quinta-feira, 1 de junho de 2017

'Fera Radical', mais um sucesso que está de volta!


Título: Fera Radical
Data de Estréia: 28 de março de 1988
Horário: 18hrs
Autor: Walther Negrão
Data do Último Capítulos: 18 de novembro de 1988
Capítulos: 203

A Novela
Nesta segunda (05), a novela Fera Radical será reprisada no canal fechado Viva, às 14h30, substituindo Torre de Babel. Foi escrita por Walther Negrão, Ricardo Linhares e Luís Carlos Fusco, com direção-geral de Gonzaga Blota, direção de Blota, Denise Saraceni e Fernando R. de Souza, substituindo Bambolê e antecedendo Vida Nova.
Com o sucesso, a novela foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo entre 16 de dezembro de 1991 e 08 de maio de 1992, substituindo Cambalacho e antecedendo Vale Tudo, contando com 105 capítulos.


Trama Principal
Para escrever a novela, Walther Negrão se inspirou na peça A Visita da Velha Senhora, escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt, e contou a história de Cláudia (Malu Mader), uma jovem que deixa o Rio de Janeiro disposta a vingar-se dos responsáveis pelo assassinato de sua família, em um incêndio na pequena cidade de Rio Novo, 15 anos antes. Ao chegar, conseguiu emprego de analista de sistemas na Fazenda Olho d'Água, cuja propriedade é dos suspeitos do assassinato de seus pais e irmãos que a moça pretende destruir. Assim que conhece os supostos envolvidos no crime, a moça tenta agir friamente, mas se surpreende com a demonstração de amizade feita por Altino Flores (Paulo Goulart), o patriarca da família, e com o amor dos filhos dele, Heitor (Thales Pan Chacon) e Fernando (José Mayer), por quem se apaixona de verdade.

Malu Mader e José Mayer em Fera Radical
José Mayer e Thales Pan Chacon nos bastidores de Fera Radical
A jovem tem que enfrentar as perseguições de Joana (Yara Amaral), esposa de Altino, que descobre sua verdadeira identidade e com quem ela esteve por todos esses anos: Marta (Laura Cardoso), uma cafetina, o antigo amor de Altino e mãe de Olívia (Denise del Vecchio), fruto desse amor.

Denise del Vecchio como Olívia
Laura Cardoso como Marta
Paulo Goulart como Altino, em Fera Radical
Yara Amaral em cena de Fera Radical
Outro suspeito de ter cometido o mega-assassinato é o também fazendeiro Donato Orsini (Elias Gleizer), sócio e vizinho de Altino. Ele é pai de Marília (Carla Camuratti), noiva de Heitor e amante de Fernando que, com a chegada de Cláudia, sente-se ameaçada e passa a disputar o amor deste último com ela.

Carla Camurati e Thales Pan Chacon em cena
Elias Gleizer como Donato Orsini
Mais Personagens
Jorge Mendes (Rodrigo Santiago), mora com Olívia no Rio de Janeiro. Tiveram de filhos o playboy Rafael (George Otto), e a estudante de agronomia Ana Paula (Cláudia Abreu). Interesseiro e oportunista, é capaz de fazer tudo para prejudicar seus cunhados.
Lourdes (Cleide Blota - esposa de Gonzaga Blota) aluga quartos de sua casa para estudantes, onde moram Paxá (Tato Gabus Mendes), que se encalacrou depois que seu pai decidiu não lhe mandar mais dinheiro; Marcelo (Raul Gazolla), estudante de agronomia, e o desajeitado Dudu (Luiz Maçãs). Lourdes é casada com Robério (Older Cazarré), com quem teve Elizabeth (Alexandra Marzo), amiga de Ana Paula e apaixonada por Rafael.

Cazarré e Cleide Blota, como Robério e Lourdes
Malu Mader, Cláudia Abreu e Alexandra Marzo nos bastidores de Fera Radical
Tato Gabus Mendes era o eterno estudante Paxá, na novela das seis
Marcelo, o estudante de agronomia
Donato tem uma criada desde que sua mulher era viva: Júlia (Chica Xavier), mãe de dois filhos, Jaci (Daúde) e José Sebastião (Pratinha), e amiga do patrão. Jaci voltou para a fazenda para ser secretária do patrão, mas a mãe acredita que a jovem tem uma queda por Heitor. Já o Sebastião mora no Rio de Janeiro.

Daúde, em Fera Radical
Júlia, a criada de Donato
Trilha Sonora


A novela contou com duas trilhas sonoras, Nacional e Internacional. Entre os artistas que estão presentes na trilha nacional, estampada por Carla Camurati, estão Cazuza, com a música 'Vida Fácil', Lulu Santos, com 'A Cura', Maria Bethânia cantando 'Verdades e Mentiras', e Solange, que canta a música de abertura 'Fera Radical'.



A trilha sonora internacional tem como destaque o cantor e ator Patrick Swayze e a canção 'She's Like The Wind', sucesso no filme Dirty Dancing, de 1987. No CD, que teve como capa o ator José Mayer, inclui também 'Lessons In Love', da banda Level 42, 'Get Outta My Dreams, Get Into My Car', de Billy Ocean, 'Special Way', de Kool & The Gang, e a animada 'Promises', da cantora polonesa Basia.


Curiosidades

  • Foi o último trabalho de Yara Amaral. A atriz perdeu a vida no naufrágio do Bateau Mouche no réveillon de 1988/1989, deixando dois filhos, Bernardo e João Mário. A mãe dela, Elisa, também estava no barco e também morreu. Yara não sabia nadar.
Yara Amaral começou sua carreira na TV Tupi, no fim dos anos 60
  • Walther Negrão já tinha se inspirado na peça A Visita da Velha Senhora para escrever outra novela sua, Cavalo de Aço, veiculada em 1973 pela mesma emissora.
  • A novela conseguiu 43 pontos de audiência geral, sendo assim um fenômeno para a emissora, que exigia 35 pontos de meta. Ainda não há detalhes da audiência diária da novela, somente a semanal.
  • As cenas da cidade fictícia de Rio Novo foram gravadas em Vassouras, interior do Rio de Janeiro. Lá também foram gravadas as cenas da Fazenda Olho D'Água, que na vida real é chamada de Fazenda Aliança. Já as cenas do pensionato de Lourdes e Robério foram feitas no Retiro dos Artistas, uma instituição da Zona Oeste do Rio de Janeiro que abriga homens e mulheres com mais de 70 anos que fazem parte do meio artístico.
  • Thales Pan Chacon e Carla Camurati se conheceram nesta novela e foram casados por seis anos. Após a separação, continuaram amigos. Thales morreu aos 40 anos vítima do vírus HIV. Carla deixou de ser atriz para se tornar cineasta.
Thales Pan Chacon já foi ao ar no Canal Viva uma outra vez em 'Meu Bem, Meu Mal'