quinta-feira, 17 de maio de 2018

Falece aos 93 anos a atriz Eloísa Mafalda

Eloísa em 1997, nos bastidores de Por Amor
Atriz que marcou época e fez boa parte de sua carreira na televisão como contratada da Rede Globo, Eloísa Mafalda nos deixou por volta das oito e meia da noite desta quarta-feira (16). Ela morava em Petrópolis na casa de Míriam, sua filha, e a informação foi confirmada por outro filho da atriz, Marcos Francisco Teixeira. A causa provável da morte podem ser os problemas respiratórios com os quais ela lidava há anos.
O corpo de Eloísa, que não trabalhava mais desde o fim de 'O Beijo do Vampiro', em 2002, está marcado para acontecer em sua cidade natal, Jundiaí, interior de São Paulo.

Eloísa aos 90 anos com o bisneto Miguel
Eloísa em foto recente com um dos filhos, Marcos
[foto: Facebook]
Biografia
Eloísa nasceu numa família de origem humilde e era descendente de italianos. Começou a trabalhar como costureira e secretária para ajudar no sustento da casa em que morava com a mãe, já divorciada, e o irmão, Oliveira Neto, que virou locutor de rádio também com essa mesma finalidade, ingressando na carreira artística ainda nos anos 1940, quando atuou como atriz de radionovelas por insistência de Oliveira.
Fez sua estréia no cinema em 1950 com o filme Somos Dois, no papel de uma secretária. Até o dia que parou de trabalhar, figurou o elenco de outros cinco filmes, entre eles, 'O Ibraim do Subúrbio' (1973) e 'Simão, o Fantasma Trapalhão' (1998). Assim como nas telonas, fez poucas peças no teatro: apenas três.
Na TV, começou como contratada da TV Paulista até quando ela foi vendida para a Rede Globo, onde fez sua primeira novela, O Ébrio, em 1965.
Eloísa viveu a Dona Nenê na primeira versão do seriado 'A Grande Família', em 1972, sendo este o seu primeiro papel de destaque nas telinhas. Três anos depois, a produção chega ao fim, e menos de um mês depois, volta a aparecer ao interpretar a dona do bordel Bataclan, o único de Ilhéus, sul da Bahia, e frequentado por todos os homens na novela das dez 'Gabriela'. Em 2012, a personagem foi revivida por Ivete Sangalo no remake homônimo.

Eloísa Mafalda posa com Jorge Dória, Osmar Prado, Luiz Armando Queiroz, Brandão Filho, Paulo Araújo e Djenane Machado nos bastidores de 'A Grande Família'
Personagem de Eloísa Mafalda na novela Gabriela, de Walter George Durst, era
dona de um bordel
Em 1976, vive Maria Aparadeira, parteira que ajudou no nascimento de metade da população da cidade de Bole-Bole em outra novela das dez, 'Saramandaia', que também ganhou uma adaptação 37 anos depois.

Eloísa Mafalda na novela Saramandaia
Outro papel marcante na carreira da artista foi a religiosa extremista Dona Mariana, mãe da protagonista Santinha (Cristina Mullins) na novela das seis 'Paraíso' (1982). Outras duas personagens memoráveis de Eloísa foram Ambrosina Abelha, ou simplesmente Dona Pombinha, de 'Roque Santeiro' (1985), e Gioconda Pontes, de 'Pedra Sobre Pedra' (1992). Ambas, assim como Mariana, eram religiosas fanáticas, mas nenhuma delas supera a última, que chegou até a matar em nome do Senhor.

Eloísa e Cristina Mullins em cena da novela Paraíso, de 1982
Eloísa Mafalda com Ary Fontoura e Lucinha Lins em sessão de fotos para divulgar a novela das oito Roque Santeiro (1985)
Dona Pombinha foi para muitos o maior sucesso da carreira de Eloísa Mafalda
Eloísa Mafalda em 1992, como a católica Gioconda em 'Pedra Sobre Pedra'
No começo do ano de 1993, Eloísa volta logo à TV no papel da vendedora de hot dogs Manoela. Nada passava longe dos olhos da personagem, que tudo sabia e tudo via na novela das seis 'Mulheres de Areia'.

Eloísa Mafalda como Manuela em 'Mulheres de Areia'
Na segunda metade dos anos 1990, viveu Leonor Batalha, mãe da ex-miss Sirleia (Vera Holtz) em 'Por Amor' (1997), e a governanta Delfina em 'Meu Bem Querer', sendo este seu penúltimo papel fixo em novelas.

Eloísa Mafalda com Letícia Medella e Sérgio Hondjakoff nos bastidores de 'Meu Bem Querer', novela das sete de 1998
Seus últimos trabalhos foram participações nos programas Você Decide e Brava Gente, na minissérie Aquarela do Brasil (2000) e na novela Porto dos Milagres (2001). Ao todo, Eloísa fez parte do elenco de 31 novelas, 4 minisséries e 2 seriados.

Eloísa Mafalda nos bastidores de 'O Beijo do Vampiro' (2002), última
novela em que atuou

Nenhum comentário: