domingo, 19 de agosto de 2018

Curso grátis na USP sobre Harry Potter abre inscrições


Catraca Livre - O menino-bruxo mais famoso do mundo ganhou um curso de extensão universitária dedicado a quem deseja se aprofundar nos seus mistérios. As histórias de Harry Potter, escritas por J. K. Rowling, fizeram com que três estudantes de pós-graduação, sob a coordenação de uma das professoras do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP (Universidade de São Paulo), estruturassem o curso “Harry Potter: caminhos interpretativos“.
As aulas são gratuitas para estudantes ou não da USP e acontecem entre os dias 14 de setembro e 19 de outubroA. Os pré-requisitos são: ter mais de 18 anos e ter lido os sete livros da série. Interessados devem fazer a inscrição, que serão abertas dia 20 de agosto, pelo site do Sistema Apolo. 

O curso pretende discutir as obras sob as seguintes perspectivas: os personagens-chave de Harry Potter; Harry Potter: herói romanesco;
Harry Potter: indivíduo em formação; as construções dos masculinos e dos femininos em Harry Potter; Harry Potter, a crítica literária e a voz do leitor.

NASA pode ter detectado o fim do sistema solar, uma gigante parede negra


FATOS DESCONHECIDOS - Uma sonda espacial, a New Horizons, lançada pela NASA em 2006, está se aproximando da fronteira do Sistema Solar a uma distância de cerca de 6,5 bilhões de quilômetros da Terra. Uma espécie de 'muralha' formada por hidrogênio foi detectada pela sonda em uma região onde os raios solares terminam seu alcance.
Há cerca de 30 anos, outra sonda espacial, a Voyager, teria passado por esta região e coletado alguns dados importantes. No entanto, as observações recentes trazem uma nova perspectiva sobre essa fronteira em nosso Sistema Solar. Um artigo completo, descrevendo todas as informações coletadas pela New Horizons, será publicado na revista Geophysical Research Letters.

A descoberta da New Horizons


A sonda lançada há mais de uma década capturou um brilho estranho e que pode explicar um fenômeno presenciado há cerca de 3 décadas pelas sondas Voyager 1 e 2 da NASA. Um brilho ultravioleta parece ser proveniente do fim do Sistema Solar, em um ponto onde o Sol já não tem mais tanta influência sobre os corpos celestes.
O Sol produz uma corrente de partículas carregadas, que entram em contato com partículas de hidrogênio entre os planetas, emitindo luz ultravioleta. Com o tempo, ao enfrentar o espaço, a velocidade dessas partículas solares diminuem. Como consequência, elas se acumulam nessa fronteira convencional, onde são aquecidas e comprimidas, até que mudem seu campo magnético.
Assim, 'a muralha de hidrogênio' se ilumina. O brilho detectado pela New Horizons era muito forte. Uma investigação feita por Randy Gladstone, pesquisador do Southwest Research Institute, quer compreender se nesta área pode haver uma outra fonte de luminosidade e espera que através da coleta de informações da sonda eles possam atestar a descoberta.
"Presumimos que há algo mais por aí, outra fonte de luminosidade. e se tivermos uma oportunidade com a New Horizons, talvez possamos fazer uma imagem.", disse Gladstone ao portal Gizmodo. No momento, a sonda se encontra no cinturão de Kuiper, aguardando um asteroide que passará pelos arredores e depois seguirá em direção à nuvem de Oort.

Americana de 22 anos ganha um rosto novo após transplante

Kate Stubblefield tinha só 18 anos quando tentou tirar a própria vida usando uma pistola devido à problemas de relacionamento amoroso e de saúde, mas não teve sucesso. Ao invés da vida, a única coisa que perdeu com essa atitude foi a beleza, já que seu rosto ficou deformado. Agora, ela ganhou o título de pessoa mais jovem a fazer um transplante facial total, já que está "de cara nova".


Na foto acima, à esquerda, está Katie antes da tentativa de suicídio. À direita, a mesma mulher com o rosto que pertencia à Adrea Schneider, de 31 anos, que morreu de overdose de drogas, e a decisão de fazer o transplante veio da avó, Sandra Bennington.

Na foto à esquerda, está Adrea Schneider. À direita, Sandra Bennington, avó, ao lado de Katie Stubblefield
Katie ainda tem dificuldade de falar devido ao dano que a bala causou à boca, e nos próximos meses, deverá passar por uma cirurgia com o objetivo de melhorar a aparência e a funcionalidade do rosto. A mulher deverá ainda tomar medicamento anti-rejeição para o resto da vida, e já manifestou sua vontade de ser palestrante, à fim de dizer a outros jovens sobre a importância da vida. A matéria foi retirada do site BBC.

Globo fecha parceria com a Sony para produzir série sobre o nazismo

Sophie Charlotte e Mateus Solano serão estrelas da minissérie. (Foto: Montagem/Divulgação)
TV Foco - Já foi noticiado que a Globo vai produzir uma série que contará a história da brasileira Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, segunda mulher do escritor Guimarães Rosa, que arriscou a vida ao ajudar judeus a virem para o Brasil, no auge do regime nazista na Alemanha.
O Anjo de Hamburgo, minissérie em 10 capítulos, terá autoria de Mário Teixeira será exibida no ano que vem. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, do UOL, o Grupo Globo fechou com a Sony Entertainment, uma das mais poderosas empresas de mídia do mundo, parceria neste projeto.

Sophie Charlotte está escalada para mais um trabalho na Globo. (Foto: Reprodução/Instagram)
A ideia inicial é primeiro fazer um lançamento internacional da série e só depois colocá-la em exibição no Brasil. A emissora recrutou vários atores internacionais para participar da história. As gravações estão previstas para iniciarem ainda esse semestre em Buenos Aires, Argentina.

Acidente em show dos Backstreet Boys, nos EUA, deixa vários feridos


Notícias Ao Minuto - Ao menos 14 fãs dos Backstreet Boys e da 98 Degrees ficaram feridos quando esperavam para assistir a um show das bandas pop no WinStar World Casino and Resort, em Thackerville, no estado de Oklahoma (EUA). Uma tempestade com ventos fortes derrubou uma tenda em cima do público.
De acordo com o site 'TMZ', os fãs estavam abrigados da chuva numa tenda, enquanto aguardavam para entrar no pavilhão onde iria ocorrer o espetáculo. Uma ventania derrubou a estrutura montada no exterior da casa de show, atingindo alguns dos presentes.
Os serviços de emergência foram acionados.
Após o incidente, as bandas decidiram cancelar a apresentação, alegando que em primeiro lugar está a segurança dos seus fãs.
Nas redes sociais, alguns membros do Backstreet Boys lamentaram o ocorrido e garantiram que estarão de volta para um novo espetáculo.

Update... unfortunately, due to damage sustained in the storm earlier this evening, we are unable to perform the show tonight. Safety is always #1. Keep your tickets because, Backstreet WILL BE BACK! ✌🏻❤️

Maria Gladys, atriz de 'Vale Tudo', assume ser chegada às drogas

Maria Gladys como Lucimar em 1988, na novela das oito 'Vale Tudo'
A atriz carioca Maria Gladys pode ser vista novamente no Canal Viva com a reprise de "Vale Tudo", uma das obras mais aclamadas da Globo até os dias atuais. Ela interpretou a faxineira Lucimar na novela de 1988 e participou de outros sucessos que prenderam o público na tela da TV, como 'Grande Sertão: Veredas' (1986), 'Top Model' (1989), 'Fera Ferida' (1993), 'Corpo Dourado' (1998) e 'Caminho das Índias' (2009), e hoje está demitida da emissora.

Maria Gladys nos dias atuais
Em entrevista ao site UOL, Maria conta que mora numa pequena cidade de Minas Gerais, Santa Rita de Jacutinga, há cinco anos, e revelou que seu papel na novela foi escrito justamente pra ela mesma. "Ele fez para mim. Quem escrevia os personagens pobres era o Aguinaldo Silva. 'Vale Tudo' foi um sonho, uma novela fabulosa. Abalou o Brasil, não existe mais isso. Esses dias, assisti. Todo mundo tão novinho. A Glorinha [Pires] uma menina!".
Aos 78 anos, Maria Gladys, que já namorou o cantor Roberto Carlos na adolescência, diz que bebe cerveja todos os dias, mas não muito, e ainda por cima ama uma cannabis [maconha], droga que não se imagina vivendo sem. "Minha doença é não abandonar a cannabis. Isso só me faz bem", afirmou ela, que apesar disso, mantém uma alimentação saudável. "Tenho saúde ótima. Sou macrobiótica, não como coisas que fazem mal. Procuro me alimentar de produtos orgânicos, como arroz integral há 40 anos".
Com mais de 30 anos de serviços prestados só à Globo, Maria Gladys também se destacou no teatro. Ela foi a primeira atriz a ficar nua nos palcos para o cartaz da peça O Chão dos Penitentes, em 1965. No cinema, participou de mais de 30 produções, entre elas, 'Bonitinha, Mas Ordinária' (1963), 'Os Fuzis' (1964), 'Como Vai, Vai Bem?' (1968), 'O Meu Pé de Laranja Lima' (1970), 'Anchieta, José do Brasil' (1977), 'Rio Babilônia' (1982), 'Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez' (1985), dois filmes da franquia 'Se Eu Fosse Você' (2006/2009) e 'Febre do Rato' (2012).

Acusado de estuprar menina de 4 anos é preso no Espírito Santo


O elemento que estava sendo caçado desde o início do mês por estuprar uma garota de 4 anos foi encontrado na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Eduardo Gonçalves de Souza, de 19 anos, estava foragido do Rio e escondido na casa da família.


O crime ocorreu na madrugada do domingo retrasado (05), quando a mãe da criança, uma empregada doméstica, saiu para resolver problemas pessoais e a deixou na casa dos patrões, os pais do elemento. Quando voltou, de manhã, a mulher percebeu que a filha estava mancando e com a roupa um pouco suja de sangue. Já no hospital, os médicos fizeram uma operação e deram 22 pontos internos e oito externos nas partes íntimas da menina.
Os familiares do acusado contaram à polícia que Eduardo confessou o crime no mesmo dia. Agora as investigações seguem com o intuito de descobrir como esse crime aconteceu. As informações são do site G1.

Deivison Kellrs, vocalista da Banda Torpedo, morre aos 30 anos


O cantor Deivison Kellrs não resistiu à luta contra o câncer de fígado, que já durava um ano, e veio a óbito neste domingo (19) aos 30 anos. Deivison respirava com ajuda de aparelhos há 10 dias, e estava internado desde o dia 04, quando seu estado de saúde começou a se agravar. Hoje, seus batimentos cardíacos começaram a diminuir aos poucos, e a equipe médica do hospital onde estava, em Recife (PE), tentou reanimá-lo, mas, como podem ver, não teve sucesso.

Deivison antes de adoecer com câncer no fígado
Deivison Kellrs, que trabalhou como garçom antes da fama como vocalista da Banda Torpedo, deu entrada no hospital um dia antes do evento em prol de sua saúde, 'Todos com Deivison Kellrs'. Além da Torpedo, outras bandas como Sedutora, Swing do Amor, e artistas como Michelle Mello, MC Elvis, Anderson Roger e MC Japão, doaram seus cachês para ajudar no tratamento.
A família do cantor ainda não deu informações sobre quando e onde ocorrerá o velório e o sepultamento. As informações são dos sites G1 e Diário de Pernambuco.

Wesley Safadão é detonado na web por participar do Criança Esperança

Wesley Safadão no Criança Esperança
Observatório da Televisão - Na noite deste sábado (18), a TV Globo exibiu o Criança Esperança, que teve inesperadamente Wesley Safadão como uma das atrações musicais. O artista interpretou a canção Asa Branca junto com a Orquestra Mundana Refugi.
Entretanto, na web, o momento surpreendentemente não passou batido e logo rendeu várias críticas por causa da presença do famoso, que se envolveu recentemente em uma polêmica com a ex-mulher, Mileide Mihaile, por causa da pensão do filho.


“Como leva um cara como Wesley Safadão, envolvido com uma polêmica pra reduzir a pensão do filho, pro evento pra arrecadar dinheiro se o cara nem com o filho uma criança queria gastar?”, indagou uma internauta no Twitter.
Veja:

wesley safadão não paga pensão nem pro filho, imagina ele doando pro criança esperança e pedindo o recibo
Wesley Safadão no Criança Esperança sendo que ele não paga a pensão pro próprio filho?!.. Faltou só o casal Nardoni homenageando as crianças...
Machismo...
Nem 5 minutos depois aparece o Wesley Safadão que recusou pagar a pensão corretamente para seu filho e humilhou a mãe do garoto.

como leva um cara como wesley safadao envolvido com uma polemica pra reduzir a pensão do filho pro evento pra arrecadar dinheiro se o cara nem com o filho uma criança queria gastar? RANÇO
E mais:

Que absurdo um cara q queria reduzir a pensão do próprio filho participar do Criança Esperança.Errou feio a rede globo em convidar o Wesley Safadão
Wesley Safadão no ? é isso mesmo produção?
O cara foi o mais falado nos últimos dias e ainda por causa de criança que é o filho dele por causa de pensão.
Essa globo é um lixo mesmo né!

Globo abre discussão contra machismo num pgma. Globo chama Wesley Safadao pra cantar nesse mesmo programa. Aff
Wesley Safadão? o que uma pessoa que nao queria nem pagar pensão pra sua própria criança faz ai?
wesley safadão, reveja a matéria sobre respeitar as mulheres, traição também é uma agressão, você agride a autoestima e o coração da mulher
E ainda:

Wesley Safadão no criança esperança sendo que há poucas semanas ele não queria dá esperança nem ao próprio filho
Wesley Safadão no Criança Esperança???
O cara nem queria pagar uma boa pensão para o filho dele.
Imagine para os filhos dos outros...

Wesley Safadão no Criança Esperança querendo ajudar as crianças? Meio contraditório não? Obrigado!