sábado, 22 de dezembro de 2018

A cirurgia que é nova esperança contra o câncer de pâncreas, um dos mais letais

Metro Jornal - A cada dia, mais de 1,2 mil pessoas em todo mundo são diagnosticadas com câncer de pâncreas, que tem uma das taxas de sobrevivência mais baixas deste tipo de doença. Mas, agora, uma nova técnica pode representar um grande avanço para os pacientes.
O câncer de pâncreas é um dos mais agressivos. Segundo a Sociedade Americana do Câncer, na melhor das hipóteses, a taxa de sobrevivência em cinco anos é de 14%, enquanto no pior dos prognósticos, é de apenas 1%.
Agora, o Hospital Vall d'Hebron de Barcelona, na Espanha, está testando um método pioneiro que pode melhorar essa situação. Chama-se radiofrequência, um procedimento com o qual três pessoas já foram operadas com sucesso.
Estes pacientes tinham um tipo específico de tumor, um adenocarcinoma de pâncreas localmente avançado, inoperável com as técnicas tradicionais e cujo tratamento é a quimioterapia paliativa.
Por isso, a radiofrequência poderia ser uma alternativa eficaz à quimioterapia na hora de tratar o câncer de pâncreas de pior prognóstico.

UMA TÉCNICA INOVADORA
A técnica consiste em introduzir uma agulha que permite aplicar temperaturas de até 80ºC diretamente na zona tumoral. A alta temperatura queima as células.


A agulha também conta com um sistema de refrigeração. "Neste tipo de intervenção, é usado um sistema que permite introduzir fluidos que chegam a zonas como o duodeno, para evitar que se aqueçam em excesso", explica a cirurgiã Elizabeth Pando, do Hospital Vall d'Hebron.
As operações foram realizadas como parte de uma pesquisa liderada pelo Centro Médico Acadêmico da Holanda.
O procedimento já é usado para outros tipos de câncer, como de fígado, rins e pulmão, mas nunca havia sido aplicado ao pâncreas. "O estudo rompe essa barreira", diz Pando.
Avaliava-se, até agora, que a radiofrequência não podia ser usada contra o câncer de pâncreas. O risco seria muito alto dada a localização do tumor, rodeado por artérias e veias maiores.


Se os bons resultados forem confirmados, a partir de 2020 ou 2021, o procedimento pode vir a se tornar uma opção para os pacientes que não podem passar por cirurgia.

'TINHA SEIS MESES DE VIDA'
Estima-se que cerca de 40% dos casos de câncer no pâncreas sejam diagnosticados já em estado avançado. Os pacientes sobrevivem, em média, oito meses após o diagnóstico.
Após o diagnóstico, só 20% destes tumores podem ser operados. Para 80% dos casos, a única opção até agora era a quimioterapia.
Uma das pacientes operadas com a radiofrequência na Espanha é María José del Valle, que esteve junto com os médicos na semana passada em uma apresentação dos resultados das primeiras intervenções.


A paciente é médica e estava em sua casa com amigos quando se deu conta de que seu braço estava amarelo. Após exames, foi diagnosticada com câncer de pâncreas.
Foi oferecido a ela participar do estudo clínico. Aos jornalistas, disse que assinou o termo em que aceitava ser incluída na pesquisa "sem lê-lo". Passou por dois meses de quimioterapia antes de se submeter à nova intervenção cirúrgica.
"Sabia que a taxa de sobrevivência era baixa. Tinham me dado seis meses de vida." Agora, ela diz que seu estado de saúde é "fenomenal".
Até o momento, a técnica só foi usada em pacientes estáveis após alguns meses de quimioterapia. Os médicos pedem cautela, mas estão otimistas.
"Se for provado que é uma terapia eficaz contra o adenocarcinoma de pâncreas localmente avançado, teremos enfim uma técnica que permite um melhor prognóstico para esse tumor tão maligno", conclui o médico Ramón Charco.

#Curiosidade - O que é a síndrome do coração festeiro


El País - O nome parece indicar algo positivo. Afinal, a festa está associada ao descanso, a celebrações e inclusive à felicidade. Mas, neste caso, nada mais longe da realidade. A chamada “síndrome do coração festeiro” se refere ao aumento de problemas cardiovasculares após os feriados.
O termo foi cunhado em 1978 pelo pesquisador Philip Ettinger e sua equipe da CMDNJ-New Jersey Medical School (EUA) quando, depois de estudar 32 internações em hospitais distintos, eles perceberam que, depois de uma série de dias livres, aumentava a quantidade de pacientes que chegavam com problemas cardiovasculares ao médico. A causa: o aumento do consumo de álcool durante as festas.
“Os casos ocorriam depois das farras de fim de semana ou das festividades", apontaram os especialistas, acrescentando que os problemas normalmente apareciam entre domingo e terça-feira (quando o aumento do consumo de álcool ocorria no fim de semana) e durante os últimos dias do ano, nas festas natalinas.
Esse não foi o único trabalho sobre essa síndrome. Trinta e quatro anos depois, especialistas da Universidade de Coimbra (Portugal) fizeram uma revisão da pesquisa de Ettinger e concluíram que, efetivamente, o consumo de álcool, longe de trazer benefícios para nossa saúde, “desempenha um papel importante no aparecimento de arritmias [um distúrbio da frequência ou do ritmo cardíaco, que pode se manifestar com sintomas como agitação no peito, aceleração dos batimentos do coração, dor, dificuldade para respirar, tontura, sudorese e desmaios]”.
O maior risco ocorre durante as festas de Natal e Ano Novo, conclui outro estudo, realizado por especialistas de diferentes universidades suecas e publicado este mês no The British Medical Journal. Neste caso, os pesquisadores analisaram 16 anos de registros de pacientes com problemas coronarianos e descobriram que o dia do ano em que há mais internações por problemas cardíacos relacionados ao álcool, como o infarto do miocárdio, é a véspera de Natal. Essas internações também aumentam nos dias 25 e 26 de dezembro e em 1º de janeiro, segundo a Fundação Espanhola do Coração (FEC).

O verão não está livre
Depois das festas de fim de ano, as férias de verão são o segundo momento em que mais pessoas têm esse risco, diz o estudo sueco. A FEC também aponta nessa direção: “A ingestão excessiva e abrupta de bebidas alcoólicas pode provocar uma aceleração do ritmo cardíaco”.
“O álcool atua como um tóxico no coração. Assim, o consumo de grandes quantidades dessa substância e em um período curto de tempo (uma festa, por exemplo) libera adrenalina e noradrenalina, dois hormônios que provocam uma aceleração do ritmo cardíaco”, explicou o cardiologista e membro da FEC Miguel Ángel García-Fernández.

AS CHAVES PARA EVITAR O PROBLEMA
A Fundação Espanhola do Coração recomenda alguns cuidados simples e hábitos de vida saudáveis para prevenir a síndrome do coração festeiro:
− Evitar o consumo abrupto e excessivo de álcool
− Não fumar
− Evitar alimentos gordurosos e refeições pesadas
− Praticar esporte e manter uma hidratação adequada

#PersonagensInesquecíveis - Laura Figueiroa, vilã de 'Rainha da Sucata' (1990)


Laurinha Figueiroa, interpretada por Glória Menezes no fenômeno das oito 'Rainha da Sucata', de 1990, era uma socialite falida e rival da sucateira emergente Maria do Carmo, vivida por Regina Duarte. Ela era casada com Betinho (Paulo Gracindo), mas sempre foi apaixonada pelo enteado, o ex-playboy Edu (Tony Ramos), alvo de sua disputa com Maria do Carmo.
Laura era capaz das piores maldades, como matar o marido aos poucos e desprezar os próprios filhos, Adriana (Cláudia Raia) e Rafael (Maurício Mattar). O último ato de Laura para prejudicar Do Carmo custou sua vida: a socialite se jogou do alto de um prédio só para incriminar a rival. Esta cena é uma das mais lembradas da história da televisão brasileira.


Rainha da Sucata foi escrita por Sílvio de Abreu e levada ao ar entre 02 de abril e 26 de outubro de 1990, substituindo Tieta e antecedendo 'Meu Bem, Meu Mal', acumulando média geral de 61 pontos, sendo assim a mais assistida do horário na grande São Paulo. Contou com as participações de Antônio Fagundes, Renata Sorrah, Aracy Balabanian, Raul Cortez, Cláudia Ohana, Patrícia Pillar, Gianfrancesco Guarnieri e Cleyde Yáconis entre outros atores.

#TúnelDoTempo: Relembrem 'Porta Aberta', o álbum de estreia da cantora Luka

Capa do álbum 'Porta Aberta'
Em agosto de 2003, eram colocadas nas lojas de todo o país várias unidades do primeiro álbum da cantora porto-alegrense Luka, nome artístico de Luciana Karina Santos de Lima. O trabalho de estréia contou com 10 faixas inéditas, entre elas, a bem sucedida 'Tô Nem Aí', que alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso brasileiras e esteve entre as mais tocadas na Espanha, Itália, Áustria, Suíça, Países Baixos e Alemanha. Além de ter vencido o Melhores do Ano como melhor música, Tô Nem Aí ganhou várias versões, entre elas, a do DJ Ross e Sharon O Love.


Outra canção bem elogiada e bastante tocada é a faixa título do álbum, 'Porta Aberta', que alcançou a primeira posição no Hot 100 e foi a oitava mais tocada na Argentina. A versão remixada foi incluída no filme 'Didi Quer Ser Criança', que teve a própria Luka participando.


Ao todo, Porta Aberta vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo um dos álbuns mais vendidos do ano, junto com os auto-intitulados de Maria Rita e Tribalistas, a trilha sonora dupla da novela das oito 'Mulheres Apaixonadas', e Só Para Baixinhos 4 de Xuxa.

Tracks
01. Tô Nem Aí
02. Não Sei de Mais Nada
03. Porta Aberta
04. Nada Leva
05. Baraguinha
06. Ao Vento
07. Difícil Pra Você
08. Te Amaré
09. Ópio
10. Memórias de Uma Boneca de Cristal
Bônus 2003
11. Tô Nem Aí (Extended Remix)
Bônus 2006
11. Tô Nem Aí (Versão 2006)
12. Tô Nem Aí (Extended Remix)
13. Tô Nem Aí (Versão Acústica)
14. Porta Aberta (Versão Acústica)

#CineClassics - "Dogville", um drama protagonizado por Nicole Kidman


Eleito pela BBC como um dos 100 melhores filmes lançados no século XXI, o filme Dogville é o primeiro da trilogia "E.U.A. - Terra de Oportunidades", composto por Manderlay (2005) e Washington - previsto para lançamento há onze anos, mas ainda segue sem data prevista.

Cena do filme Dogville, que se passa na década de 1930
O filme foi lançado no Brasil em 04 de outubro de 2003 no Festival de Cinema Internacional do Rio de Janeiro, dura três horas, é dirigido por Lars Von Trier e protagonizado por Nicole Kidman, que interpreta Grace, uma garota que está sendo procurada por gangsteres e pela polícia por motivo desconhecido. Ao ser acolhida por moradores de um pequeno vilarejo, Grace passa a fazer favores como forma de agradecimento, mas com o passar dos dias, após saberem que ela está fugida, os moradores passaram a usá-la - até mesmo sexualmente - e a tornaram escrava do vilarejo.
O elenco conta com a presença dos atores Paul Bettany, Harriet Andersson, Lauren Baccall, James Caan e Patrícia Clarkson entre outros.
Este ano, no Brasil, Dogville foi adaptado para o teatro, tendo como protagonistas Mel Lisboa e Fábio Assunção, e a encenação de Bianca Byington, Marcelo Vilas Boas e Eric Lenate.

WhatsApp: pedofilia faz mensageiro deletar mais de 130 mil contas em dez dias


Tudo Celular - Os grupos do WhatsApp estariam sendo utilizados para compartilhamento de pornografia infantil. É o que indica um relatório analisado pelo TechCrunch. O conteúdo de pedofilia passaria encoberto pela criptografia de ponta a ponta do mensageiro.
De acordo com o Financial Times, o aplicativo já deletou mais de 130 mil contas nos últimos dez dias. As fontes informaram ao jornal britânico que as pessoas mandavam conteúdo com abusos contra crianças.
O periódico explicou que os usuários se aproveitariam da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, a qual não deixaria o mensageiro identificar o conteúdo do material. Além disso, os grupos teriam seções “adultas” para oferecer links de convite de entrada em outros grupos os quais trocam imagens de exploração infantil.


O aplicativo emitiu um comunicado para afirmar que tem “tolerância zero” com a pedofilia. Ainda declarou que conta com inteligência artificial para detectar esse tipo de conteúdo e banir as contas suspeitas.
“O WhatsApp tem uma política de tolerância zero em relação ao abuso sexual infantil. Implementamos nossa tecnologia mais avançada, incluindo inteligência artificial, para escanear fotos e imagens de perfil em conteúdo denunciado e banir ativamente contas suspeitas de compartilhar esse conteúdo vil. Também respondemos aos pedidos de aplicação da lei em todo o mundo e denunciamos imediatamente os abusos ao Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas. Infelizmente, como as lojas de aplicativos e os serviços de comunicação estão sendo mal utilizados para difundir conteúdo abusivo, as empresas de tecnologia devem trabalhar juntas para pará-lo.”

Novo golpe no WhatsApp promete 'retrospectiva 2018', mas rouba dados


TNH1 - Um novo golpe no WhatsApp promete uma "Retrospectiva 2018" com "fotos antigas, status e conversas" trocadas com amigos durante este ano. Na verdade, segundo o dfndr lab, da PSafe, o link enviado por mensagem leva o usuário do aplicativo para páginas de propaganda ou roubo de dados. Mais de 339 mil vítimas foram feitas em apenas 16 horas.
Na mensagem criada pelos criminosos, há a promessa para que o usuário relembre “fotos antigas, status e conversas” trocadas com amigos do WhatsApp em 2018. “Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano”, explica Emilio Simoni, que é diretor do laboratório de cibersegurança da PSafe.
Segundo o dfndr lab, o objetivo da mensagem é gerar lucro por meio de publicidade online. No entanto, em alguns casos, o golpe redireciona o usuário para páginas de falsas promoções que solicitam dados pessoais. Por isso, desconfie de qualquer link que você receber pelo WhatsApp e faça sempre a verificação antes de compartilhar qualquer informação pessoal.
Vale destacar ainda que o WhatsApp não oferece nenhuma ferramenta oficial para retrospectivas e nem dá suporte a terceiros. Por isso, é altamente recomendável que o usuário evite programas que possam ler ou ter acesso às suas mensagens em troca de alguma vantagem. Afinal de contas, esses aplicativos podem ser malwares atrás de dados financeiros ou pessoais.

“Povo que só serve pra encher o saco”, dispara Xuxa contra telemarketing


RD1 - Xuxa Meneghel não gostou nem um pouco de ser incomodada pelos serviços de telemarketing nesta sexta-feira (21) e expôs os números telefônicos em seu perfil na rede social.
“Gente …. por Deus … eu bloqueio e eles trocam o ultimo numero … me ligaram 25 vezes só hj … que que eu faço pra denunciar esse número? Pra acabar com esse povo que só serve pra te encher o saco!? Isso só acontece aqui no Brasil… pois em qualquer outro lugar esse povo ia pagar multa de tanto encher o saco de alguém. Alouuuuu da pra parar!?!?”, desabafou a apresentadora.

Confira a publicação de Xuxa no Instagram:

Seguidores descobrem tweets polêmicos de Kéfera e atriz se defende


RD1 - Kéfera Buchmann, no ar como Mariane de “Espelho da Vida”, tem se destacado atualmente por levantar a bandeira do feminismo e pregar a liberdade das pessoas como um todo.
Porém, desde a sua participação no “Encontro com Fátima Bernardes” onde a atriz debateu sobre feminismo com um homem da plateia, ela tem sido alvo de severas críticas pelo comportamento. Inclusive, por um antigo amigo youtuber, o Luba.
O influencer fez um vídeo criticando o momento protagonizado por Kéfera e a global rebateu no tweet. “E @LubaTV não se manifestou na época das eleições, certo? Manter o público foi mais importante do que ir discutir politica, entendo. Mas agora pra fazer vídeo desacreditando do lugar da fala enquanto homossexual branco… poxa, aí não dá né. Fica difícil assim“, escreveu.
Pela polêmica, os fãs do Luba começaram a desenterrar tweets antigos da atriz, e por sua vez, polêmicos. “Estou com nojo do povinho que conheço daqui de Curitiba. Um bando de vagabundinha de vestido curto e uns marombas com bebida“, postou Buchmann em 2011.
“Esse tweet é de oito anos atrás, pessoas mudam. Fiz até um vídeo falando sobre isso, o tanto de merda que eu já falei antes de conhecer e estudar sobre o movimento“, explicou a atriz, se defendendo.
Porém, algumas postagens fakes surgiram, e a influencer denunciou. “Alguns tweets são meus, não vou negar. Falava e pensava muita merda, e quem não? Agora tem várias montagens e fake news rolando por aí“, garantiu.
“Pego vídeos antigos do meu canal e faço reações de algo que falei há cinco anos, por exemplo. Mostro o ponto de vista antigo e o atual. Uma forma de ver a gente evoluindo. Claro que há situações que gostaríamos de viver de novo por causa das risadas, bons momentos, mas não queria voltar no tempo para mudar nada, porque assim não me tornaria o que sou hoje“, afirmou a artista em entrevista ao jornal Extra.

Confira:

Ana Furtado quase procurou João de Deus para tratar seu câncer


Área VIP - O escândalo envolvendo o médium João de Deus deixou todo mundo chocado nas últimas semanas, até o momento mais de 300 mulheres já prestaram denúncia por assédio ou estupro.
Queridinho dos famosos, João de Deus sempre aparecia rodeado por alguma celebridade, tanto que até mesmo a apresentadora Ana Furtado quase o procurou para tratar seu câncer. A revelação foi feita pela própria apresentadora na manhã deste sábado (22) durante o ‘É de Casa’.
“Eu chorei demais quando essas denúncias começaram a aparecer. Eu tenho fé em Deus, nas pessoas, e ele sempre foi uma figura para todos nós muito especial, com um dom divino realmente e abençoada. Todas as pessoas que vão em busca dele vão em busca disso, de um alento, da cura. Eu própria, eu te confesso, depois de tudo que passei esse ano eu quis ir no João de Deus, estava me programando para ir no ano que vem“, disse Ana Furtado.
A apresentadora concluiu dizendo estar muito triste com o que vem acontecendo: “É muita decepção, é muito triste perceber que essa é a verdadeira índole dele. [Vamos] entregar agora nas mãos da Justiça do homem“.

Rafael Ilha só verá a cor do prêmio de “A Fazenda” em 2019; entenda


RD1 - Se Rafael Ilha, vencedor da 10ª edição de “A Fazenda”, achou que ia usufruir do prêmio de R$ 1,5 milhão já no fim deste ano, se enganou. A Record só deve pagar o que lhe deve em 2019, em data ainda não informada.
Segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, do portal UOL, a bolada só deve dar às caras na conta do vencedor após o contrato vigente com a emissora da Barra Funda expirar. Ou seja, entre janeiro e fevereiro.
Além disso, serão depositados R$ 1.087.500,00. Cerca de 27% dos R$ 1,5 milhão anunciados como prêmio principal são extraídos do Imposto de Renda. A medida contrária a adotada pela Globo no “Big Brother Brasil”, que entrega o prêmio líquido ao vencedor.
A possibilidade de que Ilha não recebesse nenhum centavo do dinheiro também foi ventilada nesta semana, uma vez de que rumores de que credores do ex-Polegar já haviam solicitado bloqueio do prêmio na Justiça.
A informação, entretanto, foi refutada pela assessoria de imprensa do ex-peão, que ainda assegurou que não há dívidas a serem pagas.

Deise finalmente recebe alta e família comemora: “Todos respiram aliviados”


TV Foco - Caçula do grupo Fat Family, Deise recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, o que muito alegrou sua família e amigos. A filha da cantora, Talita, foi uma das que se manifestou através de rede social.
“Feliz natal a todos. Melhor surpresa de todas que Deus poderia nos dar. Obrigada senhor Jesus pelo que tem feito. Deus é fiel. Obrigada a todos pelas orações de todos do Brasil e do mundo. Família reunida. Mamãe teve alta”, disse ela em rede social.
O hospital ICESP também comentou a alta da cantora: “Deise finalmente recebe alta. Passadas inúmeras complicações, uma delas a levou ao coma, por 19 dias, Deise vem reagindo bem às sessõres de quimioterapia e todos respiram aliviados. O acompanhamento de fisioterapeutas e fonoaudiólogos para reabilitação segue em casa. Deise se despede do hospital falante e se alimentando muito bem”, diz a nota.
No início do mês, Deise foi ouvida em um vídeo gravado pela filha, Talita, direto do hospital. “Oi, minha gente. Minha filha está aqui me irritando no hospital, vê se pode. Beijo para todos, Deus abençoe”, brincou ela, sem aparecer.
A cantora, para quem não lembra, estava no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo tratando de um tumor de fígado bastante agressivo. Ela está falando, mas só pode se alimentar através de uma sonda.
A filha dela, Talita Cipriano, o tempo todo com a mãe, fez um desabafo no dia 22 de setembro, através de seu perfil no Instagram. “Mamãe você não tem ideia do quanto está sendo difícil pra mim, mas eu creio em Deus e creio que isso vai passar, eu te amo. Está curada em nome de Jesus. Minha companheira fica bem logo. Não sei nem me expressar . Ps: essa foto é um pouco antiga, pois agora estamos carequinhas e lindas”, escreveu a cantora.

Suzane von Richthofen e Ana Carolina Jatobá saem da cadeia para aproveitar as festas de fim de ano


As detentas Suzane von Richthofen e Anna Carolina Jatobá saíram neste sábado (22) da Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, para saidinha temporária de fim de ano. O prazo para retorno ao xilindró é no dia 03 de janeiro.
Suzane, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato de Marísia e Manfred von Richthofen - seus pais -, saiu às pressas da cadeia e foi conduzida por uma mulher até o carro, sendo observada pela imprensa e alguns curiosos na porta. O mesmo aconteceu com Anna Carolina, cúmplice de seu marido, Alexandre Nardoni, no assassinato da enteada Isabella - de 05 anos - em 29 de março de 2008. As informações são do site G1.

'Jesus': resumo dos capítulos de 24 a 28 de dezembro


Não haverá exibição de 'Jesus' em 24 de dezembro, excepcionalmente

Capítulo 110
Amedrontado, o Hidrópico tenta fugir do combate. Diana defende a criatura e Pilatos acaba mandando o Hidrópico para a prisão. Cassandra se encanta por Fílon. Joana e Edissa dizem que precisam fazer algo pela criatura. Gabriela fala da dificuldade de Pedro em entender o casamento de Sara. Satanás fica satisfeito com a discussão entre os apóstolos. Sula implica com Zebedeu. Satanás se diverte com a crise entre os apóstolos. Longinus vence seu oponente no torneio. Cornélius e Sara trocam palavras de amor. Goy fala sobre a discussão com os apóstolos. Jesus condena a atitude de seus discípulos. Shabaka vence a próxima luta. Jesus defende Goy. Caifás se preocupa com sua parte nos impostos para o templo. Ele e Anás se irritam ao terem notícias de Jesus. Diana visita o Hidrópico na prisão e é ameaçada por Diana. Em conversa com Anás, Caifás avisa que precisam matar Jesus.
Malco diz que matar Jesus não é a melhor solução. Caifás dispensa a opinião do guarda do templo e avisa que já sabe a quem recorrer para executar o assassinato do Messias. Diana e Joana levam um médico para cuidar do Hidrópico. Antipas dá em cima de Temina. Longinus vence seu primeiro combate no torneio. Maria recebe a visita dos irmãos de Jesus. Goy conversa com Cornélius e fala da briga que teve com os apóstolos. Jesus chega e encontra os irmãos na casa de Pedro. Longinus se prepara para lutar contra Shabaka. Os irmãos de Jesus ficam constrangidos com as palavras Dele. Marta aconselha Malco. Tiago Justo e Nicodemos estranham o comportamento de Caifás. Malco se abre com Marta e avisa que o Sumo-Sacerdote quer matar Jesus.

Capítulo 111
Maria diz que acompanhará os filhos até Jerusalém. Shabaka segue lutando contra Longinus. Asisa se irrita com Laila. Jairo conversa com Simão Fariseu sobre sua família. Adela pede para falar com os filhos. Deborah encontra Tiago Justo e avisa que vai procurar seu filho. Marta avisa a Lázaro que precisam partir para a Galileia. Adela avisa que Gestas engravidou Judite. Shabaka vence Longinus. Chuza aposta e tenta disfarçar diante de Joana. Shabaka recebe os cumprimentos de todos. Jesus fala sobre a parábola das Dez Virgens. O Hidrópico fica satisfeito com a visita de Diana e pede para segurar em sua mão. Tiago Justo não consegue abrir o coração para Deborah. Lázaro segue para a Galileia para avisar a Jesus sobre o plano de Caifás. O Sumo-Sacerdote se reúne com Barrabás e pede para ele matar Jesus.
Caifás entrega um saco de moedas para Barrabás matar Jesus. João e Tiago Maior se desculpam com Goy. Shabaka agradece o apoio dos amigos. Susana descobre que querem matar Jesus. Noemi, uma jovem moça, pede emprego na hospedaria de Shabaka. Ela não consegue e é perseguida por soldados romanos. Susana se preocupa com Lázaro. Adela estranha o comportamento de Barrabás. Claudia discute com Pilatos. Jairo sorri para Laila. Antipas beijaTemina. Diana fala sobre Deus com o Hidrópico. Jesus ensina a Pedro. Adela pede para Barrabás tomar juízo. Jesus fala sobre o servo de Arimatéia. Petoniuspensa em Maria Madalena. Noemi é atacada por alguns soldados. Tiago se preocupa com Deborah. Petronius salva Noemi. Marta conversa com Betânia sobre o destino do Messias. Petronius cuida de Noemi. Pedro descobre que Cornélius pediu Sara em casamento.

Capítulo 112
Noemi diz que Petronius é um homem bom. Pedro diz que Sara não poderá se casar com Cornélius. Joana diz que protegerá o Hidrópico. Pilatos entrega o prêmio da vitória de Shabaka para Susana. Ele dá em cima da moça. Claudia não gosta. A esposa de Pilatos pede para falar com Petronius. Gabriela apoia Sara. Joana pede para comprar o Hidrópico. Claudia liberta a criatura. Tiago Justo alerta Deborah sobre a procura do filho. Ele diz que a moça pode ser apedrejada. O babilônico dono do Hidrópico se recusa a vende-lo. Claudia chega e exige comprar a criatura.

Capítulo 113
Cláudia pede para Pilatos comprar o Hidrópico. Joana agradece pela atitude da rainha. Deborah pede para falar a sós com Tiago Justo. Pedro se irrita com Gabriela. Os apóstolos conversam sobre as palavras de Jesus. Barrabás descobre que Lázaro está à procura do Messias. Helena diz estar orgulhosa de Cláudia. Pilatos humilha Antipas. Barrabás sabota o cavalo de Lázaro. O Hidrópico é designado para cuidar dos cavalos do palácio. Petronius elogia o jeito da criatura com os animais. Deborah avisa que irá atrás do filho. Cornélius trata Sara com carinho. Petronius se surpreende ao ver Noemi costurando em sua sala. Zaqueu cobra impostos de Shabaka. Livona é apresentada à Joana. Diana fica animada por poder ajudar o Hidrópico.

'Minha Vida': resumo dos capítulos de 24 a 28 de dezembro


Segunda-feira (24)
Sakine e Guleser desconfiam que Bahar seja a filha de Hasret. Efsun conta a Nuran que Bahar está se casando e revela que passou a noite com Ates. Bahar e Ates estão se casando, Efsun chega revoltada por não ter sido convidada. Efsun conta para Bahar que dormiu com Ates. A revelação de Efsun acaba com o casamento.

Terça-feira (25)
Mehmet fica revoltado com Edibe. Hasret diz que só quer sua filha. Efsun é apresentada a Hasret. Nuran reclama com Mehmet o fato de Hasret ter aparecido. Nuran acha que Hasret irá perguntar sobre Yussuf e descobrirá que Efsun não é sua filha. Bahar está triste, diz que deveria ter ouvido sua mãe e que agora está pagando por isso.

Quarta-feira (26)
Bahar está saindo de casa e Efsun a chama para conversar, a irmã pede para deixá-la em paz. Efsun fala para Nuran que está indo ver Hasret, sua mãe. Nuran discute com Efsun por ela ter inveja de Bahar. Bahar entra no ônibus e Ates a segue. Ele tenta conversar com Bahar, mas ela pede para deixá-la em paz.

Quinta-feira (27)
Efsun conta a Seçil que acabou com o casamento de Bahar. Seçil diz que Ates foi procurar Bahar e Efsun afirma que fará de tudo para que eles não fiquem juntos. Fulya diz que não irá permitir que Hasret destrua a vida deles, ela responde que só quer sua filha.

Sexta-feira (28)
Nuran conta a Mehmet que Efsun dormiu com Ates. Secil vai à casa de Asim desesperada e Sakine tenta fazer a menina esquecer do homem. Mehmet fala para Efsun que descobriu sobre a aventura dela com Ates e diz que a partir de agora irá morar com a Hasret.

Sábado (29)
Efsun vai até Ylias e Nuran e os expulsa da casa de serviço da mansão, pois não quer mais vê-los ali. Ates vai à faculdade de Bahar, pede para a moça o escutar e a culpa por ela ter desistido deles. Bahar fica sabendo que voltarão a morar na antiga casa.

'Essas Mulheres': resumo dos capítulos de 24 a 28 de dezembro


Segunda-feira (24)
Lobato constata que o Coronel está morto. Adelaide vai a casa de Camila e a consola. Aurélia decide não trabalhar mais na casa de Lemos. Augusto diz a Torquato que Mila deve ter algum problema relacionado com sua mãe. Adelaide se declara para Fernando. Aurélia encontra Marli machucada. Mila vai a casa de Lúcia vestida de homem. Firmina fica preocupada com a presença de um homem diferente no quarto de Lúcia.
Mila diz a Lúcia que deseja pintá-la nua. Lemos vai até a casa de Aurélia. Alfredo prepara uma festa de despedida para Fernando. Adelaide decide ir a chácara de Alfredo. Aurélia diz a Damiana irá atrás de Torquato. Nina pula no colo de Fernando. Aurélia entra logo em seguida e se depara com a cena embaraçosa.

Terça-feira (25)
Aurélia sai apressada da casa de Alfredo. Torquato vai atrás de Aurélia. Alfredo chega em casa e esconde Nina e Laura. Duarte, Artur, Júlia, Leocádia e Adelaide chegam na chácara. Simão se veste de fantasma para assustar Cunha. Aurélia diz a Pedrinho que Fernando a trocou por dinheiro. Duarte se prepara para ir ao encontro do Visconde. Torquato diz galanteios a Adelaide e ela percebe. Lemos acha que Simão está vivo.
Mila leva seu material de pintura na casa de sua amiga. Lúcia começa a se despir. Mila monta seu cavalete de pintura. Cunha chantageia Nicolino para descobrir onde Simão está. Ferreira chega na casa de Lúcia. Nina corre para avisá-la. Mila sai pela janela do quarto e Lúcia se veste as pressas. Cunha mostra quem é Martim para Lemos. Lobato vai a casa de Aurélia.

Quarta-feira (26)
Lobato constata que o Coronel está morto. Adelaide vai a casa de Camila e a consola. Aurélia decide não trabalhar mais na casa de Lemos. Augusto diz a Torquato que Mila deve ter algum problema relacionado com sua mãe. Adelaide se declara para Fernando. Aurélia encontra Marli machucada. Mila vai a casa de Lúcia vestida de homem.
Firmina fica preocupada com a presença de um homem diferente no quarto de Lúcia. Mila diz a Lúcia que deseja pintá-la nua. Lemos vai até a casa de Aurélia. Alfredo prepara uma festa de despedida para Fernando. Adelaide decide ir a chácara de Alfredo. Aurélia diz a Damiana irá atrás de Torquato. Nina pula no colo de Fernando. Aurélia entra logo em seguida e se depara com a cena embaraçosa.

Quinta-feira (27)
Martim continua a afirmar quer seu tio Simão está morto. Aurélia nega a ajuda de Lemos. Lúcia tira sua roupa e se cobre por um véu. Laura e Nina espiam Laura pelo buraco da parede. Lemos bola um plano para impedir que Aurélia viagem. Cunha inventa uma falsa história para o proprietário da casa de Aurélia.
Mila diz a Lúcia que se inspirou em um quadro de Manet para pintá-la. Nicota encontra Laura na rua. As duas começam a discutir. Laura corre até o jornal de Tadeu para falar da briga que Nicota arranjou com ela. Damiana consegue dinheiro para Aurélia com algumas pessoas de sua família. O proprietário da casa não deixa Aurélia viajar até que ela pague os aluguéis atrasados.
Rodrigo vai a casa de Aurélia e lhe diz que o juiz proibiu sua saída da cidade. Lúcia observa um acúmulo de pessoas na casa de Aurélia. Preocupada pede para Nina descobrir o que ocorre na casa dela. Simão manda um bilhete para Cunha. Aurélia não sabe como poderá pagar o aluguel a tempo de viajar.

Sexta-feira (28)
Lúcia decide ajudar Aurélia. O proprietário da casa diz que não sairá de lá até que receba seus aluguéis atrasados. Preocupada com Martim, Raimunda chora abraçada a Mila. Pedrinho beija Ana. Rodrigo encontra Ana e Pedrinho se beijando e logo se irrita. Aurélia tenta acalmá-lo, mas não consegue.
Rodrigo decide proibir Pedrinho de se aproximar de Ana. Aurélia recebe um saquinho com dinheiro e um bilhete anônimo. Aurélia paga ao proprietário da casa os aluguéis. Pedrinho e sua irmã pegam suas bagagens e saem para viajar. Torquato convida Adelaide para um passeio. Mila e Duarte discutem as reações de Leocádia com eles. Simão consegue salvar Martim com a ajuda de Jesuína.
Cerqueira chega na fazenda para ler o testamento do Cel. Lourenço. No meio do caminho para a fazenda, a roda da charrete quebra. Preocupados, Aurélia e Pedrinho seguem viagem correndo a pé. O tabelião chega para iniciar a leitura. Lemos não se agüenta de expectativa e logo se levanta para se apresentar como tutor. Aurélia chega a tempo de se apresentar como neta. Lemos fica com ódio.

'Teresa': resumo dos capítulos de 24 a 28 de dezembro


Capítulo 056
Depois dos terríveis ciúmes que sentiu ao vê-lo se beijando com Aída, Teresa não aguenta mais e procura Mariano, eles se deixam guiar pelo seu sentimento e tem um encontro amoroso. Teresa e Mariano se beijam depois de confessar que se amam. Mais tarde, ela lhe diz que o amor dos dois não é possível, pois ela se casará em breve, ele lhe suplica que deixem tudo e deem continuidade ao seu amor, combinam de se ver no parque. Graças a desilusão que teve com Roberto pelo buquê de flores, Juana aceita iniciar uma relação com Héctor, ele fica muito feliz. Arthur comenta com Luisa que ele adora dar surpresas para Teresa e por isso tem preparada uma muito grande. Na vizinhança, Martin e Aurora explicam para os pais de Teresa o uso correto dos talheres.

Capítulo 057
Depois do encontro que tiveram, Mariano e Teresa planejam que cada um irá terminar com seus namorados para refazer sua vida juntos. Enquanto isso na vizinhança, Héctor apresenta Juanita para Roberto como sua namorada, ele não pode acreditar e fica muito triste. Aída insiste com Mariano que Teresa se casará com Arthur, mas ele a contradiz assegurando que não se casará.

Capítulo 058
As surpresas continuam, Fernando volta para visitar Luisa, ela fica muito feliz. Enquanto isso, Teresa chora, aparentemente pela emoção do casamento, nos braços de sua amiga Aurora, mas sente que está morrendo por dentro por unir sua vida a de um homem a quem que não ama. Como presente de casamento, Arthur presenteia Teresa com um carro novo, isso a motiva para que esqueça suas duvidas e se anime para se casar com ele. Mais tarde Teresa recebe uma ligação de Mariano e lhe confirma os planos de se encontrarem. Graças ao grande amor que sente por Mariano, Teresa sente dúvidas sobre se casar com Arthur.

Capítulo 059
Depois de falar com Teresa na recepção do casamento, Mariano, sente muita raiva e tristeza pela atitude da pessoa que mais ama. Esperança chega ao lugar da festa para tentar impedir Mariano, mas chega tarde demais, mesmo assim arma um escândalo ao ver Rubens. Por outro lado, Teresa sente vergonha pelos seus pais ao ver seu comportamento diante dos convidados. Arthur e Mariano se enfrentam, Mariano assegura que Teresa ama a ele e só se casou com Arthur por interesse.

Capítulo 060
Depois de ficar sabendo que Esperança é a amante de seu pai, Aída procura refugio em Mariano, mas leva uma grande decepção, quando ele confessa que também sabia quem era a amante de Rubens. Aída não pode conter o choro e explode contra ele. Enquanto isso, Aurora conversa com seu namorado, quem assegura que quer ter uma relação formal com ela, mas que para isso os dois precisam ajudar e conversar abertamente. Aurora, um pouco envergonhada, abaixa a cabeça e lhe diz que é melhor que terminem sua relação, deixando seu namorado surpreso por sua reação. Mais tarde, chega a noite de núpcias de Teresa e Arturo, ele emocionado diz que a fará mulher e começa a beijá-la, Teresa, não muito feliz de sua situação, lembra quando teve relações com Mariano e começa a pensar nele todo o tempo.

'As Aventuras de Poliana': resumo dos capítulos de 24 a 28 de dezembro


Capítulo 164, segunda-feira, 31 de janeiro
O Comitê do Laço Azul ganha a competição e anuncia que três alunos novos poderão ingressar na escola Ruth Goulart. Gleyce tenta convencer Jefferson a fazer as audições para conseguir uma vaga. Ciro passa por dificuldades financeiras, pois perdeu o emprego e teve problemas com o carro. Poliana desabafa com Luísa sobre João estar com ciúmes de Bento. Marcelo tenta convencer João a tentar começar uma amizade com Bento. Vinícius convida Mirela para se apresentar com ele nas audições. Lorena pede para Durval ficar longe de Claudia. Débora conta para Salvador que Marcelo confirmou a ela que os dois são realmente um casal. Claudia vai visitar Durval e tenta unir Yasmin e Lorena, sem sucesso. Marcelo se abre com Iuri sobre seu relacionamento com Débora e se mostra arrependido pelo que disse a ela. As audições para o próximo ano letivo se iniciam na escola. Ciro procura um novo trabalho na internet e encontra uma vaga de motorista. Roger dá uma bronca em sua equipe na O11O por um aplicativo que não ficou bom. Bento se apresenta nas audições para tentar uma vaga na escola. Vinícius e Mirela dançam uma gafieira nas audições e são bastante elogiados. Jefferson resolve se apresentar de última hora. Ciro descobre que o emprego é na casa de Roger e Filipa o confronta.

Capítulo 165, terça-feira, 01 de janeiro
Jefferson faz uma apresentação de dança para as audições da escola Ruth Goulart. Poliana diz para João que ele não precisa ter ciúmes, pois Bento nunca ocupará o lugar que ele tem em sua vida. Claudia coloca Yasmin de castigo por ela ter sido malcriada com Durval. Gabriela expulsa Mirela do grêmio. Ciro conta para Gleyce que conseguiu um trabalho na casa de Verônica e Roger. A imprensa publica uma nota sobre a disputa entre os comitês do Laço Azul e do Laço Pink e Verônica se empolga, mesmo a nota falando mal dela. Jefferson conta em casa que passou para a próxima fase do processo seletivo e sua família vibra de alegria. Sérgio e Joana discutem em casa por terem problemas no trabalho. O teste para Ciro conseguir o emprego é levar Filipa para onde ela quiser durante o dia inteiro, e assim ele o faz. Joana tem um pesadelo no qual Nadine é uma sereia e Sérgio fica hipnotizado por ela. Gleyce entrega o boletim de Jefferson para Helô como parte do processo para ele tentar uma vaga na escola. Poliana combina de ajudar Bento a estudar depois da aula para que ele se saia bem na prova e conquiste a vaga. Joana conta para Claudia sobre o sonho que teve e ela diz que deve ser uma premonição. Gael e Benício pedem uma estrelinha para a professora pelo bom comportamento que os dois andam tendo. Waldisney sugere para Joana que ela deve dar bola para ele a fim de fazer ciúmes para Sérgio. Glória conta para Guilherme que Jefferson e Vinícius fizeram as audições para entrarem na escola. Poliana se encontra com Bento para eles estudarem. João esbarra com os dois sem querer e Poliana o convida para ajudar. Arlete surta e confronta Ruth e Helô sobre Vinícius não ter sido chamado para fazer a prova final.

Capítulo 166, quarta-feira, 02 janeiro
João senta com Bento e Poliana e conta a história de sua vida para o menino. Ele fantasia e “aumenta” um pouquinhos fatos. Lindomar tenta resolver a confusão que Arlete fez e faz um pedido especial à Ruth. Guilherme procura Vinícius e Jefferson e é desprezado pelos amigos. Luísa sai para correr e é seguida por um homem misterioso com um capuz. Verônica diz para Ciro que Filipa e Roger decidirão se ele terá ou não o emprego. Luísa foge para a padaria e conta para Durval o que houve. Verônica tenta convencer Roger a contratar Ciro. Luísa chega preocupada em casa e pede para Nanci e Antônio tomarem mais cuidado com a segurança da casa. Lindomar chega em casa e conta para a família que Ruth permitiu que Vinícius fizesse a prova. Luísa é observada pelo homem com capuz através da janela do escritório. Débora conversa ao telefone com alguém sobre um plano e diz que, “quanto mais Luísa ficar assustada, melhor”. Jefferson desiste de fazer a prova para entrar na Ruth Goulart. Afonso pede para dormir na casa de Luísa, na sala, para6 proteger a ela e a Poliana. Débora se encontra com um dos capangas do Rato e Kessya flagra os dois. Afonso e Luísa assistem a um filme juntos. No outro dia, Afonso, Luísa e Poliana tomam café da manhã e Marcelo chega. Com muito custo, Verônica convence Roger a contratar Ciro. Marcelo diz que soube o que houve com Luísa e Afonso responde que ele havia dormido lá para proteger as meninas. Mirela e Gabriela discutem com Glória e Helô sobre a situação do grêmio. Filipa humilha Kessya, dizendo que agora seu pai e sua mãe trabalham para ela.

Capítulo 167, quinta-feira, 03 janeiro
Ruth vai até a sala de aula dos adolescentes para contar que haverá uma nova eleição do grêmio, dizendo que os alunos podem montar novas chapas e se inscreverem. Luísa fica chateada com Afonso pela forma pela qual ele tratou Marcelo. Roger conta para Ciro que ele está contratado e explica quais são as regras que ele deve seguir no trabalho. Débora liga para Rato e dá novas ordens para que ele e sua equipe continuem amedrontando Luísa. Kessya vê Ciro abrindo a porta do carro para Filipa e se enfurece, pois o pai não contou a ela sobre o emprego. Waldisney procura Nanci na casa de Luísa e ela o manda embora. Bento se sente confiante para fazer a prova. Durval encontra Jefferson na padaria e pergunta por que ele não foi fazer a prova. Vinícius se sente nervoso e conta com o apoio de seu pai antes de entrar na sala e realizar a prova final de admissão. Poliana visita Sr. Pendleton e conta sobre a perseguição que Luísa está sofrendo. Lorena encontra um besouro com a patinha machucada e cuida dele. Jefferson chega para fazer a prova. Durval visita Luísa para saber como ela está. Luca Tuber, Gabriela e Brenda vão até à padaria e humilham Mirela. Vinícius tem dificuldade e não consegue terminar a prova. Poliana tenta descobrir por que Luísa não gosta de Sr. Pendleton e pergunta tudo para Durval. Vinícius chora e abraça Lindomar, dizendo que foi muito mal na prova. Kessya confronta Ciro por ele não ter contado a verdade sobre o novo empego.

Capítulo 168, sexta-feira, 04 janeiro
Débora diz para Claudia e Glória que Luísa é paranoica e que não é verdade que está sendo perseguida. Glória responde dizendo que a nora é venenosa e pede para Claudia ligar para Luísa e ver como ela está. Poliana fica feliz e diz a Luísa que Afonso está tratando muito bem a família. Rato vai até a padaria e fala para Jefferson que ele tem uma nova missão. Sophie é assaltada e tem seu celular roubado. Mirela pensa em Luca Tuber e fica confusa. Rato ameaça Jefferson para que ele leve os celulares roubados para que sejam desbloqueados. O comitê do Laço Azul se reúne para decidir quem vai conseguir as bolsas de estudo. Bento é um dos escolhidos e Poliana vibra de alegria. Raquel acorda com o besouro de Lorena em cima dela e grita desesperadamente. Kessya encontra uma sacola com celulares roubados em casa. Sophie liga para o celular do telefone da escola e Kessya atende sem saber. Depois, ela confronta Jefferson sobre os celulares roubados. Guilherme aconselha Ciro sobre como lidar com as malcriações de Filipa. Jefferson diz para Kessya que dará um jeito nessa confusão. Poliana faz um cartaz especial para receber Bento na escola e João fica chateado. Benício e Gael dizem que já é quase certeza que ganharão o drone e contam um plano para Lorena e Mário. Kessya devolve o celular para Sophie, dizendo que o encontrou na comunidade. Algumas crianças zombam do fato de Bento andar de cadeira de rodas e João fica furioso, defendendo-o. Gleyce é informada de que Jefferson foi selecionado para estudar na Ruth Goulart. Joana decide provocar ciúmes em Sérgio dando atenção para Waldisney. Euclides (o besouro de Lorena) some. Éric pisa no inseto e Lorena fica arrasada. Durval beija Claudia e Lorena flagra os dois.