sábado, 15 de junho de 2013

Rita Cadillac quer voltar a contracenar em Amor à Vida

Cadillac deu dicas para a atriz Elisabeth Savalla, que faz o papel de ex-chacrete
Cadillac deu dicas para a atriz Elisabeth Savalla, que faz o papel de ex-chacrete (Reprodução/Facebook)

Rita Cadillac participou das gravações da novela Amor à Vida e disse que se sente preparada para retornar em breve às telinhas, em entrevista ao site O Fuxico.  A ex-chacrete afirmou que foi muito bem recebida pelo elenco e direção do folhetim.
Rita Cadillac participou de uma cena do casamento entre os personagens Atílio e Márcia (Luís Melo e Elizabeth Savalla). Questionada sobre uma nova participação na trama, Rita afirmou que tudo pode acontecer.
Cadillac deu dicas para a atriz Elisabeth Savalla, que faz o papel de ex-chacrete, que se chama “Teté Para-Choque e Para-Lama” e virou garota de programa após deixar de fazer shows. O personagem recebeu críticas de ex-chacretes que não gostaram de ter a profissão vinculada com a profissão sexual. Para Rita, a personagem não passa de ficção, por isso, disse não se incomodar.

Fonte: A Crítica

Mãe de Selena Gomez dá à luz uma menina





Mãe de Selena Gomez dá à luz uma menina
Selena Gomez, 20, agora é irmã mais velha de uma menininha. Quem anunciou a novidade foi a  cantora e atriz Demi Lovato pelo Twitter.

"Selena Gomez é irmã mais velha agora!", escreveu. Em seguida, Demi parabenizou a mãe de Selena, Mandy, pelo nascimento da garotinha.

A gestação foi revelada no último Dia das Mães. Na ocasião, Selena aproveitou para homenagear a mãe. "Espero que todas as mães incríveis tenham tido um ótimo dia. Tenho a melhor mãe do mundo. Te amo muito", escreveu a cantora.

Em dezembro de 2011, Mandy sofreu um aborto espontâneo. Este seria o primeiro filho da empresária com Brian Teefey, com quem é casada desde que Selena tem 5 anos.

Fonte: Cenário MT

Prêmio Nobel Frederik De Klerk: Mandela deixa legado fundamental




Foto de 10 de dezembro de 1993 mostra Nelson Mandela e de Klerk. Foto: AFP Photo/Gerard Julien
Foto de 10 de dezembro de 1993 mostra Nelson Mandela e de Klerk. Foto: AFP Photo/Gerard Julien
 
O ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz sul-africano Frederik De Klerk disse nesta sexta-feira que Nelson Mandela deixará um legado "fundamental" após sua morte.

De Klerk participa do encontro New York Forum Africa, no Gabão.

Evocando uma África do Sul sem "Madiba", o líder de 94 anos hospitalizado há uma semana, Frederik De Klerk insistiu na importância de se fazer "uma distinção entre o legado do presidente Mandela e o do homem Nelson Mandela".

"Se ele morrer (...) não acho que isso criará uma crise na África do Sul. Acho que, pelo contrário, isso reavivará seu legado", defendeu o último presidente do Apartheid, que negociou o fim da dominação branca com Nelson Mandela, no início dos anos 1990.

"Ele (Mandela) se afastou dos holofotes há quatro anos, ele não aparecia mais em público, ele não participou mais dos encontros políticos e mesmo das festividades quando seu partido (o Congresso Nacional Africano, da situação) celebrou seu 100o aniversário", completou.

Mandela não aparece em público desde 2010.

"Seu legado é fundamentalmente importante (...) O melhor meio de honrar sua memória será seguir o bom exemplo que ele deu e (seguir) seu principal legado político, que foi ter insistido na importância da reconciliação".

"Algumas vezes, tínhamos discordâncias significativas, tínhamos palavras fortes um para o outro (...) mas em caso de crise, sempre conseguimos superar nossas diferenças para encontrar uma solução".

"Quando nos afastamos (da política), nós nos tornamos bons amigos, ele era convidado para ir à minha casa, e eu era convidado para a casa dele (...)", afirmou.

"Era uma pessoa muito, muito notável, sim, eu rezo por ele e por sua família", concluiu.

No sexto dia de internação, sua saúde "continua melhorando", informou o presidente sul-africano, Jacob Zuma, que visitou Mandela na quinta-feira.
 
Fonte: Diário de Pernambuco

Pais de Miley Cyrus de novo em processo de divórcio


Artista sofre com separações dos pais
Artista sofre com separações dos pais Fotografia © Reuters

Depois do pedido de divórcio há três anos do pai da cantora, Billy Ray Cyrus, é agora a vez de Tish, sua mulher, fazer o mesmo. Se no passado o casal decidiu dar uma nova oportunidade ao amor, agora parece não haver volta a dar e a rutura deverá ser definitiva.
Dos 19 anos de casamento, resultaram cinco filhos, sendo Miley Cyrus a mais conhecida do público. A fama da cantora já tinha sido motivo de discussão anteriormente no seio da sua família.
Contudo, é a mãe da jovem estrela que vem agora alegar "diferenças irreconciliáveis" como causa para o pedido de divórcio. Tish Cyrus pretende igualmente a custódia total da filha mais nova do casal e única não adulta, Noah, de 13 anos.
Embora o pai ainda não tenha vindo a público comentar a situação, Miley chamou a atenção no seu twitter: "já que obviamente o telemóvel e o email não estão a funcionar, preferias falar por aqui?", escreveu na rede social dirigindo-se a Billy. Tal afirmação gerou comentários sobre o ambiente em torno da situação e também sobre como a cantora estaria a reagir ao processo.

Fonte: DN.pt

Com quadro estável, Netinho pode deixar UTI na semana que vem

Com quadro estável, Netinho pode deixar UTI na semana que vem  
15 Junho 2013 por:
Horizonte MS/Foto: Divulgação
 
O cantor Netinho, que está internado desde o dia 10 de maio na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, apresentou, na última semana, melhora clínica e laboratorial, segundo a sua assessoria de imprensa. 
 
A equipe médica trabalha com a previsão de que ele seja transferido para a Unidade Semi-Intensiva na próxima semana. Depois desta etapa, o cantor ainda passará pela fase de reabilitação para voltar às suas atividades normais. Não há previsão de alta.
 
O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait, David Uip, Marcos Stávale e Milberto Scaff. Internado na capital paulista desde o dia 10 de maio, ele chegou a ser transferido para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva no último dia 24, mas no dia seguinte voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por conta de fortes dores de cabeça que lhe causaram um hematoma no cerebelo. Algumas horas depois, Netinho passou por uma neurocirurgia.
 
Antes de ser transferido de um hospital em Salvador, na Bahia, para o Sírio-Libanês, o músico foi submetido a uma cirurgia para remover um abcesso no fígado, em 6 de abril, e permaneceu na UTI por causa de complicações na intervenção.
 
Terra

Governo americano pediu informações de usuários do Facebook

WASHINGTON — O Facebook revelou ter recebido no segundo semestre de 2012 entre 9.000 e 10.000 solicitações de informação das autoridades norte-americanas sobre usuários, e indicou não tê-las fornecido na maior parte dos casos.
A revelação ocorre em meio ao escândalo de espionagem eletrônica pela internet pelo governo do presidente Barack Obama.
As solicitações dos investigadores estavam fundadas em fatos que iam desde o desaparecimento de um menino a supostas ameaças terroristas, passando por delitos menores. O Facebook explicou que o número de contas investigadas varia entre 18.000 e 19.000 no período dos seis últimos meses de 2012. A empresa não revelou quantas demandas foram atendidas.

O Facebook revelou ter recebido no segundo semestre de 2012 entre 9.000 e 10.000 solicitações de informação das autoridades norte-americanas sobre usuários (AFP/Illustration, Lionel Bonaventure)


"O Facebook protege energicamente as informações confidenciais de seus usuários", afirmou em comunicado Ted Ullyot, principal advogado da companhia.
A Microsoft também revelou ter recebido entre 6.000 e 7.000 solicitações de informação no mesmo período, e lamentou não poder dar mais detalhes.
Em comunicado divulgado na noite desta sexta-feira num de seus blogs, o advogado do gigante da internet John Frank garantiu que essas solicitações vieram de todas as agências federais e locais dos Estados Unidos, envolvendo cerca de 31.000 e 32.000 contas de clientes, "uma ínfima parte da clientela da Microsoft".

Fonte: AFP

De joelhos, Thiaguinho pede Fernanda Souza em casamento



foto
Foto: Divulgação
Thiaguinho pediu Fernanda Souza em casamento no Dia dos Namorados
Luciano Huck preparou uma surpresa para Thiaguinho e Fernanda Souza durante o Caldeirão do Huck deste sábado (15) e mostrou diversas fotos do casal ao revelar que os dois estão noivos. "Foi no Dia dos Namorados, na virada do dia 11 para o dia 12. Estávamos em um hotel e depois de algumas garrafas de vinho, ele ajoelhou e pediu. Fiquei tão emocionada que só chorava e não conseguia responder", contou a atriz.
O apresentador disse ainda que ficou sabendo da novidade por meio da mulher, a também apresentadora Angélica, que estava hospedada no mesmo hotel dos noivos esta semana e encontrou Thiaguinho no corredor do local pouco após o pedido oficial.

Fonte: Correio do Estado

Projeto do Google usa balões para levar internet a áreas remotas

O Google lançou neste sábado (15) um projeto para levar internet a bilhões de pessoas que vivem em áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais, por meio de balões gigantes de hélio equipados para transmitir sinais Wi-Fi.

A companhia anunciou o programa, chamado “Project Loon”, em seu blog oficial, e pretende criar “uma rede de internet no céu”. Para isso, o Google usará balões de cerca de 15 metros de diâmetro que, graças à energia solar, subirão à estratosfera e ficarão unidos sobre uma zona específica graças a “complexos algoritmos e muito poder informático”, explicou Mike Cassidy, diretor do projeto.

É necessário uma equipe de pelo menos seis pessoas para lançar um balão (Foto: Divulgação) 
É necessário uma equipe de pelo menos seis pessoas para lançar um balão (Foto: Divulgação)

“Ainda estamos na primeira etapa, mas construímos um sistema que usa balões, levados pelo vento ao dobro da altitude na qual voam os aviões comerciais, para proporcionar acesso à internet a velocidades similares ou mais rápidas que as das redes de 3G de hoje”, disse Cassidy.

A equipe iniciou neste sábado (15) um projeto-piloto na Nova Zelândia, dotado de 30 balões que tentarão conectar 50 pessoas em um primeiro teste destinado a “aprender sobre como melhorar a tecnologia e o desenho dos balões”. “No futuro, gostaríamos de iniciar projetos-pilotos em países que compartilhem latitude com a Nova Zelândia”, afirmou Cassidy.

Essa faixa inclui Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, situados no paralelo 40, que apresenta condições estratosféricas ideais para o projeto do Google. “Imaginamos que, algum dia, vocês serão capazes de usar seu celular com seu fornecedor de serviço atual para se conectar aos balões e conseguir uma conexão onde hoje não há”, apontou.

Cassidy reconheceu que a ideia “pode soar um pouco louca”, mas “tem um respaldo científico sólido”. O projeto foi desenvolvido por engenheiros do laboratório secreto Google X, situado no Vale do Silício, na Califórnia.

'Project Loon' navega por meio da estratosfera, onde existem diferentes camadas de vento (Foto: Divulgação)'Project Loon' navega por meio da estratosfera, onde existem diferentes camadas de vento (Foto: Divulgação)

Segundo o “capitão” desses projetos no Google X, apelidado de Astro Teller, o grande desafio do Project Loon foi “organizar os balões” por meio das correntes de ar da estratosfera para que se mantenham juntos, e garantir que “quando um abandonar o grupo, outro chegue para tomar seu lugar”.

O sistema consiste em uma série de antenas de internet que se conectam com um dos balões, que por sua vez se contatam ao resto e depois a uma estação terrestre que está ligada a um fornecedor da internet. Os balões filtram todos os sinais da internet para processar só os que procedam do projeto do Google, que pode também dirigi-los para que aterrissem em vários pontos designados e possam ser reciclados.

O fato de, na maior parte da estratosfera, os ventos circularem “de oeste a leste” permitirá eventualmente que “o balão que está acima da África do Sul possa passar acima da América do Sul”, explicou Astro Teller no vídeo do projeto.

O objetivo do Google é “começar um debate sobre como conseguir que 5 bilhões de pessoas que vivem em áreas remotas” se conectem à internet, explicou Cassidy em entrevista ao jornal “Washington Post”.

O Google precisará da permissão dos governos dos países nos quais queira fazer circular seus balões, que ficam cerca de cem dias no ar e cujo sinal pode ser captado sempre que o receptor estiver em um raio de 38 quilômetros. Cassidy considera que o programa pode marcar uma grande diferença na maioria dos países do hemisfério sul, onde “o custo de uma conexão com a internet é superior ao da renda mensal”.

Fonte: G1

Jogadores falam de protestos, mas 'não ouvem' vaias a Dilma

Não foi apenas o zagueiro David Luiz que falou das manifestações contra a Copa do Mundo, que acabaram em conflito com a polícia antes do jogo contra o Japão. Os fatos foram comentados pelos atletas na saída do Mané Garrincha.
- Acho que o cidadão tem direito de se manifestar de uma forma pacifica, e acaba sendo natural normal. A gente acompanha tudo e a única coisa que a gente realmente torce de coração é que não termine com violência e as coisas se resolvam - afirmou o atacante Fred.
- Pessoas que buscam de alguma maneira seu manifesto, mostrar maneira de pensar, desde que tudo seja de uma forma civilizada, todo mundo tranquilo. Sem prejudicar ninguém, pacifico, todo mundo tem seus direitos, desde que não seja de maneira agressiva - afirmou o goleiro Diego Cavallieri.
Os atletas não quiserem comentar, no entanto, as vaias da torcida para a presidente Dilma Rousseff antes do jogo.
- Cara, eu nem vi. Estava concentrado no jogo - disse Fred, com a mesma resposta da David Luiz.
Luiz Felipe Scolari não quis dar opinião sobre as vaias e sobre os protestos.

Fonte: TERRA

Mapa Mundi: em busca de um lar para 2014

Com o Engenhão interditado e ainda sem prazo para reabrir, a seleção italiana descartou o Rio de Janeiro como base para o time na Copa do Mundo de 2014. Vice-presidente da Federação Italiana, Demetrio Albertini, titular do meio-campo da Azurra no Mundial de 1994, está aproveitando a Copa das Confederações para descobrir uma casa para a Azurra no ano que vem. Até agora, Belo Horizonte está na liderança: Albertini gostou do que viu nos centros de treinamento de Cruzeiro e Atlético. Mas os italianos querem ainda mais uma ou duas opções. “A decisão vai depender do sorteio dos grupos”, afirma o ex-jogador, agora cartola, convicto da classificação  da Azurra, líder isolada de seu grupo nas Eliminatórias.


Bem no vídeo
Uma linda imagem da Arena Fonte Nova com o Dique do Tororó abre o vídeo da TV Fifa que explica a tecnologia da linha do gol, o sistema criado para avisar ao árbitro se a bola entrou ou não. No vídeo institucional, a maior parte das imagens dos equipamentos e das entrevistas com técnicos foi feita no Maracanã, mas Salvador ganhou destaque pela exuberância da paisagem com a combinação estádio/natureza.

 
Paisagem do entorno da Arena Fonte Nova conquistou a Fifa que usou imagens da região em vídeo oficial


Órfãos da NBA

Semana passada, em miniexcursão pelos Estados Unidos onde enfrentaram Haiti e Irlanda em amistosos, os jogadores da seleção espanhola assistiram ao primeiro jogo da final da NBA, em Miami, e viram a vitória do Heat, time da casa, sobre o San Antonio Spurs. Adoraram e assistiram aos dois jogos seguintes da série decisiva pela TV, ainda nos EUA, com virada dos Spurs. Na noite de quinta-feira, no Recife, veio a frustração: o hotel que abriga os espanhóis não tem ESPN, a única emissora transmitindo a final. Ontem, os jogadores da Fúria estavam em pé de guerra contra o Golden Tulip.


A brincadeira só para quando o chefe chega
Os jogadores da seleção italiana posaram ontem para a foto oficial da Azurra para a Copa das Confederações. Fotógrafos e cinegrafistas disputaram posição para fotografar os jogadores que só pararam quietos com a chegada do técnico Cesare Prandelli e do vice-presidente da Federação Italiana, o ex-jogador Albertini.

 
Seleção italiana fez pose para fotos oficiais do elenco do torneio


Com os italianos, é bola na rede... social

Companheiros de Milan, os atacantes Mario Balotelli e Stephan El Sharaawy e o lateral Ignazio Abate passam as noites nos consoles do PlayStation 3. “Espancado! Destruído! Humilhado! Eu sou o campeão”, provocou Balotelli em seu twitter, @FinallyMario. O espancado Abate retrucou: “fazia três anos que não ganhava uma partida”. O faraó também baixou a bola de Super Mario pelo twitter: “@FinallyMario, não exagere. Lembro que está cinco partidas a quatro para você. Não se elogie demais”, lembrou El Sharaaawy pelo @OfficialEl92.


 
Balotelli e Abate no vício do PS3


Samba e futebol

Começa hoje no Rio de Janeiro e vai até o dia 30, quando termina a Copa das Confederações, uma programação  misturando música e futebol no Terreirão do Samba, espaço aberto para show no centro da cidade, bem ao lado do Sambódromo. O Concentra Rio funciona em todos os dias de jogos - em qualquer uma das sedes - e tem shows de música antes e depois das partidas, que serão transmitidas ao vivo por telões. A boa ideia melhora porque é de graça e, entre as 20 atrações, estão Arlindo Cruz, Péricles (ex-Exaltasamba), Neguinho da Beija-Flor e o grupo Exaltasamba.

Fonte: Correio da Bahia

Facebook deve lançar leitor RSS dias antes da 'morte' do Reader, diz site

O Facebook lançará um leitor de RSS na próxima quinta-feira (20), para aproveitar o encerramento do Google Reader e capitalizar a incorporação das hashtags, símbolo do Twitter, nas mensagens da rede social, segundo o site “TechCrunch”.
Um convite misterioso foi enviado à imprensa dos Estados Unidos, chamando os jornalistas para um evento em que uma “grande ideia” do Facebook será revelada.
“Um pequeno time tem trabalhado em uma grande ideia. Junte-se a nós e conheça o nosso novo produto”, diz o comunicado.
O site cita o programador Tom Waddington que identificou menções a feeds de RSS no código do Facebook. O agregador de notícias pode funcionar juntamente com as "hashtag", que iriam reunir artigos sob o guarda-chuva de um mesmo termo, como acontece com as mensagens no Twitter.
A notícia surge quando o Google está prestes a aposentar a sua ferramenta de RSS. A partir de 1º de julho, o Google Reader deixará de funcionar.

Fonte: G1

Morre em Santa Rosa, RS, homem que teve serra fincada na barriga



Gregório está com o quadro estável, mas em observação no CTI em Santa Rosa (Foto:  Lisandra Steffen/ Divulgação Hospital Vida e Saúde) 
Gregório ao lado da esposa Frida Maria
(Foto: Lisandra Steffen/ Divulgação Hospital Vida e
Saúde)
Morreu neste sábado (15) em Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, o homem que percorreu cerca de 50 quilômetros com uma serra elétrica cravada na barriga. Gregório Steinmetz, de 56 anos, estava internado no Hospital Vida e Saúde. Segundo comunicado oficial, o paciente teve choque séptico (infecção) devido ao infarto mesentérico do intestino.
Morador do município de Campina das Missões, o homem de 56 anos precisou viajar até a cidade vizinha e aguardar por uma cirurgia por cerca de duas horas na última segunda-feira (10) para retirar a serra que ficou cravada na barriga. Ele usava a motosserra para cortar lenha no galpão de casa quando sofreu o acidente.
Na quinta-feira (13) o quadro do agricultor piorou. Transplantado, ele passou por uma nova cirurgia. Além do problema no intestino, que ocorreu em função de uma arritmia cardíaca, o homem teve o agravante por ser hipertenso.

Ao lado de Blatter, Dilma é vaiada antes de jogo da Seleção

Presidente brasileira recebe três grandes vaias da torcida ao anunciar abertura da Copa das Confederações. Presidente da Fifa pede "fair play" ao público e também é hostilizado.
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada seguidas vezes neste sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante a abertura da Copa das Confederações.
A primeira vaia foi ainda antes de Dilma se dirigir ao público, quando o sistema de som anunciou seu nome aos cerca de 70 mil torcedores que foram ao estádio para acompanhar o jogo entre Brasil e Japão.

 

A segunda foi quando ela foi mencionada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava a seu lado na tribuna de honra.
Durante as vaias, Blatter chegou a pedir respeito aos torcedores. “Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?.
O pedido do dirigente fez o barulho aumentar, e a presidente brasileira fez o discurso de abertura oficial do torneio sob vaia intensa.
"Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações", disse Dilma, sem conseguir esconder o constrangimento com a situação.

Fonte: DW.DE

Novo conflito entre manifestantes e PM faz 16 presos e 27 feridos


Prisão de participante do protesto nos arredores do Estádio Nacional, antes da partida entre Brasil e Japão (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Prisão de participante do protesto nos arredores do Estádio Nacional, antes da partida entre Brasil e Japão (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

Pelo menos 16 manifestantes foram presos na tarde deste sabado (15), em confronto com a polícia nos arredores do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, a menos de duas horas do jogo de abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão.
A informação é do capitão Rafael Maidana, da PM, em balanço divulgado às 15h24. Além dos 16 detidos, outros seis menores de idade foram apreendidos e levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente, informou o capitão.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ficaram feridos sem gravidade e receberam atendimento médico 23 manifestantes e quatro policiais militares.


De acordo com a Polícia Militar, os fatores que motivaram a maioria das prisões foram desacato, lesão corporal, resistência e desobediência.
O coronel Jair Lobo, da Polícia Militar, disse que não houve erro por parte da polícia durante a ação contra os manifestantes. “Como não teve torcedor ferido, [a ação mostra que] não teve risco”, afirmou.

O conflito entre policiais e manifestantes, iniciado no final da manhã, recomeçou por volta das 14h20, depois que o contingente de manifestantes foi cercado por homens da Cavalaria da Polícia Miltar e por policiais a pé. Com o cerco, os manifestantes, que tentaram se aproximar do Estádio Nacional, tinham ficado isolados dos demais torcedores.
Durante o confronto, os policiais usaram spray de pimenta e voltaram a disparar tiros de bala de borracha e a usar bombas de gás contra os manifestantes, a exemplo que já tinha ocorrido no final da manhã. Houve correria. Participantes do ato de protesto foram imobilizados no chão do estacionamento do estádio e em seguida presos.
Um manifestante foi atropelado por um carro da polícia, mas não sofreu ferimentos graves. Vários torcedores passaram mal por causa do gás lacrimogênio e chegaram a vomitar no gramado próximo ao estacionamento do estádio. Torcedores com mochilas eram abordados e revistados pelos policiais militares.

Os protestos tiveram início no começo da manhã, na Rodoviária do Plano Piloto. Os manifestantes seguiram em marcha pelo Eixo Monumental, mas foram contidos pelos policiais depois de um início de confronto.
Um grupo de manifestantes, que havia sido isolado por policiais conseguiu romper o cerco e correr em direção às entradas do estádio. Os policiais atiraram balas de borracha e bombas de gás. Muitos torcedores que não participavam da manifestação corriam com ingressos na mão para entrar na arena.
Antes do início da partida, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comentou, dentro do estádio, sobre a confusão que ocorreu no entorno do Mané Garrincha. O auxiliar da presidente Dilma Rousseff disse que não poderia avaliar se houve "truculência" por parte dos policiais por não ter acompanhado o tumulto.
Carvalho, no entanto, ressaltou que se os manifestantes tivessem "se contido" e mantido um "ato pacífico", os policiais não teriam usado de violência para conter o protesto.
"Tudo o que se puder ser resolvido no diálogo, será resolvido no diálogo. Essa foi a ordem da presidente", enfatizou o titular da Secretaria-Geral.

Manifestante é detido por policiais nas imediações do Estádio Nacional (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Manifestante é detido por policiais nas imediações do Estádio Nacional (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

Fonte: G1

À espera de armas dos EUA, rebeldes são atacados por aviões na Síria

A artilharia síria e aviões de guerra bombardearam regiões controladas pelos rebeldes em Damasco neste sábado, enquanto os rivais do presidente Bashar al-Assad pediram armas mais avançadas para os Estados Unidos, que prometeram a eles ajuda militar não especificada.
Potências ocidentais estão relutantes em ajudar os insurgentes sírios, com medo de dar a eles mísseis antiaéreos sofisticados que podem cair nas mãos de insurgentes sunitas que prometeram lealdade à rede terrorista da Al-Qaeda.
O comandante do Exército Livre da Síria, Salim Idriss, disse à Reuters na sexta-feira que os rebeldes, que sofreram derrotas nas últimas semanas, precisam urgentemente de mísseis antiaéreos e antitanques, além de uma zona de restrição aérea.

"Mas nossos amigos nos Estados Unidos, eles não nos disseram ainda que vão nos ajudar com armas e munição", afirmou, depois de se encontrar com autoridades norte-americanas e europeias na Turquia.
Uma fonte no Oriente Médio, familiar com as negociações com os EUA, disse que o fornecimento de armas incluem metralhadoras, pequenos morteiros e lançadores de granada.
A Rússia, uma aliada de Damasco e grande opositora de uma intervenção militar externa no país, criticou neste sábado qualquer tentativa de forçar uma zona de restrição aérea sobre a Síria usando jatos F-16 e mísseis Patriot a partir da Jordânia.
"Você não tem que ser um grande especialista para entender que isso viola a lei internacional", afirmou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
Diplomatas ocidentais disseram na sexta-feira que os EUA estão considerando impor uma zona de restrição aérea sobre a Síria, mas a Casa Branca informou depois que isso seria muito mais difícil e custoso do que a feita sobre a Líbia, dizendo que os Estados Unidos não têm interesse nacional nessa questão.
Sem armas, os rebeldes têm poucas maneiras de combater o poder aéreo de Assad. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo pró-oposição, afirmou que aviões e artilharias atacaram neste sábado Jobar, um bairro onde rebeldes operam nas bordas do centro de Damasco.
O grupo informou que artilharia pesada está sendo usada contra os opositores nas províncias de Homs, Aleppo e Deir al-Zor.
Uma autoridade turca disse que 71 oficiais do Exército sírio, incluindo seis generais, deserdaram e foram para o país, na maior ação desse tipo em meses.
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que pelo menos 93 mil pessoas, incluindo civis e combatentes, morreram na guerra civil síria, com média mensal alcançando 5 mil no ano passado.

Fonte: G1

Moderado Rohani vence eleição presidencial no Irã

TEERÅ — O candidato dos campos reformista e moderado Hassan Rohani surpreendeu ao vencer no primeiro turno a eleição presidencial no Irã, superando com ampla vantagem seus rivais conservadores.
A vitória de Rohani marca o fim de oito anos de poder conservador.
Em seu site oficial, o guia supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, saudou a eleição de Rohani.
"Felicito o povo e o presidente eleito", escreveu a maior autoridade iraniana, afirmando que "todos devem ajudar o novo presidente e seu governo".
De acordo com resultados definitivos, Rohani, de 64 anos, obteve 18,6 milhões de votos (50,68%), anunciou o ministro do Interior, Mostapha Mohammad Najjar.
Ele ficou à frente do prefeito conservador de Teerã, Mohammad Bagher Ghalibaf, que recebeu 6,07 milhões de votos, e do chefe dos negociadores na questão nuclear, Said Jalili, com 3,17 milhões, que era apoiado pela ala dura do regime.
A taxa de participação foi de 72,7%, acrescentou Najjar.
Após uma campanha morna, este aliado do ex-presidente moderado Akbar Hachemi Rafsandjani, foi beneficiado pela desistência do candidato reformista Mohammad Reza Aref e recebeu o apoio na terça-feira do líder dos reformistas, Mohammad Khatami.
Contudo, a vitória do candidato apoiado pelos campos moderado e reformista não significa uma guinada na política da República Islâmica em temas estratégicos como o nuclear ou as relações internacionais, que estão sob a autoridade direta do guia supremo Ali Khamenei.
Rohani foi eleito em meio a uma grave crise econômica causada pelas sanções internacionais impostas ao Irã em razão de seu polêmico programa nuclear. Ele substitui o conservador Mahmud Ahmadinejad, que governou o país durante oito anos.
Apesar de alta, a taxa de participação nesta eleição ficou bem abaixo da de 2009, quando 85% dos iranianos aptos a votar compareceram às urnas, de acordo com as autoridades.
Nenhuma irregularidade foi constatada, indicou o Conselho dos Guardiões da Constituição, mas o relator especial da ONU para os direitos humanos no Irã, Ahmed Shaheed, havia considerado antes da votação que o ambiente político no país não permitia classificar o processo de "livre e igualitário".
--- Desejo de mudança ---
Como representante do aiatolá Khamenei no Conselho Supremo de Segurança Nacional, Rohani defende mais flexibilidade no diálogo com o Ocidente. Ele mesmo dirigiu esse diálogo para os iranianos entre 2003 e 2005 sob a presidência de Khatami. Durante a campanha, Rohani mencionou possíveis discussões diretas com os Estados Unidos, inimigo histórico do Irã.
Já Said Jalili, membro da ala dura do regime, e Ghalibaf recusavam qualquer "concessão".
Em 2009, o anúncio da reeleição de Ahmadinejad no primeiro turno desencadeou protestos, que terminaram em violência, com confrontos entre policiais e manifestantes partidários dos candidatos derrotados Mir Hossein Mussavi e Mehdi Karoubi. Os atos denunciando fraudes se estenderam por semanas.
A contestação foi duramente reprimida e os dois candidatos opositores na época são mantidos em prisão domiciliar desde 2011.
A maioria dos eleitores compartilha as mesmas preocupações: a crise econômica provocada pelas sanções internacionais que causou um aumento do desemprego, uma inflação superior a 30% e uma desvalorização do rial de cerca de 70%.
Essas sanções foram impostas para obrigar o Irã a interromper suas atividades de enriquecimento de urânio, apesar de o país negar que esteja querendo produzir a arma atômica.
Segundo a Constituição, o presidente é a segunda maior autoridade do Estado e suas capacidades de ação são limitadas em questões estratégicas, como a nuclear.
Israel, o outro grande inimigo do Irã, e os Estados Unidos consideram que a eleição não deve trazer mudanças para a política iraniana.

Fonte: AFP Google

PM usa bombas de gás para afastar manifestantes de estádio em Brasília (G1)


Polícia faz cordão de isolamento para impedir passagem de manifestantes no Eixo Monumental de Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)Polícia faz cordão de isolamento para impedir passagem de manifestantes no Eixo Monumental de Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)

Policiais militares do Distrito Federal recorreram a bombas de gás, tiros de balas de borracha e spray de pimenta para tentar dissolver uma manifestação de protesto na manhã deste sábado (15), em Brasília, contra os gastos para a realização da Copa das Confederações no país.
Com cartazes, eles foram inicialmente barrados pela Polícia MIlitar, mas conseguiram chegar próximo ao acesso de torcedores ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde neste sábado Brasil e Japão fazem a abertura da competição.

Fumaça de bomba de gás lacrimogênio que explodiu entre manifestantes (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Fumaça de bomba de gás lacrimogênio que explodiu entre manifestantes (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

Às 12h45, em entrevista à TV Globo, o comandante da Polícia Militar, Jooziel Freire, afirmou que a manifestação estava contida. "Neste momento, temos a situação sob controle. Todos os manifestantes estão contidos em espaço determinado", declarou. Segundo o comandante, "no processo de negociação e no uso progressivo da força", os manifestantes foram se dispersando.

"Quando nós chegamos aqui, ao nosso último ponto de bloqueio, onde não existia mais possibilidade de progressão da parte deles, aplicamos todos os equipamentos que estão sendo aplicados desde a subida da rodoviária. Aqui, é limite para eles, e eles já compreenderam isso", disse Jooziel Freire.
O protesto teve início no piso inferior da estação rodoviária do Plano Piloto. Os manifestantes seguiram em marcha para o Estádio Nacional Mané Garrincha.
Eles chegaram a derrubar uma proteção de metal colocada pelo Detran para impedir a passagem de carros. Alguns usavam máscaras.

Ao lado da Torre de TV, próximo ao estádio Nacional, os manifestantes foram barrados por um cordão de isolamento da polícia. Eles correram para o gramado a fim de contornar a barreira policial.

Manifestantes diante de veículo do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em frente ao Estádio Nacional de Brasília (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Manifestantes diante de veículo do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em frente ao Estádio Nacional de Brasília (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

Depois, conseguiram se aproximar dos portões do estádio na hora em que foram abertos para a entrada de torcedores. Homens da tropa de choque fizeram nova barreira para impedir a passagem dos manifestantes.
Os manifestantes conseguiram passar por dois cordões da Polícia Militar e outro do Batalhão de Choque, além de várias barreiras físicas. A PM disparou dois tiros de borracha na altura do Eixo Monumental e um terceiro em frente ao estádio.
Depois da abertura dos portões aos torcedores com ingressos, um grupo da Cavalaria da Polícia Militar se posicionou na área de estacionamento, em frente aos acessos do estádio, para auxiliar no bloqueio aos manifestantes.

Manifestante é socorrido por colegas depois de ter sido atingido por spray de pimenta lançado por policiias (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Manifestante é socorrido por colegas depois de ter sido atingido por spray de pimenta lançado por policiias (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

A duas horas e meia do início da partida, os homens da Cavalaria e os policiares militares a pé fechavam um cerco por todos os lados a fim de isolar os manifestantes dos demais torcedores.
A torcedora Lúcia Araújo foi para o estádio assistir ao jogo com a família, mas teve dificuldade para entrar na arena porque a polícia ainda não sabia como iria liberar a entrada.
"Se eles não derem um jeito, engrosso o coro", disse Lúcia. "Acho a manifestação válida", afirmou.
"Manifestações são permitidas no nosso país, que é um país democrático, desde que não comprometam a segurança da população e o sucesso de grande evento", disse o O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

Mensagem critica gastos feitos no Estádio Nacional no DF (Foto: Vianey Bentes/TV Globo) 
Mensagem critica gastos feitos no Estádio
Nacional no DF (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

Às 13h14, a Coordenadoria de Comunicação para a Copa do Governo do Distrito Federal divulgou nota sobre o episódio. Leia abaixo a íntegra da nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Brasília, 15 de junho de 2013

O Governo do Distrito Federal informa:

De acordo com a Policia de Militar do Distrito federal, os cerca de 200 manifestantes que se concentram nas imediações do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha estão contidos e são acompanhados pelas forças policiais.
A Polícia Militar do Distrito Federal fez uso progressivo da força desde as primeiras horas da manifestação, garantido atuação pacífica e o controle absoluto do movimento. Não será permitida a perturbação da ordem pública e nem qualquer tipo de ameaça à realização do jogo e ao público participante dessa grande festa para o Distrito Federal.
Dessa forma, os torcedores que se encaminham ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha têm o acesso garantido normalmente. Neste momento, eles ingressam na arena sem qualquer tumulto.
Coordenadoria de Comunicação para a Copa
Governo do Distrito Federal


Manifestante mostra flor a policiais (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Manifestante mostra flor a policiais diante do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

Chacina deixa três mortos em Moema

Três homens foram mortos na madrugada de hoje em frente a um restaurante em Moema, na zona sul de São Paulo.
De acordo com o proprietário do estabelecimento, localizado na alameda dos Anapurus, três homens encapuzados e armados com fuzis desceram de um Tempra preto e dispararam contra os rapazes que estavam parados em frente ao restaurante.

"O bando simplesmente desceu do carro e alvejou os três homens que estavam na calçada. Eles não foram abordados. Nada foi roubado", afirmou o proprietário que cedeu ao DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) as imagens das câmeras de vigilância do local.

Após a chacina, os três suspeitos entraram no carro e saíram tranquilamente, disse o proprietário. O crime aconteceu às 3h e o restaurante já estava fechado. Dezenas de policias e delegados do DHPP permanecem no estabelecimento na manhã deste sábado investigando o crime, coletando imagens de outros estabelecimentos e ouvindo possíveis testemunhas. 

Fonte: Diário do Grande ABC

Damasco rejeita acusações sobre armas químicas


Casa Branca admitiu pela primeira vez ter conhecimento do regime usar armas químicas (foto AP)



Os Estados Unidos confirmaram que o regime sírio recorreu a armas químicas para matar rebeldes mas Damasco nega as acusações.

«A Casa Branca publicou um comunicado cheio de mentiras sobre o uso de armas químicas na Síria, baseando-se em informações manipuladas e com as quais tentou atirar para cima do governo sírio a responsabilidade de tal utilização», disse um funcionário do ministério dos Negócios Estrangeiros sírio, citado pela agência Sana.

«O uso de armas químicas, ou a transferência de armas químicas a grupos terroristas, é uma linha vermelha para os Estados Unidos», disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em agosto do ano transato.


A Rússia veio categorizar as acusações dos EUA não serem convincentes e mostrou apoio ao regime liderado por Bashar al-Assad.

Por sua vez, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez saber que a possibilidade de apoiar os rebeldes com armamento não ajudará. Recorde-se que o regime sírio acusa os Estados Unidos de ponderar dar esse tipo de apoio aos rebeldes.

«A via militar leva diretamente a uma desintegração maior do país, à desestabilização da região e ao aumento das tensões religiosas e comunitárias. É claro que entregar armas a qualquer uma das partes não resolverá a situação atual. Não existe uma solução militar», salientou Ban Ki-moon aos jornalistas. 


Fonte: A Bola

Nelson Mandela está a recuperar bem


Nelson Mandela e Graca Macel

O ex presidente sul-africano Nelson Mandela está a recuperar bem da recaída de uma infeção pulmonar e encontra-se com bom aspeto, anunciou hoje um dos netos, Mandla Mandela, noticiou a emissora de rádio Eyewitness News.
 
O neto de Mandela assegurou também que o avô sorriu durante a última visita ao hospital, acrescentou a emissora. Mandla Mandela falava durante o funeral de uma prima do ex presidente, Florence Mandela, realizado hoje na localidade de Qunu, no sudeste do país. Florence Mandela, 96 anos, foi enterrada junto a outros elementos da família, numa cerimónia tradicional realizada em Qunu, onde cresceu e reside atualmente o ex chefe de Estado. Na quinta-feira, nas suas últimas declarações sobre o estado de saúde do Nobel da Paz, o atual Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, informou que continua a melhorar ainda que se mantenha em "estado grave". Mandela foi hospitalizado no sábado passado devido a problemas respiratórios contraídos durante os 27 anos que esteve preso vítima do “apartheid”. As primeiras melhoras de Madiba (como é carinhosamente chamado) ocorreram na quarta-feira quando este começou a responder ao tratamento. Trata-se do quarto internamento de Mandela, de 94 anos, desde dezembro passado.

Fonte: Açoriano Ocidental

Seriam os homens os 'culpados' pela menopausa?

Sensação de calor, suor noturno, variações de humor: esses efeitos colaterais comuns da menopausa feminina podem ser culpa dos homens, sugerem especialistas.

Especialistas em evolução genética da McMaster University, no Canadá, dizem que a tendência dos homens em escolher parceiras mais jovens fez com que a fertilidade de mulheres perdesse sua necessidade.

Em artigo publicado na revista científica PLOS Computational Biology, eles afirmam que essa tendência eventualmente acabou criando a menopausa.

Um especialista britânico, entretanto, ressalta que essa preferência masculina por parceiras mais jovens pode ter surgido exatamente porque as mulheres mais velhas não eram mais férteis.
Preferência pelas jovens

Cientistas sempre estiveram intrigados pelas razões que levariam a espécie humana a parecer ser a única em que as fêmeas não têm a capacidade de reprodução por toda a vida.

Algumas teorias já propuseram o conceito batizado de "efeito avó", que sugere que as mulheres perdem a capacidade fértil na idade em que não seriam aptas a ver seus filhos crescerem. Com isso, elas passariam a ficar mais disponíveis para cuidar dos filhos das mulheres mais jovens.

A menopausa, segundo essa teoria, passou a ser um fator de bloqueio para que mulheres mais velhas continuassem a reproduzir.

Entretanto, a nova teoria sugere que isso funcionaria de maneira oposta. Ou seja: o fato de não serem escolhidas como parceiras fez com as mulheres mais velhas passassem a ficar inférteis, iniciando assim o processo da menopausa.

Utilizando métodos de simulação por computador, o time da McMaster University concluiu que a preferência masculina pelas jovens estaria por trás do surgimento da menopausa.

Para Rama Singh, geneticista evolutivo que liderou a pesquisa, "existe evidência na história da humanidade de que sempre existiu uma preferência por mulheres jovens".

Singh enfatizou que sua equipe levou em conta o desenvolvimento humano há milhares de anos, em vez de se focar apenas em traços sociais atuais.

Resposta evolutiva


Na Grã-Bretanha, a idade média de entrada na menopausa é 52 anos, e as mulheres vivem por outros 30 anos.

Rama Singh disse que essa extensão da longevidade, somadas a uma maternidade mais tardia, poderiam, eventualmente, acabar alterando a chegada da menopausa depois de um significativo espaço de tempo.

"O sistema social está mudando. Existem mulheres que estão começando suas famílias mais tarde para estudarem ou por causa da carreira".

Ele sugeriu que essa tendência significaria que todas as mulheres passariam a ter uma menopausa mais tardia, e aqueles genes seriam repassados para suas filhas "com a possibilidade desse ciclo ser atrasado".
Discordância

Entretanto, Maxwell Burton-Chellew, biólogo evolutivo do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, rebateu essa teoria.

"Os autores (do estudo canadense) argumentam que a menopausa existe por causa da preferência dos homens por parceiras mais jovens. Entretanto, isso é provavelmente o contrário: a preferência dos machos por fêmeas mais jovens acontece, possivelmente, porque as mais velhas são menos férteis", explica.

"Eu acredito que faz mais sentido ver essa preferência dos machos por fêmeas mais jovens provavelmente como resposta evolutiva à menopausa. Podemos, assim, assumir que os nossos ancestrais do sexo masculino foram inteligentes em copular com mulheres jovens que pudessem produzir filhos".

Ele ainda adiciona: "evolutivamente falando, fêmeas mais velhas enfrentaram uma 'decisão' interessante: ter um filho que poderia não alcançar a idade adulta antes da sua morte ou parar de reproduzir e passar a se focar na ajuda a mulheres da família que pudessem reproduzir".

Fonte: D. Pernambuco

E3 – 2013: Xbox 360 por Xbox One, uma troca que vale a pena


Novo Xbox One
Novo Xbox One (Nick Adams/Reuters)

O Xbox One, que foi anunciado no final de maio, é o sucessor do Xbox 360, console da Microsoft. O aparelho será lançado em 21 países, em novembro, e custará nos Estados Unidos 499 dólares. No Brasil, o videogame será vendido por 2.200 reais. A reportagem de VEJA testou o novo dispositivo.

Leia também:
E3 – 2013: VEJA testa o PlayStation 4
E3 - 2013: meta da Sony é oferecer PlayStation 4 a 399 dólares no Brasil, diz executivo


Diferente do PlayStation 4, que aposta nos games como seu principal diferencial, o Xbox One é assumidamente uma plataforma multimídia. Durante a E3, maior feira de games do mundo realizada em Los Angeles, não só os jogos para o aparelho foram exibidos, como também recursos para a reprodução de filmes e programas de TV.

O One será vendido com o Kinect, que recebeu muitos recursos nesta nova geração. O sensor de movimento está mais aguçado e capta as expressões faciais, a força aplicada ao dar um passo e até os batimentos cardíacos do jogador. A ideia é tornar a experiência dos usuários ainda mais realista, principalmente em jogos que incentivam a prática de exercícios físicos.

O joystick do One também ganhou nova roupagem nesta versão do console. O controle tem dois novos pontos de vibração, uma estratégia da Microsoft para aumentar a imersão do jogador. A companhia disponibilizou durante a feira testes técnicos no aparelho, que simularam o movimento de pneu, batimentos cardíacos e até tiros de uma arma.

O design do joystick agradou ao público, que chegou a elegê-lo pelos como melhor do que o tradicional DualShock da Sony. A razão está em seu design. O novo controle não possui mais o espaço traseiro para pilhas e bateria interna, e isso melhorou consideravelmente a sua ergonomia. Segurar o joystick da Microsoft ficou mais confortável para o jogador.

Alguns jogos para Xbox One podiam ser testados na E3; outros, contudo, eram exibidos apenas em salas fechadas, com a presença do produtor, que geralmente ficava disponível para tirar dúvidas sobre o game na sequência da apresentação. Uma das maiores promessas para o novo aparelho é o divertido Plants vs Zombies: Garden Warfare, considerado por muitos veículos especializados um dos melhores títulos da E3 2013.

Entre os games para Xbon One estão Ryse: Son of Rome, um jogo que recria combates romanos – e também imita sutilmente God of War, maior franquia da Sony -, Call of Duty: Ghosts, toda a série de esportes da Electronic Arts, Gran Turismo 6, entre outros.

Com todas essas melhorias, o Xbox One se tornou uma interessante plataforma para quem possui o Xbox 360 e deseja explorar a nova geração de consoles. Os donos de PlayStation 3, contudo, não precisam correr em direção às lojas para comprar o PS4. Por ora, os melhores jogos para o aparelho da Sony foram desenvolvidos para o sistema atual.

Fonte: VEJA

William Bonner empurra contra-regra durante o 'Jornal Nacional'

William Bonner tentou evitar que um funcionário não identificado aparecesse no ar Foto: TV Globo / Divulgação
William Bonner tentou evitar que um funcionário não identificado aparecesse no ar
Foto: TV Globo / Divulgação
Na noite da última sexta-feira (14), durante exibição do Jornal Nacional, William Bonner empurrou um contra-regra. A atração, que era exibida de um estúdio montado próximo ao estádio Mané Garrincha, em Brasília - local onde é realizada a abertura da Copa das Confederações neste sábado, com jogo entre Brasil e Japão - já estava em seu quinto bloco quando o apresentador, para evitar a aparição de um funcionário que queria ajeitar a lapela do convidado e narrador Galvão Bueno, empurrou o homem.

Além disso, Bonner também teve problemas com os discursos longos de Galvão e tentou por duas vezes cortar o narrador por causa do tempo do programa no ar. Depois da exibição do jornal global, a sequência gravada logo foi parar no Youtube e virou motivo de comentários entres os usuários de redes sociais como Twitter e Facebook.

Fonte: Terra