quarta-feira, 27 de abril de 2016

Após 15 meses, casal gay consegue guarda de filha gerada por barriga de aluguel


O americano Gordon Lake e seu marido, o espanhol Manuel Valero, venceram uma longa batalha judicial de 15 meses pela guarda da filha deles, que foi gerada por uma barriga de aluguel na Tailândia. A menina, Carmen, estava com Gordon na Tailândia enquanto Manuel estava na Espanha com o outro filho do casal. Carmen nasceu em janeiro do ano passado, mas a mulher que gerou a criança quis brigar pela guarda ao ser informada que se tratava de um casal gay.

“Nós estamos muito emocionados. Nós sempre soubemos que nossa história teria um final e feliz e não podemos esperar para que nós quatro fiquemos juntos novamente”, disse Lake à imprensa espanhola. A jovem tailandesa Patidta Kusonsrang gestou um ovo gerado a partir do esperma de Lake com o óvulo de uma doadora anônima. Com a decisão da Justiça, Lake pôde deixar o país com a criança.

Em entrevista ao jornal The Guardian, Lake afimou que mãe de aluguel “disse que pensava estar fazendo isso para uma família comum e quando descobriu que não se tratava de uma família comum ficou preocupada com o bem estar de Carmen”.

A Tailândia é conhecida internacionalmente por ter um sistema de saúde que permite as barrigas de aluguel.

*Com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário: