sábado, 31 de março de 2018

#Cine90s - 'Priscilla, A Rainha do Deserto', filme estadunidense de 1994


Filme que marcou os anos 1990, 'Priscilla, A Rainha do Deserto' girava em torno de Anthony (Hugo Heaving) e Adam (Guy Pearce), que trabalhavam como drag queens, atendendo aos chamados como Mitzi e Felícia, respectivamente, da mulher transexual Bernadette (Terence Stamp), e de Priscilla, o ônibus que todos usam para viajar de Sydney até Alice Springs, um hotel cassino localizado no deserto australiano e fazerem um show. Até chegarem no destino final, os três se envolvem em diversas confusões causadas pela homofobia.
O filme foi dirigido por Stephan Elliott, assumidamente gay há seis anos e com o mesmo companheiro desde os anos 1980, Wil Bevolley, com quem é casado oficialmente desde 2008.

Guy Pearce, Terence Stamp e Hugo Heaving em cena de Priscilla - A Rainha do Deserto
O ônibus batizado de Priscila

No elenco, tem ainda o ator Bill Hunter, intérprete do mecânico Bob, que aparece quando Priscilla quebra no meio do caminho e forma par romântico com Bernadette; Sarah Chadwick, a esposa de Anthony, Marion, que organizou todo o show no Alice, e Mark Holmes, Benjamin (filho do casal Marion e Anthony).
O filme venceu o Oscar de melhor figurino e foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor filme. Stephan levou pra casa o GLAAD Media Award e o Seattle International Film por essa última categoria.

Hugo Heaving, Terence Stamp e Guy Pearce em cena de Priscilla - A Rainha do Deserto