quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

No ar no Canal Viva com a reprise de 'Explode Coração', Ricardo Macchi é criticado até hoje por sua atuação nesta novela

Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz em 'Explode Coração' (1995)
Patrícia Kogut/Agora São Paulo - 22 anos depois, a novela das oito Explode Coração, um dos grandes sucessos de Glória Perez, mas que nunca ganhou reprise antes, está sendo exibida no Canal Viva desde janeiro. Foi nessa novela que Ricardo Macchi ficou nacionalmente conhecido. Ele interpretou um dos protagonistas, o Cigano Igor, fazendo par com Tereza Seiblitz, a também cigana Dara, prometidos um ao outro por suas famílias antes mesmo de nascerem.


Ricardo com Tereza Seiblitz no ano passado
Mas nem tudo são flores na vida de um protagonista, pois o ator foi alvo de diversas críticas por seu jeito robótico de atuar, e quase jogaram sua carreira no espaço. "Foi o meu primeiro trabalho. Sem nepotismo, sem tráfico de influência, sem 'coach', sem ninguém do elenco para me ajudar nunca em nenhuma cena".
Assim que acabou Explode Coração, Ricardo também se recorda de ter recusado papel em 'A Indomada' para estudar interpretação na Inglaterra, mas voltou à TV na que sucedeu essa mesma trama, 'Por Amor', tendo estampado também a capa da trilha sonora nacional. E apesar de não ter mais papéis de peso na Globo, Ricardo se garante dizendo que faz um ótimo trabalho quando é chamado. "Por que a Globo me chama tanto? Porque sabe que tenho talento, seguro qualquer papel e chego com o texto decorado".


Quando ainda estava fazendo Explode Coração, Ricardo foi chamado para estampar mais de 50 capas de revista devido ao seu papel na novela. Ao estrear em Por Amor, por causa das críticas, no início da trama de 1997, mesmo estampando capa de CD, o jardineiro Genésio, interpretado pelo Ricardo, aparecia como um "figurante", pois quase não dava uma só palavra.

Ricardo em 1997 na trilha sonora nacional de 'Por Amor'
Além da Globo, Ricardo fez três novelas na Record, entre elas o sucesso "Caminhos do Coração". No cinema, participou de três produções. A última foi no ano passado, intitulada "Os Parças", que teve os humoristas Tirulipa e Whindersson Nunes (do Youtube). Fez dez peças no teatro e está no elenco de outra, que também será produzida por ele. Uma das peças, "Coisas que Porto Alegre Fala", fez sucesso e virou série, sendo transmitida no canal RBS (filial da Rede Globo no RS) e se tornando mais um produto da Netflix.

Ricardo Macchi com Lucas Sampaio, Cristiano Godinho e Gisela Sparremberger, que fizeram com ele a peça 'Coisas que Porto Alegre Fala'