sábado, 13 de dezembro de 2014

Caixa Cultural traz música pernambucana a Brasília

Renata Rosa irá sintetizar a linguagem poética e musical dos cocos, cirandas e polifonias vocais caboclas
Cantora, compositora, instrumentista e atriz, a paulista Renata Rosa, desde adolescência radicada em Pernambuco, não conhece o que é limitação sonora.
Prova disso está no respeitado trabalho de pesquisa que ela realiza explorando as raízes da música tradicional pernambucana, passando pelo o canto sinuoso dos índios do Baixo São Francisco (SE), a sonoridade metafísica da umbanda, além do interesse pela musicalidade que vem do norte da África, Oriente Médio e Península Ibérica.
Influências e referências que podem ser conferidas pelo público, na segunda-feira (15), no Teatro da CAIXA Cultural Brasília, com a apresentação da artista em mais uma edição do projeto Solo Música, a última do ano.
“O projeto Solo Música é realizado há seis anos em Curitiba, dois em Brasília e este ano estreou em Fortaleza com resultados maravilhosos em todas as praças, revelando uma surpresa não só da plateia com a performance solo do artista, mas do artista com seu próprio trabalho”, comenta o jornalista e produtor musical Álvaro Collaço, idealizador do encontro que este ano reuniu dez nomes de estilos e escolas diferentes da música nacional e internacional. 
O encantamento pelo talento e generosidade do veterano foi tamanho, que logo a relação entre aluna e professor se estendeu numa breve parceria na minissérie A Pedra do Reino, adaptação para a televisão de Luiz Fernando Carvalho para a clássica obra de Ariano Suassuna.
No projeto ela é Maria Zerifa, uma das cantoras integrantes de Folia de Reis conduzida pela rabeca de Luiz Paixão. A marcante experiência plástica com o sertão nordestino inspirou a cantora criar o projeto de seu segundo álbum, Manto dos sonhos, cujas canções fazem parte de apresentação na CAIXA Cultural Brasília.
Serviço
Série Solo Música – Renata Rosa
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da CAIXA
Data: 15 de dezembro de 2014 (segunda-feira)
Hora: 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). À venda a partir de 13 de dezembro
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de brinquedo
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Duração: 70 minutos
Acesso para pessoas com deficiência

Fonte:
Agência Caixa

Nenhum comentário: