sábado, 6 de julho de 2013

Preço do transporte sobe 65% acima da inflação em 12 anos

foto: Creative Commons - Reprodução autorizadaO Ipea aponta que os preços das tarifas subiram 65% acima da inflação entre 2000 e 2012.
O Ipea aponta que os preços das tarifas subiram 65% acima da inflação entre 2000 e 2012.

SÃO PAULO - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou há pouco que os preços das tarifas subiram 65% acima da inflação entre 2000 e 2012, percentual que está também muito superior aos preços relacionados ao transporte privado. “Isto mostra que as políticas foram muito mais focadas no transporte individual do que no público, não á toa chegamos nesse momento de insatisfação do transporte”, disse o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Carlos Henrique de Carvalho, ao apresentar a Nota Técnica – Tarifação e financiamento do transporte público urbano.
Na opinião do técnico, essa situação ocorre porque há um esgotamento do modelo de tarifas, no qual o custo do sistema, que só aumenta, é dividido pelo número de passageiros, que diminuiu, justamente pelo incentivo ao transporte individual dado pelo governo nos últimos anos.

Fonte: DCI

Acidente de avião em São Francisco provocou 2 mortos e 61 feridos, avança CBS

Acidente de avião em São Francisco provocou 2 mortos e 61 feridos, avança CBS

O acidente de avião da companhia aérea Asiana Airlines no aeroporto de São Francisco, nos Estados Unidos, provocou a morte de duas pessoas e 61 feridos, noticiou a CBS News.

De acordo com o departamento de bombeiros de São Francisco, citado pela CBS News, «duas pessoas morreram e 61 ficaram feridas», prevendo-se que o número de feridos «venha a aumentar».
Segundo os dados preliminares, o Boeing 777, que vinha de Seul com cerca de 290 passageiros, terá feito uma aterragem forçada, culminando num incêndio.

Fonte: Diário Digital

Descarrilamento de trem destrói cidade no Canadá

Um trem carregando petróleo descarrilou neste sábado no leste de Quebec, no Canadá, desencadeando diversas explosões e um incêndio que destruíram o centro da cidade de Lac-Megantic e mataram pelo menos uma pessoa. Um policial da província confirmou uma vítima fatal, mas se recusou a dizer quantos outros podem estar mortos. Ainda há muitos desaparecidos.
Até 1 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no meio da noite e fugir da cidade, que fica cerca de 250 quilômetros ao leste de Montreal e quase 16 quilômetros a oeste da fronteira com o Estado norte-americano de Maine.
O descarrilamento provocou a explosão de vários vagões-tanque no centro de Lac-Megantic, uma área popular conhecida por seus bares muitas vezes movimentados nas noites de fim de semana durante o verão. A polícia revelou que a primeira explosão ocorreu pouco depois da 1h da madrugada (horário local). O fogo se espalhou para várias residências da cidade, que abriga aproximadamente 6 mil habitantes.
Testemunhas disseram que as chamas eram mais altas que a torre de uma igreja próxima. Além disso, o incêndio e a fumaça podiam ser vistos mais de 12 horas depois do descarrilamento, que envolveu 73 vagões. "Quando você vê o centro da sua cidade quase destruído, entenderá que nós estamos nos perguntando como superaremos esse acontecimento", afirmou emocionado o prefeito de Lac-Megantic, Colette Roy-Laroche, em entrevista a uma emissora de televisão.
Não se sabe ainda a causa do acidente. Dúzias de moradores se reuniram horas depois da explosão em um perímetro de segurança e muitos temem pelo pior. "Foi uma grande explosão. É uma catástrofe. É terrível para população", disse o proprietário de um bar na rua principal da cidade. Charles Coue afirmou que ele e sua esposa sentiram o calor depois de uma explosão a poucos metros de sua casa. "Veio como uma bola de fogo", relatou o morador. Claude Bedard, outro habitante, descreveu a cena como "terrível".
O porta-voz do Meio Ambiente de Quebec, Christian Blanchette, revelou hoje que uma grande, porém indeterminada, quantidade de combustível foi derramada no rio Chaudiere. Blanchette acrescentou que 73 vagões estavam cheios de petróleo e pelo menos quatro deles foram afetados pela explosão.
"Também temos um derramamento no rio que nos preocupa. Aconselhamos as municipalidades locais a serem cuidadosas se utilizarem a água do rio Chaudiere."

Fonte: Diário do Grande ABC

"Maior importador de cocaína do mundo" é preso na Colômbia

Um suposto chefe da máfia italiana descrito como o traficante de drogas mais procurado da Europa e maior importador mundial de cocaína foi preso na Colômbia neste sábado, 6, e deportado para a Itália.
Roberto Pannunzi, comparado pelas autoridades colombianas ao falecido traficante Pablo Escobar, foi pego em um centro comercial de Bogotá carregando uma carteira de identidade falsa da Venezuela, anunciou o Ministério da Defesa da Colômbia no Twitter.
A agência norte-americana de combate à droga (DEA, na sigla em inglês) trabalhou com a polícia colombiana para localizar e prender Pannunzi, disse o ministério.

Comparado a Pablo Escobar, Pannunzi era tido como o traficante mais procurado na Europa


Pannunzi é ligado à poderosa calabresa 'Ndrangheta, um sindicato do crime intimamente associado com os cartéis de drogas colombianos. Autoridades o acusam importar duas toneladas de cocaína para a Europa todos os meses.
O promotor Nicola Gratteri, baseada em Calabria, disse ao diário italiano Corriere della Sera que Pannunzi era "o maior importador de cocaína do mundo".
Ele foi imediatamente deportado depois de sua prisão e chegou tarde na noite de sábado à Itália, onde ele foi condenado por tráfico de drogas. Ele foi levado em custódia pela polícia após chegar ao aeroporto Fiumicino de Roma.
Pannunzi foi preso em 2004, mas conseguiu fugir em 2010, durante uma internação hospitalar em Roma.
O escritor antimáfia Roberto Saviano escreveu no Facebook que a prisão de Pannunzi poderia "mudar a história do tráfico de drogas" e revelar os métodos por trás dessas redes criminosas.

Fonte: Portal A Tarde

Em nota, Dilma desmente mudanças em ministérios

No texto de nota enviada às 14h54 havia uma incorreção no primeiro parágrafo. Segue abaixo a nota corrigida: A presidente da República, Dilma Rousseff, reforçou neste sábado, 6, que não haverá mudanças no seu ministério, como foi divulgado em alguns veículos de comunicação.
“Não procedem as especulações de mudanças ministeriais.”, afirmou, em nota divulgada no Blog do Planalto. “Dos meus ministros quero determinação para manter o Brasil no caminho do crescimento, da inclusão social, da geração de emprego e renda e da estabilidade econômica.”
No texto, ela afirmou que espera empenho da atual equipe para a realização dos cinco pontos acordados com governadores e prefeitos: responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação, reforma política com plebiscito, melhoria profunda nos serviços públicos de saúde, pacto nacional da mobilidade urbana que permita um salto de qualidade no transporte público e destinação dos royalties do petróleo para educação.

Fonte: Correio da Bahia

Procuradoria do Egito mandar prender aliados políticos de Mursi

O procurador-geral do Egito, Ahmed Ezzeldin, determinou hoje (4) a detenção dos dois principais líderes da Irmandade Muçulmana, organização política que apoiava o governo do presidente deposto Mouhamed Mursi. Ezzeldin disse que os líderes são suspeitos de ordenarem o assassinato de manifestantes contrários ao governo Mursi.
Ezzeldin ressaltou à agência oficial de notícias do Egito, Mena, que foi comprovada a veracidade dos relatos contra os dois líderes. A ordem de prisão foi dada a Mouhamed Badia e Khairat Al Shater. Desde ontem (3) as forças de segurança passaram a prender dirigentes da Irmandade Muçulmana, assim como o presidente do Partido Liberdade e Justiça, Saad Katatni

Ontem Mursi foi deposto do poder pelas Forças Armadas do Egito. Interinamente, ocupará a Presidência da República o presidente da Suprema Corte,  Adly Mansour, de 67 anos. Mansour foi empossado hoje.

O procurador-geral do Egito determinou hoje a detenção dos dois principais líderes da Irmandade Muçulmana, organização política que apoiava o governo do presidente deposto Mouhamed Mursi (Foto: Divulgação)
O procurador-geral do Egito determinou hoje a detenção dos dois principais líderes da Irmandade Muçulmana, organização política que apoiava o governo do presidente deposto Mouhamed Mursi (Foto: Divulgação)

Fonte: Diário do Litoral

Polícia colombiana prende traficante e líder da máfia calabresa

A polícia da Colômbia prendeu na noite de sexta-feira (05) Roberto Pannunzi, integrante da máfia calabresa, em um shopping de Bogotá. Considerado um dos maiores traficantes de drogas da Europa, ele encabeçava a lista dos homens mais procurados da Itália.
Pannunzi usava uma identidade falsa venezuelana, com o nome de Silvano Martino. A prisão aconteceu em uma ação conjunta da polícia colombiana e da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, sigla em inglês).
Conhecido como "Pablo Escobar da Itália", o traficante italiano estava foragido desde 2010, quando fugiu do hospital onde fazia tratamento contra uma doença cardíaca.
Ele é um dos líderes da 'Ndrangheta, a máfia calabresa, uma das organizações criminosas mais poderosas do país após o desmantelamento da máfia siciliana, na década de 1990.
Segundo a Promotoria italiana, o mafioso coordenava o envio de cerca de duas toneladas de cocaína todo mês da Colômbia para a Europa, em um esquema com a ajuda do cartel de Cali.
Ele foi detido pela primeira vez em 1994 na Colômbia e extraditado para a Itália, mas foi liberado após o fim da ordem de prisão preventiva. Dez anos depois, Pannunzi voltou a ser preso, e dessa vez condenado por tráfico de drogas.
Em 2010, foi vítima de uma doença cardíaca que o levou a ser internado em um hospital de Roma, de onde fugiu após uma ação cinematográfica da "Ndrangheta".

Fonte: Correio do Estado

Presidente da Bolívia oferece asilo a Edward Snowden

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que dará asilo a Edward Snowden se este o pedir, em protesto contra os países europeus que esta semana o impediram de atravessar o seu espaço aéreo.

«Dizer aos europeus e aos norte-americanos que (…), como justo protesto, vamos dar asilo a esse norte-americano perseguido pelos seus compatriotas, se nos pedir. Não temos medo», disse Morales, citado por agências internacionais.
O presidente boliviano fez esta declaração num discurso na região andina de Oruro (sudoeste), onde estava acompanhado pelo presidente do Banco Mundial, o sul-coreano Jim Yong Kim, que realiza a sua primeira visita oficial à Bolívia.
Evo Morales foi esta semana impedido de atravessar o espaço aéreo de vários países europeus, incluindo Portugal, quando regressava de Moscovo a La Paz, devido a suspeitas de que levaria Snowden a bordo.
A situação criou um incidente diplomático que envolveu uma queixa à ONU e a exigência de um pedido de desculpas formal ao presidente boliviano.
A Venezuela e a Nicarágua também anunciaram hoje estarem dispostas a receber o norte-americano, que está desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo à espera de uma solução diplomática que evite a sua extradição para os Estados Unidos.
Segundo a Wikileaks, Snowden, 30 anos, pediu asilo político a um total de 27 países.
Snowden, ex-consultor da NSA e da CIA, revelou aos jornais The Guardian e The Washington Post um programa de vigilância da administração norte-americana às comunicações telefónicas e internet de milhões de cidadãos e de espionagem a instituições e embaixadas europeias.

Fonte: Diário Digital (Sapo)

Renan reafirma apoio, mas diz a Dilma que plebiscito depende antes da Câmara

Em conversa, nesta sexta-feira (5), no Palácio do Planalto, com a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), reiterou seu apoio à realização do plebiscito para consultar a população sobre a reforma política. O parlamentar observou, contudo, que a votação de um projeto de decreto legislativo sobre o tema depende primeiro da Câmara dos Deputados.

"Fiz questão de dizer à presidente que o plebiscito só tramitará no Senado se for aprovado na Câmara. Todas as matérias vindas da Presidência da República, a menos que sejam de competência exclusiva do Senado, tramitam primeiro Câmara e depois no Senado. Tramitar no Senado agora seria inverter a lógica do processo legislativo", explicou.

De acordo com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, são necessários, no mínimo, 70 dias para a Justiça Eleitoral viabilizar o plebiscito, após a aprovação do decreto legislativo pelo Congresso.

Fonte: Diário de Pernambuco

Reflexiva, Luana Piovani curte praia no Rio de Janeiro

Luana Piovani reservou a tarde desta sexta-feira(5) para pegar uma praia e relaxar no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Sozinha, de chapéu e óculos de sol, a atriz comprou água de coco, tomou sol e depois, se refrescou no mar. Ao notar os cliques, a atriz encarou o fotógrafo, mas não esboçou qualquer reação negativa para o paparazzi.

 

Até agora, Luana não se manifestou sobre a anulação da condenação de Dado Dolabella por tê-la agredido em 2008. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) definiu, nesta quinta-feira (4), que o caso não se enquadra na Lei Maria da Penha.

Atualmente, a loira disputa o quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. A atriz é casada com Pedro Scooby e mãe de Dom.

Fonte: Surgiu Entretenimento

Anderson Silva tem seu maior desafio na defesa do cinturão

Na madrugada deste sábado, 6, na MGM Grand Arena, em Las Vegas (EUA), acontece o UFC 162, cuja luta principal envolve o brasileiro Anderson Silva, que defenderá o cinturão dos médios contra o americano Chris Weidman.
Poderia ser apenas mais uma defesa de título do brasileiro, que encara o 11º desafiante desde que se tornou soberano em sua categoria. Porém, há muita gente acreditando que Weidman poderá destronar o mito brasileiro.
Anderson Silva deu de ombros durante entrevista coletiva ao ser questionado sobre seu pequeno favoritismo nas bolsas de apostas  - se comparado às suas lutas anteriores - sobre o novo desafiante.
Nas cotações, Anderson é o favorito na proporção de dois e meio para um. Ou seja, quem apostar dois dólares e meio em Anderson terá um lucro de um dólar se ele mantiver o seu cinturão.
Cerca de 16 lutadores da elite do UFC, entre eles os campeões George Saint Pierre (meio-médios) e Dominick Cruz (galo), também creem que Weidman tomará o título do brasileiro.
"É normal, cada um tem sua opinião. Eles (lutadores) tem as deles, mas eu tenho a minha. Não, não é nem uma motivação, como eu disse, isso é normal", comentou Anderson.

  • Divulgação | UFC
    Anderson Silva e Chris Weidman se beijaram durante a pesagem para luta

"Estou feliz por estar aqui. É normal essa competição saudável entre americanos e brasileiros. Respeito isso e viemos com educação, especialmente em uma data tão especial para os EUA (a comemoração da independência, no último dia 4). Vamos rezar para dar tudo certo para a gente outra vez", disse. "É só mais um dia de trabalho."
Weidman, por sua vez, faz uma promessa simples para o brasileiro. "Anderson Silva vai ver o que é o inferno ao me enfrentar. Ele terá que passar pelo inferno para me vencer".
O presidente do UFC, Dana White, não desperdiçou a chance para promover a luta - até esta sexta, 5, foram vendidos pouco mais de 12 mil ingressos. "Há muito tempo não acontecia isso (um favoritismo modesto de Anderson). Parece que muitos acreditam que Weidman pode vencer essa luta, que seu estilo 'casa' com o do Anderson. Vamos ver no sábado (hoje)", disse Dana.

Fonte: Portal A Tarde

Dunga entra em nova polêmica com imprensa e sofre repúdio

TERRA - Com longo histórico de problemas com jornalistas, o técnico Dunga entrou em nova polêmica nesta sexta-feira. Perguntado por Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, sobre as escolhas nas escalações da equipe, o treinador respondeu que "o que vale é o campo", não a opinião dele ou do repórter. Fora do ar, todavia, o ex-volante sugeriu que o jornalista "recebe presentes" para questionar determinados jogadores do Internacional.

A situação causou mal estar com a imprensa gaúcha, que, por meio da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), emitiu nota repudiando a postura de Dunga para com o repórter da Rádio Gaúcha. "Oliveira é um jornalista respeitado, idôneo, de grandes serviços prestados à imprensa gaúcha esportiva", alegou o texto da Aceg.

As diferenças de Dunga com a imprensa já ocorrem há anos. Quando era técnico da Seleção Brasileira, o ex-volante chegou a chamar Alex Escobar, da Rede Globo, de "cag... de m...", além de fechar diversos treinos para a presença de jornalistas.

Dunga enfrenta nova polêmica com a imprensa Foto: Tom Dib / Agência Lance
Dunga enfrenta nova polêmica com a imprensa



Confira a seguir a nota publicada pela Aceg:

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos, através da sua diretoria, repudia qualquer tipo de desrespeito aos seus profissionais associados, como o ocorrido na manhã desta sexta-feira, durante entrevista coletiva do técnico do Inter Dunga. O treinador, fora dos microfones, insinuou que o jornalista e repórter da Rádio Gaúcha Rodrigo Oliveira “recebia presentes” por questionar o aproveitamento de determinados jogadores no time colorado.

Oliveira é um jornalista respeitado, idôneo, de grandes serviços prestados à imprensa gaúcha esportiva. Lamentamos que fatos como esse façam parte do dia a dia de um clube de futebol da grandeza do Internacional.

Homens armados matam 28 em ataque a escola na Nigéria

Supostos militantes islâmicos mataram 27 estudantes e um professor em uma escola na cidade do nordeste nigeriano de Potiskum neste sábado, disse uma fonte policial.

Os agressores atearam fogo a edifícios e atiraram em alunos que tentaram fugir, disse a fonte à Reuters por e-mail. Muitos dos estudantes estavam sendo tratados por queimaduras, informou ele.

O ataque deste sábado foi o mais mortal dos três ataques em escolas desde que os militares lançaram uma ofensiva em maio para tentar esmagar Boko Haram, um grupo insurgente islâmico cujo apelido se traduz como "educação ocidental é pecaminosa".

Potiskum está no estado nigeriano de Yobe, um dos três em estado de emergência declarado pelo presidente Goodluck Jonathan em maio, quando ele ordenou a ida de tropas extras para a região para tentar conter uma rebelião, vista como a maior ameaça à segurança de maior produtor de petróleo da África.

A fonte policial respondeu por e-mail como a rede de telefonia móvel foi cortada para grande parte do nordeste, como parte do estado de emergência.

No mês passado, militantes islâmicos suspeitos abriram fogo contra uma escola na cidade do nordeste da Nigéria de Maiduguri, matando nove estudantes e um ataque semelhante em uma escola na cidade de Damaturu matou outras sete pessoas poucos dias antes.

Forças nigerianas dizem que sua ofensiva lhes permitiu retomar o controle do nordeste remoto do Boko Haram, destruir bases principais e fazer dezenas de prisões de suspeitos.



Fonte: UOL notícias

Tio de adolescente registra queixa contra cantor sertanejo após show

A Polícia Civil na Bahia abriu inquérito para investigar a denúncia de que o cantor Marcelo, da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, manteve relações sexuais com uma adolescente de 14 anos após um show na cidade de Barreiras. A queixa foi feita pelo tio da adolescente na delegacia da cidade, que fica na região oeste do estado. O tio diz que a jovem foi até o quarto do cantor na madrugada desta sexta-feira (5).
De acordo com a polícia, a garota relatou que, após o show da dupla na ExpoBarreiras 2013, foi por vontade própria ao quarto do hotel onde o cantor estava. "Tudo o que aconteceu no quarto não foi nada forçado, foi porque eu quis mesmo. Relação sexual entre nós, não. Não rolou", disse a garota à polícia.
"Vou pedir exame porque não vou pela conversa dela. Tem que saber a verdade", afirmou o tio da garota, que não quis se identificar. A adolescente esteve no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, por volta das 12h desta sexta-feira, para realizar exame de corpo de delito. Segundo o DPT, o resultado do exame deve sair entre 20 e 30 dias. Ela foi ao local acompanhada do tio.

Dupla João Lucas e Marcelo promete levantar a arena de Barretos com "Eu quero tchu, eu quero tcha" (Foto: Divulgação) 
Dupla João Lucas e Marcelo (à direita) fez show em
Barreiras (Foto: Divulgação)

Segundo o delegado Francisco de Sá, a menina ficou no quarto por cerca de 30 minutos. A polícia abriu inquérito com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. "Exploração sexual ou favorecimento da prostituição a crianças e adolescentes. Segundo as declarações da vítima, da adolescente, não houve a conjunção carnal, houve atos libidinosos diversos da conjunção carnal", disse o delegado.
A assessora de imprensa da dupla, Fernanda Capelesso, disse em entrevista à TV Oeste que vai aguardar o andamento das investigações para se pronunciar. "A gente está esperando as investigações do delegado porque a versão que a menina está falando não é a versão que a gente tem, que é o que aconteceu. Conversamos com o delegado e pedimos liberação das imagens de elevador, de corredor, pra gente verificar direitinho. Assim que a gente tiver uma posição certinha, com tudo real, a gente vai falar", afirmou.
Entre as músicas da dupla João Lucas e Marcelo está o hit de sucesso "Eu quero tchu, Eu quero tcha".

Fonte: G1

Foto de 'Silvio Santos' dando colo a 'Patrícia Abravanel'

Reprodução/Twitter

Carinho do Grande Pai...oiê!


 
Silvio Santos deu colo a sua filha Patrícia Abravanel vestido de pijamas, e comendo biscoito, na sua casa em Miami, onde passa férias este mês.
A foto foi postada pelo fofoquei...ops!...pelo apresentador Nelson RRRRRRRRRRRubens do TV Fama.Okay, Nelson!
Texto:Blog Hipersessão