sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mãe usa web para conseguir transferência de filho para SSA

'Acredito que meu filho Aldo Emanuel está vivo, porque os órgãos estão funcionando. E onde há sopro, há vida'. A frase comovente é da professora Maria Rosa da Rocha Teodoro, de 36 anos, moradora da cidade de Riacho de Santana, que usou a internet para publicar uma carta direcionada ao secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla, pedindo ajuda para o filho de 10 anos, internado na UTI do Hospital Regional de Guanambi (distante a 688 km de Salvador). Apesar de os médicos já terem sinalizado a abertura de protocolo de morte encefálica do menino, a mãe, com esperança de que ele sobreviva, solicitou a transferência do filho para uma unidade de saúde mais avançada.
Aldo Emanuel da Rocha Teodoro foi internado na última sexta-feira, 30, sentindo fortes dores de cabeça. Ele deu entrada na unidade médica já em estado grave, devido a um tumor no cérebro, e teve a morte encefálica confirmada três dias depois, no sábado, 2, conforme informou o diretor do hospital, Ariovaldo Vieira Boa Sorte.
Após o pedido da mãe, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informou, nesta sexta-feira, 6, por meio da assessoria de comunicação, que Aldo será transferido por meio de uma UTI aérea para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, neste sábado, 7, onde fará mais exames. Conforme a Sesab, a transferência é arriscada, e a mãe, que solicita que o filho seja avaliado por outra equipe médica, assinará um termo de responsabilidade.

Esperança
Maria disse que o filho é uma criança normal e que nunca apresentou nenhum problema de saúde. 'A gente fazia exames regularmente nele e não dava nada. Ele sempre teve peso normal e  sempre se alimentou bem. A única coisa que a gente quer é saber a causa disso que aconteceu com ele. Por isso, quero que sejam feitos mais exames', disse a professora, que publicou sua carta em um campo de comentários do site da Sesab e depois no Facebook.
Segundo a mãe, apesar do diagnóstico da morte cerebral, o filho ainda mostra sinais de vida. "Não sei da Medicina, mas sei das graças de Deus. Ele demonstrou ter reflexos nas duas pernas. Quantas situações se reverteram sem que a medicina apresentasse uma explicação sustentável?", questionou Maria na carta.
O pai de Aldo, o radialista Francisco Teodoro Filho, 42, disse que, a princípio, os médicos fizeram dois exames de tomografia, mas não detectaram o problema. 'Como o hospital não faz exame de ressonância magnética, recorremos a uma clínica particular, onde foi constatada a doença rara. Mas tudo isso não passa de uma suspeita, e, como o suporte do hospital é limitado e a UTI não é preparada, a gente queria uma avaliação melhor por uma equipe melhor de médicos', pontua.
De acordo com Maria, o neurologista do hospital disse para ela que já poderia doar os órgãos de Aldo e que cuidasse dos outros dois filhos porque poderiam ter o mesmo problema. 'Enquanto há vida, há esperança. Me nego a doar os órgãos do meu filho, porque acredito na possibilidade de reversão do quadro. E tenho esse direito. Mais que isso, exijo que esse direito seja respeitado', disse.
O diretor do Hospital Regional de Guanambi, Ariovaldo Vieira Boa Sorte, informou que a morte encefálica da criança foi confirmada após realizações de exames de eletroencefalograma, que registra a atividade cerebral por meio de ondas eletromagnéticas, e testes de sensibilidade feitos pelo neurologista da unidade médica.
'Ele foi diagnosticado com uma herniação de massa cerebral no quarto ventrículo. Essa tumoração que invadiu a câmara do cérebro causou a morte, e ele está sustentado apenas pelos aparelhos. A carta publicada na internet é um apelo emocionado da mãe, que está inconformada. É uma questão de fé dela', disse.
Segundo o diretor, os pais pediram a transferência do menino e acusaram o hospital de dificultar o processo. 'Isso não ocorreu em momento nenhum. Os médicos chamaram a família e explicaram a situação da criança. A família, não conformada, pediu a transferência, e o caso foi levado para a Central de Regulação de Leitos Hospitalares da Macrorregião Sudoeste, em Vitória da Conquista. No entanto, a Regulação entendeu que não havia  sentido fazer a transferência, uma vez constatada a morte cerebral'.
Ariovaldo informou que a família e o paciente tiveram todo o suporte da unidade médica. 'Instalamos toda uma UTI para que a família ficasse junto da criança. Nós disponibilizamos um espaço só para que os pais pudessem acompanhar o menino, coisa que eles não iriam encontrar em nenhuma outra unidade'.

Confira íntegra da carta publicada pela mãe:

Ilmº. Secretário de Saúde do Estado da Bahia.
Aqui quem vos fala é uma mãe que tentou demonstrar amor a um filho, mas que acha que essa demonstração ainda foi pouca. Precisa dizer e fazer com que ele entenda que moveria montanhas para ouvir mais uma vez a frase que pedia todos os dias: “Ei mainha, você me ama? “Porque eu te amo”!”. Todos os dias ele me dizia isso.
Agora, falando pelo lado da razão, Ilm.º. Secretário de Saúde do Estado da Bahia, eu acredito que meu filho Aldo Emanuel está vivo, porque os órgãos estão funcionando. E onde há sopro, há vida. Pedi a ele que me mandasse um sinal e ele deu 39 graus de febre, considerando que ele não tinha apresentado temperatura quando chegou aqui, no Hospital Regional de Guanambi. E agora está apresentando 37 graus. Um médico disse pra mim que os rins de Aldo não funcionam mais... e o que é aquilo lá? Ele fez xixi!
Não sei da Medicina, mas sei das graças de Deus... ele demonstrou ter reflexos nas duas pernas...a pressão dele está normal(quando chegou ao hospital estava 5 por 2).
Aquela máquina lá que ajuda na respiração, não sei lhe especificar, o médico me disse que o Nº 18 significa o fim. E porque hoje subiu e foi até o 28? Agora fica entre 18 e 19? Não estou aqui querendo discordo piamente dos médicos, só quero apenas que me escutem. Que tenham sensibilidade o suficiente para perceberem, que embora a medicina tenha evoluído significativamente , muitos, inúmeros casos , não apresentam uma explicação científica para diagnósticos confirmados. Quantas situações se reverteram sem que a medicina apresentasse uma explicação sustentável?
Meu apelo é para que me dê uma chance, direito que ninguém me tira, de lutar pela vida do meu filho. O resultado da luta entrego nas mãos de Deus...mas quero meu direito de lutar respeitado! Que mal pode haver, que prejuízo pode causar à humanidade essa possibilidade? Peço apenas a chance de tentar!!!
Aldo Emanuel é muito forte, porque acreditam em tudo sem lutar?... É tão forte que está aguentando até agora já com duas semanas sem comer nada, “sem remédios”
A primeira Tomografia do Crânio não deu nada, a segunda o neuro me garantiu piamente que não tinha dado nada. Disse com sinceridade que o quadro é complexo. Fomos á procura de outro neurologista, para que esclarecesse melhor, e pedimos a ele pra discutir e o neuro do hospital se sentiu “inflamado”, falou que poderíamos já doar os órgãos e que cuidasse dos outros dois meninos porque teriam o mesmo problema.
Enquanto há vida, há esperança. Me nego a doar os órgãos do meu filho, porque acredito na possibilidade de reversão do quadro. E tenho esse direito. Mais que isso, exijo que esse direito seja respeitado.
Tudo o que peço é a transferência do meu filho para um centro mais avançado, ainda que os médicos argumentem o contrário.
Nesse sentido, peço a vossa interferência. E em nome Deus, agradeço. Maria Rosa.

Fonte: Portal A Tarde

Tudo sobre alimentação, magreza etc... Nada de importante

Eu escuto pessoas conversarem sobre corpo. O importante nessa sociedade hoje é sempre fazer academia. Eu não ligo muito para isso, até porque eu não preciso, não tenho essa necessidade, ainda que eu não seja tão 'magrinho' né...
Acabei de ver essa tirinha abaixo, e quis dar minha opinião.


Essa tirinha quer nos passar que não adianta a pessoa ser musculosa e não ser inteligente. Não adianta você ser bonito e ter uma cabeça de ervilha.
Eu, como disse, não dou tanto IBOPE para isso.
"Ovo engorda, ovo faz bem à saúde, alimentos saudáveis, alimentação balanceada..." Todas essas reportagens, no fundo, são uma porcaria. Não vão nos levar a lugar nenhum, não vão nos instruir na vida. Só me lembro do Medida Certa. Um quadro do Fantástico que paga os artistas para fazer dieta, se após o quadro chegar ao final, vão continuar gordos novamente (quem já era, vai engordar de novo). Tudo isso é besteira.

COMA TUDO, MAS NÃO EM EXCESSO

Pegadinha que transforma TV em janela para o apocalipse vira sucesso na internet

x

Uma pegadinha realizada pela LG do Chile para divulgar uma televisão 4K de 84 polegadas tem feito sucesso nas redes sociais. No vídeo, levado ao ar como uma espécie de propaganda da qualidade da imagem da TV, candidatos a uma vaga participam de uma entrevista de emprego em uma sala cheia de câmeras. No lugar da janela, a televisão é colocada ao fundo.
Conforme a entrevista vai sendo feita, a TV transmite a queda de um meteoro e o candidato tem a impressão de que assiste ao fim do mundo pela janela da sala. O pânico toma conta dos candidatos, que gritam e se jogam no chão enquanto acompanham a queda do meteoro.
A LG não divulgou se o vídeo é real ou se é feito com atores. Apesar da ressalva, o vídeo tem feito sucesso e já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas.

Fonte: Correio da Bahia

Preta Gil cuida do joelho para o 'Medida certa'

Preta Gil está levando a sério os cuidados com a saúde por conta do quadro 'Medida certa'. No quadro do 'Fantástico', a cantora tenta perder peso com Fábio Porchat, Gaby Amarantos e César Menotti. "Fisioterapia e pilates com a Dra Debora e meu querido Marcio Atalla aqui em Sampa, cuidando do Joelho !! #medidacerta2013 #saude", escreveu ela.

Preta Gil (Foto: Reprodução/Instagram)


Fonte: EGO


OPINIÃO: "Acho que tudo isso que o Fantástico faz é pago. A pessoa perde peso só na frente das câmeras, mas depois de dias, vão voltar a engordar novamente. Não adianta fugir da gordura. Os artistas que participam dessa palhaçada fazem isso por dinheiro. Mas né, se eles querem... Fazer o quê?"

Caetano Veloso: "Proibir o uso de máscaras é uma violência"

 
Caetano declarou ser contra a príbição do uso de máscaras em protestos no Brasil

Caetano Veloso fez questão de declarar que é contra a proibição do uso de máscaras em protestos no Brasil. Além de visitar a sede do coletivo de jornalismo Mídia Ninja no Rio de Janiero na noite desta quinta-feira, 5, o cantor e compositor baiano postou uma foto em seu Instagram em que aparece cobrindo o rosto com uma camiseta preta, a exemplo de integrantes do Black Bloc.
Na legenda da foto, que também foi publicada no perfil do Facebook do Mídia Ninja, cuja sigla significa Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, Caetano pede para que a população proteste no dia 7 de setembro, dia em que se comemora a Independecia do Brasil, contra a medida considerada por alguns anticonstitucional.
"Em favor da paz, no dia 7 de setembro, todos deveriam sair mascarados como no carnaval, respondendo à violência simbólica, sem usar a violência. Proibir o uso de máscaras numa cidade como o Rio de Janeiro é uma violência simbólica", Caetano Veloso. #caetanoveloso #caetano #midianinja #ninja #blackbloc", escreveu o artista.
O Mídia Ninja ficou conhecido por fotografar, filmar e transmitir pela internet as manifestações ocorridas nas ruas do país durante os últimos meses.
No perfil do Facebook, o Black Bloc se define como "nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual grupos de afinidade mascarados e vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e/ou anti-capitalistas, conferências de representacionistas entre outras ocasiões, utilizando a propaganda pela ação para questionar o sistema vigente."

Fonte: Portal A Tarde

Cientistas dizem ter descoberto maior vulcão do mundo no Pacífico

Uma equipa de cientistas, liderada pelo professor da Universidade de Houston William Sager, anunciou esta sexta-feira ter descoberto do maior vulcão do planeta e um dos maiores do Sistema Solar.

«O Tamu Massif é o maior vulcão já descoberto na Terra», destacou William Sager.

O vulcão submarino - Tamu Massif – está localizado a 1,6 mil quilómetros do leste do Japão e faz parte da Shatsky Rise, uma cadeia montanhosa submarina.


Fonte: A Bola.pt

Angelina Jolie receberá Oscar honorário por seus serviços humanitários

Angelina Jolie
 Angelina Jolie (Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de Los Angeles, anunciou nesta quinta-feira (5),  que a atriz Angelina Jolie receberá um Oscar honorário pelo trabalho voluntário que realiza em regiões de risco humanitário.
Este será o segundo Oscar da carreira da atriz, que já levou para casa uma estatueta na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo filme “Garota Interrompida”, de 2000.
“Estes prêmios prestam homenagem a pessoas que fizeram contribuições indeléveis em suas respectivas áreas . Nós não poderíamos estar mais animados para os homenageados deste ano e estamos ansiosos para celebrar tantas conquistas extraordinárias”, declarou o presidente da academia, Cheryl Boone Isaacs.
A indicação de Jolie foi motivada pelo trabalho que desenvolve com grupos de defesa mundiais e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Os outro homenageados são Angela Lansbury, Steve Martin e Piero Tosi.

Fonte: A Crítica

Ex-funcionários da Nokia criam Newkia para resgatar empresa

Estabelecimento da Nokia em Oulu, na Finlândia
Estabelecimento da Nokia na Finlândia: a Newkia pretende resgatar a cultura criada pela companhia finlandesa. E o mais importante: desenvolver aparelhos que rodam Android


São Paulo – Nos próximos meses, celulares Newkia começarão a ser fabricados em Cingapura. Não se trata, no entanto, daquelas cópias mal feitas vendidas em lojinhas suspeitas.
Fundada oficialmente na última terça-feira, dia em que a Microsoft comprou a divisão de celulares da Nokia, a empresa pretende resgatar a cultura criada pela companhia finlandesa. E o mais importante: desenvolver aparelhos que rodam Android.
Criada por Thomas Zilliacus, ex-CEO da divisão da Nokia na Ásia e no Pacífico, Jorma Nieminen, ex-diretor da divisão móvel da Nokia, e Sven-Christer Nilsson, ex-diretor da Ericsson, a Newkia tem base em Cingapura e pretende lançar equipamentos dentro de um ano.
Apesar de parecer uma brincadeira, o grupo de empreendedores já tentou comprar a Nokia em 2012, mas não conseguiu levantar os fundos necessários para a negociação.
Inspirada na Xiaomi, empresa chinesa que deseja se tornar uma protagonista mundial no mercado de smartphones dentro dos próximos anos, a Newkia também acredita que conseguirá conquistar um amplo espectro de consumidores.
Para Zilliacus, a “nova Nokia” nascerá com a sua empresa, com o apoio de ex-funcionários que desenvolviam projetos para Android.
“A Newkia deseja utilizar o conhecimento, tecnologia e design da Nokia para criar os melhores smartphones do mundo, mas rodando Android”, disse o empreendedor durante uma entrevista para o site ZDNet.

Fonte: Exame Abril

Críticos de cinema classificam como 'desprezível' filme sobre Diana


LONDRES, 6 Set (Reuters) - Críticos de cinema classificaram um filme sobre o relacionamento da princesa Diana com um médico paquistanês como uma novela intrusiva e embaraçosamente desprezível.
No filme "Diana", a atriz australiana Naomi Watts, nascida na Grã-Bretanha, interpreta a princesa abandonada e 'presa' em uma gaiola dourada. O ator inglês Naveen Andrews é o cardiologista Hasnat Khan, que dá a Diana o amor pelo qual ela anseia, no filme que teve a sua estreia mundial em Londres na quinta-feira.
Os tabloides britânicos - que acompanharam todos os meandros da vida de Diana desde seu casamento, em 1981, com o príncipe Charles, o divórcio e sua morte em um acidente de carro em Paris em 1997 - reagiram de modo contundente ao filme do diretor alemão Oliver Hirschbiegel.
"A Rainha dos Corações foi apresentada como uma patética solitária que Bridget Jones atravessaria a rua para evitar", escreveu David Edwards, do "The Mirror", em uma crítica em que definiu a obra como um "esforço triste e desprezível".
O filme é baseado em "Diana: Her Last Love", livro de Kate Snell publicado em 2000, que argumenta que a ex-mulher do herdeiro do trono britânico teve um caso às escondidas com Khan, nos últimos dois anos de sua vida.
"Diana" tem cenas retratando-a em hospitais, carros, seu apartamento e o Palácio de Kensington intercaladas com suas aparições públicas na campanha contra as minas terrestres e a abjeta entrevista que concedeu em 1995 sobre seu relacionamento com Charles, na qual ela disse que havia "três de nós neste casamento".
A personagem Diana diz a Khan em seu primeiro "encontro" que adora novelas de televisão. Algumas das cenas do filme, incluindo o seu rompimento em um parque de Londres, no meio da noite, poderiam ser classificadas como novelescas.
O diálogo, que inclui poesia persa e versos como "agora que sou amada não me sinto mais sozinha" foi mal-recebido, não tendo obtido mais do que uma estrela na classificação da crítica.
"Mesmo quando essas falas são ditas por uma perfumada Naomi Watts, dando o seu melhor para um roteiro constrangedor, esse filme ainda é atroz e invasivo", escreveu Kate Muir no "Times".
A imprensa mundial continua a dar espaço à vida de Diana, 16 anos após sua morte. Esta semana tabloides britânicos deram destaque estrondoso a uma teoria da conspiração envolvendo as forças especiais e a um primo da realeza que chamou Diana de "maldosa", na Vanity Fair.
Em agosto, Hasnat Khan prometeu que nunca iria ver o filme e disse que tudo se baseia em hipóteses e fofocas.
Watts afirmou à Reuters, num tapete vermelho pouco concorrido, que estava preocupado com o que os filhos de Diana, os príncipes William e Harry, iriam pensar do filme caso o vejam.
"Se eles forem (ver), espero que sintam que fomos respeitosos e preservamos a memória dela da melhor maneira possível", declarou à Reuters Television.
 


Fonte: Reuters