sábado, 29 de dezembro de 2018

Homem na Índia chora lágrimas de sangue


Sputnik - Como indica a edição, o homem de 22 anos pediu ajuda no centro médico na cidade indiana de Port Blair, que fica no sul da ilha Andaman.
O homem decidiu pedir assistência médica após o sangue começar a correr de seus olhos por duas vezes. Os especialistas realizaram todos os tipos de testes e concluíram que o paciente estava totalmente saudável.
Em particular, foram examinados os indicadores de coagulação sanguínea e a densidade capilar. Ele foi diagnosticado com hemolacria, uma condição extremamente rara em que as lágrimas correm em forma de sangue, costumando ter várias causas subjacentes.Todavia, neste caso, não havia explicação.
Em novembro, um incidente semelhante ocorreu com um homem italiano. Ele também chorava lágrimas de sangue, mas, sob as pálpebras, foram encontrados vários tumores benignos.

Molécula produzida pelo próprio corpo é nova arma contra gordura abdominal


Correio Braziliense - A prática de exercícios físicos é a principal medida para perder a barriga e mantê-la sob controle. Mas cientistas tentam entender melhor como se dá a redução de gordura nessa parte do corpo a fim de desenvolver medidas mais eficazes de emagrecimento. Em experimentos com idosos, pesquisadores dinamarqueses descobriram que a molécula interleucina-6, produzida pelo corpo quando há inflamações e traumas, desempenha papel essencial nesse processo. Detalhes do trabalho foram divulgados na edição desta semana da revista especializada Cell Metabolism.
Anne-Sophie Wedell-Neergaard, pesquisadora da Universidade de Copenhague, conta que análises anteriores mostraram que 12 semanas de exercício de bicicleta diminuíram a gordura visceral em adultos obesos. O efeito, porém, foi abolido em participantes tratados com tocilizumabe — droga que bloqueia a ação da interleucina-6 e é usada no tratamento da artrite reumatoide.
Com base nesses resultados, os investigadores desconfiaram que a presença da interleucina-6 poderia desempenhar papel importante na regulação do metabolismo energético. Para desvendar a dúvida, eles acompanharam, durante 12 semanas, 53 adultos obesos escolhidos aleatoriamente e divididos em quatro grupos. Parte deles recebeu infusões intravenosas de tocilizumabe e outra, solução salina, que funcionou como placebo, a cada quatro semanas. Os outros dois grupos combinaram o tratamento com uma rotina de exercício físico.
Exames de ressonância magnética ajudaram a avaliar a massa de tecido adiposo visceral no início e no fim do experimento. No grupo do placebo, o exercício reduziu a massa de tecido adiposo visceral, na média, em 225 gramas, ou 8%, em comparação com os que não praticaram a atividade física. O tratamento com tocilizumabe, porém, eliminou esse efeito. Quem tomou a substância e praticou exercício sofreu aumento da massa de tecido adiposo visceral em aproximadamente 278 gramas, em comparação ao grupo placebo.
Além disso, o tocilizumabe aumentou o colesterol total e o “colesterol ruim” nos integrantes dos dois grupos em que foi administrado. “Até onde sabemos, esse é o primeiro estudo a mostrar que a interleucina-6 tem um papel fisiológico na regulação da massa adiposa visceral em humanos”, ressalta Anne-Sophie Wedell-Neergaard.
Segundo a cientista, nessa etapa da pesquisa, não há a pretensão de avaliar possíveis tratamentos clínicos. Um dos pontos que impede esse avanço é o fato de a interleucina-6 desempenhar efeitos aparentemente opostos em alguns tipos de inflamação. É possível, por exemplo, detectar elevações crônicas da molécula em pacientes com obesidade grave, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. “As vias de sinalização nas células imunes e nas musculares diferem substancialmente, resultando em ações pró e anti-inflamatórias. Então, a interleucina-6 pode agir de forma diferente em pessoas saudáveis e doentes”, explica.

Incipiente
De acordo com Fernanda Lopes, endocrinologista do Laboratório Exame, em Brasília, existe, entre os profissionais da área, a suspeita de que a interleucina-6 pode estar relacionada à perda de gordura durante a prática de exercícios físicos. O trabalho dinamarquês, portanto, reforça essa tese. “Também cogita-se que ela melhore a massa muscular, mas essa função não foi observada nesse estudo”, pondera.
A médica brasileira acredita que a investigação ainda é inicial e precisa de aprofundamento. “Outro ponto é que o número de pessoas analisadas não foi tão grande. É importante frisar que mais pesquisas são necessárias para entender se essa reação realmente se confirma. No passado, por exemplo, achávamos que a leptina era a grande salvadora contra a obesidade, mas estudos mostraram que as pessoas obesas tinham alta resistência a ela. Por isso, é necessário prudência”, frisa.
A equipe dinamarquesa pretende observar se existe a possibilidade de a interleucina-6 afetar diretamente gorduras ou carboidratos. Eles também investigarão se a molécula pode ser administrada no corpo humano com uma injeção, funcionando como um tratamento para reduzir a massa de gordura visceral. “São os nossos próximos planos. Ainda precisamos de uma compreensão mais aprofundada desse papel da interleucina-6 a fim de discutir suas implicações”, diz Anne-Sophie Wedell-Neergaard.

Descompasso hormonal
É um hormônio produzido pelo organismo humano que age no hipotálamo reduzindo o apetite e otimizando o gasto energético. Como é fabricada pelo tecido adiposo, quanto mais gordura corporal, maior a quantidade de leptina produzida. Dessa forma, obesos têm grande quantidade dessa substância, mas grande parte deles também apresenta resistência a ela. Nesses indivíduos, há ainda redução dos receptores da leptina no sistema nervoso central, o que faz com que o cérebro não receba os sinais de saciedade enviados pelo hormônio.

Molécula modeladora
Experimento mostra que a interleucina-6 tem potencial para estimular a perda da gordura abdominal
– Em testes anteriores, cientistas observaram que 12 semanas de exercício com bicicleta diminuíram a gordura abdominal em adultos obesos
– O efeito, porém, não foi registrado em participantes tratados com tocilizumabe, droga que bloqueia a sinalização da molécula interleucina-6 e é usada no tratamento da artrite reumatoide
– A equipe desconfiou que a interleucina-6 poderia desempenhar papel importante na regulação do metabolismo energético ao estimular a quebra de gorduras em pessoas saudáveis. Dessa forma, poderia ser usada contra a obesidade
– Para comprovar a suspeita, 53 adultos obesos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos conforme as seguintes intervenções:
1. Infusões intravenosas de tocilizumabe
2. Infusões intravenosas de tocilizumabe combinadas com prática de exercício
3. Administrações de solução salina (placebo)
4. Administrações de solução salina (placebo) combinadas com prática de exercícios

– Os exercícios consistiam em sessões de 45 minutos de bicicleta, e as substâncias foram administradas a cada quatro semanas. Os testes duraram três meses
– Exames de ressonância magnética mostraram a massa de tecido adiposo visceral no início e no fim do estudo, e os cientistas chegaram às seguintes conclusões:
1. O exercício reduziu a massa de tecido adiposo visceral em cerca 225 gramas nos integrantes do grupo placebo, quando comparados aos voluntários que apenas ingeriram a solução salina
2. O tratamento com tocilizumabe aumentou a massa de tecido adiposo visceral em aproximadamente 278g naqueles que também praticaram exercício, quando comparados aos na mesma condição no grupo placebo
3. O composto ainda aumentou o colesterol total e o “colesterol ruim” em integrantes dos dois grupos

– A intenção é de, na próxima etapa da pesquisa, avaliar se a interleucina-6 afeta gorduras ou carboidratos e se, administrada como uma injeção, é capaz de reduzir a massa de gordura visceral

#Opinião - Jair Bolsonaro enlouqueceu ao decidir levar pra frente a ideia da "posse de armas"


Jair Bolsonaro, o presidente eleito que tomará a posse do poder no começo do próximo ano, reafirmou em seu Twitter que concederá a posse de arma de fogo aos brasileiros que não possuírem antecedentes criminais, devendo ser usada somente em casa. Entre as exigências definidas para se poder fazer uma compra, estão 'idade superior a 25 anos', 'não estar respondendo à inquérito policial ou processo criminal' e 'comprovar aptidão técnica e psicológica para uso'.


Mesmo com todas essas regras, não é nem um pouco recomendável a autorização da posse de armas de fogo por aqui. O fato é o seguinte: se a violência já existe com a proibição, ela só irá aumentar depois que o Estatuto do Desarmamento for revisado.
'Se alguém quiser matar de qualquer maneira, usa um carro ou uma faca/tesoura'. Este é um exemplo de argumentação fraca por parte de quem é ou se faz de burro a ponto de não entender que a arma só serve para matar. Inclusive, em nenhum lugar do mundo onde a posse é autorizada, o uso é feito apenas para matar bandidos. Se lembram dos massacres que houveram em uma escola de Columbine, numa boate de Orlando e em um show que ocorria em Las Vegas? Aqui no Brasil, as coisas não são tão diferentes assim, haja vista que teve aquele atentado horrível em uma escola do Rio de Janeiro - há sete anos -, por exemplo.
As pessoas mentem, desobedecem as leis só para colocar a vida de seu semelhante em risco por inúmeras razões: ciúme, discussão de casal (não importa se é a mulher que é morta pelo seu cônjuge ou vice-versa), dívida financeira, briga no trânsito ou num churrasco. Portanto, nem o próprio presidente vai poder garantir que os donos de armas não agirão com elas em momentos não convencionais. Se eles tiverem sob efeito de drogas, pior ainda.
'Se não sei quem matar, vai preso conforme a lei!'. Esse argumento também tá errado! Isso foi apenas uma consequência do ato que ela praticou, mas quem é que vai ficar no prejuízo de fato? É a tal criatura que agiu feito uma assassina ou o que perdeu a vida por causa de besteira?
Agora que a merda foi feita nas eleições deste ano, o que resta agora é rezar para isso aqui não virar um Iraque. Só pra não comentarem nenhuma idiotice aqui, deixo claro que não sou petista. Sou à favor daquilo que é correto, e isso não tem nada a ver com partido político.

Erro de funcionários pode ter exposto quase 4 mil pacientes a HIV e hepatite nos EUA


TNH1 - Um erro cometido por funcionários do centro cirúrgico HealthPlus, no estado de Nova Jersey (EUA), pode ter exposto 3.778 pacientes à hepatite, HIV e outras infecções transmitidas pelo sangue. A unidade de saúde emitiu um aleta a todos os pacientes que foram atendidos entre janeiro e setembro deste ano.
Segundo a rede de TV CNN, uma investigação do Departamento de Saúde de Nova Jersey descobriu que os funcionários não seguiram os procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentos médicos. Com isso, os pacientes foram expostos ao risco de infecções. Até o momento, nenhum contágio foi identificado.
"Embora o risco de infecção seja baixo, o centro cirúrgico HealthPlus e o Departamento de Saúde de Nova Jersey recomendam que os pacientes façam exames para essas doenças", afirmou Janelle Fleming, porta-voz do Departamento de Saúde à CNN.

Estudo científico indica que a vitamina D pode combater a depressão


Metro Jornal - Um estudo recentemente publicado numa prestigiosa revista científica descobriu uma poderosa relação entre a depressão e a falta de um nutriente que dificilmente se encontra na comida: a Vitamina D.
A pesquisa observou dados médico de mais de 4000 pacientes com mais de 50 anos de idade. Quatro anos depois, os resultados foram avaliados para averiguar a influência da vitamina no risco de desenvolver depressão.
Os resultados indicaram um vinculo forte entre a de vitamina D com o desenvolvimento de depressão.

COMO COMBATER A DEPRESSÃO TOMANDO VITAMINA D?
Uma parte da solução é consumir alimentos que contém vitamina D na composição, como já falamos aqui. No entanto, essa não pode ser a única medida a ser tomada. O ideal é tomar sol diariamente para atingir os limites indicados do nutriente.
Pessoas de pele branca precisam de até 15 minutos de exposição ao sol por dia para atingir a quantidade necessária. Pessoas de pele negra precisam de mais tempo, até uma hora de exposição é o ideal.

Naldo ganha apenas R$ 5 mil de cachê após fazer show vazio no RJ


Isto É - O músico Naldo Benny recebeu apenas R$ 5 mil de cachê para fazer um show no último domingo em um sítio de Duque de Caxias (RJ). A apresentação, que foi anunciada como um “mega evento”, teve poucas pessoas. As informações são do jornal EXTRA.
Imagens do show foram divulgadas nas redes sociais e o próprio músico chegou a minimizar o fato negando que o evento se tratava de um show.


#BackTo1990s - "Pump Up The Jam", fenômeno de Technotronic, estará na próxima novela das sete da Globo


Com o intuito de fazer seu público viajar no tempo, a Rede Globo exibirá em janeiro do próximo ano a novela Verão 90, que ocupará o lugar de O Tempo Não Para às sete da noite. Entre as músicas que estão confirmadas para comporem a trilha sonora, está "Pump Up The Jam", o single de estréia da banda belga Technotronic, que também fez sucesso com os singles 'Get Up (Before The Night Is Over), 'Move This', 'Rocking Over The Beat' e 'This Beat Is Technotronic'. Ele já aparece na chamada de estréia que a Globo divulgou há dois dias. Assistam o vídeo:

A música Pump Up The Jam foi um fenômeno mundial, alcançando a posição #1 nos charts de Portugal, Canadá e Espanha, e #2 na Inglaterra e nos Estados Unidos, além de aparecer como a mais tocada na lista britânica da Billboard 'Hot 100 Club Play' por um mês e 11 dias. Também teve um bom desempenho na Nova Zelândia (#4), Itália (#5) e França (#7).
Foi cantada pela congolesa Manuela Kamosi, mais conhecida como 'Ya Kid K', sendo ela a vocalista da banda. Quem aparece em seu lugar no videoclipe é sua conterrânea, Felly Kilingi, e isso aconteceu porque o contrato feito com Manuela não era legal devido à sua idade. A escolha de Felly foi feita pela gravadora, ARS Entertainment, sem a consulta dos integrantes da banda.
Pump Up The Jam ganhou remixes feitos por vários DJ's e projetos. Entre eles, estão Dancing Divaz, SQ-1, D.O.N.S. e Crazy Frog.

Autor da versão inglesa de 'Garota de Ipanema' morreu aos 91 anos


O letrista Norman Gimbel, de 91 anos, morreu no último dia 19 em sua residência, localizada na cidade estadunidense de Montecito. Ele era conhecido por ser o autor da versão estrangeira de 'Garota de Ipanema', originalmente escrita por Tom Jobim, e 'Killing Me Softly', cantada por Roberta Flack. Outras músicas brasileiras também ganharam versões feitas por ele: "How Insensitive" (Insensatez); "Drinking Water" (Água de Beber) e "Sabiá" (Song of Sabia).
A notícia da morte foi dada por seu filho, Tony, que não informou qual foi a causa. As informações são do site BMI.

'Minha Vida': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 05 de janeiro


Segunda-feira, 31 de dezembro
Bahar descobre que Ates será seu professor. Efsun vai com Hasret até a confecção e fica pasma com o pouco que é pago pelo trabalho. Onur convida Bahar para sair. Efsun pede a Mehmet que ajude Hasret, pois ela está em uma situação difícil. Fulya se sente ameaçada com a volta de Efsun à mansão.

Terça-feira, 01 de janeiro
Onur aparece na casa de Bahar e a moça pede desculpa por ter esquecido que iam sair. Nuran pergunta a Secil se Efsun está bem e diz para Ylias que a menina irá voltar de joelhos.

Quarta-feira, 02 de janeiro
Efsun manda mensagem para Nuran e pede para conversarem. Onur pede desculpas a Bahar por ter sido inconveniente e ela pede que não se intrometa em sua vida. Hasret procura Nuran para saber como é o mundo de Efsun e diz que ela e Ylias não são nada para Efsun.

Quinta-feira, 03 de janeiro
Nuran descobre que todo o ouro foi roubado. Efsun acusa Bahar do roubo. Bahar se irrita e sai de casa. Sakine pergunta a Seçil se Ates realmente ama Bahar, liga para ele e pede que ajude a jovem.

Sexta-feira, 04 de janeiro
Ylias briga com Nuran e Efsun. As duas traíram a Bahar e vão pagar caro por isso. Nuran liga para Efsun e as duas conversam sobre os envelopes com uma moeda de ouro. Efsun acusa Beyza pelo roubo do ouro.

Sábado, 05 de janeiro
Efsun fica revoltada ao saber que Bahar está com Hasret e pede que ela seja expulsa da casa. Hasret pede ajuda a Mehmet para conter Efsun. Hasret pergunta a Mehmet se a raiva de Efsun por Bahar é por causa de Ates. Mehmet responde que ela estragou o casamento de Bahar.

'Essas Mulheres': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 04 de janeiro


Capitulo 110, segunda-feira, 31 de dezembro – Aurélia (Christine Fernandes) decide viajar para a Europa e assim evitar um escândalo. Lemos (Paulo Gorgulho) pede a Firmina (Tania Alves) que não trabalhe mais na casa de Aurélia. Rodrigo (Carlo Briani) e Teodoro avançam na direção do grupo de Simão (Luciano Quirino). Alfredo (Marcos Breda) conta a Paulo (João Vitti) que se comenta entre as pessoas que ele é sustentado por Lúcia (Carla Regina). Nina (Mariana Clara), Laura (Maristane Dresch) e Lúcia se preocupam com os depoimentos delas para a polícia. Sebastião tenta negociar a liberdade de seu grupo em troca da vida de Cunha (Roberto Bontempo).
Rodrigo fica no impasse, mas aceita o acordo. Sebastião esquece sua bolsa no mato. Aurélia e Fernando (Gabriel Braga Nunes) tentam brindar a separação deles, mas não conseguem. Aurélia assina os papéis. Fernando rasga os papéis e o cheque. Simão solta Cunha no mato. Geraldo (Thodoro Cochrane) conta a Júlia (Raquel Nunes) que sua mãe quer vê-la com Paulo. Lúcia recebe a visita de Paulo tarde da noite. Alfredo, Torquato (Petronio Gontijo) e Augusto (Alexandre Moreno) falam sobre a hipocrisia das pessoas. Cunha acha a bolsa de Sebastião caída no mato.

Capitulo 111, terça-feira, 01 de janeiro – Mateus (Rodolpho Valente) chama a atenção de Alfredo. Firmina conversa com Fernando sobre o casamento dele. Aurélia conta a Damiana (Paixão de Jesus) que ela está se separando. Lemos conta a Bela (Talita Castro) que pedirá a anulação do casamento de Aurélia. Augusto vai até a casa de Leocádia (Ana Beatriz Nogueira). Sebastião se dá conta de que perdeu sua bolsa. Cunha entrega os escritos de Sebastião para Rodrigo. Mila (Mirian Freeland) encontra Augusto na sala. Ele a beija. Fernando conta a Camila (Ana Rosa) que irá se separar de Aurélia. Leocádia fica frente a frente com Augusto.
Augusto (Alexandre Moreno) discute com Leocádia (Ana Beatriz Nogueira). Sebastião diz que tem um segredo nos seus escritos. Rodrigo (Carlo Briani) lê os escritos de Sebastião. Fernando (Gabriel Braga Nunes) diz a sua mãe que nunca deixará de amar Aurélia (Christine Fernandes). Lemos (Paulo Gorgulho) conta a Cunha (Roberto Bontempo) que pediu a anulação do casamento de Aurélia e Fernando. Bela (Talita Castro) conta à Adelaide (Adriana Garambone) que o casamento de Aurélia e Fernando não se consumou.

Capitulo 112, quarta-feira, 02 de janeiro – Adelaide planeja ficar mais próxima de Torquato (Petronio Gontijo) para conquistar Fernando. Firmina (Tania Alves) diz a Aurélia que vai ter de deixar a corte. Mariquinhas (Maria Stella Tobar) diz a Duarte (Ewerton de Castro) que se ele gostasse mesmo dela ele se separaria de sua esposa. Leocádia confessa a Alfredo (Marcos Breda) que poderia ter um caso com ele, mas não na corte. Mariquinhas diz que só aceita ficar com Duarte se ele se casar com ela.

Capitulo 113, quinta-feira, 03 de janeiro – Aurélia conversa com Artur (Luiz Carlos de Moraes) sobre Ordália (Luciene Adami). Adelaide resolve marcar a data do casamento com Torquato. Ela diz que ele não poderá convidar Augusto (Alexandre Moreno). Sebastião arma uma emboscada para os guardas. Marli (Ingra Liberato) diz a Firmina (Tania Alves) que a conhece de algum lugar sem ser da casa de Aurélia. Rodrigo mostra a Lemos e Cunha os escritos de Sebastião. Aurélia diz a Firmina que não vai suportar viver longe de Fernando.

Capitulo 114, sexta-feira, 04 de janeiro – Aurélia (Christine Fernandes) decide falar para Fernando (Gabriel Braga Nunes) que o ama. Alfredo (Marcos Breda) e Fernando começam a beber. Fernando conta toda a verdade de seu casamento para Alfredo. Artur (Luiz Carlos de Moraes) diz a Adelaide (Adriana Garambone) que vai se casar com Ordália (Luciene Adami). Fernando fica muito bebado e não volta para casa. Aurélia cansada de esperar Fernando vai para seu quarto e chora. Teodoro desiste de procurar Simão (Luciano Quirino). Lemos (Paulo Gorgulho) pede que Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) leia os escritos de Sebastião.

'Malhação - Vidas Brasileiras': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 04 de janeiro


Capítulo 211
Álvaro e Verena se desesperam com o acidente de Hugo. Márcio anuncia que será padrinho de Rafaela. Alex encontra Hugo e alerta Gabriela, Marcelo, Rafael e Leonor sobre o acidente. Dandara sofre com o estado de Hugo. Hugo é resgatado e levado para um hospital. Dandara e Alex acompanham o menino. Maria Alice questiona Alex sobre as férias em Barreirinhas. Úrsula reúne todos os amigos e revela que está se mudando para Portugal ao lado de Enzo. Márcio e Pérola se animam com o sucesso dos doces do rapaz. Rafael comenta com Gabriela sua preocupação com Camila. Hugo desperta e todos comemoram. Hugo insiste para que Alex passe as férias a seu lado. Fábio ameaça Rafael.

Capítulo 212
Flora questiona Alex sobre Maria Alice. Alex decide ficar com Hugo nas férias e Maria Alice sofre. Márcio é convidado para uma reportagem sobre seus doces. Alex desabafa com Gabriela sobre suas angústias com a ONG. Dandara fala com Talíssia e Verena sobre Hugo e as três comemoram a alta do menino. Fabiana tem dificuldade de encontrar um presente para sua mãe. Rafael aconselha Alex. Na praia, Jaqueline se aproxima de Alex e Hugo. Pérola se incomoda com a sessão de fotos de Márcio sobre os doces e tem uma ideia. Tito e Garoto conversam com Fabiana sobre sua relação com a mãe. Hugo se interessa por Jaqueline. Fábio interpela Rafael.

Capítulo 213
Rafael enfrenta Fábio e Gabriela se assusta. Pérola comprova sua teoria sobre o sucesso dos doces de Márcio. Hugo marca um encontro com Jaqueline pelo celular de Alex, sem que o amigo desconfie. Fábio sequestra Gabriela para ameaçar Rafael. Hugo e Alex encontram Jaqueline e suas amigas em um bar. Amanda lamenta que Kavaco não se divirta com os amigos. Hugo convida Jaqueline para ir até a casa de Alex. Rafael descobre que Fábio está com Gabriela e os dois brigam. Marli e Paulo estranham a ausência de Gabriela. Fábio afirma a Rafael que acabará com a vida de Gabriela.

Capítulo 214
Rafael persegue Fábio, que se esconde em uma mata, e chama a polícia. Alex estranha não conseguir falar com Gabriela. No cativeiro, Gabriela tenta se libertar de suas amarras. Rafael imobiliza Fábio e a polícia chega no local. Rafael encontra Gabriela e conforta a mulher. Jade e Érico se divertem com Getúlio e Brigitte. Hugo convida Jaqueline para dormir na casa de Alex, que se incomoda com a atitude do menino. Garoto desabafa com Flora e Tito sobre Lia. Flora se surpreende ao chegar em casa e encontrar Jaqueline.

Capítulo 215
Flora exige explicações de Hugo sobre a presença de Jaqueline em sua casa. Gabriela e Rafael concordam em não revelar aos filhos sobre o sequestro da professora. Fabiana desabafa com Santiago. Jaqueline convida Alex e Hugo para novos programas juntos. Alex rejeita a ligação de Maria Alice. Flora despista Maria Alice sobre o paradeiro de Alex. Paulo se oferece para ensinar novas receitas gastronômicas a Márcio. Gabriela e Rafael viajam com Camila e Rafaela. Alex avisa a Maria Alice que promoverá uma festa em sua casa e a menina se incomoda. Jaqueline chega à festa de Alex e todos se surpreendem. Fabiana invade e festa e se surpreende ao encontrar Jaqueline.

'Teresa': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 04 de janeiro


Capítulo 61 – Segunda 31/12/2018
Arthur diz a Esperança que o pior é que Aída se atreveu a ameaçar Teresa, e isso o preocupa. Esperança, chorando, responde que o melhor é que vá embora, e depois diz que não quer que Rubens nem Aída saibam de sua gravidez. Teresa chora na noite de núpcias ao lembrar de Mariano. Aída, chorando, diz a Mariano que já sabe quem é a amante de seu pai e diz estar certa de que Teresa teve muito a ver com toda essa história. Mariano a defende e Aída, furiosa, diz que um dia ele se dará conta do quão má é Teresa. Aída recrimina seu pai por ter sido capaz de enganar sua mãe com uma pessoa de baixa posição como Esperança. Rubens diz que já está pagando pelo erro e pede à filha que o ajude a se reconciliar com sua mãe. Mayra diz a Genoveva que está confusa, pois não sabe se deve perdoar Rubens, que a relação deles já tem vários anos e seria triste que tudo se acabasse assim. Genoveva diz à amiga que o melhor é que se divorcie. Aída ouve a conversa e diz à mãe que ao se divorciar, deixaria o caminho livre para Esperança ou qualquer outra mulher, então, sugere que faça seu pai sofrer dormindo em quartos separados, mas que não lhe dê o divórcio. Heitor diz a Mariano que escândalos podem afetar sua vida profissional, que o ambulatório vive de doações, e que seria melhor manter uma boa postura, pois não vale a pena fazer loucuras por uma mulher que já provou que não o ama. Tito oferece dinheiro a Jonhy para que ele não diga a ninguém que vendia drogas para Paulo. Teresa se zanga com Arthur quando ele diz que precisa cancelar a viagem para a Europa.

Capítulo 62 – Terça 01/01/2019
Tito e Gema entram em acordo para usar Jonhy e seu táxi para distribuir drogas. Mayra diz a Esperança que, para Rubens, sua relação com ela foi apenas uma aventura, que o marido lhe pediu perdão pelo mal passo, e deseja que eles salvem o casamento. Mayra oferece uma grande quantidade de dinheiro a Esperança para que ela vá embora para longe. Esperança, chorando, diz ser uma mulher apaixonada, e que não é uma chantagista; portanto, não quer dinheiro algum. Arthur e Teresa discutem porque ela se nega a dormir com ele, por causa do cancelamento da viagem à Europa. Arthur diz que como advogada, Teresa deveria entendê-lo, pois o motivo foi o trabalho, e a beija. Armando recrimina Mariano por ter tentado sabotar o casamento de Teresa, diz que sua filha já o havia dito que não queria nada com ele, e pede que não volte mais a sua casa. Rubens tenta convencer Mayra a voltar pra ele e que juntos continuem comandando as empresas. Mayra deixa claro que, com o divórcio, treinará Aída para que controle seu dinheiro e as empresas. Arthur se zanga quando se dá conta de que Luisa dormiu com Fernando. Ela confessa que se entregou, pois ama Fernando. Mayra diz à filha que o pai vai voltar mesmo contra sua vontade, mas deixa claro que não o perdoa e que jamais o aceitará novamente como esposo. Mayra pede à filha que aprenda rapidamente a controlar os negócios da família. Rubens diz a Genoveva que precisa manter Aída e Mayra longe dos negócios da família, pois elas poderiam descobrir os desfalques que ele fez. Teresa se irrita ao ler em uma revista uma matéria sobre o escândalo ocorrido em seu casamento.

Capítulo 63 – Quarta 02/01/2019
Teresa fica furiosa ao ler na revista uma matéria sobre seu casamento onde afirmam que ela estava dividida entre dois amores e que sua entrada na sociedade foi com um escândalo. Aurora pergunta a Mariano se Teresa prometeu fugir com ele e, por isso, estava tão certo de que ela não se casaria. Mariano pede um tempo para contar tudo o que aconteceu. Arthur e Teresa voltam a discutir porque ela segue zangada pelo cancelamento da viagem e a situação se complica ainda mais quando ele diz que os dois precisam controlar os gastos, completando dizendo que ela tem abusado do cartão de crédito. Teresa, furiosa, devolve o cartão a Arthur e diz que, assim, ela não gastará mais nada. Arthur diz a Fernando que está atento a sua relação com Luisa e que não quer que ele machuque sua irmã, pois ela é diferente das demais mulheres com quem ele já esteve. Teresa se faz de vítima em frente a Luisa, culpando Arthur por seus problemas. Armando diz a Teresa que pediu a Mariano que não volte mais em sua casa, e que Esperança já não vive mais com eles. Teresa diz que o pai fez muito bem, pois eles colocaram seu casamento a perder, que queria que as pessoas importantes para ela estivessem presentes em seu casamento com alegria, e eles fizeram um escândalo. Teresa visita Mayra para explicar que Esperança compareceu ao casamento sem seu consentimento, e que não quer voltar a vê-la. Teresa se enfurece ao ver Aída e Mariano se beijando, e diz a Mayra que deve tenha cuidado, pois a melhor amiga de Mariano é justamente Esperança.

Capítulo 64 – Quinta 03/01/2019
Mariano diz a Aída que não quer estar com ela por despeito, e que seu pai jamais permitirá que eles fiquem juntos. Mayra diz a Aída que espera que sua relação com Mariano seja apenas de amizade. Mariano pede a Paloma que o apoie para conseguir os donativos que precisa para o ambulatório e comenta com ela que não vale a pena seguir lutando por Teresa. Ao saber que Arthur viajará, Teresa se desculpa pelos contratempos e, com isso, consegue que ele também a perdoe pelos seus gastos excessivos. Ela também se aproveita da reconciliação para que Arthur assine um documento garantindo uma pensão mensal para seus pais. Arthur oferece a casa para que os pais de Teresa possam viver com eles, mal ela diz que eles estão acostumados na Vila. Arthur diz a Teresa que não quer que seus pais sigam vivendo na mesma vila que Mariano. Teresa, hipócrita, diz a Arthur que vai convencer seus pais para que aceitem a oferta. Teresa humilha a mãe. Revoltada, Regina diz à filha que espera que a vida lhe cobre por tanta ofensa. Paloma diz a Arthur que Teresa e Mariano estiveram a ponto de se casar, Arthur, furioso, procura Mariano para questioná-lo sobre a informação que acabou de receber, Mariano responde que se ele quer saber sobre o passado de sua esposa, que pergunte a ela. Teresa surpreende Paloma e Arthur juntos.

Capítulo 65 – Sexta 04/02/2019
Teresa diz a Arthur que, pelo visto, Paloma não se conforma mesmo em perdê-lo. Arthur, furioso, pergunta se ela já se resignou em perder Mariano e pergunta até onde foi sua relação com ele, pois nunca lhe disse que esteve a ponto de se casar com Mariano. Teresa diz que esse era o desejo de Mariano, que até um anel de compromisso lhe ofereceu, mas ela jura que recusou, e sugere a Arthur que procure Mariano para esclarecer tudo. Rubens tenta convencer Mayra e Aída a permitir que ele continue cuidando dos negócios da família. Mayra diz que gosta de sentir-se útil, Aída diz ao pai que está ansiosa pelo poder que a dará sua mãe, o controle dos negócios da família. Questionado, Mariano nega ter tido relações íntimas com ela. Teresa, fingindo-se ofendida com a desconfiança de Arthur, se nega a dormir com ele e ainda ameaça voltar para a casa dos pais. Arthur comenta com Regina que Teresa disse que ela e Armando não querem ir viver com eles, e aproveita para pedir que eles aceitem pelo menos viver em outro lugar. Rubens diz a Mayra que tem que convencer Aída para que não volte a ver Mariano, porque não é de seu nível. Mayra chama o marido de irônico, pois Esperança também não é de seu nível. Fernando diz a Arthur que Teresa é uma mulher valiosa e, se não lhe der o que ela merece, não faltará outro disposto a dar.

'Jesus': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 04 de janeiro


Segunda-feira (31)
A novela não será exibida neste dia, excepcionalmente

Terça-feira (01)
Gestas questiona Judite sobre a gravidez. Petronius acha Noemi teimosa. Joana compra cestos de Adela. Barrabás observa Jesus. Judite e Gestas se beijam. Malco e Nicodemos ficam intrigados com a conversa entre Anás e Caifás. Os apóstolos são mal recebidos por alguns samaritanos. Shabaka e Susana acusam Dimas pelo roubo da hospedaria.
Nicodemos questiona Caifás sobre a rodem de matar o Messias. Jesus percebe o ódio de seus discípulos pelos samaritanos e fica decepcionado. Os apóstolos se desculpam com Jesus. Barrabás os observam. Caifás e Anás negam as acusações de Nicodemos. Dimas é levado para a prisão. Gestas observa o irmão.
Satanás inflama o ódio de Barrabás. Petronius mostra interesse em Noemi. Lázaro consegue encontrar Jesus e avisa que querem mata-Lo. Barrabás fica frustrado e é pressionado pelo Satanás. Jesus se mostra confiante e avisa que seu tempo ainda não acabou. Gestas vai até a casa de Adela e diz que Dimas foi injustiçado. Caius humilha o Hidrópico. Abel dá em cima de Helena.
Jesus e seus discípulos agradecem a receptividade de Yarin. Helena fala sobre Judas Tadeu com Abel. Nemestrino se preocupa com Dimas. Joana aconselha Adela. Pilatos e Chuza conversam sobre suas esposas. Shabaka acha que Dimas pode ser inocente. Nicodemos alerta Tiago Justo para o perigo que Jesus está correndo. Preocupados com a demora de Barrabás.

Quarta-feira (02)
Diana pede ajuda a Almáquio. Dimas é torturado na prisão. Adela e Shabaka vão ao encontro de Petronius. A irmã do centurião se abre com Cláudia. Rufos, ex marido de Cassandra, sofre com lepra em uma caverna.
Shabaka retira a queixa contra Dimas, que é libertado. Adela agradece ao pai de Susana e oferece um emprego para o filho na cozinha do palácio. Antipas da em cima de Temina. Enquanto segue com a comitiva às margens do rio Jordão, Herodíade pede um tempo para ficar sozinha e se afasta.
Ela fica mexida com as lembranças do passado e Satanás surge ao seu lado. Uma cobra sai das vestes do demônio e lambe o rosto de Herodíade. Heitor chega ao local e a encontra morta no chão. A alma de Herodíade vê o próprio corpo estirado no chão e é levada pelo Satanás. Alguns dias se passam e é anunciado o início da festa do tabernáculo. Anás e Caifás se mostram.

Quinta-feira (03)
Tiago Justo se preocupa com Jesus. Pilatos fica irritado com a festa organizada pelos judeus. Com a ajuda de Hélio, Joana monta sua tenda. Edissa aconselha Deborah. Em conversa com Caifás, Barrabás avisa que conseguirá executar Jesus. Lázaro não dá atenção à Susana.
Judite sofre com enjoos. Dimas trabalha com Diana na cozinha do palácio. Barrabás deixa a casa de Adela. Cassandra descobre que Noemi está apaixonada por Petronius. O Hidrópico se encanta por Diana. Cassandra tenta aconselhar o irmão. Tiago Justo prefere não preocupar Maria.
Helena tenta convencer Claudia a ir à festa do tabernáculo. Antipas humilha Temina. Deborah se abre com Maira. Asisa deixa Laila sozinha com Jairo na hospedaria. Barrabás discute com Petronius. Dimas não cai na tentação do Satanás. Deborah avisa que precisa encontrar seu filho. Petronius luta com Barrabás.
Livona chama Judite para dar uma volta. Susana separa a briga de Barrabás com Petronius. Judite se depara com Gestas. Petronius chama Noemi de Madalena e a beija. Joana se irrita com Caifás. Mirian discute com Asisa. Pedro segue em direção ao templo. Caifás vê um homem na multidão e pensa que é Jesus.

Sexta-feira (04)
Caifás manda prender o homem achando se tratar de Jesus, mas se confunde. Ele fica irritado ao ver a aproximação dos apóstolos. Gestas diz saber do assassinato da esposa de Davi e chama Judite para fugir. Pilatos não permite que Helena vá à festa dos judeus. Dimas descobre que Cassandra é a irmã de Petronius.
Yoná diz que Miriam e Asisa parecem duas crianças. Jairo leva Laila para um quaro na hospedaria. Adela e os apóstolos enfrentam Caifás. Jesus caminha solitário. Mirian reencontra os filhos. Claudia pede para Helena não fazer nenhuma besteira. Maria Madalena, Gabriela e Judas Iscariotes vão ao palácio.
Judas reencontra Chuza. Kesiah revê Madalena. Diana desconfia de Dimas. Claudia recebe Maria Madalena. Gabriela é apresentada à rainha. Chuza atualiza as informações do palácio para Iscariotes. Tiago Maior diz que Pedro e Adela formam um belo casal.
Depois de se deitarem juntos, Jairo e Laila tentam deixar a hospedaria disfarçados, mas são vistos por Barrabás. Zelote reencontra o irmão. Barrabás tenta saber notícias sobre Jesus. Temina avisa a Pilatos sobre a conversa entre Judite e Gestas. Barrabás discute com Simão Zelote. Judas Tadeu encoraja Tomé a resistir à bebida.
Asisa reencontra Jairo e Laila e fica desconfiada. Helena fala sobre Tadeu com Gabriela. Inflamado pelo Satanás, Caifás diz que Jesus tem que morrer. Natanael troca palavras de amor com Yoná. Joana fala sobre as tradições de seu povo. Barrabás se depara com Pedro e outros apóstolos na casa de Adela.

As Aventuras de Poliana: resumo dos capítulos de 31 de dezembro de 2018 a 04 de janeiro de 2019


Segunda-feira (31) – Capítulo 164
O Comitê do Laço Azul ganha a competição e anuncia que três alunos novos poderão ingressar na escola Ruth Goulart. Gleyce tenta convencer Jefferson a fazer as audições para conseguir uma vaga. Ciro passa por dificuldades financeiras, pois perdeu o emprego e teve problemas com o carro. Poliana desabafa com Luísa sobre João estar com ciúmes de Bento.
Marcelo tenta convencer João a tentar começar uma amizade com Bento. Vinícius convida Mirela para se apresentar com ele nas audições. Lorena pede para Durval ficar longe de Claudia. Débora conta para Salvador que Marcelo confirmou a ela que os dois são realmente um casal.
Claudia vai visitar Durval e tenta unir Yasmin e Lorena, sem sucesso. Marcelo se abre com Iuri sobre seu relacionamento com Débora e se mostra arrependido pelo que disse a ela. As audições para o próximo ano letivo se iniciam na escola. Ciro procura um novo trabalho na internet e encontra uma vaga de motorista.
Roger dá uma bronca em sua equipe na O11O por um aplicativo que não ficou bom. Bento se apresenta nas audições para tentar uma vaga na escola. Vinícius e Mirela dançam uma gafieira nas audições e são bastante elogiados. Jefferson resolve se apresentar de última hora. Ciro descobre que o emprego é na casa de Roger e Filipa o confronta.

Terça-feira (01) – Capítulo 165
Jefferson faz uma apresentação de dança para as audições da escola Ruth Goulart. Poliana diz para João que ele não precisa ter ciúmes, pois Bento nunca ocupará o lugar que ele tem em sua vida. Claudia coloca Yasmin de castigo por ela ter sido malcriada com Durval. Gabriela expulsa Mirela do grêmio.
Ciro conta para Gleyce que conseguiu um trabalho na casa de Verônica e Roger. A imprensa publica uma nota sobre a disputa entre os comitês do Laço Azul e do Laço Pink e Verônica se empolga, mesmo a nota falando mal dela. Jefferson conta em casa que passou para a próxima fase do processo seletivo e sua família vibra de alegria.
Sérgio e Joana discutem em casa por terem problemas no trabalho. O teste para Ciro conseguir o emprego é levar Filipa para onde ela quiser durante o dia inteiro, e assim ele o faz. Joana tem um pesadelo no qual Nadine é uma sereia e Sérgio fica hipnotizado por ela. Gleyce entrega o boletim de Jefferson para Helô como parte do processo para ele tentar uma vaga na escola.
Poliana combina de ajudar Bento a estudar depois da aula para que ele se saia bem na prova e conquiste a vaga. Joana conta para Claudia sobre o sonho que teve e ela diz que deve ser uma premonição.
Gael e Benício pedem uma estrelinha para a professora pelo bom comportamento que os dois andam tendo. Waldisney sugere para Joana que ela deve dar bola para ele a fim de fazer ciúmes para Sérgio. Glória conta para Guilherme que Jefferson e Vinícius fizeram as audições para entrarem na escola.
Poliana se encontra com Bento para eles estudarem. João esbarra com os dois sem querer e Poliana o convida para ajudar. Arlete surta e confronta Ruth e Helô sobre Vinícius não ter sido chamado para fazer a prova final.

Quarta-feira (02) – Capítulo 166
João senta com Bento e Poliana e conta a história de sua vida para o menino. Ele fantasia e “aumenta” um pouquinhos fatos. Lindomar tenta resolver a confusão que Arlete fez e faz um pedido especial à Ruth. Guilherme procura Vinícius e Jefferson e é desprezado pelos amigos. Luísa sai para correr e é seguida por um homem misterioso com um capuz. Verônica diz para Ciro que Filipa e Roger decidirão se ele terá ou não o emprego.
Luísa foge para a padaria e conta para Durval o que houve. Verônica tenta convencer Roger a contratar Ciro. Luísa chega preocupada em casa e pede para Nanci e Antônio tomarem mais cuidado com a segurança da casa. Lindomar chega em casa e conta para a família que Ruth permitiu que Vinícius fizesse a prova. Luísa é observada pelo homem com capuz através da janela do escritório.
Débora conversa ao telefone com alguém sobre um plano e diz que, “quanto mais Luísa ficar assustada, melhor”. Jefferson desiste de fazer a prova para entrar na Ruth Goulart. Afonso pede para dormir na casa de Luísa, na sala, para6 proteger a ela e a Poliana.
Débora se encontra com um dos capangas do Rato e Kessya flagra os dois. Afonso e Luísa assistem a um filme juntos. No outro dia, Afonso, Luísa e Poliana tomam café da manhã e Marcelo chega. Com muito custo, Verônica convence Roger a contratar Ciro.
Marcelo diz que soube o que houve com Luísa e Afonso responde que ele havia dormido lá para proteger as meninas. Mirela e Gabriela discutem com Glória e Helô sobre a situação do grêmio. Filipa humilha Kessya, dizendo que agora seu pai e sua mãe trabalham para ela.

Quinta-feira (03) – Capítulo 167
Ruth vai até a sala de aula dos adolescentes para contar que haverá uma nova eleição do grêmio, dizendo que os alunos podem montar novas chapas e se inscreverem. Luísa fica chateada com Afonso pela forma pela qual ele tratou Marcelo. Roger conta para Ciro que ele está contratado e explica quais são as regras que ele deve seguir no trabalho.
Débora liga para Rato e dá novas ordens para que ele e sua equipe continuem amedrontando Luísa. Kessya vê Ciro abrindo a porta do carro para Filipa e se enfurece, pois o pai não contou a ela sobre o emprego. Waldisney procura Nanci na casa de Luísa e ela o manda embora. Bento se sente confiante para fazer a prova. Durval encontra Jefferson na padaria e pergunta por que ele não foi fazer a prova.
Vinícius se sente nervoso e conta com o apoio de seu pai antes de entrar na sala e realizar a prova final de admissão. Poliana visita Sr. Pendleton e conta sobre a perseguição que Luísa está sofrendo. Lorena encontra um besouro com a patinha machucada e cuida dele. Jefferson chega para fazer a prova. Durval visita Luísa para saber como ela está. Luca Tuber, Gabriela e Brenda vão até à padaria e humilham Mirela. Vinícius tem dificuldade e não consegue terminar a prova. Poliana tenta descobrir por que Luísa não gosta de Sr. Pendleton e pergunta tudo para Durval. Vinícius chora e abraça Lindomar, dizendo que foi muito mal na prova. Kessya confronta Ciro por ele não ter contado a verdade sobre o novo empego.

Sexta-feira (04) – Capítulo 168
Débora diz para Claudia e Glória que Luísa é paranoica e que não é verdade que está sendo perseguida. Glória responde dizendo que a nora é venenosa e pede para Claudia ligar para Luísa e ver como ela está. Poliana fica feliz e diz a Luísa que Afonso está tratando muito bem a família. Rato vai até a padaria e fala para Jefferson que ele tem uma nova missão. Sophie é assaltada e tem seu celular roubado.
Mirela pensa em Luca Tuber e fica confusa. Rato ameaça Jefferson para que ele leve os celulares roubados para que sejam desbloqueados. O comitê do Laço Azul se reúne para decidir quem vai conseguir as bolsas de estudo. Bento é um dos escolhidos e Poliana vibra de alegria. Raquel acorda com o besouro de Lorena em cima dela e grita desesperadamente.
Kessya encontra uma sacola com celulares roubados em casa. Sophie liga para o celular do telefone da escola e Kessya atende sem saber. Depois, ela confronta Jefferson sobre os celulares roubados. Guilherme aconselha Ciro sobre como lidar com as malcriações de Filipa. Jefferson diz para Kessya que dará um jeito nessa confusão.
Poliana faz um cartaz especial para receber Bento na escola e João fica chateado. Benício e Gael dizem que já é quase certeza que ganharão o drone e contam um plano para Lorena e Mário. Kessya devolve o celular para Sophie, dizendo que o encontrou na comunidade. Algumas crianças zombam do fato de Bento andar de cadeira de rodas e João fica furioso, defendendo-o.
Gleyce é informada de que Jefferson foi selecionado para estudar na Ruth Goulart. Joana decide provocar ciúmes em Sérgio dando atenção para Waldisney. Euclides (o besouro de Lorena) some. Éric pisa no inseto e Lorena fica arrasada. Durval beija Claudia e Lorena flagra os dois.

'Belíssima': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 04 de janeiro de 2018


Capitulo 147, segunda-feira, 31 de dezembro – Júlia diz a Nikos que precisa conversar com Katina e Murat. Gigi avisa Bia que torce para que seu segredo venha à tona. Safira fica apavorada com Palitinho (Luiz Nicolau) e Cabeça de Porco (Mucio Medeiros) ameaçando-a. Enquanto isso, Ester recebe a família de Safira. Dijulian diz a Alberto que ninguém pode provar que o vídeo foi gravado depois do casamento dele e Mônica. Bia acusa Nikos de jogar Júlia contra ela. Pascoal e Jamanta se fantasiam de bandidos e rendem Cabeça de Porco e Palitinho. Rebeca promete a Alberto confirmar que a gravação é anterior ao casamento. Os convidados se preocupam com a demora de Safira.
Gilberto diz a Vitória que todos na fazenda confirmaram a estada de Bia lá. Bia visita Ornela e conhece Mateus. Safira entra na festa com Jamanta e Pascoal. Cabeça de Porco confessa que foi contratado por Ester e ela desmaia. Mateus é gentil com Bia, o que incomoda Ornela. Alguém fotografa Vitória e Gilberto juntos. Guida se recusa a deixar Mary participar do show e, por isso, reduz a verba para a produção ao mínimo. Ester pede desculpas a Safira. Bia vai à casa de Tosca. Júlia pergunta a Murat sobre o filho dele e de Bia e Katina fica chocada diante da informação.

Capitulo 148, terça-feira, 01 de janeiro – Katina discute com Murat, deixando Júlia constrangida por ter revelado o segredo dele. Bia faz perguntas a Tosca. Alberto jura para a Mônica que a fita com o beijo dele e Rebeca é antiga. Safira expulsa Ester. Tosca diz que entregou a criança para uma mulher de outra fazenda. Bia manda-a negar que a criança existiu. Karen pergunta a Rebeca por sua mãe e a empresária diz que ela nem pensa em deixar a fazenda onde vive. Bia vai à casa de Vitória. Gilberto propõe uma conversa com Bia. Murat diz que Katina está sentindo o mesmo que ele quando soube que Cemil não era seu filho.
Érica avisa Júlia que Cyro voltará ao Brasil. Bia diz que só conversa com Gilberto na presença de seu advogado. Gilberto manda Lindolfo convocar Bia para mais um depoimento. Mônica diz a Alberto que na fita ele está usando um paletó que ela comprou na lua de mel. Soraya apresenta Edmilson para Maria João e Tadeu. Maria João diz a prima que ele não parece ser tão rico quanto diz. Tosca quase desmaia quando Katina fala do filho de Bia e Murat. Bia lembra a Vitória que é a única parente de Sabina, caso ela morra. Mônica procura Cemil. Bia manda Medeiros arrumar um jeito de Vitória desaparecer.

Capitulo 149, quarta-feira, 02 de janeiro – Bia manda que Medeiros não contrate pessoas ineficientes como fez na Grécia. Tosca implora à santa que Fladson jamais saiba a verdade. Soraya acusa Maria João de estar com inveja. Mônica pergunta se Cemil ainda está interessado por ela. Narciso e Nikos tentam defender Murat, mas Katina permanece irredutível. Bia se lembra de quando negociou para que Vitória fosse executada na Grécia e diz que ela não vencerá de novo. Cemil diz que ama muito Mônica e os dois se beijam apaixonados. Alberto se lamenta e Rebeca manda-o embora.
Júlia mostra para Katina um plano para pagamento da dívida. Bia não aceita a proposta de Júlia. Matilde conta para Júlia que Medeiros esteve com Bia. André diz a Júlia que um dia vai provar que a ama. Vitória sai com Gilberto e são vigiados. Pascoal prepara uma mesa com pão, vinho e mortadela para Safira. Freddy manda Ester ir para seu apartamento. Gigi aconselha Guida a deixar Mary participar do show. Gilberto tem a sensação de que estão sendo vigiados. Regina da Glória conta para Jamanta que está grávida. Pascoal pede Safira em casamento. Gilberto se joga em cima de Vitória quando um carro passa atirando.

Capitulo 150, quinta-feira, 03 de janeiro – Gilberto e Vitória não são atingidos. Safira diz que prefere deixar como está, mas Pascoal só aceita o casamento. Regina da Glória obriga Jamanta a se casar com ela. Gilberto acha que os tiros foram para ele, mas Vitória duvida. Diva sugere que Guida aceite Mary no show e depois que aconteça um pequeno acidente no teatro. Vitória pergunta a Bia se mandou que atirassem nela. Bia diz que a afirmação é ridícula. Bia acusa Medeiros de incompetência. André aconselha Vitória a sair da cidade.
Alberto se enfurece quando Mateus conta que Mônica e Cemil voltaram. Giovana abraça Cyro, ao vê-lo entrando no coquetel e diz que sentiu saudades. Jamanta diz a Pascoal que não pode se casar porque não tem documento e nem sabe seu verdadeiro nome. Katina e Murat se reconciliam e ela promete que vai ajudá-o a encontrar a criança que teve com Bia. Guida concorda que Mary participe do show. Cyro propõe uma longa conversa com Érica. Freddy dá um cheque para Safira no valor da dívida de Murat. Bia e Medeiros chegam à delegacia. Gilberto apresenta os bandidos, que apontam Medeiros como mandante dos tiros.

Capitulo 151, sexta-feira, 04 de janeiro – Medeiros reage à acusação e diz que Bia só responderá sobre seu desaparecimento em juízo. Júlia pressiona André para saber por que ele mandou Vitória se afastar. Matilde pega Medeiros remexendo uma gaveta de Bia. André avisa pelo celular que estará fora do negócio se algo acontecer a Júlia ou Vitória. Safira diz a Freddy que não pode aceitar o cheque, mas Murat e Katina discordam. Érica e Cyro conversam. Giovana diz a Rebeca que Cyro voltou por causa dela. Bia pede que Gigi ajude a acabar com as desconfianças de Júlia com relação a ela e, em troca, acabará o seu romance com Nikos.
Bia diz a Érica que Cyro que se casou com Júlia por dinheiro. Edmilson conta para Cemil que está namorando uma ricaça. Gilberto descobre que os tiros eram para Vitória. Cyro diz a Bia que aceitou o dinheiro para se afastar dela e que diferentemente dela, sempre achou Julia uma mulher linda e atraente. Katina aceita e esconde o cheque. Matilde avisa Bia, que confere se Medeiros não tirou nada da gaveta. Gilberto diz que vai proteger Vitória e pegar Bia e Medeiros através dela. Jamanta insiste que não pode casar. Murat pega o cheque. Vitória procura Bia para fazer um acordo.

'Espelho da Vida: resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 05 de janeiro


Capítulo 82
André avisa a Cris que não desistirá dela. Isabel escuta Cris contar a Dalton sobre seus sonhos com Danilo. Alain pede para Cris não deixá-lo. Sheila beija Bola. Isabel pede que Hugo conte tudo sobre a história de Julia e Danilo. Hugo avisa a Cris que mandou a fotografia de Pedro criança para um especialista. Cris repreende Américo por ter bebido. Sheila entrega a Isabel um embrulho com um bilhete de André.

Capítulo 83
Vicente diz a André que Cris precisa voltar ao passado, longe de Isabel. Sheila envia as páginas do diário de Julia para Isabel. Alain sonha com Felipe e acorda dizendo a Cris que seu acidente foi causado pelo primo. Bola ajuda a formar uma banda entre os atores para receber Alain. Alain confessa a Cris que dormiu com Isabel na fazenda.

Capítulo 84
Cris não reage bem ao pedido de perdão de Alain. Alain recebe alta do hospital. Sheila pega as páginas do diário de Julia que Marina encontrou no quadro de Danilo. Alain se emociona com a recepção organizada pelos amigos. Gentil conta a Américo que Ana lhe deu dinheiro para ajudar nas despesas de seus filhos. Cris diz a Alain que precisa de um tempo.

Capítulo 85
Jadson insiste para Priscila e Flor entrarem com ele na casa velha. Alain conta a Bola que Cris acha que é a reencarnação de Julia Castelo e que se apaixonou por Danilo. A Guardiã aparece para as crianças, mas apenas Jadson concorda em segui-la. Jadson corrige a Guardiã quando ela o chama de Henrique. Edméia/Grace consegue encontrar Jadson. Cris vê uma foto de Felipe e afirma a Alain que conheceu o primo do namorado.

Capítulo 86
Cris revela a Alain que ele é a reencarnação de Gustavo Bruno. Isabel fica perplexa ao saber que Priscila achou Julia parecida com Cris. Américo ganha no jogo de pôquer. Gentil se nega a dar dinheiro para Lenita pagar as mensalidades da escola de Pat. Flávio fica surpreso ao ver Jadson dormindo em sua cama.

Capítulo 87
Isabel não gosta de saber que Alain quer a guarda compartilhada de Priscila. Sheila confirma a Alain que os papéis achados na moldura do quadro não eram documentos. Alain tenta descobrir informações sobre Gustavo Bruno. Cris pede à Guardiã que impeça Isabel de entrar na casa e é convencida a entrar no portal. De longe, a Guardiã observa Alain e Bola entrando na casa. Cris/Julia diz a Danilo que está tudo acabado entre eles. Alain encontra um envelope dentro de um livro na casa de Julia.

'O Tempo Não Para': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 05 de janeiro


Capítulo 132
Vanda avisa a Samuca que o interventor assumirá a condução da SamVita. Agustina veste uma barriga falsa. Marocas enfrenta Mariacarla. Lúcio, Mariacarla e Betina brindam o sucesso de seu plano. Waleska conta a Marocas e Samuca que Livaldo foi passar a noite de Ano Novo com Mariacarla. Dom Sabino revela a Carmen que sabe que a gravidez dela e de Agustina são falsas. Dom Sabino deseja feliz Ano Novo aos moradores da Freguesia.

Capítulo 133
Lúcio orienta Mariacarla a se afastar de Livaldo. Carmen revela a Agustina que não está grávida e aconselha que a rival fale a verdade para Dom Sabino. Lúcio e Betina ficam surpresos ao ver Amadeu deitado no sofá. Amadeu se hospeda na pensão, amparado por Monalisa e Vera Lúcia. Samuca discute com Mariacarla por causa da demissão em massa na SamVita. Marocas avisa a Lúcio que irá recomprar a parte da Kikinico adquirida por seu banco.

Capítulo 134
Samuca e Marocas se solidarizam com os funcionários. Samuca diz a Mariacarla que sabe que ela está por trás do processo do Livaldo contra ele. Livaldo aceita a proposta de Carmen de decidir a situação da SamVita em um jogo de pôquer. Cecílio pede Paulina em casamento. Samuca fica surpreso ao saber que está sendo processado pela SamVita.

Capítulo 135
Mariacarla avisa a Livaldo que eles não podem ser vistos juntos. Dom Sabino tenta convencer Livaldo a retirar o processo contra Samuca. Samuca consegue aprovar no Conselho um pedido para a substituição de Mariacarla, mas a advogada avisa que o Juiz lhe deu controle administrativo completo da SamVita. Samuca diz a Dom Sabino que está disposto a se sacrificar, se responsabilizando pelo roubo da patente para salvar a SamVita. Carmen e Livaldo iniciam jogo de pôquer.

Capítulo 136
Marocas tenta convencer Samuca a não assumir a culpa pelo roubo da patente. Expulsos da pensão por Coronela, Amadeu, Teófilo, Monalisa e Zelda alugam um quarto no cortiço. Waleska descobre Livaldo e Carmen no cassino clandestino. Samuca ajuda Dom Sabino a entrar no cassino. Dom Sabino flagra Livaldo seminu diante de Carmen e o desafia para um duelo.

Capítulo 137
Dom Sabino consegue tirar Carmen do cassino. Gabiru entrega uma notificação de Dom Sabino para o duelo. Lalá se apresenta a Livaldo como seu protetor. Lucio avisa que não contará a Livaldo que eles colocarão balas de festim na arma de Dom Sabino. Marocas diz ao pai que não permitirá que ele arrisque sua vida em um duelo.

'O Sétimo Guardião': resumo dos capítulos de 31 de dezembro a 05 de janeiro


Capítulo 43
Eurico conta sobre a irmandade para Marilda, que se enfurece com o marido. Marcos Paulo não deixa Valentina checar seu trabalho. Roseane e Liliane veem Elisa ajudar Maltoni. Marilda e Ondina se enfrentam. Milu repreende Eurico. Jurandir proíbe Elisa de se aproximar de Maltoni. Marilda decide sair de casa. Luz descobre que Sóstenes recebeu uma visita misteriosa. Gabriel procura Milu. Valentina finge dar atenção para Marilda quando ela fala sobre a irmandade. Rivalda serve um chá para Gabriel. Milu pede para Gabriel ir ao casarão à noite, e Feliciano avisa a Judith. Laura se encontra com Lourdes Maria. Luz se preocupa com Gabriel. Valentina tenta falar com Eurico. Sóstenes exige que Olavo impeça Laura de investigar o seu passado. Marcos Paulo revela sua descoberta a Valentina. Judith prepara a cerimônia de posse, observada por Léon. Luz procura Gabriel. Judith e os guardiães iniciam a cerimônia. Gabriel deixa Serro Azul.

Capítulo 44
Luz teme por Gabriel. Júnior se oferece para ajudar Luz. Fabim chega ao bordel de Ondina. Os guardiães culpam Milu pela demora de Gabriel. Gabriel observa o local onde foi enterrado e relembra o acidente. Luz procura pelo noivo na casa de Valentina, e a vilã manda Laura ir atrás do filho. Os guardiães encerram a cerimônia e Judith pede que Léon encontre Gabriel. Sampaio segue Léon. Milu descobre a sabotagem no chá de Gabriel e questiona Rivalda. Leonardo revê a filmagem de Rita de Cássia. Eurico aparece embriagado na casa de Valentina. Milu recebe uma pista sobre o paradeiro de Gabriel. Laura encontra o ex-noivo. Sampaio segue Léon até o local onde Gabriel está. Fabim fala de Marilda para Katiúcha, que conta para Ondina. Afrodite afirma que Rivalda trocou as ervas de Milu de propósito. Nicolau pede para conversar com o patrocinador de Diana. Valentina se enfurece quando Olavo anuncia que irá com Marco Paulo para São Paulo. Luz flagra Gabriel e Laura juntos.

Capítulo 45
Luz discute com Gabriel por causa de Laura. Júnior questiona Geandro sobre Laura. Milu ajuda Luz e Gabriel. Louise elogia Eurico para Marilda. Ondina questiona Fabim sobre Marilda. Léon leva Gabriel até Sampaio. Valentina pergunta a Laura sobre o encontro com Gabriel. Milu avisa que marcará um novo encontro no casarão. Gabriel tenta se entender com Luz. Olavo se enfurece ao saber que Marcos Paulo foi sozinho para São Paulo. Maltoni estranha o comportamento de Elisa. Valentina se insinua para Eurico. Ondina ameaça Marilda. Luz discute com Gabriel. Marilda decide voltar para casa e flagra Eurico com Valentina.

Capítulo 46
Valentina convence Marilda a deixar a cidade. Ondina garante que resolveu o problema de Eurico. Júnior instrui Geandro a descobrir notícias sobre a investigação do Encapuzado. Olavo vai com Laura falar com Maria. Nicolau pede que o encontro com o patrocinador de Diana seja no quiosque. Valentina mente para justificar a ida de Marilda a São Paulo e convence o cunhado a jantar com ela. Feliciano avisa a Eurico sobre a cerimônia no casarão. Afrodite explica para Atalla as condições de Nicolau para assinar o contrato de Diana. Maria tenta fugir ao saber que Olavo e Laura estão à sua procura. Mirtes finge aceitar Stella. Milu avisa a Gabriel sobre a reunião no casarão. Olavo se enfurece com Valentina. Nicolau fica tenso ao saber por Afrodite de seu encontro com o patrocinador de Diana. Valentina segue Eurico e se surpreende ao ver Gabriel entrar no casarão.

Capítulo 47
Gabriel não acredita nos guardiães, que tentam convencer o rapaz de sua missão. Luz tem um mau pressentimento e vai até o casarão com Sóstenes. Valentina decide entrar no casarão, e Gabriel vai embora. Os guardiães temem que Gabriel conte o que descobriu para Luz. Luz se preocupa com o noivo. Gabriel tenta entender a conversa com os guardiães. Afrodite se preocupa com o encontro de Nicolau com o patrocinador de Diana. Eurico se irrita com o questionamento dos filhos. Mirtes foge do hospital. Milu tenta impedir Gabriel de contar sobre a fonte e a irmandade para Luz. Olavo é frio com Lourdes Maria. Aranha e a família tentam encontrar Mirtes. Nicolau tenta intimidar o patrocinador de Diana. Valentina pressiona Eurico a contar o que sabe sobre a irmandade.

Capítulo 48
Eurico fica acuado com a insistência de Valentina. Ypiranga invade a sala de Eurico, e Valentina se enfurece. Nicolau é rude com Afrodite na frente de Walid. Elisa não deixa Maltoni se aproximar dela. Walid convence Nicolau a assistir a uma luta de Diana. Aranha vai com Stella prestar queixa sobre o desaparecimento de Mirtes. Milu comenta com Ondina que os guardiães terão trabalho para convencer Gabriel a aceitar seu lugar na irmandade. Sampaio persegue Léon e reconhece a marca de Gabriel no pelo do gato. Marcos Paulo convence Marilda a voltar para casa. Eurico vê Rita de Cássia na estrada e conta para Machado. Leonardo tenta se conter durante a filmagem. Sóstenes aconselha Luz a não questionar Gabriel. Maria enfrenta Laura. Afrodite incentiva Diana a lutar no campeonato de caratê. Aranha e Stella encontram Mirtes. Maria surge na casa de Sóstenes para falar com Luz.