quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

7 curiosidades fascinantes sobre Jerusalém


Fatos Desconhecidos - Jerusalém é uma cidade localizada entre o Mar Morto e o Mediterrâneo. Considerada como uma das mais antigas do mundo, estima-se que tenha sido criada por povos semitas ocidentais há cerca de 2.600 anos antes de Cristo! Sim, é realmente muita coisa! Considerado como o lugar mais sagrado do mundo, recentemente foi alvo de uma grande polêmica. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel.
Tal anúncio causou a revolta em grupos políticos da região. Bom, a verdade é que embora a cidade esteja realmente envolvida em uma vasta gama de conflitos, não podemos ignorar que também é o centro de muitas curiosidades e maravilhas, também considerada como um ponto turístico.

Coberta de Pedra


Não é novidade para ninguém que Jerusalém é uma cidade histórica. Marcou acontecimentos extremamente importantes e não é à toa que é também considerada sagrada. Desta forma, vale a pena ressaltar uma de suas mais curiosas leis municipais. De acordo com sua regulamentação, todas as estruturas da cidade precisam ser cobertas com pedra, pois apenas dessa forma, o aspecto histórico da cidade é preservado.

Basílica do Santo Sepucro


A Basílica é considerada como um dos lugares mais sagrados de Jerusalém e do mundo, apenas por um motivo: acredita-se que Jesus Cristo tenha sido sepultado ali. O local atrai milhares de pessoas todos os anos, e é o principal ponto turístico da cidade. Recentemente, a suposta tumba onde o corpo de Jesus teria ficado foi restaurada, garantindo um enorme esforço dos responsáveis.

Memorial Yad Vashem


Você já ouviu falar? Não é muito conhecido pelos brasileiros, no entanto, reserva memórias e valores inestimáveis. Situado em Jerusalém, foi desenvolvido em memória às vítimas do holocausto, que ceifou milhares de vidas de judeus. É um lugar de grande impacto e que tem um significado muito forte, fazendo com que a trágica história do passado não seja esquecida, bem como os tantos inocentes que acabaram morrendo.

O Monte das Oliveiras


De acordo com o que conta a Bíblia, este é o exato lugar para onde foi Jesus, ao fim da Última Ceia. Por esta razão, o monte também é um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo fiéis do mundo todo. Muitos vão até o local para fazer suas orações, em busca também do recebimento de bênçãos. De acordo com as crenças judaicas, no dia do Julgamento o Messias retornará para lá.

A Dura História de Jerusalém


Já deu pra perceber que a cidade carrega inúmeras curiosidade, não é mesmo? Embora muitos acontecimentos sejam de conhecimento mundial, ainda guarda uma série de segredos. Por outro lado, quando nos referimos à sua história, desde as menções bíblicas, podemos dizer que ela foi "destruída 2 vezes, sitiada 23, atacada 52 e ainda, capturada e recapturada 44 vezes.

Grandes Muros


Jerusalém ainda pode ser considerada como uma grande cidade murada. Embora seja plenamente possível encontrar lugares mais abertos, grande parte da região é cercada por quilométricos muros. Ainda vale mencionar que existem por lá, 34 torres de vigia e ainda conta com 7 portões para o tráfego.

Desenvolvimento Tecnológico


Embora Jerusalém seja uma das cidades mais antigas do mundo, não pense que ela fica pra trás quando o assunto é tecnologia. Ao contrário do que muitos pensam, Israel como um todo, é considerado um "paraíso científico". Já no ano de 2015, Jerusalém recebeu a nomeação como um dos centros com crescimento tecnológico mais rápido do mundo!