sábado, 9 de novembro de 2013

Autismo pode ser identificado nos primeiros meses de vida, diz estudo

Criança passa por teste para detectar autismo | Crédito: Kay Hinton, Emory University
Criança saudável passa por teste para detectar autismo
Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos sugere que o autismo, disfunção que afeta a capacidade de socialização do indivíduo, pode ser identificado em bebês com até dois meses de vida.


Os estudiosos analisaram o olhar das crianças, do nascimento até os três anos, em direção aos rostos de outras pessoas .
Eles descobriram que as crianças posteriormente diagnosticadas com autismo mantinham, um contato visual reduzido – uma das marcas do transtorno – nos primeiros meses de vida.
A pesquisa, publicada na Nature, aumentou as esperanças de que o autismo seja tratado mais precocemente, afirmou um cientista britânico.
No estudo, pesquisadores liderados pela Escola de Medicina da Emory University em Atlanta, nos Estados Unidos, usaram uma tecnologia de rastreamento visual para medir a forma como os bebês olhavam e respondiam a estímulos sociais.
Eles concluíram que as crianças posteriormente diagnosticadas com autismo mostraram um declínio gradativo na capacidade de manter um contato visual constante com os olhos de outras pessoas a partir da idade de dois meses, quando começaram a assistir vídeos de interações humanas.
O coordenador da pesquisa, Warren Jones, disse à BBC News que foi a primeira vez que "foi possível detectar alguns sinais de autismo nos primeiros meses de vida".
"Estes são os primeiros sinais de autismo já observados".

Metodologia

O estudo acompanhou 59 crianças que tinham um alto risco de autismo por terem irmãos com a doença, e 51 crianças de baixo risco.
Criança passa por teste para detectar autismo | Crédito: Kay Hinton, Emory University
Teste comprovou declínio gradativo de contato visual em crianças autistas nos primeiros meses de vida

Jones e seu colega Ami Klin examinaram as crianças até completarem três anos, quando as crianças voltaram a ser formalmente avaliadas quanto à doença.
Treze das crianças (11 meninos e duas meninas) foram diagnosticadas com transtornos do espectro do autismo - uma série de distúrbios que inclui o autismo e síndrome de Asperger.
Os pesquisadores, então, voltaram a observar os dados de rastreamento ocular dos pacientes e fizeram uma descoberta surpreendente.
"Em crianças com autismo, o contato visual já está em declínio nos primeiros seis meses de vida", disse Jones.
Jones acrescentou, entretanto, que tal quadro só pode ser observado com tecnologia sofisticada e não seria visível para os pais.
Para Deborah Riby, do departamento de psicologia da Universidade de Durham, o estudo proporcionou uma análise sobre o tempo de atenção social, atípica em crianças que tendem a desenvolver autismo.
"Esses marcadores precoces são extremamente importantes para identificar brevemente os primeiros traços de autismo. Dessa forma, temos a capacidade de aprimorar o tratamento", disse Riby.

Mais pesquisas

Entenda o autismo


O autismo e a Síndrome de Asperger fazem parte de uma série de transtornos conhecidos como desordens do espectro autista (DEA).

Elas surgem na infância e permanecem durante toda a idade adulta.

O transtorno é marcado por três características principais, incluindo a inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Caroline Hattersley, diretora de informação, aconselhamento e apoio da National Autistic Society, baseada no Reino Unido, disse que a pesquisa foi "baseada em uma amostra muito pequena e precisa ser replicada em uma escala muito maior antes de podermos tirar quaisquer conclusões concretas".
"O autismo é um transtorno muito complexo", disse.
"Não há duas pessoas com autismo que são iguais, e por isso é necessária uma abordagem holística para o diagnóstico, que leve em conta todos os aspectos do comportamento de um indivíduo. Uma abordagem mais abrangente permite que todas as necessidades do pacientes sejam identificadas".
"É vital que todas as pessoas com autismo possam ter acesso a um diagnóstico, pois isso pode ser a chave para uma recuperação mais rápida", concluiu.
A pesquisa foi feita em parceria com o Marcus Autism Center e o Children's Healthcare of Atlanta.

Fonte: BBC

Betty Faria é assaltada em engarrafamento na zona sul

Betty Faria teve bolsa furtada em engarrafamento na zona sul AgNews

A atriz Betty Faria relatou em seu perfil do Twitter ter sido assaltada na noite de quarta-feira (6), durante um congestionamento no túnel Zuzu Angel, zona sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a atriz, por volta das 19h, dois homens em uma moto encostaram em seu carro e quebraram o vidro para pegar a bolsa que estava sobre o banco.
— Assaltantes fazem tudo muito rápido! Encostaram a moto do lado do carona. Ouvi um estrondo e me encolhi, virando o rosto. Foi a bolsa com tudo.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento para identificar e prender os autores do crime. O caso foi encaminhado para a delagacia da Gávea (15ª DP).

Fonte: R7

“Estava fumando 15 baseados por dia”, confessa Lady Gaga em entrevista


Lady Gaga contou em entrevista que foi “curada” pela amiga Marina Abramovic
Em entrevista à revista britânica Attitude, a autora de ARTPOP revelou que estava fumando maconha cerca de 15 baseados por dia. Tudo a fumaça, de acordo com Lady Gaga, era para amenizar uma dor no quadril que a acompanhou no início deste ano.
“Eu estava fumando 15 baseados por dia”, confessou a cantora, explicando que o hábito foi crescendo de acordo com a intensidade da dor que sentia. O problema no quadril foi tão grave que ela teve que cancelar vários shows nos Estados Unidos de sua última turnê, Born This Way.
Durante essa crise, a amiga Marina Abramovic ajudou Gaga a se livrar do lifestyle, conforme a cantora relatou. A performer sérvia disse a mãe dos Little Monsters: “OK, você vem para a minha casa, mas vai ficar sem TV, computador, maconha, comida, tudo! Por três dias, somente arte. Você vai comer só arte”, rememorou Gaga durante a entrevista.
Após a espécie de reabilitação com a ajuda de Abramovic, a estrela pop contou que ficou semanas sem fumar e que atualmente só usa a erva para recreação. “Hoje eu fumo um pouco à noite, mas por diversão e não para lidar com problemas, essa é a diferença. Marina era a única pessoa que poderia ter feito isso comigo e a ideia nunca foi ser um rehab”, disse à revista.
ARTPOP, quarto álbum de Gaga, já está disponível para audição no iTunes e será oficialmente lançado no próximo dia 11, segunda-feira.

 Fonte: Boa Informação

Explosão acidental em ensaio de musical em Paris deixa um morto e 14 feridos

A explosão acidental na sexta-feira (8) de artigos pirotécnicos durante os ensaios de um musical em Paris deixou um morto e 14 feridos, informou uma fonte policial neste sábado (9).
A vítima, um funcionário que teria sofrido uma parada cardíaca no momento da explosão, faleceu durante a noite, indicou a fonte.
Quinze pessoas, em sua maioria técnicos, ficaram feridas, cinco delas em estado grave,  no Palácio dos Esportes. Pouco depois das 17h (15h de Brasília), quando as instalações estavam sendo preparadas para o espetáculo "1789, Les amants de la Bastille" ("1789. Os amantes da Bastilha"), marcada para começar em seguida, um artefato explosivo foi detonado perto do palco por razões desconhecidas.
Um muro e uma parte do teto desabaram. Nenhum espectador estava na sala no momento do acidente. Foi aberta uma investigação para tentar estabelecer as causas da explosão. As cinco pessoas feridas em estado grave foram transferidas imediatamente para hospitais e as outras dez foram tratadas no local.
No total, 100 bombeiros foram mobilizados.

Fonte: R7

Gisele Bündchen + Daft Punk? Sim, e na capa de revista do Wall Street Journal!

Uma nova semana, uma nova capa de revista estampada por Gisele Bündchen. Logo após passar feito um furacão pelos domínios da último São Paulo Fashion Week, La Bündchen, agora, aparece em editorial para a revista do nova-iorquino 'The Wall Street Journal'.
Nas fotografias, companhias ilustres: Guy-Manuel de Homem-Cristo e Thomas Bangalter, os músicos por trás dos misteriosos capacetes do Daft Punk. Fotografados pelo sempre-cobiçado Terry Richardson, o trio é tema da edição 'Inovadores', da revista. Faz sentido, certo?

Gisele Bundchen, ao lado do Daft Punk: capa futurista para revista do Wall Street Journal
Gisele Bundchen, ao lado do Daft Punk: capa futurista para revista do Wall Street Journal

Americana Christina Perri elogia versão de sua música no The Voice Brasil

 Americana Christina Perri elogia versão de sua música no The Voice Brasil

A cantora norte-americana Christina Perri utilizou seu perfil na rede social Twitter para elogiar e parabenizar Sam Alves e Marcela Bueno pela interpretação que os dois fizeram de sua música "A Thousand Years" no primeiro episódio das Batalhas do reality musical “The Voice Brasil”, na noite da última quinta-feira (7).
Além de elogiar os dois participantes do reality, a cantora compartilhou o vídeo da apresentação. "Queridos Sam Alves e Marcela Bueno, parabéns a ambos. Essa foi de longe a minha versão favorita de A THOUSAND YEARS! Absolutamente linda!!". Christina escreveu a mensagem em inglês, e encerrou com duas palavras em português.
Sam disse que o coração dele quase "congelou" de tanta felicidade após visualizar a publicação da americana. O cearense logo recebeu um telefonema de Marcela e os dois dividiram a emoção das gentis palavras de Christina. "Achei demais! Nunca imaginei que uma artista famosa falaria sobre mim. Conversei com meus pais e a ficha ainda não caiu sobre a dimensão que essas apresentações estão tomando", Marcela comemora.
Aplaudidos de pé, a dupla emocionou a todos no palco do programa. “Chegou o casal perfeito”, diz Daniel. “Um dos números mais emocionantes da noite. Arrebentaram. Vocês têm talentos muito semelhantes. Foi chique assistir vocês dois. Pegava um e pegava outro”, revela Lulu Santos. “Muito bonito ver esse espetáculo acontecendo. Vocês explodiram no palco”, dispara Maria Gadú.
Já a técnica dos dois, Claudia Leitte, fala sobre sua impressão, de pé: “Vocês foram muito amorosos um com o outro. Vocês tiveram amor pelo próximo. Isso fortaleceu vocês em cima do palco. Fiquei emocionada. Sam, vou ficar contigo. Quero te beijar muito. Posso pegar ela de novo?”.

Fonte: Ache Belém

Loja na Austrália é evacuada após explosão de iPad


Foto: Reuters
Novo iPad Air é fotografado em loja da Apple em NY


Um modelo do iPad Air, novo tablet da Apple lançado no dia 1º de novembro, explodiu em uma loja na Austrália. O fogo e a fumaça foram tão intensos que o local teve que ser evacuado pelos bombeiros. O tablet que estava sendo demonstrado na loja ficou completamente destruído.
De acordo com o jornal "Daily Mail", os bombeiros conseguiram apagar o fogo provocado pelo aparelho que se espalhou rapidamente pela loja da operadora Vodafone na cidade de Canberra. Ninguém ficou ferido, segundo a reportagem.
Um porta-voz da Vodafone disse que o fogo começou na entrada em que se recarrega a bateria do iPad Air.  Um representante da Apple foi até o local para pegar o iPad e analisar o que provocou a explosão, mas até o momento a empresa não se manifestou sobre o caso.
O iPad Air foi lançado na sexta-feira (1º) em 42 países. O novo tablet da Apple é mais fino que o iPad anterior, pesa 453 gramas e tem um processador A7, mais rápido. A Apple irá reduzir os preços das versões anteriores do produto.
 
Fonte: Tribuna Hoje

Após cirurgia contra o câncer, Maria Melilo recebe alta de hospital

EGO - Maria Melilo recebeu alta do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta sexta, 8. A ex-BBB fez uma cirurgia para retirar um câncer do fígado no dia 4. "A senhora Maria Helena Jurado Melilo recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã dessa sexta-feira, dia 8 de novembro. A paciente teve boa evolução e seu quadro é estável", diz boletim médico assinado por Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira e Dr. Paulo César Ayroza Galvão, divulgado pelo hospital Sírio Libanês.
Em conversa com o EGO na quinta-feira, 8, Maria falou sobre como encarou o problema. "Esta doença tem contribuído para minha evolução como ser humano. Tenho pensado mais na vida e nas outras pessoas", disse ela, após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ser transferida para o quarto do hospital.
Durante o tempo em que esteve internada, a ex-BBB recebeu o carinho do noivo, o lutador Serginho Moraes, que contou que ela se recupera bem. "A Maria tirou de letra. Ela encarou como se uma fosse uma gripe. Ela é extremamente forte e positiva", afirmou.

Nesta quinta, 7, Maria foi flagrada no corredor do hospital fazendo fisioterapia. "A fisioterapia e indicada para todos os pacientes do pós-cirúrgico. Meus movimentos estão normais, mas como a cirurgia foi muito longa, dez horas, a fisioterapia serve para evitar tromboses e outros problemas", explicou ela.
Maria contou que soube do diagnóstico em 2011, mas preferiu não causar alardes. "Naquele momento, eu não sabia ao certo o que estava acontecendo comigo, portanto, para me poupar e trecebeu alta do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta sexta, 8. A ex-BBB fez uma cirurgia para retirar um câncer do fígado no dia 4. "A senhora Maria Helena Jurado Melilo recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã dessa sexta-feira, dia 8 de novembro. A paciente teve boa evolução e seu quadro é estável", diz boletim médico assinado por Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira e Dr. Paulo César Ayroza Galvão, divulgado pelo hospital Sírio Libanês.
Em conversa com o EGO na quinta-feira, 8, Maria falou sobre como encarou o problema. "Esta doença tem contribuído para minha evolução como ser humano. Tenho pensado mais na vida e nas outras pessoas", disse ela, após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ser transferida para o quarto do hospital.
Durante o tempo em que esteve internada, a ex-BBB recebeu o carinho do noivo, o lutador Serginho Moraes, que contou que ela se recupera bem. "A Maria tirou de letra. Ela encarou como se uma fosse uma gripe. Ela é extremamente forte e positiva", afirmou.

Maria Melilo (Foto: Amauri Nehn / Foto Rio News)Maria Melilo deixa hospital Sírio Libanês (Foto: Amauri Nehn / Foto Rio News)

Márcio Garcia quer Tatá Werneck protagonizando filme dirigido por ele

Márcio Garcia quer Tatá Werneck protagonizando filme dirigido por ele

A carreira de Márcio Garcia como diretor está cada vez mais notável. Agora ele está produzindo o filme "O diário de uma ex-gordinha", baseado em fatos reais, e já tem pretensões para o papel principal da comédia. "Deve ter Tatá Werneck como protagonista", disse ele, em entrevista ao jornal "O Globo" deste sábado (9).
O longa contará a história de Siluandra Scheffer, que perdeu 30 kg e virou miss. "O filme vai falar sobre como é complicado colocar uma roupa ou andar de bicicleta, por exemplo. Coisas que aconteceram comigo. Vai mostrar a história verdadeira, mas de uma forma leve", explicou Siluandra, ao site sobre celebridades, “Purepeople”.
O roteiro tem como base principal o livro homônimo escrito pela “ex-gordinha”. Aos 17 anos, ela chegou aos 80 kg e parou de se pesar. O descontrole de sua massa começou quando Siluandra, que mede 1,66 m, foi trabalhar em uma loja de doces em um shopping.
O projeto desse filme é para os cinemas brasileiros, mas a carreira de Márcio Garcia como diretor em Hollywood não chegou ao fim. Após dirigir "Amor por acaso" (2010), protagonizado por Dean Cain (o Superman da série "Lois & Clark"), e "Angie" (2012), com participações de Andy Garcia e Juliette Lewis, ele trabalha agora numa versão em longa-metragem para seu curta de 2009, "Predileção".
"Eles me fizeram uma proposta incrível e estou me achando. Terei nomes como Colin Farrell, Robert De Niro e Kevin Costner no elenco. Deve ser um filme 100% americano, sem diálogos em português", adiantou, ao jornal "O Globo".
Afastado da TV desde 2011, quando fez uma participação em "O Astro", Márcio contou que sentia falta das vantagens de trabalhar apenas como ator em uma produção. "Sentia falta de fazer novela. É muito louco. Quando você está no set dirigindo e alguém se aproxima, é sempre para resolver um problema muito sério sobre figurino, direção de arte, roteiro, luz, ou elenco. E quando chegam perto de um ator, é para perguntar se ele quer café, uma água, se está tudo certo. Aí eu penso 'cara, como é bom ser celebrity'! Eu tinha esquecido", brincou.

Fonte: Ache Belém

Modelo diz que não queria divulgar vídeo de Justin Bieber

  • Brasileira fez vídeo de Justin Bieber dormindo
A modelo Tati Neves, que fez um vídeo de Justin Bieber dormindo, disse que não queria que as imagens fossem divulgadas. De acordo com a ela, o vídeo era para ser visto apenas por uma amiga, mas a morena não explica como as imagens caíram na internet.
No vídeo, mostra o cantor dormindo, enquando a brasileira solta beijos para a câmera. Depois que as imagens ganharam repercussão na internet, Justin Bieber negou que tenha feito sexo com a modelo. Já a jovem, que chegou a ser procurada por sites norte-americanos, preferiu não se pronunciar sobre o assunto.
O cantor esteve no Brasil para realizar dois shows em São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Portal A Tarde

Condenados no mensalão começam a se preparar para cumprir penas

Condenados no processo do mensalão se preparam para o início do cumprimento das penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns réus mudaram domicílio eleitoral, pleitearam prisão domiciliar e manifestaram ao STF interesse em permanecer próximos de seus familiares.
A partir de quarta-feira (13), o tribunal começará a julgar os segundos embargos de declaração do processo do mensalão. Se os ministros considerarem que as defesas ingressaram com esses recursos com o objetivo de atrasar o andamento do processo, poderão decretar as prisões imediatas de parte dos condenados na ação penal.

Pedro Henry (PP) depôs durante reunião extraordinária da Comissão da Saúde da AL nesta terça (3). (Foto: Renê Dióz/G1) 
DeputadoPedro Henry (PP) (Foto: Renê Dióz/ G1)
 
Filho menor de idade
O deputado Pedro Henry (PP-MT), condenado a 7 anos e 2 meses em regime semiaberto (quando se pode deixar o presídio durante o dia para trabalhar), apresentou ao Supremo documentos comprovando que tem um filho menor de idade em Cuiabá e apresentou ainda contas que mostram que tem residência na capital do Mato Grosso.
O advogado José Antonio Duarte Álvares, que defende o parlamentar, informou que o objetivo dos documentos é possibilitar o cumprimento da pena em Cuiabá. Como é deputado federal, Henry ocupa um apartamento funcional da Câmara quando está em Brasília.
"Se o Supremo determinar a execução das penas, que seja para ele se apresentar ao juízo de execução penal da comarca de Cuiabá. A jurisprudência do Supremo indica que a execução da pena deve ser feita de forma menos danosa, perto da família, para reintegração à sociedade", disse Álvares.
A jurisprudência do Supremo indica que a execução da pena deve ser feita de forma menos danosa, perto da família, para reintegração à sociedade."
José Antonio Duarte Álvares, advotado do deputado Pedro Henry
O advogado admite, porém, que há possibilidade de o Supremo recolher todos que devem iniciar o cumprimento das penas inicialmente a um presídio de Brasília. para, depois, um juiz de execução penal determinar a transferência para onde cada um tem residência.
"Não tenho como previnir arbitrariedade. Não se tem remédio para arbitrariedade. Se por acaso, por razão midiática, houver condução a presídio de Brasília, vou pedir que cumpra no local de domicílio", afirmou Álvares.
Penas do regime semiaberto devem ser cumpridas em colônias de trabalho. Como não há vagas nesse tipo de estabelecimento, a Justiça pode autorizar prisão domiciliar ou determinar que o condenado fique em ala diferenciada dentro de presídio de segurança máxima.
José Antonio Duarte Álvares informou que o cliente já "assimilou" que deve começar em breve a cumprir a pena. "A gente já conversou muito sobre isso. Ele já assimilou. Está bem mais tranquilo do que estava quando foi definida a condenação."

Roberto Jefferson sorri após deixar o Hospital Samaritano, no Rio (Foto: Marcelo Fonseca / Brazil Photo Press / Agência O Globo) 
Roberto Jefferson após deixar hospital no Rio (Foto: Marcelo Fonseca / Brazil Photo Press /Agência O Globo)
 
Prisão domiciliar
O ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão e condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, enviou relatório médico ao Supremo no qual afirma ter "quadro de grave e irreversível comprometimento de sua saúde". Por isso, requer que a pena seja cumprida em sua casa no Rio de Janeiro.
Segundo o advogado Marcos Pedreira Pinheiro de Lemos, para Jefferson, "a eventual execução da pena corporal num estabelecimento prisional [pode] transformar-se em verdadeira pena de morte".
O laudo médico apresentado ao STF indica que Jefferson tem "Síndrome Metabólica, caracterizada por diabetes mellitus tipo II, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e histórico de obesidade mórbida, operada há 13 anos".

Mudança do domicílio
Em pelo menos dois casos houve mudança do domicílio eleitoral como forma de se tenter alterar o local de cumprimento da pena.
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a 7 anos e 10 meses no regime semiaberto, alterou o domicílio de São Paulo para Brasília. Em entrevistas, ele afirmou que fez isso porque pretende  ser detido na capital federal e deixar o presídio para trabalhar de dia em questões administrativas de seu partido, o PR.
Condenado há mais de 40 anos, o operador do mensalão, Marcos Valério, mudou o domicílio eleitoral para tentar evitar o cumprimento da pena na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, na Região Metropolitana de BH, conforme reportagem do jornal "O Globo". Ele pretende cumprir a pena em Sete Lagoas, a 30 km de onde mora.
Valério apresentou os chamados embargos infringentes, recursos para quem foi condenado pelo Supremo com placar apertado (ao menos quatro votos a favor). Ele deve permanecer em liberdade até o julgamento desse recurso, que só deve ser analisado no ano que vem.
Entre os que têm direito a embargos infringentes e também podem ficar mais tempo em liberdade estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP).

Prisões em 2014
O advogado Marthius Savio Cavalcanti Lobato, que defende o ex-dirigente do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses em regime fechado, afirmou não crer que o Supremo decrete parte das prisões a partir de quarta-feira, no julgamento dos segundos embargos de declaração.

Pizzolato entregou os segundos embargos e pediu para ser julgado novamente pela primeira instância da Justiça.
Na avaliação de Cavalcanti Lobato, o Supremo vai aguardar o julgamento dos infringentes para determinar o cumprimento das penas de todos de uma única vez
Segundo ele, Pizzolato não está conformado com a iminência da prisão. "Conformado nenhum cidadão fica quando está sendo condenado injustamente. Mas ele vai cumprir. Nós provamos que ele não teve culpa, que não cometeu ilícito."
Henrique Pizzolato pretende ser preso no Rio, onde mora atualmente com a mulher. "Ele quis ficar no Rio. Não alterou o domicílio eleitoral, nada. Eles não têm filhos e, se ele saísse do Rio, ficaria difícil para a esposa, em relação às visitas", explicou o advogado.

Fonte: G1