quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dia Mundial Sem Tabaco: 900 mil fumantes passivos morrem por ano


Zero Hora - Mais de 7 milhões de pessoas morrem todo o ano em decorrência do tabaco, conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pior do que esse total é o número de fumantes passivos que também morrem: 900 mil. Para conter esses índices, a OMS chama a atenção da população, todo dia 31 de maio, para o Dia Mundial sem Tabaco. Na campanha deste ano, o foco da entidade são as doenças cardiovasculares provocadas pelo tabaco. Conforme a chefe do serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Carisi Polanczyk, quem fuma tem risco entre 25% a 30% maior de morrer de doenças cardíacas.
— Do ponto de vista cardiovascular, está bem documentado que o cigarro acelera a inflamação dos vasos, levando à aterosclerose. O sangue também fica mais grosso, levando a eventos embólicos e à trombose. Também há um efeito deletério nos níveis de colesterol — enumera a médica.

De acordo com Roberto Sacilotto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), essa aterosclerose não se limita às coronárias. Ao fumar, pode-se afetar as carótidas e também causar o estreitamento das artérias das pernas.
— Isso provoca a claudicação intermitente, que é quando o indivíduo caminha 100 metros e precisa parar em função de dores na panturrilha. Quando ele para, melhora. Ao retomar a caminhada, a dor volta — explica Sacilotto.

Fora isso, as substâncias presentes no cigarro ainda têm um efeito de envelhecimento precoce dos vasos. Pessoas que começaram a fumar aos 15 anos, por exemplo, aos 30, terão vasos de indivíduos 15 ou 20 anos mais velhos, explica Carisi.
Além dos problemas relacionados ao coração, o tabaco está relacionado a uma infinidade de doenças pulmonares, como enfisema, e cânceres, como de pulmão, boca, língua e estômago.

Fumantes passivos
Para Carisi, além da importância de aumentar o número de ex-fumantes, é preciso conscientizar as pessoas para que não iniciem esse mau hábito, especialmente os jovens.
A medida teria reflexo tanto na saúde dos fumantes em si quanto na dos chamados fumantes passivos, aqueles que inalam as substâncias tóxicas em função da convivência com tabagistas, no trabalho ou em casa.
— As pessoas com exposição continuada são as que mais desenvolvem problemas — diz a cardiologista.

Catarina será estuprada por Otávio em “Deus Salve o Rei” em cena chocante


Metropolitana FM - Tudo acontece quando Otávio se irrita por Catarina ter libertado Augusto (Marco Nanini) do seu castelo. O personagem então imobiliza Catarina, rasga suas roupas, a beija e começa a cena do estupro.


A cena foi produzida com um cuidado especial, por causa do seu horário. Assim que Otávio conseguir beijar Catarina, a câmera irá desviar para as galerias da masmorra e será possível ouvir apenas os gritos da personagem, configurando a cena do estupro.


Ainda não se sabe quando a cena será exibida.

Única sobrevivente de desastre de avião em Cuba, jovem de 19 anos está consciente


G1 - A única sobrevivente do desastre envolvendo um voo da Cubana de Aviación evolui com "estabilidade, consciente e em interação com o meio", embora permaneça em estado crítico, indicou nesta terça-feira (29) o mais recente relatório médico sobre o seu estado de saúde.
Mailén Díaz Almaguer, de 19 anos, está em cuidado "intensivo" e a equipe médica trabalha no controle das condições que representam riscos para o surgimento de complicações, conforme explicou o diretor do Hospital Universitário Calixto García onde ela é atendida há 12 dias, Alberto Martínez.
A jovem é a única sobrevivente do desastre do voo DMJ-972 que aconteceu no último dia 18. A aeronave caiu pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional de Havana e 110 dos seus 113 ocupantes morreram na hora. Três mulheres foram resgatadas com ferimentos graves e duas acabaram morrendo no hospital na semana seguinte.

Mãe de Mailen Díaz
Mailén mantém uma resposta "adequada e progressiva" ao tratamento e nas suas funções respiratórias, cardiovascular, de acordo com o médico. O tratamento aplicado foi efetivo, segundo o diretor, citado pela Agência Cubana de Notícias (ACN). O objetivo é continuar com o tratamento aos sistemas respiratório, cardiovascular, locomotor e também na área psicológica.
A aeronave pertencia a empresa mexicana Global Air e tinha sido alugada pela Cubana para fazer a rota Havana-Holguín. Todos os corpos já foram identificados e atualmente a comissão técnica integrada por especialistas cubanos, em parceria com investigadores mexicanos, americanos e europeus, analisa as causas do acidente, o pior da aviação civil do país nas últimas três décadas.
Na catástrofe morreram 101 cubanos -- entre eles cinco crianças -- e 11 estrangeiros.

Polícia revela golpe em campanha virtual que arrecadou dinheiro para menino com câncer no Pará


Tudo Celular - Segundo informações da Polícia Civil do estado do Pará, uma campanha que arrecadou dinheiro para tratar a saúde de um menino de 10 anos possui fortes indícios de ser um caso de estelionato. O caso aconteceu na cidade de Ananindeua, na grande Belém, sendo que um inquérito foi aberto para apurar o crime.
De acordo com o que foi publicado pelo G1, a mãe e a avó da criança podem ter inventado uma doença para convencer as pessoas a doarem dinheiro para a família. Isso porque na campanha divulgada nas redes sociais elas alegavam que o garoto era soropositivo e tinha câncer em um dos olhos.
Na época, a história contada era de que o garoto também tinha perdido a sua mãe após o parto, sendo que sua avó tinha assumido a missão de cria-lo. Por conta disso, a avó do menino precisava de itens de higiene, alimentação, remédios e dinheiro para o tratamento.


Depois do caso ganhar repercussão e mobilizar a sociedade local, diversas denúncias surgiram. Por conta disso, a mãe e a avó foram conduzidas até a delegacia onde elas confirmaram o golpe ao delegado Marcelim Soares, responsável pelo inquérito. Ele ainda disse:

O menino vivia o tempo todo com uma venda nas vistas para convencer as pessoas de que tinha câncer nos olhos, mas tudo era farsa. A criança não tem qualquer problema de saúde.

Segundo o que foi apurado pela polícia, a campanha chegou a arrecadar cerca de R$ 3 mil, sendo que a mãe e a avó foram liberadas. Já o garoto foi encaminhado aos cuidados do Conselho Tutelar que ficará responsável em definir a sua guarda temporária.

#PersonagensInesquecíveis - Maria Regina, grande vilã de 'Suave Veneno' (1999)


Maria Regina foi interpretada por Letícia Spiller e fez parte da novela das oito Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, exibida entre 18 de janeiro e 17 de setembro de 1999 em 209 capítulos. A personagem era a executiva principal da Marmoreal, empresa criada por seu pai, Waldomiro (José Wilker), mas não se contentava com pouco, pois o que ela queria mesmo era presidi-la.

Luana Piovani (Maria Eduarda), Letícia Spiller, José Wilker, Irene Ravache (Eleonor, ex-mulher de Waldomiro) e Vanessa Lóes (Maria Antônia) formavam o núcleo principal da novela Suave Veneno. Todos os personagens formavam a família Cerqueira.
Era casada com o também executivo Álvaro Figueira (Kadu Moliterno), com quem teve dois filhos, Patrícia (Cecília Dassi) e Rafael (Herval Siqueira). Estudou em boas universidades, e por isso desprezava as origens nordestinas de Waldomiro e se achava melhor preparada para assumir a Marmoreal. Passou boa parte do folhetim tentando tirar o pai do cargo na empresa e infernizando a vida de Maria Inês (Glória Pires), nova mulher de seu pai e, para ela, uma intrusa na família.
Apesar de Suave Veneno ter ido mal no ibope, com apenas 38 pontos de média geral, Maria Regina entrou no rol das maiores vilãs da teledramaturgia.

#CineClassics - "Meninas Malvadas", filme com Lindsay Lohan e Rachel McAdams nos papéis principais


Em 2004, Lindsay Lohan protagonizava um de seus maiores sucessos no cinema antes de cair na decadência. No filme "Meninas Malvadas", que entrou em cartaz nos cinemas americanos em 30 de abril daquele ano, sua personagem era a adolescente Cady Heron, que morou durante muito tempo na África com os pais zoólogos até que sua mãe volta para os Estados Unidos prestes à dar aulas numa universidade.


Lindsay Lohan, Amanda Seyfried, Lacey Chabert e Rachel McAdams em cena do filme que se transformou em êxito mundial
Antes, estudava em casa, mas essa realidade mudou. Assim que pisou pela primeira vez numa escola, logo no primeiro dia, se mete com a fofoqueira Regina, personagem de Rachel McAdams que pretendia escrever um livro baseado na vida de todo mundo que circulava lá dentro, incluindo dois amigos que conheceu, Janis Ian (Lizzy Caplan) e Damian (Daniel Franzese). Mesmo assim, começou a andar pra cima e pra baixo com Regina, mas só para descobrir todos os seus segredos e destruí-la.

Livro 'Burn Book', do filme Meninas Malvadas
Cena do filme Meninas Malvadas
O filme é eleito um dos mais emblemáticos de todos os tempos, assim como Regina George o personagem mais lembrado da carreira de Rachel, que, no ano anterior, fizera 'Garota Veneno' (com Rob Schneider). Ao todo, a produção, que anos mais tarde fora transformada em jogo eletrônico e em musical, arrecadou aproximadamente 130 milhões de dólares.

Rachel McAdams ganhou o prêmio 'Melhor Revelação Feminina'

Maju Coutinho apresenta a previsão do tempo no Instagram por falta de espaço no Jornal Nacional


Nesta quarta (29), o Jornal Nacional não pôde deixar que a jornalista Maria Júlia Coutinho fizesse a previsão do tempo para todo o país, e por isso mesmo ela decidiu usar seu perfil pessoal do Instagram para isso. O motivo foi a cobertura da greve dos caminhoneiros, que já dura desde domingo passado (20), e veio tomando praticamente todo o tempo do jornal noturno. As informações são do site TV Foco.
Vejam o vídeo abaixo:

Uma publicação compartilhada por majucoutinhoreal (@majucoutinhoreal) em

Homem faz gesto obsceno na Globo, repórter se revolta e toma atitude ao vivo


TV Foco - A repórter Michelle Loreto, da Globo, surpreendeu aos telespectadores com sua postura ao vivo no SPTV, telejornal de São Paulo, nesta quarta (30), quando foi interrompida por um morador que passava por aquela região.
O homem, ciente de que estava sendo transmitido pela Globo, apareceu fazendo um gesto obsceno e a repórter se manifestou. Educadamente, ela se virou, disparou “que feio, moço”, e seguiu com seu trabalho. Confira o vídeo:

Caminhoneiro desiste de greve e deixa mensagem em seu veículo

A foto, tirada próximo ao município de Nova Iguaçu (estado do Rio de Janeiro), mostra a revolta sentida por um dos caminhoneiros que pararam as pistas de todo o país com protestos contra o aumento de combustível no domingo passado (20) Deve ser porque ficou sabendo das filas que andaram fazendo em alguns postos para abastecimento (até briga teve), ou porque se deu conta dos prejuízos que foram causados à todos.
O motorista do veículo abaixo, aparentemente revoltado, escreveu na faixa estendida atrás do caminhão que "cansou de lutar" pelos que foram contra a essa inusitada greve, chamando-os de "merdas". A imagem foi publicada pela página de Facebook "Bangu Ao Vivo" e já recebeu até o momento cerca de 15 mil reações.

Paraná Pesquisa: Na Bahia, Lula segue na liderança para eleições em 2018

Jornal do Brasil - O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta quarta-feira (30) pesquisa com intenções de voto para presidente com eleitores na Bahia. De acordo com o levantamento, no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Jair Bolsonaro aparece na frente, com 19,7% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, com 18,6%; Ciro Gomes, 13,8%; e Geraldo Alckmin, 5%. Já no cenário com a presença do petista, Lula lidera com 43,4%, seguido por Bolsonaro, que registra 16,8%; e Marina Silva, com 8,3%.
O levantamento ouviu 1.540 eleitores entre os dias 23 e 28 de maio e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BR-23.549/2017. Possui margem de erro de 2,5% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

CENÁRIO SEM LULA
Na situação eleitoral sem o ex-presidente petista, atrás de Geraldo Alckmin aparecem Alvaro Dias, com 4,9%; Fernando Haddad, 1,9%; Flávio Rocha, 1,6%; Manuela D'Ávila e Rodrigo Maia, com 1,4%; Henrique Meirelles, 1,2%; João Amoêdo, 1,0%; e Levy Fidelix, 0,7%. "Nenhum" dos candidatos registrou 23,1%. Não sabem, 6,8%.
Na divisão por gênero, Bolsonaro é o que tem maior percentual entre os homens, com 25,4%; e Geraldo Alckmin o menor, 5,0%. Entre as mulheres, o candidato com maior percentual de indicações foi Marina Silva, com 21,3%, que ainda apareceu atrás de "nenhum" candidato, que registrou 25,7%, contra 20,2% entre os homens. O candidato menos indicado pelas mulheres é Alvaro Dias, com 4,4%.

Bolsonaro é preferido de jovens entre 16 e 24 anos
Na divisão por idade, o deputado Jair Bolsonaro registrou o maior percentual entre os eleitores mais jovens, de 16 e 24 anos. O parlamentar tem 31,2% da preferência deste público, contra 22,1% de Marina Silva; 5,5% de Ciro Gomes, 2,4% de Geraldo Alckmin; e 2,0% de Alvaro Dias. "Nenhum" candidato registrou 19,4%. Não sabem foram 6,3%. Outros candidatos registraram 11,1%, diz a pesquisa.
Os menores percentuais de Bolsonaro foram registrados em dois grupos, de 45 a 59 anos, e no grupo de 60 anos ou mais, os dois com 13,2%. Nestes, a preferência ficou com "nenhum" candidato, com 24,9% e 22,3%, respectivamente, seguido por Marina Silva e Ciro Gomes. Marina tem 17,5% no grupo de 45 a 59 anos, e 15,8% para o grupo de 60 anos ou mais. Ciro registrou 15,8% no primeiro grupo e 17,7% no segundo.

CENÁRIO COM LULA
No cenário que considera Lula, preso desde abril por ordem do juiz Sérgio Moro, o petista registra o maior percentual com destaque, 43,4%, deixando Bolsonaro com a casa dos 10% e Marina com menos, 8,3%. Atrás de Marina, aparecem Ciro Gomes, com 7,1%; Alvaro Dias, 3,8%; Geraldo Alckmin, 3,2%; Flávio Rocha, 1,3%; Henrique Meirelles, 0,8%; Manuela D'Ávila, 0,6%; Levy Fidelix, 0,5%; Rodrigo Maia, 0,5%; e João Amoêdo, 0,4%.
Na divisão por gênero, Lula tem maior percentual entre homens e mulheres, 40,2% e 46,3%, respectivamente. O menor percentual fica com Geraldo Alckmin, 3,3% e 3,2%.

Lula também sai na frente entre os eleitores mais jovens
Se Bolsonaro tem destaque entre os mais jovens no cenário sem o ex-presidente Lula, no levantamento que considera o petista, este tem o maior percentual, bem à frente do deputado. Lula registra 45,5% das intenções de voto contra 27,3% de Bolsonaro no grupo entre 16 e 24 anos.
A preferência por Lula dispara também nos outros grupos etários, na casa dos 40%. Bolsonaro oscila entre 11,2%, no grupo entre 45 e 59 anos, e os 27,3% dos mais novos.

#HouseClassics - Joey Negro & Gramophonedzie Feat. Shea Soul: "No Sugar"


Após o sucesso mundial de Why Don't You, o DJ Gramophonedzie acertou novamente ao lançar o single "No Sugar", desta vez, em parceria com Joey Negro (famoso por canções como Can't Get High Without U, Must Be The Music e Make A Move On Me) e a cantora Shea Soul.
No Sugar tem elementos do jazz, que assim como o funk, nunca falta nas canções de Gramophonedzie.

Preso suspeito de envolvimento no assassinato de Marielle Franco


Diário do Centro do Mundo - Policiais da Delegacia de Homicídios da Capital prenderam, na tarde desta terça-feira, Thiago Bruno Mendonça, conhecido como Thiago Macaco, de 33 anos, no interior de uma loja do Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte. A prisão cumpre um mandado expedido pelo juízo da 2ª Vara Criminal, com base em investigação da própria especializada. Thiago Macaco é acusado de matar Carlos Alexandre Pereira Maria, o Cabeça, colaborador do vereador Marcello Siciliano (PHS). Carlos Alexandre foi morto no dia 8 de abril deste ano, quando estava em um bar, no bairro da Boiúna, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.


Thiago Macaco também é citado no depoimento de uma testemunha-chave do caso da execução da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março deste ano, no Estácio, conforme revelou reportagem do GLOBO. Segundo a testemunha, que é um ex-miliciano, ele seria ligado a Orlando de Curicica, chefe da milícia da Boiúna, atualmente preso. Os dois teriam participado do assassinato da parlamentar, que estaria atrapalhando os negócios do grupo paramilitar na Zona Oeste. Esses negócios também interessariam a Siciliano, que nega as acusações.

BBC cancela série 'Roseanne' por posicionamento racista da protagonista no Twitter

Roseanne Barr e John Goodman em cena da série Roseanne
A comediante Roseanne Barr acaba de perder a série da qual era protagonista após fazer um comentário racista com a repórter norte-iraniana Valerie Jarrett. Para Roseanne, que atuava na série homônima produzida pela BBC, em uma conversa no Twitter, Valerie era um 'cruzamento da Irmandade Iraniana com o Planeta dos Macacos'.
Valerie Jarrett nasceu no Irã e é filha de norte-americanos
Em resposta à famosa, a repórter disse que comentários como o de Roseanne são proferidos todos os dias. Além disso, Roseanne, que pôs a culpa em seu remédio de dormir e depois pediu perdão à Valerie, disse que não usará mais sua conta. As informações são do site Notícias da TV.