sábado, 17 de novembro de 2018

Navio e drones subaquáticos ajudaram a encontrar submarino argentino desaparecido


BBC - A empresa de exploração submarina Ocean Infinity foi contratada pela Marinha da Argentina para realizar as buscas do submarino ARA San Juan, que desapareceu em novembro de 2017 com 44 tripulantes. Neste sábado, a Marinha argentina anunciou que o submarino foi encontrado a mais de 800 metros de profundidade, no Oceano Atlântico.
Segundo as autoridade, ele pode ter "implodido".
As buscas no fundo do Oceano Atlântico começaram a cerca de 300 milhas náuticas da cidade portuária de Comodoro Rivadavia, no sul da Argentina.
A operação envolveu o navio Seabed Constructor, construído nos estaleiros de Bergen, na Noruega, onde a empresa tem sua base de operações.
O navio tem 115 metros de comprimento e 22 metros de largura. Além de um heliporto, ele possui tecnologia de ponta.


Ele também tem um laboratório com computadores de última geração, braços mecânicos, lanchas rápidas, guindastes de 250 toneladas e uma velocidade de exploração de 1.200 quilômetros, segundo o site da Marinha da Argentina.
No entanto, os equipamentos cruciais usados para encontrar o San Juan foram os veículos submarinos autônomos (AUV, na sigla em inglês), também conhecidos como "drones subaquáticos".
A empresa Ocean Infinity diz que seus "drones" são os mais avançados do mundo, como uma capacidade de operar em uma profundidade de até 6.000 metros.
Drones subaquáticos
Como o nome indica, esses veículos são autônomos e não estão ligados ao navio por nenhum cabo, o que permite aos "drones" mergulhar em águas mais profundas e coletar dados de maior qualidade.
Eles podem se mover a uma velocidade de 2 a 6 nós (cerca de 4 a 11 km por hora) e ter reservas de 400 horas de bateria.

A tecnologia dos drones
Entre as tecnologias utilizadas pelos navios e pelos drones estão um scanner sonar de varredura lateral, sondas de ecolocalização multifeixe, câmeras de alta definição e sensores de condutividade, temperatura e profundidade.
O navio Seabed Constructor tem capacidade para carregar 102 pessoas, mas nessa operação ele tinha apenas 60 tripulantes a bordo, segundo a empresa.
Além dos funcionários, oficiais da Marinha da Argentina também participaram das buscas. Quatro familiares da tripulação do submarino também estavam a bordo.
A operação da Ocean Infinity também teve apoio de várias entidades para determinar a zona de busca do submarino, como a Marinha Argentina e a Marinha Real do Reino Unido.
Cada diária do Seabed Constructor custou 50 mil dólares por dia (R$ 186 mil) ao governo da Argentina. Toda a operação saiu por 7,5 milhões de dólares (cerca de R$ 28 milhões).

Cada diária do Seabed Constructor custou 50 mil dólares por dia
Como foi a descoberta do ARA San Juan
Após dois meses de buscas, a Ocean Infinity havia anunciado que abandonaria a expedição nesta semana - ao menos, temporariamente.
Porém, na noite de quinta-feira, no mesmo dia em que se completava um ano desde as últimas comunicações com o ARA San Juan, a Ocean Infinity comunicou sobre a descoberta de um novo ponto de interesse - o 24ª desde que a empresa começou a rastrear o fundo o mar em busca do submarino.
O "ponto de interesse" é um local onde se suspeita que possa estar o submarino e que, por isso, deve ser investigado.
Ante este sinal, o navio Seabed Constructor se dirigiu à área onde estava o drone que fez a descoberta. O robô, então, forneceu a "identificação positiva" do submarino.
Andrew D. Bowen, principal engenheiro do centro de estudos oceanográficos Woods Hole Oceanographic Institution, explicou para a BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, por que a busca de um submarino pode ser tão complicada.
Segundo ele, 80% do oceano segue sendo um enigma. "E isso está relacionado à dificuldade de encontrar não apenas o ARA San Juan, mas também o M370 (avião da Malaysia Airlines, que desapareceu com 227 passageiros) e o K-141 Kursk (submarino russo desaparecido em 2000 com 118 tripulantes a bordo)".

Batalhando contra doença rara, José Mayer enfrenta geladeira da Globo e é excluído pelos amigos


Caras - A Lei do Amor terminou em março de 2017, e marcou o afastamento de José Mayer das telinhas da Globo.
O tempo na geladeira é por conta de uma acusação de assédio feita por uma colega da produção do canal. Após a polêmica, o ator pediu desculpas, e diversos colegas se afastaram.
Segundo anunciou Fabíola Reipert no Balanço Geral SP desta segunda-feira, 12, nesse meio-tempo em que esteve fora dos bastidores, o astro desenvolveu uma doença autoimune, granulomatose de Wegener. Nela, os vasos sanguínios se inflamam e não funcionam bem, resultando em complicações para os órgãos pouco irrigados.
Além disso, a jornalista afirmou que, com o afastamento da TV, seus amigos teriam se separado dele, deixando-o com a companhia apenas de Betty Faria e Aguinaldo Silva.

A ACUSAÇÃO
Susllem Tonani era figurinista da novela A Lei do Amor. A moça acusou José Mayer de assédio. Segundo texto publicado por ela, ele colocou a mão em sua região genital e disse que era uma vontade que tinha fazia tempo. A estrela negou o fato inicialmente.
Nos dias seguintes, diversas mulheres globais, como Sophie Charlotte e Drica Moraes, foram trabalhar com camisetas estampadas com "Mexeu com uma, mexeu com todas", e diversas outras estrelas demonstraram apoio nas redes sociais.
Quatro dias após a acusação, a Globo retirou o papel previsto para ele em O Sétimo Guardião, nova novela das 21h. E anunciou que ele estava suspenso por tempo indeterminado.
Em resposta, o ator justificou sua atitude. "Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço", relatou.

A cura pelos pés

Revista Marie Claire - Com certeza você já ouviu falar sobre as dietas que prometem eliminar as toxinas do corpo através de um cardápio baseado em alimentos líquidos, certo? Ainda assim, mesmo os maiores adeptos desse tipo de desintoxicação não estão nem perto de se livrar de toda a toxina a que somos expostos. De acordo com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), consumimos por pessoa no Brasil o equivalente a 7,3 litros de agrotóxicos anualmente. Isso sem mencionar os conservantes, corantes e hormônios presentes na carne, e o açúcar causador de inflamações celulares. Não bastassem os alimentos, muitos cosméticos da indústria da beleza possuem elementos químicos como alumínio, chumbo e mercúrio.
A última tendência para promover uma faxina geral é um novo tipo de detox: o iônico. Conhecido nos Estados Unidos como foot detox (detox dos pés), a técnica acaba de chegar ao Brasil e já atraiu celebridades como a atriz Marina Moschen, a modelo Yasmin Brunet e a cantora Marília Mendonça, que, após uma sessão que fez recentemente, escreveu em seu Instagram: “Me sentindo leve, leve”. O tratamento promete uma série de benefícios, como: melhora da circulação; diminuição do estresse, da ansiedade e insônia; melhora do sistema imunológico; controle dos sintomas da menopausa e da má digestão; aceleração do metabolismo; diminuição da retenção de líquido; redução das dores de cabeça; e melhora do viço da pele.

Sim, nós testamos!
Curiosa com a tendência, agendei uma sessão assim que soube da novidade na Clínica Nutro em Foco, no Rio de Janeiro. Fui recebida em uma sala que continha uma bacia similar às de pedicure com forro descartável de plástico, onde foram adicionados 2,5 litros de água mineral morna com três colheres de sal grosso marinho sem iodo e cloreto de sódio. Sentei em uma poltrona massageadora e mergulhei os pés na solução. Confortável, certo?
Foi aí que veio a parte assustadora: dentro do recipiente, foi colocado um eletrodo de cobre e aço em formato de Y conectado a uma fonte bivolt. “Pode ligar na tomada”, pediu o nutrólogo Thiago Macedo à enfermeira. “Isso não vai me dar choque?”, interrompi. Não deu – ainda bem. Em contato com a água e o sal, os eletrodos ajudam a equilibrar os íons positivos e negativos do nosso organismo e, assim, repelir as toxinas.


No meu caso, foram 30 minutos de imersão para um detox geral, mas a Hidrovitalis Mini, máquina em que fica conectado o tal eletrodo, oferece nove programas com diferentes frequências. A sensação lembra a de um relaxante escalda-pés, com a diferença de que é possível sentir uma corrente elétrica fraquinha e uma leve dormência nos membros inferiores. No final, a água, inicialmente límpida, adquiriu coloração amarelada, que o médico atribuiu às toxinas sugadas do meu corpo. Apesar de eu não ter feito exames nem antes e nem depois do procedimento, é fato que saí de lá me sentindo leve e relaxada.
Existem ainda sessões para intoxicação por metais pesados, agrotóxicos, aditivos químicos e solventes presentes em produtos de limpeza, toxinas de bactérias e fungos, entre outras. “Peço exames de sangue a fim de detectar a necessidade do paciente e complemento o detox com aplicação intravenosa de antioxidantes como o ácido alfalipóico e a vitamina D”, explica o Dr. Thiago, que recomenda a associação com exercícios e alimentação balanceada.
O tratamento tem contraindicações. Grávidas, lactantes, portadores de marca-passo e próteses metálicas, transplantados, pessoas com úlceras ou feridas nos pés e crianças com menos de 8 anos não devem fazer o detox iônico. O procedimento também não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como tratamento médico, pois não há estudos científicos que comprovem a sua eficácia. O endocrinologista Fabiano Serfaty reforça que as pesquisas ainda são muito limitadas e afirma que a terapia venosa com antioxidantes é igualmente experimental. “Também não há razões para suspeitar que o detox iônico seja prejudicial à saúde, mas os efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos e tontura”, alerta Dr. Fabiano. Se a novidade funciona ou não, ninguém sabe ao certo, mas que meus pés entraram mais facilmente nos escarpins que estavam me matando antes do tratamento, ah, entraram.

Onde encontrar
Além da Clínica Nutro em Foco, o protocolo pode ser encontrado em São Paulo e no Rio de Janeiro na clínica da nutricionista Patrícia Davidson, responsável pela boa forma da atriz Bruna Marquezine e outros famosos, e na clínica de estética Flor da Pele, também no Rio. As sessões variam de R$ 100 a R$ 350. “Entre os benefícios para a pele, podemos destacar a renovação das células, o aumento da produção de colágeno, a diminuição de acnes e do excesso de pelos, além de redução de celulite e gordura localizada”, pontua a dermatologista Lucila Póvoa.

#AFazenda - Sem saber da rejeição fora da casa, Caique Aguiar manda recado: “Me chamem no Instagram”


TV Foco - Na noite desta sexta-feira, 16 de novembro, os peões se divertiram na festa pirata e Caique Aguiar foi um dos mais animados. No final, enquanto dançava com Catia Paganote, o ator chegou a olhar para as câmeras e mandou um recado especial para o público de casa.
“Mulheres do meu Brasil que querem namorar, me chamem no Instagram”, disse ele. A ex-paquita chegou a rir e brincar com a situação do colega de confinamento: “Esse menino é muito dado”. Quando o peão sair da casa, ele terá uma grande surpresa em relação a rede social.


O fato dele ter provocado a expulsão de Nadja Pessoa gerou revolta nos fãs da empresária. Carlinhos Aguiar optou por excluir a conta do filho do Instagram: “A conta do meu filho foi excluída pela maldade, desrespeito e falta de caráter de pessoas que tem um fanatismo absurdo”.

Susana Vieira sobre leucemia: ‘Tive medo de morrer'


Catraca Livre - Diante do vazamento da informação sobre seu diagnóstico de leucemia, a atriz Susana Vieira, de 76 anos, resolveu quebrar o silêncio em rede nacional. A entrevista sobre seu estado de saúde vai ao ar neste domingo (18) no programa Fantástico, da TV Globo.
Em conversa com a jornalista Poliana Abritta, a global – que está em tratamento há 3 anos – garantiu que a doença está sob controle, mas que teve medo. “A primeira coisa que perguntei ao médico foi quando eu vou morrer”, disse ela à jornalista.
Em seu perfil no Instagram, Poliana Abrita agradeceu a confiança da atriz em se abrir com ela. “Você é especial, uma guerreira, inspiradora!”, escreveu.


Susana Vieira, que mantinha o tratamento em segredo, havia revelado estar com a doença durante uma gravação do programa Domingão do Faustão, que iria ao ar apenas em janeiro do ano que vem. No entanto, a informação vazou e foi adiantada ao público pelo colunista Leo Dias.
A veterana participava do quadro ‘Pizza do Faustão’ com Christiane Torloni, Ivete Sangalo e Paolla Oliveira, quando contou sobre a doença – que atinge as células sanguíneas.
Em suas redes sociais, Susana confirmou estar com leucemia e agradeceu o carinho dos fãs pela preocupação. “Gratidão por todo o amor e carinho que recebi de vocês hoje! Estou ótima e feliz”, escreveu.
De acordo com a colunista om a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, Susana falou sobre o apoio apoio que tem recebido de sua família durante os momentos críticos e de como seus cachorros têm lhe ajudado durante a recuperação da doença.



Uma publicação compartilhada por Susana Vieira (@susanavieiraoficial) em


Mesmo abalada pelo problema de saúde, Susana afirmou que vive uma rotina normal, sem neuma restrição ou alteração de agenda profissional e que até já aceitou convite para uma novela no ano que vem.
A atriz passou por sessões de quimioterapia, mas não perdeu os cabelos, pois atualmente há uma tecnologia chamada crioterapia, que permite que pacientes não mantenham os fios durante o tratamento.

Patricia Abravanel afirma que Silvio Santos não assediou Claudia Leitte


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Patrícia Abravanel, 41, uma das filhas do apresentador Silvio Santos, comentou nesta sexta-feira (16) sobre o caso que repercutiu durante a semana entre Silvio e Cláudia Leitte. No sábado (10), durante o Teleton, o apresentador disse para a cantora que não poderia abraçá-la se não ficaria excitado.
"Foi uma brincadeira de mau gosto. Mas assédio não né!! Menos vai!!", respondeu Abravanel a um dos comentários na foto de sua irmã, Daniela Beyruti. Na publicação de Daniela, uma imagem trazia a frase "Promova o que te encanta ao invés de atacar o que te desagrada".
Daniela Beyruti também usou seu perfil do Instagram, durante essa semana, para defender o pai. "Tenho escutado tanto absurdo esses dias. Me pergunto: Será que um homem íntegro, trabalhador, super pai, avô, bisavô, bom marido, colega de trabalho, comunicador de décadas e pessoa que sempre semeou o bem, assediaria mesmo uma mulher na frente de sua esposa e filhas ou estaria fazendo seu trabalho de apresentador brincando no palco com uma outra artista?", escreveu ela na legenda.
Ela ainda disse sentir saudades da TV de antigamente, onde "existia muita brincadeira e pouco constrangimento". Depois, publicou uma série de fotos de Silvio ao lado de Íris. "Orgulho de quem ele é e de tudo que ele fez! Dos valores que ele tem", escreveu ela.

ENTENDA O CASO
Durante sua apresentação no Teleton, no último sábado (10), Cláudia Leitte passou por uma situação que ela classificou como de constrangimento e machismo.
Na ocasião comentada, Silvio Santos disse que não abraçaria a cantora, que usava um vestido rosa. "Esse negócio de ficar dando abraço me excita e eu não gosto de ficar excitado", disse o apresentador. "No sentido feliz da palavra, né? De alegria, euforia, excitação.", completou Claudia. "Não, não é euforia, não. É excitação mesmo", disse Silvio.
Ao longo da semana, Patrícia Abravanel foi pressionada por seus fãs, através do Instagram, para que Silvio se desculpasse. Alguns comentários pediam até que ela assumisse o comando do canal.
O último post de Patricia é sobre a sua participação no programa Lady Night, de Tatá Werneck, exibido no Multishow. Durante a entrevista, Patricia falou um pouco sobre o pai. "Fico nervosa quando preciso gravar com ele, por causa das besteiras que ele solta", afirmou a apresentadora, sem entrar em polêmicas.

‘Tô esperando esse parto há 2 anos’, brinca Anitta sobre gravidez de Sabrina


Isto É - A cantora Anitta brincou sobre a gravidez de Sabrina Sato em um comentário feito no Instagram da apresentadora na noite de sexta-feira, 16. Sabrina está grávida de Zoe, sua primeira filha, fruto de seu relacionamento com o ator Duda Nagle.
“Menina, cadê esse bebê? Tô esperando esse parto há uns dois anos já [risos]”, escreveu Anitta. Na sequência, Sabrina respondeu: “Imagina a mãe aqui.”
Questionada por uma seguidora sobre a data de nascimento de Zoe, Sabrina respondeu: “Tô só esperando.”

Cláudia Leitte é banida do SBT


A cantora Cláudia Leitte não deverá ser vista em nenhum programa do SBT por tempo indeterminado. Os diretores da casa decidiram bani-la depois de seus comentários à respeito do apresentador Sílvio Santos nas redes sociais.
No sábado anterior (10), Cláudia foi convidada para participar do Teleton e não gostou de quando Sílvio disse que ficaria "excitado" ao abraçá-la. Em seu Instagram, a artista disse ter ficado constrangida com as palavras do veterano, que costuma ser polêmico ao se interagir com outros famosos.
Daniela, Sílvia e Patrícia se manifestaram sobre o caso e ficaram do lado do apresentador. Já entre os fãs de ambos, a opinião foi dividida, já que uma parte crê que Sílvio exagerou, e a outra partiu pra cima da Cláudia para criticá-la - e até relembraram a vez que ela assediou um participante do The Voice Brasil há dois anos.