quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

#VocêSabia? - De sete novelas escritas por Ivani Ribeiro na Globo, apenas uma é original


Entre 1982 e 1995, ano em que morrera aos 79 anos, Ivani Ribeiro escreveu e lançou sete novelas na Rede Globo, e todas de grande sucesso até nas reprises do Vale A Pena Ver de Novo. O que quase ninguém sabe é que sua única novela original se chama Final Feliz, que foi ao ar entre 1982 e 1983 às sete da noite.


O primeiro remake de Ivani que foi ao ar recebeu o nome de "Amor com Amor Se Paga", em 1984, baseado em 'Camomila e Bem-me-quer', exibida 12 anos antes na extinta Rede Tupi. No ano seguinte, baseou-se em 'A Barba Azul', reescreveu a história de Jô Penteado e deu pra ela um novo título, "A Gata Comeu".

Logotipo de 'Amor com Amor Se Paga'
Christiane Torloni como Jô Penteado em cena de 'A Gata Comeu'
De volta ao horário das sete, em 1986, Ivani reedita o sucesso de 1971, 'Nossa Filha Gabriela', também da Tupi, e lhe dá o nome de "Hipertensão". Três anos depois, para substituir o fracasso de repercussão Pacto de Sangue, estreava "O Sexo dos Anjos", baseado em 'O Terceiro Pecado' (1968).

Logotipo de 'Hipertensão', sucesso que ainda não foi reprisado
Felipe Camargo, Isabela Garcia, Marcos Frota e Paula Burlamaquy em 'O Sexo dos Anjos'
Além de A Gata Comeu, outros dois fenômenos são lembrados até hoje: "Mulheres de Areia" (1993) e "A Viagem" (1994), a última novela da autora. Ambas tiveram o mesmo título e o mesmo sucesso em suas versões originais, que foram ao ar, respectivamente, em 1973 e 1975 na Tupi.

Glória Pires, Raul Cortez, Viviane Pasmanter e Suely Franco em 'Mulheres de Areia'
Logotipo de 'A Viagem'
Antes de morrer, Ivani estava desenvolvendo a sinopse de outra novela, que estreou um ano após sua morte. Começou a ser escrita em 1993, mesmo com Mulheres de Areia no ar, mas foi engavetada e posteriormente aproveitada por sua colaboradora, Solange Castro Neves, que batizou o enredo de "Quem É Você?", indo ao ar em 1996 às 18hrs.