domingo, 18 de agosto de 2013

Site diz que nova música de Lady Gaga é plágio de Madonna

Site diz que nova música de Lady Gaga é plágio de Madonna

E a guerra das divas do pop ganhou mais um capítulo com o vazamento do single "Applause", de Lady Gaga, uma semana antes do previsto. Segundo a versão britânica do "Huffington Post", Gaga teria novamente plagiado Madonna, desta vez usando as bases da canção "Girl Gone Wild", do álbum "MDNA", lançado no ano passado.

"Temos certeza de que Madonna achará tudo isso muito 'simplista'", diz o artigo. A primeira vez que Gaga foi acusada de plagiar a rainha do pop foi com "Born this Way", cujas bases são idênticas a "Express Yourself", de Madonna. Na época, Madge disse achar "Born this Way" uma versão "simplista" de "Express Yourself".

Logo em seguida, no entanto, o "Huffington" diz ter achado a canção boa. "'Applause' pode não ser espetacular, mas é o pop em seu melhor: instantâneo, eufórico, alegre e impossível de desgrudar de sua cabeça, o que nos fez ficar mais excitados com lançamento de seu novo álbum 'Artpop'."

Já o Examiner.com publicou uma nota com o seguinte título: "É oficial, o single 'Applause' de Lady Gaga fracassou."

A afirmação tem como base a comparação com outro single, de outra diva pop, lançado no mesmo dia que "Applause": "Roar", de Katy Perry, está prestes a alcançar quase meio milhão de downloads na iTunes Store, enquanto a música de Gaga deve alcançar metade disso. As projeções foram feitas pela revista Billboard.

O site destacou ainda a tática de Gaga no Twitter para bombar sua música. Ela ofereceu aos dois fãs que mais divulgassem "Applause", pedissem nas rádios, vissem o vídeo no Youtube ou comprassem a canção mais vezes, duas passagens de avião e a oportunidade de acompanhá-la a um festival.

Na iTunes Store brasileira, Katy Perry está em primeiro lugar entre as músicas mais baixadas. Gaga está em terceiro. No ranking de músicas novas da Amazon.com, Perry aparece em segundo, Gaga em quinto.

Katy Perry também aparece em primeiro na iTunes Store dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Nestes mesmos países, Gaga aparece, respectivamente, em 4º, 9º, 4º novamente e 9º novamente. Na Grécia, Gaga está em primeiro e Perry em 4º.

Nenhuma das duas, no entanto, está entre as dez mais da parada da revista Billboard, especializada em música. "Roar" chegou à lista Hot 100 em 85º; Gaga ainda não está na lista, pois seu single só sairá oficialmente na próxima segunda-feira (19).

Fonte: PB Agora

Créditos de celular pré-pago não terão mais prazo de validade, diz Justiça

A Justiça proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o território nacional. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), após recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra sentença da 5ª Vara Federal do Pará que manteve a validade dos créditos de celulares pré-pagos. A decisão deve ser cumprida em todo o território nacional, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil, mas ainda cabe recurso.

Para o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, o estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular configura-se um confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores. "Afigura-se manifesta a abusividade da limitação temporal em destaque, posto que, além de afrontar os princípios da isonomia e da não discriminação entre os usuários do serviço público de telefonia, inserido no Artigo 3º, Inciso III, da Lei nº. 9.472/97, na medida em que impõe ao usuário de menor poder aquisitivo discriminação injustificada e tratamento não isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia".

O magistrado declarou nulas as cláusulas contratuais e as normas da Anatel que estipulem a perda dos créditos adquiridos após o prazo de validade ou que condicionem a continuidade do serviço à aquisição de novos créditos. Souza Prudente proibiu, ainda, que as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e Tim subtraiam créditos ou imponham prazos de validade para sua utilização. As empresas também terão que reativar, no prazo de 30 dias, o serviço dos usuários interrompido em razão da expiração dos créditos e restituir a exata quantia em saldo existente à época da suspensão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabeleceu, por meio de resolução, que os créditos podem estar sujeitos a prazo de validade, devendo a prestadora oferecer, no mínimo, créditos com validade de 90 a 180 dias. No caso de inserção de novos créditos antes do prazo previsto para rescisão do contrato, os créditos não utilizados e com prazo de validade expirado serão revalidados pelo mesmo prazo dos novos créditos adquiridos. No recurso, o MPF apontou que a expiração dos créditos são "afronta ao direito de propriedade e caracterização de enriquecimento ilícito por parte das operadoras" e considerou que as "cláusulas contratuais são abusivas", porque desequilibram a relação entre o consumidor e as operadoras que fornecem os serviços.

Fonte: Diário de Pernambuco

Poupado, sem gols e ansioso, Neymar diz que está bem fisicamente

Cabisbaixo, menos sorridente do que o habitual e com poucas palavras. Assim, Neymar deixou o estádio Camp Nou, passando pela zona mista, após sua estreia no Campeonato Espanhol. O craque brasileiro entrou em campo na goleada por 7 a 0 sobre o Levante aos 18 do segundo tempo. Jogou apenas cinco minutos ao lado de Messi, não fez qualquer gol e ainda foi punido com um cartão amarelo. Em campo, mostrou um bom futebol, mas viu seus principais concorrentes por uma vaga no ataque balançarem a rede três vezes - Aléxis Sanchez abriu o placar logo no começo, aos dois, e Pedro fez o quarto e o sétimo.
Apesar de não ter marcado, o camisa 11 respondeu da melhor maneira dentro de campo, mostrando rapidez e agilidade nas trocas de bola com os companheiros. Na zona mista no fim da partida, falou pouco, mas defendeu sua boa condição física, contrariando a versão do técnico argentino Gerardo 'Tata' Martino na véspera, ao justificar pelo desgaste do brasileiro na pré-temporada do Barcelona a opção por colocá-lo na reserva.
- Estou me sentindo muito bem fisicamente. Vou continuar treinando e vai dar tudo certo - observou o atacante em frases curtas.
Neymar disse não estar preocupado com o gol, mas não escondeu certa desilusão por passar em branco na estreia. O saldo positivo dos companheiros Pedro e Sanchez pode pesar na escalação de Tata na próxima quarta-feira, no jogo de ida da Supercopa da Espanha, contra o Atlético de Madri, na capital.
- O importante é que o Barça fez uma grande partida e conseguiu a vitória. O gol vai chegar, não tem pressa - disse Neymar.

Disputa a três 
Tata Martino surpreendeu a maioria dos críticos e torcedores ao deixar Neymar no banco. Porém, o treinador argentino seguiu exatamente a conduta que anunciara na véspera. Jogaram aqueles que o técnico vê em melhores condições físicas e os que fizeram viagens longas durante a semana para defenderem suas seleções, casos de Iniesta e Jordi Alba, tiveram descanso.

Neymar barcelona levante (Foto: Agência Getty Images)Neymar lmenta chance perdida no segundo tempo contra o Levante (Foto: Agência Getty Images)

Depois do jogo, Neymar disse não estar surpreendido e se mostrou pronto para a disputa com Pedro e Sanchez pela vaga.
- Não estou surpreendido por não ter jogado, porque já tinha conversado com o Tata. O Barcelona tem um grupo de três ou mais jogadores com muita qualidade para formar o ataque. Infelizmente, só dá para começar com 11.
Questionado sobre a condição de titular no próximo jogo, o brasileiro sorriu e atirou a responsabilidade para o argentino.
- O treinador é o Tata - respondeu Neymar, que abandonou o estádio em seguida em passo acelerado.
Fiel companheiro do craque no Barcelona, Daniel Alves minimizou a ausência do amigo entre os 11 titulares de Tata Martino, ressaltando que no time catalão há 22 craques que querem jogar.
- Neymar veio para um clube que tem os melhores jogadores do mundo, ele tem de se adaptar a isso. Hoje, ficaram no banco jogadores como Iniesta e outros habituais titulares. Aqui no Barça você tem de administrar 22 grandes jogadores. Infelizmente, só podem jogar 11. O que ele tem a fazer é precisamente o que tem feito, que é se preparar para quando chegar na vez dele responder em campo como só ele sabe - afirmou.

Ansiedade antes de entrar em campo
neymar barcelona levante (Foto: Reprodução / Facebook) 
Sem sorrisos, Neymar chega ao Camp Nou para
a estreia no banco (Foto: Reprodução / Facebook)

A desilusão de Neymar por ser reserva chamou a atenção mesmo antes do início do jogo. Quando a delegação chegou ao Camp Nou, cerca de uma hora e meia antes da partida, o time percorreu o habitual percurso da entrada até os vestiários, passando por uma zona em comum com os jornalistas. Normalmente, os jogadores sorriem ao passar, fazem pose para foto e cumprimentam os conhecidos. Neste domingo não foi exceção, todos cumpriram o ritual, menos Neymar, que foi o último a aparecer, cabisbaixo e sem demonstrar sua alegria habitual.
O Camp Nou tentava animar o seu único reforço ao som do último hit sertanejo de Neymar, a música "Escorrega", de Victor e Neto. O objetivo do Barcelona é fazer com que o brasileiro se sinta em casa rapidamente, mas o craque quer ter mais minutos para mostrar seu futebol.
No primeiro tempo, enquanto o Barcelona goleava o Levante, Neymar assistia do banco muito atentamente ao jogo e todos os passos de seus companheiros. O brasileiro raramente desviou o olhar do gramado e se levantou para aplaudir todos os gols do seu time. Sem brasileiros entre os reservas, o camisa 11 se sentou a lado de Iniesta, Jordi Alba e Alex Song e mostrou entrosamento com os novos colegas.

Neymar barcelona levante (Foto: Agência Reuters)Neymar pronto para entrar em campo, com Tata Martino desfocado à frente (Foto: Agência Reuters)

No início do segundo tempo, Tata mandou Neymar aquecer com Iniesta e Jordi Alba. E, aos 14 minutos do segundo tempo, o brasileiro foi chamado para entrar. O Camp Nou não conteve seu entusiasmo, aplaudiu e ovacionou o craque, mas o jogo seguia com o Barcelona no ataque, e o jogador teve de aguardar quatro minutos até que a bola saísse para que a substituição com Sanchez pudesse se concretizar.
Neymar entrou determinado a responder aos três gols feitos por seus rivais e ocupou prontamente o lado esquerdo do ataque. No entanto, com o Barcelona vencendo por 6 a 0, o ritmo de jogo perdeu intensidade, e o time catalão desacelerou as trocas de passe.
Neymar foi o principal prejudicado por essa quebra de ritmo. O craque tentou impor alguma velocidade, mas teve apenas uma clara ocasião de gol, aos 40. Depois de passe de Fàbregas, Neymar dominou com pouco ângulo no lado esquerdo e concluiu. Mas a bola desviou na zaga, e o goleiro Navas defendeu.

Neymar barcelona levante (Foto: Divulgação / Site Oficial do Shakhtar Donetsk)Diante de marcação dupla, Neymar tenta concluir a gol (Foto: Divulgação / )

Durante os 27 minutos em que esteve em campo, o brasileiro ainda arrancou alguns gritos dos torcedores com boas arrancadas com a bola, sempre pelo lado esquerdo. Neymar voltou a mostrar que o entendimento com os companheiros é bom. Com Messi, é ainda uma incógnita, já que os dois ficaram juntos em campo pouco tempo de novo, apenas por cinco minutos desta vez.
Depois do apito final, o camisa 11 recebeu os cumprimentos de vários jogadores do Levante e se dirigiu aos seus companheiros de time para fazer o mesmo. Váldes e Xavi abraçaram e cumprimentaram o brasileiro pela sua estreia. O atacante abandonou o gramado logo depois sem trocar camisa com ninguém e visivelmente desiludido.
A estreia de Neymar foi positiva, o Camp Nou está satisfeito, Tata confia no craque, mas o brasileiro quer mais. A desilusão e consequente ambição do camisa 11 por querer conquistar rapidamente seu espaço entre os titulares pode fazer a diferença nos próximos jogos. Para já, está aberta uma verdadeira disputa a três para apenas duas posições disponíveis ao lado de Messi.


Luciana Gimenez posta foto na praia e diz: 'Adoro um ossinho'

Luciana Gimenez compartilhou no Instagram na tarde desta sexta-feira, 16, uma foto em que aparece pensativa na praia. Na imagem, é possível ver as costelas saltadas da apresentadora. "Adoro um ossinho kkkkkk saudável!!!! Gym #sol", escreveu ela, na legenda.
Nos comentários, Luciana recebeu elogio dos fãs: "Cadê o ossinho?? Eu só tô vendo gostosura" e "Haha eu também! Adoro ser magra... Amo meus ossos do pescoço e da costela. Você é um arraso!!".

Recentemente, ela postou na rede social uma foto em que aparece se alongando. Alguns fãs repararam no pé da apresentadora. "Que pé preto é esse?", perguntou um seguidor. Mas teve seguidor que reparou em outro detalhe: "O bico do peito tá aparecendo". Uma fã chamou atenção para outra parte do corpo de Luciana: "Olhem o abdômen".

Luciana Gimenez (Foto: Instagram / Reprodução)Luciana Gimenez posta foto na praia (Foto: Instagram / Reprodução)

 Fonte: EGO

Chris Brown vai refazer serviços comunitários por violar liberdade condicional

 Em liberdade condicional, Chris Brown falsifica documentos de trabalhos comunitários e é condenado a trabalhar mais mil horas

Chris Brown achou que poderia enganar a justiça de Los Angeles. Após ser condenado a prestar 180 dias de serviços comunitários à sociedade norte-americana por agredir sua ex-namorada Rihanna, o cantor foi acusado de fraudar os comprovantes do trabalho, sendo obrigado ser "voluntário" por mais mil horas. O rapper ainda pode escolher entre limpar praias, grafites ou rodovias na Califónia, mas desta vez será supervisionado por autoridades oficiais.
Recentemente, Chris declarou em seu Twitter que não está feliz com a sua carreira: "Ser famoso é maravilhoso quando é pela sua música e talento. Estou cansado de ser famoso por um erro que cometi quando tinha 18 anos. Estou cheio disso". Depois disso, revelou que pensa em se aposentar: "Não se preocupe, América. Meu próximo álbum, provavelmente, será o último".

Fonte: Puredepeople

Na TV, Rita Cadillac confessa ter 'tomado todas' para fazer filme pornô

Desafetos nesta sexta edição do reality 'A Fazenda', Ivo Meirelles e Rita Cadillac se reencontraram no palco do programa 'Roberto Justus +', que vai ao ar amanhã (19) na Record. Na gravação, os ex-peões falaram sobre as dificuldades de convivência e relacionamento durante o confinamento.
Ex-presidente da Mangueira, Ivo comandou uma gestão recheada de polêmicas e levou inovações à bateria da agremiação. "Assumi a Mangueira com uma dívida de R$ 6 milhões, deixei com a dívida pela metade", defende-se o ex-dirigente da verde-e-rosa.
Ivo Meirelles e Rita Cadillac: reencontro no palco do programa 'Roberto Justus +' desta segunda (19)
Ivo Meirelles e Rita Cadillac: reencontro no palco do programa 'Roberto Justus +' desta segunda (19)
Já Rita, considerada uma 'mãe' por muitos dos confinados, se envolveu em uma briga antológica com a atriz Lu Schievano dentro da casa, sem conseguir escapar dos atritos gerados pela pressão do jogo. No palco do programa, ela comentou sobre o estresse da disputa e fez um revelação sobre seu passado na indústria pornográfica: "Fazer filme pornô não é a minha praia, tive que tomar todas pra conseguir fazer as cenas".

Fonte: Jornal do Brasil

Filme com temática homossexual confirma favoritismo e vence Festival de Gramado

"Tatuagem", de Hilton Lacerda, foi escolhido o melhor filme nacional pelos jurados do 41º Festival de Cinema de Gramado, encerrado ontem.
A cerimônia de premiação aconteceu ontem no Palácio dos Festivais da cidade da serra gaúcha.
O longa conta a história do teatro Chão de Estrelas, grupo ligado ao deboche e à anarquia.
Os personagens Clécio e Fininha iniciam uma relação homoafetiva diante deste pano de fundo, a ditadura militar durante o ano de 1978.
A dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade recebeu o Kikito de melhor direção por "A Bruta Flor do Querer", primeiro longa-metragem de ambos, que trabalham juntos desde 2007.
Domingos Oliveira recebeu o Kikito de melhor roteiro por "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer".
A Leandra Leal foi concedido o prêmio de melhor atriz por sua atuação em "Éden". O de melhor ator foi para Irandhir Santos ("Tatuagem").
Walmor Chagas, por "A Coleção Invisível", venceu como melhor ator coadjuvante. O longa foi o último trabalho do ator, que cometeu suicídio em janeiro de 2013, aos 82 anos. Clarisse Abujamra, pelo mesmo filme, levou o Kikito de melhor atriz coadjuvante.
"Repare Bem", de Maria de Medeiros, recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro.
A história mostra o percurso do jovem guerrilheiro Eduardo Leite "Bacuri", que morreu em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira.
O Kikito para o longa surpreendeu, uma vez que "Cazando Luciérnagas" estava ganhando quase tudo na categoria de filmes estrangeiros: melhor fotografia para Eduardo Ramírez González; melhor roteiro para Carlos Franco Esguerra, melhor atriz para Valentina Abril - que nunca havia atuado antes -, e melhor diretor para Roberto Flores Prieto.
O melhor curta-metragem foi concedido a "Acalanto", adaptação do conto "A Carta", do escritor moçambicano Mia Couto. O filme também levou a melhor direção para Arturo Saboia
Ainda nas categorias relativas a curtas-metragens, destaque para a presença de dois críticos de cinema que participaram dos elencos de dois filmes: Jean-Claude Bernadet - atua em "A Navalha do Avô", melhor roteiro em curta-metragem - e Enéas de Souza - está em "Os Filmes Estão Vivos", prêmio especial do júri em curta-metragem.
Na noite de anteontem, o baiano Othon Bastos, 80, havia recebido da organização o Kikito de Cristal. O ator, que já participou de 75 filmes e inúmeras novelas, dedicou o prêmio a todos colegas profissionais da interpretação do país.
Bastos foi o primeiro ator a ser homenageado com a premiação, que até então havia sido concedida apenas a diretores.
A curadoria desta 41º edição do festival foi composta pelo ator e diretor José Wilker, pelo jornalista Marcos Santuario e pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho.
 
Fonte: Correio do Estado

Ivete Sangalo encontra Vítor Belfort e Joana Prado em Miami: 'Casal Lindo'

Ivete Sangalo postou em seu Instagram, neste domingo, 18, o registro do encontro com o lutador Vítor Belfort e Joana Prado. "Encontrei esse casal lindo aqui em miami. O nosso campeão @vitorbelfort e a gatissima @joanapradob", escreveu.
A cantora está nos Estados Unidos fazendo turnê e foi elogiada pelo jornal New York Times. "Se Ivete Sangalo fosse um cantor americano, em vez de ser a vocalista feminina mais popular no Brasil, ela poderia, sem dúvida, ser descrita como um belter (cantora de voz marcante, como as cantoras de blues). No palco, ela é ousada, atrevida e barulhenta, e faz parte de uma linhagem que inclui Tina Turner, Janis Joplin e Bette Midler", diz o jornal.

Ivete Sangalo, Vitor Belfort e Joana Prado (Foto: Instagram/Reprodução)Ivete Sangalo, Vitor Belfort e Joana Prado (Foto: Instagram/Reprodução)

Fonte: EGO

Adolescente é segunda vítima fatal de deslizamento no Jordão

Uma adolescente de 15 anos foi encontrada morta nos escombros de uma casa localizada em uma área no limite entre a Zona Sul do Recife, próximo ao bairro do Jordão, e a cidade de Jaboatão dos Guararapes, no começo da tarde deste domingo (18). Os cães labradores utilizados pelos bombeiros ajudaram na localização da jovem. Ela estava próxima ao local onde outra vítima havia sido resgatada com vida mais cedo. Os bombeiros trabalham desde a manhã devido ao deslizamento de terra, que aconteceu na altura do quilômetro 78 da BR-101, próximo ao Posto Padre Cícero. Um bebê já havia sido encontrado sem vida durante a manhã.
Segundo a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, 12 casas foram interditadas e 46 pessoas estão desabrigadas. Na manhã da segunda-feira (19), técnicos da Defesa Civil retornarão para avaliar como estão as condições da barreira e das casas.
Até às 15h, o posto de monitoramento da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) no bairro de Prazeres, em Jabaotão dos Guararapes, na região do acidente, registrou 76,6 milímetros de chuvas nas últimas 12 horas. De acordo com os Bombeiros, além do bebê e da jovem, encontrados sem vida, outras três pessoas foram soterradas. Uma criança de 4 anos e uma mulher foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura. De acordo com a unidade de saúde, a criança teve ferimentos leves, mas já teve alta. A mulher não teve ferimentos aparentes, mas estava muito nervosa e sendo avaliada pelos médicos. Ela teve alta ainda no domingo.

Ainda não se sabe a hora precisa da ocorrência, nem o que teria provocado o deslizamento. Por volta das 9h o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para ir ao local, onde haveria quatro vítimas.

Chuva
A Apac divulgou na manhã deste domingo um aviso metereológico de que chuvas de moderadas a fortes podem ocorrer na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul do estado. De acordo com o aviso, a previsão é de que as chuvas continuem com essa intensidade até, ao menos, o início da tarde.
Durante a manhã, foram registrados inúmeros pontos de alagamento na cidade. Na Zona Sul do Recife, as duas pistas da Avenida Antônio de Góes estavam com água, assim como a Avenida Agamenon Magalhães, na altura do Fórum Joana Bezerra. Em Olinda, a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, esquina com a Rua Francisco Ambrósio Barros Leite, no Bairro Novo, também estava alagada. O posto de monitoramento da Apac no bairro de Rio Doce registrou 43,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, até 15h de domingo.

Deslizamento no Jordão fez ao menos duas vítimas fatais. (Foto: Reprodução / TV Globo)Deslizamento no Jordão fez ao menos duas vítimas fatais. (Foto: Reprodução / TV Globo)

 Fonte: G1

Princesa Diana: novos dados apontam para tese de homicídio

(1997) Destroços do carro acidentado da princesa Diana (AFP/File, Pierre Boussel)
 
Depois de ter sido divulgado que a Scotland Yard está a analisar novas informações sobre a morte da princesa Diana, no acidente num túnel da cidade de Paris, há 16 anos, sabe-se agora que os dados apontam para a tese de homicídio.

Segundo a Sky News, uma informação fornecida pelos ex-sogros de um antigo soldado alega que Diana, o namorado Dodi Al-Fayed e o motorista foram mortos por um militar britânico.

Um inquérito concluído em 2008 atribuiu o acidente mortal à condução grosseira e negligente do motorista do Mercedes em que Diana seguia. O condutor estaria bêbado e nem Diana nem Dodi tinham apertado o cinto de segurança.

A «Princesa do Povo», como ficou conhecida Diana, tinha 36 anos quando morreu no dia 31 de agosto de 1997.

Fonte: LUX IOL

Brasileiro casado com jornalista do 'caso Snowden' é retido em Londres

O brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que publicou os vazamentos do ex-analista de inteligência americano Edward Snowden, ficou retido várias horas no aeroporto londrino de Heathrow.
A medida foi denunciada pela Anistia Internacional, e o governo brasileiro divulgou uma nota de protesto.
A polícia britânica confirmou que David Miranda, casado com o jornalista Glenn Greenwald do "Guardian", foi retido no aeroporto, onde fazia escala em sua volta ao Rio, procedente de Berlim.
"Um homem de 28 anos foi retido no aeroporto de Heathrow, em virtude do artigo 7 da lei antiterrorista de 2000", declarou um porta-voz da polícia, acrescentando que "ele não foi preso, foi solto depois".
Greenwald analisou e publicou os documentos fornecidos pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, que revelou detalhes dos programas de vigilância eletrônica realizados pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).
"É altamente improvável que David Michael Miranda, um cidadão brasileiro em trânsito por Londres, tenha sido parado por acaso, levando-se em conta o papel que seu marido teve, ao revelar a verdade a respeito da natureza ilegal do programa de vigilância da NSA", declarou o representante da Anistia Internacional Widney Brown.
"A retenção de David foi ilegal e indesculpável", acrescentou, avaliando que o brasileiro foi "claramente vítima de táticas de represália".
Segundo o "Guardian", a polícia apreendeu equipamentos eletrônicos de David Miranda, incluindo seu telefone celular, pen-drive, DVD e console de jogo.
Um porta-voz do jornal disse que o "Guardian" pediu esclarecimentos às autoridades britânicas. O veículo disse estar "consternado que o parceiro de um jornalista do 'Guardian', que escrevia sobre os serviços de segurança, tenha sido retido por quase nove horas, quando estava em trânsito no aeroporto de Heathrow".
O governo brasileiro protestou neste domingo contra a retenção de David Miranda, considerando "injustificável envolver um indivíduo, contra o qual não pesa qualquer acusação que possa justificar o recurso à legislação britânica antiterrorista".
"O governo brasileiro expressa sua profunda preocupação com o episódio que aconteceu hoje (domingo), em Londres, onde o cidadão foi retido e mantido sem contatos no aeroporto de Heathrow", de acordo com a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
A embaixada e o consulado do Brasil entraram em contato com as autoridades britânicas, e o brasileiro foi solto, disse à AFP um porta-voz do Itamaraty.

Fonte: TERRA