domingo, 11 de junho de 2017

Anitta fala da investida no mercado internacional: ‘Eu que faço acontecer’

Anitta em Nova York, onde gravou o clipe de Paradinha
RIO — Se tem uma coisa que a cantora Anitta não está, nos últimos dias, é “paradinha” — como batizou seu mais recente single, cantado em espanhol e com clipe gravado numa estação de metrô e num supermercado de Nova York. Em 24 horas, o vídeo da música, lançado no dia 31 de maio, teve 5 milhões de visualizações, tornando-se, assim, a maior faixa de estreia do YouTube brasileiro no ano (até o fim da tarde de ontem, as visualizações já ultrapassavam 27 milhões). “Paradinha” é apenas o mais recente movimento que a carioca de 24 anos, principal estrela pop nacional de sua geração, tem feito para se lançar no mercado internacional.
— Eu venho viajando e estudando isso há uns dois anos e meio — conta a cantora, que faz aulas para reforçar seu inglês e começou a aprender espanhol (tanto quanto sua agenda permite). — Nessas viagens, busco entender a cultura dos países para mapear o melhor modo de fazer isso funcionar.

A verdade é que os primeiros passos do salto de Anitta para além-mar até que estão bem “movimentadinhos”. Na mesma semana em que “Paradinha” chacoalhou as redes sociais, o grupo de música eletrônica Major Lazer, liderado pelo badalado produtor Diplo — que costuma babar pela carioca na internet —, lançou um EP que continha a faixa “Sua cara”, cantada por Anitta e pela drag queen Pabllo Vittar, reproduzida cerca de 9 milhões de vezes no YouTube desde o último dia 1º. A participação rendeu elogios do exigente site Pitchfork: “Uma balada influenciada pelo samba com a cantora brasileira Anitta, cuja voz fina e bela pode lembrar aos ouvintes americanos as gêmeas Nina Sky”.Anitta - Paradinha
No intervalo de apenas uma semana, a carioca esteve ainda no programa “The tonight show com Jimmy Fallon”, sucesso de audiência na TV americana, exibido no Brasil pelo GNT. Lá, Anitta acompanhou a rapper Iggy Azalea e, juntas, promoveram o single “Switch”, lançado pela australiana com participação, em inglês, da brasileira. O vídeo da dobradinha é o mais visto no canal do talk-show no YouTube nos últimos dois meses, superando participações recentes de astros como Tom Cruise, Justin Timberlake e Katy Perry. Mas os fãs da brasileira não ficaram satisfeitos: nas redes sociais de Iggy, reclamaram do tamanho da participação de Anitta, tanto na gravação da faixa quanto na performance, por conta da saída precoce da cantora do palco.
— Claro que (a saída) era combinada, né? (Risos.) O Brasil tem muita expectativa para que eu faça coisas grandiosas lá fora, como eu faço aqui. Mas as pessoas não me conhecem, estão passando a conhecer agora — explica ela, negando que a relação com Iggy, com quem esteve no México na semana passada, tenha sido abalada pelo episódio: — É uma parceria musical, então, está tudo certo.

“Anira” (como seu nome é pronunciado nos EUA) parece manter os pés no chão. Desde que rompeu, em 2014, com a empresária Kamilla Fialho — separação que resultou num imbróglio judicial que pode fazer a artista pagar até R$ 12 milhões à ex-agente —, a cantora jura que é ela quem cuida pessoalmente da “empresa” Anitta e de seus 50 funcionários.


— Decidi me empresariar por não conseguir encontrar alguém que combinasse comigo e com o meu estilo. Eu amo ser minha própria empresária e isso me ajuda a quebrar preconceitos. Não é porque você é bonita, trabalha a sensualidade, usa roupa curta que você não é inteligente, não tem capacidade, não tem talento. Eu posso muito bem manter a seriedade ao gerir minha empresa e escolher ser sensual.

A independência, garante a cantora, inclui os primeiros passos da carreira internacional:
— O que estou fazendo é tentar desenhar a melhor estratégia possível para deixar as decisões nas minhas mãos, assim como acontece aqui no Brasil. Se eu tivesse deixado na mão das pessoas, nada tinha acontecido. Eu tive que ralar e ir atrás sozinha, mesmo, então é isso que tenho feito agora, lá fora. Sou eu que toco, eu que faço acontecer. De vez em quando, testo uma equipe ou outra para me ajudar, mas é difícil encontrar. Estou com uma nova há menos de uma semana, ainda é um período de teste.

Anitta faz sucesso fora do Brasil com a música Paradinha
O videoclipe de Paradinha teve 5 milhões de visualizações no Youtube em menos de 24 horas
Até agora, Anitta lançou 3 discos
Mas, afinal, qual é o diferencial de Anitta em relação a tantas cantoras que já tentaram chegar lá? Na opinião do publicitário Pedro Sampaio, especialista em gestão de marca, são alguns. A começar pelo que chama de co-branding: a capacidade de se associar a outros nomes grandes do mercado, fortalecendo sua imagem.
— Ela toma as próprias decisões, mas ainda assim trabalha com alianças muito poderosas, não faz nada sozinha — analisa ele. — E ela é versátil: sabe incorporar outros ritmos e nomes ao seu. Com o Wesley Safadão, chega ao público do sertajeno, com a Iggy Azalea, ganha penetração no mercado americano... Uma versatilidade que outros artistas que tentaram o mercado internacional não tinham.


A sucessão de aparições (clipe vazado, participação em programa, single lançado, tudo em poucos dias) também serve para aumentar a sensação de que “só dá Anitta”. Pedro Sampaio destaca o quesito “sinceridade” da “marca”. Anitta, afinal, gere o próprio visual, mudando quando quer; defende o empoderamento da mulher e a diversidade; e não foge de assuntos delicados, como plásticas e gula.
Mas a estratégia de Anitta para alcançar novos mercados influencia, diretamente, suas músicas. Funkeira de origem, lançada pela Furacão 2000 no início da década, ela foi alçada ao estrelato no Brasil ao se livrar das amarras do batidão e abraçar a música pop, como no sucesso “Show das poderosas”. Virou destaque do pop funk, gravou com Wesley Safadão e com Simone e Simaria (“Loka” tem 330 milhões de visualizações). Tanto em “Paradinha” quanto no single “Sim ou não”, lançado em julho passado com o astro colombiano do reggaetone Maluma, investiu nesse gênero latino que é mais bem absorvido pelo mercado anglófono. O sucesso da vez nas paradas americanas, a propósito, segue sendo “Despacito”, do porto-riquenho Luis Fonsi com participação de Justin Bieber.

Um de seus maiores sucessos é a música Show das Poderosas
Anitta também é fenômeno no carnaval carioca

Agora, ela espera os resultados de “Paradinha” para desenhar os próximos passos:
— Eu preciso me planejar de acordo com a resposta do público. Não há como ter certeza de que o sucesso vai acontecer. Então, estou esperando. A partir dessa resposta, dos números e do feedback que eu tiver, vou planejar o resto.

Anitta cantou com Gil e Caetano na abertura das Olimpíadas de 2016
No carnaval de 2016, estreou como rainha de bateria da Marquês de Sapucaí