Rio - A moda da salada no pote é uma grande aliada na luta contra a balança. Saudável, prática e fácil de transportar, ela ajuda a fugir da tentação de comer besteiras ao longo do dia.
A nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse, na Barra, ensina a preparar uma salada no pote. “Utilize como primeira camada oleaginosas, grãos ou sementes. Na segunda, geralmente, entram ingredientes leves que não sejam folhas, como tomates, palmitos, sempre picados. Na terceira, entram as folhas e, nas últimas, os ingredientes mais pesados, que podem ficar em contato com o molho, que será a última camada”, explica Vanessa, que acrescenta que a salada no pote pode ser preparada com antecedência e armazenada na geladeira por uma semana.
Os potes de vidro são os mais indicados para o armazenamento da salada. “O vidro poder ser reutilizado e ser facilmente esterilizado. Ele mantém as folhas mais frescas e não possui na composição a substância Bisfenol-A, que é prejudicial à saúde e está presente em plásticos”, ressalta a nutricionista.
Se a ideia for levar a saladinha como marmita, é importante tomar cuidado para não estragar. “No período de transporte, o mesmo deve ser feito em bolsa ou recipiente térmico, sendo imediatamente passado para a geladeira assim que possível, até o momento do consumo”, orienta Vanessa.
A modelo Thaíz Schmitt adotou a dieta da salada no pote e perdeu 5 kg em um mês. “Levo sempre um potinho de salada comigo para evitar comer em restaurantes e ficar com aquela vontade de comer besteira”, diz a gata, que mantém uma alimentação balanceada e faz exercícios físicos.
CONFIRA O CARDÁPIO
CAFÉ DA MANHÃ
Um pote de iogurte desnatado, ½ papaia, uma colher de sopa de farinha de abacate, um ovo mexido ou omelete feita com um ovo, uma clara e queijo cottage.
LANCHE DA MANHÃ
Duas castanhas do pará ou quatro
damascos secos doces.
ALMOÇO
Salada no pote com folhas à vontade, tomate e palmito, temperada com uma colher de sobremesa de azeite extravirgem, limão e ervas a gosto, duas colheres de sopa de brócolis cozido com amêndoas laminadas. Um filé de peixe grelhado ou frango.
Dois pedaços de aipim cozido ou duas colheres de arroz integral.
LANCHE DA TARDE
Uma banana amassada com canela ou um pote de iogurte desnatado, uma colher de sobremesa de coco em flocos.
JANTAR
Duas conchas de sopa de legumes com frango ou omelete feita com um ovo inteiro, duas claras, brócolis, tomate e frango desfiado.
CEIA
Duas colheres de sopa de abacate ou uma xícara de chá de camomila e uma fatia de coco.
Fonte: Jornal Meia Hora