sábado, 12 de maio de 2018

Após duas horas de exibição, chega ao fim o último capítulo da novela O Outro Lado do Paraíso


Nesta sexta (11), a Globo teve o prazer de exibir o último capítulo de O Outro Lado do Paraíso, novela das nove que já é considerada um hiper sucesso desde Avenida Brasil, em 2012. Escrita por Walcyr Carrasco, obteve incríveis 38 pontos de média geral na grande São Paulo e 37 no Painel Nacional de Televisão, que afere esta e outras 14 grandes metrópoles.
Apesar de muita expectativa, a média do último capítulo foi de 46 pontos, quatro a menos que a antecessora, A Força do Querer. O recorde máximo obtido veio na segunda-feira (07), quando atingiu 48 pontos que se repetiram terça e quinta.

A VOLTA DE MARIANO
Faltava mesmo o chefe da mina de Sophia (Marieta Severo) repetir a tão comentada frase "Vocês não sabem o prazer que é estar de volta", dita pela vingativa Clara (Bianca Bin) ainda no começo da novela. Mariano (Juliano Cazarré) reapareceu no tribunal para testemunhar contra a megera, que respondia por três assassinatos.

Mariano acabou com Sophia na frente de todo mundo, mas não à tesouradas
Esse foi um dos momentos mais aguardados pelos internautas no Twitter. O nome do personagem foi mencionado diversas vezes e figurou entre os assuntos mais comentados da rede social.

BOOMERANG
"Tudo o que você faz, um dia volta pra você". Foi exatamente isso que aconteceu com a grande vilã da trama. Depois de dias de julgamento, chegou a hora dela pagar por todos os crimes que cometeu. Bem que tentou se fazer de vítima no tribunal, mas ninguém caiu na conversa dela mesmo com um discurso sobre seu passado que fez ao se pronunciar.

Bianca Bin e Marieta Severo no último capítulo de O Outro Lado do Paraíso
Em uma conversa com o Dr. Samuel (Eriberto Leão) e outros dois médicos, Sophia fala sobre o assassinato mas não demonstra nenhum sentimento e nem se arrepende, sendo assim considerada por eles uma psicopata, um risco para a sociedade. Vale lembrar que foi o próprio Samuel que deu o aval para a mocinha, Clara, penar horrores, e ontem ele repetiu esse mesmo papel.
Ao final da sentença, a vilã foi condenada a cumprir pena em um manicômio judiciário, o mesmo que a vingativa ficou por mais de 10 anos. Amarrada na cama, recebeu eletrochoques do mesmo jeito que Clara.

Sophia desesperada na hora do eletrochoque. De fato, o jogo virou!
Com o passar dos dias, no hospício, Sophia recebeu apenas a visita do genro, Amaro (Pedro Carvalho), e de Estela (Juliana Caldas), a filha que ela mais rejeitou esse tempo todo e só depois de internada aprendeu a amar. A portadora de nanismo ainda se emocionou ao ouvir da mãe que ela era a filha mais amada entre os três.

Sophia apertou a mão de Estela e disse: "De todos os meus filhos, você é a que eu mais amo"
GARIMPEIRO PRESO
Antes da sentença da Sophia ser anunciada no tribunal, a juíza Raquel (Erika Januza) decretou a prisão imediata de Zé Victor (Rafael Losso), que ajudou Sophia a enterrar Mariano numa cova. O garimpeiro, ao sair da cadeia, prometeu ficar perto de Tônia (Patrícia Elizardo) e criar junto o filho que estava pra nascer

Zé Victor foi preso e prometeu à Tônia voltar pra criar o filho que ela espera
Desde que se aliou à Sophia, Zé Victor, que virou mais um chantagista na vida dela, aprontou muito e mais um pouquinho. Depois de enterrar seu colega de trabalho, ele ainda tentou matar outro garimpeiro, o Xodó (Anderson Tomazini), que viu Sophia matar Mariano à tesouradas, e Caetana (Laura Cardoso), que a chantageou como parte de um plano criado pela polícia.

VOLTA POR CIMA
Beth (Glória Pires) começou a novela com muito sofrimento. Foi chantageada por seu sogro, Natanael (Juca de Oliveira), pela falsa morte de seu amante, Renan (Marcello Novaes), sendo obrigada a forjar a própria morte e assumir uma nova identidade em Pedra Santa, passando a atender por Duda. Foi desmascarada diante de todo o tribunal ao assumir o assassinato de Laerte (Raphael Vianna) pensando que a culpada era Clara, quando na verdade quem o matou foi Sophia.
Abalada por chegar ao fundo do poço, Beth sempre recorria ao álcool, principalmente o gim. Contando com a ajuda de Renan e das filhas, ela se reergueu e superou o vício por conta própria, sonhando em retomar sua carreira de estilista, interrompida por Natanael.
No último capítulo, que contou com a participação da ex-BBB Gleici e da apresentadora Ana Furtado, Beth conseguiu transformar seu sonho em realidade e lançou a primeira coleção de sua nova grife de roupas no São Paulo Fashion Week.

Beth se sentiu realizada com o sucesso do desfile
MORTE DE CAETANA E SHOW NO VELÓRIO
Foi uma pena esse final para a personagem, interpretada brilhantemente por Laura Cardoso. Dona Caetana faleceu em seu quarto de causas naturais, cercada pelas garotas do bordel, pela filha, Elenita (Denise Milfont), Josafá (Lima Duarte) e Mercedes (Fernanda Montenegro), que lhe deu a bênção antes de partir.

Dona Caetana com Josafá e a filha, que implorou para que ela não fosse embora
No enterro, houve flores, choro, e até show da celebridade instantânea Pabllo Vittar e sua "música" intitulada K.O., tocada no bordel, no salão de Nádia (Eliane Giardini) e Nicácio (Fábio Lago), e na casa de Samuel. No momento que a figura estava no palco, o espírito de Caetana se levantou do caixão, partiu em direção à luz e se foi. Todos continuaram felizes, já que a vida da quenga, que era querida por todos, era festa, muita festa!

Caetana se preparando pra subir
REDENÇÃO
Pra poder recomeçar a vida, Gael (Sérgio Guizé) parte de Tocantins e vai para o Rio de Janeiro, e lá conhece Taís, papel assumido por Vanessa Giácomo. A personagem tinha acabado de apanhar do marido, fugiu de casa transtornada e quase morre atropelada pelo ex-agressor, que decide defendê-la e enfrentar o covardão, incentivando-a a denunciar o ocorrido na delegacia da mulher.
Taís então decidiu ficar no hotel que Gael estava hospedado só na amizade, mas depois de um beijo, os dois deram uma nova chance ao amor e ficaram juntos.

Gael conquista o coração de Taís
RECONCILIAÇÃO
Muitos capítulos depois Tomaz (Vitor Figueiredo) finalmente reconheceu o amor de sua mãe biológica e a chamou pelo parentesco. "Foi aqui que nasci e tudo começou. Fico emocionada todas as vezes que venho para cá", disse Clara durante passeio pelo Jalapão junto com Patrick (Thiago Fragoso), com quem se casou, e o filho, que respondeu: "É lindo mesmo, mãe". Isso a deixou muito surpresa e feliz ao mesmo tempo.

Clara apresenta o Jalapão ao filho e a Patrick
As últimas sequências foram de Mercedes e sua frase profética de que só restará o Tocantins quando o fim do mundo chegar. Em seguida, a câmera se afasta da atriz, e os produtores começam a desmontar parte do cenário, voltando a focar novamente nela e fechando o último bloco.

"Surgirá uma nova civilização, sem guerra, sem ódio, baseada no amor, na fraternidade. Até lá, a luta continua, a luz contra a escuridão. Mesmo com todo sofrimento, com dor, e porque não com alegria, a gente vai alcançar a luz maior".
O Outro Lado do Paraíso abordou ao longo da trama cenas polêmicas como o abuso sexual, pedofilia, violência contra a mulher, racismo e o homossexualismo. O autor foi criticado pelos internautas por estes assuntos serem retratados de maneira fantasiosa e fora do contexto real, mas rebateu dizendo que esta era a sua intenção.

Nenhum comentário: