quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

'Só surubinha de leve', de MC Diguinho, sai do ar no YouTube


G1 - O principal vídeo no YouTube da música "Só surubinha de leve", de MC Diguinho, saiu do ar nesta quarta-feira (17). A publicação contava com 14 milhões de visualizações na plataforma desde o seu lançamento em dezembro de 2017.
O funk é acusado de fazer apologia do estupro e vem sendo alvo de críticas em redes sociais. Os versos mais comentados são "Taca bebida, depois taca pica e abandona na rua".
O clipe seria lançado às 21h desta quarta, mas em sua conta no Facebook o funkeiro afirma que a publicação acontecerá às 20h desta quinta-feira (18).
"O posicionamento oficial do YouTube é que não comentamos casos específicos", afirmou ao G1 a plataforma de vídeos do Google.

Ex-BBB Emilly e assessor de Neymar estão namorando


Diário de Pernambuco - Após meses de especulação, Emilly Araújo, vencedora do BBB17, e Jota Amâncio, amigo e assessor pessoal de Neymar, assumiram o relacionamento nas redes sociais nesta última terça-feira (16). Eles trocaram declarações de amor no Instagram. "Tentei fugir e com o seu abraço você me prendeu! Com o passar do tempo fomos aprendendo o significado da palavra amor", escreveu Jota no Instagram.
"Hoje me sinto muito feliz ao seu lado minha bebê linda que eu amo muito", concluiu, após ter sido 'dedurado' pelo amigo Gil Cebola em vídeo do canal no YouTube de Matheus Mazzafera. Emilly respondeu à declaração de Jota com outro post na rede social: "Te vejo entendendo mais sobre os signos por prestar a atenção nas coisas que eu digo. Te vejo descobrindo minhas manias, que nem eu sabia que tinha".
"Olho para a intimidade que temos, nossas brincadeiras, nossos assuntos, nosso companheirismo, a forma com que confiamos um no outro e, meu amor, eu posso dizer que passei a entender melhor os elefantes. (Tu sabe do que eu estou falando). Te amo, vidão, obrigada por ser esse homem incrível comigo, enxergando sempre o melhor em mim e sendo o melhor de ti comigo", concluiu a ex-BBB.

William Waack surpreende, chama redes sociais de desgraça e fala se vai para o SBT


TV Foco - O jornalista William Waack resolveu se manifestar pela primeira vez sobre a polêmica do ano passado, após a demissão da Globo. Na emissora, ele trabalhou por vários anos no comando do Jornal da Globo, até ser dispensado por conta de comentários racistas que fez enquanto estava fora do ar.
Esses comentários foram vazados meses depois e causaram revolta no público nas redes sociais, fazendo com que ele fosse afastado imediatamente e demitido semanas depois. Em entrevista ao canal do jornalista Marcelo Bonfá no youtube, Waack se expressou pela primeira vez em conversa com um profissional. Anteriormente, ele já havia feito um desabafo ao publicar um artigo no jornal Folha de São Paulo.
“Eu estava brincando com Paulo Sotero, como acontece muito com apresentadores antes de transmissões, é até uma maneira de aliviar a tensão, o que não justifica o que eu disse, eu quero deixar isso bem de cara. Foi uma piada cochichada no ouvido de Paulo e esse trecho foi roubado por dois rapazes de dentro da Rede Globo. E o restante da história é conhecido”, iniciou Waack ao comentar sobre a polêmica.
Questionado se fez uma declaração racista, William foi direto: “Não acho que foi um comentário racista de jeito nenhum. Eu fiz uma brincadeira citando um amigo meu Gil Moura, cinegrafista, que foi acusado de não ser preto o suficiente. Ele saiu em minha defesa e foi acusado de não ser preto. Isso é racismo!”, comentou. “Quem não fala uma merda entre amigos? Quem é que está em um ambiente relaxado, brincando e não fala uma bobagem na qual não acredita? Por isso quero reiterar. Eu não fiz um comentário racista. Eu fiz uma piada. Piada não é manifestação racista. Um pensamento racista nunca poderá ser uma piada. Aqueles que se sentiram ofendidos, minhas desculpas, não era minha intenção. Não sou racista!”, concluiu.
Vale lembrar que no momento da polêmica, Gil, o cinegrafista, publicou um texto em defesa ao jornalista. “Eu sou preto. Já trabalhei com ele [William] na França, em Portugal, na Espanha, na Índia e em São Paulo. Nesta caminhada de 30 anos, fazendo imagens e contando histórias, poucos colegas foram tão solidários quanto o velho Waack. Ele faz parte dos pouquíssimos globais que carregam o tripé para o repórter cinematográfico preto ou branco. Na verdade, não me lembro de ninguém na Globo que o faça. O velho sabe para que serve cada botão da câmera e o peso do tripé”, afirmou Moura em um dos trechos.
Ainda na conversa com Marcelo Bonfá, Waack assegurou que os seus amigos negros não ficaram decepcionados ao assistirem o vídeo. Dando exemplo, o ex-âncora do Jornal da Globo citou Glória Maria, que saiu em defesa do jornalista. De acordo com ele, a profissional foi alertada da possível repressão que poderia receber diante do posicionamento, fato que não foi obstáculo para Glória, segundo próprio Waack. Além dela, o apresentador também recebeu o apoio do jornalista Heraldo Pereira, que considerou a declaração como uma piada besta.


Já quando perguntado se teve medo de ter a carreira acabada por causa do “escorregão”, William foi sincero. “De jeito nenhum”, ressaltando mais uma vez que não é racista. No seguimento da resposta, ele refletiu sobre o posicionamento das grandes empresas de comunicação, que agem a curto prazo e com medo, em relação às manifestações das redes sociais, na qual ele definiu a ferramenta como uma desgraça.
“Fiquei chateado. Quem não fica chateado com um negócio desses? Mas eu recebi uma quantidade de manifestações de solidariedade que eu fiquei absolutamente bobo. Eu não imaginava e não tinha essa expectativa. Eu fiquei inicialmente muito preocupado em me livrar de um peso”, revelou.
Por fim, William Waack desmentiu que teria recebido ligação de Silvio Santos após o fim do seu contrato com a Globo. Ele aproveitou e descartou qualquer acerto com alguma emissora, mas não negou que tenha recebido convites após o acontecido.

Veja o vídeo:

Ana Furtado volta a ser trollada por substituição no ‘Encontro’


Encontro - Ana Furtado foi trollada ao vivo no “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, nesta quarta-feira, 17, e teve a melhor atitude para se desvencilhar da brincadeira.
André Curvello, que está comandando o matinal junto com ela nas férias de Fátima, leu uma mensagem enviada pelo Twitter que mencionava a piada pronta sobre ela ser substituta oficial dos apresentadores da emissora carioca.
"Recebemos agora uma mensagem que diz o seguinte: 'Ana Furtado está fazendo aulas de canto para substituir quem? [risos]", brincou o internauta.


Bem-humorada, Furtado rebateu a brincadeira numa boa: "Gutto, a resposta está aqui, Ivete Sangalo. Veveta, você manda, se me chamar eu vou para o teu Carnaval em Salvador, tá bom?", disse, aos risos.

Enrique Iglesias e Anna Kournikova postam primeira foto de filhos gêmeos. Veja!

Vagalume - Os gêmeos Nicholas e Lucy, filhos recém-nascidos de Enrique Iglesias e da ex-tenista Anna Kournikova, viraram sensação no Instagram. O cantor e sua esposa postaram as primeiras fotos das crianças em suas respectivas contas na rede social, ontem (16).
A divulgação das imagens aconteceu exatamente um mês após o nascimento dos bebês, em 16 de dezembro, do ano passado. Enquanto o cantor compartilhou uma foto ao lado de um dos filhos - que não foi identificado -, Anna mostrou o rosto do outro bebê recém-nascido, também sem citar o nome. Em ambas as imagens, o casal escreveu a mensagem: "My sunshine" (que significa "meu raio de sol").

Atriz pornô confirmou relação sexual com Trump, diz revista

Jornal do Brasil - A estrela pornô Stephanie Clifford, que teria recebido US$ 130 mil de um advogado de Donald Trump para se manter em silêncio, confirmou que teve uma relação de quase um ano com o magnata.
A história do relacionamento entre os dois foi contada pela atriz, mais conhecida pelo nome artístico de "Stormy Daniels", a um jornalista da revista online "Slate", entre agosto e outubro de 2016. Segundo o relato de Clifford, seu primeiro encontro com Trump ocorrera 10 anos antes, quando ele já era casado com Melania.
"Daniels me contou que ela havia ido ao quarto de Trump em um hotel após tê-lo encontrado em um torneio de golfe para celebridades em Nevada, em 2006. Eles começaram uma relação sexual que continuou por cerca de um ano", escreve o repórter Jacob Weisberg.
A estrela pornô relatou que teve encontros com o magnata em Nova York e Los Angeles. No começo de 2007, foi convidada para promover uma festa organizada pelas empresas do republicano.
"Stormy Daniels" afirmou ter tido relações com Trump
"Ela não relatou nenhum tipo de abuso, insistiu que não era vítima. O pior que Trump havia feito, ela disse, foi quebrar promessas que ela nunca acreditou que ele cumpriria", acrescenta Weisberg.
Além disso, ele diz que a atriz lhe contara que seus "intermediários" e os de Trump haviam fechado um acordo para o então candidato lhe pagar uma soma de "seis dígitos" para mantê-la em silêncio. A equipe de Trump foi representada pelo advogado Michael Cohen.
O temor de Clifford era que o republicano a enrolasse até as eleições e depois se recusasse a assinar o acordo ou a pagar a quantia devida. Por isso ela procurou o jornalista da "Slate", a quem ela chegou a pedir dinheiro para divulgar sua história.
O relato é consistente com uma denúncia publicada na semana passada pelo diário "The Wall Street Journal", que diz que um advogado de Trump pagou US$ 130 mil para Clifford não divulgar a suposta relação entre eles.
O acordo teria sido fechado em outubro de 2016, um mês antes das eleições que levariam o magnata à Casa Branca. De acordo com o jornal, Clifford dissera em conversas privadas que havia feito sexo com o republicano em julho de 2006, após encontrá-lo em um torneio de golfe para celebridades no lago Tahoe, em Nevada.
Na ocasião, Michael Cohen enviou ao "Wall Street Journal" um email assinado por "Stormy Daniels" e negando que ela tenha tido relações sexuais com Trump. "Os rumores de que eu recebi dinheiro de Donald Trump são completamente falsos", acrescentou a atriz. A Casa Branca não se pronunciou sobre a matéria da "Slate".

'Visite nosso país de merda': Zâmbia usa ofensa de Trump como slogan publicitário

Compartilhado na página do Facebook Zambia Tourism, o anúncio diz: "Visite o país de merda, Zâmbia: onde as únicas estrelas e listras que você terá que ver estão no céu e em uma zebra!".
​A postagem do anúncio também incluiu a legenda: "Onde belas vistas e vida selvagem de tirar o fôlego são o nosso trunfo!"
O anúncio é uma provocação aos comentários de Trump, que classificou Haiti, El Salvador e África como "países de merda" recentemente.


Como é típico, os usuários no Facebook tiveram reações divididas sobre o anúncio.
"Excelente! A Zâmbia não é apenas um país bonito, mas as pessoas têm senso de humor e uma atitude acolhedora", escreveu um internauta. "Eu adoraria fazer um safari e tirar fotos em seu país". Outra pessoa não pareceu tão entusiasmada com a tática, escrevendo: "Isso não é engraçado. Publicidade ruim".

A agência não foi a única a tentar atrair alguma atenção. O Airbnb, um serviço de aluguel de apartamentos, também entrou na onda depois de anunciar que gastará US$ 100.000 em anúncios digitais para promover os países que Trump atacou verbalmente.
Os comentários ofensivos de Trump foram feitos quinta-feira durante uma conversa privada com congressistas da Casa Branca. Na ocasião, o presidente teria perguntado "Por que estamos recendo todas essas pessoas de países de merda aqui?" referindo-se a imigrantes haitianos, africanos e salvadorenhos. Ele posteriormente negou a acusação dizendo que "a linguagem que usei foi dura, mas não foi a divulgada".

Fonte: Jornal do Brasil

Fim da privacidade: ‘BBB18’ terá câmeras 24h no confessionário

Vivian, do BBB17, no confessionário
Os participantes do Big Brother Brasil terão ainda menos privacidade durante a 18ª edição do reality. O confessionário — espaço onde, tradicionalmente, os brothers não eram gravados o tempo todo — agora contará com uma câmera, que transmitirá na íntegra tudo que acontece no local.
Segundo a assessoria de imprensa da Globo, as imagens do confessionário estarão disponíveis 24 horas no pay-per-view e para os assinantes do Globo Play (serviço de streaming da emissora), salvo em caso de atendimentos médicos. Eventualmente, vídeos da sala também poderão entrar nas edições do programa que vão ao ar no canal.
O público conhece o confessionário como o lugar onde os participantes indicam uns aos outros para o paredão. Mas, o lugar tem várias funções, entre elas para avaliação médica e psicológica dos brothers, além de supostas broncas da produção. A sala também funciona como um “canal direto” entre os confinados e a produção para casos de emergência, como quando Emilly Araújo denunciou seu namorado de confinamento, Marcos Harter, por agressão.
Os participantes do Big Brother Brasil 18 serão anunciados nesta quinta-feira, ao longo da programação da Globo.

Fonte: Veja

Tempo de Amar: Maria Vitória volta para Portugal e entra em pânico com notícia


Maria Vitória (Vitória Strada) voltará a Portugal mas entrará em pânico ao saber que a filha não está na quinta em Tempo de Amar.
Isso porque Delfina (Letícia Sabatella) omitirá que a bebê está sob os cuidados de Inácio (Bruno Cabrerizo), e a jovem ficará desesperada pela casa em busca de Mariana, segundo informa o jornalista Daniel Castro.
No dia do retorno, Delfina, Tereza (Olivia Torres) e os empregados da casa estarão enfileirados aguardando José Augusto e o casal Maria Vitória e Vicente (Bruno Ferrari), e a jovem estranhará a ausência da filha.
“Tereza… Que alegria estar contigo. E onde está Mariana, que não vejo aqui?”, dirá a mocinha. “Acalme-se, meu amor”, falará Vicente. “Delfina, onde está minha filha?”, questionará Maria Vitória. Maldosa, a amante do fazendeiro ficará em silêncio, e Maria Vitória percorrerá todos os cômodos da casa cada vez mais nervosa. “Mariana! Onde está a minha menina?”, clamará.
“O que aconteceu, Delfina? Onde está minha neta?”, perguntará José Augusto. “Mariana está com o pai”, finalmente falará a vilã. “Minha neta está com aquele rato?”, responderá o fazendeiro. “Ele tirou a criança daqui”, falará Delfina.
“Meu pai, Inácio não fez nenhum mal a Mariana”, observará Tereza. “Cala-te, Tereza!”, ordenará a governanta. “Onde está Mariana? Levaram minha menina!”, aparecerá Maria Vitória, em desespero. Henriqueta (Nívea Maria) chegará com a menina nos braços. “Eis aqui tua filha”, falará a doceira. “Minha filhinha… Minha pequena… Meu amor”, dirá a jovem.

Fonte: TV Foco

Curiosidades absurdas sobre a Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo


Desde 2011, quando Kim Jong-Un assumiu o poder, em 2011, nenhum outro cidadão norte-coreano pode ter o mesmo nome que o seu. Os que tiverem, devem mudá-lo imediatamente.

Kim Jong-Un
As eleições da Coréia do Norte acontecem a cada cinco anos, e Kim Jong-un sempre vence, pois ele é o único candidato.

Votando nele mesmo
Os cabelos dos norte-coreanos também é assunto do governo, infelizmente. Lá, os homens só podem escolher 10 tipos de corte, e as mulheres 18, e tudo determinado pelo próprio governo.



Pra piorar, mulheres só podem usar saias abaixo do joelho e são proibidas de andarem de bicicleta, e lá nem se fala em calça jeans.

Mulher sendo fotografada em Pyongyang, capital da Coreia do Norte
Assistir filmes estrangeiros, ler a Bíblia e ouvir músicas de outros países é considerado um crime. Quem for pego fazendo uma das três coisas, poderá ficar na cadeia por até três anos, a não ser que assista um filme da Coréia do Sul, que a coisa fica feia mesmo: o indivíduo "criminoso" estará morto e enterrado.

Uma ONG costuma enviar balões com Bíblias para a Coréia do Norte
Lá, também é impossível assistir internet. De milhares de domínios existentes, apenas 28 estão autorizados a serem acessados. Outra questão que dificulta o acesso à todos é o preço de computadores e notebooks, pois lá é super caro. Há apenas 1.579 endereços de IP registrados no país.

A Coréia do Norte só tem uma fabricante de carros, a Pyeonghwa Motors, com quase todos os veículos de outras fabricantes, como o Siena e o Doblò, da Fiat, o Santana, da Wolkswagen,





Somente os militares e oficiais do governo podem ter automóveis. Os cidadãos não encontram nem um ônibus lá, pois não existe liberdade de ir e vir, a não ser que peçam autorização do governo para isso.


Quando alguém comete um crime, todos os parentes do criminoso também são criminosos. Todos, pai, mãe, filhos, tios, irmãos... vão sofrer junto com o culpado real, sentenciados a trabalhos forçados ou até à pena de morte.

Quando chega os dias 08 de julho e 17 de dezembro é assim: comemorações? Risadas? Nem pensar, pois todos os norte-coreanos devem ficar o dia inteiro pensando em Kim Il-Sung e Kim Jong-Il, o pai do líder do país, pois eles morreram nesses dias.

Com todas as privações, a maconha é legalizada por lá e não é considerada uma droga. (- Oi??)


O mais absurdo é que os norte-coreanos são obrigados a tratar o falecido Kim Il-Sung, o primeiro líder do país desde sua fundação, como um segundo Jesus Cristo. Lá, eles contam os anos à partir de seu nascimento, por isso estão no ano 106, e não em 2018.


Fontes: Exame; Mega Curioso; Veja; Fatos Desconhecidos; Para Os Curiosos; Flat Out

Em Washington, Rodrigo Maia afirma que Bolsa Família escraviza as pessoas

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (17) em Washington, nos Estados Unidos, onde cumpre agenda oficial, que um programa social que escraviza as pessoas não é bom.
"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego. A cidadania é um emprego, a cidadania não é depender do Estado brasileiro", afirmou o presidente da Câmara.
Durante um debate no Brazil Institute do Wilson Center, Maia continuou a criticar programas sociais implementados durante os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, como o Minha Casa Minha Vida, que, segundo ele, foi "um projeto social malfeito". Segundo o parlamentar do DEM, o MCMV deveria ser acompanhado de outras políticas de geração de renda.
Possível candidato do DEM à Presidência da República nas eleições de outubro de 2018, Rodrigo Maia disse, ainda, que o Minha Casa Minha Vida não mostrou aos beneficiados que, com a nova realidade, eles teriam que pagar conta de luz e de água.

Presidente da Câmara é potencial candidato do DEM à Presidência da República
Fonte: Jornal do Brasil

Rio terá Dia D de vacinação contra a febre amarela no próximo dia 27

Jornal do Brasil - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio vai promover, no próximo dia 27 de janeiro (sábado), a partir das 9h, o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todos os 92 municípios do Rio vão participar. De acordo com a secretaria, objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela SES e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.
"Temos vacinas para todos os municípios e contamos com o apoio de todos nessa ação. Para ajudar na vacinação, a SES realizou uma parceria com a Secretaria de Defesa Civil para apoiar as prefeituras e oferecer a vacina também nos quartéis. Importante destacar que no dia D a dose que vamos ofertar é a dose integral da vacina, que é a que estamos disponibilizando no momento. Só a partir do dia 19 será feito o fracionamento", disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, que acrescentou: "Somente com a união e a parceria do Estado com municípios e a população, venceremos juntos a febre amarela. Vamos mobilizar todos os municípios e o Corpo de Bombeiros para ampliar o acesso à vacinação."

Postos de vacinação têm apresentado longas filas no Rio
Até o momento, cerca de 46% do público-alvo da campanha está vacinado. A SES está disponibilizando boletins diários com a atualização de casos da doença. Em 2018, até o momento, foram registrados quatro casos de febre amarela silvestre em humanos, uma morte em Teresópolis e três casos em Valença, sendo dois óbitos. Mais informações sobre a doença podem obtidas no site www.febreamarelarj.com.br.
"Especialmente quem mora em região de mata deve buscar a vacinação o quanto antes. Temos doses para todos e a vacina é a melhor e mais eficaz opção para se proteger contra a febre amarela", ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Dose fracionada só em fevereiro
No último dia 9 de janeiro o Ministério da Saúde anunciou que Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo vão adotar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. No RJ essa campanha será realizada em 15 municípios, entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março. Os municípios que terão doses fracionadas são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.
"Nossa programação junto ao Ministério é começar o fracionamento somente no dia 19 de fevereiro. Se em algum momento a gente tiver a necessidade de antecipar o fracionamento, nós vamos fazer. Mas nesse momento a programação permanece para o dia 19", explicou o secretário Luiz Antônio.

Recomendação de vacinação para quem vai viajar para o RJ
No ano passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que todas as pessoas que tenham viagem marcada para o Estado do RJ tomem a vacina. Portanto, quem vem para o Estado do RJ também deve se proteger contra a doença.

Cauã Reymond decide processar fotógrafo que fez imagens do ator nu


Cauã Reymond decidiu entrar na Justiça contra o fotógrafo que fez imagens do artista nu dentro de sua casa. O ator de 37 anos estava meditando sem roupas, na janela, quando foi clicado sem o seu consentimento.
De acordo com a assessoria de Cauã, os veículos de imprensa que publicarem as fotos também serão processados por invasão de privacidade.
A assessoria não informou como o fotógrafo fez o clique, mas especula-se que ele tenha usado um drone. As datas da foto e da entrada do processo, entre outras informações, estão sob sigilo.
"Essas fotos configuram uma invasão da privacidade do ator, que estava dentro de sua própria casa. Qualquer veículo que as publicar poderá responder judicialmente por multiplicar o conteúdo", lê-se no comunicado.

Fim de relacionamento com Mariana Goldfarb
Na última terça-feira, o colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, informou que o ator e a apresentadora Mariana Goldfarb, de 27 anos, já não moravam mais juntos. Eles namoravam havia pouco mais de um ano.
O ator viverá o personagem Dante na série "Ilha de ferro", da TV Globo, escrita por Max Mallmann e Adriana Lunardi. Ainda em 2018, ele estrela o filme "Piedade".

Fonte: Mídia News

Debochada, mulher sorri ao ser presa por tráfico de drogas no PI


Uma mulher apareceu sorrindo logo após ser presa no começo da tarde desta quarta-feira (17) em Teresina. De acordo com a Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) a presa é mulher de um traficante, que também está preso.
Segundo o coordenador da Depre, delegado Menandro Pedro o sorriso foi registrado logo após a mulher ser detida pela Polícia Civil. "Hoje ela chegou aqui e quando foi tirar uma foto ela fez sorrir, mesmo presa e algemada debochando", comentou o delegado. O delegado tem 30 anos de serviço e contou que isso já aconteceu outras vezes.
Menandro Pedro explicou que a mulher foi presa por tráfico de drogas e que atuaria em conjunto com o marido, já detido. “Era uma traficante. A gente já tinha prendido o marido dela e a gente pediu a prisão de todos eles porque ela vende drogas também Foi uma investigação em que levamos as provas para o judiciário e partir disso foi decretada a prisão de toda a organização criminosa”, disse o coordenador da Depre.
A mulher vai responder por tráfico de drogas. “O marido dela já está preso há 4 meses e ela foi transferida para o sistema penitenciário para responder pelo crime”, finalizou Menandro Pedro.

Fonte: G1

Após troca de tiros com a Polícia em Belém, assaltante pede e recebe oração de pastor instantes antes de morrer


Um dos assaltantes que participou da tentativa de assalto ao caixa eletrônico da agência da Previdência Social (INSS) na noite de terça-feira (16), em Belém, recebeu um último gesto de misericórdia antes de morrer. O homem foi baleado durante troca de tiros com a Polícia, quando a ação criminosa foi flagrada. Ele foi atendido, mas não resistiu aos ferimentos, minutos antes conversou com um pastor de igreja evangélica.
"Eu estava indo para a igreja quando me falaram do que estava acontecendo. Quando cheguei tinha muita gente, mas alguém me chamou e disse que um deles queria falar comigo", relata o pastor Zildomar Campelo, que coordena há 15 anos a Assembleia de Deus da esquina da avenida Nazaré com a travessa Dr. Moraes, bem próximo do local do tiroteio.
O jovem estava deitado no chão, ensanguentado quando Zildomar começou a conversa, que durou cerca de 20 minutos. "Ele ainda estava muito lúcido, disse que queria conversar. Me disse que queria pedir perdão para a mãe dele. Que queria pedir perdão para Deus. Falou que já tinha ido na nossa igreja com a mãe dele. Naquele momento fiz uma oração e ele quis se reconciliar com Deus, um expressão que a gente usa quando alguém se arrepende", conta.

Amor ao próximo
A situação delicada, segundo o pastor, é a missão de todo cristão. "Todo cristão tem como objetivo principal morar com Deus no céu. É bíblico. A Polícia fez o que tinha que fazer, mas é o nosso papel como cristão ajudar os outros nas aflições. Tem gente que não entende, mas temos que amar ao próximo. Tanto um policial quanto o criminoso diante de Deus são pessoas que devemos amar. Por isso que não me intimidei de ir lá", comenta o pastor.
Ele ainda cita um versículo bíblico da primeira epístola de Pedro. "O apóstolo já dizia 'Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados', e é isso que precisamos fazer, amar o outro. Já passamos por situações semelhantes, de gente que sofreu com o espacamento e depois pediu uma oração. Como pastor e como cristão, estamos sujeitos a isso", declara.

Fonte: G1

Para Ministério da Saúde, não há surto de febre amarela no Brasil


Embora os registros de mortes de febre amarela tenham aumentado cinco vezes em uma semana, o ministro interino da Saúde, Antônio Carlos Nardi, afirma que não há surto da doença no momento no país, mas sim um “aumento da incidência da circulação viral”. “Há um controle absoluto da situação com estratégia de controle do vetor, de investigação das epizootias [epidemia em animais], da vacinação e com suporte assistencial, caso tenha necessidade na rede hospitalar”, disse ele em entrevista coletiva nesta terça-feira (16).
O Ministério da Saúde divulgou que houve 20 mortes por febre amarela no Brasil desde julho de 2017. O boletim anterior, de 9 de janeiro, reportava quatro vítimas da doença. Segundo o governo, o período considerado de surto foi de julho de 2016 a janeiro de 2017, quando houve 271 casos com 99 mortes, e ocorreu em dois Estados, Minas Gerais e Espírito Santo.
No momento, o “aumento da incidência da circulação viral” abrange São Paulo (20 casos confirmados e 11 mortes), Minas Gerais (11 casos confirmados e 7 mortes), Rio de Janeiro (3 casos confirmados e 1 morte) e Distrito Federal (1 caso confirmado e 1 morte). Por essa razão, o governo não vê necessidade de adiantar a campanha nacional de vacinação. A campanha, que oferecerá doses fracionadas da vacina a fim de atingir um maior número de pessoas, foi adiantada do dia 3 de fevereiro para 29 de janeiro apenas em São Paulo. A estimativa é que 6,3 milhões de pessoas sejam vacinadas no Estado com a dose fracionada.
O ministro não informou qual o estoque de vacinas do país, mas garantiu que não vai faltar. “Essa é uma informação de segurança nacional em todos os países. Mas temos estoque suficiente para vacinar toda a população brasileira, caso necessário, de forma fracionada”.

Fonte: R7

Funk que sugere 'tacar' bebida, transar e abandonar na rua será excluído


Diário de Pernambuco - Após várias denúncias de apologia ao estupro, a música Só surubinha de leve, do MC Diguinho, será excluída do Spotify. A informação foi confirmada ao Viver pela assessoria de imprensa da plataforma de streaming, na qual já era apontado o conteúdo explícito da letra da música. O processo de exclusão será feito pela própria distribuidora, após contato da empresa, e deve ser concluído nesta quarta-feira, data prevista para o lançamento do clipe no YouTube.
"O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam. Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música Só surubinha de leve a respeito do ocorrido e, fomos informados que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção. A música está atualmente no Top Viral pois teve um pico de consumo nos últimos dias", diz a nota oficial da plataforma.
O funk Só surubinha de leve foi lançado em dezembro do ano passado, mas ganhou repercussão nacional nas primeiras semanas de janeiro. Nesta semana, alcançou o posto de música mais tocada na playlist As virais 50 do Brasil, uma das mais executadas do aplicativo, por ser focada nos sucessos repentinos. Com a visibilidade, vieram também as críticas, pois a música sugere que as mulheres sejam embriagadas como prerrogativa para o sexo.
"Taca a bebida, depois taca a pica e abandona na rua", defende o refrão - e trecho mais chocante - do funk. "Só uma surubinha de leve com essas filha da put*" e "Pode vir sem dinheiro, mas traz uma piranha, aí!" são outros versos criticados por internautas e entidades de defesa dos direitos da mulher do Brasil, onde foram registrados 135 estupros por dia em 2016, sendo 49.497 casos ao total, de acordo com dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O coro tornou-se mais forte a partir de uma publicação feita pela paraibana Yasmin Formiga. Ela publicou uma foto na qual simula machucados de agressão física com maquiagem e segura uma placa com o refrão. "Sua música ajuda para que as raízes da cultura do estupro se estendam. Sua música aumenta a misoginia. Sua música aumenta os dados de feminicídio. Sua música machuca um ser humano. Sua música gera um trauma. Sua música gera a próxima desculpa. Sua música tira mais uma. Sua música é baixa ao ponto de me tornar um objeto despejado na rua", ataca na legenda do post, compartilhado quase 130 mil vezes. 

Denuncie
Casos de violência contra a mulher - estupro incluído - podem ser denunciados pelo telefone 1-8-0.

Confira a letra desse troço que nem deve ser chamado de música:

Pega a visão! (x4)

Aquele pique, óh!
É o selminho que tá mandando
Anda, chama!
É o diguinho que tá mandando
Anda, chama!

Pode vim sem dinheiro
Mas traz uma piranha, aí!
Brota e convoca as puta (x2)

Mas tarde tem fervo
Hoje vai rolar suruba
Só uma surubinha de leve
Surubinha de leve
Com essas filha da puta

Taca a bebida
Depois taca a pica
E abandona na rua
Taca a bebida
Depois taca a pica
E abandona na rua

#BackTo2000s - "Garota Veneno", com Rob Schneider e Rachel McAdams


Em 2002, esteve em cartaz nos cinemas o filme Garota Veneno, com o comediante Rob Schneider, que já era lembrado pela participação em "O Rei da Água" (1998), "O Paizão" (1999) e "Gigolô Por Acidente" (1999), e Rachel McAdams, sendo este o primeiro filme que a levou ao estrelato. Ela também é conhecida por interpretar a vilã Regina George em "Meninas Malvadas" (2004).

Rob Schneider em cena do filme Garota Veneno
Seus personagens, Clive Maxtone e Jessica Spencer, mal se conheciam, e eram de caráteres semelhantes. Jéssica é descrita como uma adolescente extremamente mimada e mau caráter, que fazia de tudo para conseguir o que queria, mesmo prejudicando alguém. Já o Clive trabalha num posto de gasolina como frentista, tem 30 anos e de vez em quando arrumava alguns bicos para ter um dinheiro a mais, inclusive desonestamente. Os caminhos se cruzam quando Jessica para com seu carro no posto que Clive trabalha alguns minutos depois de ter comprado um par de brincos, sem saber que tem poderes mágicos. Um deles caiu de sua orelha e foi apanhado pelo bandido, e assim, no dia seguinte os dois trocaram de posições: Clive está no corpo de Jéssica, e Jéssica no corpo de Clive. E para que tudo volte ao normal, Jéssica conta com a ajuda de sua melhor amiga, April, interpretada por Anna Faris.

'Meu pai vê apenas uma cor, a verde', diz filho de Trump ao negar que presidente seja racista


Eric Trump, filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (17) em um programa de TV que seu pai "não vê raças" e a "única cor" que lhe interessa é "o verde", em referência à cor da nota de dólar e à sua especial ênfase no âmbito econômico.
"Meu pai vê apenas uma única cor, a verde. Se preocupa com a economia", afirmou Eric, de 34 anos, que administra junto ao seu irmão Donald Jr. os negócios do presidente americano desde janeiro de 2017.
"Não vê raças. É a pessoa menos racista já conheci em toda a minha vida. Isso não faz nenhum sentido", disse ao comentar as recentes alegações de racismo contra Donald Trump, que teria se referido a Haiti, El Salvador e outros países africanos como "buracos de merda".
Eric Trump fez as declarações no programa "Fox & Friends", da Fox. Em seguida, ele ressaltou que a taxa de desemprego entre afro-americanos é a menor já registrada e lamentou que a imprensa não dá "o crédito" merecido ao seu pai.
Os comentários de Eric coincidem com o que foi expressado pelo presidente americano, que negou taxativamente ser racista e apontou o bom comportamento da economia ao longo do seu primeiro ano de mandato.

Fonte: G1

Patricia Abravanel mostra fotos de Jane: 'Alegria para a família'


Revista Quem - Patricia Abravanel, 40 anos, compartilhou momentos da primeira semana de vida da filha recém-nascida, Jane, em um post compartilhado no Instagram. A menina nasceu no dia 9 de janeiro, em São Paulo.
"Jane, minha filha amada, quanta alegria você trouxe para a nossa família!! Peço a Deus que te proteja, te fortaleça e resplandeça sobre você. Já te amo tanto que sei que todo esse amor só pode vir de Deus. Ele será sempre com você, seja forte e corajosa, entrega seus caminhos ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará!", escreveu a apresentadora, casada com o deputado Fábio Faria, com quem também tem Pedro, de 3 anos.

GRANDE FAMÍLIA
Jane é a 11ª neta de Silvio Santos. Dias antes do nascimento da garotinha, Renata Abravanel, a "filha número 6", deu à luz Nina, seu primeiro bebê.
Patricia é a "número 4" das seis filhas de Silvio Santos. Antes de engravidar pela segunda vez, ela contou que não queria que Pedro fosse filho único. "Quero formar uma família bem bacana. Adoro casa cheia, mas não sei se vou ter pique para mais de dois", disse em entrevista para QUEM.

Patrícia Abravanel com o marido, o filho e Jane
Renata Abravanel com Nina, Daniela Beyruti com Lucas e Patricia Abravanel com Pedro (Foto: Reprodução/Instagram)

Carnaval provoca corrida à cirurgia plástica

Jornal do Brasil - O desejo de exibir um corpo bonito na temporada carnavalesca é o grande responsável pelo aumento da procura de procedimentos estéticos em até 1 semana antes da festa momesca. Há poucos anos,o movimento era atípico, devido ao resguardo exigido em pleno período de férias e ao afastamento do sol, para evitar inchaços e manchas e facilitar a cicatrização.
Segundo cirurgiã plástica Anike Brilhante, especializada pelo Hospital Federal do Andaraí e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a tecnologia vem proporcionando a evolução dos métodos cirúrgicos e de anestesia, deixando as cirurgias muito mais tranquilas.
“Dependendo do procedimento a alta se dá um dia após a operação,sendo que, em geral, o retorno à praia demora um mês, o que também pode variar de cirurgia e do paciente” explica Anike, lembrando que “às vezes, é possível liberar com duas semanas, usando bloqueador solar”.
Anike alerta ainda que não é indicado a qualquer paciente esperar resultados milagrosos sem cumprir o prazo de repouso. “Com duas semanas nem pensar em cair na folia após ter colocado uma prótese de mamas, mas, para quem quer apenas assistir aos desfiles confortavelmente nada impede de fazer uma mini lipo ou até uma lipoaspiração completa”, afirma.

O que ainda dá tempo?
Segundo a cirurgiã plástica para dar um shape até o carnaval que começa em nove de fevereiro, ou seja, é aplicar botox no rosto ou preencher alguns sulcos nasais para dar uma levantada no visual. “É o que eu indico a quem quer estar pronta para as bandas que recheiam a festa e até mesmo sambar nas Escolas da Sapucaí” alerta Anike Brilhante, lembrando que cirurgia plástica é uma operação como outra qualquer e deve ter muitos cuidados no pós-operatório, não é para fazer e ficar sacolejando por aí, exige repouso e descanso. “Uma prótese de mamas, por exemplo, só libero a paciente após um mês de cirurgia, depois de passar por todas as fases como retirada de pontos, drenagem etc” diz.

Conheça os preenchimentos: 

Botox- Pés de galinha, testa franzida e linhas de expressão na testa
A toxina botulínica atua relaxando os músculos e é indicada para tratar as rugas formadas pelas expressões faciais. “Sob anestesia local, a toxina é aplicada com micro agulhas na região que terá os músculos paralisados. A aplicação dura cerca de 10 minutos e o paciente está liberado para voltar às atividades habituais na mesma hora. O resultado é percebido após as primeiras 48 horas e pode perdurar por até oito meses” explica a cirurgiã.

Preenchimentos - Para amenizar olhares profundos e olheiras, rugas perilabiais, Bochecha murcha e bigode chinês. 
O preenchimento facial é o procedimento mais indicado para os males descritos acima. A aplicação de substâncias orgânicas ou inorgânicas, normalmente o ácido hialurônico, é feita após um creme anestésico aplicado por 30 minutos. Lembramos que todos estes procedimentos estéticos devem ser feitos por Membros especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou por um dermatologista. “São procedimentos rápidos e invasivos, mas requerem pontualidade na aplicação e não é permitido por lei aplicá-los sem segurança máxima por quem domina as técnicas” esclarece a cirurgiã plástica alertando. “Veja bem onde estará executando seu procedimento e quem é este profissional. Se ele não pertencer a uma entidade como a SBCP não se exponha. “Riscos existem em qualquer situação e procedimento” finaliza Anike Brilhante.

Meteoro ilumina o céu e causa tremor nos EUA

Jornal do Brasil - Na terça-feira (16) à tarde, os moradores do estado norte-americano de Michigan gravaram uma luz brilhante que iluminou o céu. De acordo com o Serviço Nacional Meteorológico, o fenômeno foi causado pela queda do meteoro.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a queda do objeto provocou um terremoto de 2 graus na escala Richter, a 7 km a leste de Saint Clair Shores, no leste do estado.
"Ao estudar vários dados, o Serviço Nacional Meteorológico assegura que o relâmpago e o ruído não eram de travão ou relâmpago, mas provavelmente um meteoro. Continuamos a observar as notícias publicadas por agências espaciais para publicar a confirmação oficial sobre o meteorito", diz o comunicado do Serviço.


De acordo com as testemunhas, esse fenômeno lembrou um sinal de luz ou trovão que "abalou casas".
"Eu estava certo de que estava acontecendo uma invasão alienígena ou o apocalipse", afirmou um usuário do Twitter que usa o nome de Crash.
O meteoro também pôde ser visto em Ohio (EUA) e Ontário, no Canadá, de acordo com agências meteorológicas e geológicas.

Com Agência Sputnik

Primeiro asteroide do ano se aproximará da Terra na madrugada desta quinta-feira

Jornal do Brasil - Um astrônomo russo revela que fenômenos espaciais surpreenderão os habitantes da Terra. Em particular, ele fala sobre dois asteroides que passarão próximos do nosso planeta.
"No fim de janeiro, duas aproximações de asteroides nos aguardam. Os asteroides 1993 VD e 2003 CA4 passarão a uma distância muito grande da Terra, por isso os especialistas não os consideram como ameaça", comunicou ao canal Zvezda o cientista russo Pavel Skripnichenko, que trabalha no Departamento de Astronomia, Geodésia e Vigilância do Meio-Ambiente da Universidade Federal dos Urais.


Em 18 de janeiro um dos maiores asteroides do cinturão, Vesta, voará em direção à Terra e estará a uma curta distância do nosso planeta. Segundo estimam os astrônomos, é possível que o asteroide seja visível a olho nu. Passará perto da Terra por volta das 4h GMT (1h no horário de Brasília).
O cientista destacou que será possível distingui-lo porque não piscará, ao contrário das estrelas, e também mudará sua posição rapidamente. O caso é realmente interessante sendo que os asteroides raramente são vistos a olho nu.
Quanto ao segundo e maior asteroide — o 144.332 — voará próximo da Terra em setembro de 2018. Seu diâmetro estimado atingirá 1,3 quilômetros, enquanto a distância entre o corpo celeste e a superfície da Terra contará com oito milhões de quilômetros.
Entre outros fenômenos espaciais incomuns esperados em 2018, encontram-se um eclipse total da Lua que ocorrerá em 31 de janeiro, indicou Skripnichenko.
De acordo com ele, a Lua terá uma cor vermelho-púrpura e será possível observá-la na América do Norte, Europa e na parte central da Rússia.
O segundo eclipse lunar acontecerá em julho de 2018 e será visível em grande parte da Europa, Ásia, parte sul da América do Norte, Austrália, Antártida e América do Sul.

Marina Ruy Barbosa adota sobrenome do marido: "Vão achar que sou parente do Walther Negrão"

Jornal do Brasil - Marina Ruy Barbosa atualizou suas redes sociais e acrescentou o sobrenome Negrão, do marido Xandinho Negrão, com quem casou em outubro do ano passado. Bem-humorada, a atriz citou as confusões de seu nome com o do autor Benedito Ruy Barbosa, responsável por sucessos como "Renascer", "O Rei do Gado", "Terra Nostra" e outros. "Marina Ruy Barbosa Negrão, estava pensando... agora eu sou parente de dois autores, Benedito Ruy Barbosa e Walther Negrão", disse.
Vale lembrar que muitos já chegaram a insinuar que ela só teria espaço na televisão por conta do "parentesco" e, por diversas vezes, a atriz explicou que o sobrenome famoso vem de outra figura importante: o jurista Ruy Barbosa, de quem é tetraneta. "Tenho orgulho de ser tataraneta do Ruy Barbosa, mas não vou negar que seria súper ser parente do Benedito... Por outro lado, acho legal poder dizer que não recebi nenhuma ajudinha para conseguir realizar meu sonho. Me dá um certo orgulho", chegou a afirmar, em entrevista ao "Extra". No Twitter, ela também rebateu o comentário de um usuário que questionou se a atriz teria algum parente na Globo por conta de seus tantos papéis em novelas. "Nenhum! Por isso que estou suando desde os 9 pra conquistar meu lugar", escreveu.

Filha de Woody Allen diz ter sido abusada pelo pai aos 7 anos


Em meio à onda de denúncias contra os casos de assédio que acomete Hollywood, Dylan Farrow, filha de Woody Allen com Mia Farrow, voltou a acusar o pai de violência sexual. Em sua primeira entrevista para o canal de TV CBS, ela voltou a afirmar que foi abusada sexualmente por ele quando tinha 7 anos de idade, em 1992. De acordo com Dylan, o cineasta a levou para o sótão da casa em que a família morava e a abusou. "Estou falando a verdade e acho importante que as pessoas entendam que vítimas importam e são capazes de mudar as coisas", afirmou. O diretor, por sua vez, nega as acusações.
A denúncia ressurgiu há algumas semanas, quando ela publicou uma carta aberta no jornal norte-americano Los Angeles times. "Por que Harvey Weinstein e outras celebridades acusadas de abuso foram banidas de Hollywood enquanto Woody Allen consegue um contrato milionário para a distribuição de seu próximo filme?", questiona. Dylan vem denunciando os abusos do pai desde 2014, quando publicou um artigo no jornal The New York times. Curiosamente, um dos responsáveis pelas primeiras denúncias contra Harvey Weinstein foi o irmão de Dylan, Ronan Farrow.
Uma das estrelas do próximo filme de Woody Allen, A rainy day in New York, a atriz Rebecca Hall afirmou que vai doar o cachê recebido pelo trabalho para o Time's Up, fundo criado por atrizes de Hollywood para combater o assédio sexual. Por meio de suas redes sociais, Hall anunciou que tomou a decisão após ler as declarações de Dylan Farrow. Outra estrela do filme, o ator Timothee Chalamet, decidiu destinar seus ganhos a três insituições que combatem o assédio.
Selena Gomez, que também está confirmada no elenco do longa, foi aconselhada pela própria mãe, Mandy Teefey, a não participar da produção justamente por conta das denúncias contra a má conduta sexual na indústria de entretenimento. "Eu tive uma longa conversa com ela sobre não trabalhar com ele e não adiantou", explicou a empresária.

Fonte: Diário de Pernambuco

#Aprendendo - “Entre eu e ele” ou “entre mim e ele”?


Digamos que você tenha um problema a ser resolvido com um amigo e uma outra amiga tenta interferir. Você diria para ela: “Isso é entre mim e ele” ou “isso é entre eu e ele”? Buzina para quem optou pela segunda. O correto é “entre mim e ele”! A explicação é simples e envolve o conhecimento básico sobre o uso dos pronomes.
Vamos relembrar: Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele/a, nós, vós) assumem, na maioria das vezes, a função de sujeito de uma oração. Enquanto isso, os pronomes pessoais oblíquos (mim, comigo, contigo) assumem a função de complemento, na maioria das vezes como objeto da oração.
Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim. É a mesma lógica, por exemplo, da frase “Ele enviou o presente para mim”: no caso, o sujeito é ele, pronome pessoal do caso reto, e o complemento do objeto é mim, pronome pessoal oblíquo.

Fonte: Guia do Estudante

Fibromialgia: mais do que dores físicas


Será que você tem fibromialgia? Antônia é uma mulher de 52 anos. Tem uma vida sem muitas limitações: ela trabalha em uma portaria, limpa a propriedade e cuida de sua própria casa. É uma pessoa agradável, conversa com seus amigos e vizinhos, sempre com um sorriso. Quase nunca se queixa, porque sempre tem que seguir em frente, não importa como ela esteja.
Mas só ela sabe o sacrifício que faz todos os dias para levar uma vida aparentemente normal. Ela sente dores no corpo, em diferentes partes e de maneira difusa. Ela tem dificuldade em acordar pelas manhãs, já que ela não descansa bem durante a noite. Às vezes ela sente tanta dor que não consegue terminar de lavar os pratos, os deixa ensaboados e depois os enxágua. Outras vezes ela sente como se tivesse uma espada de madeira presa em suas costas… Será que ela tem fibromialgia?
Pessoas como Antônia, que constantemente têm sensações de dor que aparecem sem nenhum motivo aparente, podem ter fibromialgia. Normalmente a síndrome da fibromialgia é difícil de compreender, já que os sintomas não são percebidos externamente. Pode parecer que essas pessoas inventam essas dores ou se queixam sem motivo, dando desculpas para não fazer o que devem fazer. Mas este não é o caso, pois sua dor é real e, sendo assim, estão sofrendo.

O que é a fibromialgia?
Por um lado, a fibromialgia tem sido descrita geralmente como dor crônica nos músculos e nos tecidos fibrosos (ligamentos e tendões), ou seja, no sistema muscular e esquelético. Por outro lado, também pode ser definida como hipersensibilidade à dor.Diante dos estímulos que produzem dor, a resposta cerebral dá mais informações, como se houvesse mais dor do que normalmente produziria esse estímulo. Inclusive, quando já não existe o estímulo que produz dor, ela pode persistir.
É assim que, mais do que uma alteração muscular, ocorre uma alteração do processamento central, a nível medular e cerebral. Isso pode ser devido a uma ausência de atividade analgésica (menos opiáceos endógenos) e às mudanças nos principais neurotransmissores associados à sensibilização central (menos serotonina, norepinefrina e dopamina).
Além da dor, geralmente apresentam outros sintomas, como a fadiga, distúrbios do sono, parestesias nas extremidades, falta de concentração e, às vezes, sintomas emocionais, como depressão ou ansiedade.


A fibromialgia se revela uma síndrome muito difícil de descrever. Realmente nenhuma causa específica, biológica ou psicológica foi determinada para explicar essas dores. Em todo caso, felizmente, foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1992.
Os critérios para diagnosticar a fibromialgia são que apresentem dor generalizada em 11 (de 13) pontos sensíveis do corpo (especialmente no pescoço, nas costas e nas articulações, como os cotovelos e os joelhos), durante mais de 3 meses consecutivos. Além disso, não deve haver outra patologia que explique a dor.
Foi assim que essa dor ignorada passou a ser reconhecida, ganhando um pouco mais de voz. Esta avaliação representou um primeiro e muito importante passo para que essas pessoas se sentissem mais acompanhadas e pudessem enfrentar melhor a doença.

A fibromialgia é uma dor crônica?
Antônia, como tantas outras pessoas, diante da dúvida sobre o motivo que a levava a sofrer essas dores por tanto tempo, consultou muitos médicos para encontrar a causa e aliviar seu sofrimento. Durante muito tempo, uma sensação de desespero a invadiu, até que a diagnosticaram com fibromialgia. Mas este não foi o fim, foi muito difícil ter que aceitar que essa dor é crônica e que lhe acompanharia ao longo de sua vida.
Infelizmente, não há uma medicação específica para aliviar as dores da fibromialgia. Os anti-inflamatórios, usados ​​habitualmente, não são efetivos, já que não eliminam a dor ou a atenuam, e ela reaparece. É importante ressaltar que a fibromialgia não é uma doença degenerativa, não destrói as articulações nem causa lesões irreversíveis ou deformidades. Portanto, é necessário desmistificar a falsa crença de que sofrer dessa doença pode levar a sérios problemas de mobilidade e, até mesmo, ter que recorrer à ajuda de uma cadeira de rodas.
Embora nenhuma causa nem medicação específica para a síndrome da fibromialgia seja encontrada, é possível ter uma maior qualidade de vida. A pessoa pode aprender a se cuidar de tal forma que a dor não aumente, que pelo menos se mantenha ou que chegue inclusive a ser reduzida. A mudança é possível.

É conveniente continuar fazendo atividades ou é melhor descansar?
Normalmente, as pessoas com fibromialgia sentem a necessidade de realizar muitas atividades e não dedicam tempo para o repouso. Tanto é assim que chega um momento em que se esgotam extremamente e, então, precisam descansar por horas e às vezes até mesmo por dias, já que a dor que sentem é tão intensa que não lhes permite sequer que se movam.
Portanto, não é uma questão de se privar de atividades nem de descansar sempre. É essencial encontrar um ponto intermediário, que varia de acordo com a pessoa. É muito importante que as pessoas que sofrem de fibromialgia aprendam a regular seu ritmo de atividade e descanso.
Para regular o seu ritmo de atividade e repouso, a primeira coisa que se recomenda éobservar e ouvir seu corpo para evitar atingir o nível máximo de dor (o 10 em uma escala de 0 a 10). Devem aprender a ter consciência de quando estão em um nível 5 e se permitir descansar. Desta forma, irão evitar o pico de dor e fadiga, no qual sentem que não podem fazer mais nada e serão forçados a parar completamente.
Deve-se destacar que, embora se dedique mais tempo ao descanso, é aconselhável realizar um mínimo de atividade física diária, com uma intensidade moderada, para evitar que se produza uma alteração do sistema locomotor devido ao desuso. Não fazer nenhuma atividade física poderia agravar a dor, a fadiga, a rigidez; não só o estado físico, mas também o psicológico.


A importância de dedicar mais tempo ao descanso para não chegar à máxima sensação de dor implica a redução das expectativas. Isso implica não se propor a fazer uma quantidade excessiva de trabalho em um único dia, estabelecer objetivos mais acessíveis ou dividir as tarefas grandes em tarefas menores e mais manejáveis.
Também é benéfico que essas pessoas aprendam a serem mais flexíveis e menos exigentes consigo mesmas. Por exemplo, quando um dia não puderem fazer tudo o que planejaram porque sentiram mais dor, devem evitar se atormentar e se punir, pois isso só irá aumentar seu desconforto.

O tratamento psicológico pode aliviar a dor?
Foi comprovado que uma melhor regulação dos níveis emocionais e relacionais ajuda a aliviar a dor física. É assim que a psicoterapia lhes permite obter uma maior qualidade de vida e melhorar em muitos aspectos, tais como:
Aceitar a dor e conviver com ela.
Restabelecer o equilíbrio emocional.
Aumentar a qualidade do sono.
Melhorar os relacionamentos com os outros, especialmente com a família (que vive mais perto do sofrimento e dos efeitos da dor da síndrome da fibromialgia).

As pessoas que sofrem de fibromialgia, em geral (nem todas, já que não foi definida uma personalidade específica) tendem a se dedicar e a ajudar mais aos demais do que a si mesmas. Elas têm que aprender a dizer “não”. Evidentemente, ajudar os outros é positivo, mas até um limite que não precisa envolver negligenciar a si mesmo.
Desta forma, o tratamento psicológico é focado, entre outros aspectos, para que aprendam a cuidar e a respeitar mais a si mesmos. Este objetivo implica ser capazes de dizer “não” em certas circunstâncias e a se relacionar de forma mais assertiva.
Como geralmente acontece, é mais fácil dizer do que fazer. Eles próprios podem saber que, por exemplo, descansar os ajudaria a se sentir melhor. O problema é que normalmente as pessoas com fibromialgia não estão acostumadas a descansar, e quando o fazem têm um grande sentimento de culpa: sentem a necessidade de cumprir “suas obrigações”. Portanto, têm que aprender a dedicar um tempo para elas mesmas sem se sentirem mal por isso.
Embora descansar pareça um propósito simples, para muitas delas esse descanso questiona sua identidade e, de alguma forma, diminui seu valor. A partir de estudos baseados na “Teoria das Construções Pessoais” de Kelly, foram encontrados várias “construções” (adjetivos) que estão relacionadas aos “dilemas” (obstáculos) que estas pessoas têm para obter as mudanças de que precisam, como por exemplo, as “construções” generosas versus egoístas.
Normalmente as pessoas com fibromialgia são consideradas trabalhadoras e generosas e, de maneira inconsciente, se deixam de lado suas atividades e “obrigações”, sentem que deixam de ser assim, se tornando pessoas fracas e egoístas. Por esse motivo, um dos objetivos da psicoterapia é que eles percebam que descansar ou pedir ajuda não implica deixar de ser elas mesmas.


O que mais os pacientes podem fazer?
Parece que a dor da fibromialgia é incontrolável, não se pode prever quando se intensificará e não há nada que possa diminuí-la. No entanto, de acordo com a “Teoria da Porta de Entrada”, podem ser identificadas determinadas situações que “abrem” a comporta da dor ou a “fecham”.
Por exemplo, observou-se que muitas pessoas com fibromialgia concordam que sentem menos dor quando estão mais relaxadas e distraídas, na companhia de amigos e familiares. Por outro lado, os aspectos que aumentam a dor são: se sentirem tensas, estressadas, oprimidas ou preocupadas, por exemplo, depois de trabalhar, fazer exercícios excessivos ou de discutir.
Uma vez que estão conscientes de que essas situações têm influência na percepção da dor, se trataria de reduzir os aspectos que intensificam a dor e aumentar aqueles que a reduzem, como as atividades gratificantes. Algo fácil de escrever, mas complicado de cumprir para as pessoas que passaram toda a vida assumindo um sacrifício que as tortura muitas vezes mais do que a própria doença.

Fonte: A Mente É Maravilhosa