quinta-feira, 14 de setembro de 2017

#FamososQuePartiram - Ray Charles


Nome Completo: Ray Charles Robinson
Data de Nascimento: 23 de setembro de 1930
Local: Albany, Georgia, EUA
Profissão: pianista e cantor
Data de Morte: 10 de junho de 2004
Idade: 73 anos
Local: Beverly Hills, Califórnia, EUA

Este post vai para o cantor e pianista Ray Charles, que fez história na música por mais de 4 décadas. Filho de Aretha Williams e Bailey Robinson, uma trabalhadora rural e um reparador de ferrovia, Ray foi criado apenas pela mãe, pois seu pai constituiu mais três famílias. Ray perdeu, na infância, seu irmão, George, afogado, e sua visão, sendo mandado por sua mãe para uma escola para cegos e surdos, onde aprendeu a escrever música e fazer arranjos em braile. Na adolescência, perdeu seu pai e sua mãe em menos de dois anos.



Começou a carreira na música no fim dos anos 1940, tocando em grupos de gospel, e em seguida, por R&B, ao assinar um contrato com a Atlantic Records, em 1952. Como era de costume, Ray lançava um álbum atrás de outro em curtos intervalos de tempo. Lançou mais de 100 singles, entre eles os sucessos 'Hit The Road Jack', 'Georgia On My Mind', 'I Can't Stop Lovin' You', 'Talking About You', 'I Got A Woman', 'Unchain My Heart', 'Sweet Memories' e 'You Don't Know Me', estando alguns deles presentes no filme que fala sobre a vida do cantor, Ray, lançado no mesmo ano de sua morte. As drogas, principalmente a heroína, desde quando entrou em contato com elas pela primeira vez, sempre estiveram presentes em boa parte da vida do cantor.








Ray Charles casou-se duas vezes e teve nove filhos, com nove mulheres diferentes. A primeira, Evelyn, nascida em 1949, fruto de seu relacionamento com Louise Flowers. Sua primeira esposa foi Eileen Williams, com quem foi casado por um pouco mais de um ano, dando-lhe mais um filho. Sua segunda e última esposa foi Della Beatrice Howard, com quem foi casado de 1955 até 1977, com quem teve três filhos, Ray Jr. (1955), David (1958) e Robert (1960). Teve ainda uma amante, a cantora Margie Hendricks, morta aos 38 anos de overdose, com quem teve Charles, nascido em 1959.

Ray, com sua segunda esposa e os três filhos
Ray Charles e as suas "Raelettes"
Teve outra filha, Raynee, fruto de seu outro caso, com Mae Mosley Lyles, em 1961. Dois anos depois, nasce Sheilla, fruto de seu relacionamento com Sandra Betts, e em 1966, nasce Aretha e Alexandra, mais duas filhas do cantor, frutos de seu relacionamento com Mary Chantal Bertrand. No mesmo ano em que se divorciou de Della Bea, Ray teve mais um filho, Vincent, de seu relacionamento com Arlette Kotchounian, e no ano seguinte, teve Gloria Moffett, com a mesma mulher. Seu último filho nasceu em 1987. Ryan Corey é fruto de seu relacionamento com Mary Anne den Bok.

The Raelettes, em 1959, da esquerda para a direita: Margie Hendricks, Pat Lyles, Gwen Berry e Darlene McCrea
Ray Charles em 1967
Margie Hendricks participou de algumas gravações de Ray Charles
Ray Charles morreu aos 73 anos em 10 de junho de 2004, e no testamento, deixou a cada um de seus filhos 1 milhão de dólares. Ao longo de sua carreira, Ray lançou 61 álbuns e ganhou 12 Grammys. Foi eleito pela revista Rolling Stones como o 2º maior cantor e o 10º maior artista de todos os tempos.