestas.
Com informações da Rádio ONU Nova York

Fonte: Portal Bragança

Livro nega segregação racial na Salvador da escravidão

Negros e pardos chefes de família, tendo escravos entre suas propriedades e mantendo importantes relações econômico-sociais. Brancos pobres, mas alguns deles possuindo escravos. Indivíduos negros, brancos e mestiços convivendo, sem conflitos raciais em casas vizinhas e até no mesmo prédio. Mulheres chefes de família.  Esse quadro da escravidão, revelado pelo censo de 1775, em duas freguesias importantes de Salvador, São Pedro e Penha, coloca abaixo vários mitos sobre o período e reforça a tese do geógrafo e pesquisador Pedro Vasconcelos, da necessidade de se tratar com extremo cuidado a complexidade da formação da sociedade baiana, para escapar da repetição, até os dias de hoje, de estereótipos equivocados sobre o tema.
Ph.D em Geografia na Université d'Ottawa, Canadá, professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador, Vasconcelos, que também leciona na Universidade Federal da Bahia, fez uma análise minuciosa do censo, em parte obtido na Torre do Tombo de Portugal, publicada no seu livro "Salvador: Transformações e Permanências (1549-1999)" cuja segunda edição ampliada e revisada está no prelo e deve ser lançada ainda esse ano. A realidade encontrada no período impressiona qualquer estudioso ou leitor sobre a escravidão.

Saiba mais


"Existem muitas generalizações sobre o tema que não correspondem à realidade e são desmentidas quando fazemos uma análise detalhada daquele período. Por exemplo, não distinguir diferenças entre pardos e negros, colocando todos como "raça" negra; insistir na imagem que a sociedade era dividida em senhores e escravos, dominantes e dominados, que havia apenas o trabalho servil. Na realidade, na composição da sociedade daquela época, tanto havia pessoas brancas de diferentes condições sociais que trabalhavam, como havia indivíduos livres e libertos, pardos e pretos, que tinham escravos. Quando ocorre a generalização, os detalhes se extinguem", observa, ponderando que "a situação de Salvador é específica e não pode ser extrapolada para outras cidades brasileiras, que certamente receberam um impacto menor da escravidão".

Destruidor de mitos - Nesse sentido, o censo de 1775 é um verdadeiro destruidor de mitos. Na freguesia de São Pedro, a primeira fora dos muros da cidadela de Salvador, (lado sul) foram registradas 92 casas com chefes de família pretos (17,6%), 82 casas com chefes de família pardos e cabras (15,7%), 348 casas com chefes de família brancos, 66,5% dos domicílios então existentes. "Em pleno período da escravidão, essa freguesia contava com um terço (33,3%) de chefes de família 'de cor', que conviviam num mesmo espaço urbano", informa. Na freguesia da Penha, situada à beira-mar, na península de Itapagipe (lado norte), a proporção de libertos e de livres "de cor" era ainda mais elevada: 48,1%, quase a metade das famílias, sendo 28% delas chefiadas por pretos e 20,1% por pardos e cabras. As famílias com chefes brancos correspondiam à metade, ou seja, 50% do total.
O levantamento mostra inexistência de "segregação espacial", entre os indivíduos, apesar das diferenças social e de cor. Exemplo: na casa de número 156 da freguesia da Penha, residia o capitão-mor do Forte de Itapagipe, Felix Jozé de Barros, branco, casado, com 50 anos. Seus vizinhos eram a costureira Anna M. Mendes, preta, viúva, com 30 anos, na casa de número 155, e João Felix, preto, casado, com 30 anos e sem profissão definida, na casa de número 157.
Mas interessante, diz Vasconcelos, é o caso da existência de casas "mistas" (prédios): "encontramos, em ambas as freguesias da cidade de Salvador, indivíduos de cores diferentes que residiam nos mesmos endereços, certamente em diferentes andares ou nos fundos e quintais. Na freguesia de São Pedro, oito brancos residiam nos mesmos endereços que quatro pardos e quatro pretos, de níveis sociais diferenciados, como um desembargador branco, um carpinteiro pardo (casa número 12), ou um médico branco e um marceneiro preto (casa 580), ou um capitão de artilharia e um sapateiro preto (casa 649), ou de níveis sociais semelhantes, como um pescador branco que residia no mesmo endereço de uma ganhadeira preta (casa 260)".

Mulheres - Outro aspecto "notável" assinalado pelo pesquisador é a "elevada importância das mulheres como chefes de família ('país de família'). Na freguesia de São Pedro, elas respondiam por 44% do total das casas (348), das quais 39% (136) tinham chefes de família brancas; 40 das 92 casas com chefes de família pretas (43%) e mais da metade das casas chefiadas por pardas: 52%, ou seja, 43 das 82 casas. Na freguesia da Penha a percentagem geral é menos elevada, 35,9%, e, nesse caso, são as chefes de família pretas que apresentam o índice mais elevado: 49,3% (37 sobre 75 casas), seguidas pelas pardas, 44,4% (24 sobre 54 casas) e com uma proporção bem menor entre as brancas, 24,4% (33 sobre 134). De qualquer maneira, esses indicadores são importantes e mostram que o fenômeno da predominância das mulheres na manutenção de uma família tem raízes bastante antigas na sociedade urbana brasileira".
O censo demonstra a grande quantidade de escravos que as famílias possuíam, independentemente de cor e posição social. "No caso dos brancos da freguesia de São Pedro, um negociante, Bernardino Magalhães, tinha 46 escravos, e um segundo, Frutuoso Vicente Viana, tinha 27" , escreve no texto o autor, destacando: "livres e libertos de cor também possuíam escravos, embora numa proporção menor do que aquela encontrada entre os brancos. Em São Pedro , 25,6% dos pardos tinham escravos (21 sobre 82) e 25% dos pretos também tinham escravos (23 sobre 92). Na freguesia da Penha, os pretos e pardos tinham a mesma proporção - 33,3% (25 sobre 75 e 18 sobre 54) -, fato revelador de que entre um quarto e um terço das famílias de libertos e livres de cor, nas duas freguesias, possuía escravos". Uma padeira viúva parda (Maria Nunes) "tinha o enorme contingente de 24 escravos". Informa ainda que entre os chefes de família pretos da freguesia de São Pedro, um barbeiro possuía sete escravos, um cortador de carne possuía cinco, e um calafate quatro.
Mesmo entre os que  declaram ter ocupações simples no censo, eram proprietários de escravos. "Um cozinheiro tinha três escravos, um pescador e mesmo um 'pobre' tinha um escravo cada um", cita.

Marca - Vasconcelos lembra ainda que o tráfico de escravo foi responsável por grandes fortunas na Bahia entre o final do século XVIII e meados do XIX. "No início do século XIX a economia agrícola estava decadente e os preços dos escravos altos. No corredor da Vitória, existiam grandes mansões de traficantes como a casa que hoje é o museu (de arte do Estado) de José Cerqueira Lima, um dos grandes traficantes. O tráfico foi um agente fundamental da economia. (O historiador) Pedro Calmon escreveu que com um navio de 200 escravos daria para comprar seis engenhos, na virada dos séculos XVIII/XIX".
Para o pesquisador, a marca da escravidão ainda é uma das características de Salvador. "As diferenças sociais, o 'dar ordem'. As pessoas gritam, aqui, com os empregados, menino dá ordem. O peso de uma sociedade que não é igualitária, que não é democrática. Por exemplo, as pessoas ("importantes") não querem entrar em fila, não querem estacionar no local adequado. É uma sociedade autoritária". Vê muitas diferenças em relação a São Paulo. "Por causa do peso dos imigrantes, que vieram com outra noção (de relações sociais). Aqui, em Salvador, não houve impacto da industrialização, da massa operária, do apito da fábrica, que é muito forte no ABC paulista, Porto Alegre e outras regiões. Então, a gente tem um ranço do escravismo que é ruim para todos, dominantes e dominados". Citou também as "relações clientelistas, e o paternalismo presente até hoje" na Bahia. Um exemplo desse ranço do escravismo, Vasconcelos disse ter presenciado quando começou a lecionar na UFBA, nos anos 1980. "Algumas pessoas traziam empregados para trabalhar na Universidade, para fazer o seu mingau...".

Fonte> Portal A Tarde