sábado, 6 de maio de 2017

Leia tudo sobre 'Por Amor', que estará de volta no Canal Viva à partir de segunda-feira (08)





Título: Por Amor
Data de Estréia: 13 de outubro de 1997
Horário: 20h45
Autor: Manoel Carlos
Data do Último Capítulo: 22 de maio de 1998
Capítulos: 191


Um dos grandes sucessos de Manoel Carlos estará de volta nesta segunda! Por Amor foi transmitida no horário das oito entre 13 de outubro de 1997 e 22 de maio de 1998 pela Rede Globo em 191 capítulos, acumulando de média geral 43 pontos, sendo considerada razoável para a época, em que se exigia 45. A pergunta feita durante o lançamento da novela há quase 20 anos era "O que você seria capaz de fazer por amor?".
A novela foi co-escrita por Letícia Dornelles com colaboração de Maria Carolina e Vinícius Vianna, sendo dirigida por Ricardo Waddington e Roberto Naar.


Regina Duarte e Gabriela Duarte foram mãe e filha na novela, assim como são na vida real

Atores e Personagens Principais
A novela conta a história de Helena Vianna (Regina Duarte), dona de um estúdio de decoração,, localizado na Vila Santa Rita de Cássia, erguido com a parceria de sua amiga, Flávia (Maria Zilda Bethlem). Helena é mãe de Maria Eduarda (Gabriela Duarte), fruto de seu relacionamento com Orestes (Paulo José), um homem que bebe muito e não para em nenhum emprego, além de ser rejeitado por Maria Eduarda por conta de sua situação.

Regina Duarte viveu três Helenas de Manoel Carlos, em História de Amor, Por Amor, e Páginas da Vida
Eduarda, ou Duda
Paulo José foi o alcoólatra Orestes, que surgiu de uma conversa do autor, Manoel Carlos, com um amigo
Maria Zilda Bethlem como a amiga de Helena, Flávia
Já separada, em uma viagem que fez à Veneza, Helena se apaixonou pelo arquiteto, viúvo e sem filhos, Atílio Novelli (Antônio Fagundes), assim que bateu os olhos nele. No começo, o arquiteto era namorado da secretária da empresa onde ele trabalhava, Isabel (Cássia Kiss), de propriedade do engenheiro Arnaldo Mota (Carlos Eduardo Dolabella).

Atílio Novelli
Isabel Lafayette
Orestes, após a separação, casou-se com Lídia (Regina Braga), que o sustenta e com quem teve Sandrinha (Cecília Dassi). Lídia era viúva, e é batalhadora, dona de um salão de beleza em Niterói, onde também mora com a família, além de ser mãe do piloto de táxi-aéreo Fernando, ou Nando (Eduardo Moscovis), fruto de seu primeiro casamento.

Paulo José e Regina Braga em cena de Por Amor, como Orestes e Lídia
Lídia
Eduardo Moscovis como Nando
Cecília Dassi ganhou notoriedade através dessa novela, ao viver Sandra
Maria Eduarda só tem olhos para um único homem, e este homem se chama Marcelo (Fábio Assunção), filho da vilã Branca Letícia (Susana Vieira) e de Arnaldo, com quem ela é casada por muitos anos. Para continuarem juntos, terão que enfrentar a fúria de Laura (Vivianne Pasmanter), com quem Marcelo namorou por dois anos e rompeu o relacionamento ao se apaixonar por Eduarda.
A esposa de Arnaldo, Branca, é uma mulher que tem o poder de manipular a vida de todos. Ela é amiga de quem for sua amiga, e inimiga de quem não gostar, como Helena e Nando, que passou a namorar sua filha Milena (Carolina Ferraz), sendo esse mais um motivo para a megera se preocupar, já que irá bolar muitos planos para distanciá-los.

Maria Eduarda e Marcelo mantiveram a união até o final da novela
Vivianne Pasmanter como Laura

Branca escondeu por muitos anos a verdadeira paternidade de seu filho caçula, Leonardo (Murilo Benício), criado como se fosse filho legítimo de Arnaldo, sendo na verdade fruto de sua relação com Atílio, seu namorado na juventude.

Susana Vieira em cena como Branca

Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis foram par romântico nesta novela e na segunda versão de Pecado Capital, veiculada meses depois
Carolina Ferraz como Milena

Carlos Eduardo Dolabella foi o marido de Branca, Arnaldo, em Por Amor
Murilo Benício como Léo em Por Amor

Virgínia (Ângela Vieira), irmã de Branca, é casada com Rafael (Odilon Wagner), e muito feliz com a vida à dois. Ela que deu impulso ao marido estudar e se formar em Odontologia. Tiveram dois filhos: Rodrigo (Ângelo Paes Leme), ex-estudante de Direito, que se interessou por cinema e publicidade, e a também estudante Juliana (Larissa Queiroz).

Ângela Vieira e Odilon Wagner

Laura é filha do proprietário de uma rede de supermercados Manoel Trajano (Ricardo Petráglia) e da socialite Margarida Saboya, ou simplesmente Meg (Françoise Forton), que participa de campanhas sociais. É irmã de Natália (Júlia Almeida), que estuda nos Estados Unidos e só aparece no Rio de Janeiro quando está de férias ou em algum acontecimento familiar.

Françoise Forton e a cadela Inês
Vivianne Pasmanter e Françoise Forton foram mãe e filha na novela
Meg adorava mimar a cadela Inês
Ricardo Petraglia era o pai da vilã Laura
Júlia Almeida como a filha mais nova de Manoel e Meg, Natália, e Clara Garcia, como Simone, amiga de Laura
Mãe e filha engravidam na mesma época
Na novela, Helena e Eduarda engravidaram juntas, e tiveram seus filhos no mesmo dia e hora, e no mesmo hospital, sob os cuidados do médico César (Marcelo Serrado), um eterno apaixonado pela moça.
O filho de Helena nasce grande e saudável, mesmo ela tendo mais de 40 anos, mas o de Eduarda, que teve sérias complicações no parto, nasceu morto, e devido às hemorragias que sofreu, jamais poderá ser mãe, pois precisou retirar o útero.
Para responder a pergunta feita na campanha da novela, "o que você seria capaz de fazer por amor?", Helena renunciou seu filho para evitar que Eduarda sofra com a dura perda repentina. Helena, com a ajuda de César, conseguiu trocar os bebês no berçário, mesmo ele não concordando com a ideia. Assim sendo, Eduarda passou a pensar que o bebê que segurava em seu colo e amamentava era justamente seu filho, e Helena passa a tratá-lo como seu neto.

O médico César carregará a culpa de ter trocado as crianças pelo resto da novela

Tramas Paralelas
Segunda colocada em um concurso de miss na década de 60, no interior de São Paulo, Tatuí, Sirléia Batalha Pereira (Vera Holtz) se casou com um homem mais novo, Nestor (Marco Ricca), com quem teve uma filha, Catarina (Carolina Dieckmann), para quem deseja um futuro melhor que o seu. Tem medo de perder o marido e da velhice.
Catarina é namorada do ciumento Márcio (Pablo Padilla), que ao mesmo tempo disputa o amor da jovem com Rodrigo.

Vera Holtz como Sirléia
Marco Ricca como Nestor

Carolina Dieckmann como Catarina
A artista plástica e negra Márcia (Maria Ceiça) casou-se com Wilson (Paulo César Grande), um homem branco e preconceituoso, por quem é apaixonada e casada. No começo da novela, Márcia está grávida, para desespero do marido.

Maria Ceiça como Márcia
Aparece no Rio outro irmão de Virgínia e Helena, Pedro (Otávio Augusto), que mora no interior, é casado e tem dois filhos adolescentes, aparecendo somente em datas importantes ou imprevistos, como casamentos, aniversários e funerais.

Assim como Margarida, Rosália (Karina Perez), sua amiga, é uma emergente social. Procura imitá-la em tudo, pois Meg é sua referência de vida. A moça aparece em todas as festas, inclusive para as quais não fora convidada.

Tem ainda o casal Oscar (Tonico Pereira) e Magnólia (Elizângela). Ele, um aposentado, e ela, uma mulher infiel, que não carrega nenhuma culpa por trair o marido com o jardineiro Genésio (Ricardo Macchi), que anda sempre descamisado cuidando do jardim de Vila Santa Rita de Cássia.

Elizângela como a mulher infiel Magnólia
Outros Personagens
Guilherme Corrêa, como Zico, apontador do jogo do bicho, com ponto na Vila Santa Rita de Cássia. Amigão de todo mundo, popular em toda a região.

Maria Alves, como Maria, mãe de Márcia, fruto de seu relacionamento com o tranquilão Jorge (Jorge Coutinho). Maria é uma mulher forte, objetiva e que sabe o que quer e o que é bom para os seus. Ama a filha e nunca aprovou a relação dela com Wilson, principalmente por ser ele um homem violento e intolerante.

Marly Bueno interpretou a governanta Antonieta, que morou muito tempo nos Estados Unidos, trabalhando para a família de um diplomata brasileiro, sediado em Nova York. Em determinado momento da história, passa a trabalhar para Maria Eduarda e Marcelo, administrando a casa deles.

Rosane Gofman era a empregada de Helena, "Tadinha", cujo apelido surgiu pelo seu hábito de se referir às pessoas ou a si mesma como 'coitadinha', ou 'tadinha'.

Stella Maria Rodrigues interpretou Zilá, empregada de Branca, que estava sempre por dentro de tudo que se passava com a família.

Stella Maria Rodrigues veio ainda a participar de outros trabalhos, como Sítio do Pica-Pau Amarelo, e um episódio de Pé Na Cova

Eduardo Martini é o nome do ator que interpreta Patinho, copeiro de um salão de beleza frequentado por Branca, que o convida para trabalhar em sua casa. Gay assumido, não se incomoda com o preconceito de Arnaldo, mesmo quando ele assume não gostar de homossexuais.

Norma Geraldy, conhecida por ter interpretado a Dona Biloca em 'A Gata Comeu' (1985), aparece em Por Amor como a mãe de Atílio, Filomena. É descrita como uma mulher graciosa e espirituosa, que ama e critica o filho com mesma intensidade.

Ingrid Guimarães era a empregada de Sirléia, e muito parceira de Catarina, Tereza, que namorava um soldado do exército.

Umberto Magnani era Antenor, amigo do falecido pai de Helena e a quem foi grato por ter conseguido tudo aquilo que poderia se chamar de seu, inclusive a casa em que mora, junto com sua esposa Mafalda (Beatriz Lyra), com quem teve o médico César.

Umberto Magnani e Beatriz Lyra foram casados em Por Amor
Eloísa Mafalda, como Leonor, mãe de Sirléia, que faz o tipo bipolar (descrita no site Memória Globo como às vezes engraçada, às vezes ranzinza). De vez em quando aparece no Rio para visitar a filha e a neta, Catarina. Continua morando em Tatuí, interior de São Paulo


Eloísa Mafalda como Leonor, em Por Amor
Trilha Sonora

Nacional


Estampada pelo ator Ricardo Macchi, intérprete do jardineiro Genésio, o álbum nacional conseguiu se tornar um estrondoso sucesso ao ultrapassar a marca de 500 mil cópias vendidas. Tem 14 faixas, entre elas, 'Palpite', de Vanessa Rangel, 'Só Você', de Fábio Jr., e 'Per Amore', de Zizi Possi, que foram as músicas mais executadas nas rádios em 1997. O CD inclui também 'Enquanto Espero' (João Bosco), tema da vilã Branca, e a dançante 'Fora da Lei' (Ed Motta).


Internacional


Teve Eduardo Moscovis como a capa do álbum internacional, que também tem 14 faixas, entre elas está 'Stay With Me', de Jocelyn Enriquez, que tocava nas cenas de Laura. 'More Than This', composta por Bryan Ferry e interpretada pela banda 10.000 Maniacs. Tony Braxton também está presente no CD com a música 'How Could An Angel Break My Heart', reproduzida nas cenas de Marcelo e Eduarda. 'Aicha', do egípcio Gilbert, foi tema de Meg. A banda Backstreet Boys também teve um de seus singles no CD, 'As Long As You Love Me', sendo usado como tema de Leonardo. A última faixa do álbum, 'Thinking Of You', de Different Beat, foi tema da dupla Genésio e Magnólia.


Audiência
A novela obteve excelentes números na maioria dos dias em que foi ao ar, como no capítulo de estreia, por exemplo, quando conseguiu exatos 48 pontos. Os números costumavam oscilar entre 40 e 45 (que era a meta do horário das oito para a emissora), e às vezes passava disso. O capítulo que obteve menor audiência foi o de 31 de dezembro, com apenas 23 pontos, e o que teve maior audiência foi o penúltimo, com 58 pontos.


Audiência Semanal:
Semana 01: 13/10 a 18/10/1997 = 48 | 46 | 44 | 45 | 45 | 41 = 45 (44.8)
Semana 02: 20/10 a 25/10/1997 = 46 | 45 | 43 | 45 | 40 | 40 = 43 (43.2)
Semana 03: 27/10 a 01/11/1997 = 44 | 42 | 44 | 41 | 40 | 38 = 42 (41.5)
Semana 04: 03/11 a 08/11/1997 = 40 | 43 | 42 | 41 | 41 | 40 = 41 (41.2)
Semana 05: 10/11 a 15/11/1997 = 40 | 43 | 40 | 43 | 45 | 41 = 42 (42.0)
Semana 06: 17/11 a 22/11/1997 = 45 | 50 | 45 | 43 | 44 | 40 = 45 (44.5)
Semana 07: 24/11 a 29/11/1997 = 46 | 44 | 43 | 41 | 40 | 35 = 42 (41.5)
Semana 08: 01/12 a 06/12/1997 = 45 | 46 | 40 | 40 | 37 | 33 = 40 (40.2)
Semana 09: 08/12 a 13/12/1997 = 43 | 43 | 41 | 45 | 40 | 36 = 41 (41.3)
Semana 10: 15/12 a 20/12/1997 = 44 | 44 | 42 | 38 | 38 | 30 = 39 (39.3)
Semana 11: 22/12 a 27/12/1997 = 40 | 37 | 26 | 38 | 36 | 34 = 35 (35.2)
Semana 12: 29/12 a 03/01/1998 = 33 | 31 | 23 | 28 | 30 | 32 = 30 (29.5)
Semana 13: 05/01 a 10/01/1998 = 36 | 37 | 40 | 45 | 44 | 41 = 41 (40.5)
Semana 14: 12/01 a 17/01/1998 = 42 | 41 | 40 | 39 | 40 | 35 = 40 (39.5)
Semana 15: 19/01 a 24/01/1998 = 43 | 41 | 44 | 46 | 40 | 39 = 42 (42.2)
Semana 16: 26/01 a 31/01/1998 = 45 | 40 | 40 | 40 | 38 | 31 = 39 (39.2)
Semana 17: 02/02 a 07/02/1998 = 44 | 45 | 39 | 34 | 39 | 34 = 39 (39.2)
Semana 18: 09/02 a 14/02/1998 = 42 | 45 | 46 | 45 | 45 | 42 = 44 (44.2)
Semana 19: 16/02 a 21/02/1998 = 44 | 43 | 43 | 40 | 40 | 38 = 41 (41.3)
Semana 20: 23/02 a 28/02/1998 = 38 | 44 | 45 | 43 | 40 | 38 = 41 (41.3)
Semana 21: 02/03 a 07/03/1998 = 43 | 45 | 45 | 41 | 39 | 40 = 42 (42.2)
Semana 22: 09/03 a 14/03/1998 = 44 | 43 | 46 | 44 | 43 | 45 = 44 (44.2)
Semana 23: 16/03 a 21/03/1998 = 43 | 43 | 44 | 43 | 42 | 41 = 43 (43.0)
Semana 24: 23/03 a 28/03/1998 = 46 | 47 | 45 | 45 | 45 | 43 = 45 (45.2)
Semana 25: 30/03 a 04/04/1998 = 45 | 46 | 50 | 47 | 47 | 47 = 47 (47.0)
Semana 26: 06/04 a 11/04/1998 = 47 | 48 | 43 | 42 | 44 | 42 = 44 (44.3)
Semana 27: 13/04 a 18/04/1998 = 50 | 48 | 45 | 43 | 44 | 42 = 45 (45.3)
Semana 28: 20/04 a 25/04/1998 = 44 | 48 | 50 | 45 | 46 | 45 = 46 (46.3)
Semana 29: 27/04 a 02/05/1998 = 48 | 50 | 50 | 49 | 48 | 46 = 49 (48.5)
Semana 30: 04/05 a 09/05/1998 = 52 | 53 | 54 | 52 | 49 | 46 = 51 (50.8)
Semana 31: 11/05 a 16/05/1998 = 52 | 52 | 52 | 51 | 51 | 50 = 51 (51.3)
Semana 32: 18/05 a 22/05/1998 = 55 | 53 | 54 | 58 | 57 | ## = 55 (55.4)
Reapresentação do último capítulo (23/05/1998): 40
Média Geral Decimal: 42.97
Média Geral Ponderada: 42.93

Prêmios
Troféu APCA (1997)
Melhor novela
Revelação do ano - Cecília Dassi

Prêmio Contigo! (1998)
Melhor novela
Melhor autor - Manoel Carlos
Melhor ator - Antônio Fagundes
Melhor atriz infantil - Cecília Dassi
Melhor par romântico - Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis
Melhor direção de arte - Ana Maria de Magalhães
Melhor trilha sonora - Alberto Rosenblit
Melhor figurino - Beth Filipecki
Melhor abertura - Hans Donner

Troféu Imprensa
Melhor novela

Prêmio Extra de TV
Melhor Atriz - Susana Vieira

Curiosidades
  • Foi reapresentada pelo Vale A Pena Ver de Novo entre 1º de julho de 2002 e 10 de janeiro de 2003, em 139 capítulos, substituindo História de Amor e sendo substituída por O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco. A novela foi reprisada no Canal Viva entre 19 de maio de 2010 e 8 de fevereiro de 2011, em 191 capítulos, sendo substituída por O Rei do Gado, e sendo também a primeira novela a ganhar uma re-reprise no mesmo canal.
  • Manoel Carlos conta que escreveu a sinopse de Por Amor 14 anos antes dela ser exibida, mas devido ao seu envolvimento em outros projetos, a trama precisou ser adiada. Nessa história, o autor se inspirou no único amor que, para ele, é inquestionável: o materno.
  • Por Amor foi uma das novelas da Globo mais vendidas para o exterior, ao ser exportada para mais de 70 países.
  • Foi a primeira novela de Cecília Dassi, então com 8 anos. Longe dos holofotes desde o fim de Viver a Vida, do mesmo autor, e de sua participação na série A Vida Alheia, Cecília largou as telinhas e virou psicóloga, possuindo sua própria clínica. Por Amor também foi a primeira novela de Mônica Martelli (intérprete da secretária Paula, que trabalha na empresa de Arnaldo). Foi o último trabalho de Karina Perez, que decidiu se afastar dos holofotes para ser artista plástica e se dedicar aos seus filhos.
  • O autor conta que se baseou em pessoas e dramas pessoais comuns para escrever as tramas e os personagens de Por Amor. Orestes, por exemplo, nasceu de uma conversa com um amigo seu. Os dois concluíram que toda família tem um alcoólatra, um ex-alcoólatra ou um alcoólatra em potencial.
Mais fotos
Branca Letícia terminou sozinha, somente com a companhia de Zilá
Gabriela Duarte, Fábio Assunção, Susana Vieira e Stella Maria Rodrigues em Por Amor
Murilo Benício, Antônio Fagundes, Gabriela Duarte e Carolina Dieckmann em cena da novela
Murilo Benício e Carolina Dieckmann em cena da novela
Milena (Carolina Ferraz) discute com Branca em cena de Por Amor
Cena da novela Por Amor
Carolina Dieckmann, Maria Ceiça (segurando o filho de sua personagem) e Vera Holtz nos bastidores da novela
Maria Ceiça e Paulo César Grande
Cena do casamento de Helena e Atílio
Marco Ricca e Vera Holtz em cena da novela
Regina e Gabriela Duarte nos bastidores de Por Amor
Gabriela Duarte, Ângela Vieira e Fábio Assunção nos bastidores de Por Amor
Não percam a volta de Por Amor, às 23h30 da noite, no Viva!